• Nenhum resultado encontrado

INFORME NACIONAL AVALIAÇÃO DO CNG SOBRE ESTUDO DE CONTRAPROPOSTA APRESENTADA NO FORÚM DOS SPF S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORME NACIONAL AVALIAÇÃO DO CNG SOBRE ESTUDO DE CONTRAPROPOSTA APRESENTADA NO FORÚM DOS SPF S"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Brasília, 28 de julho de 2015. CNG: Ângela, Mozarte, Toninho, Luan, José Carlos, Marcelino, Cristina del Papa, Eurídice e Lucivaldo

(DN); Miguel e Katia (SINDITIFES-PA); Sebastião e Ronaldo (SINTESAM); Lucas, Gutiere, Luiz Macedo e Sheyla (SINTUFS); Manoel, José Valdo e Antônio Carlos (SINTUFCE); Bomfim, Valmiro, João, Rildo, Juliana Alves e Dinoer (ASSUFBA-SIND.); Umberto e Emerson (SINTUFAL); Thazia, José Fernandes e João Maria (SINTEST-RN); Amil, Francisco e Roberto (SINTUFEPE-RURAL); José Alves, Wilson, Genival, Carlos Roberto e José Batista (SINTESPB); Maria de Graça e Sandra (SINTEMA); Jean, Benedito, Berta e Romilda (SINTUF-MT); Ana dos Santos e Maria Aparecida

(SISTA-MS); Eduardo, Regiane, Pedro Batista e Darlan (SINT-IFESgo); Karine (SINTEF-MS);

Maurício, Jorge, Antônio Guedes, Maria do Socorro e Moacir Cortes (SINTFUB); Heloiza, Wânia, Fátima, Ozimar e Wilmar (SINTUFF); Nivaldo, Jorge, Luciano, Maria da Graça, Reginaldo e Gerly (SINTUFRJ); João Dimas (ASAV); Adilson e Jeferson (SIND.ASSUFOP); Creuza, Rogério, Ricardo e Rosemary (SINDIFES); Wellington, Cleiza, Marilisa, Thiago e Luar (SINTUFES); Aristides, Edmilson, Silnando e Altuir (SINTET-UFU); Claudio e Valquíria (SINTUNIFESP); Teresinha, Isabel, Evandina e Alex (SINTUFSC); Máximo, Silmara, Roy, Eliana, Marcos e Marcelo (SINDITEST-PR); Rosane, Maria de Lourdes, Débora, Joana e Ricardo (ASSUFRGS); Maria Odete e Suzi (ASUFPel); Éder (SINTUFABC); Eleutério, Hernani, César e Leonardo (ASSUFSM); Tony (SINTEST-AC); Ana Paula, Maurício e Simea (SINTE-MED); Flávio e Silvestre (SINTUFEJUF).

INFORME NACIONAL

AVALIAÇÃO DO CNG SOBRE ESTUDO DE CONTRAPROPOSTA APRESENTADA

NO FORÚM DOS SPF’S

Não estamos alegres, é certo, mas também por que razão haveríamos de ficar tristes? O mar da história é agitado...

Maiakóvski

Entendendo que a Greve dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação entra em importante momento, após dois meses de mobilização e paralisação, em que avançamos no processo negocial e pressionamos fortemente o governo para que dê respostas efetivas à pauta especifica da FASUBRA que, segundo o governo, será enviada até o dia 29 de julho (quarta-feira). Assim, acreditamos ser essencial agirmos estrategicamente no sentido de fortalecer ainda mais o movimento em busca das conquistas.

Isto se faz necessário porque, com relação ao índice de reajuste salarial, o governo mantem sua intransigência. A resposta a esta intransigência deve ser imediata e decisiva, com a intensificação do movimento em nossas bases. Neste sentido, estamos jogando peso numa grande manifestação em Brasília, com a realização de Caravana da nossa Categoria nos dias 5 e 6 de agosto. No dia 6, os demais servidores federais participarão do ato, buscando reforçar o movimento grevista com a realização de atividades conjuntas.

