• Nenhum resultado encontrado

Após o pagamento do boleto o candidato deverá comparecer à Central de Relacionamento ao Aluno para realizar a matrícula com todos os documentos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Após o pagamento do boleto o candidato deverá comparecer à Central de Relacionamento ao Aluno para realizar a matrícula com todos os documentos."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

1. MATRÍCULA

Após o pagamento do boleto o candidato deverá comparecer à Central de Relacionamento ao Aluno para realizar a matrícula com todos os documentos.

1.1.

Documentos Necessários para matrícula

 1 cópia autenticada do Diploma de Graduação. Caso o candidato tenha concluído a Graduação recentemente (máximo de 1 ano) e ainda não possua o diploma, serão aceitos, temporariamente, Certificado de Conclusão e Histórico Escolar (Graduação). Para candidatos com formação no exterior, é necessário que o diploma esteja revalidado por uma universidade pública;

 1 cópia autenticada da Certidão de Nascimento; se casado(a), a Certidão de Casamento;

 1 cópia autenticada do RG (a CNH não substitui o RG);  1 cópia simples do CPF;

 1 Foto 3x4;

 1 cópia do comprovante de residência.

Caso o responsável financeiro seja Pessoa Jurídica, o candidato deverá trazer também:

 1 cópia do contrato social da empresa;  1 cópia da certidão de CNPJ da empresa;

 1 carta da empresa concordando em custear o curso.

As cópias devem ser autenticadas; caso sejam simples, o candidato deverá apresentar os originais.

2. CARTÃO DE ACESSO AO PRÉDIO

O aluno receberá no primeiro dia de aula, na recepção de sua unidade, um Cartão de Identificação para acesso e uso das instalações da Belas Artes. Em caso de perda ou extravio do cartão, o aluno deverá solicitar uma segunda via do cartão pelo Portal Acadêmico. Para essa solicitação é cobrada uma taxa de serviço de acordo com o edital vigente.

3. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

A Belas Artes frequentemente envia, por e-mail, comunicados, atualizações de calendários, cronogramas, convites de palestras, avisos de cancelamentos de aulas, oportunidades de emprego, entre outras notificações de interesse do aluno. Por isso, é essencial que seu cadastro esteja sempre atualizado.

Os endereços residencial e eletrônico, assim como o(s) telefone(s) utilizado(s) para a comunicação com o aluno, são aqueles informados na inscrição para o Processo Seletivo.

(3)

Uma vez matriculado, o aluno deve efetuar a atualização das informações sempre que necessário. Para tanto, deve acessar o Portal do Aluno, e escolher a opção Atualização de Cadastro.

Em caso de erro no nome, o aluno deve comparecer à Central de Relacionamento ao Aluno e entregar uma cópia do RG com nome correto para regularizar sua situação. Para alteração no nome, por motivos de casamento ou divórcio, deve entregar cópia da Certidão de Casamento/Divórcio e RG com o nome alterado.

O aluno é responsável por garantir um endereço eletrônico ativo e números telefônicos atualizados.

A Belas Artes não se responsabiliza por eventuais falhas de comunicação e extravios de correspondências que possam decorrer de informações cadastrais desatualizadas ou incorretas.

4. ÁREA DO ALUNO (PORTAL ACADÊMICO)

Portal Acadêmico: é uma ferramenta que a Belas Artes disponibiliza para que seus alunos tenham acesso às informações acadêmicas online, tais como: plano de ensino, horário de aulas e download dos materiais de aula.

Nele, o aluno também poderá acessar outros serviços, tais como atualização de dados, consulta de notas e faltas, impressão de boletos e solicitações diversas.

Para isso, o aluno deverá acessar o site da Belas Artes (www.belasartes.br) e, na área do aluno, colocar seu login e senha.

5. SENHA DE ACESSO À AREA DO ALUNO

O aluno receberá, com até 48h de antecedência ao início das aulas, seu RM (Registro de Matrícula) para acesso ao Portal Acadêmico.

Em caso de esquecimento da senha, poderá recuperá-la por meio do Portal. Para tanto, deve acessar a seção Portal Acadêmico e escolher a opção Esqueci Minha Senha. Em seguida, digitar o e-mail cadastrado e clicar em Enviar, para que a senha seja encaminhada por e-mail.

