• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /08/ Efetivo: Rev. Carlos Aranha Neto Fones:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /08/ Efetivo: Rev. Carlos Aranha Neto Fones:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4660

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Efésios Da Riqueza da Graça Divina Flui a Riqueza da Vida Cristã - 2.7

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h

23/08/2015

Pastores

1. Efetivo:

Rev. Carlos Aranha Neto Fones: 3256-8595 98447-8556

2. Auxiliares:

Rev. Célio G. de Azevedo Fones: 3822-1665 98456-3798 Rev. Flávio Viola Machado Fones: 3628-5370 98456-3660

Presbíteros Eméritos

Jovino Pereira Filho Salim Amed Ali

Diáconos Eméritos

Jairo Moraes Pereira Joaquim de Aguiar Nelson Ramalho A t é Q u A n d o ? A t é Q u A n d o ? A t é Q u A n d o ? A t é Q u A n d o ? A t é Q u A n d o ?

“Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e Tu não me atenderás? Até quando gritarei: ‘Violência!’.

E Tu não nos salvarás?” Habacuque 1.2

Você já reclamou de Deus ou discutiu com Ele? O profeta Habacuque lamenta tudo que está acontecendo. “Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e Tu não me atenderás?”, questiona. Ele não consegue entender por que Deus demora tanto para intervir e acabar com a violência em Judá, no governo do ambicioso e cr uel rei Jeoaquim. Copiando o rei, o povo era igualmente cruel, violento e sem limites. E Habacuque questiona: “Até quando?...”

Você já se sentiu desamparado por Deus, pensando que Ele não estivesse nem aí para os seus problemas particulares ou para os problemas do seu país? Você já questionou como o profeta: “Até quando?” Até quando temos que enfrentar violência e morte no trânsito? Até quando temos que conviver com governantes corruptos que exploram o povo? Até quando os desentendimentos no meu casamento vão continuar? Até quando meus filhos vão continuar longe do Senhor? Até quando terei de conviver com essa doença? Até quando... até quando...?

Habacuque questiona, mas tem esperança: “Vou subir na minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa” (Hc 2.1). E Deus lhe responde: “Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus” (Hc 2.4)

deus pode demorar a responder, mas não falha! Somos convidados a continuar levando a Ele as nossas súplicas, na certeza de que, em momento oportuno, Ele as responderá.

Oremos: ‘Senhor, eu derramo o meu coração diante de Ti. Tu conheces

as minhas angústias e os meus questionamentos. Tu sabes que espero respostas. Ensina-me a esperar confiante no Teu agir. Aumenta a minha fé para que, em meio aos meus questionamentos, eu confie em Tuas promessas. Amém’.

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Nesta semana - dia 26 de agosto, 4ª feira - nossa Igreja

completará 115 anos de existência. Louvemos a Deus pela bênção que ela tem sido na cidade de São Paulo e regiões próximas, através da expansão evangelística realizada por homens e mulheres levantados por Deus. Todas as Igrejas Pres-biterianas, pertencentes à IPB aqui existentes têm ligação direta ou indireta com a Unida.

02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Quantos membros das famílias da Igreja ainda

não receberam a Cristo como Salvador e Senhor! Oremos por esses familiares queridos e sejamos um exemplo de verdadeiros cristãos para todos eles.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Dentro da realidade

sócio-econômica dos membros da Congregação, o trabalho está sendo desenvolvido com belos resultados. Que Deus confirme os frutos já produzidos!

04. OFICIAIS DA IGREJA – Presb. Décio de Oliveira Bernini, Diáconos Ênio Ricardo

Petcov de Medeiros e Felipe Lins Aiello.

05. BRASIL – Continuam sendo reveladas novas fontes e instrumentos de corrupção.

Que Deus tenha misericórdia e sustente a Igreja como testemunha do evangelho, da justiça e da paz em nossa Pátria.

06. COROS – Que a preparação dos Coros para a apresentação do Musical

“Experiência com Deus” no próximo domingo seja concluída com grande aproveitamento.

07. ENFERMOS – Alexandre Cortez Siqueira, Álvaro de Matos Júnior, Andrea de

Lurdes dos Santos, Antonia Pereira dos Santos, Antonio Augusto Bizarro, Aparecida Catharina Baltieri, Arlinda Pereira dos Anjos, Carlos Augusto Barros de Carvalho, Clara da Silva Rodrigues, Claudia Diniz e Constância Gallucci.

