• Nenhum resultado encontrado

A vida do jovem que serve ao Senhor Parte 1 Vida espiritual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A vida do jovem que serve ao Senhor Parte 1 Vida espiritual"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A vida do jovem que serve ao Senhor

Parte 1 – Vida espiritual

Texto base:

Salmos 119:9 - Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

Quando falamos de servir a Deus pessoas de todas as idades tem suas dificuldades e renúncias ao mundo. Porém, com respeito ao jovem, as ofertas são muito mais atrativas e maiores em vários aspectos. Falaremos, então, sobre a vida do jovem e suas escolhas, sua conduta diante de Deus e como o Senhor se agrada grandemente de ter os jovens já valorizando sua salvação e sua palavra. Veremos que Deus sabe de toda essa grande batalha que o jovem trava contra o mundo e seus “valores” e como Deus é justo para recompensá-lo por tal fidelidade.

A primeira coisa a pontuarmos é que o jovem que serve a Deus é um jovem como outro qualquer que não o serve. Ele possui seus desejos, seus planos, seus projetos, suas dúvidas e o vigor da sua mocidade. Passa pelos mesmos problemas que todos passam; as mesmas questões, mesmas dúvidas e incertezas quanto ao futuro. A grande diferença é que a escolha que ele fez em servir a Deus lhe traz a segurança de vida de ter Deus ao seu lado sempre.

A segunda coisa é que, no caminho do jovem crente há limites do Espírito Santo que o identificam como servos de Deus. É de onde vem o testemunho para o mundo.

Desenvolvimento

É muito comum encontrarmos na vida dos jovens muita ansiedade em querer que as coisas aconteçam logo e muitas vezes querer aproveitar tudo que pode enquanto é jovem. Isso é até natural, há realmente uma preocupação com a vida secular, porém, descansar no Senhor é um mistério que o crente conhece bem. É, sim, agradável a Deus o jovem

(2)

aproveitar sua mocidade, porém dentro dos limites do Espírito Santo. Vejamos o que diz a palavra:

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4:12

Vemos aqui uma palavra simples que diz muito a respeito de como o Senhor almeja que seja o jovem em sua presença. Na expressão “ninguém

despreze a sua mocidade” fica claro que Deus quer que o jovem viva a

intensidade e as alegrias que sua juventude lhe proporciona, antes que fique velho e nada tenha de que se alegrar do seu passado ou, ver os anos passarem e dizer que não fez nada do que poderia ter feito. Porém, o versículo continua orientando o jovem para que seja “exemplo dos fiéis” mostrando que apesar de dever aproveitar sua mocidade, seja esse proveito digno, puro e agradável diante de Deus.

Então muitos dizem: “ah, se não puder fazer isso ou aquilo não estarei aproveitando tudo que eu poderia aproveitar no mundo”. Isso é verdade. No mundo o aproveitar da carne é muito intenso na vida dos jovens, mas para quem tem uma vida de santidade diante de Deus, certas atitudes e prazeres carnais não lhe cabem. Tais coisas têm seu tempo pra acontecerem, quando se casarem. Vejamos o que diz a palavra:

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” Eclesiastes 11:9

E ainda: “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.” Lamentações 3:27

O texto em Eclesiastes é bem forte e duro quanto às consequências e uma vida leviana levada pelos jovens do mundo. Hoje o mundo está desta forma; entregue às suas próprias concupiscências e andando conforme o que é agradável aos olhos. Alegrando-se em tudo o que pode, mas no final há da parte de Deus uma severa justiça “sabe que por todas estas coisas te

trará Deus a juízo”. Deus é maravilhoso e misericordioso para com os que

vivem diante dele em obediência e negando a si mesmos, mas estar diante da ira de Deus é algo terrível. Imagine, se o único que poderia te salvar está contra você, quem clamará por ti?

Por isso o texto em Lamentações nos adverte “bom é suportar o jugo da

mocidade”, pois escapará de tal juízo. Por fim, o salmista expressa em sua

oração a petição de misericórdia de Deus pelos pecados da mocidade, já sabendo as contas que deveria prestar a Ele pelo que fez:

(3)

“Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR.” Salmos 25:7

Outro aspecto importante é a função que o jovem tem diante de Deus. Existe diferença entre o jovem e o casado nos serviços da obra? Sim, existe! Vejamos, então, qual.

A Palavra de Deus e Sua obra são perfeitos. Há uma perfeita harmonia e equilíbrio em todas as coisas. Deus sabe como somos, do que precisamos, pois foi ele mesmo quem nos criou. Quem conhece melhor a criatura, senão seu criador? Por isso Ele orienta tudo com perfeição.