6. ESTRUTURA E SERVIÇOS DA BELAS ARTES

6.1.

Biblioteca

O aluno poderá utilizar as bibliotecas de todos os campi do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Com um acervo composto por livros, revistas semanais e ambientes de estudos, as bibliotecas dispõem, ainda, de um sistema de pesquisa que auxilia na busca de fonte de pesquisas nos mercados nacional e internacional.

(4)

Por meio do site da biblioteca (www.belasartes.br/biblioteca), é possível fazer reservas e renovações de empréstimos de livros, utilizando os dados de acesso do aluno.

É preciso ficar atento ao Regulamento da Biblioteca.

6.2.

Internet

Em todo o ambiente da instituição é possível conectar-se pela rede Wi-Fi. Basta identificar-se com login e senha do portal acadêmico para ter acesso à internet. Caso encontre dificuldades para se conectar à rede, sugerimos que se direcione até o atendimento do Help Desk de sua unidade.

6.3.

Estacionamento

A Belas Artes possui convênio com o Estacionamento, que conta com serviço de manobrista. É importante ressaltar que o estacionamento é independente da Belas Artes, portanto, toda e qualquer negociação deverá ser feita diretamente no local pelo próprio aluno.

7. LOCALIZAÇÃO DAS SALAS

As informações sobre disciplinas, professores, horários de aulas e número da sala devem ser consultadas pelo aluno através do Portal Acadêmico.

Para visualizar as informações dentro do Portal Acadêmico, clique na opção “Quadro de Horários”.

8. ATENDIMENTO AOS ALUNOS

8.1.

Online

No site da Belas Artes, é possível obter informações acadêmicas como notas, faltas e outros serviços, além de efetuar solicitações de documentos, 2ª via de carteirinha, 2ª chamada de Provas, Declarações, entre outros. Basta acessar o Portal Acadêmico em www.belasartes.br. Importante ressaltar que a retirada do documento somente é possível fazê-la presencialmente pelo próprio aluno ou por um responsável com procuração.

8.2.

Na Belas Artes

O aluno poderá obter informações acadêmicas diretamente na Central de Relacionamento, localizada nas unidades 2 e 3 da Belas Artes.

Unidade 2: Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – 6º andar Unidade 3: Rua Dr. José Antonio Coelho, 879 – térreo

(5)

8.3.

Horário de Atendimento

O atendimento da Central de Relacionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados*, das 9h às 13h.

*O atendimento aos sábados é realizado somente na Unidade 2. Telefone: 5576-7300

E-mail: relacionamento@belasartes.br ou posgraduacao@belasartes.br

9. CALENDÁRIO DISCENTE

O aluno receberá o calendário discente da Pós-graduação, contendo datas de aulas até o final do semestre. Neste calendário constarão, além dos dias das aulas, as datas de reposição de aulas, pontes de feriados, prazos para solicitações e período de férias.

Este documento poderá ser alterado pela Secretaria Geral sem consulta prévia. As mudanças serão notificadas aos alunos via e-mail.

10. CRONOGRAMA DE AULAS

Neste documento constarão a sequência das disciplinas, o horário das aulas, o número de sessões e os professores que ministrarão as aulas.

O cronograma poderá ser alterado pela Secretaria Geral. As mudanças serão notificadas aos alunos via e-mail.

11. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

11.1. Notas

O aluno deverá cursar todas as disciplinas curriculares do programa e obter nota mínima de aprovação em cada disciplina igual ou superior a 7,0 (sete).

11.1.1 Procedimentos para Revisão de Notas

O aluno que necessitar de revisão de notas deverá, em primeiro lugar, conversar com o professor e entender o porquê da reprovação.

Se, mesmo com a explicação do professor, o aluno não estiver de acordo, deverá solicitar revisão de notas, via requerimento protocolado na Central de Relacionamento, em até trinta dias após o lançamento da nota da disciplina.

A coordenação da Pós-graduação levará o assunto ao Conselho e o aluno terá uma resposta em até 7 dias da data de solicitação.

