• Nenhum resultado encontrado

3008 O cross-over pela PEUGEOT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3008 O cross-over pela PEUGEOT"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

Peugeot apresenta novo modelo 14 de Janeiro 2009

3008

O cross-over pela PEUGEOT

O Peugeot 3008 é um cross-over compacto e volúmico. Representa uma oferta nova e inovadora, não apenas no seio da gama Peugeot, mas também no conjunto do mercado automóvel actual.

Montado na unidade de Sochaux, no Este da França, o Peugeot 3008 apresenta um conceito e prestações baseados nos conhecimentos e em todos os valores da marca do Leão.

O 3008 posiciona-se no cruzamento de caminhos entre vários universos existentes: o dos SUV, o dos monovolumes ou, ainda, o das berlinas. Produto deste cruzamento de espécies vai buscar às suas origens os pontos mais fortes e adopta, paralelamente, algumas tecnologias inéditas (Dynamic Rolling Control, Grip Control,…) que lhe permitem conjugar prestações por vezes consideradas antagónicas (prazer de condução a bordo de um veículo “alto”, motricidade melhorada, respeito pelo ambiente …). Por esta síntese anti-conformista e pelas suas características de estilo, o 3008, concebido como um veículo de conquista, oferece soluções originais e uma polivalência óptima a clientes em busca de modernidade, de características práticas e de prazer de condução. Protector, multi-usos e valorizante, o Peugeot 3008, cross-over em todos os aspectos, explora novos territórios do automóvel.

Peugeot 3008, cross-over pela sua arquitectura e pelo seu estilo exterior aglutinando vários géneros automóveis

A arquitectura do 3008 consegue combinar uma dimensão monovolume de pára-brisas avançado com elementos relacionados com o mundo dos SUV, como é o caso da tampa inferior da mala (ou hobby), dos vidros laterais mergulhantes ou da posição de condução elevada …

O estilo do veículo consegue sublimar esta hibridação de géneros. As proporções equilibradas, as linhas que aliam dinamismo e robustez, sugerem um conteúdo inovador. À frente, os genes da Peugeot foram reinterpretados para se adaptarem aos volumes amplos da viatura, enquanto que, na traseira, os largos flancos esculpidos contribuem para assentar visualmente o veículo na estrada.

(2)

A partir de um determinado nível de equipamento, o veículo recebe elementos de características «off-road», como é o caso, nomeadamente, das inserções ao nível das longarinas exteriores e dos pára-choques.

Peugeot 3008, cross-over no interior, já que valorizante para cada um dos seus ocupantes, modulável e tecnológico

Sob esta carroçaria espaçosa, o condutor ocupa o seu lugar num posto de condução ergonómico, particularmente valorizante e que evoca o universo dos coupés topo de gama, ou mesmo dos cockpit de avião.

Os passageiros dispõem de um habitáculo amplo, de conforto muito cuidado (no plano da postura, dos bancos, da acústica, …), onde cada um encontrará naturalmente o seu lugar. Para maior luminosidade e visibilidade, podem beneficiar de um vasto tejadilho em vidro de 1,60 m2.

O interior Multiflex sabe transformar-se à vontade dos utilizadores, graças a um piso de bagageira com três posições e a encostos traseiros escamoteáveis. Com os encostos traseiros rebatidos e com o encosto do banco do passageiro da frente colocado em posição de “prateleira”, o 3008 oferece um piso perfeitamente plano, desde o hobby até ao painel de bordo. Deste modo, o volume de carga atrás dos bancos dianteiros e abaixo da chapeleira passa de 512 l (ou 432 dm3 na norma

VDA) para 1.604 l (ou 1.241 dm3 VDA).

Para aumentar a sua serenidade e a segurança de todos, o condutor pode beneficiar, de série ou em opção, de tecnologias raras, ou até mesmo inéditas no mercado:

- Head Up Display,

- Distance Alert (que permite ajudar a respeitar as distâncias de segurança entre veículos, em função da velocidade),

- travão de estacionamento eléctrico automático, - assistência ao arranque em rampa,

ou, ainda, a gama de sistemas telemáticos com navegação (WIP Nav ou WIP Com 3D)…

Peugeot 3008, um cross-over pelas sensações de condução exclusivas e pela sua motricidade «off-road» inteligente

Graças aos conhecimentos da Peugeot e às tecnologias empregues, o 3008 apresenta qualidades de estradista dignas das melhores berlinas, o que constituía, à partida, um verdadeiro desafio para um veículo «volúmico alto».

Independentemente da versão do 3008, tudo foi pensado no sentido de oferecer um comportamento dinâmico de primeiro nível, sem prejuízo para o conforto dos passageiros. De facto, o 3008 pretende constituir uma nova referência no universo dos veículos compactos volúmicos, em termos de prazer de condução e de segurança activa.

(3)

Apoiadas numa excelente rigidez de carroçaria, as ligações ao solo são compostas por um trem dianteiro pseudo Mac-Pherson e por um trem traseiro de travessa deformável.

Associado às duas motorizações mais performantes (1.6 THP e o novo 2.0 HDi FAP), o sistema Dynamic Rolling Control, localizado no trem traseiro, eleva os limites em termos de controlo das oscilações laterais de carroçaria, mantendo o conforto de amortecimento num nível óptimo.

O sistema Grip Control, outra inovação proposta, é composto por uma anti-patinagem sofisticada e por pneus Mud & Snow, oferecendo, em reais utilizações «off-road», uma optimização da motricidade das duas rodas dianteiras do 3008. Desde logo, o condutor dispõe de uma pequena alavanca que lhe permite optar entre cinco modos : Standard, Neve, Todo-o-terreno (Lama / Terra / Erva húmida), Areia e ESP off.

• Peugeot 3008, um cross-over respeitador do ambiente

Desde a origem do projecto que a procura da melhor eficácia ambiental constituiu uma preocupação muito importante, até por se tratar de um cross-over.

A aerodinâmica foi particularmente trabalhada (Cx de apenas 0,296), foram desenvolvidas soluções para controlar o peso (materiais leves, soldadura laser…) e, na maioria das versões, serão montados pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento (resultantes da experiência 308).

No coração da eco-eficiência do 3008, os seis grupos motopropulsores dispõem das tecnologias mais evoluídas do seu mercado, tanto a gasolina (com os 1.6 VTi e THP desenvolvidos em cooperação com o Grupo BMW), como a diesel (1.6 e 2.0 HDi sistematicamente associados ao filtro de partículas). A versão mais ecológica apresenta um consumo controlado de apenas 4,9 l / 100 km, ou seja, 130 g/km de CO2.

Em 2009, a oferta internacional do 3008 será organizada da seguinte forma: Diesel HDi FAP:

• 1.6 HDi FAP 80 kW (110 cv), 240 Nm, caixa manual de 6 velocidades – CO2: 137 g/km

• 1.6 HDi FAP 80 kW (110 cv), 240 Nm, caixa manual pilotada de 6 velocidades – CO2: 130 g/km (1)

• 2.0 HDi FAP 110 kW (150 cv), 340 Nm, caixa manual de 6 velocidades – Euro 5, CO2: 146 g/km (1)

• 2.0 HDi FAP 120 kW (163 cv), 340 Nm, caixa automática de 6 velocidades – Euro 5, CO2: 176 g/km (2)

Gasolina:

• 1.6 VTi 88 kW (120 cv), 160 Nm, caixa manual de 5 velocidades – Euro 5, CO2: 165 g/km

(4)

• 1.6 THP 110 kW (150 cv), 240 Nm, caixa manual de 6 velocidades – CO2: 176 g/km, e, posteriormente, 1.6 THP 115 kW (156 cv), 240 Nm,

caixa manual de 6 velocidades – Euro 5, CO2: 170 g/km (2) (1) Disponibilidade a partir do Verão de 2009

(2) Disponibilidade a partir do Outono de 2009, valores não homologados

Finalmente, a partir de 2011, o 3008 será o primeiro veículo do Grupo PSA Peugeot Citroën a beneficiar da tecnologia HYbrid4, tal como foi revelado no concept-car Prologue HYbrid4 durante o último Salão Automóvel de Paris. Esta tecnologia, que origina uma verdadeira ruptura em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2 (na ordem de -35 %), permite também que

as quatro rodas sejam motrizes, graças à tracção do seu motor térmico HDi FAP e à propulsão de um motor eléctrico. Este último possibilita também um modo de utilização “exclusivamente eléctrico”, logo, sem qualquer emissão poluente.

