• Nenhum resultado encontrado

TEORIA GLOBAL DE FOLHEAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES HOLOMORFAS SINGULARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEORIA GLOBAL DE FOLHEAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES HOLOMORFAS SINGULARES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

HOLOMORFAS SINGULARES

MAURÍCIO BARROS CORRÊA JÚNIOR

PROJETO DE PESQUISA E PLANO DE TRABALHO

(2)

Contents

1. Introdução 3

2. Resíduos e localização de classes características de folheações holomorfas 3

2.1. Objetivos 3

2.2. Justificativa e relevância 3

2.3. Resíduos de folheações holomorfas hermitianas 4 2.4. Resíduos de flags de folheações holomorfas 4 2.5. Resíduos de Baum-Bott via resíduos de Coleff-Herrera 5

2.6. Resíduos de folheações logarítmicas 5

2.7. Localização de classes características para Lie Algebroids Holomorfos 6

3. Distribuições holomorfas não-integráveis 6

3.1. Objetivo 6

3.2. Justificativa e relevância 6

3.3. Classificação de distribuições em espaços projetivos 7

3.4. Distribuições Fano 7

3.5. Objetivo 7

3.6. Justificativa e relevância 8

3.7. Distribuições com feixe tangente localmente livre 8

3.8. Objetivo 8

3.9. Justificativa e relevância 8

4. Caracterização de fibrados de co-Higgs 8

4.1. Objetivo 8

4.2. Justificativa e relevância 8

(3)

1. Introdução

O projeto terá como áreas temáticas Geometria algébrica, Geometria complexa e teoria geométrica de folheações. A principal linha de pesquisa é o estudo da geometria global das folheações e distribuições holomorfas e suas interações com geometria complexa.

2. Resíduos e localização de classes características de folheações holomorfas

2.1. Objetivos. Encontrar resultados sobre existência de resíduos e localização de classes características para classes especiais de folheações holomorfas singulares em variedades complexas, com o intuito de obter informações sobre o comportamento geométrica das mesmas.

2.2. Justificativa e relevância. O Teorema de Gauss-Bonnet para superfícies é um dos teoremas mais importante da matemática, dando uma conexão entre a geometria diferencial e topologia. Por outro lado, tal teorema é equivalente ao teorema de Poincaré-Hopf para campos de vetores sobre superfícies. Tais resulta-dos constituem parte importante resulta-dos primórdios da teoria de obstrução e classes características. Em [34] S.S Chern provou uma generalização do teorema de Gauss-Bonnet para variedades riemannianas, dando portanto uma obstrução topológica para a existência de campos de vetores sem singularidades. O teorema de Chern possui diversas generalizações dentre essas é importante mencionar o Teorema do índice de Atiyah-Singer e Teorema de resíduos de Baum-Bott, sendo este último a inspiração para este projeto pesquisa.

A seguir, faremos um breve comentário sobre essas generalizações. Teorema do índice de Atiyah-Singer :

M. Atiyah e I. Singer em [5] obteram na década de sessenta do século passado o chamado teorema do índice de Atiyah-Singer que diz que o índice de operadores elíp-ticos é determinados por certas classes características da variedade. Estas classes são invariantes topológicos de fibrados vetoriais em que o operador elíptico age na classe de holomogia do símbolo principal do operador. Além disso, eles provaram que para entender o problema do índice para um operador elíptico arbitrário é sufi-ciente entender tal problema para uma classe muito especial de operadores elípticos de primeira ordem, conhecidos como operadores elípticos do tipo Dirac. O teorema do índice para esses operadores contém como casos particulares o teorema de Gauss-Bonnet, dentre outros tais como: Teorema de assinatura de Hirzebruch e o Teorema de Hirzebruch-Riemann-Roch [47]. Vale a pena mencionar que o teorema do índice de Atiyah-Singer tem consequências profundas nos fundamentos e desenvolvimento da teoria das cordas e mecânica quântica supersimétrica. A relação entre mecânica quântica supersimétrica e o teorema do índice foi proposto originalmente em [72] pelo conceituado físico matemático Edward Witten.

