• Nenhum resultado encontrado

Revista Brasileira de Gestão Ambiental ARTIGO CIENTÍFICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Brasileira de Gestão Ambiental ARTIGO CIENTÍFICO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Graduando em Engenharia Mecânica (UFERSA),

Departamento de Engenharias (UFERSA-Campus Caraúbas);E-mail: edgley.22@hotmail.com e 2Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA), Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária (UFERSA);E-mail: jessicarafaellyalmeida@hotmail.com.

2Profª. D. Sc. do CCTA-UAGRA – UFCG – Pombal – PB , E-mail: pollyanna.agra@ufcg.edu.br; Profª. Da. Sc. do PPGEP-CCT-UFCG-Campina Grande – PB; E-mail: alinecarla.edu@gmail.com; Prof. D. Sc. do CCTA-UAGRA – UFCG – Pombal – PB; E-mail:josevi@ccta.ufcg.edu.br; Prof. D. Sc. do PPGSA-CCTA-UAGRA – UFCG – Pombal – PB , E-mail:japiassuagro@gmail.com; 3Eng. Agro. ricardodantasazevedo@gmail.com

Revista Brasileira de Gestão Ambiental

http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/index

ARTIGO CIENTÍFICO

Diagnóstico socioambiental da cidade de Caraúbas-RN

Socio-environmental diagnosis of the city of Caraúbas-RN

Edgley Alves de Oliveira Paula

1

; Pollyanna Freire Montenegro Agra

2

; Jessica Rafaelly Almeida Lopes

1

; Aline

Carla de Medeiros

2

; Josevi de Sousa Carvalho

2

; André Japiassú

2

e Ricardo Dantas Azevedo

3

RESUMO – O crescimento das cidades faz surgir os problemas provenientes da falta de planejamento no processo de

urbanização. O aumento populacional impulsiona as pessoas a ocupar espaços em áreas sem infraestrutura e com serviços públicos ineficientes. Esse fator contribui diretamente para o surgimento de problemas socioambientais, em virtude de a população ser carente e não ter consciência sobre os fatores que degradam o meio social e ambiental. Nesse âmbito, objetivou-se realizar um diagnóstico socioambiental na cidade de Caraúbas-RN. Para isso, a cidade foi dividida em quatro bairros principais, sendo eles o bairro Alto de São Severino, bairro Leandro Bezerra, bairro Sebastião Maltez e Centro. Com os parâmetros de divisão estabelecidos, foram elaborados e aplicados 494 questionários socioambientais, sendo 98 no bairro Alto de São Severino, 170 no bairro Leandro Bezerra, 126 no bairro Sebastião Maltez e 100 no Centro. Também foram realizados registros fotográficos em cada bairro. Os dados foram tabulados e aplicou-se uma estatística descritiva no Excel. Através dos resultados, constataram-se alguns dos principais problemas socioambientais enfrentados pela população. No bairro Alto de São Severino, 37,76 % da população enfrentam problemas com o acúmulo de lixo nas ruas, já o bairro Leandro Bezerra 36,47 % sofre com os esgotos a céu aberto e com a falta de saneamento básico. Nos bairros Sebastião Maltez e Centro, os principais problemas enfrentados são os animais soltos nas ruas, que correspondem a 42,86% e 45,00% respectivamente. Diante do exposto, conclui-se que a população enfrenta vários problemas socioambientais e não possui consciência ambiental, carecendo assim, de ações eficientes de educação ambiental.

Palavras-chave: Diagnóstico socioambiental, Consciência ambiental, Educação Ambiental.

