• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL NOS TRÓPICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL NOS TRÓPICOS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL NOS TRÓPICOS

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES 2015.2

DA INSCRIÇÃO

O deferimento da inscrição no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós- graduação em Ciência Animal nos Trópicos se dará mediante a entrega dos seguintes documentos:

1. Certificado de conclusão / diploma;

Candidatos ao Mestrado: cópia do certificado de conclusão ou do diploma do Curso de Medicina Veterinária ou área afim.

Candidatos ao Doutorado: cópias dos certificados de conclusão ou dos diplomas de graduação e de mestrado em Medicina Veterinária ou em área afim.

2. Histórico escolar;

Candidatos ao Mestrado: cópia do histórico escolar da graduação. Candidatos ao Doutorado: cópias dos históricos escolares da Graduação e do Mestrado. 3. Currículo Lattes com comprovantes.

4. Cópia da carteira de identidade, para brasileiros, ou do passaporte para estrangeiros;

5. Cópia do título de eleitor, com comprovante de votação no último pleito; 6. Cópia do comprovante de quitação com o serviço militar;

7. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); 8. Uma carta de recomendação;

9. Uma foto 3 X 4;

10. Comprovantes originais do pagamento das taxas (inscrição e prova de inglês) (Boleto Bancário emitido pela Secretaria Geral dos Cursos/UFBA);

11. Anteprojeto relacionado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa;

12. Carta de ciência do possível orientador, especificando que dispõe de projeto de pesquisa para orientar o candidato, caso o mesmo venha a ser aprovado;

13. Entrega do formulário de inscrição devidamente preenchido.

Atenção:

1. O candidato deve portar os originais dos documentos solicitados no momento da inscrição. A inscrição e entrega das cópias deve ser feita na secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal nos Trópicos, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, até a data limite do período de inscrições. Também são aceitos pedidos de inscrição encaminhados por sedex, desde que postado dentro do prazo de inscrição. A ausência de qualquer documento implicará no indeferimento da inscrição.

2. Efetuar o depósito de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) em nome da Fundação ADM, conta do Banco do Brasil, Ag. 3457-6 e C/C: 19.497-2. Entregar esse comprovante de depósito no dia da prova para o Professor responsável pela realização da prova. Os Candidatos que não portarem o comprovante de pagamento no dia do exame, não poderão realizá-lo e estarão automaticamente desclassificados do processo de seleção.

(2)

DA AVALIAÇÃO

A avaliação dos candidatos envolverá os itens a seguir:

1. Prova de Inglês (PI). Corresponde a 1/3 da avaliação final. Será avaliada capacidade de interpretar textos redigidos em inglês.

2. Prova de conhecimentos específicos (PE) constituída por 25 questões objetivas relacionadas a área pretendida pelo candidato. Corresponderá a 1/3 da avaliação final. Serão abordados temas em Em anexo estão os temas e bibliografias sugeridas por linha de pesquisa.

3. Avaliação do currículo (AC). Corresponderá a 1/3 da avaliação final. A comissão nomeada para o processo seletivo avaliará cada currículo e pontuará seguindo as determinações dos baremas específicos para cada nível (Mestrado ou Doutorado), em anexo.

A nota final dos candidatos será obtida através da seguinte equação:

Nota Final = (NPI + NPE + NAC) / 3

Onde: NPI é a nota do candidato na prova de inglês; NPE é a nota do candidato na prova de conhecimentos específicos; e NAC é a nota do candidato na avaliação do currículo.

Atenção: serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Porém, o candidato que obtiver nota final mínima igual ou superior a 6,0 (seis), mas que não estiver classificado dentro do quantitativo de vagas disponibilizadas ao possível orientador que lhe deu a carta de ciência, não ingressará no Programa.

DA COMISSÃO AVALIADORA

O processo de seleção dos candidatos será gerenciado por uma comissão formada por pesquisadores com doutorado na área de concentração do Programa, nomeada via portaria emitida pelo Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Ao final do processo seletivo a comissão deve entregar toda documentação referente à avaliação dos candidatos, bem como a Ata assinada por todos os membros da comissão, a qual deve resumir todas as informações relacionadas com o processo seletivo.

