• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ÂNDRYA NAYANE MACHADO VICENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ÂNDRYA NAYANE MACHADO VICENTE"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ÂNDRYA NAYANE MACHADO VICENTE

RELATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR II – SERVIÇOS DA REDE BÁSICA DE SÁUDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA CRUZEIRO DO SUL

Porto Alegre

(2)

ÂNDRYA NAYANE MACHADO VICENTE

RELATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR II – SERVIÇOS DA REDE BÁSICA DE SÁUDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA CRUZEIRO DO SUL

Trabalho apresentado na disciplina Estágio Curricular II- Serviços de Rede Básica em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientadora: Profª Gema C. Piccinini

Porto Alegre 2011

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL 5

3 PROGRAMAS DE SAÚDE DESENVOLVIDOS NA UNIDADE 7

3.1 Saúde da Criança 7

3.2 Saúde da Mulher 8

3.3 Programa Nacional de Suplementação do Ferro 9

3.4 Saúde Mental 10

3.5 Doenças crônico-degenerativas (HAS e DM) 11

3.5 Bolsa Família 11

3.6 Saúde do Idoso 12

3.7 Imunização 13

4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA ACADÊMICA 14

5 CRONOGRAMA 16

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 18

(4)

1 INTRODUÇÃO

Este relatório foi desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular II do curso de Enfermagem. O campo de estágio escolhido foi o Programa Saúde da Família (PSF) Cruzeiro do Sul por ser um serviço que oferece consultas de enfermagem, visita domiciliar, acolhimento e outros atendimentos, proporcionando um campo rico em aprendizado. Ao longo deste relatório será descrito as características do local, programas oferecidos pelo PSF, atividades realizadas pela acadêmica, e cronograma do estágio.

O Programa Saúde da Família foi criado em 1993 com o objetivo de reorientar o modelo assistencial que estava centrado nas medidas curativas (BRASIL, 13/03/2011). Por ser um serviço inserido na comunidade proporciona um olhar direto sobre a realidade das famílias, sendo possível entender como os hábitos e condições de vida interferem no processo de saúde e doença. Esta posição próxima a comunidade é estratégica para ações em prevenção, proteção e tratamento. Além disso, estar inserido na realidade do usuário é um convite para criar formas de focalizar a saúde que sejam acessíveis ao público atendido.

Anteriormente, desde 1997, o PSF Cruzeiro do Sul funcionava em uma casa de 70 metros e atendia três comunidades. Em 2006 foi inaugurada a sede própria na Rua Dona Otília Acesso A, e faz parte da gerência distrital Glória/Cruzeiro/Cristal (PREFEITURA DE PORTO ALEGRE, 13/03/2011). A atual sede oferece estrutura para consultas, vacinas, curativos, nebulização, horta medicinal, grupos e acolhimento. O PSF Cruzeiro do Sul desenvolve ações na área da saúde da criança, saúde do idoso, saúde mental, saúde da mulher e doenças crônico-degenerativas como diabete mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Além da estrutura e dos programas oferecidos foi possível notar o engajamento dos membros da equipe em seu trabalho. Esse engajamento é também fator importante para uma assistência com qualidade.

A acadêmica durante o período do estágio teve a oportunidade de realizar algumas atividades que competem a atuação do enfermeiro de PSF. Sendo uma experiência estimuladora e desafiadora em alguns momentos, proporcionando um grande aprendizado pessoal e profissional.

(5)

2 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

O PSF Cruzeiro do Sul é um serviço de atenção básica em saúde que visa à promoção, prevenção, e recuperação dos usuários. O PSF é gerenciado pela Fundação Universitária de Cardiologia em convenio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da prefeitura de Porto Alegre. O serviço oferece consulta em puericultura, ginecologia, pré-natal e clínica geral. Teste do pezinho, vacinas, curativos e nebulizações. Atendimento de enfermagem, visita domiciliar, programas prá-nenê e acompanhamento de hipertensos e diabéticos (PORTO ALEGRE, 13/03/2011). O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

O local possui: recepção, farmácia, uma sala de vacinas, uma sala de curativo, uma sala de nebulização, sala de grupo, dois consultórios, sala de procedimentos de enfermagem, farmácia, uma cozinha, dois banheiros, escritório, sala de limpeza de instrumentos e esterilização, e uma horta de plantas medicinais. A limpeza do PSF é realizada por uma empresa terceirizada.