ABSTRACT – The growth of cities causes problems arising from the lack of planning in the urbanization process. The population increase drives people to occupy spaces in areas without infrastructure and inefficient public services. This factor directly contributes to the emergence of socio-environmental problems, because the population is deprived and not aware of the factors that degrade the social and environmental environment. In this context, the objective was to carry out a social-environmental diagnosis in the city of Caraúbas-RN. For this, the city was divided in four main districts, being the district Alto de San Severino, district Leandro Bezerra, district Sebastião Maltez and Center. With the established parameters of division, 494 social and environmental questionnaires were elaborated and applied, being 98 in the district of Alto de São Severino, 170 in the neighborhood Leandro Bezerra, 126 in the neighborhood Sebastião Maltez and 100 in the Center. Photographic records were also made in each neighborhood. The data were tabulated and a descriptive statistic was applied in Excel. Through the results, we verified some of the main social and environmental problems faced by the population. In the Alto de São Severino neighborhood, 37.76% of the population faces problems with garbage accumulation in the streets, while the neighborhood Leandro Bezerra 36.47% suffers from open-air sewers and lack of basic sanitation. In the neighborhoods of São Sebastião Maltez and Centro, the main problems faced are the animals released on the streets, corresponding to 42.86% and 45.00%, respectively. In view of the above, it is concluded that the population faces several socio-environmental problems and has no environmental awareness, thus lacking efficient actions of environmental education.

(2)

Edgley Alves de Oliveira Paula et al.

Revista Brasileira de Gestão Ambiental (Pombal - PB - Brasil) v.11, n.2, p. 01-08, dezembro (Edição Especial), 2017. INTRODUÇÃO

O processo de urbanização sem planejamento é um fator que contribui negativamente para o surgimento dos problemas socioambientais nas cidades. Soares et al. (2014) afirma que, associado a esse processo de urbanização desenfreada, está também o crescimento populacional não acompanhado de planejamento que, desde a revolução industrial, vem gerando inchaço de pessoas em cidades não preparadas, fazendo surgir favelas em áreas insalubres e sujeitas a condições de risco, e o pior, o surgimento de doenças e epidemias causadas pela falta de higiene e serviços sanitários.

As deficiências dos serviços públicos e infraestrutura nas pequenas cidades, são fatores que geram problemas sociais e ambientais. Segundo Costa (2003), as cidades apresentam-se carentes de infraestrutura básica, fruto da política de utilização do espaço ao longo do tempo. Não convém imagina-se que a degradação ambiental dos esgotos a céu aberto, poluição dos lençóis, poluição sonora e do ar, além dos aumentos constantes dos resíduos sólidos que tem tido destino inadequado, sendo considerados como fontes indiscutíveis de deterioração do ambiente urbano, será equacionada simplesmente pelo plano orçamentário do poder público ou muito menos por um plano técnico.

A falta de consciência ambiental da população na execução de algumas atividades diárias, podem atingir diretamente ao meio ambiente, causando a degradação. Para Jacobi (2003), a postura de dependência e de desresponsabilização da população decorre principalmente da desinformação, da falta de consciência ambiental e de um déficit de práticas comunitárias baseadas na participação e no envolvimento dos cidadãos que proponham uma nova cultura de direitos baseada na motivação e na coparticipação da gestão ambiental.

Os problemas ambientais denunciam desigualdades profundas no acesso das populações aos recursos da natureza e às boas condições ambientais. As lutas de comunidades em torno de saneamento básico, remoção de depósitos de lixo de áreas densamente povoadas, despoluição de mananciais são alguns exemplos disso (Carvalho, 1998).

A educação ambiental atua como um mecanismo de conscientização, que orienta a população sobre problemas socioambientais existentes e como evitá-los. Jacobi (2005), afirma que a educação ambiental promove os instrumentos para a construção de uma visão crítica, reforçando as práticas que explicitam a necessidade de problematizar e agir em relação aos problemas socioambientais, tendo como horizonte, a partir de uma compreensão de conflitos, partilhar de uma ética preocupada com a justiça ambiental.

Segundo Carvalho (1998), um dos maiores desafios da educação ambiental é aliar a educação dos afetos, que forma pessoas amorosas e sensíveis à natureza, a uma educação para a cidadania, que forma sujeitos atentos aos problemas socioambientais e capazes de interferir nas decisões da sociedade. Buscando formar cidadãos amorosamente engajados na transformação das relações da sociedade com a natureza.

A realização do diagnóstico socioambiental na cidade tem a função de caracterizar e identificar os principais problemas sociais e ambientais que afetam a população. De acordo com Cruz (2003), um diagnóstico consiste em fazer um levantamento do estado ambiental do local de estudo,

identificando suas reais condições ambientais, que serão subsídios na tarefa de equacionamento dos problemas.

