• Nenhum resultado encontrado

Edital n 09/2021/PRPPI-IFAL, de 16 de abril de 2021 Processo de Seleção Especialização em Desenvolvimento Organizacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital n 09/2021/PRPPI-IFAL, de 16 de abril de 2021 Processo de Seleção Especialização em Desenvolvimento Organizacional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Edital n° 09/2021/PRPPI-IFAL, de 16 de abril de 2021

Processo de Seleção – Especialização em Desenvolvimento Organizacional

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAL e a Direção-Geral do Campus Benedito Bentes, no uso de suas atribuições e conforme as normas estabelecidas neste Edital e na Resolução nº 53/CS, de 23 de dezembro de 2013 e suas alterações aprovadas pela Resolução nº 21 de 3 de setembro de 2019, na Deliberação nº 53/CEPE de 17 de dezembro de 2018, que cria o CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO

LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO

ORGANIZACIONAL e aprova seu Projeto Pedagógico, reformulado e aprovado pela Deliberação de nº 67/CEPE, de 21 de dezembro de 2020, tornam pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de estudantes regulares para o CURSO DE

ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL -

IFAL/CAMPUS BENEDITO BENTES.

1. DA FINALIDADE

1.1. Abrir vagas para curso de Especialização em DESENVOLVIMENTO

ORGANIZACIONAL, ofertado gratuitamente pelo IFAL, às/aos portadoras/es de diploma de Graduação, sendo direcionadas às/aos profissionais graduadas/os (bacharéis, licenciadas/os e tecnólogas/os) das diversas áreas do conhecimento humano, cuja formação acadêmica e/ou experiência da prática profissional alinhe-se com a necessidade de complementar alinhe-seus conhecimentos voltados ao desenvolvimento organizacional, governança e empreendedorismo nos setores público e privado. O objetivo é desenvolver competências do papel humano como catalisador do processo de transformação da ambiência organizacional e social, nas quais as/os participantes estão inseridas/os, aprimorando o senso crítico, além de estimular o trabalho em equipe para o desenvolvimento organizacional como fator de sucesso em organizações públicas e/ou privadas, e de proporcionar a/aos egressas/os do Instituto Federal de Alagoas um curso de pós-graduação interdisciplinar que certamente contribuirá para uma formação consistente e necessária para que se coloquem em condições de atuarem qualitativamente no mundo do trabalho e no setor produtivo.

(2)

2. DO PÚBLICO ALVO2.1. Profissionais graduadas/os (bacharéis, licenciadas/os e tecnólogas/os) das diversas áreas do conhecimento.

3. DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONALO Curso será desenvolvido em eixos, com carga horária total

de 375 (trezentos e setenta e cinco) horas, incluídas as horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

3.2. Com duração de 12 (doze) meses, o curso respeita o calendário acadêmico do

Campus Benedito Bentes.

3.3. As aulas ocorrerão, prioritariamente, aos sábados em horário previamente

disponibilizado pela coordenação. O curso possui uma estrutura a distância, com, pelo menos 20%, da carga horária ofertada de maneira síncrona.

3.4. Durante as aulas, os alunos deverão dispor de recursos informacionais, tais como

notebooks, tablets, acesso à internet, etc, sob sua responsabilidade.

3.5. Ao final do Curso, sendo aprovado em todos os créditos inclusive no TCC, o aluno

receberá o certificado de Especialista em Desenvolvimento Organizacional.

4. DA OFERTA DE VAGAS

4.1. Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para o curso de Especialização em

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, distribuída da seguinte forma:

4.1.1. 26 vagas para ampla concorrência;

4.1.2. 4 vagas serão destinadas às/aos candidatas/os negras/os (pretas/os e

pardas/os);

4.1.3. 2 vagas para às/aos candidatas/os quilombolas; 4.1.4. 2 vagas para às/aos candidatas/os indígenas; 4.1.5. 2 vagas para candidatas/os com deficiência;

4.1.6. 4 vagas para candidatas/os servidoras/es públicos efetivas/os e ativas/os.

4.2. Essa distribuição de vagas está consoante à Orientação Normativa Nº

02/PRPPI/IFAL, de 26/04/2018, desde que os candidatos/as sejam portadoras/es de diploma de Graduação (bacharéis, licenciadas/os e tecnólogas/os).

4.3. A distribuição de vagas do item 4.1.6. para servidoras/es públicos das três esferas,

federal, estadual ou municipal, atende ao objetivo 1 do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI IFAL 2019-2023 para as ações formativas desse público, desde que as/os candidatas/os sejam portadoras/es de diploma de Graduação (bacharéis, licenciadas/os e tecnólogas/os).

5. DA RESERVA DE VAGAS DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

5.1. Consideram-se negras/os (incluindo pretas/os e pardas/os), quilombolas e

indígenas, para os fins desta Orientação, as/os candidatas/os que se autodeclararem como tal, no ato da inscrição on-line, nos termos dos requisitos pertinentes à cor, à raça e à etnia, utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(3)

5.2. As/os candidatas/os negras/os, quilombolas, indígenas, com deficiência e

servidoras/es públicos concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com sua classificação no processo seletivo.

5.3. Consideram-se Pessoas com Deficiência – PcD, aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, no Art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n° 5.296/2004, no Art. 1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Transtorno do Espectro Autista), e as contempladas pela Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no enunciado AGU nº 45, de 14 de setembro de 2009.

Parágrafo único - A/o candidata/o selecionada/o na modalidade de reserva de vagas para Pessoas com Deficiência precisa apresentar laudo médico, atestando a condição característica desta modalidade.

