• Nenhum resultado encontrado

SEMANA 13 1º TRIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMANA 13 1º TRIMESTRE"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

0

ROTEIRO DE

ESTUDOSDOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 13 – 1º TRIMESTRE

DE 11 DE MAIO A 17 DE MAIO

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO

PROFESSOR(A):

GRACE, CRISTIANA, VERÔNICA, GREYCEE

CRISTIANE

ANO/ TURMA:

(2)

1 Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana:

COMPETÊNCIAS:

C1. Consolidar a leitura de textos do cotidiano, com autonomia, de diferentes gêneros textuais apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do portador da linguagem e do sistema de escrita.

C2. Produzir textos, utilizando conhecimentos linguísticos e gramaticais.

C3. Analisar e compor gêneros do discurso oral, reconhecendo e valorizando as diferentes linguagens adaptadas às diferentes situações e contextos comunicativos, como formas de significação da realidade e expressão de subjetividade e identidade sociais e culturais.

C4. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

C2. Compreender e (Re) conhecer a composição e a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens e em sua forma polinomial. C3. Compreender as noções de adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema.

C4. Identificar a lei de formação de sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras e completá-la. C11. Identificar, (re) conhecer, interpretar e utilizar informações expressas em tabelas e gráficos.

C2. Compreender as características e relações entre animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem, observando as alterações que ocorrem nestas espécies durante o seu ciclo de vida.

C1. Interpretar os diferentes grupos sociais, étnicos e religiosos, reconhecendo a importância dos acontecimentos ocorridos ao longo do tempo.

HABILIDADES:

H1. Aplicar o conhecimento do sistema de escrita para decodificar os textos escritos.

H2. Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

H5. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

H7. Localizar informações explícitas em textos escritos, buscar e selecionar informações de interesse, inferir informações implícitas de fácil identificação.

H8. Inferir informações implícitas nos textos lidos.

H9. Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. H25. Identificar funções sociocomunicativas de diferentes gêneros textuais.

H26. Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, alterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrãos e seu efeito de sentido.

H28. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada.

H30. Ler e compreender, com certa autonomia, textos m versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (s entidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

H31. Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

H32. Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

H.43 Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos por colegas.

H46. Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizados por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

H54. Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas: c/qu, g/gu, r/rr, s/ss, o/não u, e/não i; marcas de nasalidade (til, m,n), e dígrafos (lh, lh,ch).

H61. Identificar e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

H3. Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

H4. (Re) conhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

H5. Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

H8. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa.

H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

H12. Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

H28. (Re) conhecer no gráfico (barras, coluna ou pictórico) qual a maior/menor frequência.

H30. Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

H31. Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

H7. Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

H4. Identificar os patrimônios históricos e culturais da sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(3)

2

3º ANO – Semana 13– de 11 de maio a 17 de maio

Aula: 11/05 - TERÇA-FEIRA

Na aula de Ciências, receberemos uma visita bem especial: O professor André, do Laboratório de Ciências Naturais da nossa escola! Logo em seguida, trabalharemos com o livro nas páginas 68 e 69.

Na aula de Matemática vamos conversar e explorar a tabuada. Este material servirá como apoio nas nossas atividades, por isso esteja sempre com ele. Cole-o em uma folha colorida e quando possível você poderá plastificá-lo. Também iremos realizar uma brincadeira com a tabuada e completar a loteria da

multiplicação.

... ...

...

São João Batista de La Salle

João Batista de La Salle (nasceu em 30 de abril de 1651 e faleceu em 7 de abril de 1719) foi um sacerdote, pedagogo e pedagogista francês inovador, que consagrou sua vida a

formar professores destinados a formação de crianças pobres. Foi fundador de uma congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, dedicada à educação, especialmente dos mais pobres. Em 15 de Maio de 1950 foi declarado patrono de todos educadores, pelo Papa Pio XII.

Diante disso, nesta semana homenageamos e agradecemos por esta bênção em nossa comunidade escolar e lembramos do quanto é necessário sermos solidários e afetuosos com os outros, pois foi isso que João Batista de La Salle nos ensinou.