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados do processo seletivo serão divulgados no mural destinado a pós- graduação, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Em hipótese alguma os candidatos serão comunicados dos resultados via email, telefone, fax ou qualquer outro meio

(3)

de comunicação pessoal, devendo, portanto, estar atento a disponibilização dos resultados no mural de avisos do Programa.

DOS RECURSOS

Os candidatos terão prazo de até 10 dias, contados da data de divulgação dos resultados, para protocolarem pedido de recurso. O pedido de recurso deve ser redigido em ofício e devidamente assinado pelo candidato, o qual deve pessoalmente protocolar o pedido na secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal nos Trópicos, levando duas vias do referido ofício. No ofício o candidato deve especificar o motivo que fundamenta o pedido de recurso, ou seja, deve indicar em qual item da avaliação foi indevidamente avaliado e porque considera a avaliação incorreta.

DAS VAGAS

São ofertadas 17 vagas no Mestrado e 13 no Doutorado para ingresso de estudantes no semestre 2015.2. As vagas mencionadas estão distribuídas entre os seguintes docentes:

Docente Vagas

Mestrado Doutorado

Alessandra Estrela Silva Lima

0

2

Antonio de Lisboa Ribeiro Filho

1

1

Arianne Pontes Oriá

1

1

Aristeu Vieira da Silva

0

1

Carlos Roberto Franke

1

1

Fernanda Washington Mendonça Lima

1

0

João Moreira da Costa Neto

2

2

Luís Fernando Batista Pinto

1

0

Luís Fernando Pita Gondim

1

1

Maria Consuelo Caribé Ayres

1

0

Pedro Miguel O'Campos Pedroso

2

0

Ricardo Wagner Dias Portela

1

2

Silvia Lima Costa

2

0

Stella Maria Barrouin Melo

1

0

Joselito Nunes Costa

1

2

Tiago da Cunha Peixoto

1

0

(4)

CRONOGRAMA

Período de inscrições

25/05/2015 a 12/06/2015

Período de seleção

13 a 17/07/2015

Data prevista para divulgação dos resultados

20/07/2015

(5)

ANEXO I

TEMAS PARA PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE ACORDO COM A LINHA DE PESQUISA PRETENDIDA

LINHA: Produtos e Processos Biotecnológicos

• Colheita, avaliação e tecnologia da conservação do sêmen de ruminantes; • Métodos avançados para avaliação da qualidade espermática;

• Controle farmacológico do ciclo estral de ruminantes. • Bioquímica estrutural de proteínas, lipídios e carboidratos

• Anticorpos, antígenos e técnicas de laboratório comumente utilizadas em Imunologia • Técnicas de PCR e tecnologia do DNA recombinante

Bibliografia Sugerida

Gonçalves, P.B., Figueiredo, J.R., Freitas, V.J.F. Biotécnicas aplicadas à reprodução animal. 2ª Ed. Ed. Varela, 2002. 340p

Grunert, E., Birgel, E.H., Vale, W.G. Patologia e clínica da reprodução dos animais domésticos – Ginecologia. Ed. Varela. 2005. 551p. Hafez, E.S.E. Reprodução Animal. 7ª ed., São Paulo: Ed. Manole, 2004.

Barth, A.D., Oko, R.J. Abnormal morphology of bovine spermatozoa. Iowa: Iowa State Univerity Press / AMES, 1989. 285p.

Nascimento, E.F., Santos, R.L. Patologia da Reprodução dos Animais domésticos. 2ª ed., Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2003,137p.

Youngquist, R.S., Threlfall, W.R.. Current therapy in large animal reproduction, Saunders/Elsevier Inc, 2007. Senger, P.L. Pathways to pregnancy and parturation, second edition, Current Conceptions inc, 2003. Nelson, DL. Princípios de Bioquímica de Lehninger. Sexta Edição, Editora Artmed, 2014.

Abbas, AK; Lichtman, AH.; Pillai, S. Imunologia Celular e Molecular. Sétima edição, Editora Elsevier, 2012. Watson, JD. Biologia Molecular do Gene. Quinta Edição, Editora Artmed, 2006.