A equipe é composta pelo enfermeiro coordenador, médico, duas técnicas de enfermagem e três agentes comunitários. Uma vez por semana era realizada a reunião de equipe na qual era divulgado os informes da gerência distrital, eram realizados ajustes entre a equipe, e discussão de temas levantados pelos membros. Durante essa atividade era possível observar a importância da reunião de equipe para manter o grupo coeso e para que todos recebessem a mesma informação. Foi interessante observar a consciência que cada membro da equipe tinha de seu trabalho, todos transmitiam interesse em oferecer um serviço de qualidade para a população.

Todos os procedimentos feitos pela equipe (consultas, acolhimento, aplicação de medicações injetáveis ou inalatórias, verificação de TA e execução do teste de glicemia capilar) são registrados imediatamente após sua execução para que no final do mês possa ser feita a sua contagem. Assim é possível ter um controle do número de materiais a ser dispensado e também medir a produção de serviços da equipe de enfermagem.

A população atendida corresponde a 3828 pessoas, dentro do estipulado pelo Ministério da Saúde que determina no máximo 4 mil habitantes por equipe (BRASIL, 13/03/2011). O serviço atende a faixa etária entre zero e acima de 80 anos.

(6)

No quadro abaixo é possível observar que hospitalização por outras causas é o número predominante. No ano de 2010 não houve óbitos de menores de 5 anos.

Quadro 1 Mortalidade,morbidade e hospitalizações em 2010

Causa Número

Acidente vascular encefálico 4 Infarto agudo do miocárdio 1

Gestantes <20 96

Hospitalização álcool 3

Hospitalização pneumonia < 5 anos 2 Hospitalização desidratação <5 anos 1 Hospitalização diabetes 7 Hospitalização outras causas 166 Internação psiquiátrica 7

Óbitos de Mulheres 3

Óbitos de adolescentes por violência 2 Recén-nascidos <2500g 4

(7)

3 PROGRAMAS DE SAÚDE DESENVOLVIDOS NA UNIDADE

3.1 Saúde da Criança

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. Os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves conseqüências para indivíduos e comunidades (BRASIL, 2009). A área da saúde da criança exige atenção para que esses pequenos seres se estruturem como adultos saudáveis. O cuidado a criança é além de verificar ou tratar a doença, é também estar atento ao bem-estar dela e da família.

Um dos principais exames para o recén-nascido é o teste de triagem neonatal mais conhecido como teste do pezinho. As doenças detectadas no teste são: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias. A coleta deve ser realizada no PSF, preferencialmente entre o terceiro e sétimo dia de vida, quando se espera que a criança já tenha amamentado e para que o diagnóstico seja realizado o mais precocemente possível.

O programa prá-nenê é uma forma de acompanhar o desenvolvimento de menores de um ano, com o objetivo de realizar ações que melhorem sua qualidade de vida e da família. A inscrição é realizada na primeira consulta de puericultura na qual é preenchida a Ficha de Avaliação e Primeiro Atendimento . Quando a primeira consulta não era realizada espontaneamente, os agentes comunitários realizavam visitas domiciliares para buscar os faltosos. Ao completar um ano de idade é encerrado o cadastro da criança.

Uma das principais orientações nesse período de acompanhamento, é o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o seis meses e complementar até os dois anos. O momento do aleitamento é mais do que nutrir a criança com o leite, é também nutri-la com amor. É um momento de construção de vínculo entre a mãe e a criança. Foi possível observar que algumas mães antes dos seis meses, já começavam a inserir outros alimentos não recomendados para a criança, ou introduziam fórmulas infantis sem necessidade. Na maioria dos casos essa conduta fazia com que a criança adquirisse sobrepeso ou desconfortos intestinais.

Quanto à prevenção carências de vitamínicas e minerais, a suplementação de vitamina A, D e ferro é iniciada a partir do 4º mês (se não estiver em aleitamento exclusivo) e a partir do 6º mês quando é iniciada a alimentação complementar.