Para Tischer (2016), um diagnóstico socioambiental integra os principais elementos de interação ambiental e da dinâmica populacional sobre o território, e assim permite a identificação das necessidades, problemas ambientais prioritários e suas respectivas causalidades, os vetores de pressão, os recursos e as potencialidades que constituem oportunidades de melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida da população.

Diante do exposto, o presente trabalho objetivou realizar um diagnóstico socioambiental na cidade de Caraúbas-RN, com o intuito de mapear e diagnosticar as condições de infraestrutura, serviços e o nível de consciência ambiental da população caraubense, bem como caracterizar a cidade e a população que reside em cada bairro.

MATERIAL E MÉTODOS

O município de Caraúbas está localizado no Estado do Rio Grande do Norte na Microrregião da Chapada do Apodi e Mesorregião Oeste Potiguar (Figura 1). O mesmo abrange uma área territorial de 1.132,860 km2 (IBGE, 2015), com uma

população estimada de aproximadamente 20.636,000 habitantes (IBGE, 2016).

Figura 1- Localização do município de Caraúbas no

Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Lopes, 2017.

A pesquisa realizada nesse trabalho consistiu na elaboração de um diagnóstico socioambiental na cidade de Caraúbas-RN. Para Hunka (2006), um diagnóstico ambiental é como uma caracterização e análise dos recursos ambientais e suas relações descrevendo a situação ambiental da área, além disso, considera o meio físico, socioeconômico e como intervêm no espaço.

Para a realização do diagnóstico, a cidade foi mapeada e dividida em quatro bairros principais, sendo eles o Alto de São Severino, Leandro Bezerra, Sebastião Maltêz e o Centro (Figura 2). Os parâmetros de divisão adotados na cidade foram os mesmos utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para obter uma melhor eficiência na distribuição dos serviços de saúde.

(3)

Diagnóstico socioambiental da cidade de Caraúbas-RN Figura 2- Divisão da cidade de Caraúbas-RN. (a) Bairro Alto

de São Severino; (b) Bairro Leandro Bezerra; (c) Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Fonte: Google Earth, 2017.

Para a realização da pesquisa junto população da cidade de Caraúbas-RN foram elaborados 494 questionários socioambientais que continham 31 perguntas subjetivas que se tratavam das questões sociais e ambientais presentes na cidade. Os questionários foram desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas e tendo como base principal o modelo desenvolvido Bezerril (2006).

A análise socioambiental de uma determinada região, deve ter, além de seus procedimentos metodológicos de estudo técnicos, o envolvimento da comunidade. Com isso, a utilização de questionários pode se tornar um instrumento que auxilia na identificação dos problemas e na relação sociedade-espaço, de modo a favorece na coleta de dados primários (Santos, 2009).

De acordo com Eberhardt (2007), as entrevistas e questionários são efetuados com o intuito de obter informações a respeito do nível de conscientização e sensibilização da população, perante os problemas ambientais, e de saber se a comunidade está ciente dos problemas locais e quais as sugestões para solucioná-los.

Com os parâmetros do modelo de divisão da cidade de Caraúbas-RN estabelecidos, realizou-se a aplicação dos

questionários socioambientais utilizando uma amostragem simples, em que se dava um salto de quatro residências e na quinta se aplicava o questionário socioambiental. Também foram realizados todos os bairros da cidade registros fotográficos das condições precárias de infraestrutura existente, afim de identificar e caracterizar visualmente os principais problemas socioambientais existentes.

Foram entrevistados através da aplicação de questionários socioambientais, 494 moradores com idade a partir de 15 anos em todos os quatro bairros da cidade, sendo 98 no bairro Alto de São Severino, 170 no bairro Leandro Bezerra, 126 no bairro Sebastião Maltêz e 100 no Centro. A variação no total de entrevistados em cada bairro, decorreu-se em razão dos mesmos possuírem diferentes extensões territoriais e consequentemente diferentes quantidades de residências.