Outra estratégia indicada e aprovada pelo CNG FASUBRA é a realização de uma série de atividades intituladas “Agosto Vermelho”, que também serão discutidas junto ao conjunto dos SPFs, para

(2)

2

acontecerem nos estados, visando à construção de atos unificados e maior visibilidade da nossa pauta.

Nesse sentido, o CNG avalia que é fundamental manter a unidade e apontar para o fortalecimento e ampliação da mobilização das categorias em luta. O CNG reafirma a proposta de pauta apresentada ao governo, mantendo a reivindicação de índice inicial do fórum de 27,3%, entendendo não ser o momento de apresentar contraproposta que rebaixa este percentual, conforme a que foi elaborada por meio de estudo de uma Comissão Técnica, indicada pelo Fórum dos SPFs, e que foi apresentada na reunião do dia 27 de julho. Este estudo que segue abaixo, será objeto de deliberação do Fórum dos SPFs na próxima reunião, dia 03 de agosto. O CNG entende que debater qualquer contraproposta agora, é um retrocesso na política estabelecida pela FASUBRA, e não é coerente com a agenda aprovada por este comando para o mês de agosto, por avaliarmos que a greve está forte e estamos em meio a um processo negocial.

As bases da FASUBRA devem fortalecer ainda mais o movimento grevista, um dos maiores da história da nossa Federação. A Categoria está unida e acredita na sua capacidade de avançar nas pautas gerais e setoriais. Portanto, avaliação de proposta que não nos contempla e nos divide sequer está no nosso horizonte! Esta é a hora de investir forças em atos de radicalização e na Caravana! Continuamos fortes e na luta, no lugar que é nosso: o do protagonismo que sempre marcou a nossa historia no movimento dos Servidores Públicos Federais!

ESTUDO DE CONTRAPROPOSTA APRESENTADA POR UMA COMISSÃO NO

FORÚM DOS SPF’S

A comissão escolhida pelo Fórum para estudar uma contraproposta a ser apresentada ao governo reuniu-se na sede da CONDSEF na última quarta-feira, dia 22/07.

A comissão entendeu que para a escolha da contraproposta de reajuste a ser apresentado ao governo deveríamos primeiramente definirmos as premissas sobre as quais construiríamos a contraproposta a ser apresentada para deliberação do Fórum na reunião da próxima semana.

Nesse sentido, definiu-se que:

1) Não devemos aceitar proposta de reajuste baseada em expectativa de inflação futura, pois: a) Consolida as perdas passadas, tornando-as irrecuperáveis;

b) Prejudica a discussão judicial das ações que pedem indenização por falta de revisões anuais e gerais da remuneração previstas no art. 37, X, da CF;

2) Não devemos desconsiderar a inflação passada, dessa forma o cálculo do índice de reajuste deve: a) Iniciar-se em 1/7/2010, data da vigência da última parcela do reajuste trienal concedido em 2008 b) Estender-se até 30/06/2015, data do último índice de inflação conhecido;

c) Descontar o reajuste concedido no período de15,8%;

Ao não aceitarmos expectativa de inflação e trabalharmos com a inflação passada, mesmo que não tenhamos êxito no pleito, poderemos no futuro apresentar a conta da diferença entre o reajuste devido e o concedido.

3) A contraproposta deve ser apresentada para implantação em uma única parcela em 1/1/2016. Dentro dessas premissas a contraproposta que a comissão apresenta para deliberação do Fórum é de reajuste de 19,7%, em 1/1/2016.

