• Nenhum resultado encontrado

NEWSLETTER 11. MARÇO 12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWSLETTER 11. MARÇO 12"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DESTAQUE

SEMANA DA POESIA

CAMPANHA “AO SABOR DA POESIA”

O Município de Oliveira do Bairro volta este ano a marcar novo encontro com a poesia, de 19 a 24 de Março. A campanha “Ao ” celebra o Dia Mundial da Poesia com uma semana Sabor da Poesia

de poesia que comemora os nossos “Pequenos Poetas” e os seus “Poemas Gigantes”.

Na poesia tudo pode acontecer, os limites dependem da imaginação... Esta campanha pretende sensibilizar nas crianças, nos jovens e nos adultos o gosto pela poesia, pela magia das palavras, dando assim cumprimento à promoção do Livro e da Leitura no concelho.

Nesta semana a poesia sai à rua, há poesia no ar, solta nos sacos com aroma a pão fresco, há poemas doces e insólitos, há poesia a corar nas escolas do concelho, há poesia e poetas a viajar de TOB.

Programa

– Sacos de pão com poesia Ao Sabor da Poesia

nas pastelarias e padarias do concelho.

– Declamação de poesia pelo Grupo Poesia à Solta

de Poesia e Teatro do Instituto de Educação e Cidadania.

– Mostra bibliográfica e oferta de Doce Poesia

poemas doces.

– Declamação de poesia no Poesia Sobre Rodas

TOB pelos alunos do IPSB.

Poesia a Corar– Estendal de poesia, escrita pelos alunos, nas escolas do conselho.

– poemas proclamados. Poesia à Porta

– Exposição de apontamentos artísticos espalhados pelo centro da cidade. Poemas Insólitos

– Declamação de poesia por alunos e professores. Há Poesia na Biblioteca, nas Salas de Aula

– A Biblioteca Municipal convida as crianças do concelho a passarem uma noite única, À Noite com a Poesia

repleta de magia e poesia.

- Um espetáculo musical de hip-hop e beat-box, inspirado em poemas famosos, Ao Ritmo da Poesia

apresentado pelo jovem artista aveirense, CleyZ.

– Jornal dos pequenos poetas, poemas gigantes. LETRA MIÚDA

Para mais informações contactar a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro

EDITORIAL

Com o mês de MARÇO chega a primavera e com ela a poesia ao concelho de Oliveira do Bairro. A NB deste mês dá destaque à SEMANA DA POESIA no nosso concelho, uma semana repleta de atividades que celebram a poesia e os poetas. No âmbito do programa da campanha “Ao Sabor da Poesia” queremos salientar a atividade “À Noite com a Poesia”, onde a Biblioteca Municipal convida as crianças do nosso concelho para uma noite única, repleta de magia e poesia. Salientamos ainda o espetáculo musical de hip-hop e beat-box “Ao Ritmo da Poesia”, inspirado em poemas de autores conhecidos apresentado pelo artista, CleyZ.

Nesta Semana da Poesia de 2012 lançamos ainda o primeiro número do Jornal LETRA MIÚDA. O jornal dos pequenos poetas e dos seus poemas gigantes, feito pelos meninos e meninas das nossas escolas, com o testemunho dos professores que os guiaram nessa aventura das palavras.

Esta é, sem dúvida, uma SEMANA cheia de sabores, paladares e ritmos de poesia. Esteja ATENTO!

(2)

ACONTECE NA BIBLIOTECA…

ATELIER

PIMPONA, A GALINHA TONTA

“Pimpona era uma galinha branca, grande, bonita, boa poedeira, mas tinha um grande defeito: era muito, muito vaidosa. Sonhava ver-se cheia de penas brilhantes e coloridas! Chegou a enfeitar-se com rendas, fitas e laços de cores garridas e até mesmo a pintar-se inteirinha com as tintas que encontrou na arrecadação. Mas o resultado era sempre o mesmo: todos faziam troça da sua exagerada vaidade. Até que um dia Pimpona desapareceu... Que será feito de Pimpona? Será que fugiu envergonhada? Será que regressa?”