Após a pesquisa, os dados obtidos através da aplicação dos questionários foram separados por bairro, tabulados e inseridos em planilhas através da ferramenta Excel, onde todas as informações foram organizadas em tabelas dinâmicas e aplicado uma estatística descritiva de forma a garantir um melhor aproveitamento dos resultados obtidos. Nas análises, os dados mais representativos foram plotados em gráficos de porcentagens, afim de avaliar as diferenças e semelhanças das questões socioambientais existentes em cada bairro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A cidade de Caraúbas-RN conta com uma infraestrutura na rede pública de 19 escolas de ensino pré-escolar, 23 escolas de ensino fundamental e 2 escolas de ensino médio. Já na rede privada conta com 3 escolas de ensino pré-escolar, 3 escolas de ensino fundamental, 1 escola de ensino médio (IBGE, 2015). Apesar da mesma contar com escolas dos três níveis de educação básica, a situação ainda é preocupante, tendo em vista que o nível de escolaridade da maior parcela da população é o ensino fundamental incompleto (Figura 3).

Figura 3- Nível de escolaridade da população da cidade de Caraúbas-RN. (a) Bairro Alto de São Severino; (b) Bairro Leandro

Bezerra; (c) Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

(d)

(c)

(b)

(a)

a b c d

(4)

Edgley Alves de Oliveira Paula et al

.

Revista Brasileira de Gestão Ambiental (Pombal - PB - Brasil) v.11, n.2, p.01-08, dezembro (Edição Especial), 2017. Legenda - (EFI) Ensino fundamental incompleto, (EFC) Ensino Fundamental Completo, (EMI) Ensino Médio Incompleto,

(EMC) Ensino Médio Completo, (CTI) Curso Técnico Incompleto, (CTC) Curso Técnico Completo, (ESI) Ensino Superior Incompleto, (ESC) Ensino Superior Completo, (P-G) Pós-Graduação, (NE) Nunca Estudou. (a) Bairro Alto de São Severino;

(b) Bairro Leandro Bezerra; (c) Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Os resultados mostram um alto índice para população com o Ensino Fundamental Incompleto na cidade de Caraúbas-RN. Os bairros Alto de São Severino e o Leandro Bezerra são os que apresentam os maiores índices, com 61,22% e 52,35% respectivamente (Figura 3a e 3b), já os bairros Sebastião Maltez e o Centro, apesar de possuir índices menores que os bairros anteriores, também possuir a maior parte da sua população com o ensino fundamental incompleto, os índices correspondem a 40,48% e 34,00% respectivamente (Figura 3c e 3d). De acordo com Iosif (2007), são vários os fatores externos e internos que contribuem para os problemas educacionais brasileiros, tais como: políticas educacionais focalizadas e verticalizadas; gestão educacional pouco democrática; influências neoliberais na educação; pobreza; desigualdade social; uma sociedade que pouco exige do Estado uma educação pública de qualidade; famílias ausentes do contexto escolar; alunos oriundos de famílias pobres, desestruturadas e outros mais.

Para aplicação da pesquisa o IBGE utiliza a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 1999, onde se considera alfabetizada a pessoa de 5 anos ou mais de idade, capaz de ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhece. Utilizando esses métodos os resultados do IBGE (2010) mostram que 67,90% da população da cidade é considerada alfabetizada, apesar disso, os resultados desse trabalho demonstram que a situação de educação é vulnerável/insuficiente, tendo em vista que a maior parcela da população mesmo sendo considerada alfabetizada possui apenas o ensino fundamental incompleto.

A distribuição de renda familiar na cidade de Caraúbas-RN demonstra que grande parte da população enfrenta dificuldades financeiras. Em todos os bairros a maior parcela da população possui renda mensal de 1 salário mínimo para supri todas as necessidades (Figura 4).

Figura 4- Distribuição de renda na cidade de Caraúbas-RN em salários mínimos. (a) Bairro Alto de São Severino; (b) Bairro

Leandro Bezerra; (c) Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Os resultados mostram que o bairro com maior índice da população com renda mensal de 1 salário mínimo é o Alto de São Severino com 73,47% (Figura 5a). Os bairros Leandro Bezerra, Sebastião Maltez e o Centro também apresentam os maiores índices para 1 salário mínimo mensal, porém em porcentagens menores, que correspondem respectivamente a 66,47%, 62,70% e 70,00% (Figura 5b, 5c e 5d).