Momento de reflexão:

Procure e pinte no caça palavras abaixo, dez (10) palavras de solidariedade que devemos ter com as pessoas que convivemos.

O X R E S P E I T O G O E W Q C A W Q A P R O T E Ç A O G D A Z A S S I S T E N C I A U I R R F E Y C A E J A J U D A S I A P O I O J H S A R A H U P N F D W R T C F E A Q J Y X H H E C A R I D A D E I Y T I T O T F L Ç B A Q E R T U H L A C O M P A I X A O B N E X I Z A M P A R O T Y U V R M W O X

 No caderno, escolha três (3) palavras pintadas e faça frases.

Tema de casa

Em seu caderno de Ciências escreva um parágrafo contando um pouquinho sobre o encontro especial que tivemos nesta tarde.

Depois faça um desenho bem bonito e colorido deste momento!

(4)

3

Nome: _____________________________________________ Professora: ____________________________________3ºano

(5)

4

Loteria da Multiplicação

1) Pinte o resultado correto da multiplicação.

3x8

24

54

30

3x9

18

27

21

3x5

30

10

15

5x6

11

36

30

5x5

25

20

24

4x7

28

36

32

4x9

38

28

36

4x6

24

32

36

2x8

18

20

16

3x10

30

42

40

5x3

20

15

25

2x4

4

8

10

7x5

35

45

55

(6)

5

Aula: 12/05 - QUARTA-FEIRA

Na aula de Língua Portuguesa de hoje vamos trabalhar com AUTORRETRATOS. Teremos um momento especial com a nossa bibliotecária Gislene. Em seguida, iremos relembrar o uso do M antes de P e B, realizaremos uma Loteria.

Na aula de História e Geografia, vamos aprender sobre patrimônios históricos do nosso município. Primeiro iremos ler algumas informações. Em seguida, a professora fará uma apresentação e durante a mesma iremos completando a atividade.

Você sabia que...

Assim como muitos escritores famosos escreveram suas autobiografias para contar a sua própria história, muitos artistas pintaram seus

AUTORRETRATOS, pintando o

seu próprio retrato.

Conheça alguns artistas famosos que pintaram seus

autorretratos.

Tema de casa

Você deverá ler as páginas 18 e 19 do livro Felpo Filva.

Relembrando...

Usar “M” antes

de “P” e “B”.

 amplo

 campo

 grampo

 limpo

 tempo

 bambolê

 samba

 bombom

 umbigo

 lâmpada

lâ____pada

(7)

6

Você sabia que...

Assim como muitos escritores famosos escreveram suas autobiografias para contar a sua própria história, muitos artistas pintaram seus AUTORRETRATOS, pintando o seu próprio retrato.

Conheça alguns artistas famosos que pintaram seus autorretratos.

Atividades sobre autorretrato:

1- Vamos assistir juntos, uma apresentação sobre esses artistas e seus autorretratos. 2- Que tal você fazer um autorretrato, utilizando uma folha grande? Capriche! Ficará

muito legal!

Autorretrato é um retrato, uma imagem ou representação que o artista faz

de si mesmo.

Tarsila do Amaral

Brasileira

Frida Kahlo

Mexicana

Vicent Van Gogh

(8)

7

A história das cidades

Assim como cada um de nós e cada família tem uma história, nosso município também tem uma história diferente de outros municípios.

Cada cidade tem uma história diferente, considerando a sua origem, as atividades econômicas que influenciaram o seu crescimento, os habitantes, os tipos de construções e os lugares de convivência, além dos costumes da população.

A história da cidade possui especial importância para as pessoas que nela vivem.

Conhecendo a história do nosso município

Nome do município

Data de fundação

Primeiros habitantes

Toda cidade tem patrimônio

Patrimônio é o conjunto de bens materiais e imateriais que revelam a história de um lugar, de seu povo e a sua relação com o ambiente. Também apresenta marcas valiosas do passado que devem ser preservadas e transmitidas para as futuras gerações.