(4)

Para uma classe especial de variedades complexas, chamadas variedades Kähler, os campos holomorfos globais (mesmo singulares) são raros. Porém campos mero-romorfos são abundantes. Seguindo Chern, em [8] P. Baum e R. Bott provaram um teorema do tipo Gauss-Bonnet para campos meromorfos e em [9] exibiram uma generalização deste resultado para folheações holomorfas singulares, de dimensão arbitraria, em variedades complexas. Tais resultados são hoje conhecidos como Teorema de resíduos de Baum-Bott. Essencialmente, o teorema diz que as classes características do feixe normal da folheação se localizam no conjunto singular da mesma. Outro resultado dessa natureza é o chamado Teorema de Camacho-Sad [30] [53] que diz que sobre uma subvariedade invariante por uma folheação (uma variedade saturada pelas folhas da folheação) as classes características do seu fi-brado normal se localizam na sua interseção com o conjunto singular da folheação. Tambem existem versoes desses teoremas de residuos para variedades singulares [6]. Recentemente mostramos em [27] uma versão intrinseca do teorema de Baum-Bott para orbifolds complexas.

Esta parte do projeto será composta por cinco subprojetos: 1- Resíduos de folheações holomorfas hermitianas. 2- Resíduos de flags de folheações holomorfas.

3- Resíduos de Baum-Bott via resíduos de Coleff-Herrera. 4- Resíduos de folheações logarítmicas.

5- Localização de classes características para Lie Algebroids Holomorfos 2.3. Resíduos de folheações holomorfas hermitianas. Seja F uma folheação holomorfa sobre uma variedade complexa M. Dizemnos que F é hermitiana se existe uma métrica hermitiana h ; i definida no fibrado normal NM {Sing(F)} de

F (fora do seu conjunto singular) tal que

Xh s; ti = h rXs; ti

para todo X germe de campo holomorfo tangente a F , para todo s e t germes de seções NM {Sing(F)}, onde r denota a conexão de Bott de NM {Sing(F)}.

As classes characterísticas de Bott-Chern são classes de cohomologia que refi-nam as classes de Chern e detectam a compatibilidade com métricas hermitinas. O objetivo é o estudo conciso de classes de Bott-Chern do feixe normal de fol-heações hermitinas em variedades não necessariamente Kählerianas. A espectativa é a potencial aplicação no estudo da classificação de folheações em superficies não-Kählerianas iniciada por Marco Brunella em [10], [13] e [14].

2.4. Resíduos de flags de folheações holomorfas. Um flag de folheações holo-morfas é uma sequencia de folheações F1⇢ F2⇢ · · · ⇢ Fs⇢ T M. Nosso intuito

será encontrar um teorema de resíduos do tipo Baum-Bott para flags de folheações holomorfas singulares e um teorema do tipo Camacho-Sad [30] para subvariedades invariantes por tais flags. O conceito de flag de folheações não singulares surgiu em 1975 em [37], onde B.L. Feigin investiga a obstrução para a existencia de frags de distribuições homotopicamentes integráveis. Recentemente, R. Mol em [57] estudou o comportamento das singularidades de flags de folheações holomorfas singulares e suas variedades polares.

Uma conjectura devido a Marco Brunella prediz que uma folheação de dimensão dois sobre o espaço projetivo complexo de dimensão três ou possui uma superfície algébrica invariante ou é um flag de folheações holomorfas, onde neste caso sua

(5)

subfolheação de dimensão um é por folhas algébricas. Acreditamos que um teo-rema de resíduos para flag de folheações possa dar importantes informações sobre a existencia de tais estruturas.

No trabalho, em andamento , com a colaboração com F. Lourenço e J-P. Bras-selet [7] encontramos alguns resultados parciais. Exibimos os resíduos no caso de subfolheações de dimensão um de uma folheação de codimensão um.

2.5. Resíduos de Baum-Bott via resíduos de Coleff-Herrera. Os resíduos de Baum-Bott para folheações de dimensão um e conjunto singular de dimensão zero são expressos em termos dos resíduos de Grothendieck [9]. Porém, sabe-se pouco como expressar tais resíduos para folheações em dimensões arbitrárias e com conjunto singular de dimensão qualquer . Apenas para um tipo de singularidades genéricas, conhecidas como do tipo Baum-Kupka, conhece-se uma expressão dos resíduos de Baum-Bott, veja [9].