Após a audição da história, cada criança irá dar largas à sua imaginação e decorar a sua galinha Pimpona.

Organização | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro / Polo de Leitura da Mamarrosa

Destinatários | Crianças do 4º Ano

Local | Polo de Leitura da Mamarrosa

Data da 1ª Sessão | 06 de março Data da 2ª Sessão | 09 de março Horário | 14h00 às 15h00 N.º Máximo | 25 crianças

ATELIER

O CASAQUINHO VERMELHO

“Não foi assim há tanto tempo como isso que num país parecido com o nosso viveu em tempos um rapaz chamado José Maria. Mas por uma razão que ninguém conhece, todos o tratavam por Casaquinho Vermelho.

Os pais do Casaquinho Vermelho eram proprietários de uma estalagem acolhedora.”

Antes de ouvirem toda a história, cada grupo irá através da apresentação de imagens reinventar e escrever parte da história. No fim, e após ouvir cada uma das versões apresentadas, descobrirão a verdadeira história do Casaquinho Vermelho e o que aconteceu à personagem do Lobo Mau.

Organização | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro / Polo de Leitura da Mamarrosa

Destinatários | Crianças do 4º Ano

Local | Polo de Leitura da Mamarrosa

Data da 1ª Sessão | 13 de março Data da 2ª Sessão | 16 de março Horário | 14h00 às 15h00 N.º Máximo | 25 crianças.

(3)

ATELIER “SÁBADOS A LER”

A CAÇA AO TESOURO

Winnie e os seus amigos vão aproveitar um belo dia de sol para se divertirem na floresta...Todos juntos preparam-se para fazer a caça ao tesouro. Será que eles vão conseguir descobrir o verdadeiro tesouro? Vamos com eles nesta divertida aventura partilhar a descoberta do maior tesouro.

A caça ao tesouro leva-nos à descoberta do valor da união, da partilha e da amizade.

O atelier divide-se em três fases: Numa primeira fase as crianças vão assistir à leitura dinamizada da história, logo após será um momento de descoberta onde cada criança irá tentar descobrir um pequeno tesouro que está escondido. A sessão termina com a decoração do seu tesouro.

Organização | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro / Polo de Leitura do Troviscal

Destinatários | Crianças dos 03 aos 05 anos

Local | Polo de Leitura do Troviscal

Data | 31 de março Horário | 10h00 às 11h00 N.º Máximo | 10 crianças

Inscrições obrigatórias na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro ou Polo de Leitura do Troviscal até ao dia 30 de março.

CAMPANHA “AO SABOR DA POESIA”

À NOITE COM A POESIA

A Biblioteca Municipal, na noite do dia 23 de março, convida as crianças do concelho a passarem uma noite única, uma noite repleta de momentos inesquecíveis. Nesta noite, as crianças estarão em contacto com a magia da poesia, explorando a diversidade das expressões artísticas. Venha passar uma noite com a poesia!

Organização | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro Destinatários | Crianças dos 07 aos 12 anos

Local | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro

Data | 23 de março Horário | 20h30 às 23h00 N.º Máximo | 10 crianças

Inscrições obrigatórias na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro ou Polo de Leitura até ao dia 21 de março.

AO RITMO DA POESIA

Divulgar a poesia a partir da música, mais concretamente do hip-hop e do beat-box. Um espetáculo musical inspirado em poemas famosos apresentado pelo jovem artista aveirense, CleyZ.

O hip-hop e o beat-box são um estilo de música urbano, ocasional, com uma pitada de mundano. E é ao som destes ritmos que os jovens se cativam e motivam para o seu quotidiano. Tudo isto faz com que a poesia possa ser fomentada por este género musical, sendo esta uma grande ferramenta para cativar o gosto literário, aglomerando-o ao gosto musical.

