• Nenhum resultado encontrado

Comente com os alunos que, após a realização do curso de primeira habilitação, o condutor autuado por infração NÃO PODE, em hipótese alguma, alegar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comente com os alunos que, após a realização do curso de primeira habilitação, o condutor autuado por infração NÃO PODE, em hipótese alguma, alegar"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

1

Comente com os alunos que, após a rea-lização do curso de primeira habilitação, o condutor autuado por infração NÃO PODE, em hipótese alguma, alegar des-conhecimento das leis de trânsito.

(2)

2

Para ambientar a turma sobre o assunto

use o Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito, trecho “Legislação de Trânsito no Brasil”, disponível em DVD ou no Mul-timídia de 1ª habilitação.

Use a apostila Tecnodata Código de Trânsito Brasileiro para identificar com os alunos todos os capítulos da Lei 9.503/97 citados até aqui.

Confira na íntegra os textos da “Constituição, Con-venção de Viena e do Acordo Mercosul” no Portal do Trânsito, na seção Legislação.

O CTB, como sabemos, é uma Lei e para ter seu texto alterado precisa que outra Lei seja publicada. No entanto, os capítulos, artigos e pará-grafos não podem ser renumerados, pois já serviram de base para indicações em outras legislações da área. Por este motivo, que novos capítulos e artigos são sempre incluídos na sequência do assunto correspondente da Lei, repetindo a última numeração e acrescidos de letras em ordem alfabética: como os dois novos capítulos aqui citados, 03-A e 13-A.

(3)

3

Para estimular a participação dos alunos

sobre este tema tão importante apresente o Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito, “Direitos e Deveres no Trânsito” em DVD ou no Multimídia de 1ª habillitação.

Teste os conhecimentos prévios dos seus alunos, pedindo que citem alguns direitos e deveres dos condutores no trânsito. Divida o quadro, anote os comentários e discuta as respostas com a turma de acordo com o conteúdo da apostila e do vídeo.

Convide seus alunos a consultar na Apostila Códi-go de Trânsito Brasileiro da Tecnodata, os artiCódi-gos citados nesta página. Enfatize aos alunos que conhecer e exercer seus direitos e deveres no trânsito é uma forma de praticar cidadania.

(4)

4

Utilize o trecho “Sistema Nacional de

Trânsito” do Vídeo Tecnodata de Legisla-ção de Trânsito em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, para apresentar a hie-rarquia dos órgãos que compõem o SNT.

Para ver com detalhes a função de cada órgão do SNT consulte os artigos indicados nos dois itens diretamente na apostila Tec-nodata Código de Trânsito Brasileiro ou no Portal do Trânsito, seção Legislação.

Antes de apresentar este conteúdo, per-gunte aos alunos se eles sabem quais as principais atribuições do órgão citado. Um debate sobre o assunto trará o tema ao contexto em que os alunos vivem.

Pergunte aos alunos se eles sabem se nesta cidade a administração do trânsito é municipalizada. Se a resposta for sim, pergunte qual é a sigla do órgão administrador e o que significa. Caso os alunos não saibam, pesquise com antecedência e apresente para eles. E se a cidade não for municipalizada, cite um exemplo próximo.

(5)

5

Convide seus alunos a procurar o

signi-ficado de VIA em um dicionário e com-parar com as definições apresentas pelo CTB neste item.

Desafie seus alunos a identificar, na cidade onde moram, cada um dos tipos de vias urba-nas conforme a definição do livro: via de trânsi-to rápido, arterial, coletrânsi-tora e local.

Explique aos seus alunos que existem exceções quando algumas estradas passam a ser pavimen-tadas e ainda mantém o seu nome original. Como exemplo a Estrada da Ribeira na região metropo-litana de Curitiba no Paraná, que hoje é uma via pavimentada de grande porte e muito fluxo, bem diferente de quando foi aberta como estrada.

(6)

6

Para iniciar a explanação deste tema use

o trecho “Velocidade Máxima nas Vias” do Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, motivando a participação dos alunos na dis-cussão do assunto.

Convide seus alunos a identificar e dar exem-plos de cada um dos tipos de equipamentos descritos neste item. Para facilitar a com-preensão, você pode pesquisar com eles na internet imagens de cada um desses equipa-mentos também.