LINHA: Doenças Infecciosas

• Leptospirose • Brucelose • Erlichiose • Cinomose • Raiva Bibliografia Sugerida

ADLER, B. (Ed.), Current Topics in Microbiology and Immunology. Vol. 387 Leptospira and Leptospirosis. Publisher Springer Berlin Heidelberg. 2015.

GREENE, C. E. (Ed.). Infectious diseases of the dog and cat. 4. ed. Saint Louis: Saunders, Elsevier, 2012. HIRSH, D.C.; ZEE, Y.C. Microbiologia Veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 185 – 191, 2003.

MANUAL TÉCNICO DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE E TUBERCULOSE (PNCEBT). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, DAS – DDA, 126 P, 2003.

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA RAIVA DOS HERBÍVOROS IN: Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de Legislação: programas nacionais de saúde animal do Brasil / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Departamento de Saúde Animal. – Brasília: MAPA/SDA/DSA, 2009. 440P. QUINN, P J., CARTER, M E, MARKEY, B, CARTER, G R. In: Clinical Veterinary Microbiology. WOLFE, London, 1994.

RADOSTITIS, O.M., GAY, C.C., BLOOD, D.C., HINCHCLIFF, K.W. Clínica Veterinária – um tratado de doenças de bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

RIET-CORREA, F.; SCHILD, A.L.; MÉNDEZ, M.C.; LEMOS, R.A.A. Doenças de Ruminantes e Eqüinos. 2.ed. São Paulo: Varela, 2002. 999 p.

TIZARD, I.R., Imunologia Veterinária – uma introdução. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. TORTORA, G. Microbiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000.

(6)

LINHA: Patologia, Clínica e Cirurgia

Temas: Aspectos clínicos, cirúrgicos e patológicos

• Sistema genito-urinário feminino • Sistema digestório • Hérnias • Oftalmologia • Glândula Mamária • Neoplasias Bibliografia Sugerida

JONES, C.T., HUNT, R. D.; KING, N.W. Patologia Veterinária. 6ed. São Paulo: Manole. 2000, 1415 p.

JUBB, K.V.F., KENNEDY, P.C., PALMER, N. Pathology of Domestic Animals. 4ed., San Diego: Academic Press, 1993. 3v. MCGAVIN, M. D. & ZACHARY, J.F. Bases da Patologia Veterinária. 4ed., Rio de Janeiro: Elsevier. 2009, 1476 p. SANTOS, R.L; ALESSI, A.C. Patologia Veterinária. 1 ed, São Paulo, Rocca, 2011. 904 p.

FOSSUM, T. W. Small animal surgery. 4th Ed. St. Louis: Elsevier, 2013

JERICÓ, M.M.; ANDRADE NETO, J.P.; KOGILA, M.M. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015

TOBIAS, K. M.; JOHNSTON, S. A. Veterinary Surgery: Small Animal. St. Louis: Elsevier, 2013. SLATTER, D. Manual de cirurgia de pequenos animais. 3ed. São Paulo: Manole, 2007.

MAGGS, D.J.; MILLER, P.E.; OFRI, R. Slatter’s Fundamentals of Veterinary Ophthalmology. 5ª ed. Missouri: Elsevier Sauders, 2013. GELLAT, K.N.; GILGER, B.C.; KERN, T.J. Veterinary Ophthalmology. 5ª ed. Philadelphia: Wiley-Blackweell. Volume 1 e 2.

F E I T O S A , L . S e m i o l o g i a V e t e r i n á r i a : a a r t e d o d i a g n ó s t i c o . E d i t o r a R o c a , S ã o P a u l o , 2 0 0 4 .

RADOSTITS, OTTO M., GAY, CLIVE C. BLOOD, DOUGLAS C. , HINCHCLIFF, KENNETH W. Clínica Veterinária: um Tratado de Doenças dos Bovinos, Ovinos, Suínos, Caprinos e Eqüinos Ed.Guanabara Koogan. 90 Ed., 1770 p. 2002.