• Peugeot 3008, um cross-over que inspira segurança

O 3008 foi concebido para oferecer uma segurança máxima a todos os níveis: • a segurança primária é garantida pelos objectivos elevados em matéria

de comportamento em estrada,

• a segurança secundária é baseada numa estrutura particularmente optimizada (nomeadamente com a presença de uma tripla via de esforço à frente ou do absorvedor Bogé Wagon) e em meios de retenção de elevado desempenho (6 airbags,…),

• a segurança terciária é assegurada pelo serviço Peugeot Urgence, capaz de localizar o veículo e desencadear o envio de socorro no caso de um incidente. Este serviço, lançado em 2003, é associado gratuitamente ao novo sistema telemático WIP Com 3D disponível no 3008.

• Peugeot 3008, um cross-over valorizante com objectivos de qualidade ambiciosos

Apoiada nos processos implantados desde o lançamento do 308, a qualidade, percebida e de utilização, foi objecto das maiores atenções durante a concepção, o desenvolvimento e a produção do 3008. Assim, está em curso um importante programa de ensaios de 3.000.000 de quilómetros, no sentido de recolher todas as informações susceptíveis de optimizar a qualidade na fase de lançamento do veículo. Do mesmo modo, foram multiplicados, em cada etapa da fabricação, controlos de qualidade particularmente incisivos. Esta exigência, permanente e a todos os níveis, da melhor qualidade terá uma incidência positiva sobre a durabilidade, a fiabilidade e os custos de manutenção do 3008.

Terá igualmente uma consequência directa sobre a noção de “custo total de posse”, um factor importante para inúmeros compradores e que é crucial para a clientela das frotas. O custo de utilização e o valor residual do veículo dependerão também da capacidade de atracção da viatura, da sua eco-eficácia

(5)

e dos custos de reparação, parâmetros que o 3008 domina com sólidos argumentos.

• Peugeot 3008, um cross-over dotado de uma gama simples e coerente

Em função dos países, a gama 3008 poderá declinar-se em quatro níveis de equipamento. Para que a escolha seja tão alargada quanto possível, serão propostas nove cores de carroçaria e, em função do nível de equipamento, dois ambientes diferentes: Tramontane (cinzento antracite) ou Guérande (cinzento claro azulado). Estes ambientes integram bancos em tecido, em couro ou em “couro integral” com painel de bordo forrado.

(6)

Índice

SÍNTESE DOSSIER PRODUTO

DOSSIER EM DETALHE

Génese - O cross-over «T84», uma resposta a novas aspirações

Identificar as tendências 8

Os clientes «aspiracionais»

À procura de uma nova síntese automóvel

Um caderno de encargos ambicioso que conjuga as vantagens d vários universos

3008, uma designação evidente…

Bases técnicas – Opções sólidas e inovadoras 10 Uma plataforma bem sucedida

Inovações «estruturantes» A soldadura laser

O absorvedor Bogé Wagon Optimização do peso Uma posição de condução ideal To be or not to be…4 Wheel Drive O Grip Control

A tecnologia HYbrid4

Estilo e volumes exteriores – Modernidade e espaço 13 Estilo: potência protectora

Amplas dimensões exteriores Uma aerodinâmica optimizada

Vida a bordo – Condução e partilha 15 Posto de condução: opções fortes para o prazer do condutor

Um habitáculo amplo para cada passageiro A cada passageiro o seu território

Um ambiente luminoso cuidado, tanto de dia, como de noite

Uma acústica particularmente cuidada Bancos muito confortáveis

Uma climatização inteligente Numerosos espaços de arrumação Múltiplas atenções

Interior Multiflex: simples, eficaz e multiusos A tampa inferior da mala (hobby)

Piso do compartimento de bagagens com três posições

Um piso plano, do hobby ao painel de bordo Uma capacidade de carga acima das normas Últimas atenções do compartimento de bagagens Equipamentos e ajudas à condução – Soluções simples e high-tech

ao serviço do prazer, da serenidade e da segurança 21

Head Up Display O Distance Alert

O travão eléctrico de estacionamento automático A assistência ao arranque em rampa (Hill Assist) Os faróis bi-xénon direccionais

WIP…uma oferta multimédia de última geração

(7)

Outros equipamentos

Ligações ao solo – Prazer de condução exclusivo e motricidade

«off-road» 27

O savoir-faire da Peugeot ao serviço do 3008

O Dynamic Rolling Control: um controlo óptimo das oscilações laterais de carroçaria

O Grip Control: uma motricidade «off-road» inteligente Pneus: três tipos distintos

Uma direcção precisa e informativa Uma travagem eficaz

Grupos motopropulsores – Uma gama moderna, performante,

económica e respeitadora do ambiente 32

Motores diesel HDi FAP Motores a gasolina

Segurança – Um elevado nível de segurança, primária, secundária e

terciária 34

Uma estrutura optimizada Meios de retenção performantes

Segurança terciária: sempre um tempo de avanço

Gama, cores e revestimentos – Uma gama simples e evidente 37

Gama Cores de carroçaria

(8)

Dossier detalhado

Génese

O cross-over Peugeot «T84»:

uma resposta a novas aspirações

Identificar as tendências

Exposto durante o último Salão Automóvel de Paris, o concept-car Prologue HYbrid4, constituía a ilustração de uma abordagem iniciada vários anos antes. Com efeito, há quatro anos, no quadro das reflexões sobre o seu plano estratégico e numa fase em que estavam lançadas as bases do substituto do 307 e das suas várias silhuetas, a Marca estudava outras ofertas diferenciadas no seio do mercado muito vasto em que se tornou o segmento dos veículos compactos.

Na elaboração de um projecto (e, particularmente, quando este pretende constituir uma oferta nova no seio de uma gama com vista à conquista de novos mercados), uma das etapas primordiais reside na identificação e na compreensão das expectativas dos clientes, a qual pode conduzir a uma assumpção de riscos através de opções fortes.

• Os clientes “aspiracionais”

Através de sondagens e da extrapolação dos resultados dos estudos dos clientes, rapidamente se tornou claro que existem aspirações reais, por parte de alguns compradores, relativamente a propostas diferentes das categorias já existentes, como é o caso das berlinas e dos monovolumes.

O segmento emergente dos SUV, portador de uma imagem de modernidade, de lazer ou de evasão, surge-lhes, no entanto, demasiado afastado do seu universo quotidiano e de certos valores cada vez mais valorizados, como é o caso do respeito pelo ambiente.

Casais desportivos ou famílias modernas, reformados ou jovens activos, esta clientela potencial não tem, verdadeiramente, um perfil identificado. Em qualquer caso, estes clientes procuram um veículo simultaneamente moderno, pessoal e portador de estatuto, que proporcione um verdadeiro prazer de condução e permita uma adaptação a múltiplos usos, independentemente da situação de vida. Estes utilizadores aspiram, em suma, a um veículo que ainda não existe… uma viatura que ofereça uma nova síntese automóvel.

(9)

• À procura de uma nova síntese automóvel

Esta constatação reforça uma ideia partilhada pelos decisores da Marca: o futuro do automóvel passa indubitavelmente pela hibridação dos conceitos, apoiada nas inovações técnicas.

Ora, os «feiticeiros do Leão» deram provas frequentes de uma grande fecundidade em matéria de novas silhuetas. Com efeito, no seio da gama Peugeot, a imaginação dos estilistas e dos engenheiros da Marca deu lugar, regularmente, ao nascimento de conceitos fortes, modernos e diferenciadores, que geraram múltiplos benefícios ligando o prazer à polivalência de utilização. Poderemos citar, a título de exemplo, a arquitectura de pára-brisas avançado (a partir do 206), as silhuetas CC (coupé+cabriolet), SW (inteligência e luminosidade num mundo de breaks), ou ainda os 307 e 308 (berlinas modernas dotadas de uma arquitectura semi-elevada).

• Um caderno de encargos ambicioso que conjuga as vantagens de vários universos

Foi, então, estabelecido um caderno de encargos muito preciso e inovador para o projecto que receberia o nome de código interno de «T84». Com o T84, a Marca pretendia, desde logo, realizar um conceito de veículo volúmico que propusesse soluções originais e performantes para uma polivalência máxima. Deveria também introduzir uma síntese exclusiva entre prazer de condução, segurança, potencial de aventuras e de lazer, dentro do maior respeito pelo ambiente.

Finalmente, deveria seduzir tanto os clientes em busca de modernidade (os «early-adopters») como os utilizadores que aspirem muito simplesmente a um veículo que lhes proporcione facilidade de utilização no dia-a-dia.