Explique aos alunos que o limite de velocidade estabelecido para as vias pode se tornar inseguro dependendo da situação que o condutor esteja vivenciando. Comente que este assunto será revisto em Direção Defensiva também, isso reforça o aprendizado e faz ligações significativas entre os conteúdos.

(7)

7

Utilize o trecho “Classificação dos Veículos”

do Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, para apresentar o tema e despertar o interes-se dos alunos sobre o assunto.

Peça aos alunos que expliquem a diferença entre estes três veículos. Na sequência complemente as respostas, se necessário.

Motocicleta: veículo que o condutor pilota na posição montada.

Motoneta: condutor pilota na posição sentada.

Ciclomotor: veículos com motor de até 50 cilindradas, incluindo cicloelétricos.

Peça aos alunos que expliquem a diferença entre camioneta e cominhonete. Na sequência, complemente as respostas, se necessário.

Camioneta: veículo que transporta passageiros e carga no mesmo compartimento.

Caminhonete: veículo geralmente equipado com caçamba, que leva a carga separada dos passageiros.

(8)

8

Para ambientar a turma sobre este tema

apresente o trecho “Identificação e Docu-mentação do Veículo” do Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito em DVD ou no Multi-mídia de 1ª habilitação.

Convide seus alunos a pesquisar esta lista no Por-tal do Trânsito e identificar qual sequência de letras identifica os veículos emplacados em seu estado.

Convide os alunos a pesquisar mais sobre este assunto considerado polêmico, pois determina a implantação de um chip em cada veículo, na Reso-lução 338/10 do CONTRAN na seção de Legislação do Portal do Trânsito.

Resolução 306/09 do CONTRAN cria um novo código de segurança para o documento e a Resolução 310/09 apresenta um novo modelo de CRLV, que exclui deste documento o endereço do proprietário do veículo. Veja mais detalhes no Portal do Trâsito, seção Legislação.

(9)

9

Convide seus alunos a acessarem este site para

aumentar seus conhecimentos sobre este assunto que é de interesse público. Promova um debate na aula seguinte se os alunos demonstrarem interes-se. Enfatize que não é necessário ser representado por ninguém, a família ou o próprio acidentado pode requerer a indenização.

Resolução 310/09 do CONTRAN determina altera-ções no CRV quanto ao preenchimento do verso do documento para transferência de propriedade do veículo. Confira todas as alterações propostas atra-vés do Portal do Trânsito, na seção Legislação.

Destaque para os alunos que este assunto será detalhado a seguir no conteúdo de Infrações, onde será possível verificar todas as consequências legais desta infração.

(10)

10

Para ambientar a turma sobre o tema e

moti-var a participação dos alunos use o trecho “Documentação do Condutor” do Vídeo Tec-nodata de Legislação de Trânsito em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação.

Convide seus alunos a identificar no exem-plo de CNH apresentado nesta página, cada um dos itens descritos aqui. Enfatize que o campo “Observações” da CNH serve para especificar se o condutor possui alguma limi-tação que o obrigará a usar óculos ou veículo adaptado, por exemplo.

Algumas literaturas da área costumam tradu-zir a sigla RENACH como Registro Nacional de Carteira de Habilitação. Este é um grande equívoco, já que o número do RENACH é defi-nido no início do processo de habilitação e a CNH é o último estágio deste processo.

(11)

11

Inicie a apresentação deste tema com a

continui-dade do Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito no trecho “Processo de Habilitação” em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação.

Para motivar a participação dos alunos pergunte se eles sabem quais as exigências e etapas neces-sárias para se obter a primeira habilitação. Depois identifique com eles em qual etapa estão e por quais ainda terão de passar para ter a habilitação, segundo o infográfico do livro do aluno.

Destaque aos alunos a determinação da Resolução 347/10 quanto a exigência do candidato à habili-tação realizar 20% das aulas práticas no período noturno. Questione a turma perguntando se isso realmente é relevante para a formação do futuro condutor e por quê.

Explique aos alunos que a prova pode ser conven-cional ou eletrônica, com no mínimo 30 questões distribuídas proporcionalmente à carga horária de cada disciplina do curso teórico.

(12)

12

Lembre seus alunos que na disciplina de

Infrações de Trânsito será possível identifi-car quais infrações podem fazê-los perder a PPD. Enfatize que atitudes consideradas sim-ples ou inofensivas (sob o ponto de vista do infrator) podem ser suficientes para cancelar o documento.