STEEVEN L. STOCKHAM, MICHAEL A. SCOTT. Fundamentos de Patologia Clínica Veterinária. 2ª Ed., Ed.Guanabara Koogan. FELDMAN, B.F.; ZINKL, J.G.; JAIN. N.C.Schalm’s Veterinary Hematology. 5th ed. Lippincott Williams e Wilkins. Philadelphia, 2000

(7)

ANEXO II

BAREMA DO CURRÍCULO - MESTRADO

1. Atividade Acadêmica – pontuação máxima: 35 (trinta e cinco) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO • Residência ou especialização

área específica (Medicina Veterinária) 20

área correlata 10

• Participação em cursos

< 10 horas (máx. 20 pontos) 2/curso

10 a 20 horas (máx. 20 pontos) 3/curso

20 a 40 horas (máx. 20 pontos) 4/curso

> 40 horas (Máx. 20 pontos) 5/curso

• Estágio extracurricular

área específica (Medicina Veterinária) 2/90 horas

área correlata 1/90 horas

• Monitoria com comprovação no Departamento 2/mês • Bolsa de trabalho ou ACC ou permanecer 1/mês • Aprovação em disciplina como aluno especial 2/disciplina 2. Atividade científica – pontuação máxima: 55 (cinqüenta e cinco) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

• Bolsa PIBIC / PIBITI (máx. 36 pontos) 2/mês

• Bolsa PIBIEXT (máx. 24 pontos) 1/mês

• Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico (Médio) 0,5/mês • Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico (Graduado) 1,0/mês • Artigo científico publicado em revista ou no prelo (aceitação final)

Classificação A1 no Qualis CAPES 20/artigo

Classificação A2 no Qualis CAPES 15/artigo

Classificação B1 no Qualis CAPES 12/artigo

Classificação B2 no Qualis CAPES 09/artigo

Classificação B3 no Qualis CAPES 07/artigo

Classificação B4 no Qualis CAPES 06/artigo

Classificação B5 no Qualis CAPES 05/artigo

Classificação C no Qualis CAPES (máx. de 12 pontos) 04/artigo Revista não indexada (máx. de 09 pontos) 03/artigo  Publicação em Anais ou apresentação em eventos (máx. 21 pontos) 03/trabalho  Participação em eventos científicos como ouvintes (máx. 20 pontos) 02/evento  Palestra em eventos científicos formais local 02/palestra  Palestra em eventos científicos formais regional, nacional, internacional 03/palestra • Publicação de livro com ISBN (máx. 30 pontos) 30 • Capítulo de livro publicado com ISBN (máx. 10 pontos) 10 • Organizador de livro com ISBN (máx. 15 pontos) 15

• Patente Concedida 20

• Patente Depositada 12

* Para um mesmo livro não se pontua simultaneamente Autoria, Capítulo e Organização, sendo pontuada apenas a maior opção (Autoria).

3. Atividade profissional e outros – pontuação máxima: 10 (dez) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO  Docência de ensino superior na área de Medicina Veterinária 1,5/mês

 Docência de ensino superior em área correlata 1,0/mês

 Docência no ensino médio 0,5/mês

 Docência em aulas eventuais, como convidado 0,5/aula  Exercício profissional na área de Medicina Veterinária (Máx. 02 pontos) 0,5/ano  Participação em comissão organização de evento (máximo 10 pontos) 1/evento

 Aprovação em concurso público 1 / concurso

 Trabalho voluntário em qualquer área (máximo 05 pontos) 1/90 horas

(8)

ANEXO II

BAREMA DO CURRÍCULO - DOUTORADO

1. Atividades Acadêmicas – pontuação máxima: 20 (vinte) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

• Residência ou especialização

Na área de Medicina Veterinária 10

Em área Correlata 05

• Participação em cursos de curta duração

< 10 horas (máx. 10 pontos) 0,5/curso

10 a 19 horas (máx. 10 pontos) 1,0/curso

20 a 29 horas (10 pontos) 1,5/curso

> 30 horas (Máx. 10 pontos) 2,0/curso

2. Atividades científicas – pontuação máxima: 60 (sessenta) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

• Artigo científico publicado ou no prelo.