Considere uma folheação F de dimensão k sobre uma variedade complexa X de dimensão n. Suponha que o conjunto singular de F é uma interseção completa local reduzida , ou seja, dado localmente Z = {f1 = · · · = fp}, onde f1, . . . , fp

são germes de funções holomorfas. O residuo de Coleff-Herrera [35] associado a (f1, . . . , fp)(que coincide com o residuo de Grothendieck quando n = p) é a (n p)

corrente residual @  1 f1 ^ · · · ^ @  1 fp .

O objetivo principal deste subprojeto será expressar os residuos de Baum-Bott de folheações em termos de resíduos de Coleff-Herrera .

2.6. Resíduos de folheações logarítmicas. Baum e Bott desenvolvem a teoria de residuos de singularidades de uma folheação holomorfa F sobre uma variedade complexa X, relacionando a soma tais resíduos com as classes características do feixe normal da folheação quando X é compacta. Uma questão emerge natural-mente: se X é não compacta como expressar a soma dos resíduos de Baum-Bott em termos das classes características do feixe normal da folheação?

Para dar uma resposta satisfatória para tal questão podemos considerar o caso não compacto no sentido de Iitaka [49], ou seja, consideramos variedades que podem ser compactificadas com a adição de um divisor. Este é o caso de variedades quase-projetivas. Deixaremos isto mais claro como segue.

Um divisor D sobre uma variedade complexa ¯Xé dito ter singularidades do tipo cruzamento normal se para todo ponto x 2 X existe um sistema de coordenadas z1, . . . , zn e um número k 2 {0, . . . n} tal que numa vizinhança de x o divisor D é

dado pelo conjunto de zeros da função holomorfa ⇧k i=1zi.

Seja D é um divisor efetivo numa variedade complexa compacta ¯X. Então o feixe ⌦1(log D) de 1-formas logaritmicas com respeito a D é definido como o subfeixe

do feixe de 1-formas meromorfas em ¯X que é localmente gerado por df/f, onde f é uma seção de OX¯(D). Este feixe é localmente livre se D tem singularidades do

tipo cruzamento normal. De fato, se D = {z1· · · zd = 0}, então ⌦1(log D) é

local-mente livre e gerado por dz1/z1, . . . , dzd/zd, dzd+1, . . . , dzn. O dual de ⌦1(log D)é

chamado feixe tangente logaritmico TX¯( log D). Uma folheação F em ¯X é dita

do tipo logaritmica se seu feixe tangente é um subfeixe de TX¯( log D). A descrição

dos residuos de F em termos de D é uma boa alternativa para uma abordagem que responda a questão sobre resíduos de folheações em variedade não compactas.

(6)

Seja X = ¯X D. Uma das principais motivações para este projeto é a seguinte fórmula [2] devido a P. Aluffi

(1) cSM(11X) = c(TX¯( log D))\ [ ¯X],

onde o lado esquerdo é a classe de Chern-Schwartz-MacPherson class da subvar-iedade aberta X e o lado direito é a classe de Chern total TX¯( log D).

O objetivo é encontrar um teorema que expresse a soma dos resíduos de Baum-Bott de uma folheação numa variedade complexa não compacta em termo das classes características de sua compactificação e do divisor D. Considere X = ¯X D, onde ¯Xé uma variedade projetiva e D é um divisor reduzido. Se F é uma folheação do tipo logaritmica em ¯X, queremos encontrar condições para que seja verdadeira a igualdade

cSM(NF|X) = c(TX¯( log D)/F ).

2.7. Localização de classes características para Lie Algebroids Holomor-fos. Bruzzo e Rubtsov em [16] provam um teorema de localização de classes carac-terísticas para fibrados equinvariantes munido de uma ação com singularidades isol-das, generalizando os teoremas de localização de Baum-Bott, Carrell-Liebermann, Feng-Ma. Neste trabalho, surge um Lie algebroide chamado Atiyah algebroid as-sociado a um fibrado.

Alguns Lie Algebroides holomorfos já apareceram na literatura. Por exemplo, no trabalho de Abate-Bracci-Tovena nas generalizações do Camacho-Sad [1].

A ideia será usar a estratégia de localização de classes características de Lehmann-Suwam, entretanto via cohomologia induzida pelo Lie Algebroide.