Para tal, o T84 deveria ser capaz de combinar vários universos, de modo a retirar de cada um deles os benefícios desejados:

- o pára-brisas avançado, o volume interior, a altura da posição de condução, uma modularidade inteligente do interior, … constituem outros tantos trunfos a ter em conta no segmento dos monovolumes.

- um ambiente interior valorizante para o condutor, uma postura de condução ideal, um comportamento em estrada de primeiro nível, … são elementos importantes do mundo das berlinas que deveriam ser tidos em consideração. - elementos de estilo evocadores de aventuras, atributos funcionais destinados a facilitar o dia-a-dia, como é o caso da tampa inferior da mala, uma posição de condução elevada e tecnologias que permitam capacidades para «todos os tipos de percurso», são ingredientes «SUV» indispensáveis ao conceito pretendido.

- tecnologias modernas e valorizantes inéditas serão também desenvolvidas, no sentido de optimizar o conforto e a segurança dos futuros utilizadores. - finalmente, o projecto T84, mais do que qualquer outro no seio da Marca, deverá reduzir ao máximo o seu impacto ambiental, através de uma aerodinâmica optimizada, do controlo do seu peso, da utilização de pneus de

(10)

baixa resistência ao rolamento, … e da adopção, a prazo, de uma tecnologia híbrida em plena gestação no seio do Grupo PSA Peugeot Citroën: o HYbrid4. Deste modo, o projecto T84 foi concebido para se situar no cruzamento de caminhos entre várias silhuetas existentes. Representando uma síntese inédita no mercado dos veículos «volúmicos», posiciona-se como um «cross-over» de um novo género.

• 3008, uma designação evidente…

Pelo seu posicionamento, foi com a maior naturalidade que o projecto T84 recebeu a designação de «3008».

3: identifica a integração na gama média compacta da Peugeot

00: o duplo zero designa uma viatura diferente e original, em extensão da gama “clássica” da Peugeot.

8: precisa a geração no seio da gama actual.

BASES TÉCNICAS

Opções sólidas e inovadoras

• Uma plataforma bem sucedida

O projecto T84 baseia-se na plataforma 2 do Grupo PSA Peugeot Citroën. Esta plataforma, continuamente reconduzida e optimizada, distingue-se pela sua grande rigidez, garantia da melhor exploração dos conjuntos mecânicos e das ligações ao solo, mas também de um bom tratamento acústico e vibratório. Trata-se, neste caso, da plataforma 2 dita “de distância entre eixos curta”, ou seja, idêntica à da berlina 308, propícia aos objectivos em termos de características compactas e de proporções de estilo da viatura.

• Inovações “estruturantes”

A estrutura do 3008 foi particularmente estudada para permitir, não apenas uma segurança secundária máxima, mas também, e aqui reside a grande dificuldade num veículo «volúmico e alto», uma rigidez digna de uma berlina, de modo a explorar plenamente os trens rolantes, com benefício para a segurança primária e para o prazer de condução, atributos caros à Marca.

Outros parâmetros da equação: ultrapassar este desafio controlando o peso, integrar algumas prestações importantes como o tejadilho em vidro e facilitar o trabalho dos estilistas, …

Para tal, o 3008 beneficiou de toda a experiência e de todos os conhecimentos do Grupo (ver capítulo «Segurança»), mas também de importantes inovações, tanto na concepção de algumas das suas partes, como nos processos industriais de montagem.

(11)

A soldadura laser

A técnica da soldadura laser é utilizada durante a montagem da carroçaria da viatura. Este procedimento, que consiste em soldar por cordão contínuo em vez da soldadura por pontos, é aplicado ao nível dos enquadramentos das portas e, sobretudo, numa parte do anel traseiro.

Para além de garantir uma excelente rigidez da carroçaria, esta técnica abre caminho a novas possibilidades durante a concepção, permitindo a redução das superfícies das folhas de chapa necessárias para efectuar as soldaduras clássicas. Daqui resulta uma redução de peso de 5 kg no conjunto do veículo, permitindo ainda optimizar o tamanho dos vidros e, em consequência, a visibilidade do condutor.

O absorvedor Bogé Wagon

Para conseguir um vão dianteiro tão reduzido quanto possível, tanto para favorecer o estilo, como para facilitar a utilização quotidiana do veículo, era necessário utilizar uma trave de reparação com um rendimento melhorado. O absorvedor Bogé (do nome do detentor da patente) constitui uma inovação que permite responder a este caderno de encargos.

O princípio reside na existência de dois absorvedores de formas cónicas, situados entre a trave primária e o varal, os quais, no caso de uma colisão, sofrem uma deformação programada, “esmagando-se” ao nível dos respectivos apoios, sem impactar o varal, e, em consequência, o compartimento do motor.

Optimização do peso

O objectivo de um nível de segurança máximo – controlando o seu impacto sobre o peso do veículo – conduz a uma utilização importante de materiais mais leves que o aço habitual. Chapas de Limite Elástico Elevado e de Limite Elástico Ultra Elevado, incluindo um novo aço “trifaseado” cuja resistência aumenta em função da velocidade do impacto, são responsáveis por 12,5% do peso do veículo.

De referir também o capot, realizado em alumínio (tal como a trave de absorção dianteira) e os guarda-lamas da frente, em materiais compósitos. Dentro deste espírito, o tejadilho panorâmico em vidro laminado adopta, tal como no 308 SW, uma tecnologia de espessura do vidro de apenas 5 mm, permitindo um ganho de peso de 5 kg comparativamente com uma tecnologia clássica, para o mesmo nível de segurança.

• Uma posição de condução ideal

O objectivo que visa proporcionar um máximo de prazer de condução ao utilizador passa, desde logo, pela sua posição de condução. A intenção de reproduzir uma posição de condução ergonómica, do tipo berlina, num veículo mais alto, com um ângulo de volante confortável e permitindo apreciar ao

(12)

máximo o comportamento do veículo, levou a imaginar, desde a origem do projecto, algumas soluções técnicas originais.

Deste modo, a coluna de direcção do 3008 é composta por três cardans em vez dos dois tradicionais, de modo a assegurar uma posição perfeita do volante relativamente ao condutor.

Assim, enquanto a altura nominal do “ponto de vista” (altura dos olhos relativamente à estrada) atinge 1.046 mm (o que corresponde a mais 101 mm que num 308), o ângulo do volante relativamente ao eixo do condutor é de 24,8°, ou seja, estritamente idêntico ao do 308.

Tudo foi implementado para conferir ao condutor uma posição alta e ergonómica para sensações de condução renovadas.

• To be, or not to be… 4 Wheel Drive ?

A questão da motricidade do veículo colocou-se logo no caderno de encargos inicial, já que este impunha uma motricidade para «todos os tipos de percurso».

A utilização de uma tecnologia clássica «4x4» implicava alguns constrangimentos para o conjunto do programa: a sua implantação teria um impacto sobre a habitabilidade, os aspectos práticos e o estilo interior, pontos que se pretendiam muito diferenciadores no veículo.

Além disso, o funcionamento e o acréscimo de peso resultante da implantação desta cadeia cinemática entravam em contradição com o desejo de controlar os custos relacionados com a utilização, nomeadamente em termos de consumo, e com a intenção de reduzir ao máximo as emissões de CO2. Para

resolver esta equação, duas soluções foram abordadas: o Grip Control e o HYbrid4.

O Grip Control

O Grip Control é um conjunto inovador composto por pneus 16’’ M+S (Mud & Snow) e por um sistema de anti-patinagem inteligente, capaz de gerir da melhor forma a motricidade das rodas dianteiras, na sequência da solicitação do utilizador. Este equipamento oferece ao veículo reais capacidades para sair de situações de aderência precária. (ver capítulo «Ligações ao solo»).

A tecnologia HYbrid4

Esta designação indica a hibridação de um motor térmico com um motor eléctrico, com uma implantação mecânica original que permite a motricidade das quatro rodas.

Com efeito, enquanto o motor térmico se aloja sob o capot, accionando as rodas da frente, o motor eléctrico está colocado sob o piso do compartimento de bagagens, ao nível do trem traseiro, a fim de accionar as rodas posteriores.

(13)

Esta tecnologia permite, portanto, não apenas uma verdadeira ruptura em termos de ganhos ao nível do consumo e das emissões de CO2 (da

ordem de menos 35 %), mas também uma motricidade integral.