De acordo com Barros (2012), as famílias que possui renda mensal média de R$ 648,00 são consideradas pobres. O salário mínimo atualmente corresponde a R$ 937,00 (DECRETO Nº 8.948/2016), e apesar do mesmo está acima do valor da renda mensal que Barros (2012) considera para as famílias pobres, isso ainda se aplica. Tendo em vista, que o alto valor da inflação no ano gera uma economia instável que contribui para a família permanecer na mesma classe social.

A inflação é o maior inimigo da estabilização econômica do país. Faz com que se perca as credibilidades tanto no âmbito nacional como no internacional, contribuindo para descontroles financeiros das empresas e até as leva para insolvência, gerando a instabilidade e insegurança dos trabalhadores (Miura & Miura, 1993).

A falta de segurança é outro problema existente na cidade de Caraúbas-RN, visto que a grande parte da população residente nos bairros considera a cidade violenta, conforme a Figura 5. De acordo com Bezerra (2011), uma política de segurança ineficaz, sem organização, com policiamento deficitário, tanto em quantidade como em qualidade, é terreno fértil para a existência de grupos armados e organizados, inclusive com hierarquia, capazes de chefiar várias áreas das cidades, impondo a sua lei a uma grande parcela da sociedade.

d a

b

(5)

Edgley Alves de Oliveira Paula et al.

Figura 5- Situação de segurança na cidade de Caraúbas-RN. (a) Bairro Alto de São Severino; (b) Bairro Leandro Bezerra; (c)

Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Legenda - (NS) Não sabe, (P) Pacifica, (V) Violenta.

Os resultados mostram que ocorre uma diferença na opinião da população dos diferentes bairros de Caraúbas-RN. Nos bairros Alto de São Severino e Leandro Bezerra a maior parte da população considera a cidade violenta, os índices correspondem a 81,63% e 77,06% respectivamente (Figura 5a e 5b). Os altos índices nos nesses bairros decorrem de os mesmos estarem localizados em regiões mais periféricas, com pouca atuação das políticas de segurança pública.

De acordo com Souza (2009), as políticas de segurança pública, devem conciliar medidas simples e diretas de prevenção situacional em relação aos crimes de ocasião, sobretudo, brigas, agressões, violência doméstica, gangues e mesmo homicídios.

Apesar de no Centro a maior parte da população ainda considerar a cidade violenta, os valores são menores se

comparados com os bairros anteriores, visto que apenas 48,00% da população consideram a cidade violenta (Figura 5d). Esse resultado é decorrente do centro ter uma melhor localização na cidade e possui delegacia de polícia civil, o que passa para uma parte da população a sensação de segurança. Já no bairro Sebastião Maltez a maior parte da população considera a cidade pacifica, os valores correspondem a 53,17% respectivamente (Figura 5c). Esse resultado também é decorrente da presença de delegacia de polícia no bairro, o que gera uma sensação de segurança na população.

As condições de serviços e infraestrutura na cidade de Caraúbas-RN apresentam vários problemas (Figura 6). A falta de planejamento do poder público é um fator que contribui negativamente para o surgimento de problemas socioambientais que afetam diretamente a população.

Figura 6- Problemas que incomodam a população nas ruas do bairro em que mora na cidade de Caraúbas-RN. (a) Bairro Altode

São Severino; (b) Bairro Leandro Bezerra; (c) Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Legenda - (AS) Animais Soltos, (E) Esgotos, (E/AS) Esgotos/Animais Soltos, (L) Lixo, (L/AS) Lixo/Animais Soltos, (L/E)

Lixo /Esgotos, (L/E/AS) Lixo/Esgotos/Animais Soltos, (N) Nenhum, (PS) Poluição Sonora.

a b c d d c b a

(6)

Edgley Alves de Oliveira Paula et al.

Revista Brasileira de Gestão Ambiental (Pombal - PB - Brasil) v.11, n.2, p. 01-08, dezembro (Edição Especial), 2017.

Os resultados mostram que os problemas socioambientais enfrentados pela população caraubense diferem em alguns bairros da cidade, visto que no bairro Alto de São Severino o principal problema enfrentado pela população é o lixo nas ruas, o valor corresponde a 37,76% (Figura 6a). A população atribui esse problema a falta de consciência ambiental dos moradores que jogam lixo nas ruas do bairro (Figura 7a).