(8)

As consultas em puericultura eram alternadas entre os profissionais da seguinte forma:

Primeira consulta: enfermeiro 1º mês: médico 2º mês: enfermeiro 3º mês: peso e altura 4º mês: médico 5º mês: peso e altura 6º mês: enfermeiro 7º mês: peso a altura 8º mês: peso e altura 9º mês: médico 10º mês: peso e altura 11º mês: peso e altura

1 ano: enfermeiro e encerramento do prá-nenê 2 anos ou mais: médico

3.2 Saúde da Mulher

As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2004). Freqüentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Por isso a importância da mulher ser um público alvo nos programas de saúde. Atualmente no PSF são oferecidos programas de controle do câncer do colo do útero e do câncer de mama, planejamento familiar e assistência pré-natal.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom (BRASIL, 13/03/2011). A detecção pode ser feita através do exame clínico das mamas e mamografia. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados (BRASIL, 13/03/2011).

(9)

O câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil (BRASIL, 2002). A realização do exame citopatológico do colo do útero (papanicolau) é uma das principais formas de detecção precoce da doença. A cura pode chegar a 100% se for diagnosticado com antecedência (BRASIL, 2002).

O planejamento familiar permite a escolha de quando ter filhos, quantos deseja ter e se não quer ter. São oferecidas informações sobre os seguintes métodos anticoncepcionais: anticoncepcional injetável mensal e trimestral, pílula oral combinada, diafragma, DIU, preservativo masculino e feminino, pílula de emergência, minipílula e anel vaginal. São distribuídos gratuitamente no posto a camisinha masculina, pílula oral combinada, minipilula, pílula de emergência e anticoncepcional injetável mensal. São feitos encaminhamentos para colocação de DIU, laqueadura tubária e vasectomia.

No caso da mulher gestante a assistência pré-natal é importante para prevenção de doença na mãe e no bebê durante a gestação como a diabetes e hipertensão gestacional (BRASIL, 2004). Durante o acompanhamento são realizados exames para detecção de doenças como: toxoplasmose, hepatite B, HIV, sífilis, infecções urinárias e diabetes gestacional. Também é feita se necessário a imunização contra o tétano e hepatite B. Todas as informações dos exames são anotadas na carteira da gestante e no prontuário. O pré-natal é uma forma das gestantes tirarem suas dúvidas da gestação e serem informadas sobre os primeiros cuidados do bebê. As gestantes de alto risco são encaminhadas para o acompanhamento no hospital, mas continuavam fazendo consultas no PSF, dessa forma garantido maior adesão ao pré-natal. As consultas no PSF são realizadas de forma alternada entre os profissionais, ou seja, se era atendida pelo enfermeiro na próxima consulta era atendida pelo médico.

3.3 Programa Nacional de Suplementação do Ferro

A anemia por deficiência de ferro é a carência nutricional mais frequente no mundo, atingindo principalmente crianças menores de dois anos e gestantes. Embora ainda não haja um levantamento nacional, estudos apontam que aproximadamente metade dos pré-escolares brasileiros sejam anêmicos, cerca de 4,8 milhões de criança com a prevalência chegando a 67,6% nas idades entre 6 e 24 meses. No caso de gestantes, estima-se uma média nacional de prevalência de anemia em torno de 30% (BRASIL, 2005).

(10)

O Programa Nacional de Suplementação do Ferro abrange tanto a saúde da criança quanto a saúde da mulher. Consiste na suplementação medicamentosa para crianças de 6 a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres até o 3º mês pós-parto. As gestantes devem ser suplementadas também com ácido fólico, pois esta vitamina tem papel importante na gênese da anemia (BRASIL, 2005). Os suplementos são oferecidos gratuitamente pelo serviço de saúde com apresentação da prescrição do médico ou enfermeiro.

Quadro1 Esquema de suplementação do ferro

População Dosagem Periodicidade Tempo de permanência Produto Crianças de 4 a 18 meses 25mg de ferro elementar 1 vez por semana Até completar 18 meses xarope de sulfato ferroso Gestantes a partir da 20ª semana 80 mg de ferro elementar 5mg de ácido fólico

Todos os dias Até o final da gestação Sulfato ferroso 109 mg Àcido Fólico 5 mg Mulheres no parto e pós-aborto 80 mg de ferro elementar

Todos os dias Até o 3º mês pós-parto e até o 3º mês pós-aborto Sulfato ferroso 109 mg 3.4 Saúde Mental

Atualmente o Ministério da Saúde (MS), busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece (BRASIL, 13/03/2011). Em consonância com a atual política do MS o PSF Cruzeiro do Sul disponibiliza um espaço para realização do grupo de saúde mental. Os usuários do grupo eram indivíduos que já usaram ou ainda fazem uso de álcool e/ou cigarro. Nessa atividade eram apresentados vídeos sobre vários assuntos relacionados a saúde mental como o uso de álcool e drogas, ansiedade, depressão, etc. O grupo possibilitava que os participantes fizessem uma reflexão dos temas apresentados em sua vida.