Ano

Período

IPCA

2010

01/07/2010

31/12/2010

2,7%

2011

01/01/2011

31/12/2011

6,5%

2012

01/01/2012

31/12/2012

5,8%

2013

01/01/2013

31/12/2013

5,9%

2014

01/01/2014

31/12/2014

6,4%

2015

01/01/2015

30/06/2015

6,2%

INFLAÇÃO ACUMULADA NO PERÍODO

38,6%

(3)

3

REAJUSTE CONCEDIDO NO PERÍODO

15,8%

REAJUSTE A CONCEDER PARA O PERÍODO

19,7%

CAMPANHA NACIONAL DE DENÚNCIA DA CRISE DAS UNIVERSIDADES

FEDERAIS

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA (CNG) fará uma campanha nacional de denúncia da crise das universidades, do corte de verbas, e das péssimas condições de trabalho e ensino que as comunidades acadêmicas enfrentam.

O CNG orienta que as bases realizem denúncias, que demonstrem os casos mais graves de precarização, com o objetivo de dar visibilidade as condições de trabalho das universidades e dos HUs. Orientamos que seja elaborado um material sucinto e objetivo, utilizando fotos com legenda, que demostrem a precariedade das instituições. Essa campanha deverá ser veiculada localmente na instituição, buscando a divulgação nas imprensas locais e nacionais. O material deverá ser enviado para a jornalista da FASUBRA no email: luciana@fasubra.org.br.

Essa campanha também estará relacionada com o calendário da greve, sendo que nesta quinta-feira dia 30/07 faremos denúncias sobre a precariedade dos HUs, durante o ato orientado de paralisação em defesa dos HUs. Solicitamos o envio do material por e-mail, até as 14h00min do dia 29/07 na quarta-feira, para que possamos integrar a campanha nacional.

REDE DE COMUNICAÇÃO NACIONAL

A comunicação da FASUBRA criou uma rede nacional de comunicação com as entidades de base, orientamos que as mesmas enviem os contatos dos jornalistas e assessores de comunicação (telefone com whatsapp e e-mail) para a jornalista da FASUBRA no e-mail: luciana@fasubra.org.br.

A rede também trabalhará com releases nacionais a serem enviados para a imprensa nacional e local com adendos das atividades dos comandos locais de greve.

ORIENTAÇÕES PARA A CARAVANA DOS DIAS 05 E 06 DE AGOSTO

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO: Orientamos a chegada dos caravaneiros até as 8h30min do dia

05/08. Na chegada ao Acampamento o responsável por cada delegação deve procurar o credenciamento. A recepção dos caravaneiros se dará pela Comissão de Infraestrutura a partir das 18h00min do dia 04/08. No dia 05/08 o credenciamento e recepção iniciará as 06h00min da manhã. Todos deverão fazer o uso de camisetas de greve e lutas das entidades sindicais.

INFRAESTRUTURA: A FASUBRA disponibilizará uma tenda (galpão) fechada e com o chão forrado

com carpete para acomodar os caravaneiros. Haverá também espaço destinado aos caravaneiros que trouxerem barracas. No local do acampamento terão banheiros químicos masculinos e femininos a disposição, sendo estes mantidos limpos permanentemente. Será garantido local para banho no Centro Olimpico. Produtos de higiene pessoal e toalhas deverão ser trazidos pelos caravaneiros.

SAÚDE: A FASUBRA não terá à disposição nenhum tipo de medicamento, portanto as pessoas que

possuem doenças crônicas devem trazer os seus remédios de uso contínuo. Além disso, todos os caravaneiros deverão trazer preenchida a ficha de atendimento, que obrigatoriamente será entregue no credenciamento, contendo em anexo (cópia) da receita de medicamentos de uso contínuo (caso faça o uso do mesmo).

ALIMENTAÇÃO: Será servido apenas o café da manhã nos dias 5 e 6, por meio de distribuição de

senhas, para garantir a alimentação a todos os caravaneiros. Além disso, será distribuído frutas e àgua.