O concept-car Prologue HYbrid4 do Salão de Paris apresentava-se com um motor 2.0 HDi FAP de 120 kW (163 cv) e um motor eléctrico com uma capacidade máxima de 27 kW (37 cv), o que representa uma potência total de 147 kW (200 cv) para um binário máximo de 300 Nm à frente e 200 Nm atrás. Apesar das suas performances, directamente comparáveis com aquelas que seriam obtidas com um único 2.2 HDi FAP bi-turbo, o seu consumo, em ciclo misto, seria de apenas 4,1 l/100 km para 109 g/km de CO2 !

Esta tecnologia permite, assim, combinar prestações dinâmicas de primeira ordem e o respeito pelo ambiente, mantendo os trunfos de um veículo volúmico.

Um outro trunfo importante reside no facto de não haver qualquer órgão mecânico entre a frente e a traseira, sendo o conjunto gerido electronicamente («by wire»), o que permite evitar qualquer constrangimento arquitectural que influencie o volume ou o estilo do habitáculo.

Deste modo, desde a origem, esta tecnologia prometedora e em curso de desenvolvimento, foi integrada no programa T84, já que apresenta uma total coerência com o espírito do veículo.

De acordo com o anúncio feito aquando do Salão Automóvel de Paris, o 3008 será o primeiro veículo do Grupo a ser equipado com a tecnologia HYbrid4. O lançamento comercial deste cross-over híbrido de quatro rodas motrizes, previsto para o horizonte de 2011, fará do 3008 um cross-over eco-eficaz, em conformidade com a sua época e com as aspirações de numerosos clientes.

ESTILO E VOLUMES EXTERIORES

Modernidade e espaço

• Estilo: potência protectora

O estilo Peugeot é sempre sinal de uma personalidade forte, dinâmica e reconhecível, qualquer que seja a gama envolvida. O estilo Peugeot encontra-se encontra-sempre em perpétua evolução. Evoluções mais ou menos vincadas em função da geração e, sobretudo, segundo a categoria do veículo.

De acordo com a arquitectura da viatura, o estilo exprime-se através de proporções inéditas e de novos equilíbrios. Um estilo exterior que consegue, por outro lado, sugerir o conteúdo particularmente inovador do veículo.

(14)

À frente, os genes de estilo Peugeot adaptam-se aos volumes amplos da viatura, ao mesmo tempo que se demarcam do existente. Os faróis afilados apresentam uma expressividade renovada, simultaneamente dinâmica e tranquilizadora. A “boca” exclusiva contribui, por seu turno, para sublinhar o carácter estatutário e aventureiro do conjunto, com uma grelha que não deixa de recordar o universo dos SUV. O pára-choques reforça em seguida as suas aspirações «off-road» graças, nomeadamente, às sólidas protecções pretas posicionadas na continuidade dos faróis e nas quais se inserem os faróis de nevoeiro (*), cada um deles atravessado por duas garras cromadas.

De perfil, a linha dos vidros, mergulhante para a frente, é sublinhada por um friso cromado na sua parte alta (*), matizando, nos dois níveis de equipamento superiores, com as caixas dos retrovisores com as grandes inserções cromadas que sublinham os apoios exteriores de pé. Tudo isto acentua a altura imponente da cintura de carroçaria e contribui, com os potentes guarda-lamas facetados, para o forte sentimento de robustez transmitido por todo o veículo.

Atrás, os guarda-lamas de desenho elaborado seguem a forma dos farolins de cor rubi cujo tratamento, particularmente tecnológico, evoca a presença de díodos electroluminescentes. A originalidade deste desenho contribui para o aspecto visual da traseira do veículo, onde a presença de uma tampa inferior da bagageira e as largas protecções pretas na zona baixa ilustram o espírito «Outdoor» do 3008. Este espírito encontra-se ainda mais presente nos níveis de meio e de topo de gama, nos quais os pára-choques frontal e traseiro recebem ricas inserções em inox maciço.

Em resumo, do estilo da viatura emanam múltiplas impressões: força tranquila, potência contida, dinamismo controlado, …

Este estilo protector, valorizante e tranquilizador, seduz pela riqueza das suas evocações e pelo novo fôlego que introduz no conjunto da gama Peugeot. (*) De série desde o 2e nível

• Amplas dimensões exteriores

Pelas suas dimensões exteriores, determinadas pela arquitectura e pelo estilo, o 3008 propõe, no seio da gama Peugeot, uma nova síntese entre habitabilidade e dimensões compactas.

- O comprimento de 4,365 m decorre de:

uma distância entre eixos de 2,613 m, que favorece o espaço interior um vão dianteiro cujo comprimento não ultrapassa 916 mm,

um vão traseiro de 836 mm.

- A largura importante de 1,837 m (pegas das portas não incluídas) confere uma excelente segurança passiva lateral e uma habitabilidade de primeira ordem (largura ao nível dos cotovelos, por exemplo).

(15)

- A altura, que atinge 1,639 m, permite uma posição de condução elevada e um habitáculo de dimensões muito amplas para o conjunto dos ocupantes.

• Uma aerodinâmica optimizada

A arquitectura, o estilo e as dimensões determinam para o 3008 um Cx de 0,296, o que o coloca entre os melhores do seu segmento. O valor deste índice de penetração no ar e o SCx que dele resulta (0,760), apesar de um S de 2,56 m2 devido à altura e à largura da viatura, traduzem os esforços

realizados em túnel de vento a favor da redução dos consumos de combustível e, em consequência, das emissões de CO2.

VIDA A BORDO

Condução e partilha

O 3008 explora ao máximo o seu carácter «cross-over», conciliando mundos até agora antagónicos: a valorização do condutor, o respeito de cada passageiro e uma modularidade espantosa.

• Posto de condução: opções fortes para o prazer do condutor

Aberta a porta do 3008, o habitáculo constitui uma nova fonte de surpresa e de sedução para o seu condutor.

Com efeito, o posto de condução, trabalhado em alguns detalhes à maneira de um cockpit de avião, foi verdadeiramente concebido em torno do seu utilizador principal. O prazer de condução encontra-se assim no centro das preocupações do 3008, o que se exprime através do estilo interior, da posição de condução (ver capítulo «Bases técnicas / Uma posição de condução ideal») e dos equipamentos.

Em concordância com o grande pára-brisas avançado do veículo, o estilo puro e elegante do painel de bordo permite uma visão particularmente ampla para o exterior.

Os materiais topo de gama utilizados para cada parte, para cada detalhe, foram escolhidos de modo a oferecer uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais, como tácteis: revestimento texturado do painel, toques de cromado brilhante ou acetinado, fachada preta nacarada brilhante,… Os olhos do condutor encontram um painel de instrumentos cuidado, no qual os números brancos sobre fundo negro e as agulhas brancas ou vermelhas são iluminados em branco pela traseira. Em algumas versões, uma grande matriz multifunções (computador de bordo, indicação da direcção do sistema de navegação, …) ocupa o centro do painel de instrumentos.

(16)

A consola técnica central surge na continuidade visual deste painel e continua até englobar, sem interrupção, a alavanca da caixa de velocidades e a vasta consola que separa os dois bancos da frente e que funciona como um grande apoio central de braços.

O “piloto” pode, assim, tomar plena posse do território que lhe é integralmente dedicado, tanto no espírito, como na forma, com todos os comandos ao alcance da mão.

Em função das versões, o condutor terá à sua disposição, por cima da fachada técnica que integra as consolas de climatização e os sistemas áudio ou telemáticos, os Toggle Switches, ou seja, os selectores indispensáveis à parametragem do sistema de Head Up Display e do Distance Alert. Estes selectores contribuem plenamente para o ambiente aeronáutico do conjunto, tal como a lâmina de policarbonato retráctil situada no campo de visão do seu utilizador, na qual são projectadas as principais informações referentes à condução.

• Um habitáculo amplo para cada passageiro

A cada passageiro o seu território

O habitáculo amplo proporciona a cada um dos passageiros um espaço confortável. Tal como acontece com o condutor, o passageiro da frente beneficia de uma posição dominante e confortável, para apreciar os trajectos mais longos. Poderá, nomeadamente, utilizar a pega que lhe está dedicada, idealmente localizada no prolongamento da consola central.

Todos os ocupantes dispõem de uma largura muito confortável. Ao nível dos cotovelos, essa largura é de 1.476 e 1.480 mm, respectivamente à frente e atrás.