Todos os lugares existem patrimônios históricos, culturais e naturais que ao longo do tempo passam a fazer parte da nossa história de vida.

Os patrimônios podem ser:

 Materiais: documentos, esculturas, edificações,...

 Imateriais: brincadeiras, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes,...

Em algumas cidades, pode existir uma construção antiga que é considerada um patrimônio. Isso significa que a construção é importante para a história do local.

(9)

8

Você conhece patrimônios do nosso município?

Atenção para a apresentação da professora!

Vamos fazer um passeio virtual por alguns patrimônios

históricos do nosso município. Você deverá ir marcando com um X

aqueles que você conhece (já ouviu sobre, viu fotos ou visitou). Vamos

lá!!!

a) ( ) Viaduto Obirici i)( )Palácio Piratini b) ( )Ponte de Pedra/ Largo dos

Açorianos

j) ( )Museu Júlio de Castilhos

c) ( ) Mercado Público k) ( )Museu Joaquim José Felizardo d) ( ) Igreja Nossa Senhora das Dores l) ( ) Paço dos Açorianos

e) ( )Teatro São Pedro m) ( ) Museu de Arte do RGS Ado Malagoli – MARGS

f) ( ) Biblioteca pública n) ( )Chalé da Praça XV

g) ( ) Catedral Madre de Deus o) ( )Casa de Cultura Mário Quintana h) ( ) Solar dos Câmara p) ( ) Usina do Gasômetro

(10)

9

Aula: 13/05 - QUINTA-FEIRA

Na aula de Língua Portuguesa vamos trabalhar com o livro Felpo Filva, também realizaremos uma atividade. Em seguida trabalharemos com nosso livro de Português nas páginas 69 e 70.

Na aula de Matemática iremos realizar alguns desafios matemáticos de multiplicação. Não se esqueça da sua tabuada!

Multiplicação

Leia as situações abaixo, complete as frases matemáticas e com o auxílio da sua tabuada,

arme o cálculo da multiplicação. Não se esqueça das respostas completas.

a) Um carro tem 4 rodas. Quantas rodas têm 6 carros? CÁLCULO F.M (+) =...

F.M (X) =...

Resposta:... ... b) Carina tem 2 caixas com 14 bombons em cada uma delas. Quantos bombons Carina tem?

F.M (+) =... CÁLCULO F.M (X) =...

Resposta:...

c) Manuela tem 3 bonecas, cada boneca tem 13 vestidos. Quantos vestidos são ao todo? F.M (+) =... CÁLCULO F.M (X) =...

Resposta:...

(11)

10

d) Na gincana da escola, participaram 4 equipes com 12 alunos em cada uma. Quantos alunos participaram?

F.M (+) =... CÁLCULO F.M (X) =...

Resposta:... ...

e) Patrícia comprou 4 caixas de lápis com 24 lápis em cada caixa. Quantos lápis ela comprou? F.M (+) =... CÁLCULO F.M (X) =...

Resposta:... ...

f) Em cada bicicleta há 2 rodas. Quantas rodas, ao todo, haverá em 9 bicicletas juntas? F.M (+) =... CÁLCULO F.M (X) =...

Resposta:... ... g) Cada copo tem 3 lápis. Quantos lápis terão, ao todo, em 7 copos?

F.M (+) =... CÁLCULO F.M (X) =...

(12)

11 Felpo não responde a carta de Charlô e ela lhe escreve novamente mudando as ideias de outro poema seu:

Passarinho sem gaiola

.

Qual era a principal mudança que Charlô fazia no poema de Felpo?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __

Como Felpo ficou? Qual foi a resposta que ele deu?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Sublinhe as características que descrevem como Felpo Filva imaginava Charlô. Depois, desenhe-a, como ele a imaginou.