InFoRMAtIVo MISSIonÁRIo

LÍBANO – Os missionários da APMT, Rev. L e C. desenvolvem nesse país o Projeto

Rajá, através do qual ministram aulas de informática e artesanato para pobres, trabalhadores migrantes, refugiados e minorias étnico-religiosas. Auxiliam no Asilo Hamlim e cooperam com a Igreja Presbiteriana Nativa. Pedem orações pois o desafio é gigantesco principalmente pelas turbulências por que passa a região.

“ASHBEL GREEN SIMONTON - UMA VIDA DE FÉ” – Esse é o título de um livro

que apresenta a biografia do Pioneiro do Presbiterianismo no Brasil. Essa obra é totalmente ilustrada com quadrinhos de bonita inspiração, tornando a leitura algo especial para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Adquira esse livro (R$ 20,00) e conheça essa história. Procure os Diáconos no páteo, após o Culto.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO – A Igreja cumprimenta, com carinho, o casal Diác. Ricardo Galante Coimbra e Marlene Thaissa de Melo Galante Coimbra que no

dia 25, comemora 08 anos de união conjugal.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Grace Lívia Tavares Tambelini; Dia 24:

Daniel Lima Mineiro, Sérgio de Souza Zocratto e Maira de Araújo Pimenta da Silva;

Dia 25: Amanda Carvalho de Menezes, Fernanda Kabadayan Dias, Presb. Gediael Felipe

da Silva, Diác. Luiz Carlos de Oliveira e Olga Kocian; Dia 27: Ana Beatriz Mondejas Lisboa e Presb. Décio de Oliveira Bernini; Dia 29: Alessandra Moreira Matias Ayres.

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “A RIQUEZA DA VIDA CRISTÔ Redigidas pelo Rev. Célio Gomes de Azevedo

Disse Jesus: “Vós sois a Luz do Mundo” – Mateus 5.14

Dia 24 – SOMOS ‘LUZ’ DEDICANDO TEMPO AO SENHOR – Lucas 10.38-42

Boa parte da cristandade conhece a singela história de Marta e Maria. É, sem dúvida, uma história com ricos ensinamentos, principalmente no que diz respeito ao ativismo e a falta de tempo. No mundo pós-moderno, as pessoas correm desenfreadas pela realização de suas atividades e quase sempre estão apressadas. Parece até que as horas do dia nunca são suficientes. Estatísticas recentes comprovam que os pais que trabalham fora passam em média duas vezes mais tempo cuidando dos e-mails do que brincando com os filhos. Ou seja, a falta de tempo por causa do ativismo tem conseqüências bem sérias. Por isso mesmo, o próprio Jesus advertiu Marta a repensar o tempo em termos espirituais. Nada é mais importante que assentar-se aos pés de Jesus. Assim sendo, como tem sido o nosso tempo com Deus? Como tem sido a nossa vida de oração? Pense nisso!

Dia 25 – SOMOS ‘LUZ’ GUARDANDO ESTADO DE VIGILÂNCIA – Lucas 12.37

Na chamada Parábola do Servo Vigilante, Jesus nos diz o seguinte: “Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes”. Note a expressão: vigilantes. No mundo atual, percebemos um certo descaso com relação à volta de Jesus. Até mesmo entre muitos crentes, a chamada Segunda Vinda do Senhor já não ocupa o centro das atenções. As mensagens em muitas igrejas ou mesmo midiáticas já não enfatizam a volta do Senhor, o arrebatamento dos fiéis, a ressurreição do corpo nem o juízo final. A grande preocupação volta-se ao ser humano, ao bem estar, ao sucesso, à prosperidade, à cura etc. A Bíblia, no entanto, está repleta de textos que anunciam a volta do Redentor com grande poder e glória. Que dia maravilhoso será o Grande Dia do Senhor! Como igreja, estejamos alertas aos sinais de Sua vinda aguardando-a como servos vigilantes!

Dia 26 – SOMOS ‘LUZ’ AGRADECENDO A BENÇÃO RECEBIDA – Lucas 13.10-17

O Evangelista Lucas, o médico amado, registra para o nosso conhecimento espiritual a cura de uma mulher enferma. Não sabemos o nome dessa mulher. Sabemos apenas que ela sofreu por muitos anos. Um dia Jesus cruzou o caminho dessa mulher e a libertou de sua longa enfermidade. Ela, por sua vez, ‘dava glória a Deus’. Aliás, qual a maneira mais digna de reconhecer uma graça recebida senão pela exaltação do nome de Deus? Assim, essa mulher não cessou de dar glória a Deus. Que grande lição para nós! Quantas bênçãos recebemos do Senhor e, muitas vezes, esquecemos de agradecer-lhe. Não podemos agir como filhos ingratos. Não podemos nos esquecer de nenhum dos benefícios do Senhor (Salmo 103.2). Bem dizia William Shakespeare – ‘pior que os dentes de uma serpente é ter um filho ingrato’. Portanto, coloquemos nossos joelhos no chão e nossa gratidão diante do trono de Deus.