Por outro lado, os passageiros de trás dispõem de um espaço adequado para as pernas, o que resulta de um comprimento habitável (distância entre os pedais e o banco traseiro) de 1.690 mm e da utilização de estruturas carenadas nos bancos da frente. Estes bancos libertam na sua parte inferior o espaço suficiente para que um adulto possa facilmente colocar os seus pés. Do mesmo modo, a altura do habitáculo traseiro (876 mm) permite, sem qualquer problema, a presença de indivíduos de grande envergadura.

Um ambiente luminoso cuidado, tanto de dia, como de noite

Durante o dia, os ocupantes do 3008 poderão aproveitar a luminosidade proporcionada pela importante superfície vidrada, onde se integram os 1,70 m2 do grande pára-brisas panorâmico.

Disponível em opção ou de série em função dos níveis de equipamento, o gigantesco tejadilho panorâmico, cuja superfície (1,60 m2) é praticamente

idêntica à do 308 SW, eleva a superfície vidrada total para 5,34 m2,

proporcionando ainda maior felicidade a cada um dos “espectadores” que ocupam o 3008.

(17)

Este tejadilho em vidro laminado colorido, que limita as transmissões luminosas e energéticas no habitáculo, estende-se em largura por um máximo de 1.202 mm e em comprimento por 1.382 mm, tornando o seu limite posterior praticamente imperceptível para os passageiros de trás.

Este “reservatório” de luz é ocultável através de uma cortina de enrolar, cujo sistema se encontra perfeitamente integrado na traseira do tejadilho. Esta cortina é accionada electricamente através de um comando situado na consola central dianteira, dotado das funções sequencial e anti-entalamento.

De noite ou no interior de um parque de estacionamento, o habitáculo do 3008 integra uma iluminação ambiente filtrada e calorosa, com as fontes luminosas situadas ao nível das cavas das rodas dianteiras, bem como um LED ambiente na consola de tejadilho. Durante a abertura das portas, os respectivos patins iluminam-se e, aquando da abertura/fecho por telecomando, os médios podem acender-se por alguns segundos (função «follow me home»). Algumas versões dispõem ainda de uma iluminação de acolhimento que oferece um auréola luminosa adicional, graças a LEDs situados sob os retrovisores exteriores.

O conjunto pode ser activado ou desactivado através do comando de parametragem situado na parte baixa do painel de bordo, à esquerda do volante.

Uma acústica particularmente estudada

A rigidez da estrutura do 3008, para além da sua contribuição benéfica para a segurança primária e secundária, contribui também muito fortemente para a acústica do veículo, evitando que a carroçaria entre em ressonância com as irregularidades da estrada.

Com um pára-brisas acústico em todas as versões, absorvedores em locais “estratégicos” (nomeadamente sob o painel de bordo), a cobertura dos comandos da caixa de velocidades, a adopção de uma dupla barreira de estanquecidade ao nível das juntas das portas dianteiras e traseiras, o tratamento do trem traseiro, … tudo foi estudado para oferecer ao 3008 um conforto acústico de primeira ordem.

Além disso, algumas versões podem ser equipadas com vidros laterais laminados com propriedades acústicas, contribuindo para a filtragem de ruídos aerodinâmicos e exteriores, para um conforto acústico topo de gama.

Bancos muito confortáveis

Os bancos dianteiros do 3008 foram particularmente desenvolvidos no sentido de oferecerem um conforto e um apoio lateral de referência. Para tal, foram utilizadas espumas de duas densidades, de modo a garantir o melhor conforto e a melhor inserção ao nível dos encostos e dos assentos, assegurando um sólido apoio através de saliências laterais mais firmes.

Os bancos estão disponíveis com regulação lombar. Na versão couro, dispõem ainda de aquecimento. O banco em couro do condutor pode também ser regulável electricamente segundo quatro eixos.

(18)

Para garantir o conforto de pessoas de qualquer envergadura, os bancos correm ao longo de um curso de 47 mm, graças a uma alavanca.

O conforto dos bancos posteriores não fica atrás, apesar da modularidade proporcionada pela cinemática engenhosa dos bancos. Estes bancos são também realizados utilizando a técnica da dupla densidade.

Uma climatização inteligente

O 3008 beneficia do grupo de climatização mais performante da plataforma 2. A importante difusão de ar emana dos quatro ventiladores do painel de bordo, de rampas de aquecimento dirigidas para os pés dos ocupantes da frente e de trás e de dois ventiladores de alhetas orientáveis para os passageiros de trás. A climatização declina-se em dois níveis: manual (com filtro de poeiras e de pólenes) ou automático.

Este último pode ser regulado individualmente por cada um dos ocupantes à frente (regulação em bi-zona) e dispõe de um novo sistema, o Air Quality Sensor (AQS). Esta função, ligada a uma sonda da qualidade do ar situada a montante da entrada de ar no habitáculo, comanda automaticamente o fecho da tampa de reciclagem em caso da detecção duma variação ao nível da poluição exterior.

Numerosos espaços de arrumação

No interior do habitáculo, os passageiros do 3008 têm à sua disposição os seguintes espaços de arrumação, totalizando cerca de 50 l de volume útil. À frente:

- Um gigantesco volume disponível na consola central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 l, mapas, CDs, etc… e isto graças à sua capacidade 13,5 l. Um pequeno cesto amovível de compartimentação permite também depositar no seu topo pequenos objectos (telemóvel, máquina fotográfica, moedas, …).

- O porta-luvas disponibiliza para o passageiro um volume de 4,1 l.

- Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o conjunto da documentação do veículo, oferece um volume de 3,7 l.

- Duas grandes bolsas rígidas nas portas, com 7 litros cada, recebem simultaneamente, sem qualquer problema, uma garrafa de água de 1,5 l e uma outra garrafa de 0,5 l.

- Duas profundas localizações para copos ou canecas estão disponíveis na consola central (apenas uma, no caso de estar presente a opção Grip Control, já que o selector do modo anti-patinagem ocupa a posição da esquerda). Uma “caixa de lixo” amovível com tampa, de série em todas as versões, pode também ser inserida neste espaço.

- Um porta-óculos encontra-se fixado no arco do tejadilho, por cima da porta do condutor.

- Uma rede de retenção de objectos no lado direito da consola central, à disposição do passageiro da frente.

(19)

Na traseira :

- duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 l à direita e 3,3 l à esquerda, sob os pés dos passageiros de trás (a partir do 2º nível),

- redes nas estruturas de cada um dos dois bancos traseiros,

- duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 l, permitindo alojar uma garrafa de 0,5 l.

Múltiplas atenções

O habitáculo do 3008 apresenta numerosas outras atenções para o bem-estar dos seus ocupantes. Citemos, a título de exemplo, as seguintes:

- a presença de 3 tomadas de 12V (à frente na consola central, na parte posterior desta para os passageiros da segunda fila e no compartimento de bagagens),

- os 2 passageiros laterais traseiros dispõem de um apoio central de braços, o qual dá acesso à bagageira para funcionar como uma «passagem para skis», - em função das versões, os ocupantes dos bancos traseiros podem beneficiar de cortinas laterais e / ou de vidros escurecidos.

• Interior Multiflex: simples, eficaz e multiusos

Tudo foi estudado no 3008 para oferecer um espaço de carga facilmente acessível, inteligente e orientado para todos os tipos de lazer.

A tampa inferior da mala (hobby)

O compartimento de bagagens é facilmente acessível graças à divisão da porta posterior em duas partes, com uma parte superior cuja dimensão permite uma fácil manipulação em qualquer lugar e uma outra inferior.

Este «hobby» pode servir para facilitar a carga de objectos pesados ou para alguém se sentar em caso de necessidade (por exemplo, para calçar uns patins, umas botas de caminhada, …) já que pode suportar uma carga de 200 kg repartida pela sua superfície.

Piso do compartimento de bagagem com três posições

A bagageira do 3008 oferece a possibilidade de ser facilmente compartimentada, graças a um piso cuja altura pode ser modulada em três níveis. Trata-se de uma inovação patenteada, simples e inédita no mercado, que irá facilitar em grande medida a utilização quotidiana do veículo.

No «nível 1», o piso móvel, que pode evidentemente ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo da bagageira para oferecer o maior espaço de carga possível.

No «nível 2», o piso fica alinhado com o hobby aberto. 25 % do volume total da bagageira passa a estar disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e a

(20)

chapeleira. Esta posição permite um piso perfeitamente plano, desde o hobby até ao painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente são escamoteados.

No «nível 3», o piso móvel é colocado no alinhamento do hobby fechado. A repartição do volume total da bagageira passa a ser de 45 % sob este piso e de 55 % sob a chapeleira.

