• Nenhum resultado encontrado

2º BIMESTRE AULA 04 FILOSOFIA E PROJETO DE VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º BIMESTRE AULA 04 FILOSOFIA E PROJETO DE VIDA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AULA Nº ____4_______ SEMANA(S): _____________________ ALUNO:____________________________________ ANO: 8º ANO DISCIPLINA: FILOSOFIA – 2º BIMESTRE

PROFESSOR: FERNANDO AUGUSTO FRESSATTI

2º BIMESTRE – AULA 04

FILOSOFIA E PROJETO DE VIDA

Olá, querido(a) aluno(a). Espero que esteja bem!

Nesta aula daremos continuaremos tratando de PROJETO DE VIDA, com o objetivo de lhe incentivar a pensar em como ajudar as pessoas ao seu redor e como ajudar a tornar a sua casa, escola, bairro ou cidade em lugares melhores! Pode acreditar, você tem várias características capazes de contribuir de forma positiva para a sua sala de aula ou cidade!

Utilizaremos a apostila “CURRÍCULO EM AÇÃO” com a capa abaixo ilustrada:

Você, querido(a) aluno(a) deverá ler a apostila nas páginas 295 a 300 conforme indicado abaixo:

(2)

PÁGINA 295:

Nesta situação de aprendizagem nãos será possível realizar as atividades propostas em grupo como descrito na apostila “Currículo em Ação”. Todavia, você deverá ler toda a situação proposta e imaginar-se realizando com os colegas de sala.

O primeiro passo é saber da importância de lideranças em nossas comunidades. Você já parou para pensar que em seu grupo de amigos, em sua casa, na escola, na sua cidade ou em uma simples roda de amigos sempre existem um líder? Esses líderes são essenciais para o funcionamento da nossa vida em coletividade, seja um líder legal (Prefeito, Governador, Presidente, Diretor da

Escola etc), um líder natural (um amigo que todos os outros escutam mais)

Também existem pessoas que exerceram lideranças e se tornaram grandes personalidade, pois, proporcionaram valor significativo na vida das outras pessoas. Em todos os lugares do mundo, em algum momento histórico emergiram lideranças que disseminaram o desejo de transformação do mundo e assim o fizeram. É o caso de Mahatma Gandhi, na Índia; de Martin Luther King, nos Estados Unidos; de Malala, no Paquistão.

Suas histórias são marcadas e eternizadas pela mudança de curso da história, fortalecendo movimentos de não violência, de garantia de direitos civis, de sustentabilidade e corresponsabilidade com o Planeta Terra. É perceptível que todos os movimentos desses líderes servidores têm como fio condutor a sensibilidade cultural despertada, apoiada na profundidade de suas conexões consigo mesmos, com o outro e com o mundo.

Muitas das pessoas que se tornaram grandes líderes não tinham a liderança como objetivo. O verdadeiro objetivo era FAZER A DIFERENÇA PARA

MELHORAR A NOSSA VIDA COMO UM TODO!

Será que você não é uma pessoa capaz de fazer a diferença? Que tal começar por sua escola? Não é uma boa ideia?

A proposta para que você faça a diferença é que use a imaginação para propor uma intervenção urbana na Escola, no seu Bairro ou no seu Município.

(3)

Mas o que é intervenção urbana?

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos

artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos, engloba o que é chamado de arte urbana e a arte pública. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.

Na videoaula que preparei para vocês há um pouco sobre intervenções urbanas! Corram lá e assistam.

PÁGINA 297 a 299:

Nesta situação de aprendizagem vamos usar algumas cenas do filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. O filme é uma animação brasileira que concorreu ao Oscar, uma das maiores premiações do cinema do mundo, em 2016! Além disso, levou mais de 44 outros prêmios em festivais mundo afora.

(4)

Na videoaula que preparei para vocês há um resumo e alguns trechos do filme! Corram lá e assistam! Para facilitar, deixo abaixo um resumo do filme.

Resumo do Filme “O Menino e o Mundo”:

Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

(Utilizaremos os trechos do filme e a apostila “Currículo em Ação” para as atividades abaixo, ok?)]

Imagine como se sentiu Alê Abreu (autor do filme) e toda a sua equipe quando receberam a notícia de que estavam concorrendo ao prêmio do Oscar e aos vários outros prêmios. Provavelmente, eles pensaram em todos os passos que percorreram até chegar ali. Só para fazer o filme, eles levaram 3 anos!

Pequenas e grandes ações se combinaram para que eles chegassem ao sucesso com o filme. Independente disso, eles agiram como protagonistas em cada uma dessas ações! E, além de tudo, estavam profundamente comprometidos com o seu projeto.

Já pensou que você também pode ser protagonista de um projeto de sucesso? Seja qual for o seu projeto, você deve ser o protagonista dele e estar profundamente comprometido. O sucesso será certeiro! Se não for certeiro o sucesso, você ainda é protagonista de sua vida e deverá tentar outra vez!