Organização | Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro Destinatários | Alunos, Professores, Encarregados de Educação

Local | Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos

(4)

EM FEVEREIRO ACONTECEU…

NO POLO DE LEITURA DO TROVISCAL

ATELIER “OS BOCHECHAS VÃO AO CARNAVAL”

O atelier começou com a apresentação dos personagens, os Bochechas, confecionados em cartão, o que permitiu uma maior interação das crianças com a própria história que estava a ser narrada. No momento de expressão plástica que se seguiu, cada criança elaborou a máscara do seu personagem preferido. No fim, as crianças colocaram a máscara para assim poderem assumir a identidade do seu personagem.

NO POLO DE LEITURA DA MAMARROSA

ATELIER “AMOR… QUE NOJO!” e “BEIJINHOS NÃO DOU”

Nestas atividades explorámos esse sentimento tão complexo: o amor e as suas diferentes características. A definição do amor revelou-se uma tarefa difícil mas divertida. No final as crianças responderam a uma ficha de leitura e pintaram uns lábios que usaram para dar beijinhos.

ATELIER “COMO A MÃE E O PAI SE APAIXONARAM”

Neste atelier, conhecemos uma história muito divertida que fala de duas personagens completamente distintas que no final se apaixonam. As crianças, após ouvirem a história, elaboraram uma sopa de letras que os ajudou a desenvolver a sua capacidade de concentração.

(5)

AS NOSSAS

SUGESTÕES…

PETRI, Romana

ESTEJA EU ONDE ESTIVER

Lisboa: Bertrand, 2011

Ofélia, Margarida e Maria do Céu são as três mulheres de uma emocionante saga familiar que tem início nos anos quarenta e termina nos nossos dias. Situada numa Lisboa de beleza mágica, mas oprimida por uma ditadura que parece interminável, os seus trágicos destinos entrecruzam-se para sempre. Manuel, Carlos e Tiago são os homens que, passadas as suas falsas esperanças, as empurram para o sofrimento e o sacrifício. Esteja eu onde estiver é, acima de tudo, a história de uma maternidade sem limites, a frase que uma mãe profere antes de morrer aos filhos que não quer abandonar.

REAL, Miguel

A VOZ DA TERRA

Alfragide: D. Quixote, 2012

Júlio Telles Fernandes - brasileiro viúvo e rico - chega a Lisboa com duas missões secretas: interceder junto do Marquês de Pombal pela indepen-dência do Pernambuco e entregar nas mãos da judia Violante Dias, prima da sua falecida mulher, um anel que há muito vem passando de geração em geração.

A Voz da Terra narra a história da passagem da Lisboa supersticiosa, marinheira e imperial dos Descobri-mentos - a Cidade de Santo António, governada pela Voz do Céu - para a Lisboa burguesa, racional e geo-métrica, consequência do Terramoto - a cidade do Marquês de Pombal.

TSIOLKAS, Christos

A BOFETADA

Alfragide: D. Quixote, 2011

Durante um encontro de amigos, um homem dá uma bofetada a uma criança de três anos. Trata-se de um ato isolado, mas as suas repercussões vão fazer--se sentir nas vidas das oito pessoas que o testemunham de perto. As suas lealdades e paixões são postas à prova, redefinidas, extre-madas. Para as oito personagens, aquele é um momento transformador. Uma a uma, as suas vozes vão dar início a uma caleidoscópica e inquietante viagem aos limites do amor, do sexo, do casamento e da família.

Celebrado pela crítica este é um livro fraturante e controverso.

VERDON, John

PENSA NUM NÚMERO

Porto: Porto Editora, 2011

Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça... Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.»

Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série.

Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?