Em qualquer das duas últimas posições, o utilizador poderá compartimentar ou esconder, à sua vontade, os objectos que coloca na bagageira.

Para aceder ao volume de carga situado sob o piso móvel, este último pode ser colocado em posição fixa “aberta”.

Concebido em material compósito (ninho de abelha), este piso é resistente e leve (3,5 kg), o que permite uma maneabilidade e uma simplicidade de utilização muito apreciáveis no dia-a-dia.

Finalmente, o piso móvel integra 4 anéis cromados onde pode ser fixada a rede de bagageira.

Um piso plano, do hobby ao painel de bordo

O 3008 pode oferecer um piso de bagageira perfeitamente plano, do hobby ao painel de bordo, desde que estejam reunidas as seguintes condições:

- o piso do compartimento de bagagens esteja posicionado no seu 2º nível (ver capítulo precedente),

- os encostos traseiros sejam escamoteados. Estes beneficiam de uma cinemática extremamente simples e muito engenhosa e são accionados através de comandos situados na bagageira ou no topo dos encostos traseiros. Estes encostos são fraccionados em 2/3 (à esquerda) e 1/3 (à direita) para oferecerem uma modularidade máxima,

- o encosto do banco dianteiro direito seja colocado na posição de prateleira (equipamento disponível de série a partir do Outono de 2009). Nesta configuração, o 3008 oferece então um comprimento de carga que pode atingir 2,62 m (hobby fechado).

Uma capacidade de carga acima das normas:

Para além do seu piso móvel, a bagageira do 3008 é facilmente explorável com uma largura quase constante de 1.030 mm e uma capacidade, abaixo da chapeleira, de 512 litros em água (ou 432 dm3 na norma VDA). Este volume

integra um espaço aberto à direita e um fechado à esquerda (de 4,5 l em água e 2 dm3 VDA).

De notar também que pode estar disponível um compartimento suplementar (até 120 l suplementares) sob o tapete da bagageira, em função da presença ou não de uma roda de socorro idêntica às restantes, de uma roda de emergência, de um kit anti-furo ou, ainda, do amplificador do sistema hi-fi.

(21)

Neste espaço será possível fixar ou camuflar todo o tipo de acessórios (triângulo de sinalização, ferramentas, …).

Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do compartimento de bagagens atinge um volume muito consequente de 1.604 l em água (ou 1.241 dm3 na norma VDA).

Últimas atenções do compartimento de bagagens:

Grande, facilmente utilizável e engenhoso, o compartimento de bagagens é, também, tratado de forma muito qualitativa no que respeita aos plásticos e alcatifas utilizados.

Outro detalhe revelador do cuidado com que foi tratado o conjunto : a lâmpada esquerda de iluminação da bagageira pode transformar-se, se for necessário, numa lanterna nómada. Disponível a partir do 2º nível da gama, este equipamento recarga-se automaticamente quando colocado no seu alojamento, oferecendo em seguida uma autonomia de 45 minutos.

De assinalar também a presença de um gancho de fixação de cada lado, permitindo suspender, por exemplo, os sacos de compras.

Finalmente, a chapeleira é rígida (podendo receber peças de vestuário ou diversos pequenos objectos) e abre-se com a parte superior da porta traseira para possibilitar um acesso tão fácil quanto possível à modularidade da bagageira. A chapeleira pode ser retirada e dobrada em três partes, para tomar lugar sob o piso móvel, em duas das suas três configurações.

EQUIPAMENTOS E AJUDAS À CONDUÇÃO

Soluções simples e high-tech ao serviço

do prazer, da serenidade e da segurança

Para além do seu conceito inovador, o 3008 integra equipamentos raros ou até mesmo inéditos no segmento dos veículos compactos.

• Head Up Display

As informações essenciais à condução são projectadas, a partir da traseira da cobertura do painel de instrumentos, sobre uma lâmina translúcida em policarbonato com um tratamento anti-reflexo.

Deste modo, o condutor acede às informações relativas à sua velocidade, ao regulador / limitador de velocidade e ao Distance Alert, sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Para além do conforto de utilização que proporciona ao condutor em todos os trajectos, longos ou curtos, o sistema

(22)

origina um real benefício em termos de segurança primária (ausência de necessidade de tirar os olhos da estrada e acomodação imediata da vista entre a estrada e a lâmina).

A inclinação, a escamoteação e a luminosidade das indicações projectadas na lâmina transparente podem ser reguladas a partir dos Toggle Switches da fachada técnica.

Este sistema, de série a partir do nível 3 da gama, contribui para o efeito «cockpit de avião» do posto de condução.

Deste modo, o 3008 democratiza uma funcionalidade actualmente disponível apenas nos segmentos topo de gama, com um dispositivo onde todas as informações estão, ainda por cima, perfeitamente localizadas sobre uma superfície exclusiva.

• O Distance Alert

Associado à visualização elevada de informações, bem como a um radar específico situado na parte anterior do veículo, o Distance Alert vem completar os sistemas de ajuda à condução existentes, como é o caso do regulador / limitador de velocidade.

Este sistema permite ajudar o condutor a respeitar as distâncias de segurança relativamente ao veículo que o precede e isto em função da sua velocidade.

Com efeito, para além do interesse do sistema no que se refere ao respeito das regulamentações em vigor, que implicam sanções mais ou menos graves em função dos países, o dispositivo tem também uma componente pedagógica: o utilizador pode apreciar a distância de segurança óptima necessária e aconselhada.

Em França, em auto-estrada, o não-respeito das distâncias de segurança está na origem de metade dos acidentes corporais. Do mesmo modo, em condições de tráfego denso entre 80 e 120 km/h, os estudos revelam que 60% dos condutores franceses conduzem com menos de dois segundos de intervalo.

Podemos considerar que nestes dois segundos, em caso de um incidente, o condutor necessitará de um segundo para reagir, restando-lhe um segundo para efectuar uma travagem de emergência. É, pois, necessário conservar sempre uma distância de segurança relativamente ao veículo precedente. Esta distância deve ser proporcional à velocidade, já que, em dois segundos, o veículo percorre 56 m a 100 km/h, 72 m a 130 km/h, ... É esta medida que o Distance Alert traduz em tempo real para significar o risco de perigo potencial. A sua gama de funcionamento situa-se entre 70 e 150 km/h, e o alerta inter-distância pode ser afinado (entre 0,9 e 2,5 segundos em função da regulamentação do país).

(23)

O sistema é não intrusivo (alerta visual no écrã), tratando-se de uma simples informação destinada ao condutor, o qual continua a controlar o seu veículo.

• O travão eléctrico de estacionamento automático

Presente de série em todas as motorizações, o travão eléctrico de estacionamento permitiu a arquitectura e o desenho do painel de bordo, proporcionando um volume suplementar de arrumação de 13,5 l no interior da consola central.

A sua utilização beneficia igualmente o conforto de utilização do condutor: durante o arranque, a partir do momento em que se começa a acelerar, o travão de mão liberta-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o travão acciona-se igualmente de forma automática.

Um processador, em ligação com o ESP, gere o doseamento do esforço a aplicar para imobilizar o veículo, em função da inclinação. O travão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se necessário, o esforço de aperto. O utilizador pode, no entanto, forçar este aperto mantendo apoiado o comando do travão (peso rebocado, transporte em camião, barco,…).

No caso de uma paragem sem corte da ignição, o comando eléctrico, situado ao alcance da mão do condutor, pode ser accionado manualmente. Para libertar manualmente o travão eléctrico de estacionamento é indispensável que o pé esteja a pressionar o travão.

A automatização da função pode ser desactivada através do menu de parametragem (nomeadamente para os climas frios).

• A assistência ao arranque em rampa (Hill Assist)

O 3008 dispõe, em todas as versões, de um sistema de assistência ao arranque em rampa (ou Hill Assist), com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo de segurança.

Graças a um diálogo permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de se ter libertado o travão, o que dá ao condutor o tempo suficiente para, depois de retirar o pé do travão, o apoiar no acelerador.

Este sistema torna mais seguras as manobras e facilita grandemente a utilização da viatura, quer para a frente (arranque em rampa), quer em marcha-atrás (por exemplo, para efectuar um estacionamento numa rampa a descer). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.

(24)

Para além destes equipamentos inovadores, o 3008 aproveita igualmente tecnologias recentes inauguradas nos últimos veículos da Marca:

• Os faróis bi-xénon direccionais

Estes faróis de xénon oferecem uma luz branca-azulada que permite triplicar o fluxo de uma lâmpada standard, melhorando a condução nocturna. São associados a um corrector automático de altura e a lava-faróis. O seu módulo elíptico integra um ocultador que permite assegurar as funções médios / máximos.