(11)

3.5 Doenças crônico-degenerativas (HAS DM)

As doenças do coração e dos vasos (infarto agudo do miocárdio, morte súbita, acidente vascular encefálico, edema agudo de pulmão e insuficiência renal) constituem a primeira causa de morte no Brasil (27,4%), segundo dados do MS, e desde a década de 1960 têm sido mais comuns que as doenças infecciosas e parasitárias (BRASIL, 2001). A HAS e o DM constituem os principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares, motivo pelo qual constituem agravos de saúde pública onde cerca de 60 a 80% dos casos podem ser tratados na rede básica (BRASIL,2001). A possibilidade de associação das duas doenças é da ordem de 50%, o que requer, na grande maioria dos casos, o manejo das duas patologias num mesmo paciente (BRASIL, 2001). Portanto é notável a importância de ações que atuem na prevenção e tratamento dessas duas doenças. No PSF Cruzeiro do Sul é realizado, quinzenalmente na sextas feiras, o grupo para pacientes com HAS e DM. Além da dispensação gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes mediante apresentação da prescrição médica. Durante a realização do estágio este grupo não estava sendo realizado, porque a médica responsável estava de licença.

3.5 Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 22 a R$ 200 (BRASIL, 13/03/2011). O serviço de atenção básica comprova o comprometimento do usuário com sua saúde e com a de seus dependentes através da regularidade do calendário vacinal e peso e estatura adequada para cada faixa etária. Os usuários adscritos que desejam se inscrever no programa devem comparecer no PSF. Para o cadastro, todos os componentes da família devem ser pesados e medidos. Para a avaliação periódica, realizada uma vez por mês, apenas o titular, mulheres de qualquer idade e meninos com idade abaixo de 7 anos devem comparecer. Estas verificações são registradas no mapa diário de acompanhamento do Programa Bolsa Família. Os dados são enviados semestralmente pelo PSF para o órgão responsável pelos cadastros do beneficio.

(12)

3.6 Saúde do Idoso

No Brasil a população acima dos 60 anos cresce a cada ano, chegando aos dias atuais a aproximadamente 15 milhões de pessoas e com projeção para 15% da população no ano de 2020 (IBGE, 2007). Juntamente com o envelhecimento populacional, aumenta a prevalência de doenças intimamente relacionadas à senescência como as coronariopatias, as neoplasias, a osteoporose e as demências. Visando o bem-estar dessa faixa etária o PSF oferece atividades de educação física, trabalhos artesanais, roda de conversa no horto, e passeios, por exemplo,visita ao Parque Estadual Itapuã.

(13)

Figura 2 Preparo do almoço dos idosos no Passeio no Parque Estadual Itapuã

3.7 Imunização

No PSF Cruzeiro do Sul são aplicadas vacinas de rotina do calendário da criança, adolescente, adulto e idoso. Durante a aplicação de vacinas é feita a orientação aos usuários quanto aos possíveis efeitos adversos e aprazamentos para retorno. Cada usuário tinha sua carteira de vacinação, e, caso não tivesse, era oferecida uma nova carteira. A data da aplicação da vacina, o lote e a assinatura do responsável pela administração era inserida na carteira, e no cartão espelho que permanece no posto. No caso de usuário fora de área os dados da vacina são anotados em um livro especifico para essa função. Todas as manhãs é feita a abertura da sala de vacinas, conferência da temperatura da geladeira, colocação das doses que serão utilizadas no dia na caixa térmica. No final do mês é feito o balanço dos lotes e doses aplicadas.

(14)

4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA ACADÊMICA

Durante o período de estágio a acadêmica, sob a supervisão do enfermeiro do serviço, realizou as seguintes atividades: curativos, vacinas, nebulizações, aferição de sinais vitais, medidas antropométricas, dispensação de medicamentos, coleta do exame citopatológico do útero, visita domiciliar, acolhimento, envio de malotes, recebimento e conferência de medicamentos e materiais, solicitação de exames, prescrição de medicamentos (segundo protocolo da SMS), consulta da saúde da mulher, pré-natal e puericultura.