Periódico com classificação A1 no Qualis CAPES 20 Periódico com classificação A2 no Qualis CAPES 25 Periódico com classificação B1 no Qualis CAPES 12 Periódico com classificação B2 no Qualis CAPES 09 Periódico com classificação B3 no Qualis CAPES 09 Periódico com classificação B4 no Qualis CAPES 05 Periódico com classificação B5 no Qualis CAPES 04 Periódico com classificação C no Qualis CAPES (máx. 09 pontos) 03

Revista não indexada (máx. 10 pontos) 02

• Trabalho ou resumo publicado em Anais ou apresentados em eventos (Máx. 12 pts) 02 • Participação em eventos científicos como ouvinte (máx. 10 pontos) 01 • Palestra em eventos científicos formais – local 1/palestra • Palestra em eventos científicos formais – regional, nacional, internacional 3/palestra • Publicação de livro com ISBN (máx. 30 pontos) 30 • Capítulo de livro publicado com ISBN (máx. 10 pontos) 10 • Organizador de livro com ISBN (máx. 15 pontos) 15

• Patente Concedida 20

• Patente Depositada 12

* Para um mesmo livro não se pontua simultaneamente Autoria, Capítulo e Organização, sendo pontuada apenas a maior opção (Autoria).

3. Atividades profissional e outros – pontuação máxima: 20 (vinte) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

Docência de ensino superior na área de Medicina Veterinária (máx. 08 pts) 1,0/mês Docência de ensino superior em área correlata (máx. 08 pts) 0,5/mês Docência em aulas eventuais, como convidado (máx. 5 pts) 1/aula Exercício profissional como pesquisador (máx. 5 pts) 0,5/mês Exercício profissional na área de Medicina Veterinária (máx. 5 pts) 0,5/ano Exercício profissional em área correlata (máx. 5 pts) 0,5/ano Participação em comissão organização de evento (máx. 05 pontos) 1/evento Aprovação em concurso público na área de Medicina Veterinária 1 / concurso Trabalho voluntário em qualquer área (máx. 05 pontos) 1/90h

(9)

ANEXO III

CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR

À Comissão de Seleção

Eu, XXXXXXX, docente credenciado no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal nos

Trópicos, comunico que tenho ciência de que o(a) candidato(a) XXXXXX prestará seleção para o referido programa e concorrerá a uma das vagas por mim disponibilizada no nível de XXXXX. Caso este(a) candidato(a) seja selecionado(a) dentro do quantitativo de vagas a mim disponibilizado, me comprometo a orientá-lo na condução do projeto XXXXXXX.

Salvador, de de

(10)

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO MESTRADO

Colar foto 3x4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LINHA DE PESQUISA: ORIENTADOR: IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome: Sexo: M ( ) F ( ) Pai: Mãe:

C.P.F. R.G. Órgão Exp/UF Data Expedição Nacionalidade

Data Nascimento Natural Estado Civil

Título Eleitor: UF Zona Seção Data Emissão

Documento Militar: Série: Desc Órgão: SMART CARD

Endereço Residencial: Bairro:

CEP: Cidade/UF: E-mail:

(11)

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Instituição onde cursou a graduação:

Nome do curso de graduação: Ano de Conclusão:

País: Cidade: UF:

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Instituição Período

(Desde – Até)

Tipo de atividade (docência, pesquisa, extensão, promoção e atividade particular, indique

cronologicamente, começando pela mais recente, suas três últimas atividades profissionais

remuneradas)

( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro

( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro

( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro

FONTE FINANCIADORA DE ESTUDOS ( ) Possuo bolsa de estudo concedida (ou a ser concedida) pelo(a):_

( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, percebendo meus vencimentos. ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, sem perceber meus vencimentos. ( ) Possuo emprego, mas dependerei da bolsa do curso. Meu último salário foi de: ( ) Não possuo emprego ou bolsa e desejo candidatar-me a uma bolsa do curso.

Observações:

* Somente candidatos brasileiros podem concorrer ao pleito de bolsas.

* O fato do candidato ter sido selecionado, não implica compromisso de bolsa por parte do curso. * O candidato que mantiver vínculo empregatício e se candidatar a uma bolsa de estudos deverá anexar comprovante de autorização da Instituição de origem a fim de se afastar integralmente para freqüentar o curso.

* O candidato estrangeiro deverá comprovar os meios que disporá para financiar seus estudos.

