• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

21

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Campus de Presidente Prudente Curso de SPRING 5.2.1

https://sites.google.com/site/arletemeneguettespring/ Profa. Adj. Arlete Meneguette

Departamento de Cartografia arletemeneguette@fct.unesp.br Introdução

Na aula anterior você criou a pasta Curso_SPRING521 no drive C: do seu computador. Utilizando o SPRING 5.2.1 você criou um banco de dados georreferenciados chamado Unesp, dentro do qual criou um projeto denominado FCT_UTM_S2000. Sendo assim, para iniciar esta aula vamos executar o SPRING 5.2.1.

Clique em . Na janela Banco de Dados clique no botão Diretório e escolha o caminho onde o Banco foi salvo (C:\Curso_SPRING521). Clique em Unesp e depois em Ativar.

O nome do banco de dados passa a ser mostrado no alto da tela, logo após o nome do aplicativo, ou seja,

vai aparecer escrito: .

Clique em . Na janela Projetos clique em FCT_UTM_S2000. Clique em Ativar. Veja que, no alto da tela, aparece escrito:

Quando criamos o projeto comentamos que as coordenadas UTM/Sirgas2000 do retângulo envolvente foram definidas a partir dos dados produzidos pela empresa Toposat Geoambiental. Nesta aula vamos importar os dados editados pela professora a partir dos dados da Toposat, os quais você já deve ter salvo em seu computador na pasta C:\Curso_SPRING521. Tais dados estão em UTM Sirgas2000, portanto, não será necessário realizar remapeamento.

Na aula anterior você criou uma Categoria do modelo temático denominada Planimetria, a qual será utilizada novamente nas atividades que se seguem. Nas atividades que se seguem vamos utilizar os arquivos DXF e SPR postados em https://sites.google.com/site/arletemeneguettedxfdwg/dxf que você deve copiar para a pasta C:\Curso_SPRING521.

Importação de dados vetoriais e criação de Planos de Informação

A partir do menu principal do SPRING clique em Arquivo, escolha Importar e clique em Importar Dados Vetoriais e Matriciais. Na janela flutuante Importação, clique no botão Arquivo. Na caixa de diálogo indique o caminho onde o arquivo foi salvo (C:\Curso_SPRING521), note que somente os arquivos de extensão .spr aparecem na lista, pois este é o formato selecionado na lista suspensa por default.

(2)

22

Ainda na mesma caixa de diálogo, escolha o Tipo DXFDWG a partir da lista suspensa. Em seguida, clique em “Areas_FCT_L2D.dxf” e clique em Abrir.

De volta à janela de Importação, mantenha Entidade como Linha sem ajuste, em Unidade mantenha metro, em denominador da escala digite 1000. Note que esta escala é bem maior que as anteriormente utilizadas neste Curso !! Clique em Layer e escolha Areas_FCT. Clique em Mostrar Conteúdo e observe que há 3 polilinhas.

(3)

23

Clique em Executar e retorne para a janela Importação. Clique na aba Saída, depois clique no botão Categoria, escolha Planimetria a partir da lista suspensa. Clique em Executar na janela Lista de Categorias. Em PI digite Areas_FCT.

Clique em Executar e depois em Fechar. Observe que agora no Painel de Controle é listado PI Areas_FCT vinculado com a Categoria Planimetria. Exiba o PI com a representação de Linhas. Note que a linha importada é mostrada na tela principal do SPRING na cor padrão vermelha.

(4)

24

Vamos repetir o procedimento de importação, mas desta vez importaremos outros arquivos dxf, conforme a tabela a seguir. Observe que cada arquivo tem um layer correspondente ao conteúdo e o mesmo deverá ser importado para um PI cujo nome lembre tal conteúdo para facilitar a identificação posterior. Importe um arquivo de cada vez, escolhendo o caminho onde foi salvo o dxf, depois clicando no botão Layer o que fará com que seja aberta uma janela onde você deverá clicar no nome do layer, clicar em mostrar conteúdo e depois em Executar. Retornando para a janela Importação, clique na aba Saída, mantenha a Categoria Planimetria. Em PI digite o nome do Plano de Informação conforme a tabela abaixo e depois clique em Executar. Não é necessário clicar em Fechar na janela de importação, pois assim você poderá importar o outro arquivo dxf repetindo o procedimento até que todos os itens listados na tabela a seguir tenham sido importados.

