• Nenhum resultado encontrado

Cooperativas: situação no Estado do Tocantins

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cooperativas: situação no Estado do Tocantins"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Cooperativas: situação no Estado do Tocantins

Quézia Duarte de Oliveira

;

José Roberto Yoshihiro Tinen¹; Adriano Barreira de Andrade²; Marli Terezinha Vieira³

¹Aluno do Curso de Ciências Contábeis; Campus de Palmas; e-mail: qzduarte@hotmail.com; “PIVIC/UFT”

¹Aluno do Curso de Ciências Contábeis; Campus de Palmas; e-mail: zerotinen@uol.com.br; “PIVIC/UFT”

²Orientador do Curso de Ciências Contábeis; Campus de Palmas; adriano131188@gmail.com

³Co-orientador do Curso de Ciências Contábeis; Campus de Palmas; marlivieiracont@uft.edu.br ;

RESUMO

O cooperativismo é uma prática econômica na qual um grupo de pessoas com os mesmos interesses de obter vantagens e norteados pela cooperação e auxílio mútuo se associam, procurando reduzir custos de produção, melhorar condições de prazo e preço e também construindo instalações de uso comum. O presente artigo teve como objetivo analisar a situação das cooperativas no Estado do Tocantins. Para fins de pesquisa desenvolveu-se o levantamento de dados por meio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins (OCB/TO). O levantamento dos dados refere-se ao período até 31 de dezembro de 2012. Será apresentado aspectos contábeis e comparativos com as Associações e aspectos regionais da distribuição dos tipos de cooperativismo. Este estudo mostra a característica predominante das atividades no setor agropecuário e de serviços na área da saúde, obtendo os resultados referentes ao ramo das atividades cooperativistas assim como a quantidade de cooperados em cada setor.

Palavras-chave: Cooperativa; associações; associativismo. INTRODUÇÃO

(2)

A Cooperativa é o modelo de atividade econômica onde um grupo de pessoas com os mesmos interesses de obter vantagens e norteados pela cooperação e auxílio mútuo se associam, procurando reduzir custos de produção, melhores condições de prazo e preço e também construindo instalações de uso comum. O objetivo de tentar viabilizar e desenvolver a atividade produtiva de seus cooperados é também reflexo da organização econômica de uma região. Este estudo visa analisar a situação e distribuição por atividades das Cooperativas no Estado do Tocantins no período até 31 de dezembro de 2012.

A justificativa deste estudo é mostrar a distribuição das Cooperativas por atividades e mostrar o perfil do Estado do Tocantins e analisar esta distribuição como reflexo da situação política, econômica e organizacional do Estado e sua população.

MATERIAL E MÉTODOS

A cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiam a todos, ou seja os associados são os donos do patrimônio e os beneficiários dos ganhos que a cooperativa propiciar.A constituição de uma cooperativa deve observar os 7 princípios que são as linhas orientadoras para colocar seus valores à prática:

1. Adesão voluntária e livre – as cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros.

2. Gestão democrática – as cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões.

3. Participação econômica dos membros – os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente.

4. Autonomia e independência – as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controlada pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital

(3)

externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelo seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.

5. Educação, formação e informação – as cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros.

6. Intercooperação – as cooperativas servem de forma eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7. Interesse pela comunidade – as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades.

A colheita de dados e informações foi realizada através do Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil no Estado do Tocantins (OCB/TO). A OCB/TO foi criada em 01 de setembro de 1989 e como entidade sindical juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (SECOOP/TO) prestam serviços as cooperativas registradas e auxiliam na autogestão, capacitação e promoção social dos associados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A tabela 1 mostra o resultado do número de cooperativas e cooperados do Estado do Tocantins até 31 de dezembro de 2012. Com predominância de cooperativas na área da agropecuária, de crédito e de saúde e com baixo número nas áreas de produção e infraestrutura.

Tabela 1: número de cooperativas e cooperados no Estado do Tocantins Ramo de atividade Cooperativas % Cooperados %

Agropecuário 14 35 3167 24 Crédito 3 8 6951 52 Educacional 4 10 225 2 Mineração 3 8 390 3 Produção 1 3 141 1 Saúde 7 18 1740 13

(4)

Trabalho 4 10 207 2

Transporte 4 10 599 4

Total 40 100 13420 100

A tabela 2 apresenta o número de funcionários por cooperativas. Temos a repetição do padrão da tabela 1 onde o maior número de funcionários se concentram nas cooperativas que atuam na área agropecuária, de crédito e de saúde.

Tabela 2: número de funcionários por cooperativa

Ramo de atividade Cooperativas % Funcionários %

Agropecuário 14 35 670 60 Crédito 3 8 107 10 Educacional 4 10 4 0 Mineração 3 8 3 0 Produção 1 3 0 0 Saúde 7 18 318 29 Trabalho 4 10 0 0 Transporte 4 10 6 1 Total 40 100 1108 100

O maior número de cooperativas no setor agropecuário reflete o perfil e vocação econômica do Estado do Tocantins. A segunda posição das cooperativas que atuam na área da saúde demonstra de um lado a participação pequena de empresas privadas de saúde em combinação com o perfil jovem do Estado do Tocantins onde os profissionais de saúde atuam como autônomos e não como empregados de instituições de saúde complementar; e de outro lado temos a tradição do interior do Brasil que é a organização das “UNIMED’s” como prestadora de serviços.

(5)

A posição das cooperativas de crédito com um grande número de cooperados e de funcionários apesar de serem apenas 3 (três), que são: SISCOOB CREDIPAR (Cooperativa de Crédito Rural de Paraíso do Tocantins Ltda), SICREDI UNIÃO CERRADO (Cooperativa de Crédito Rural e dos Servidores Públicos Estaduais do Estado do Tocantins Ltda) e UNICRED CENTRO BRASILEIRA (Cooperativa Centro Brasileira de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde Ltda) é explicada por serem a extensão financeira das cooperativas agropecuárias e de saúde ou seja, promover a poupança e financiar necessidades de seus cooperados.

Chama também a atenção a existência de apenas uma cooperativa de produção, a MODACOOP (Cooperativa de Produção de Moda do Tocantins) que reflete o incipiente empreendedorismo no estado.

LITERATURA CITADA

Brasil. Lei n. 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Disciplinou a criação das cooperativas. Legislação Federal.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

Brasil. Lei n. 12.690, de 19 de julho de 2012. Dispõem sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho. Assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins. Home page. Disponível em: <http://www.ocbto.coop.br>. Acesso em: 13 de setembro de 2013.

AGRADECIMENTOS

À Professora Msc Marli Terezinha Vieira, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

Documentos relacionados

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de