• Nenhum resultado encontrado

SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Telefónica, S.A.

BREVE RESUMO DO PERFIL PROFISSIONAL DOS CONSELHEIROS CUJO CARGO ESTÀ SUJEITO A RE-ELEÇÃO E RATIFICAÇÃO SEGUNDO O ITEM II

DA AGENDA DA ASSEMBLÉIA GENERAL ORDINÁRIA DE ACIONISTAS

(2)

SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945)

Bacharel em Direito pela Universidade de Zaragoza e Pós-Graduado (Master) em Administração de Empresas pela Universidade de Columbia, Nova York.

É Presidente Executivo da Telefónica, S.A. desde o mês de julho do ano 2000, assim como Conselheiro da Telefónica O2 Europe, Plc. e da Altadis, S.A.

Entre os anos 1970 e 1985 exerceu o cargo de Diretor General da Área de Mercado de Capitais do Banco Urquijo. Foi Presidente Fundador da Sociedad Beta Capital, cargo que compatibilizou, desde 1991, com a Presidência do Instituto Español de Analistas Financieros. Desde junho de 1996 até a sua eleição como Presidente da Telefónica, exerceu o cargo de Presidente da Tabacalera, S.A. (atualmente denominada Altadis, S.A.). Foi também membro do Conselho de Administração e da Comissão Permanente da Bolsa de Madrid e Conselheiro da Plus Ultra, Compañía de Seguros y Reaseguros, da Telefónica Internacional e da Iberia. No mês de janeiro de 1997 foi eleito membro do Conselho de Administração da Telefónica, S.A.

(3)

Telefónica, S.A.

SR. JOSÉ MARÍA ÁLVAREZ-PALLETE LÓPEZ (Madrid, 1963)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidad Complutense de Madrid. Estudos em Ciências Econômicas na Université Libre de Belgique. International Management Program (IMP) do Instituto Panamericano de Desarrollo de Directivos (IPADE). Diploma de Estudos Avançados (DEA) pela Cátedra de Economia Financeira e Contabilidade da Universidad Complutense de Madrid.

Desde julho de 2002 é Presidente Executivo da Telefónica Internacional, S.A. e desde julho de 2006 é também Diretor Geral da Telefónica Latinoamérica da Telefónica, S.A. É Conselheiro, entre outras, das seguintes sociedades: Telefónica de Argentina, S.A., Telecomunicaçoes de Sao Paulo, S.A., Compañía de Telecomunicaciones de Chile, S.A., Compañía Internacional de Telecomunicaciones, S.A., Telefónica Móviles España, S.A., Telefónica de España, S.A., Telefónica DataCorp, S.A., Telefónica O2 Europe, Plc., Telefónica Holding de Argentina, S.A., Telefónica Internacional Chile, S.A., Colombia Telecomunicaciones, S.A. ESP, Telefónica Larga Distancia de Puerto Rico, S.A., Brasilcel, N.V., e China Netcom Group Corporation Limited.

Começou a sua atividade profissional em Arthur Young Auditores no ano 1987, tendo ingressado no ano 1988 em Benito & Monjardín/Kidder, Peabody & Co. No ano 1995 entrou na Compañía Valenciana de Cementos Portland (Cemex) como responsável do departamento de Relações com Investidores. No ano 1996 foi promovido ao cargo de Diretor Financeiro da companhia e no ano 1998 ao cargo de Diretor Geral de Administração e Finanças do Grupo Cemex na Indonésia, com base em Yakarta. Em fevereiro do ano 1999 incorporou-se ao Grupo Telefónica como Diretor Geral de Finanças da Telefónica Internacional, S.A., passando no mês de setembro do mesmo ano a exercer o cargo de Diretor Geral de Finanças Corporativas na Telefónica, S.A.

(4)

SR. MAXIMINO CARPIO GARCÍA (Salamanca, 1945)

Doutor em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid.

É Professor de Economia Aplicada na Universidad Autónoma de Madrid e Membro do Conselho Assessor da Abengoa, S.A.

Entre os anos 1983 e 1984 foi Chefe do Serviço de Estudos da Confederación Española de Organizaciones Empresariales. Entre 1984 e 1992, trabalhou como Chefe do Departamento de Economia e Finanças da Universidad Autónoma. Entre os anos 1992 e 1995 foi Decano da Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidad Autónoma de Madrid. Entre os anos 1995 e 1998 foi Diretor do Departamento de Economia Pública da Universidad Autónoma de Madrid.

(5)

Telefónica, S.A.

SR. GONZALO HINOJOSA FERNÁNDEZ DE ANGULO

(Madrid, 1945)

Doutor em Engenharia Industrial pela Escuela Superior de Ingenieros Industriales de Madrid.

É Conselhero da Altadis, S.A.

Entre os anos 1976 e 1985 exerceu o cargo de Diretor Geral da Cortefiel, S.A. Posteriormente, até a sua nomeação como Presidente e CEO - Conselheiro do Grupo Cortefiel –no ano 1998 e até o ano 2006-, foi CEO - Conselheiro do mencionado Grupo de Empresas. Desde o ano 1991 até 2002, foi Conselheiro do Banco Central Hispano Americano e da Pórtland Valderribas.