(6)

11.2. Frequência

O aluno deverá manter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina.

O professor é responsável pela verificação diária da frequência dos alunos e apontamento do total de faltas no sistema de gestão acadêmica.

O aluno que não puder comparecer às aulas, por motivos de trabalho ou outros, deverá controlar suas faltas dentro do limite de 25% (vinte e cinco por cento), pois a legislação brasileira não autoriza o abono de faltas, de acordo com Resolução CONSU 004/2014 Art. 2º.

11.2.1 Totalização das faltas

A totalização de faltas é realizada mediante a soma do total de faltas apuradas na Primeira Etapa da aula (antes do intervalo) e na Segunda Etapa da aula (após o intervalo).

Cada dia de ausência do aluno, equivale a 4 faltas - 4 horas/aulas. Caso o total de faltas apuradas em uma determinada disciplina seja superior a 25% da carga horária dela, o aluno estará reprovado na disciplina, independente do desempenho obtido nos processos de avaliação (notas).

11.2.2. Licença-Gestante

Na Pós-graduação, a gestante que por algum motivo tiver que se afastar de suas atividades acadêmicas deverá solicitar, via requerimento na Central de Relacionamento, o trancamento da matrícula e fazer as disciplinas posteriormente.

11.2.3. Regime Especial para afastamento médico

O regime especial de trabalhos domiciliares é destinado aos alunos regularmente matriculados, portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados por incapacidade física incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento de atividade escolar.

O pedido de licença médica será aceito, desde que enquadrado em um período mínimo de 8 (oito) dias, destinado a repouso, tratamento e/ou quaisquer outras prescrições médicas. O período máximo permitido para afastamento por motivo de licença médica dentro do período letivo será de 20 (vinte) dias, dessa forma, não haverá prejuízo acadêmico para o discente. As ausências decorrentes do regime especial da licença médica deverão ser compensadas pela elaboração de trabalhos desenvolvidos durante o período de licença médica.

(7)

Para disciplinas semipresenciais, não será possível a realização de exercícios domiciliares para compensar as faltas, devendo o aluno cumprir regularmente as atividades on-line propostas na plataforma virtual.

O aluno ou seu representante terá um prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, após o início do afastamento médico, para apresentar-se na Central de Relacionamento para protocolar o atestado médico e tomar ciência dos procedimentos constantes em regulamento especifico.

11.3. Segunda Chamada

Será concedida segunda chamada de avaliação para o aluno que não comparecer no dia da avaliação presencial, requerer no prazo previsto em calendário escolar e efetuar o pagamento da respectiva taxa.

O aluno poderá realizar somente uma solicitação por disciplina. Para disciplinas semipresenciais, será possível repor uma atividade online perdida ou avaliação presencial.

11.4. Projeto Final Individual

No prazo estipulado pela coordenação e constante do Calendário de aulas, o aluno deverá entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é individual.

As condições de preparação, entrega, escolha do orientador e critérios de avaliação estão determinadas em regulamento próprio disponibilizado pela coordenação. O Manual, com todas as normas para o desenvolvimento do Projeto Final, é enviado aos alunos, além de ser disponibilizado no link “Material de Aula”, no blackboard.

É importante ressaltar que o Projeto Final passa por duas fases:

1ª fase – Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso: disciplina on-line para desenvolvimento do pré-projeto. O aluno deve, nesta primeira etapa do projeto, guardar consigo as orientações, tendo em vista que serão úteis na segunda etapa na entrega final do seu projeto de conclusão de curso.

2ª fase – Projeto Final: disciplina presencial, com seis encontros com o orientador indicado pela Pós-graduação e, quando possível, considerando a indicação do aluno. Este processo é desenvolvido dessa forma pois há momentos em que o professor não pode assumir a orientação.

As disciplinas de Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (online) e Projeto Final (orientação presencial) não podem ser adiadas, pois são a fase final da Pós-graduação.

(8)

12. DISCIPLINA OPTATIVA

São disciplinas de outros cursos de Pós-graduação que devem ser realizadas pelo aluno para conclusão do curso. O motivo da oferta é promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos do aluno em outras áreas de seu interesse.