O objetivo será fornecer uma teoria geral de localização de classes característi-cas para lie algebroides holomorfos. Com esta abordagem geral de localização de classes características de Lie Algebroid obtemos varias aplicações e generalizações de importantes resultados . Como por exemplo, generalizações para teoremas de localização:

• de Baum-Bott, de Feng-Ma • de Carrell-Liebermann,

• Generalização do Camacho-Sad: de Lehmann-Suwa

e de Abate-Bracci-Tovena (para mapas holomorfos com subvariedades de pontos fixos)

• U. Bruzzo, L. Cirio, P. Rossi e V. Rubtsov

Além disso tal teoria de resíduos tem potenciais aplicações ao estudo de estruturas de Poisson holomorfas singulares. Isso tem sido considerado por B. Pym em [62] .

3. Distribuições holomorfas não-integráveis

3.1. Objetivo. Classificar distribuições não integráveis em variedades projetivas compactas.

3.2. Justificativa e relevância. Seja ! uma 1-forma holomorfa não-integrável e não singular em Cn. Definimos a classe de ! como o menor inteiro k tal que

!^ (d!)k

6= 0, ! ^ (d!)k+1= 0.

Também definimos o inteiro s por

(7)

Temos duas possibilidades ou k = s ou k = s + 1. No primeiro caso dizemos que a classe é par e no segundo dizemos que é ímpar. Seja ! é um germe de 1-forma holomorfa em Cn com !(0) = 0. Dizemos que 0 2 Cn é uma singularidade do tipo

Kupka para ! se (d!)k(0)6= 0.

Uma distribuição de codimensão um e classe k numa variedade complexa X é uma distribuição induzida por uma 1-forma holomorfa torcida ! 2 H0(X, ⌦1

X⌦ L),

onde L é um fibrado em retas, e com classe genérica k. Distribuições não-sigulares em variedades projeticas e com classe máxima são chamadas de distribuições de con-tato. Esse tipo de distribuições tenho sido estudado por Demailly [36] e Kebekus-Peternell-Sommese-Wisniewski [44].

3.3. Classificação de distribuições em espaços projetivos. A primeira parte será estudar o caso de distribuições não singulares em espaços projetivos complexos. Vejamos um exemplo.

Example 1. Seja F a distribuição não-integrável em Pn, de grau d, dada em

coordenadas homogêneas por

! =

k

X

i=1

(fidfi+k fi+kdfi)

tal que df1^ · · · ^ df2k(z)6= 0 . Portanto, podemos escrever localmente

! =

k

X

i=1

(xidxi+k xi+kdxi).

Neste caso, dizemos que ! tem um conjunto de Kupka do tipo contato. Recentemente em [25] provamos o seguinte resultado.

Theorem 3.1 (Corrêa-Calvo Andrade-Fernandez). Seja F uma distribuição não integrável em Pn de classe igual a k. Suponha que o conjunto singular de F é um

conjunto de Kupka do tipo contato e interseção completa de codimensão pura 2k. Então F é induzida, em coordenadas homogêneas, por uma 1-forma do tipo

k

X

i=1

(fidfi+k fi+kdfi).

Este resultado motiva o objetivo desta parte do projeto que será provar a seguinte conjectura.

Conjectura 1. Seja F uma distribuição não integrável em Pn de classe igual a k

e que cod[Sing(! ^ (d!)k)] 2. Então F é induzida, em coordenadas homogêneas,

por uma 1-forma do tipo

k

X

i=1

(difidfi+k di+kfi+kdfi),

onde dr denota o grau de fr.

3.4. Distribuições Fano.

3.5. Objetivo. Estamos interessados na classificação de distribuições de codimen-são um não integraveis e com fibrado anti-canônico KF amplo.

(8)

3.6. Justificativa e relevância. Considere uma folheação F ( TX numa

var-iedade complexa X e KF = c1(F )seu fibrado canonico. Os aspectos numéricos

de KF refletem a geometria da folheação F assim como no caso ordinário (X, KX).

No caso em que a variedade tem dimensão dois existe uma classificação birracional ( veja [12] ). Recentemente , Loray, Pereira and Touzet investigaram folheações de comdimensão 1 fcom K ⌘ 0 in [61].

C. Araujo e E. Druel estudaram as chamadas Folheações Fano em variedades projetivas. Estas são folheações F ( TX cuja a classe anti-canônica KF é

ampla. No caso em que a dimensão de F é igual a um, Wahl mostrou em [64] que (X, F )' Pn, O

Pn(1) . C. Araujo e E. Druel em [3] e [4] classificaram folheações

Fano com com índices altos, clamadas del Pezzo e Mukai. 3.7. Distribuições com feixe tangente localmente livre.

