• Nenhum resultado encontrado

Manual de pilotagem e aprendizado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de pilotagem e aprendizado"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

Paciência é mais poderosa que velocidade!

Evitar acidentes significa saber o que fazer quando um acidente acontece, quando freiar, quando acelerar, quando subir ou descer, como evitar causar o acidente e sair de tudo isso inteiro. Aprender isso pode lhe evitar muitas dores de cabeça e certamente lhe permitira ver muitas bandeiras quadriculadas ao final da corrida.

Acima de tudo, evitar acidentes deve ser mecânico. Está na sua mente que você deve evitar os acidentes e ter presença de espírito para saber o que fazer quando eles ocorrem. Quando você vai para a escola ou trabalho, raramente você pensa em acidentes, mas em corrida multiplayer eles ocorrem com bastante freqüência. Portanto, você deve antecipar este momento e pilotar como se fosse ter um pille up na próxima curva. Estar freiando “mentalmente” significa que você já esteja esperando o acidente e conseqüentemente responderá mais rapidamente quando ele ocorrer e você estiver com aceleração máxima.

Desviando de acidentes à frente!

Quando ocorre um mega acidente à frente, seu objetivo deve ser “sobreviver”. Esqueça todo o resto, esqueça da corrida, pois se seu carro se arrebentar estará tudo acabado.

O primeiro instinto para os novatos (veteranos que fazem isso, continuam sendo novatos a despeito do tempo que correm) é: Grande acidente à frente, todos os carros estão diminuindo. OBA!!! Vou ganhar facilmente umas 5 posições.

Dirigir por dentro de uma nuvem de fumaça é como jogar roleta russa; não vale a pena. Quando você enxergar uma nuvem de fumaça, freie, é sua única opção. A única situação onde você deve pisar no acelerador é quando o espaço a sua frente esta se fechando com carros batidos e você percebe que existe tempo para passar antes que a pista seja totalmente bloqueada. Porém seu primeiro instinto deve ser SEMPRE freiar e então ver quais são as suas opções e então reagir. Reagir pode significar continuar freiando, mudar de linha para cima ou para baixo, sair para a pista de rodagem ou em raríssimas vezes acelerar e passar antes que mundo desabe sobre sua cabeça.

Em trafego pesado você deve ter em sua mente que um acidente vai acontecer a qualquer momento, principalmente se forem as voltas finais, onde todos estão lutando por milésimos de segundos numa corrida acirrada. É uma vantagem inestimável poder ver o acidente antes que ele aconteça. Pode ser que você veja o carro que estava fazendo uma ultrapassagem começar a espalhar para cima do outro e perceber o acidente antes mesmo do toque entre eles, com isso você já começa a reação antes do acidente ocorrer, e quando ele realmente acontecer, você já estará com velocidade menor e com mais chances de se livrar da sujeira. Com tempo, apenas vendo como um carro entra na curva (balançando, tocando a rodagem, muito aberto, muito fechado, muito rápido, etc.), você poderá predizer as chances de um acidente. Vendo dois carros disputando posição agressivamente por várias voltas, você já deve se manter cauteloso e ficar pronto para reagir, pois as chances de acidentes são grandes.

Nas largadas e relargadas, onde os carros estão muito próximos, com pneus frios e em 2 wide, as chances de acidentes são grandes. E uma bandeira amarela trás outra bandeira amarela, por que os carros se juntam novamente em 2 wide com pneus frios. Esta é uma das situações onde você deve estar freiando mentalmente e esperando um acidente à frente.

(3)

Evitando causar acidentes!

“Não pergunte quem foi o causador do acidente, mas sim o que você poderia ter feito para evitá-lo”.

Quando dois carros se acidentam, geralmente começa uma discussão para saber quem foi o culpado. Faça o que você tiver que fazer para ficar de fora disso, mesmo que você não tenha feito nada de errado. A diretoria se encarregará disso.

Mantenha sua linha: Nós vemos isso diariamente, um piloto vai ultrapassar e coloca por dentro com muita velocidade e atrasa demais a freiada, então ele espalha e manda o carro que ele estava ultrapassando para o muro, seguido de um lacônico “Sorry”.

A motivo pelo qual “espalhamos” tanto na pista nestas situações é simplesmente por que nós vemos uma pista muito larga. O problema é que, como carro da linha inferior, nós podemos usar apenas cerca de 1/8 de pista. Um truque para lhe ajudar a manter a linha inferior é imaginar que a pista tem a largura de apenas a porção que seu carro ocupa (sua linha). Em outras palavras, esqueça toda a pista e imagine que o muro está a poucos metros do seu lado, sendo impossível subir mais. Fazendo isso, você acionará os freios um pouco mais cedo e conseguirá manter a linha. Não existe pista além da linha interna, ponto. Fazendo isso, você se forçará a manter a linha, pois em sua mente, não existe outra opção. Acredite-nos, o carro da linha de fora será só elogios para sua pilotagem quando a corrida terminar.

Deixar espaço entre o outro carro é uma atitude muito inteligente. Se alguém está lhe passando numa curva, dê-lhe alguma margem de erro, para caso ele espalhar um pouco você não seja atingido. Também leve em consideração quem é o piloto que está lhe passando; se você nunca ouviu falar dele ou sabe que ele se envolve em muitos acidentes, dê-lhe um pouco mais de espaço; mas se é alguém com quem você sabe que pode manter um 2 wide por 10 voltas, bem, divirtam-se.