Nome do arquivo Nome do PI Nome da Categoria Vias_Internas_FCT_L2D.dxf Vias_Internas_FCT Planimetria

Estacionamentos_FCT_L2D.dxf Estacionamentos_FCT Planimetria

Calcadao_FCT_L2D.dxf Calcadao_FCT Planimetria

Calcadas_FCT_L2D.dxf Calcadas_FCT Planimetria

Calcada_Podotatil_FCT_L2D.dxf Calcada_Podotatil_FCT Planimetria

Escadas_FCT_L2D.dxf Escadas_FCT Planimetria

Passarelas_Elevadas_FCT_L2D.dxf Passarelas_Elevadas_FCT Planimetria

Esportes_FCT_L2D.dxf Esportes_FCT Planimetria

Predios_FCT_L2D.dxf Predios_FCT Planimetria

Obras_FCT_L2D.dxf Obras_FCT Planimetria

Além dos arquivos dxf você deverá importar também um arquivo .spr, para tanto, a partir da lista suspensa escolha esse formato e depois clique no nome do arquivo Rampas_FCT_L2D.spr.

Clique em Abrir na janela de diálogo. Observe que a janela de Importação é um pouco diferente pois não há o botão layer. Clique na aba Saída, mantenha a categoria Planimetria mas digite o nome do PI como

(5)

25

Para facilitar a exibição de todos os PIs como Linhas, clique com o botão direito do mouse sobre o PI Areas_FCT (que já está sendo exibido como Linhas) e escolha a opção Atribuir a todos.

Observe como há uma boa concordância entre os dados matriciais (Recorte_RGB) e os dados vetoriais, uma vez que todos estão georreferenciados em UTM Sirgas2000.

(6)

26

Criação de Classe Temática

Para podermos produzir um mapa temático com uma legenda, vamos precisar criar classes temáticas associadas com a categoria Planimetria. Para tanto, clique em . Na janela Modelo de Dados clique no nome da categoria Planimetria. Em seguida clique na aba Classes Temáticas e note que ainda não há nenhuma classe criada. Digite o nome da primeira classe: Areas_FCT e depois clique em Criar e em Executar.

(7)

27

Será aberta uma janela chamada Visuais de Apresentação Gráfica. Clique na aba Áreas e no botão Cor. O SPRING exibirá uma paleta de cores a partir da qual você poderá escolher uma que possa ser associada com a Área da FCT. Considerando que a cobertura vegetal predominante é formada por gramíneas, vamos escolher a cor Verde e clicar em OK.

A janela de Visuais de Apresentação Gráfica agora mostra a cor escolhida e ainda nos permite definir o Estilo, no nosso caso vamos manter Sólido. Clique em Executar e depois em Fechar. De volta à janela Modelo de Dados clique em Executar e em Fechar.

Edição Vetorial

Para facilitar as próximas atividades desabilite todos os PIs de todas as Categorias e exiba como linhas somente o PI Areas_FCT da Categoria Planimetria. Ative o PI clicando sobre o nome dele e constate que no rodapé da tela o nome do PI aparece escrito como o PI Ativo. Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do PI Areas_FCT e escolha a opção Edição Vetorial.

(8)

28

Uma tela com outro design será mostrada, na qual há mais recursos do que os que tínhamos visto antes. Observe que no rodapé consta que estamos editando o PI Areas_FCT.

Clique em no menu vertical à direita. Note que agora o SPRING exibe no rodapé que há 3 nós ajustados.

(9)

29

Clique em e verifique que foram formados 3 polígonos.

Clique em para poder associar o PI Areas_FCT com a Classe Temática Areas_FCT cujo visual foi definido anteriormente como sendo uma área verde.

Na janela flutuante Editar Classe Temática clique sobre o nome da Classe Areas_FCT, em Operação escolha Associar e em Entidade escolha Polígono. Note que é mostrado um pequeno quadrado preenchido pela cor verde.

(10)

30

Clique em Aplicar em Todos.

Tendo finalizado esta etapa, clique em Fechar na janela flutuante. Em seguida clique em para Sair da Edição Vetorial.

Referências

Documentos relacionados

A experiência sugere que esta distribuição deve ser assimétrica: grande proporção de valores entre 0 e 500 horas e pequena proporção de valores acima de 1500 horas. Nem todos

A cooperação entre a Rússia e a OTAN no domínio da DAM não estratégica é orientada para a possibilidade de luta não contra mísseis balísticos, mas contra

Utilize Santa Luzia Massa Premium nas cores COBRE, PRATA ou OURO para um acabamento perfeito.. Use Santa Luzia Massa in Cooper, Silver or Gold Premium caulk for a

(4) Caso a taxa de desemprego vigente seja maior que a natural, a taxa de inflação vigente será menor que aquela que seria observada caso a taxa de

Este boletim tem por objetivo orientar as áreas funcionais do Rio 2016 e seus potenciais usuários temporários do espectro de radiofrequências sobre questões básicas sobre

• DENGUE: febre ALTA de início súbito, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro-ocular, mialgia,

21% dos protocolos analisados incluem procedimentos de amostragem de campo e análise laboratorial com indicação dos índices de avaliação da qualidade ecológica para

Para a caracterização da população alvo deste estudo foram seleccionadas as seguintes variáveis: O peso, a altura e consequente Índice de massa corporal, Perimetro da