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins, inclusive legais, que este formulário contém informações completas e exatas. Além disso, estou ciente e aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição para este processo de seleção.

(12)

ANEXO V

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DOUTORADO

Colar foto 3x4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LINHA DE PESQUISA: ORIENTADOR: IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome: Sexo: M ( ) F ( ) Pai: Mãe:

C.P.F. R.G. Órgão Exp/UF Data Expedição Nacionalidade

Data Nascimento Natural Estado Civil

Título Eleitor: UF Zona Seção Data Emissão

Documento Militar: Série: Desc Órgão: SMART CARD

Endereço Residencial: Bairro:

CEP: Cidade/UF: E-mail:

(13)

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Instituição onde cursou a graduação:

Nome do curso de graduação: Ano de Conclusão:

País: Cidade: UF:

Instituição onde cursou o Mestrado/Especialização:

Nome do curso de graduação: Ano de Conclusão:

País: Cidade: UF:

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Instituição Período

(Desde – Até)

Tipo de atividade (docência, pesquisa, extensão, promoção e atividade particular, indique

cronologicamente, começando pela mais recente, suas três últimas atividades profissionais

remuneradas)

( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro

( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro

( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro

FONTE FINANCIADORA DE ESTUDOS ( ) Possuo bolsa de estudo concedida (ou a ser concedida) pelo(a):_

( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, percebendo meus vencimentos. ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, sem perceber meus vencimentos. ( ) Possuo emprego, mas dependerei da bolsa do curso. Meu último salário foi de: ( ) Não possuo emprego ou bolsa e desejo candidatar-me a uma bolsa do curso.

Observações:

* Somente candidatos brasileiros podem concorrer ao pleito de bolsas.

* O fato do candidato ter sido selecionado, não implica compromisso de bolsa por parte do curso. * O candidato que mantiver vínculo empregatício e se candidatar a uma bolsa de estudos deverá anexar comprovante de autorização da Instituição de origem a fim de se afastar integralmente para freqüentar o curso.

* O candidato estrangeiro deverá comprovar os meios que disporá para financiar seus estudos.

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins, inclusive legais, que este formulário contém informações completas e exatas. Além disso, estou ciente e aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição para este processo de seleção.

(14)

ANEXO VI

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

CAPA

Título do projeto Nome do candidato Nome o orientador

Linha de pesquisa em que está vinculado

Se o projeto for financiado, inserir dados sobre o financiamento (Valor do apoio e Agência financiadora).

PROJETO

Breve introdução justificando a importância do projeto Revisão da Literatura

Objetivos (Geral e Específicos) Materiais e Métodos

Resultados e/ou Produtos Esperados

Cronograma de Execução (Máximo 24 meses p/ Mestrado e 42 meses p/ Doutorado)

Viabilidade (Inserir informações que demonstrem que existem infraestruturas física e de equipamentos, bem como pessoas, animais e tudo mais que for necessário para executar o projeto dentro do cronograma proposto).

Orçamento

Referências Bibliográficas Datar

Referências

Documentos relacionados

O segundo Encontro Internacional de Formação nas Artes da Marionete propôs retomar e aprofundar as transformações estéticas profundas que o teatro de ma- rionetes vem

  Em  um  contexto  de  Desenvolvimento  Distribuído  de  Software  (DDS)  a  e stimativa  de  esforço  também  é  crítica.  Mas  ainda  não  se 

Este trabalho verificou o efeito in vitro de extratos e componentes de Ziziphus joazeiro (juazeiro) sobre nematoides gastrintestinais de caprinos e o efeito tóxico

O objetivo deste trabalho foi o isolamento, identificação e caracterização molecular de bactérias candidatas a probióticos em organismos aquáticos, com o intuito

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Realizar estudos sobre a espécie: continuação do estudo dos parâmetros da reprodução; continuação do estudo da dinâmica populacional; estudo da dieta;

A coordenadora do Programa de Residência em Área Profissional em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o

O trabalho pretende explorar a relação entre César Guerra Peixe e Heitor Villa-Lobos, usando-os como exemplo das relações mais gerais entre os compositores da