3.8. Objetivo. Classificação de folheações em P3 com feixe tangente localmente

livre.

3.9. Justificativa e relevância. L. Giraldo and A. J. Pan-Collantes mostraram em [45] que o feixe tangente de uma folheacão de dimensão 2 em P3e decomponivel

se e somente se seu esquema singular é arithmetically Cohen Macaulay (ACM). Recentemente mostramos que:

Theorem 3.2. Seja distribuição localmente livre de codimensão um em Pn tal que

seu esquema singular tem codimensão pura igual a dois. Então F é decomponível se, e somente se, é arithmetically Cohen–Macaulay.

Além disso, no trabalho em colaboracão com C. Araujo [18], mostramos que esse tipo distribuições são unicamente determinadas pelo seu esquema singular.

Estamos interessados na classificação de distribuições singulares de codimensão um em P3com tangente indecomponivel. Mais precisamente , estamos interessados

na classificação de distribuições com tangente estáveis.

4. Caracterização de fibrados de co-Higgs

4.1. Objetivo. Caracterizar fibrados de co-Higgs, nilpotentes e semi-estáveis cujo posto é igual a dimensão da variedade.

4.2. Justificativa e relevância. Uma estrutura complexa generalizada numa var-iedade real X de dimensão 2n, como definida por Hitchin [41], é um subfibrado isotropico de posto 2n de E0,1

⇢ (TX TX⇤)Ctal que

i) E0,1 E0,1 = (T

X TX⇤)C

ii) C1(E0,1)é fechado pelo colchete de Courant.

Sobre uma variedade complexa generalizada M. Gualtieri em [38] introduziu o con-ceito de fibrado holomorfo generalizado. Mais precisamente, um fibrado holomorfo generalizado é um fibrado vetorial complexo E munido de um operador diferencial D : C1(E ) ! C1(E ⌦ E0,1) tal que para toda funcao diferencialvel f e toda

seção s 2 C1(E )valem:

i) D(fs) = @(fs) + fD(s) ii) D2= 0.

(9)

Suponha que X é uma variedade complexa. Considerando sua estrutura complexa ordinaria e operador induzido D = @ + , onde

@ : C1(E ) ! C1(E ⌦ T⇤ X)

e

: C1(E ) ! C1(E ⌦ TX).

O anulamento D2= 0significa que @2= 0, @ = 0 e ^ = 0. A equação @2= 0 implica que E é de fato holomorfo. por outro lado, @ = 0implica que é uma seção holomorfa global

2 H0(X, End(E )⌦ TX)

satisfazendo a condição ^ = 0.

Um feixe de co-Higgs sheaf sobre uma variedade complexa X é um feixe E junto com uma seção 2 H0(X, End(E )

⌦ TX)(chamada de Higgs fields) satisfazendo

^ = 0. Isto é uma adaptação do conceito fibrados de Higgs de de Simpson [69] [70], porém trocando o cotangente pelo tangente. Dizemos que (E , ) é semi-estável se vale a condição de semi-estabilidade no sentido de Munford-Takemoto para todo subfeixe livre de torção invariante por .

Propriedades gerais de fibrados de co-Higgs foram estudadas por Hitchin em [48], onde foi investigado a relação entre geometria complexa generalizada e B-field symmetry. Veja os artigos [39], [43] e [71] sobre essa relação com fisica matematica. Hitchin observou que não existem fibrados de co-higgs estáveis sobre curvas de g > 1. S. Rayan mostrou em [65] a não existência de fibrados de co-higgs estáveis em superfícies K3 e do tipo geral.

Recentemente, mostramos um resultado mais preciso que de Rayan:

Theorem 4.1. [23] Seja (E , ) um fibrado de co-Higgs de posto dois sobre uma superfície Kähler compacta X com 2 H0(X, End(E )

⌦ TX) nilpotente. Se E é

semi-estável então , a menos de recobrimento étale, valem: i) X é uniregrada;

ii) X é um toro e (E , ) é estritamente semi-estável;

iii) X é uma superfície propriamente elliptica e (E , ) é estritamente semi-estável.