Nos grupos de saúde mental, saúde da mulher e gestantes procurou trazer além dos temas geralmente abordados, exercícios de respiração e relaxamento. Estudos indicam que o estado de estresse libera substâncias como adrenalina e cortisol que em excesso interferem negativamente no funcionamento do organismo principalmente no sistema imunológico (LAMBERT; KINSLEY, 2006). Deixando o individuo mais propenso ao desenvolvimento de desequilíbrios na saúde física e mental. Quando o individuo para um momento para fazer um exercício de respiração e relaxamento pode modificar a sua atenção dos problemas e direcioná-la para dentro de si. É como se fizesse uma pausa para recuperar as energias perdidas desnecessariamente com as irritações do dia-a-dia.

A consulta em saúde da mulher e a coleta do citopatológico eram realizadas todas as segundas feiras à tarde. Antes da consulta era realizado o grupo de saúde da mulher no qual foram abordados os seguintes asssuntos: câncer do colo de útero, câncer de mama, métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis, e o bem-estar emocional da mulher. No grupo era realizada a explanação dos assuntos com auxílio de apresentações ilustrativas e vídeos. Na consulta da saúde da mulher realizada pelo enfermeiro eram atendidas as demandas relacionadas à anticoncepção, dúvidas e queixas relacionadas à saúde da mulher, solicitação de exames quando necessário, planejamento familiar, encaminhamento para laqueadura e colocação de DIU. O pré-natal era feito nas quintas feiras à tarde, e antes da consulta também era realizado grupo de gestantes. O grupo abrangeu assuntos relacionados ao aleitamento materno, teste do pezinho, primeiros cuidados com o bebê, alterações físicas e emocionais da mulher durante a gestação, alívio de desconfortos na gestação, técnicas de relaxamento e alongamento. As explanações eram realizadas com auxilio de vídeos e música ambiente para a realização das técnicas relaxamento.

(15)

As consultas de puericultura eram realizadas nas quartas-feiras à tarde. Na primeira consulta os recén-nascidos eram inscritos no programa prá-nenê. A acadêmica também participou de algumas oficinas para crianças no horto de plantas medicinais. O nome dessa atividade no horto é Alfabetização Ecológica. Nas oficinas foram realizadas a confecção de instrumentos musicais com elementos da natureza.

O primeiro dia de visita domiciliar foi realizado com o acompanhamento do enfermeiro, nos posteriores a acadêmica era acompanhada pelo agente de saúde. A visita domiciliar é importante no caso de pacientes que não tem condições de ir até o posto de saúde e também para a inserção do enfermeiro na realidade do usuário. A primeira visita foi de certa forma impactante, pois era um caso de um rapaz usuário de drogas que havia sido amarrado pelo pai na própria cama. No momento da visita o rapaz não estava mais contido. Foi uma situação muito delicada que não exigia somente o conhecimento técnico, mas também um bom posicionamento e discernimento do enfermeiro, para orientar de forma adequada a família sobre os cuidados com o rapaz.

No acolhimento era realizada a escuta e resolução dos casos que estivessem ao alcance das competências do enfermeiro. Também era realizada a aferição da pressão, peso, temperatura (se necessário), altura (crianças) e glicemia capilar (se necessário). Os casos que não fossem resolvidos no acolhimento eram encaminhados para a consulta médica, ou emergência.

A vivência no PSF ofereceu a oportunidade de conhecer a realidade dos usuários que muitas vezes são os mesmos que encontramos na atenção hospitalar. É possível conhecendo as condições de vida do individuo entender o que leva a adoecer ou não conseguir obter adesão a um tratamento. Isso a influência da interação do universo particular dessa pessoa e o universo maior no qual ela está inserida. O universo particular seriam suas crenças, seus hábitos, sua história. O universo maior seria o acesso á saúde, educação, questões sociais, condições dignas de trabalho. No acolhimento muitos usuários procuravam o serviço por causa de dores recorrentes muitas vezes causadas pela rotina do trabalho. Parecia que como eram considerados mão-de-obra barata não havia grande interesse das empresas na durabilidade e na qualidade de vida dessas pessoas, pois são facilmente substituídas por outras.