No bairro Leandro Bezerra o principal problema enfrentado pela população são os esgotos a céu aberto, o valor corresponde a 36,47% (Figura 6b). Os moradores consideram esse problema proveniente da falta de saneamento básico e

também da falta de consciência ambiental da população que descarta as águas de suas atividades nas ruas do bairro (Figura 7b).

No bairro Sebastião Maltez e no Centro os principais problemas enfrentados pela população são os animais soltos nas ruas, os valores correspondem a 42,86% e 45,00% (Figura 6c e 6d). Para os moradores dos respectivos bairros, o fator que contribui para esse problema é a falta de uma iniciativa pública para retirada dos animais das ruas e também de uma consciência da população para criar seus animais em locais apropriados (Figura 7c).

Figura 7- Problemas enfrentados pela população nas ruas dos bairros da cidade de Caraúbas-RN. (a) Lixos nas ruas do bairro

Alto de São Severino; (b) Esgotos nas ruas do bairro Leandro Bezerra; (c) Animais soltos nas ruas do bairro Sebastião Maltez.

Fonte: O autor, 2017.

Os problemas de saneamento básico são visíveis nas ruas da cidade de Caraúbas-RN. A falta de consciência ambiental da população caraubense para o descarte adequado das águas junto com a falta de políticas públicas de saneamento

básico contribui negativamente para o surgimento de esgotos a céu aberto. A Figura 8 mostra como a população residente nos bairros da cidade de Caraúbas-RN descartam as águas provenientes de suas atividades diárias.

Figura 8- Destino das águas de pias, chuveiros e lavanderias das residências da cidade de Caraúbas-RN. (a) Bairro Alto de São Severino; (b) Bairro Leandro Bezerra; (c) Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Legenda - (CR) Cano de Rua, (EQ) Empoçada no Quintal, (S) Sumidouro.

Os resultados mostram que nos bairros Alto de São Severino e Sebastião Maltez as águas de pias, chuveiros e lavandeiras das residências são descartadas incorretamente, contribuindo para o aumento dos esgotos na cidade. No bairro Alto de São Severino 39,80% das águas ficam empoças nos quintais das residências (Figura 8a), já no bairro Sebastião Maltez as águas são descartadas através dos canos de rua, os

valores correspondem a 38,10% respectivamente (Figura 8c). A falta de infraestrutura para o descarte adequados dessas águas causam danos ao meio ambiente e a saúde da população. No bairro Leandro Bezerra e no Centro os resultados mostram que a maior parte da população descarta as águas de pias, chuveiros e lavanderias através de sumidouros. Os valores correspondem a 47,31% e 41,00% (Figura 8b e 8d). Apesar

(a) (b) (c)

a

b

c

(7)

Diagnóstico socioambiental da cidade de Caraúbas-RN

disso, os bairros ainda sofrem com a falta de saneamento básico, tendo em vista a quantidade de esgotos que existem nas ruas, proveniente das atividades comerciais.

O acumulo de lixo e a falta de saneamento básico nas ruas da cidade de Caraúbas-RN provenientes da falta de

infraestrutura e consciência ambiental (Figura 9), motiva o aparecimento de animais indesejados nas residências dos bairros em razão dos mesmos procurarem ambientes com água e restos de comidas para favorecer a sua sobrevivência.

Figura 9- Esgotos a céu aberto na cidade de Caraúbas-RN. (a) Bairro Alto de São Severino; (b) Bairro Leandro Bezerra; (c)

Bairro Sebastião Maltez; (d) Centro.

Fonte: O autor, 2017.

O Surgimento animais nas residências podem disseminar doenças, colocando em risco a saúde das pessoas. É comum os parasitas serem disseminados por insetos (mocas, mosquitos, pulgas e baratas), ratos e outros animais que, por essa razão, são chamados de vetores e muitas vezes causam a transmissão de doenças que decorre quando esses animais picam a pessoa enferma e em seguida uma pessoa sadia (Ribeiro e Rooke, 2010).