Dia 27 – SOMOS ‘LUZ’ ATRAVÉS DE UMA VIDA DE ABNEGAÇÃO – Lucas 14.33

É tão difícil falar de abnegação quando o materialismo está à solta. É tão difícil falar de desapego quando o dinheiro fala mais alto. É tão difícil falar de renúncia quando os anseios humanos se voltam às coisas desse mundo. Basta ver as inúmeras igrejas aderindo ao movimento conhecido como Teologia da Prosperidade. Verdadeiras aberrações são cometidas em nome de Deus somente para alimentar os interesses monetários. Porém, o Senhor Jesus fala de uma vida de abnegação e renúncia. Ninguém pode servir a dois senhores. Ninguém pode servir a Deus e as riquezas. Cabe a nós refletirmos sobre a necessidade de dizer ‘não’ constantemente a tudo o que não glorifica a Deus. Vale a pena dizer ‘sim’ a todo projeto que engrandece o Criador do Universo. Lembremo-nos das Palavras de Jesus: ‘Todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo’.

(4)

BERÇÁRIO:

Vanessa

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão: Rafael, Felipe, Luiz Carlos, Oscar e Sócrates

BERÇÁRIO:

Adriana e Régis

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão: Ricardo Martins, Mauro, Paulo, Ricardo Deguti, Ricardo Lunghin

(11h) - Responsáveis: Rodrigo e Giovanna; (19h) - Responsável: Manuela ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 23/08

CULTO INFANTIL

(11h) - Responsáveis: Flávia e Rodrigo;(19h) - Responsável: Vanessa

CULTO INFANTIL ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 30/08

Dia 28 – SOMOS ‘LUZ’ GANHANDO PESSOAS PARA JESUS – Lucas 15.1-10

Nossa grande tarefa como igreja do Senhor é evangelizar. Jesus disse: Ide e fazei discípulos! Não podemos deixar de anunciar o plano da salvação à humanidade. Como não sabemos quem são os escolhidos, então, devemos anunciar a todas as pessoas. A Bíblia diz que quando um pecador se arrepende, há júbilo diante dos anjos de Deus. Por isso, não deixe de falar de Cristo para as pessoas que você conhece e mesmo para aquelas que você não conhece. Muitas vezes, brota em nosso coração o senso de incapacidade, como que uma voz dizendo a nós mesmos que não somos capazes de tal ação. Porém, a Bíblia nos alerta que o Espírito Santo é quem nos auxilia na evangelização. Realmente, por nós mesmos, somos incapazes de tal tarefa tão sublime. Porém, o Senhor não nos deixa sozinhos nessa obra maravilhosa. O próprio Espírito Santo está conosco na caminhada da vida!

Dia 29 – SOMOS ‘LUZ’ FALANDO DO AMOR DO PAI – Lucas 15.11-32

A mais sublime mensagem dos céus para a natureza humana decaída em seus pecados é essa: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Quando você compreende que não há nada em nós merecedor da bondade de Deus, e que não há nada que façamos para alcançar a salvação, então, você sentirá e expressará a mesma alegria que despertou o coração de Lutero - “Foi como se as portas do paraíso se abrissem para mim”! É isso mesmo que Deus fez. Ele abriu os portais do paraíso através do sacrifício da cruz de Jesus. Se o Senhor não tivesse levado o nosso pecado e morrido na cruz para a expiação das nossas faltas, jamais seríamos salvos! É esse amor que a Bíblia anuncia do começo ao fim. É por esse amor que a igreja vive e aguarda o seu Salvador. Portanto, não deixemos de falar desse amor tão sublime!

Dia 30 – SOMOS ‘LUZ’ ATRAVÉS DO BOM TESTEMUNHO – Lucas 16.13-15

Jesus muitas vezes reprovou as atitudes dos fariseus porque eram incompatíveis com as Escrituras. Eles diziam uma coisa e faziam outra. Por isso, Jesus os chamou de hipócritas várias vezes. Quando o testemunho de um religioso não coaduna com sua teologia, alguma coisa está errada. Quando um cristão diz ser cristão e vive como se não fosse, algo está errado. A Bíblia exorta inúmeras vezes a darmos um bom testemunho para que Deus seja glorificado. O bom testemunho não é para nosso engrandecimento, nem para nutrir nossa vaidade. O bom testemunho visa única e exclusivamente a glória de Deus. Como crentes em Jesus devemos ficar atentos: não podemos servir de pedra de tropeço para os outros. Pelo contrário, devemos dar bom testemunho “... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).

