• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 2/3 (primeiro de três) Período: de 30/ago/2009 a 15/out/2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO 2/3 (primeiro de três) Período: de 30/ago/2009 a 15/out/2009"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico

Departamento de Engenharia Mecânica Coordenadoria de Estágio do Curso de Engenharia

Mecânica

CEP 88040-970 - Florianópolis - SC - BRASIL www.emc.ufsc.br/estagiomecanica

estagio@emc.ufsc.br

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – 2/3 (primeiro de três)

Período: de 30/ago/2009 a 15/out/2009

Midea do Brasil - Ar Condicionado S/A

Nome do aluno: Adriano Reichmann Farias Nome do supervisor: Marcos Aurélio dos Santos Nome do orientador: Dylton do Vale Pereira Filho

(2)

2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...3

2. ATIVIDADES REALIZADAS NO PERÍODO ...4

2.1 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO... 4 2.2 FEBRAVA ...6 2.2.1 A Feira...6 2.2.2 A Viagem ...7 2.3 COMPARATIVOS DE ENERGIA... 10 2.4 ANÁLISE DE PROJETOS... 11 3. CONCLUSÕES ...13 4. REFERÊNCIAS ...14

(3)

3

1. Introdução

A segunda parte do presente estágio foi caracterizada por dar continuidade aos trabalhos realizados durante o início do mesmo. Grande parte da linha de trabalhos que vinha sido exercida no primeiro terço do estágio foi continuada pelo aluno.

O ponto alto deste segmento de estágio foi a minha participação na Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (FEBRAVA), onde tive contato com o que há de mais atual e quais as tendências que o mercado do ramo está seguindo. A feira ocorre de dois em dois anos, e sem dúvida, foi uma oportunidade muito bem aproveitada que contribuirá muito com a minha formação.

Seguindo a tendência do mercado de buscar cada vez mais produtos que consumam menos energia elétrica, a nossa empresa está cada vez mais recebendo pedidos de análise de energia dos equipamentos e comparativos entre sistemas, o que abre uma porta de trabalho muito interessante que, como veremos a seguir, vem sendo explorada por mim.

(4)

4

2. Atividades Realizadas no Período

2.1 Sistema de automação

Com a proximidade da Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (FEBRAVA), que ocorreria de 22 a 25 de setembro, a Midea viu a necessidade de deslocar um funcionário para o stand que a empresa montaria na feira para que este apresentasse aos clientes o sistema MDV Inverter (citado no relatório anterior) e o sistema de automação que pode ser integrado a ele.

Como o especialista nesta área que tinhamos na nossa equipe de engenharia se desligou da empresa a cerca de dois meses, me propuseram passar duas semanas desvendando as controladoras e os softwares de automação do sistema de ar condicionado paralelamente às minhas atividades habituais, para que eu representasse a empresa durante a feira. Ao longo este período tive que ler muitos manuais e conversar diretamente com a equipe de engenharia da matriz da Midea China por emails e também por MSN messenger, afim de me aperfeiçoar e aprofundar bastante o meu conhecimento nesta área.

(5)

5 Foram inúmeros testes, instalações de hardware, configurações de software e programações até que o meu conhecimento fosse grande o bastante a ponto de eu estar habilitado a apresentar este material no stand da MIDEA.

Transcrevendo de forma bastante, e de certo ponto até demasiada, as funcionalidades do sistema em questão são basicamente:

• Enviar comandos de um local remoto a qualquer condicionador de ar ligado ao sistema. (Liga/Desliga, temperatura de operação, modo Resfriamento/Aquecimento/Ventilação, velocidade do ventilador, timer, etc.).

• Consultar parâmetros técnicos de funcionamento das

evaporadoras e condensadoras (temperaturas na entrada e saída da serpentina, grau de abertura as válvulas, pressões na entrada e saída do compressor, etc.).

• Fazer o cronograma de funcionamento dos condicionadores de ar da edificação (schedule).

• Permitir a integração do sistema de condicionamento de ar a outros sistemas de automação que existam no edifício.

• Fazer o controle de consumo de energia elétrica individual de cada unidade evaporadora.

(6)

6 2.2 FEBRAVA

2.2.1 A Feira

De dois em dois anos acontece, em São Paulo, a maior feira sobre refrigeração, ar condicionado, ventilação, aquecimento e tratamento de ar da América Latina.

A 16ª edição da FEBRAVA, que ocorreu de 22 a 25 de setembro de 2009, foi um centro gerador de negócios e de informações; a feira proporcionou às empresas ferramentas para ampliar seus fornecedores, novos representantes, atualizar e apresentar suas apostas e novos produtos ao mercado. É um evento que reúne as mais gabaritadas empresas e profissionais de refrigeração.

Figura 02 - FEBRAVA

Neste ano, a feira reuniu aproximadamente 28 mil visitantes durante os quatro dias de evento, e contou com 550 expositores dos seguintes ramos:

(7)

7

• Máquinas, Equipamentos para Ar-Condicionado

• Máquinas, Equipamentos para Ventilação e Controle de Poluição

• Equipamentos para Aquecimento (Coletores Solares,

Aquecedores, Estufas etc.)

• Máquinas para Fabricação de Gelo.

• Máquinas e Equipamentos para Conservação de Alimentos

(Câmaras, Balcões Frigoríficos, Geladeiras etc.)

• Trocadores de Calor

• Equipamentos para Transporte Frigorificado

• Compressores para Refrigeração

• Instrumentação e Controles para Refrigeração e Ar-Condicionado • Componentes Hidráulicos e Elétricos (Bombas, Motores, Válvulas,

Registros etc.)