Qual foi a reação de Charlô ao receber a resposta de Felpo? __________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Que meio de comunicação ela usou? ____________________________________

Antigamente, esse era um meio de comunicação mais rápido que cartas.Hoje, que meios de comunicação o substituem? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________  mãos de seda;  orelhas peludas;  lábios carnudos;  nariz de batata;  cabelos cacheados;  bigode caído;  pernas grossas;  barriga estufada.

(13)

12

Aula: 14/05 - SEXTA-FEIRA

Na aula de Língua Portuguesa de hoje trabalharemos no caderno de Produção Textual.

Na aula de Matemática vamos completar as páginas 131 até 133 do Livro de Matemática e realizar alguns cálculos de adição e subtração.

...

Proposta:

Observe as cenas;

Escreva seu texto;

Não se esqueça de usar a letra maiúscula no início das frases e

parágrafos, do espaço dos parágrafos;

Poste uma foto da sua atividade no Google Sala de Aula;

Seja criativo e caprichoso!

A professora irá observar a organização dos parágrafos,

o uso da letra maiúscula no seu texto e também o seu capricho.

(14)

13 1. Calcule com atenção.

a) C D U b) C D U c) C D U d) C D U + 6 0 9 + 2 6 7 + 5 5 9 + 4 8 7 1 9 7 1 3 4 5 5 4 2 3 e) C D U f) C D U g) C D U h) C D U - 6 4 2 - 6 4 2 - 4 2 3 - 5 7 0 3 8 3 4 4 6 1 5 0 9 3 i) C D U j) C D U k) C D U l) C D U + 7 0 1 + 5 5 9 + 4 0 9 + 6 6 3 1 9 9 3 7 3 9 1 3 1 7 m) C D U n) C D U o) C D U p) C D U - 8 5 2 - 5 5 6 - 9 5 0 - 5 0 0 7 6 1 3 8 7 1 8 3 8 4

2. Conte de dois em dois, a partir de:

70

128

3. Conte de três em três, a partir de: 105

273

(15)

14

Aula: 17/05 - SEGUNDA-FEIRA

Na aula de Língua Portuguesa de hoje trabalharemos com o livro nas páginas 75 até 79 Também realizaremos uma atividade com letra cursiva.

Na aula de Matemática vamos dar continuidade ao livro lendo e completando as páginas 134 até 138.

...

Encontre o nome do inseto, circule e pinte:

(16)

15

Tema de casa

1) O gráfico abaixo representa a quantidade de alunos das turmas de 3° ano

de uma escola.

2) Responda de acordo com o gráfico:

a) Quantas meninas há em cada turma do 3° ano nessa escola?

...

...

b) Em qual turma há mais meninos?

...

...

c) Em qual turma há mais meninas?

...

...

d) Qual o total de alunos de cada turma?

3°A 3ºB 3°C

Referências

Documentos relacionados

As propostas com os temas: "V Novembro Negro - corpos pretos, políticas de estética e empoderamento"; "IV Semana de Consciência Negra: que diferença a escola faz?"

✓ Expressar-se em situações de intercâmbio oral, com clareza, preocupando- se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação

Temos podido perceber, nos últimos anos, que estes pacientes, quando buscam pela assistência psicológica oferecida em nossos serviços, parecem mais estar em busca de

No livro em estudo, a seção “Cruzando Linguagens”, do eixo Leitura, não é obrigatória, por isso mesmo, aparece só nos momentos em que os autores acham

No plano da construção ou reconstrução teórica, buscamos averiguar na base infraestrutural (relação entre avanço das forças produtivas e rela- ções sociais) e

A técnica da diluição isotópica baseia-se na adição de uma certa quantidade conhecida de um traçador isotópico (spike) de composição ou razões isotópicas totalmente

✓ Para nossa aula vamos precisar do livro Ciências; páginas: 92 até 97. ✓ Separe os materiais necessários antes da

metodológico da LFCU, visa mapear a rede da construção com adjetivo adverbializado no português brasileiro contemporâneo, analisando quais fatores estruturais, cognitivos