Dispõem de uma função direccional que melhora significativamente a visão em curva. Por outro lado, são assistidos em função da velocidade do veículo (entre 5 km/h e 160 km/h), de modo a adaptarem-se às diferentes condições de utilização. Esta função proporciona a sensação agradável de que o sistema antecipa a próxima curva para tornar a condução de noite mais confortável e mais segura.

De notar que, ao nível da iluminação, qualquer dos 3008 integra uma lâmpada dedicada ao modo diurno, a qual pode ser activada / desactivada no menu de parametragem.

• WIP… uma oferta multimédia de última geração

A gama telemática denominada WIP (World In Peugeot) declina-se no 3008 em várias propostas:

O auto-rádio WIP Sound e o WIP Plug

O auto-rádio WIP Sound integra um leitor CD MP3 e uma tomada USB no apoio central de braços para ligar um Ipod / leitor de MP3. Pode ser associado à opção WIP Plug, a qual permite o comando e a ligação de qualquer tipo de leitor de ficheiros através de uma tomada USB localizada, também ela, no apoio central de braços.

Este auto-rádio tem associados seis altifalantes:

- 2 tweeters implantados na parte superior do painel de bordo,

- 2 altifalantes Ø 165 mm implantados nos painéis de porta dianteiros (15W), - 2 altifalantes Ø 165 mm «banda larga» implantados nos painéis de porta traseiros (15W).

WIP Nav: a navegação e o kit mãos livres acessíveis

O WIP Nav constitui uma alternativa muito competitiva ao mundo dos equipamentos de navegação nómadas. Para além de se integrar perfeitamente no veículo em termos de estilo, de funcionalidades (comandos sob o volante) e de beneficiar igualmente da sua inviolabilidade, integra numerosas funcionalidades:

(25)

- um grande écrã 7’’ 16/9 (resolução 480x234 pixels) propondo um modo de

vista em perspectiva.

- uma cartografia da Europa armazenada num cartão SD de 4 Gb, deixando o leitor de CD dedicado à função áudio.

- um leitor de CD na fachada, compatível com MP3 e WMA.

- um auto-rádio tri-tuner e 2 antenas para uma recepção óptima das frequências de rádio e das informações de trânsito RDS-TMC (ViaMichelin em França, TraficMaster no Reino Unido).

- uma função «desviar» proposta, graças a estas informações de trânsito, quando o sistema detecta um incidente no trajecto em curso.

- as zonas de risco vigiadas por radares fixos automáticos.

- uma ligação Bluetooth® que permite telefonar em mãos livres quando o

utilizador dispõe de um telemóvel com esta função.

- uma tomada Jack na consola central para ligar qualquer tipo de aparelho numérico nómada áudio.

WIP Com 3D: um sistema multimédia topo de gama

Dotado das mais avançadas tecnologias, o WIP Com 3D posiciona-se como topo de gama dos sistemas multimédia disponíveis no seio da Marca. Este equipamento responde às expectativas de uma clientela exigente e moderna, sensível ao universo do high-tech e à procura de um máximo de conectividade. Assim, o sistema integra:

- um grande écrã 7’’ 16/9 de alta resolução (800x480 pixels) com cartografia da Europa em 3D (relevos, construções e monumentos das principais cidades europeias, …) armazenadas num disco rígido de 40 Gb.

- um auto-rádio tri-tuner e duas antenas para uma recepção óptima das frequências de rádio e as informações de trânsito RDS-TMC, associadas à função «desviar» face a incidentes no percurso.

- as zonas de risco vigiadas por radares fixos automáticos. - um leitor DVD / CD MP3 e WMA,

- um módulo GSM para aceder, inserindo o seu cartão SIM, aos diferentes serviços (*), bem como à função “telefone mãos livres”,

- uma ligação Bluetooth®, permitindo também a função “telefone mãos

livres”,

- uma função Jukebox, para copiar os temas favoritos nos 10 Gb do disco rígido dedicados ao utilizador (até 180 horas de música)

- um leitor do cartão SD na fachada para ler ficheiros áudio MP3 e WMA.

- uma tomada USB acessível no apoio de braços para ligar qualquer tipo de leitor de ficheiros áudio,

- tomadas auxiliares RCA áudio / vídeo no porta-luvas.

(*) Na linha dos sistemas já conhecidos na Peugeot, os serviços que lhe estão associados permitem-lhe cuidar do conforto e segurança dos passageiros, à semelhança do serviço Peugeot Urgence (ver capítulo «Segurança terciária»), do Peugeot Assistance ou ainda, em opção em França e na Alemanha, do Peugeot Services Mobiles.

(26)

O sistema hi-fi JBL™

O «pack JBL™», que propõe um som alta-fidelidade “à medida” com cada um dos três sistemas WIP precedentes, é composto por:

- um amplificador numérico de 240 Watt,

- uma caixa de baixos idealmente implantada (tanto no que respeita à acústica como ao volume ocupado no espaço de carga) sob o piso da bagageira,

- 2 woofers (Ø 165 mm) hi-fi implantados nas portas da frente, - 2 tweeters hi-fi no painel de bordo,

- 2 altifalantes co-axiais (hi-fi Ø 130 mm) nas portas traseiras. O carregador de seis CD

Está disponível em opção nos WIP Sound, (com os quais lê os ficheiros MP3), WIP Nav e WIP Com 3D, um carregador de seis CD mono-ranhura, implantado na bagageira ao nível do espaço fechado do lado esquerdo.

• Ajuda ao estacionamento traseiro ou dianteiro / traseiro

Ajuda preciosa nas manobras de estacionamento e para a segurança das pessoas, a ajuda ao estacionamento emite, através do ecrã central e do altifalante mais próximo do obstáculo, sons mais ou menos rápidos em função da distância que separa esse obstáculo do veículo.

O sistema activa-se quando a marcha-atrás é engrenada e, no caso do estacionamento dianteiro, a uma velocidade inferior a 10 km/h.

• Outros equipamentos

Em função das versões, o condutor poderá ainda dispor: - de um limitador de velocidade associado ao regulador,

- de um sensor de baixa pressão dos pneus, com detecção directa da localização da roda afectada e dois níveis de alerta (pressão baixa e furo),

- de algumas outras funções, como é o caso do rebatimento e abertura automática dos retrovisores, do acendimento automático dos faróis, do limpa-vidros automático com sensor de chuva, do retrovisor interior electro-cromático anti-encandeamento, …

(27)

LIGAÇÕES AO SOLO

Prazer de condução exclusivo e motricidade

«off-road»

O comportamento em estrada, intimamente ligado à noção de prazer de condução tal como é concebido pela Peugeot, mas também ligado à segurança activa, encontra-se no centro da concepção de todos os veículos da gama. No 3008, este importante item foi alvo das maiores atenções, de modo a posicionar a viatura como uma nova referência na categoria dos modelos volúmicos compactos no sentido amplo, tanto face aos monovolumes, como aos SUV.

Com efeito, uma das razões importantes de compra para a clientela visada reside na noção de prazer de condução, ao nível do que se pode encontrar no universo da berlina, e que, justamente, pode fazer a diferença neste mercado dos veículos «volúmicos e altos».

Para atingir este objectivo particularmente ambicioso em termos de comportamento em estrada, de precisão de condução, de controlo das oscilações laterais de carroçaria, … a Peugeot baseou-se, antes de mais, nos seus sólidos conhecimentos, beneficiando das ligações ao solo derivadas do 308.

Para ir ainda mais longe com as motorizações mais performantes e responder às expectativas dos clientes mais exigentes, sem sacrificar o conforto, foi especificamente estudada uma inovação de relevo: o Dynamic Rolling Control.

Por outro lado, para responder às necessidades em termos de utilização «todos os tipos de percurso», foi também desenvolvido e patenteado um novo sistema, o Grip Control.

• Os conhecimentos da Peugeot ao serviço do 3008

Estruturalmente, o 3008 conseguiu a proeza, para um veículo volúmico, de beneficiar de uma excelente rigidez torcional. O valor de 0,86 mrd sob um binário de 100 daNm é praticamente equivalente ao de um 308 SW (considerado uma referência em matéria de comportamento em estrada). Esta rigidez é, basicamente, aquilo que permite uma exploração óptima dos trens rolantes.

Construído sobre a mesma plataforma que o 308, o 3008 retoma logicamente as ligações ao solo que contribuem para as qualidades dinâmicas reconhecidas àquele.