(5)

AUSÊNCIA DO REV. CARLOS – Hoje, às 09h30, o Rev. Carlos Aranha Neto estará

pregando na Igreja Presbiteriana do Butantã, dentro das programações de aniversário daquela Igreja irmã.

ALMOÇOS ESPECIAIS - VENHA PARTICIPAR – Temos realizado esse almoço em

todos os domingos de agosto, comemorando assim também o aniversário da Igreja.

Hoje e no próximo domingo estaremos juntos. Venha participar!

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - REUNIÃO DE ORAÇÃO – Nesta

terça-feira, dia 25 de agosto, às 14h30, a SAF promoverá uma Reunião Especial de Oração, com intercessões em favor da Igreja Unida. Os irmãos estão convidados para participar. Local: Capela!

CONSELHO DA IGREJA – Na próxima terça-feira, dia 25, o Conselho estará reunido

a partir das 19h30, no local de costume. Todos os seus membros estão regularmente convocados.

MUSICAL “EXPERIÊNCIA COM DEUS” – A mensagem desse musical será

a p r e s e n t a d a n o C u l t o M a t u t i n o d o p r ó x i m o d o m i n g o , d i a 3 0 . É e x c e l e n t e o p o r t u n i d a d e p a r a c o n v i d a r m o s p a r e n t e s , a m i g o s , c o l e g a s . L e m b r a m o s a o s componentes daquele grande coral, os últimos ensaios:

Quarta-feira, dia 26, às 20h00, no salão social

Sábado, dia 29, às 14h00, no Templo - ensaio geral e definitivo.

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO – O Grupo “C” Santa Cecília, coordenadoras: Arlinda Pereira dos Anjos e Isako Ouchi, realizará sua reunião, sexta-feira, dia 28, às 19h30, na Capela.

CORO MASCULINO - NOVOS INTEGRANTES – O Coro Masculino deseja

crescer, não só na qualidade espiritual e musical, como também no número de participantes. Todos os homens da Igreja estão convidados para participar. Os ensaios são feitos às sextas-feiras, das 20 às 22 horas. Aplique na obra do Senhor o talento que Ele tem oferecido a você. Compareça na próxima sexta-feira, dia 28 às 20h00.

ELEIÇÃO DE NOVAS DIRETORIAS PARA 2016 – Todas as sociedades internas e

grupos musicais devem proceder à eleição de sua nova diretoria para 2016, durante o próximo mês de Setembro. Solicitamos as necessárias providências pelos atuais dirigentes.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS PARA A AEB – A Junta Diaconal

recolherá durante todo o mês de agosto alimentos não perecíveis para serem doados à Associação Evangélica Beneficente (AEB). A meta é arrecadarmos 1,5 tonelada de alimentos e contamos com o envolvimento de toda a Igreja Unida para atingirmos este objetivo. Para conhecer mais sobre o trabalho da AEB, acessem www.aeb-brasil.org.br.

VISITE A EXPOFLORA – Os responsáveis por atividades do grupo da Terceira Idade,

na Igreja Unida, estão promovendo um passeio na cidade de Holambra, para visitar

34º Expoflora, no dia 18 de setembro p.f. Preço: R$ 55,00, incluindo transporte e

(6)

ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIDA ÚLTIMA SEMANA DE COMEMORAÇÕES 1. Sábado, dia 29

a) Reunião de Oração em favor da Igreja: Das 10h00 até 11h00 estaremos

em oração intercedendo em favor da Igreja. Participarão o Coro Geral, Coro Masculino, Coro Jovem, Equipe de Louvor e Orquestra. (Não haverá a tradicional reunião das 07h00 nesse dia).

b) Confraternização: Após a reunião acima referida, será servido um

“Churrasco” preparado com todo esmero, para todos os presentes.