ZAFÓN, Carlos Ruiz

O PRÍNCIPE DA NEBLINA

Lisboa: Planeta, 2011

O primeiro livro da trilogia Nebilna. Um diabólico príncipe que tem a capacidade de conceder e realizar qualquer desejo... a um preço muito elevado.

O novo lar dos Carver, numa remota aldeia da costa sul inglesa, está rodeado de mistério. Respira-se e sente-se a presença do espírito de Jacob, o filho dos antigos donos, que morreu afogado.

As estranhas circunstâncias dessa morte só se começam a perceber à medida que os jovens Max, a irmã Alicia e o amigo Roland vão desco-brindo factos muito perturbadores sobre uma misteriosa personagem de seu nome: o Príncipe da Neblina.

Carlos Ruiz Zafón nasceu em

Barcelona, em 1964, e é um dos autores mais lidos e reconhecidos em todo o mundo. Inicia a sua carreira literária em 1993 com O Príncipe da Neblina, a que se seguem O Palácio da Meia-Noite, As Luzes de Setembro e Marina. Em 2001 é publicado o seu primeiro grande romance, A Sombra do Vento, que rapidamente se transforma num fenómeno literário internacional. As suas obras foram traduzidas em mais de quarenta línguas e conquistaram numerosos prémios e milhões de leitores no mundo inteiro.

(6)

DVD

HOOPER, Tom

O DISCURSO DO REI

[S.l.]: UK Film Council, 2011

Após a morte de seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra.

Com o país à beira de uma guerra e a necessitar desesperadamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth, futura Rainha-mãe, encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue.

Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável.

SÁNCHEZ IBARZÁBAL, Paloma

O CAÇADOR E A BALEIA

Pontevedra: OQO, 2011

Uma baleia solitária que percorre o mar em busca do seu baleal. Um caçador que a persegue sem descanso e não parará até a alcançar. Dois protagonistas e, como cenário, o imenso e misterioso oceano. Trata-se de uma epopeia moderna sobre a luta de um homem contra as forças da natureza, mas a obra oferece ainda outro nível de leitura mais intimista. Porque esta também é uma história que fala de solidões: a de um velho lobo do mar no seu barco e a de uma baleia que um dia perdeu o seu grupo numa tempestade.

SMALLMAN, Steve

MAMÃ!

Estoril: Minutos de Leitura, 2011 Certo dia, o Senhor Coelho encontrou nos bosques um objeto macio e às manchinhas

.

Como era perfeito — como ele gostava que tudo fosse —, levou-o para a sua toca limpa, arrumada e muito organizada.

Mas o objeto não era bem aquilo que ele pensava… E, de repente, CRRAAAC!, lá de dentro saiu um pequeno patinho pegajoso e a dizer “Mamã!”

O Senhor Coelho não queria algo sujo e pegajoso na sua toca perfeita, mas aparentemente o patinho tinha outras ideias… Será que o Senhor Coelho se adaptará bem a de repente ser Mamã?

STILTON, Geronimo

O KARATÉ TE DOU EU

Barcarena: Presença, 2012

Depois de muitas aventuras e peripécias hilariantes, o senhor Geronimo Stilton vê-se agora en-volvido numa prova física: participar no Campeonato Mundial de Karaté. Como será a sua prestação? Passará a ser o seu desporto preferido? Descobre tudo em mais um divertido episódio. «Certa manhã, o Hiena apareceu em minha casa e arrastou-me com ele até Portorrato. Até aqui tudo bem. Mas afinal, dirão vocês, que aventura é esta? O problema é que sou obrigado a participar no Campeonato Mundial de Karaté!

E só tenho uma semana para aprender todos os segredos de um autêntico cinturão negro...»