(16)

5 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

As atividades foram iniciadas em três de janeiro de 2011 e concluídas em 17 de março de 2011

Quadro 2 Cronograma

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

Manhã 08:00 às 12:00 Acolhimento Acolhimento VD ___ Acolhimento criança <1ano ___ Tarde 13:00 ás 17:00 Grupo saúde da mulher,coleta de CP e consulta saúde da mulher Grupo de saúde mental Consulta puericultura Grupo de gestantes e consulta pré-natal Reunião Equipe

(17)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o estágio curricular foi possível conhecer a aprender um pouco o trabalho do enfermeiro em um PSF e a dinâmica desse serviço de saúde. Esta experiência proporcionou a associação entre o conhecimento teórico e prático. Assim como um crescimento pessoal, pois além do conhecimento recebido na graduação é preciso desenvolver a sensibilidade, discernimento e maturidade para atender os usuários. O enfermeiro que atua na rede básica está na linha de frente em relação as questões sociais e pessoais que interferem na saúde. Os protocolos existem apenas para dar certa noção, mas não existem fórmulas prontas para o atendimento em saúde pública. Estamos tão próximo do usuário que não podemos negar que nem sempre ele vai ter condições de pagar a passagem, ou nem sequer um documento de identidade para realizar um exame. Mesmo que isso fuja do “script” e nem esteja no protocolo, não pode ser negado. Isso exige criatividade, discernimento e conhecimento que muitas vezes vai além da área da enfermagem e que pode se estender, por exemplo, até a área do direito. O PSF pode ser considerado uma assistência básica em saúde se considerarmos a questão de tecnologias utilizadas, mas é complexo em relação aos problemas que encontramos e que os livros não ensinaram a resolver.

Diante disso é notável a diferença que faz uma equipe na qual cada membro tem consciência do seu trabalho. A dedicação e organização dos funcionários foi bem marcante durante essa experiência. Um dos principais fatores para a criação do vínculo do usuário com o serviço é ser atendido com dignidade e respeito, e isso foi característica notável da equipe durante a realização do estágio.

O estágio curricular no PSF Cruzeiro do Sul foi uma experiência muito rica e marcante que possibilitou a acadêmica se desenvolver como enfermeira e ser humano.

(18)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

_______. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Diabetes e Hipertensão Arterial. Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes mellitus (DM): protocolo. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

________. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.

Manual operacional do Programa Nacional de Suplementação de Ferro. Brasília: Ministério da Saúde, 2005

________. Prevenção do câncer do colo do útero: manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

________. Portal da Saúde. Disponível em < http://portal.saude.gov.br/saude/>. Acesso em: 13 de mar. 2011.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em mar. 2011.

LAMBERT K, KINSLEY CH. Neurociência clínica: as bases neurobiológicas da saúde mental. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

(19)

Fluxograma de atendimento do usuário no acolhimento

USUÁRIO

Faz parte da área adscrita?

Acolhimento Verificação de TA

Peso

Glicemia capilar (se necessário)

Temperatura (se necessário) Altura (crianças) A demanda do paciente é passível de resolução no acolhimento? Verificação da ficha de prontuário ou abertura Sim Não Sim Não Consulta médica Resolução da demanda do usuário Orientação sobre unidade de saúde atuante

Referências

Documentos relacionados

Muitas mulheres procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS) apresentando queixas de calor por todo corpo, sudorese, queda da libido, dores em membros inferiores, estresse,

Sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho e a atividade física, a alimentação adequada e a adoção de hábitos de vida saudáveis contribuem para a saúde da

- preenchida por camadas alternadas de lascas de arenito caídas do teto e argila depositada por águas estagnadas...

Gestante G2P1A0 deu entrada na emergência Obstétrica no dia 05/11/2018 e relata não lembrar da data da última regra e somente realizou um Ultrassom no dia 06/09/2018 com 13

Já os sinais de certeza são a ausculta do BCF (acima de 10 semanas de gestação com Doppler) e presença de movimentos fetais sentidos pelo profissional de saúde (acima de 14 semanas

Os demais exames que trouxe apresentaram as seguintes informações: O positivo, Sorologia para toxoplasmose (IgG reagente e IgM não reagente), anti-HIV 1 e 2 não reagentes, glicemia

Já os sinais de certeza são a ausculta do BCF (acima de 10 semanas de gestação com Doppler) e presença de movimentos fetais sentidos pelo profissional de saúde (acima de 14 semanas

(A) A confirmação do Climatério poderá ser feita na Consulta de Enfermagem, através da coleta dos seguintes dados: idade da mulher com queixas clínicas sugestivas para climatério