(28)

Deste modo, o trem dianteiro é do tipo pseudo Mac-Pherson invertido com uma barra estabilizadora desalinhada, cuja tecnologia permite um comportamento rigoroso e um bom nível de filtragem.

O trem traseiro, composto por uma travessa deformável, dois braços e uma barra estabilizadora integrada, oferece dimensões compactas e uma rigidez importante, garantia de um bom controlo das vibrações e de um excelente comportamento da carroçaria.

As vias muito largas (1.532 mm à frente e 1.527 mm atrás com 17’’ e 18’’) e a grande largura dos pneus e jantes beneficiam também o comportamento da carroçaria, a precisão e a estabilidade do veículo, tanto em linha recta como nas situações de desaceleração ou de travagem em curva.

Concebidos e realizados pela Peugeot para permitirem uma grande qualidade de afinação, os amortecedores hidráulicos de multiválvulas escalonadas do 3008 (pressurizados a 5 bar) contribuem activamente para uma síntese entre comportamento em estrada e conforto desconhecida no seu universo. Os calços anteriores do trem traseiro, em duas matérias, solicitados em três dimensões, constituem também um parâmetro importante na obtenção desta síntese que irá proporcionar o maior prazer aos apaixonados da condução activa, ao mesmo tempo que assegura ao conjunto dos passageiros um perfeito controlo do conforto vertical.

• O Dynamic Rolling Control: um controlo óptimo das oscilações laterais de carroçaria

O 3008 pretende tornar-se uma referência ao nível do comportamento em estrada, um objectivo que agrupa várias prestações: aderência, conforto vertical, controlo das oscilações laterais da carroçaria, …

Este objectivo deverá ser atingido em todas as versões da viatura, independentemente da motorização. Ora, quanto mais elevado é o desempenho do motor, maior é a inércia e mais a carroçaria é solicitada por um acréscimo do binário, da potência, … solicitações que podem provocar, em veículos com centro de gravidade alto um aumento das oscilações da carroçaria em determinadas condições de utilização.

Para aumentar os limites em termos de controlo das oscilações da carroçaria, nas duas motorizações mais performantes (1.6 THP e o novo 2.0 HDi FAP) foi desenvolvido em colaboração com a empresa KYBSE® um

novo sistema, o Dynamic Rolling Control.

Esta tecnologia, inédita neste nível de gama, permite ao 3008, em coerência com o potencial das suas duas versões a gasolina e diesel mais performantes, acentuar ainda mais as suas qualidades dinâmicas, conservando um elevado nível de conforto.

O sistema, hidráulico passivo, integra um módulo central de ligação entre os dois amortecedores traseiros, posicionado por cima da travessa do trem. Este módulo, que funciona como um terceiro amortecedor, é composto por um

(29)

pistão flutuante e por uma câmara de compensação, sendo o conjunto pressurizado a 20 bar.

Nas curvas ou nas mudanças bruscas de direcção (fase de oscilação lateral da carroçaria), o sistema assegura a transferência hidráulica entre os amortecedores traseiros direito e esquerdo (o pistão central não desliza), o que permite aumentar as leis de amortecimento para que o movimento seja feito com a viatura tão paralela ao piso quanto possível, com um maior controlo dos movimentos da carroçaria e, em consequência, com um aumento da segurança activa.

Em linha recta (fase de “bombagem” potencial), os 2 amortecedores traseiros clássicos são solicitados de forma idêntica e o pistão flutuante desliza sob a pressão das suas compressões, o que permite uma lei de amortecimento óptima para preservar o conforto dos ocupantes.

Deste modo, o Dynamic Rolling Control aumenta o prazer de condução, preservando o conforto no dia-a-dia graças a uma excelente filtragem da estrada.

• O Grip Control: uma motricidade «off-road» inteligente

A filosofia «cross-over» do 3008 exprime-se também através do seu sistema de motricidade, o Grip Control. O conjunto associa um sistema de anti-patinagem evoluído e pneus Mud & Snow.

Disponível em opção, o Grip Control pode ser escolhido pelos utilizadores em busca de veículos com capacidades «off-road» acrescidas, com uma motricidade significativamente superior à de um veículo “clássico”, independentemente do tipo de terreno.

O objectivo do sistema consiste em optimizar a motricidade das duas rodas dianteiras através de um dispositivo de anti-patinagem aperfeiçoado (desenvolvido com a Bosch e patenteado), integrado no seio do processador do ESP. São propostos ao condutor cinco modos, acessíveis através de um comando localizado na consola central.

- O modo Standard, no qual o ESP é calibrado para um nível de patinagem reduzido, baseado em diferentes aderências habitualmente encontradas em estrada.

- O modo Neve adapta a sua estratégia às condições de aderência encontradas por cada uma das rodas dianteiras durante a fase de arranque. Em fase de progressão, o sistema optimiza a patinagem para garantir a melhor aceleração possível em função da aderência disponível.

O retorno ao modo Standard efectua-se acima de 50 km/h.

- O modo Todo-o-terreno (lama, caminhos de terra, erva molhada, …) permite, durante o arranque, a patinagem da roda menos aderente para possibilitar a saída da lama e a procura de aderência. Paralelamente, a roda com maior aderência é gerida de forma a passar o maior binário possível. A

(30)

diferença de binário entre as duas rodas dianteiras pode atingir 100 %, muito para lá dos limites de um diferencial de escorregamento limitado.

Em fase de progressão, o sistema optimiza a patinagem para melhor corresponder às solicitações do condutor.

O modo permanece activo até 80 km/h.

- O modo Areia permite um pouco de patinagem nas duas rodas motrizes, de forma simultânea, para fazer progredir o veículo e limitar os riscos de imobilização. Também aqui, o efeito induzido por este modo é superior ao de um diferencial de escorregamento limitado. Neste caso, o modo Standard é reconduzido automaticamente acima de 120 km/h.

- O modo ESP Off deixa a possibilidade de desligar o controlo dinâmico de estabilidade (ESP) e a ajuda à motricidade (o Grip Control) até 50km/h para proporcionar uma autonomia completa ao condutor. O modo «ESP Standard» é reconduzido automaticamente acima de 50km/h.

O Grip Control inclui pneus Michelin Latitude Tour HP «Mud & Snow» de 215/60 R16, igualmente adaptados à utilização off-road (ver capítulo seguinte).

• Pneus: três tipos distintos

16’’: pneus polivalentes associados ao Grip Control

O pneu Michelin Latitude Tour HP «Mud & Snow» de 16’’ (215/60 R16) é incluído na opção Grip Control. Pela sua polivalência em todos os terrenos, este pneu favorece o funcionamento óptimo do sistema de anti-patinagem em cada um dos seus modos.

O pneu utiliza uma tecnologia específica Michelin - as novas lamelas StabiliGrip – as quais apresentam a propriedade de se disporem entre si de modo a garantir a estabilidade da borracha em contacto com a estrada. Deste modo, o Michelin Latitude Tour HP contribui para o comportamento da viatura em todas as condições de utilização, preservando o conforto dos passageiros.

A referência «M+S» (Mud & Snow) colocada no flanco do pneu indica esta polivalência de utilização. O pneu corresponde à regulamentação alemã que impõe um equipamento adaptado às condições invernais.

17’’: os pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento

Empregues pela primeira vez em todo o mundo durante o lançamento do 308, com os Michelin Energy Saver de 15’’ e 16’’, as tecnologias que permitem uma redução da resistência ao rolamento foram adaptadas, no 3008, aos pneus Michelin com a referência Green X.

Com pneus 225/50 R17, estas tecnologias permitem economizar cerca de 0,2 l de combustível aos 100 km em ciclo misto, o que representa uma

Referências

Documentos relacionados

As 15 primeiras questões são testes de escolha simples (escolher apenas uma alternativa) e devem ter suas respostas marcadas na grade que se encontra na folha de

Fluminense, UFF; Alberto Efendy Maldonado de la Torre, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS; Alexandre Almeida Barbalho, Universidade Estadual do Ceará, UEC; Amparo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

As CCE´s (Características Comportamentais Empreendedoras), são características comuns denominadas aos empreendedores. Busca Constante de Oportunidades e Iniciativa: O

O MAPA não analisa rotineiramente a concentração de bactérias viáveis em vacinas B19 comerciais ao final do prazo de validade e, dentre os testes preconizados pelo MAPA para todas

E os objetivos específicos são: identificar as atividades de lazer ofertadas pelos condomínios estudados; verificar a infraestrutura oferecida pelos condomínios