References

[1] M. Abate, F. Bracci, F. Tovena, Index theorems for holomorphic maps and foliations. Indiana Univ. Math. J.57 (2008), no. 7, 2999-3048.

[2] P. Aluffi. Differential forms with logarithmic poles and Chern-Schwartz-MacPherson classes of singular varieties. C. R. Acad. Sci. Paris Ser. I Math.,329(7):619-624, 199.

[3] Carolina Araujo and Stéphane Druel, Codimension one Mukai foliations on complex projec-tive manifolds, J. Reine Angew. Math. to appear. 2014.

[4] , On Fano foliations, Adv. Math.238 (2013), 70–118.

[5] M. Atiyah, I. Singer, The index of eliptic Operators on Compact Manifolds. , Bull. Amer. Math. Soc. 69: 322-433, 1963.

[6] J.-P. Brasselet, J. Seade and T. Suwa, Vector Fields on Singular Varieties, Lecture Notes in Math. 1987, Springer-Verlag, 2009.

[7] J-P. Brasselet; M. Corrêa ; F. Lourenço, Characteristic classes and residues for holomorphic subfoliations. 2015. Em preparacao.

[8] P. Baum R. Bott, On the zeros of meromorphic vector fields, Essays on Topology and Related Topics, Springer-Verlag, New York, 1970, 29-47.

[9] P. Baum, R. Bott, Singularities of Holomorphic Foliations, Jour. of Diff. Geom.7, (1972), 279–342.

(10)

[10] M. Brunella, A characterization of Inoue surfaces, pre-print, arXiv:1011.2035.

[11] F. Bogomolov and M. McQuillan, Rational curves on foliated varieties, IHES preprint, 2001. [12] M. Brunella, Birational geometry of foliations, IMPA Mathematical Publications, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, 2004. MR 2114696 (2005k:32037) [13] M. Brunella, Nonalgebraic compactification of quotient of the cylinder, pre-print,

arXiv:1106.6230.

[14] M. Brunella, Locally conformally Kähler metrics on some non-Kählerian surfaces, Math. Ann. 346 (2010), 629-639.

[15] Bryant R.L., Chern S.S., Gardner R.B., Goldschmidt H.L., Griffiths P.A., Exterior differential systems, Mathematical Sciences Research Institute Publications, Vol. 18, Springer-Verlag, New York, 1991.

[16] Bruzzo, Ugo ; Rubtsov, Vladimir On localization in holomorphic equivariant cohomology. Cent. Eur. J. Math.10 (2012), no. 4, 1442-1454.

[17] Brunella, M.: Sur les feullietages de l’espace projectif ayant une composante de Kupka. Enseign. Math. 2,55, no. 3–4, (2009), 227–234.

[18] M. Corrêa Jr ;C. Araujo. On degeneracy scheme of maps of vector bundles and application to holomorphic foliations, Mathematische Zeitschrift , v 276 , issue 1-2, pp. 505-515, 2013. [19] Calvo–Andrade, O: Foliations with a Kupka Component on Algebraic Manifolds. Bull. of the

Brazilian Math. Soc.30 No. 2, (1999), 183–197.

[20] Calvo–Andrade, O: Foliations with a radial Kupka set on projective spaces. Available in arXiv:1309.3298. (2008).

[21] Calvo–Andrade, O., Soares, M.: Chern numbers of a Kupka component. Ann. Inst. Fourier 44, (1994), 1219–1236,

[22] Calvo-Andrade, O. Cerveau, D., Giraldo, L., Lins, A.: Irreducible components of the space of foliations associated with the Affine Lie Algebra. Ergodic Theory and Dyn. Sist.24 (2004), 987–1014.

[23] M. Corrêa ; Rank two nilpotent co-Higgs sheaves on complex surfaces, Preprint arxiv.org:1501.06045v1., 2015 .

[24] M. Corrêa, T. Fassarella, On the order of the automorphism group of foliations, Mathema-tische Nachrichten , 287, No 16, 1795-1803, 2014.

[25] M. Corrêa ; A. Fernandez-Perez; O. Calvo-Andrade, Higher codimensional holomorphic foli-ations with a Kupka set. Preprint arxiv.org: 1408.7020v1. 2014.

[26] M. Corrêa Jr ; M. Jardim ; R. Vidal . On the Singular scheme of split foliations, Indiana University Mathematics Journal, 2015.