O aluno deverá cumprir a carga horária de 60 (sessenta) horas de disciplinas optativas. A inscrição deverá ser feita via Portal Acadêmico dentro dos prazos previstos no calendário discente.

A grade curricular da Pós-graduação em Cinema – EAD não requer cumprimento de disciplinas optativas.

13. DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

Uma importante ferramenta na construção de conhecimentos é o ensino a distância. Por meio desse tipo de experiência é possível desenvolver habilidades e aptidões através de sistemas de interação, utilizando qualquer microcomputador conectado à Internet.

Na plataforma Web Aula, o aluno terá acesso ao conteúdo proposto pelo professor tutor que possui autonomia para sugerir chats, vídeo-aulas em momentos síncronos com o grupo, propor fóruns, tarefas, atividades de reflexão e trabalhos em momentos assíncronos pelo ambiente virtual de aprendizagem.

14. DISCIPLINA REPROVADA

O aluno reprovado deverá refazer a disciplina, arcando com o ônus financeiro. Para se inscrever na disciplina de dependência, deverá acessar o Portal Acadêmico (opção “Secretaria >> Requerimentos”), dentro do período indicado no calendário discente.

O aluno que tiver mais de duas disciplinas de dependência fica impossibilitado de fazer o TCC, devendo cursar as disciplinas de dependência e obter aprovação para prosseguir com o Trabalho de Conclusão do Curso.

15. EMISSÃO DE DOCUMENTOS

O aluno poderá emitir o atestado de matricula digital, via Portal Acadêmico, gratuitamente. Basta acessar a opção “Relatórios >> Emitir Relatórios”. Outras solicitações, tais como: passe escolar SPTrans e EMTU, histórico escolar e atestado de matricula (versão impressa), podem ser solicitados via Portal Acadêmico, na opção “Secretaria >> Requerimentos”. O prazo de emissão e o custo (caso haja), são informados na página de solicitação. A retirada dos documentos deve ser feita pelo aluno na Central de Relacionamento.

(9)

16. ENTREGA DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Constituem requisitos necessários para obtenção do certificado de Conclusão de Curso:

1. Cursar todas as disciplinas curriculares e obter nota mínima de aprovação em cada disciplina – 7,0 (sete);

2. Manter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina;

3. Entregar e ser aprovado no Projeto Final Individual de Curso, que será feito de acordo com as normas pertinentes à elaboração do mesmo. Após a conclusão das etapas acima, a Belas Artes tem até seis meses para emissão do certificado de conclusão de curso, sem ônus para o aluno.

17. PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA

A Belas Artes, preocupada com a qualidade de seu ensino, procura manter um sistema de avaliação contínuo entre alunos e seus professores.

A CPA - Comissão Própria de Avaliação foi implantada em 2006 com o objetivo de criar um canal de comunicação com o corpo docente, discente e técnico administrativo, a fim de que todos os envolvidos tenham grande interação com os negócios e através de um processo avaliativo contínuo, a CPA possa aprimorar as ações estratégicas, em busca de resultados eficientes no contexto em que atua. O prazo para participar da pesquisa é indicado em calendário escolar, e o preenchimento deve ser feito através do Portal Acadêmico.

18. ADIAMENTO DE MÓDULO

O adiamento de módulo corresponde à suspensão das atividades acadêmicas pelo período de um módulo do curso, que poderá ser estendido para o módulo subsequente. Para isso, o aluno deverá protocolar requerimento na Central de Relacionamento com até 7 dias de antecedência a data prevista para início do módulo. Durante o período de adiamento, o aluno continua a receber as mensalidades do curso.

Para retornar as atividades acadêmicas, o aluno também deverá se dirigir até a Central de Relacionamento ao aluno e protocolar a solicitação. O aluno que não se manifestar no período de até dois módulos, será considerado desistente e deverá arcar com os valores residuais do curso, tais como a multa compensatória.

Importante ressaltar que, para cumprir o módulo adiado o aluno deverá aguardar a oferta da (s) disciplina (s).

(10)

19. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O trancamento da matrícula corresponde à suspensão total das atividades acadêmicas por até dois semestres, com direito de retorno ao período (semestre) interrompido, sem necessidade de novo processo seletivo.