(5)

Nesta situação de aprendizagem, você deve ler o poema

“Girabelhinhas”, de Loni Rosa, e refletir sobre a situação inicial (o presente) e a

situação final (o futuro) em que a personagem (a abelha pequenina) se encontra. Você também deve localizar no poema qual era o sonho da abelha, sua realidade imediata; seu desafio; sua decisão e as consequências a que sua decisão levou.

“GIRABELHINHAS” DE LONI ROSA

“Uma abelha dessas pequeninas pousou numa foto de uma flor e um romance todo feito em cores

foi se revelando, fez-se amor Carregou a foto para a colméia e explicou o caso para a rainha

que era sábia e foi dizendo "Será que você está piradinha?

Esse girassol não vale nada é bonito, mas não passa de um papel nunca vai lhe dar perfume, pólen, filhos, e aqui nós precisamos é de mel!"

Ela embrulhou a foto em suas roupinhas e saiu em busca de um cantinho

pra viver seu sonho de verdade sem rainhas

pra encher o seu saquinho Hoje existe um lugar na Terra onde há girassóis que têm asinhas

e abelhas que voam com pétalas num mundo novo

cheio de girabelhinhas”

Aqui podemos fazer várias reflexões sobre o protagonismo da abelhinha. 1) Qual era seu sonho? 2) Qual era sua realidade imediata? 3) Qual o

(6)

desafio que encontrou? 4) Qual foi sua decisão frente ao desafio? 5) Qual foi a consequência de sua decisão? 6) A abelhinha foi protagonista de sua vida?

PÁGINAS 299 a 300:

Os(as) líderes e vice-líderes de turma têm um papel, pois,

representam todos os estudantes da escola e garantem que seus sonhos para a escola possam ser debatidos e realizados.

Por isso, precisam ser bons de escuta e ótimos na hora de compartilhar as ideias com representantes de outras turmas.

Não é só na escola que nós somos representados. As associações de bairro, os vereadores, prefeitos e grêmios estudantis são outros exemplos de representação. Ser um cidadão protagonista passa por acompanhar de perto o trabalho de cada um deles e buscar os canais para sempre compartilhar os seus sonhos, anseios e contribuições para as comunidades das quais você faz parte. Vale lembrar que a responsabilidade de cuidar dos espaços em que vivemos não é apenas dos nossos representantes. É de cada um que participa desse grupo!

Após ler as páginas da acima citadas da apostila/livro, você deverá ver a VIDEOAULA que será disponibilizada “online” na plataforma da escola ou

pelo grupo do WhatsApp de sua sala.

Ao final você deverá fazer a atividade proposta neste material escrito!

PRESTE ATENÇÃO

Não é para fazer as atividades da apostila “Currículo em Ação”! É para fazer as atividades abaixo neste material escrito!

Agora você deve fazer as atividades, fotografar elas respondidas e enviar pelo WhatsApp do seu professor de Filosofia através do número (16) 9-9968-3925.

(7)

ATIVIDADES

(8º Ano – 2º Bimestre – Aula 04 – 17/05/2021 a 21/05/2021)

NOME DO ALUNO:______________________________________________ SALA:__________

- Leia as páginas 295 a 300 da apostila “Currículo em Ação” e assista a videoaula

referente a esta aula e responda as atividades abaixo.

1) Explique o que é uma liderança e diga que tipo de liderança na comunidade de Cristais

Paulista (na escola, no bairro, na cidade ou entre seus amigos) você seria capaz de assumir neste momento para melhorar a sua vida e a de outras pessoas.

R:_________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

2) Que tipo de intervenção urbana você seria capaz de ajudar a fazer em sua comunidade

(na escola, no bairro ou em qualquer ponto da Cidade que você quiser).

R:_________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(8)

3) Explique o que você entendeu sobre o protagonismo de Alê Abreu (autor do filme “O

Menino e o Mundo”) e equipe para chegarem a concorrer ao Oscar, o protagonismo da abelhinha na poesia “Girabelhinhas” (Loni Rosa) e qual objetivo de vida hoje

exige o seu protagonismo.

R:_________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

4) Assinale abaixo uma ou duas competências escolhidas para serem acompanhadas

mais de perto e melhoradas, porque elas têm mais a ver com situações nas quais você gostaria de se sentir ou reagir melhor, ou com seus objetivos e metas de vida, ou seja, aquelas competências que vocês acham que podem ajudá-los mais a alcançar seus objetivos. Lembrem-se de assinalar apenas uma ou duas competências e de revisitar periodicamente, ao longo do período letivo, as suas respostas a respeito delas para acompanhar seu desenvolvimento:

Referências

Documentos relacionados

Entidade Promotora Parceria Melhorar a integração sócio- escolar Crianças do Pré-escolar público e 1º CEB - Desenvolver a motivação escolar; - Diminuir o absentismo

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da