CONCLUSÕES

A cidade demonstra fragilidade no sistema de educação, visto que a maior parcela da população possui apenas o ensino fundamental incompleto como nível de escolaridade;

A maior parcela da população residente na cidade passa por dificuldades financeiras decorrente da renda mensal, que corresponde a um salário mínimo para supri as necessidades diárias;

O sistema de segurança pública da cidade apresenta falhas, pois o serviço realizado pela polícia não é suficiente para abranger toda a cidade, logo os bairros mais distantes sofrem com a violência;

A população enfrenta problemas socioambientais provenientes da falta de infraestrutura, serviços públicos e consciência ambiental. A falta desses três fatores contribui negativamente para o surgimento de esgotos a céu aberto, lixo nas ruas, animais saltos nas ruas e outros vetores causadores de doenças;

A população dos bairros carece de uma educação ambiental, tendo em vista que muitos dos problemas socioambientais existentes na cidade, são causados por falta de consciência ambiental.

REFERÊNCIAS

Barros, R. P. (org). Comissão para definição da classe

média. Brasília, 2012. 65 p. Disponível em: <http://www.abruc.org.br/sites/500/516/00002809.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.

Bezerra, A. R. Segurança Pública e o Estado Brasileiro. 2011. 48 f. Monografia (Especialização) - Curso de Bacharelado em

Direito, Universidade Presidente Antônio Carlos, Barbacena, 2011. Disponível em: <http://www.unipac.br/site/bb/tcc/tcc-c54fb0879ba2db1e4e4593ab90900000.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2017.

Bezerril, S. M. L. Caracterização sócio-ambiental do bairro

Felipe Camarão - Natal / RN. 2006. 39 f. Dissertação

(Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Cap. 1. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18263/ 1/SandraMLB.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014.

Brasil. Decreto nº 8.948, de 29 de dezembro de

2016. Regulamenta A Lei Nº13.152, de 29 de Julho de 2015,

Que Dispõe Sobre O Valor do Salário Mínimo e A Sua Política de Valorização de Longo Prazo. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8948.htm>. Acesso em: 03 maio 2017. Carvalho, I. C. M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Cadernos de

Educação Ambiental, Brasília, p.2-37, 1998. Disponível em:

<http://www.diagramaeditorial.com.br/cescar/material_didati co/interdisc_e_ea_isabel_carvalho.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.

Costa, A. A. Crescimento urbano e problemas socioespaciais: um estudo da periferia de Natal. Mercator, Fortaleza, v. 2, n. 4, p.57-61, 2003. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view File/150/119>. Acesso em: 10 jan. 2017.

Cruz, L. B. S. Diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do

rio Uberaba-MG. 2003. 180 f. Tese (Doutorado) - Curso de

Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas,

Campinas, 2003. Disponível em:

<http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/257301/1/ Cruz,L.B.S.pdf>. Acesso em: 08 maio 2017.

Eberhardt, D. A et al. Diagnóstico socioambiental da comunidade da bacia escola hidrográfica urbana, Santa Maria – RS. Ciências Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v.8, n.1,

p. 55-68. 2007. Disponível em:

(8)

Edgley Alves de Oliveira Paula et al

.

Revista Brasileira de Gestão Ambiental (Pombal - PB - Brasil) v.11, n.2, p.01-08, dezembro (Edição Especial), 2017.

<http://sites.unifra.br/Portals/36/tecnologicas/2007/Diagnosti co.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014.

GOOGLE. Google Earth pro website, 2017. Disponível em: <http://earth.google.com>. Acesso em: 27 jan. 2017.

Hunka, P.G. Diagnóstico socioambiental e dos usos dos

recursos hídricos na bacia do rio Guajú PB/RN. 2006. 130 p.

Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós Graduação em Geografia - UFPB, João Pessoa. Disponível em: <

http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/pavla_h unka.pdf >. Acesso em: 30 abr. 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.

Disponível em:

<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/grafico_cidades.php?lang=& codmun=240230&idtema=162&search=rio-grande-do-norte|caraubas|produto-interno-bruto-dos-municipios-2014>. Acesso em: 03 maio 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2015.

Disponível em: <

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=240230>. Acesso em: 03 maio 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016.