O servir a Deus também tem seu equilíbrio em todas as coisas. Os jovens, por não terem a preocupação com responsabilidade sobre família, esposa e filhos (ainda) não tem sobre si o peso de cuidar destes. Por isso, sua função é cuidar das coisas do Senhor. Usar seu vigor e disposição para ser agradável a Deus com uma vida de dedicação somente a Ele. Já os casados tem a responsabilidade de cuidar de suas famílias, o que toma muito tempo e esforço destes para tal. Devido a isso, eles devem cuidar das coisas do marido/esposa, constituindo, assim, um lar edificado na presença de Deus, lar este que o mundo não vai destruir. Vejamos o que diz a palavra:

“...O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;

Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” 1 Coríntios 7:32b-34

Note o cuidado que Deus tem em preservar a família. O jovem tem toda liberdade pra entregar sua vida e seu tempo no serviço do Senhor e isso lhe é agradável; ao casado cabe cuidar das coisas da família, visando preservar o amor e harmonia que Deus mesmo instituiu confirmando o casamento de ambos. Isso não significa que não servirá mais a Deus e somente ao cônjuge. Significa que um cuidado maior deve ser dado a família, e nisso se cumpre a vontade do Senhor, pois já está vivendo a sua palavra.

O jovem que quer realizar a obra de Deus e ser um servo dedicado e fiel busca estar sempre ativo nas coisas da igreja onde congrega, participando das atividades, dos grupos, enfim. Ele se envolve no trabalho. Além disso, é claro, busca sempre se abster de coisas que o afastam de Deus, fazendo escolhas que o permitem uma comunhão maior e uma vida santa pra que

(4)

seja verdadeiramente usado pelo Espírito Santo. Mas somos de carne e osso, essa é nossa natureza. Estamos sujeitos às nossas fraquezas e falhas muitas vezes. Lutar contra os oferecimentos da carne é difícil, e Deus sabe disso. Vejamos o que diz a palavra:

“16 Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR, pois eles voltarão da terra do inimigo. 17 E há esperança quanto ao teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus termos.

18 Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o SENHOR meu Deus. 19 Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.

20 Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR.” Jeremias 31:16-20

Que palavra maravilhosa! Veja como é o nosso Deus! Amoroso, misericordioso e compreensivo. Jeremias escreve a respeito da experiência vivida por Efraim quando ainda jovem. Em súplicas e choro levou sua oração a Deus que o responde com firmeza no verso 16 e 17, dizendo ter pra ele uma recompensa por sua fidelidade. No verso 18 o Senhor diz ouvir as queixas de Efraim que ainda inexperiente sofreu muito para aprender os caminhos santos de Deus. No verso 19 há um mistério que se passa na vida de muitos jovens. Ele diz que após se converter, se arrependeu; e depois de ouvir o ensino do Senhor ficou confuso e também se envergonhou, pois suportou o opróbio de sua mocidade.

Aqui ele revela o que muitos jovens vivem também. Suportam muitos oferecimentos da sua mocidade, não sabem o que fazer quanto às suas decisões, ficam confusos e indecisos quando querem fazer algo, mas a palavra de Deus lhe diz que não devem fazer. Quantos sacrifícios não é verdade?! Mas observe com atenção o que o Senhor responde no verso 20.

“Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias?”

Oh, que glória! Ser para Deus um filho precioso, uma criança a qual o pai cuida e ama com tanto carinho, amor e misericórdia. Ainda que pequemos, e a ira do Senhor se ascenda contra nós “porque depois que

fale contra ele,..” o Senhor não se esquece da nossa renúncia, fidelidade,

busca e sofrimento para fazer cumprir na nossa vida sua palavra santa

“ainda me lembro dele solicitamente”. E Deus conclui “deveras me compadecerei dele, diz o Senhor”. Maravilha! Glória a Deus! Ele não se

(5)

esquece de você jovem e de suas renúncias e escolhas em servi-lo. Deus é justo e há de te recompensar em tempo oportuno.

Conclusão

Como purificará o jovem o seu caminho? É a pergunta feita nas escrituras

que já vem com a resposta: observando-o conforme a Tua palavra.

Essa é a bênção maior. Se vivemos conforme, ou seja, tomando forma, nos moldando à palavra nosso caminho será santo. No caminho santo, conhecemos todo o projeto que Deus tem pra nós; nosso futuro, quem será nossa companheira ou nosso companheiro, que decisões tomar, vida profissional dirigida por Deus, enfim. Todos os benefícios de estar na presença de Deus são alcançados por um caminho santo. Este caminho muitas vezes não é fácil, mas vimos que Deus sabe disso e nos ajuda a vencer nossas dificuldades e que no fim, há uma recompensa, pra essa vida e pra vida eterna. Glória a Deus!

Referências

Documentos relacionados

Durante o desenvolvimento do sistema, foram feitas pesquisas práticas, presenciando gestantes acima da 26ª semana de gestação realizando os exames de

Este trabalho visou explorar os algoritmos de mineração de dados bagging e boosting na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Angicos, ao analisar os dados foi

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

Apêndice à citação geral de Moisés para todos os espíritos Nós, N.N., neste círculo, conjuramos e chamamos o espírito Fatenovenia, com todos seus servos, para

As Próteses dentárias, especialmente em maxilas atróficas, estão associadas a diferentes tipos de morbilidade (estomatites, úlceras traumáticas e irritação induzida por

186 O filósofo afirma que a tarefa mais difícil para um homem é exercer a sua virtude para com um outro e não somente para si, e aquele que consegue

[r]