2. Domingo, dia 30

a) Culto Matutino - Cantata “Experiência com Deus”: Participarão os

Coros da Igreja, a Orquestra e o Coro da Igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul.

b) Pastor Paquistanês no Culto Noturno: receberemos a visita do Pastor

Paquistanês Javed Masih. Ele irá compartilhar sua experiência de ter sido condenado à morte por causa do Evangelho, fato que o trouxe como refugiado ao Brasil. Vamos ouví-lo!

c) Encerramento da Campanha - Oferta de Gratidão: Conforme anunciado,

nossa Campanha será encerrada no próximo domingo. Até o dia 18 de agosto, anotamos o valor arrecadado de R$ 35.603,80. O alvo é R$ 50.000,00. Vamos atingir esse alvo? É nosso último esforço! Veja o gráfico ilustrando o crescimento das ofertas até aqui:

35.603,80 24.303,65 21.797,14 17.660,00 10.300,00 4.360,00 150,00

05/jul 12/jul 19/jul 26/jul 02/ago 09/ago 16/ago 23/ago 30/ago

20.000,00 15.000,00 10.000,00 5.000,00

Oferta de Gratidão - 115 Anos de Igreja Unida - Alvo R$ 50.000,00

50.000,00 45.000,00 40.000,00 35.000,00 30.000,00 25.000,00

(7)

CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio

Adoração

Cântico - “Ao Que é Digno”

* Salmo 67

Cântico - “Poder Pra Salvar”

* Oração

Hino - Coro Jovem

Contrição * Salmo 42.1-5

Cântico - “Preciso de Ti”

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças * Tiago 1.16-18 * Oração

Oferta de Gratidão - Aniversário da Igreja Hino 61 - “Ações de Graças”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

* Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado

* Oração Consagração

Cântico - “Raça Eleita”

* Oração

* Bênção Apostólica

* Amém Tríplice

Poslúdio

Avisos

Saudação aos Visitantes

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo

Aqui diante de Ti,

Eu tenho tanto pra Te agradecer. Graças dou, graças dou,

O que me deste Senhor,

Por tantas bênçãos que eu não posso ver. Graças dou, graças dou.

Com meu coração, E o meu louvor, Com as mãos aos céus, Louvo-te Senhor.

GRAÇAS DOU

Graças dou, sempre a Ti eu graças dou, Graças dou, sempre a Ti eu graças dou, Graças dou...

Tens feito tanto por mim, Da escuridão Tua luz me tirou. Graças dou, graças dou, Por Teu Amor e perdão,

Por meus pecados levados na cruz, Graças dou, graças dou.

(8)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo CULTO MATUTINO - 11h00 Prelúdio - Orquestra Adoração * Romanos 11.33-36 Hino 14 - “Louvor” * Oração

Hino - Coro Jovem

Contrição * Salmo 121

Hino 97 - “Súplica do Redimido” * Oração Silenciosa

* Oração Pastoral

Ação de Graças

Cântico - “Graças Dou” (página 07)

* II Coríntios 5.17

Oferta de Aniversário da Igreja Unida * Oração

Hino 102 - “O Céu com Cristo”

Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Jovem * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo

Consagração Hino * Oração * Bênção Apostólica * Amém Tríplice Poslúdio - Orquestra

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Célio Gomes de

Azevedo; Culto Noturno (19h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Congregação de Caucaia

do Alto - Culto Matutino (10h30) - Missionária Olga Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS NAS LITURGIAS - Culto Matutino: Presb.

Referências

Documentos relacionados

Durante a fase compreendida entre 1960 e fins da década de 1990, analisamos como ocorreu a experiência religiosa-política do padre Luigi Pescarmona, por meio de

S ELEÇÃO DE CANAIS Menu TV Imagem Som Funções Instalação Brilho Cor Imagem Nitidez Matiz Menu TV Imagem Som Funções Instalação Idioma Sistema Cor Modo Auto Seleção Seleção

Objetivamos, a partir da noção de mulher, construída pelo imaginário social brasileiro, identificar a construção sócio-religiosa, política e cultural desta mulher na história

Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta, chamada JMatching, para correspondˆ encia entre esquemas atrav´ es de amostras, destinada a usu´ arios especialistas na aplica¸ c˜

Enquanto o novo programa pode ajudar na retenção de clientes que a Smiles tem risco de perder com a mudança recente, ainda vemos o novo cenário como bem menos atrativo para os

O objetivo deste trabalho foi verificar a acuracidade das técnicas de vibração transversal e ultra-som comparativamente aos valores obtidos em ensaios estáticos e a obtenção de

Matsudo 6 em seus estudos com 117 idosas, submetidas a um programa de exercícios físicos duas vezes na semana, não encontrou resultados significativos para o quesito de

Eletrodo ligado ao Mn-Ni especialmente indicado para a soldagem de aços doces com teor elevado de C e aços baixa liga com grande resistência à tração.. Soldagem de responsabilidade