Agora que os alunos já sabem o que são vias urbanas e rurais, discuta com eles esta deter-minação da Resolução 285/08 para as aulas práticas, perguntando se são a favor ou con-tra os alunos terem aulas em rodovias, por exemplo, e por quê.

Caso haja interesse, convide seus alunos a pesquisar mais sobre condutores estrangeiros e a emissão da PID - Permissão Internacional para Dirigir, no site do Portal do Trânsito.

(13)

13

Aproveite o trecho “Categorias de CNH” do Vídeo Tecnodata de

Legis-lação de Trânsito em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, que faz associação das categorias de CNH com os respectivos tipos de veícu-los, para exemplificar o conteúdo deste tema.

Explique aos alunos que a ACC não é considerada uma categoria de CNH, pois como seu próprio nome diz é uma autorização para conduzir um tipo específico de veículo.

Questione os alunos sobre o que eles entendem por cicloelétrico. Convi-de-os a pesquisar na Resolução 315/09 do CONTRAN, presente na seção Legislação do Portal do Trânsito, o significado deste termo.

Diante da determinação da Lei 12.452/11, pergunte aos alunos se eles consideram que um condutor recém-habilitado na categoria B possui habilidade suficiente para dirigir um motor-casa. Convide-os a conferir a definição deste tipo de veículo no Anexo I do CTB na apostila Tecno-data Código de Trânsito Brasileiro.

Explique aos alunos que para habilitar-se na categoria C o condutor precisa: ter pelo meno 1 ano de categoria B; não ter cometido infra-ção grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrainfra-ção média nos últimos 12 meses; ser aprovado em exame de aptidão física e mental; realizar curso prático de 15 horas/aula e teste de direção veicular. Explique aos alunos que as condições para se habilitar nesta categoria são as mesmas para a categoria anterior, exceto que é necessário ter mais de 21 anos e ser habilitado na categoria C pelo menos 1 ano ou por 2 anos na B.

Explique aos alunos que as condições para se habilitar nesta categoria são as mesmas para a categoria D, exceto que é necessário ser habili-tado na categoria C por pelo menos 1 ano.

Para exemplificar melhor o assunto sobre cursos de especialização para condutores apresente o trecho “Condutores Especializados” do Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação.

(14)

14

Para apresentar detalhes deste assunto use o

trecho “Validade de CNH” do Vídeo Tecnodata de Legislação de Trânsito em DVD ou Multi-mídia de 1ª habiltação, motivando a partici-pação da turma.

Instrutor: utilize o Vídeo Tecnodata de Normas Gerais de Circulação e Conduta na íntegra, como introdução ao assunto, ou em partes específicas, para ilustrar cada tópico aborda-do neste capítulo, na medida em que a turma avança no conteúdo. Você pode usar a versão em DVD ou do Multimídia de 1ª habilitação.

Motive a participação dos alunos, perguntando qual a principal semelhança entre as normas de circulação contidas na disciplina de Legislação de Trânsito e as técnicas de Direção Defensiva. Depois da discussão, responda que o objetivo dos conteúdos das duas disciplinas é o mesmo: a segurança no trânsito.

Convide seus alunos a pesquisar os artigos do CTB citados neste tema diretamente no texto da Lei, usando a apostila Tecnodata Código de Trânsito Bra-sileiro ou o Portal do Trânsito na seção Legislação. Esta prática permite que seus alunos adquiram o hábito de consultar e se respaldar na lei para agir verdadeiramente com cidadania no trânsito.

(15)

15

Comente com os alunos que a autuação do condutor irá

depender da interpretação do agente de trânsito quanto ao tipo de calçado utilizado, mas os mais comuns são os chinelos de dedo, os tamancos, os de salto plataforma ou exageradamente altos.

Explique que esta atitude caracteriza infração gravíssima do motociclista, pois expõe um incapaz a riscos extremos. Reforce esta informação no conteúdo de Infrações logo na sequência do livro.

Mais detalhes sobre transporte de crianças consulte a Resolução 277/08 do CONTRAN no Portal do Trânsito, seção Legislação. Aproveite para perguntar à turma quantos são pais, tios ou avós entre eles, destacando a importância de se saber mais sobre este assunto para proteger aqueles que são mais indefesos.