SEGURANÇA: Será disponibilizada segurança 24h em todo acampamento. No entanto, orientamos

(4)

4

CLIMA: Período de clima seco e ventoso. A temperatura mínima tem sido de 11°C, principalmente à

noite, enquanto a máxima tem chegado a 26°C. Orientamos aos caravaneiros que tragam cobertas e blusas. Reforçamos a importância do uso de protetor solar, bonés, chapéus e qualquer outra forma de proteção contra o sol.

OBS.: Os sindicatos de base deverão informar, impreterivelmente, até o dia 30/07, o numero exato de caravaneiros, pelo e-mail: cngfasubra@fasubra.org.br

Do contrário, não será garantido o kit de credenciamento.

FICHA DE CREDENCIAMENTO - SAÚDE

NOME COMPLETO:

IDADE:

ENTIDADE:

ESTADO:

RESPONSÁVEL PELA CARAVANA

TELEFONE:

ALÉRGICO: SIM ( ) NÃO ( )

O QUE?

HIPERTENSO: SIM ( ) NÃO ( )

DIABÉTICO: SIM ( ) NÃO ( )

INSULINO DEPENDENTE: SIM ( ) NÃO ( )

OBSERVAÇÕES:

MOÇÃO DE APLAUSOS AO DEPUTADO FEDERAL CHICO ALENCAR (PSOL-RJ)

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA (CNG), junto com a Direção Nacional, vem por meio desta APLAUDIR, RECONHECER E AGRADECER publicamente à Deputada ALICE PORTUGAL (PCdoB-BA), servidora do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, ex-presidente da ASSUFBA-SINDICATO e ex-dirigente Nacional da FASUBRA pelo apoio

decisivo e sem vacilações à greve em curso nas Instituições Federais de Ensino do nosso país.

Sabemos que o momento atual é de grandes dificuldades para o conjunto do Serviço Público no Brasil e que dias sombrios atingirão o nosso povo.

(5)

5

Não aceitamos cortes no orçamento da Educação e exigimos respeito para com as Universidades Públicas do Brasil, bem como com os seus trabalhadores e trabalhadoras. Certos do seu permanente apoio à nossa maior bandeira que é a defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, despedimo-nos aqui.

Respeitosamente.

Comando Nacional de Greve (CNG). Direção Nacional FASUBRA “A luta dos trabalhadores não tem fim” Karl Marx.

MOÇÃO DE APLAUSOS À SENADORA FATIMA BEZERRA (PT-RN)

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA (CNG), junto com a Direção Nacional, vem por meio desta APLAUDIR, RECONHECER E AGRADECER publicamente à Deputada ALICE PORTUGAL (PCdoB-BA), servidora do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, ex-presidente da ASSUFBA-SINDICATO e ex-dirigente Nacional da FASUBRA pelo apoio

decisivo e sem vacilações à greve em curso nas Instituições Federais de Ensino do nosso país.

Sabemos que o momento atual é de grandes dificuldades para o conjunto do Serviço Público no Brasil e que dias sombrios atingirão o nosso povo.

Não aceitamos cortes no orçamento da Educação e exigimos respeito para com as Universidades Públicas do Brasil, bem como com os seus trabalhadores e trabalhadoras. Certos do seu permanente apoio à nossa maior bandeira que é a defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, despedimo-nos aqui.

Respeitosamente.

Comando Nacional de Greve (CNG). Direção Nacional FASUBRA “A luta dos trabalhadores não tem fim” Karl Marx.

MOÇÃO DE APLAUSOS À DEPUTADA FEDERAL MARGARIDA SALOMÃO (PT-MG)

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA (CNG), junto com a Direção Nacional, vem por meio desta APLAUDIR, RECONHECER E AGRADECER publicamente à Deputada ALICE PORTUGAL (PCdoB-BA), servidora do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, ex-presidente da ASSUFBA-SINDICATO e ex-dirigente Nacional da FASUBRA pelo apoio

decisivo e sem vacilações à greve em curso nas Instituições Federais de Ensino do nosso país.