Disponível em: <

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=240230>. Acesso em: 03 maio 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Matriculas, docentes e rede escolar- Caraúbas, 2015.

Disponível em: <

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=2

40230&idtema=156&search=rio-grande-do- norte|caraubas|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2015>. Acesso em: 03 maio 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD,

1999. Disponível em: <

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoer endimento/pnad99/metodologia99.shtm >. Acesso em: 03 maio 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto interno bruto dos municípios - Caraúbas, 2014. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/grafico_cidades.php?lang=& codmun=240230&idtema=162&search=rio-grande-do-norte|caraubas|produto-interno-bruto-dos-municipios-2014>. Acesso em: 03 maio 2017.

Iosif, R. M. G. A qualidade da educação na escola pública e

comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. 2007. 309 f. Tese (Doutorado em Política Social) -

Departamento de Serviço Social, Universidade de Brasília,

Brasília, 2007. Disponível em:

<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2560/1/Tese_Ranil ceMascarenhasGIosif.pdf>. Acesso em: 02 maio 2017. Jacobi, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118,

p.189-205, 2003. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014.

Jacobi, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e

Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p.233-250, 2005. Disponível

em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a07v31n2.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.

Lopes, J. R. A. Impactos ambientais da pedreira no município

de Caraúbas-RN. 2017. 52 f. TCC (Graduação em Ciência e

Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Caraúbas, 2017.

Miura, Y.; Miura, M. N. A inflação desestrutura a sociedade brasileira. Akrópolis: Revista de Ciências Humanas da

UNIPAR, Umuarama, v. 1, n. 4, p.8-11, 1993. Disponível em:

<http://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/about/contact>. Acesso em: 03 maio 2017.

Ribeiro, J. W; Rooke, J. M. S. Saneamento básico e sua

relação com o meio ambiente e a saúde pública. 2010. 28 f.

TCC (Graduação) - Curso de Especialização em Análise Ambiental, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora,

2010. Disponível em:

<http://www.ufjf.br/analiseambiental/files/2009/11/TCC-SaneamentoeSaúde.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.

Santos, R. F dos . Planejamento ambiental: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Oficina dos textos, 2009. 184p.

Soares, J. A. S et al. Impactos da urbanização desordenada na saúde pública: leptospirose e infraestrutura urbana. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p.1006-1020, 2014. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/9632/767 2>. Acesso em: 03 maio 2017.

Souza, L. A. F. (org.). Políticas de segurança pública no

estado de São Paulo: situações e perspectivas a partir das pesquisas do Observatório de Segurança Pública da UNESP – São Paulo. Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: <

http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Sociologia/politicas_ Seguranca_Publica_estado_SP.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.

Tischer, V. Diagnóstico socioambiental de municípios costeiros em um sistema de indicadores. Revista Internacional

de Ciências, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.64-88, 2016.

Disponível em:

<http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric /article/view/ 22766/17920>. Acesso em: 03 maio 2017.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho analisa um destes mecanismos, o trabalho de recolhimento e tratamento de loucos efetuado pela instituição Asilo Espírita “Discípulos de

de Saúde (RES), que é um repositório eletrônico de informações a respeito da saúde dos usuários. Idealmente, esse repositório precisa ter padrões mínimos para que seja

Atividades que envolvam manipulação farmacêutica e o aviamento de receitas médicas. Executar a manipulação farmacêutica e o aviamento de receitas médicas; controlar a

O AIC apontou para relações lineares e positivas da riqueza com o peso úmido, peso seco, percentual de cobertura, e arquitetura de Codium decorticatum, com modelos

Determinemos o comprimento interior da pista de atletismo atendendo às medidas expressas no esquema.. Na figura está representada parte de 3

Direção Geral de Alimentação e Veterinária – DGAMV Última revisão do texto em abril de 2020.. Página 10

A inovadora camada de acabamento com excecional facilidade de limpeza e resistência aos riscos para soluções duradouras.. DESCRIÇÃO

O aço no Brasil O aço no Brasil prego de perfis de aço leve galvanizados, sistema light steel framing (LSF) para execução de residências e nas mais diver- sas obras.. Com o