Explique aos alunos que para realmente garantir sua efi-cácia, o sistema de retenção - bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e até mesmo o cinto de segurança, precisam estar fixados adequadamente no veículo e serem usados de forma correta, conforme recomendação do fabricante.

(16)

16

Verifique a atenção e conhecimento dos alunos após

a explanação do tema fazendo a seguinte pergunta: “Em que momento é permitido ao condutor trafegar pela contramão de direção? Deixe-os pensar e dis-cutir e só depois explique que é durante a ultrapas-sagem, desde que a sinalização permita.

Reforce esta informação para seus alunos comentando que as carroças também devem respeitar as normas de circulação estabelecidas pelo CTB como qualquer outro veículo. E por cau-sa disso, alguns municípios já estão licenciando e emplacando carroças e charretes, bem como cadastrando os animais, para organizar a circula-ção destes veículos.

Antes de prosseguir, inicie uma discussão para verificar a atenção e o conhecimento dos alunos sobre o assunto deste tópico fazendo perguntas como: “Em que situação é permitido ao condutor trafegar sobre as calçadas?” Deixe-os pensar e discutir e só depois explique que é apenas para entrar e sair de imóveis ou estacionamentos, uma vez que a calçada é destinada exclusivamente à circulação dos pedestres.

Lembre aos alunos que a manobra de ultrapassa-gem segura será vista em detalhes na sequência do conteúdo.

(17)

17

Você pode reforçar a prática de consulta em textos legais,

pedindo aos alunos que encontrem, leiam e interpretem os artigos citados neste conteúdo na apostila Tecnodata Código de Trânsito Brasileiro.

Inicie a apresentação deste tema enfatizando a importância de se compreender bem estas normas devido ao grande número de acidentes que ocorrem em cruzamentos. Procure ilustrar no quadro algumas das situações citadas neste item e questionar os alunos sobre quem tem preferência de passagem.

No Portal do Trânsito, seção Vídeos, você encontrará alguns vídeos de acidentes em cruzamentos. Assista com seus alu-nos e discuta com eles quais normas de circulação foram desobedecidas nas cenas e o que poderia ter evitado as consequências apresentadas. Repita os vídeos quantas vezes forem necessárias.

(18)

18

Após a explanação deste tema, assista novamente ao

vídeo de Normas Gerais de Circulação e Conduta em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, nos trechos correspondentes a este assunto. Depois, promova um debate entre os alunos, perguntando: “Qual a impor-tância de todos os condutores seguirem as mesmas regras no trânsito?” Estabeleça uma analogia com esportes coletivos como vôlei ou futebol, questionan-do como seriam estes esportes se cada um resolves-se jogar com regras próprias.

Lembre aos alunos que perguntar a si mesmo se é permitido, possível e seguro realizar a manobra é fun-damental. Chame a atenção para o fato de que, na prática, as respostas para estas perguntas deverão ser imediatas, pois o condutor tem poucos segundos para avaliar a situação, decidir o que fazer e agir.

Convide seus alunos a consultar os artigos, incisos e alíneas do CTB apontados no conteúdo, na apostila Tecnodata Código de Trânsito Brasileiro.

Utilize as ilustrações do Multimídia de 1ª habilitação para reforçar as orientações de como realizar as manobras apresentadas aqui.

(19)

19

Convide seus alunos a apontar locais na sua cidade que

exemplifiquem as situações de conversão apresentadas no conteúdo. Vocês podem se basear nas ilustrações do livro do aluno e do Multimídia de 1ª habilitação para identificar esses locais.

Antes de iniciar a explanação sobre o tema desafie seus alu-nos a descrever as etapas de uma ultrapassagem segura. Use as suas próprias explicações para alertá-los quanto a importância deste assunto, pois acidentes durante a realiza-ção desta manobra costumam ser gravíssimos.

Assista com os alunos ao vídeo de “Campanha da República Tcheca IV” que está no Portal do Trânsito, seção Vídeos e debatam sobre a importância de se seguir as normas de circulação estudadas neste tema para se evitar acidentes iguais aos da cena.

(20)

20

Convide seus alunos a conhecer mais sobre o

assun-to, consultando os artigos do CTB citados no conteúdo na apostila Tecnodata Código de Trânsito Brasileiro ou no Portal do Trânsito, seção Legislação.