Sabemos que o momento atual é de grandes dificuldades para o conjunto do Serviço Público no Brasil e que dias sombrios atingirão o nosso povo.

Não aceitamos cortes no orçamento da Educação e exigimos respeito para com as Universidades Públicas do Brasil, bem como com os seus trabalhadores e trabalhadoras. Certos do seu permanente apoio à nossa maior bandeira que é a defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, despedimo-nos aqui.

Respeitosamente.

Comando Nacional de Greve (CNG). Direção Nacional FASUBRA “A luta dos trabalhadores não tem fim” Karl Marx.

MOÇÃO DE APLAUSOS AO SEN. PAULO PAIM (PT-RS)

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA (CNG), junto com a Direção Nacional, vem por meio desta APLAUDIR, RECONHECER E AGRADECER publicamente ao Senador PAULO PAI (PT-RS), pelo apoio decisivo e sem vacilações à greve em curso nas Instituições Federais de Ensino do nosso país.

(6)

6

Sabemos que o momento atual é de grandes dificuldades para o conjunto do Serviço Público no Brasil e que dias sombrios atingirão o nosso povo.

Não aceitamos cortes no orçamento da Educação e exigimos respeito para com as Universidades Públicas do Brasil, bem como com os seus trabalhadores e trabalhadoras. Certos do seu permanente apoio à nossa maior bandeira que é a defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, despedimo-nos aqui.

Respeitosamente.

Comando Nacional de Greve (CNG). Direção Nacional FASUBRA “A luta dos trabalhadores não tem fim” Karl Marx.

GREVE TAE 2015

60 DIAS EM GREVE

Universidades e Institutos federais com deflagração de greve de

Técnico-administrativos

Número Região Sigla Observação

1. Norte UFAC Iniciada 2. Norte UFAM Iniciada 3. Norte UNIR Iniciada

4. Norte UFT Iniciada

5. Norte UFPA Iniciada 6. Norte UFOPA Iniciada 7. Norte UFRA Iniciada 8. Norte UNIFESSPA Iniciada 9. Norte UNIFAP Iniciada 10. Nordeste UFPI Iniciada 11. Nordeste UFPB Iniciada 12. Nordeste UFCG Iniciada 13. Nordeste UFRN Iniciada 14. Nordeste UFERSA Iniciada 15. Nordeste UNILAB Iniciada 16. Nordeste UFCA Iniciada 17. Nordeste UFC Iniciada 18. Nordeste UFAL Iniciada 19. Nordeste UFRPE Iniciada 20. Nordeste UFPE Iniciada 21. Nordeste UFBA Iniciada 22. Nordeste IFBA Iniciada 23. Nordeste UFRB Iniciada 24. Nordeste UFOB Iniciada 25. Nordeste UFSB Iniciada 26. Nordeste UFS Iniciada 27. Nordeste UFMA Iniciada 28. Centro-Oeste UnB Iniciada 29. Centro-Oeste UFG Iniciada 30. Centro-Oeste IFG Iniciada 31. Centro-Oeste IF Goiano Iniciada 32. Centro-Oeste UFMS Iniciada 33. Centro-Oeste UFMT Iniciada 34. Centro-Oeste UFGD Iniciada 35. Sudeste UFES Iniciada 36. Sudeste UFJF Iniciada 37. Sudeste 2 UFV Iniciada 38. Sudeste UFU Iniciada 39. Sudeste UFTM Iniciada

(7)

7

40. Sudeste UFMG Iniciada 41. Sudeste CEFET-MG Iniciada 42. Sudeste UFVJM Iniciada 43. Sudeste IFMG Iniciada 44. Sudeste UFSJ Iniciada 45. Sudeste UFOP Iniciada 46. Sudeste UFLA Iniciada 47. Sudeste UNIFEI Iniciada 48. Sudeste UFF Iniciada 49. Sudeste UNIRIO Iniciada 50. Sudeste UFRJ Iniciada 51. Sudeste UFRRJ Iniciada 52. Sudeste UFABC Iniciada 53. Sudeste UFSCar Iniciada 54. Sudeste Unifesp Iniciada 55. Sul Unila Iniciada 56. Sul UTFPR Iniciada