Se você está 10 voltas atrás, facilite a ultrapassagem dos líderes; você não poder absolutamente nada com isso e eles não te acertarão tentando passar. Da mesma forma, se você estiver disputando posição com algum piloto e ele tirou 3 segundos de sua vantagem rapidamente, provavelmente ele estará bem mais rápido que você, então não dificulte as coisas aumentando o risco de acidentes.

Se você estiver com pneus desgastados e alguém com pneus novos se aproximar rapidamente, facilite a ultrapassagem, pois será inevitável.

Um ótimo treinamento para aprender a evitar acidentes, é entrar em corridas abertas com full grid. Preferencialmente em Bristol, onde você será obrigado a desviar de 2 ou 3 acidentes a cada volta. Quando mais acostumado com estas situações, mais alerta você estará pilotando nas pistas e acabará sabendo o que fazer meio que por “instinto” quando os problemas acontecerem.

Eu os vejo rodando, mas para onde eles vão?

Saber para onde um carro que rodou está indo, é muito importante. Ser capaz de adivinhar para onde eles estão indo antes que eles cheguem lá, pode lhe salvar inúmeras vezes.

Se o acidente ocorre na entra ou meio da curva, as chances de que eles vão para o muro é muito grande, então imediatamente você sabe que deve se manter na linha de baixo. Mas se você estiver muito longe, pode ser que eles tenham tempo de deslizar para baixo depois, especialmente em pistas com curvas muito inclinadas como Dover, e então você deve ir para a linha de cima. Se a segunda situação ocorre, você ainda deverá estar mais lento e conseqüentemente com maior controle sobre o carro para passar pelo acidente.

(4)

Você está em um 2 wide e é o carro da linha de cima. Mais à frente você vê vários carros lutando por posições. Você deve estar mentalmente preparado para um acidente, já que existe uma boa chance de que ele ocorra.

Sem dúvida houve contato; a fumaça não deixa margem a dúvidas. Aparentemente existem vários carros envolvidos. A primeira coisa a fazer é tirar o pé do acelerador. Agora, além de freiar você pode virar o volante para sair fora do problema? Bem, tem uma parede à sua direita, e estando na linha de cima, você deve ter uma fila de carros abaixo. Você NÃO pode ziguezaguear, e terá que esperar até que a pista clareie, então pise nos freios.

Entrando em uma nuvem de fumaça como esta você sabe que existem vários carros acidentedos, ainda não pode descer para a linha de baixo e deve continuar nos freios .

Finalmente uma luz se abre. O carro que estava no muro se mantém lá, o que estava no meio, obviamente estava apontando para o muro também, o carro verde a frente teve que freiar fortemente para evitar a batida, e se ele não vai a lugar algum, você também não vai. Portanto, continue nos freios.

Aparentemente os carros que rodaram ficam no muro, está começando a ficar mais seguro e começar a acelerar para deixá-los para trás parece ser uma boa opção. Não se preocupe com os 5 ou 6 carros que te passaram pela esquerda neste incidente; o importante é que você conseguiu sair inteiro. É isso que importa e é melhor do que se envolver no acidente e todo o grid te passar.

Livre, agora você pode acelerar fundo e continuar sua corrida.

(5)

O que fazer se você é o carro da linha de baixo?

Este é o mesmo acidente, mas agora mas agora da perspectiva do carro que estava na linha de baixo. Novamente você vê a fumaça. Primeira coisa a fazer é BRECAR.

os nos 1

ente

bviamente, parece que a linha interna foi a

endo que os carros a nossa frente parecem estar

k, agora você pode acelerar com vontade Enquanto o freio está sendo acionado, tentam agora ver através da fumaça e decidir: a) quantos carros estão rodando e b) para onde eles estão indo. Pela fumaça, você pode perceber que pelo me carro está indo para o muro; conseqüentem vamos querer permanecer na linha interna.

O

escolha certa, MANTENHA os freios acionados, por que com toda esta fumaça sabemos que algum carro pode estar vindo em nossa direção.

V

inteiros e que a fumaça está mais para a direita, aparentemente podemos começar a acelerar levemente.

O

novamente. Algumas vezes você precisa ver como os outros estão reagindo para pode reagir também. Os carros a sua frente que também estavam na linha interna, provavelmente não precisaram pisar forte no freio, por que eles viram o acidente acontecer quase ao lado e sabiam para onde os carros estavam indo, ao contrário de quando você

Referências

Documentos relacionados

A investigação sobre a percepção e a experiência de homens e médicos sobre compartilhar a decisão para o rastreamento do câncer de próstata demonstrou que, embora seja

Este trabalho estudou, através de pesquisa de campo, associada com uma metodologia de cálculo de Índices de Estado Trófico Modificado, as condições ambientais do Reservatório

Solu¸c˜oes unit´arias regulares de um conjunto alg´ebrico s˜ao associados com se¸c˜oes regulares do subfibrado esf´erico associado... Vamos seguir o mesmo

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

As linguagens de programação são ambientes e programas que permitem a elaboração de As linguagens de programação são ambientes e programas que permitem a

Em seguida, a mesma deverá classificar (organizar os problemas em grupos por familiaridade de origem, de público envolvido...), quantificar (dar valor para cada um dos problemas

Ao final, o Conselho Fiscal, tendo acompanhado a evolução dos estudos acerca da reestruturação societária da Celesc imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL

Nesta sessão, discutiremos como as duas regiões podem explorar essas lacunas comerciais para impulsionar os níveis de comércio e investimento. Miguel Vargas