[27] M. Corrêa ; A. M. Rodríguez; M. G. Soares. A Bott type residues formula for complex orbifolds. International Mathematics Reserch Notices, 2015

[28] M. Corrêa Jr ; M. G. Soares .Inequalities for characteristic numbers of flags of distributions and foliations, International Journal of Mathematics. v 24, 2013.

[29] Cerveau, D., Lins, A.: Codimension one Foliations in CPn, n 3, with Kupka components.

in Complex Analytic Methods in Dynamical Systems. C. Camacho, A. Lins, R. Moussu, P. Sad. Eds. Astérisque222, (1994), 93–133.

[30] C. Camacho P. Sad, Invariant varieties through singularities of holomorphic vector fields, Ann. of Math. 115(1982), 579-595.

[31] A. Campillo, J. Olivares, Polarity with respecto to a foliation and Cayley-Bacharach Theo-rems, J. reine angew. Math. 534 (2001), 95-118.

[32] A. Campillo, J. Olivares, On sections with isolated singularities of twisted bundles and ap-plications to foliations by curves. Math. Res. Lett.10, (2003) 651-658

[33] D. Cerveau and A. Lins Neto, Codimension one foliations in Pn, n 3, with Kupka

compo-nents, Astérisque 222 (1994), 93-133

[34] S.S. Chern, A simple intrinsic proof of the Gauss-Bonnet formula for closed Riemannian manifolds, Ann. Math. 45 (1944), 747-752.

[35] N.R. Coleff, M. E. Herrera: Les courants rèsiduels associés à une forme meromorphe, Lecture Notes in Mathematics, 633, Springer, Berlin, 1978.

[36] J-P, Demailly. On the frobenius integrability of certain holomorphic p-forms, in Complex geometry , Springer, Berlin, 2002, pp. 93-98.

[37] B.L. Feigin, Characteristic classes of flags of foliations. Functional Anal. Appl., 9 (1975), 312-317.

(11)

[38] M Gualtieri , Generalized complex geometry, Ann. of Math.(2), 2011 arXiv:math/0401221v1. DPhil thesis, University of Oxford.

[39] S. Gukov, E. Witten , Branes and quantization. Adv. Theor. Math. Phys. 13, 5 (2009), 1445-1518.

[40] N. Hitchin, Generalized holomorphic bundles and the B-field action, J. Geom. and Phys. 61 (2011), no. 1, 352-362.

[41] N. Hitchin, Generalized Calabi-Yau manifolds. Q.J.Math. 54,3(2003),281-308.

[42] N. Hitchin, The self-duality equations on a Riemann surface. Proc. London Math. Soc. (3) 55, 1 (1987), 59-126.

[43] A. Kapustin , Y. Li, Open-string BRST cohomology for generalized complex branes. Adv. Theor. Math. Phys. 9, 4 (2005), 559-574.

[44] S. Kebekus, T. Peternell, A. J. Sommese and J. A. Wisniewski . Projective contact manifolds, Invent. Math. 142 (2000)

[45] L. Giraldo, A. J. Pan-Collantes, On the singular scheme of codimension one holomorphic foliations in P3, Internat. J. Math, 7 (2010), 843-858.

[46] C. Godbillon, Géométrie différentielle et mécanique analytique , Hermann, 1969. [47] F. Hirzebruch, Topological methods in algebraic geometry, Springer, 1978

[48] A. Hurwitz. Über algebraische Gebilde mit eindeutigen Transformationen in sich. Math. Ann., 41:403-442, 1893.

[49] S. Iitaka: Logarithmic forms of algebraic varieties, J. Fac. Sci. Univ. Tokyo Sect. IA 23 (1976), 525-544

[50] J. P. Jouanolou, Equations de Pfaff algébriques, Lecture Notes in Mathematics708, Springer, 1979.

[51] I, Kupka, The singularities of integrable structurally stable pfaffian forms. Proc. Natl. Acad. Sci. 52, 1431-1432 (1964)

[52] R. Lazarsfeld, Positivity in Algebraic Geometry I-II, Ergeb. Math. Grenzgeb., vols. 48-49, Berlin: Springer, 2004.

[53] D. Lehmann T. Suwa, Residues of holomorphic vector fields relative to singular invariant subvarieties, J. Differential Geom. 42 (1995), 165-192.