(6)

SR. PABLO ISLA ÁLVAREZ DE TEJERA (Madrid, 1964)

Bacharel em Direito pela Universidad Complutense de Madrid. No ano 1988 ingressou no Corpo de Advogados do Estado como número 1 da sua turma.

É Vice-presidente Primeiro e CEO - Conselheiro da Inditex, S.A.

No ano 1989 començou a sua carreira profissional no Ministério de Transportes, Turismo e Comunicações onde passou, no ano 1991, à Diretoria Geral do Serviço Jurídico do Estado. Entre o anos 1992 e 1996 exerceu o cargo de Diretor dos Serviços Jurídicos do Banco Popular. Nesse mesmo ano foi nomeado Diretor Geral do Patrimônio do Estado no Ministerio de Economía y Hacienda, e posteriormente foi nomeado, no ano 1998, Secretário Geral do Banco Popular Español, cargo que exerceu até o dia 31 de julho do ano 2000, quando passou a exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Grupo Altadis e co-Presidente do mesmo. No mês de junho de 2005 foi nomeado CEO - Conselheiro da Inditex, S.A.

(7)

Telefónica, S.A.

SR. ENRIQUE USED AZNAR (Zaragoza, 1941)

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidad Politécnica de Madrid. Estudos de Direção de Empresa no IESE.

É Presidente da Amper, S.A. desde o mês de janeiro de 1999, assim como Conselheiro da Telefónica del Perú, S.A.A. e da Telecomunicações de São Paulo, S.A.

No ano 1966 juntou-se à Telefónica, onde exerceu diversos cargos como Diretor do Centro de Pesquisa e Estudos, Subdiretor Geral de Tecnologia, Diretor Geral Comercial de Serviços e Rede, da Internacional y Servicios Avanzados, Presidente da Telefónica Internacional, Presidente da Telefónica Móviles, Presidente da Estratel (atualmente denominada Atento), Vice-presidente e Conselheiro – CEO da Telefónica Publicidad e Información e Conselheiro - CEO da Telefónica Media. No ano 1997 foi nomeado Engenheiro do Ano pelo Colegio Oficial de Ingenieros de Telecomunicación.

(8)

SR. GREGORIO VILLALABEITIA GALARRAGA (Vizcaya, 1951)

Bacharel em Direito e Ciências Econômicas pela Universidad de Deusto.

Atualmente é membro da Diretoria-Conselho do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Chile e Presidente da A.F.P. Provida, S.A.. É também Conselheiro da Iberia Líneas Aéreas de España, S.A. e do IBV, assim como Sócio da Seeliger y Conde em Madrid.

Começou a sua carreira profissional no Banco de Vizcaya, na Rede Internacional da mencionada entidade bancária, tendo sido posteriormente Subdiretor da filial de Londres e Subdiretor Regional em Valência e Madrid. Posteriormente foi Diretor Geral da Caja de Ahorros Vizcaína e Director Geral (executivo principal) do Banco Cooperativo Español. Com a sua incorporação na Corporación Bancaria de España, S.A. foi nomeado CEO - Conselheiro do Banco de Crédito Local, e na reestructuração realizada pelo Argentaria foi responsável da Consejería Delegada de Caja Postal desde janeiro de 1995. Como conseqüência da fusão das Unidades de Negócio do Argentaria no mês de março de 1998, foi nomeado Diretor Geral do Banco de Atacado. No mês de outubro de 1999, após a incorporação do Argentaria pelo Banco Bilbao Vizcaya, passou a ser responsável da Diretoria Geral da Banca de Investimentos e Mercados do novo banco, e, após a reestruturação realizada no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria no mês de dezembro de 2001, foi nomeado Diretor Geral do Grupo Industrial. Foi também Conselheiro da Repsol e da Gas Natural.

Referências

Documentos relacionados

[r]

 Se ejectar o “Memory Stick PRO Duo”, desligar a câmara de vídeo ou retirar a bateria para a substituir enquanto a câmara está a ler ou a gravar ficheiros de imagem

Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: CABO VGA 1,80M PARA MONITOR HD15 MACHO X HD15 MACHO, DOIS FILTROS ANTI-RUÍDOS. 29 ACESSÓRIO / COMPONENTE PARA MICROCOMPUTADOR UNIDADE 20

Trata-se de uma coorte histórica onde as principais variáveis em estudo foram: idade, sexo, localização do tumor no estômago, ressecção de outros órgãos, estadiamento, pro-

Este trabalho discute os aspectos relacionados ao universo das práticas de seleção de pessoas utilizadas nas organizações públicas brasileiras; os processos de mudanças

[r]

24 O chamado para o ministério pastoral precisa ser o mais específico possível, pois uma vocação geral ao ministério pode levar ao pastorado, porém este

Sua liderança se dá por meio do Secretário-Geral, o mais alto funcionário das Nações Unidas, que é nomeado pela Assembleia Geral, seguindo recomendação do Conselho de