Esta medida é um assunto que gera bastante polêmica. Se preferir, você pode conferir o texto da Resolução na íntegra através do Portal do Trânsito, na seção Legisla-ção, esclarecendo também as dúvidas dos alunos.

Convide seus alunos a identificar no conteúdo de Infrações na sequência do livro, quais as penalidades e medidas administrativas cabíveis ao condutor que desrespeitar estas normas.

Se a turma se mostrar motivada, você pode repetir a atividade anterior com os tópicos deste item também.

(21)

21

Alerte seus alunos de que a desobediência a cada uma

des-sas normas resulta em uma infração ao condutor, além de expor a sua vida e a dos demais usuários do trânsito a peri-gos desnecessários. Estes assuntos poderão ser conferidos com mais detalhes na disciplina de Infrações de Trânsito e Direção Defensiva.

Comente com os alunos que luz é um fator de segurança, portanto o condutor deve tomar muito cuidado ao dirigir à noite, especialmente com os pedestres. Além da perda dos detalhes das imagens, à noite a percepção de profundidade também fica comprometida.

Use o Vídeo Tecnodata Motociclista em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação no trecho “Comportamento Defensivo”, para complementar as informações sobre normas de circulação para motociclistas e motivar a participação dos alunos.

A Tecnodata tem em sua linha de produtos um vídeo espe-cífico para este tema, chamado Ciclista - Viver em Trânsi-to, premiado pela ABRADIBI ANTP como “Melhor Iniciativa de Comunicação em Prol da Mobilidade por Bicicleta”, em 2005. Utilize o vídeo em DVD ou no Multimídia de 1ª habi-litação nos trechos “Comportamento Defensivo” e “Legisla-ção”, para ampliar os conhecimentos dos alunos.

(22)

22

Para iniciar a explanação deste tema apresente o

Vídeo Tecnodata Um Cidadão Chamado Pedestre em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação no trecho “Travessia de Vias”. Este vídeo é excelente para moti-var a prática da cidadania entre os futuros condutores e os pedestres.

Após a explanação deste tema assista ao vídeo “Fla-grante de acidente” do Portal do Trânsito na seção Vídeos e analise com os alunos quais os procedimen-tos que deveriam ser tomados no local. Anote as res-postas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro do aluno.

Comente com os alunos que não prestar os primeiros socorros a uma vítima de acidente, podendo fazê-lo, além de ser infração pode ser considerado crime de omissão de socorro. Avise-os que os detalhamentos deste assunto poderão ser vistos em Infrações de Trânsito e Primeiros Socorros.

(23)

23

Através da apostila Tecnodata Código de Trânsito Brasileiro

e do Portal do Trânsito na seção Legislação convide seus alunos a localizar, ler e interpretar os artigos citados no con-teúdo deste tema, enfatizando a importância de se conhecer estes assuntos de forma mais detalhada.

Antes de apresentar os assuntos que segue, verifique o conhecimento dos seus alunos perguntando a eles a dife-rença entre um crime culposo e um crime doloso. Deixe-os discutir, anote os comentários no quadro e depois confirme ou corrija as respostas, de acordo com o conteúdo do livro do aluno.

Assista e discuta com a turma um dos vídeos sobre dirigir alcoolizado disponível no Portal do Trânsito na seção Vídeos. Pergunte aos alunos se eles consideram correta ou exage-rada a determinação da lei em caracterizar o ato de beber e dirigir um crime. Motive todos a participar.

(24)

24

Explique que para este crime destacado a pena cabe

apenas ao proprietário do veículo que permitir que alguém dirija sem condições físicas ou mentais de dirigir com segurança. Estando o próprio condutor nestas condições poderá ser avaliado segundo os cri-térios do Art. 277 do CTB.

Explique aos alunos que nos crimes de trânsito a pena-lidade aplicada pode ser mais severa de acordo com as circunstâncias. Por exemplo, dirigir sem habilitação é crime, mas se o condutor inabilitado atropelar alguém o crime será considerado ainda mais grave.

Reforce este assunto com os alunos comentando o seguinte: se num acidente de trânsito for danificada alguma placa, poste ou semáforo, por exemplo, é res-ponsabilidade dos envolvidos pagar pelos reparos e reposições.

Referências

Documentos relacionados

Devido à considerável prevalência de meningite no estado do Pará e a elevada letalidade desta patologia na faixa etária pediátrica, é fundamental analisar a meningite em

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for