DVD

O’RYAN, Ellie

PHINEAS E FERB O FILME: ATRAVÉS DA 2ª DIMENSÃO

Alfragide: Dom Quixote, 2011 O Phineas e o Ferb vão celebrar o aniversário do seu ornitorrinco de estimação com a construção de uma orrincopulta! Só que, quando a invenção deles os atira para o laboratório do Dr. Doofenshmirtz, estes decidem ajudá-lo a lançar a sua última criação - o Outra-Dimensão-inador! Os irmãos são projetados para um novo mundo, onde vão conviver com os seus "eus" alternativos.

REVISTA O NOSSO AMIGUINHO

A Luísa, o Sabidinho, o Nuno, o Quico e o Carlitos são cinco crianças com as quais podes brincar todos os meses. Temos histórias e aventuras para te contar, e muitos passatempos, jogos e curiosidades que te ajudam a crescer. Nosso Amiguinho… a revista de todas as crianças.

(7)

ESPAÇOS MULTIFUNCIONAIS // Receção / Atendimento // Secção Infanto-Juvenil // Secção de Adultos // Sala de Exposições // Sala Polivalente SERVIÇOS DISPONÍVEIS // Consulta local de documentos

// Visionamento de Dvd’s, Vídeos e Cd-Rom’s // Disponibilização de PC’s com acesso à Internet e ao Catálogo Bibliográfico

// Empréstimo domiciliário // Empréstimo interbibliotecas

// Reservas e renovações de documentos

// Apoio e orientação bibliográfica / Serviço de referência // Acolhimento e orientação de visitas de estudo // Digitalização e reprografia

// Auto Formação e Aprendizagem // Informação à comunidade - SIC

// Livraria Municipal – aquisição de publicações municipais

ATIVIDADES CULTURAIS DESENVOLVIDAS // Exposições

// Espetáculos e Ateliers // Colóquios, Debates e Reuniões // Lançamento de Livros

REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO Integra a Biblioteca Municipal, os Polos de Leitura de Bustos, Mamarrosa, Oiã, Palhaça e Troviscal e as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

// BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO BAIRRO

Av. Dr. Abílio Pereira Pinto 3770-201 Oliveira do Bairro T. 234 740 330 F. 234 740 332 E. bmolb@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 14h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 13h00

// POLO DE LEITURA DE BUSTOS

Largo da Igreja Velha 3770-018 Bustos T. 234 758 054 E. bmolb.polobustos@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 14h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 13h00

// POLO DE LEITURA DA MAMARROSA

Rua Prof. Jaime de Oliveira, n.º 6 3770-033 Mamarrosa T. 234 757 118 E. bmolb.polomamarrosa@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 14h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 12h30

// POLO DE LEITURA DE OIÃ

Rua Tuna Oianense, 24 3770-059 Oiã T. 234 286 719 Tm. 939951072 E. bmolb.polooia@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 15h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 13h00

// POLO DE LEITURA DA PALHAÇA

Centro Escolar da Palhaça Rua da Escola 3770-354 Palhaça T. 234 756 141 E. bmolb.polopalhaca@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 15h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h00 – 13h00

// POLO DE LEITURA DO TROVISCAL

Centro Cultural do Troviscal Rua Jaime Pato

3770-410 Troviscal T. 234 757 000 F. 234 757 001 E. bmolb.poloptroviscal@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda a sexta-feira: 10h00 – 12h30 / 14h30 – 19h00

Referências

Documentos relacionados

A avaliação da atual matriz produtiva do território Sul Sergipano com o uso de indicadores dará elementos para a construção de um estilo de produção familiar de base ecológica,

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Figura 47 - Tipografias utilizadas no aplicativo Fonte: Acervo da autora (2015). Contudo, o logotipo é formado basicamente por elementos estéticos resgatados da identidade

Percebe que as ferramentas da qualidade e da metodologia Lean Seis Sigma, associadas corretamente à cada etapa do DMAIC podem trazer ganhos expressivos para as mais variadas áreas

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Fig. Jurassic-Cretaceous geological evolution for the West Gondwana and its relationship with zeolite-cemented sandstone. A) During the Jurassic, quiescence periods without