[54] A. de Medeiros, Singular foliations and differential p-forms. Ann. Fac. Sci. Toulouse Math. (6) 9 (2000), no. 3, 451-466.

[55] Y. Mitera, J. Yoshizaki, The local analytic triviality of a complex analytic singular foliation, Hokkaido Math. J., vol. 33 (2004), no. 2, 275–297.

[56] Y. Miyaoka, T. Peternell, Geometry of Higher Dimensional Algebraic Varieties, DMV-Seminar, vol. 26, Birkhäuser Verlag (1997).

[57] R. S. Mol, Flags of holomorphic foliations. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2011. [58] S. Nakajima, On abelian automorphism groups of algebraic curves, J. London Math. Soc.36

(1987) 23-32.

[59] C. Okonek, M. Schneider, H. Spindler, Vector bundles on complex projective spaces, Progress in Mathematics, 3. Birkhaüser (1980).

[60] J.V. Pereira, P.F Sanchez, Transformation groups of holomorphic foliations. Commun. Anal. Geom. 10(5), 1115-1123 (2002)

[61] , Singular foliations with trivial canonical class, Preprint arXiv:1107.1538v3, 2011. [62] B. Pym, Poisson Structures and Lie Algebroids in Complex Geometry, Ph.D. thesis,

Univer-sity of Toronto, 2013

[63] H. Tsuji. Bound of automorphisms of projective varieties of general type. arXiv:math.AG/0004138.

[64] J. M. Wahl, A cohomological characterization of Pn, Invent. Math.72 (1983), no. 2, 315–322.

[65] S. Rayan, Constructing co-Higgs bundles on CP2. Q. J. Math. 65 (2014), no. 4, 1437-1460

[66] S. Rayan, Geometry of co-Higgs bundles. D. Phil. thesis, Oxford, 2011. http://people.maths.ox.ac.uk/hitchin/hitchinstudents/rayan.pdf.

[67] T. Peternell, Generically nef vector bundles and geometric applications, in: Complex and differential geometry, 345-368, Springer Proc. in Math. 8, Springer-Verlag, Berlin (2011). [68] A. Polishchuk, Algebraic geometry of Poisson brackets. J. Math. Sci. 84 (1997), 1413-1444. [69] C. Simpson, Moduli of representations of the fundamental group of a smooth projective

variety I ; Inst. Hautes Etudes Sci. Publ. Math., 79 (1994), 47-129.

[70] C. Simpson, Moduli of representations of the fundamental group of a smooth projective variety II ; Inst. Hautes Etudes Sci. Publ. Math., 80 (1994), 5-79.

(12)

[71] R. Zucchini, Generalized complex geometry, generalized branes and the Hitchin sigma model. J. High Energy Phys., 3 (2005), 22-54

[72] E. Witten: Constraints on supersymmetry breaking, Nucl. Phys. B202 (1982) 253.

[73] G. Xiao, Bound of automorphisms of surfaces of general type I, Ann. of Math. 139 (1994), 51-77.

[74] G. Xiao, Bound of automorphisms of surfaces of general type II, Jour. Alg. Geom. 4 (1995), 701-793.

Referências

Documentos relacionados

Em suma, podemos dizer que, dada a desingulariza¸c˜ao de um campo vetorial, existe uma f´ormula que envolve: (1) termos devidos a contribui¸c˜ao das singularidades no caso

Por lo tanto, RD no solo debe reconocer su nacionalidad dominicana para disminuir su vulnerabilidad (CIDH, 2005, párr. 25)), pero también restituirlos por el daño inmaterial

In this work, we compared the measurements at- tained on cross-sectional areas obtained by two dif- ferent image segmentation techniques, one based on manual contours

APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA EM UM ESPAÇO DE CRIATIVIDADE Eloá Fernanda de Freitas1* Elizabeth Ramalho Soares Bastos2** Resumo: Este artigo

Um germe de campo de vetores X em ( C n , 0) é dito Poincaré fortemente não ressonante se a parte linear de X estiver no domínio de Poincaré com autovalores fortemente não

numa variedade

In the first section of this chapter we find parameter spaces for the variety of foliations having an invariant linear subspace of given dimension; using this description we

Como consequˆencia direta dos teoremas 3.2 e 3.3 podemos efetivamente calcular o n´ umero de singularidades, contadas as multiplicidades, de uma folhea¸c˜ao especial ao longo de