• Isolantes Térmicos, Forros, Pisos, Vidros etc.

• Projetos, Consultoria, Serviços de Instalação e Manutenção para

Refrigeração e Ar Condicionado

2.2.2 A Viagem

Como fazia parte do cronograma da minha viagem à São Paulo ajudar na montagem do stand, e, principalmente, na instalação do sistema de climatização do stand, minha viagem para São Paulo começou no dia 18 de setembro (sexta-feira) quando viajei acompanhado do técnico em refrigeração Orlando Hilário do Prado.

Do dia 19 ao dia 21, eu e Orlando participamos intensamente da coordenação da montagem do stand e da supervisão do sistema de ar condicionado. Além disto, coube a nós instalarmos integralmente os equipamentos do sistema de automação que foram utilizados para demonstração durante a feira.

(8)

8

Figura 03 – Montagem do Stand

(9)

9 Do dia 22 ao dia 25, coube a mim a recepção os visitantes e clientes que demonstrassem interesse ao nosso equipamento de engenharia, dar explicações técnicas e fazer demonstrações do funcionamento do sistema como um todo.

Figura 05 – Apresentação dos equipamentos

Além da excelente oportunidade para desenvolver meus conhecimentos técnicos sobre o equipamento com o qual eu estou trabalhando, a FEBRAVA também me proporcionou contato com o que há de mais atual no mercado de condicionamento de ar e contato com profissionais do ramo de diversas regiões do país. Pude observar as tendências que o mercado está seguindo e ver em quais tecnologias as maiores fabricantes do Brasil estão apostando para o nosso mercado.

(10)

10 2.3 Comparativos de energia

Durante a FEBRAVA tive contato direto com vinte e seis dos trinta e cinco representantes com quem a Midea conta. Com este contato, pude me apresentar a eles e falar um pouco dos serviços que estou prestando à empresa. Com isso, muitos se demonstraram interessados pelos comparativos de consumo de energia que desenvolvi durante o primeiro terço do estágio e declararam que isto poderia ser uma ferramenta de venda bastante poderosa.

Figura 06 – Estudo de economia de energia elétrica

No período seguinte ao evento, três dos representantes para quem eu apresentei a idéia do comparativo realizado durante a primeira parte do estágio, já solicitaram o estudo de novos casos para que estes apresentassem aos seus clientes finais como ferramenta de convencimento para demonstrar com mais realidade a economia de energia do sistema.

Estes três comparativos foram realizados com sucesso e, como na primeira ocasião, consegui chegar a resultados bem próximos do que era esperado e também do que outros estudos sugerem.

(11)

11 2.4 Análise de projetos

Dando continuidade ao trabalho que já era realizado durante o primeiro terço do estágio, grande parte das horas de trabalho do segundo terço do estágio foram destinadas a analise de projetos. Assim como foi comentado no relatório anterior, a tarefa decorre da seguinte maneira:

• Os representantes da empresa que ficam espalhados por todo o território nacional enviam à Divisão de Engenharia projetos de obras de climatização de grande porte para que estas sejam analisadas e orçadas.

• Na maioria das vezes, o projeto original é de sistemas de refrigeração por água gelada ou se utiliza de Splits convencionais, cabendo ao aluno e aos outros engenheiros do setor fazer um anteprojeto da obra utilizando o sistema MDV Inverter ou MDV Digital Scroll, dependendo das exigências e particularidades do projeto.

(12)

12 • Com o novo anteprojeto em mãos, todos os equipamentos de climatização, automação e componentes da rede frigorífica são listados e passados ao setor comercial para que seja repassado um orçamento ao cliente.

• Muitas vezes o projeto sofre alterações e cabe ao aluno e sua equipe fazer o acompanhamento junto ao cliente para que as melhores soluções sejam encontradas e para que o projeto supra as necessidades de cada cliente.

• Uma vez que o sistema é vendido, o acompanhamento do setor de engenharia se estende por toda a etapa de execução da obra para garantir a qualidade do serviço prestado.

A Midea do Brasil possui um software próprio que é utilizado para a seleção dos equipamentos e dimensionamento da rede frigorífica. Através deste software que são confeccionados os relatórios que seguem para o setor comercial e até mesmo para os clientes finais.

(13)

13

3. Conclusões

Apesar do pouco tempo para aprender a operar um sistema complexo como o sistema de automação descrito anteriormente no relatório, sinto que a tarefa de apresentá-lo durante a FEBRAVA foi exercida com muito êxito. Espero nos próximos meses poder dar continuidade ao aprimoramento dos meus conhecimentos nesta área, mas o que aprendi durante estas poucas semanas já foi suficiente para instalar uma automação simples na feira e responder a todos os questionamentos que foram feitos por clientes que visitaram o stand da Midea.

O fator mais gratificante durante este segmento do estágio foi a confiança depositada pela empresa sobre mim e sobre o meu trabalho para representá-la durante o evento mais importante do ramo que a empresa participa. Com certeza a oportunidade de participar ativamente do stand da Midea foi muito bem aproveitada e trará um benefício imensurável para a minha formação.

(14)

14

4. Referências

Normas ABNT NBR 16401 partes 1, 2 e 3 - Projetos de Instalações de Ar Condicionado.

CREDER, Hélio. Instalações de ar condicionado. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1990.

ASHRAE. Pocket Guide for Air Conditioning, Heating, Ventilation, Refrigeration. SI Edition. Atlanta, 1993.

Referências

Documentos relacionados

O avaxi’i nhemongarai costumava ser feito todos os anos, porém, hoje em dia, não há mais espaço para plantar, pois a mata tem sido invadida pelos jurua kuery, cujo modo de

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of