O retorno ao curso, por parte de aluno com matrícula trancada, está sujeito a: 1. Ofertas de turmas no respectivo curso, campus e horário pretendido; 2. Disponibilidade de vagas;

3. Adaptação curricular.

Caso o aluno não retorne às atividades acadêmicas dentro do prazo de trancamento, será considerado desistente pela Belas Artes. Para reingresso, estará sujeito à participação em novo processo seletivo e eventual adaptação curricular, nos casos em que tenha havido mudança de currículo.

Para trancamento de matrícula, o aluno deverá comparecer à Central de Relacionamento, a fim de efetuar sua solicitação. Importante ressaltar que o aluno deverá assumir os custos residuais do curso, bem como a multa compensatória prevista em contrato.

Para retornar ao curso, é necessário solicitar a reabertura da matrícula, preenchendo requerimento na Central de Relacionamento .

20. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O cancelamento da matrícula corresponde ao desligamento definitivo da Instituição, sem direito de retorno ao curso nem transferências para outras instituições de ensino.

Para cancelamento da matrícula, é necessário comparecer à Central de Relacionamento, a fim de efetuar a solicitação. Importante ressaltar que o aluno deverá assumir os custos residuais do curso, bem como a multa prevista em contrato.

O cancelamento de matrícula do aluno ocorrerá:

1. Pelo preenchimento de um requerimento do próprio aluno;

2. Por ato da escola, decorridos 12 meses sem manifestação de retorno do aluno com matrícula trancada;

3. Por ato da direção da escola, quando cometido ato de irregularidade acadêmica ou indisciplinar.

O reingresso é possível mediante a participação em novo Processo Seletivo, com direito ao aproveitamento de estudos (dispensa de disciplinas cursadas).

21. TRANSFERÊNCIA DE CURSO

O aluno pode solicitar transferência de curso, porém é preciso ter finalizado o primeiro módulo do curso. Essa solicitação deverá ser feita na Central de

(11)

Relacionamento, via requerimento. Em seguida, a coordenação de curso realizará a análise curricular para verificar os possíveis aproveitamentos de disciplinas.

22. REMATRÍCULA

A rematrícula a cada semestre é feita de forma automática. Dúvidas devem ser sanadas na Central de Relacionamento.

23. REGIME FINANCEIRO E MENSALIDADES

Os boletos têm vencimento no 10º (décimo) dia de cada mês.

O boleto referente às disciplinas cursadas em regime de dependência e/ou adaptação tem vencimento no dia 15 (quinze) de cada mês.

Não é possível a alteração dos vencimentos. Caso o pagamento seja efetuado após o vencimento, o aluno estará sujeito a cobrança de multa e juros devidos. Para tanto, o aluno deverá acessar o Portal Acadêmico e clicar na área “Financeiro >> Boletos”.

24. CONDUTA INTERNA

O aluno poderá ter melhor aproveitamento do conhecimento trabalhado, sem dúvida, mantendo uma convivência harmoniosa e colaborativa.

Referências

Documentos relacionados

Así, se temos en conta que a media das pizzas analizadas conteñen 250 quilocalorías en 100 gramos, unha pizza de 400 gramos achegaranos 1000 quilocalorías, a metade das

Conforme orientado no endereço www.prex.ufc.br/acoes/relatorios-anuais, o formulário EXTENSÃO: Relatório de ação deve ser assinado pelo(a) Coordenador(a) da ação e

A documentação será enviada digitalmente pelo link da matrícula, e depois, o aluno deverá entregar os documentos solicitados na Central de Atendimento ao Aluno, na 1ª quinzena

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Pressionar a ponta do lápis levemente na tela, ativa completamente a funcionalidade de caneta para a escrita, a seleção de opções, e assim por diante. Portanto, tal como

  Jacquart: o ângulo da linha que passa pelo ponto mais saliente da fronte. e pela linha nasal anterior e da linha que vai da espinha nasal anterior ao meio da

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

ATENÇÃO: Carteira de trabalho perdida (mesmo com Boletim de Ocorrência), para maiores de 16 anos que não tenham a carteira profissional, renda informal, autônomos, é obrigatório