57. Sul UFPR Iniciada

58. Sul UFSC Iniciada

59. Sul FURG Iniciada

60. Sul UFPel Iniciada 61. Sul UFRGS Iniciada

62. Sul IFRS Iniciada

63. Sul UFCSPA Iniciada

64. Sul UFSM Iniciada

65. Sul UFFS Iniciada

66. Sul IFPR Iniciada

67. Sul UNIPAMPA Iniciada

ORIENTAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

IMPORTANTE: É fundamental que as bases informem, na ata de eleição de delegados de base que

comporão o CNG, o período (entrada e saída) de permanência dos mesmos. Caso haja prorrogação da permanência enviar nova ata com o novo período. O não cumprimento desta orientação

impossibilitará o credenciamento.

AGENDA PRIORITÁRIA

28 de julho:

- Manifestações e atos para demarcar os dois meses da greve nacional da FASUBRA – buscar a participação dos SPFs e movimentos sociais;

- Carta na Andifes – por ocasião da eleição da nova diretoria; - Reunião CNG.

30 de julho:

- Paralisação dos HUs. 31 de julho:

- Reunião de avaliação do CNG.

05 e 06 de agosto:

- Caravana Nacional da FASUBRA – Construir a participação do conjunto dos

Servidores Públicos Federais;

(8)

8

- Reunião PROGEPE BH – enviar documento ao fórum, e CLGs entregarem aos seus respectivos pró-reitores o mesmo documento.

11 de agosto:

- Atos nos Estados com os SPFs e movimentos sociais.

INFORMES DE BASE

SINTUFEPE-UFRPE: “Aos vinte e sete dias do mês de julho do ano de dois mil e quinze

(27/07/2015), às 9h30, na sede do SINTUFEPE/UFRPE, o Comando Local de Greve se reuniu para discutir sobre a participação do CLG/UFRPE na caravana da FASUBRA, a ser realizada nos dias 05 e 06 de agosto de 2015, em Brasília/DF. Sobre o assunto, de antemão ficou encaminhado uma comissão de organização da caravana. Para amanhã, terça-feira (28), data em que a greve dos técnicos em educação completa 2 meses, foi deliberado um ato público na reitoria, a partir das 9h. Outros encaminhamentos: Debate sobre Carreira nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, na sede e demais unidades acadêmicas. Datas a confirmar; Debate sobre as 30h horas na UAST. Definir data com ILAESE; Defender a proposta de 27,3% ganhos em uma única só vez, de uma forma que este dinheiro possa entrar na carreira melhorando-a. Não aceitar nenhuma proposta rebaixada”.

SINTESPB: “ATIVIDADES DA GREVE NO PERÍODO DE 27/07 A 06/08/2015 27/07/2015

(segunda-feira):

10h: Reunião do Comando Local de Greve – Planejamento das atividades da semana; 28/07/2015 (terça-feira):

07h30: Ato Público com panfletagem no (semáforo) portão do CCHLA; 09h30: Reunião da Comissão de Mobilização de Servidores RJU do HULW; 29/07/2015 (quarta-feira):

08h00: Café da manhã no hall da Reitoria com ato de entrega da pauta de reivindicações dos Servidores Técnico-administrativos, Docentes, Servidores, Terceirizados e Estudantes a Reitora da UFPB Margareth Diniz;

10h30h: Reunião do Comando Local de Greve; 30/07/2015 (quinta-feira):

07h00: Panfletagem no portão principal do HULW, na troca de plantão;

09h00: Arrastão do Comando Local de Greve no ambulatório, unidades Administrativas e Clinicas; 09h30: Plantão Jurídico no hall de entrada do HULW

31/07/2015 (sexta-feira):

09h00: Ato Público em defesa da educação (Parque Sólon de Lucena) Lagoa, ao lado da Loja Esplanada;

10h30: Caminhada e encerramento na Praça João Pessoa; 03/08/2015 (segunda-feira)

09h00: Reunião do Comando Local de Greve; 04/08/2015 (terça-feira)

10h00: ASSEMBLEIA GERAL NO AUDITÓRIO DO SINTESPB

Pauta: Informes Local e Nacional, Avaliação da Greve e Encaminhamentos 05 e 06/08/2015 (quarta e quinta-feira) Caravana de mobilização em Brasília”.

SINTEST-RN: “Movimento grevista chega aos 60 dias consolidado e forte

A assembleia de greve desta terça-feira (28), realizada no pátio da reitoria da UFRN, foi marco dos 60 dias de movimento paredista.

Esse é o momento de maior consolidação da greve, onde as reuniões de negociação são mais concretas quanto às propostas, bem como a adesão dos técnicos ao movimento é cada vez maior. Isso pode ser sentido claramente ao verificarmos a participação nas assembleias. Na de hoje, o pátio da reitoria foi pequeno para todos os presentes.

(9)

9

– Realização de Caravana à Caicó na próxima quinta-feira (30). Para dar visibilidade a greve, será feita panfletagem durante a festa de Santana, local de intensa concentração popular nesse período; – Participação na segunda Caravana à Brasília desta greve, na primeira semana de agosto, para pressão maior ao governo federal;

– Convocação dos aposentados (por meio de mala-direta) para participação na greve (lembrando que a categoria das universidades é a única que possui paridade, ou seja, todos os ganhos de salário são idênticos para ativos e aposentados);

– Após a volta da caravana de Brasília, realização de ato estratégico com grande visibilidade externa e com participação de caravanas dos campi avançados da UFRN em Natal;

– Através do Fórum Estadual dos Servidores do RN, articular grande Plenária dos servidores públicos em greve do estado (municipais, estaduais e federais);

– Se incorporar ao ato do dia 11 de agosto, em conjunto com os estudantes e a juventude (Dia Nacional de Luta)”.

NOTICIAS

Servidores federais em greve aguardam nova rodada de negociação com o governo

Servidores federais que atuam nos ministérios da Saúde, Trabalho e Previdência Social mantêm a greve iniciada há mais de 15 dias. Em assembleia realizada na sexta-feira (24), os servidores avaliaram que não houve avanço nas cláusulas econômicas e esperam que o governo agende nova reunião com a categoria.

“A greve já atingiu cerca de 70% dos trabalhadores em seguridade social em todo o País, o que é um marco para a categoria. Espera-se que o governo chame os trabalhadores para negociar em breve”, afirma o dirigente do Sindprev – sindicato que representa a categoria no DF, Edair Sousa.

Na tarde da última quinta-feira (23) foram realizadas reuniões para tratar de pontos específicos da pauta dos servidores de seguridade social como o Regime Especial de Atendimento em Turnos, a Gratificação de Desempenho e a Instrução Normativa (IN) n°74, que dispõe sobre o procedimento de apuração e cobrança administrativa de valores devidos ao INSS.

“A IN 74 entrou em vigor sem nenhum diálogo com os servidores e é injusta, porque os servidores do INSS frequentemente lidam com documentos das pessoas e não têm como saber se são falsos ou verdadeiros. Quando o servidor entra com processo administrativo posteriormente, sofre sanções e assédio moral da parte dos superiores. O servidor não pode continuar pagando pelos delitos alheios”, explica o dirigente do Sindprev.

Em greve

O serviço público federal poderá ficar totalmente paralisado a partir desta semana. Os servidores que ainda não aderiram ao movimento paredista se reunirão nesta segunda e terça-feira (27 e 28) para discutir as próximas propostas apresentadas pelo governo. Os servidores da Fasubra (que representa os servidores técnico-administrativos em educação das universidades federais) também estão de braços cruzados há quase dois meses. Os trabalhadores do Judiciário continuam promovendo manifestações em prol de melhorias na proposta apresentada, que prevê 21,3% de reajuste parcelado pelos próximos quatro anos contra a proposta dos servidores, de 27,3% para o ano de 2016.

Fonte: CUT Brasília

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

JULHO

28

- Manifestações e atos para demarcar os dois meses da greve nacional da FASUBRA – buscar a

participação dos SPFs e movimentos sociais;

(10)

10

- Carta na Andifes – por ocasião da eleição da nova diretoria;

- Reunião CNG.

30

Paralisação dos HUs

30

Palestra sobre “A Dívida Pública e os Cortes no Orçamento”, será proferida por Rodrigo Ávila

(Auditoria Cidadã da Dívida Pública), na sede do ANDES-SN.

31

Reunião de avaliação do CNG

AGOSTO

04

Reunião Ordinária do FENTAS

05 e 06

- Caravana Nacional da FASUBRA – Construir a participação do conjunto dos Servidores Públicos

Federais;

- Reunião PROGEPE BH – enviar documento ao fórum, e CLGs entregarem aos seus respectivos

pró-reitores o mesmo documento.

06

Dia Nacional dos Profissionais da Educação

05 e 06

Reunião Ordinária do CNS

11

Ato Nereu Ramos sobre a Petrobrás

11

Reunião Ordinária CONAES

11

Atos nos Estados com os SPFs e movimentos sociais

12

Marcha das Margaridas

24 e 25

Reunião da representação da CNSC

26

Reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira CNSC no MEC

SETEMBRO

08

Reunião Ordinária do FENTAS

09 e 10

Reunião Ordinária do CNS

14 a 19

XXIV Seminário Nacional dos Vigilantes – UFMG – Belo Horizonte, MG

15

Reunião Ordinária CONAES

OUTUBRO

06

Reunião Ordinária do FENTAS

07 e 08

Reunião Ordinária do CNS

20

Reunião Ordinária CONAES

NOVEMBRO

10

Reunião Ordinária do FENTAS

11 e 12

Reunião Ordinária do CNS

17

Reunião Ordinária CONAES

DEZEMBRO

01

Reunião Ordinária CONAES

08

Reunião Ordinária do FENTAS

09 e 10

Reunião Ordinária do CNS

19

Aniversário de fundação da FASUBRA

UnB – Pavilhão Múltiplo Uso 1 – Bloco C – Sala C.1-56/2 – CEP 70.904-970 – Cx. Postal 04539 – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte - Brasília – DF Fones: +55 (61) 3349-9151 – FAX: +55 (61) 3349-1571

Referências

Documentos relacionados

Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por RODRIGO OTAVIO MACHADO DE MELO, liberado nos autos em 17/06/2019 às

As peças e acessórios Opel estão disponíveis na Loja Opel do seu Distribuidor Autorizado, onde encontrará tudo para tornar o seu veículo mais confortável ou para satisfazer as

5.º O regime jurídico de que trata esta Lei tem como fundamentos a gestão pública democrática, a participação social, o fortalecimento da sociedade civil, a

Este trabalho mostrou que o futuro profissional de Secretariado Executivo está atento a importância da leitura e de ferramentas para sua profissão. Ainda, os sujeitos da

O jornalista que apenas divulga não participa da esfericidade do signo da relação, não compreende a dimensão humana na plenitude do encontro sujeito-sujeito. O Outro não passa de

Os conteúdos que devem ser estudados nesse eixo são a partir de: Alteridade (a condução da relação com o outro através de valores); Valores (a identificação das

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

1.2 Poderão inscrever-se os estudantes do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais regularmente matriculados em