5.4. As vagas destinadas às/aos candidatas/os negras/os, quilombolas, indígenas, com

deficiência ou servidoras/es públicos, aprovadas/os dentro do número oferecido para ampla concorrência, não serão computadas para efeito do preenchimento daquelas reservadas à sua respectiva cota.

5.5. Em caso de desistência de candidata/o negra/o, quilombola, indígena, com

deficiência e/ou servidoras/es públicos aprovada/o em vaga reservada, a vaga será preenchida pela/o candidata/o negra/o, quilombola, indígena, com deficiência e/ou servidoras/es públicos posteriormente classificada/o, também optante desta mesma modalidade.

5.6. Na hipótese de não haver candidatas/os quilombolas, indígenas, com deficiência

e/ou servidoras/es públicos, optantes destas modalidades de reserva de vagas, aprovados, a/as vaga/as será/ão revertida/as, pela ordem sequencial, para candidatas/os negras/os e para candidatas/os da ampla concorrência, sendo preenchidas por estas/es candidatas/os aprovadas/os, observados os critérios de avaliação e ordem de classificação.

5.7. Na hipótese de não haver candidatas/os negras/os, optantes destas modalidades de

reserva de vagas, aprovados, a/as vaga/as será/ão revertida/as, pela ordem sequencial, para candidatas/os quilombolas, indígenas e/ou com deficiência e para candidatas/os da ampla concorrência, sendo preenchidas por estas/es candidatas/os aprovadas/os, observados os critérios de avaliação e ordem de classificação.

5.8. Na hipótese de não haver candidatas/os cotistas por cor/raça/etnia/com deficiência

ou servidor/a, aprovadas/os em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas, pela ordem sequencial, para os candidatos de ampla concorrência.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições para as vagas de que trata este Edital realizar-se-ão no período de 24

de abril a 08 de maio de 2021 por meio do formulário do Google Forms <

(4)

6.1.1 O formulário eletrônico, estará disponível para preenchimento das 9h00 do

dia 24/04/2021 até às 23h59 do dia 08/05/2021.

6.2. Para se inscrever, a/o candidata/o deverá preencher o formulário de inscrições, onde serão necessários o preenchimento do formulário de inscrição e anexar os seguintes documentos em ARQUIVO nos locais indicados, na ordem explicitada abaixo e em PDF:

6.2.1. 01 cópia diploma de Graduação ou certificado de conclusão de curso

(frente e verso);

6.2.2. 01 cópia CPF;

6.2.3. 01 cópia de documento com foto, válido em todo território nacional (recente e colorido);

6.2.4. 01 comprovante de vínculo com o serviço público como Termo de posse,

portaria de nomeação, comprovante salarial/contracheque atualizado (último mês anterior à inscrição) ou identidade funcional, para o caso de servidores públicos;

6.2.5. 01 cópia do Currículo Lattes, com as devidas comprovações;

6.5.6. 01 cópia do Pré-Projeto de Pesquisa (vinculado às linhas de pesquisa da

especialização) (Anexo I);

6.2.7. Laudo Médico, Atestado e/ou declaração que comprove reserva de vagas,

caso se aplique.

6.3. As/os candidatas/os à reserva de vaga farão sua opção no período da inscrição,

conforme Edital do processo seletivo, e indicarão no formulário a modalidade de reserva de vagas.

6.3.1. Para as/os candidatas/os autodeclaradas/os negras/os (incluindo pretas/os

e pardas/os), selecionadas/os, poderá haver a necessidade da realização de entrevista, acompanhada de avaliação fenotípica, na presença da/o candidata/o, por Comissão Local de Heteroidentificação designada pelo Reitor.

6.3.2. As/os candidatas/os autodeclaradas/os quilombolas deverão apresentar

declaração de pertencimento, assinada por liderança local ou documento da Fundação Palmares, reconhecendo a comunidade como remanescente de quilombo.

6.3.3. No caso de candidatas/os indígenas, é preciso que a/o candidata/o

apresente a cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou Declaração de Pertencimento emitida pelo grupo indígena, reconhecido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), assinada por liderança local.

6.3.4. Para as/os candidatas/os com deficiência que optem concorrer às vagas

descritas no item 4.1.5, devem apresentar laudo médico com a devida Classificação Internacional de Doenças – CID, assinado por médica/o (constando a especialidade e o número do registro do Conselho Regional de Medicina – CRM) com data de emissão não superior a 180 dias contados até a data da inscrição.

6.4. Todos os documentos, pré-projeto e Currículo Lattes deverão estar legíveis, para

(5)

6.4.1. Os arquivos indicados no item 6.4 que apresentem quaisquer

inconsistências não serão considerados para fins de registro e continuidade do processo seletivo.

6.5. As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade

do candidato, dispondoà Comissão Examinadora do Processo Seletivo o direito de excluí-lo do referido processo, caso o preenchimento for feito com dados incorretos, incompletos, bem como se forem constatadas, durante ou posteriormente ao processo de análise, informações inverídicas aos dados prestados.

6.6. As informações e a documentação fornecidas para a inscrição, não poderão ser

alteradas ou complementadas, sob nenhuma hipótese ou a qualquer título.

6.7. A inscrição da/o candidata/o implicará o seu conhecimento e a tácita aceitação das

normas e condições estabelecidas neste Edital, do qual não poderá alegar desconhecimento.

6.8 O Ifal não se responsabiliza por quaisquer fatores que impeçam o preenchimento e

o envio do formulário eletrônico e dos anexos.

7. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

7.1. O processo de seleção de candidatas/os para o curso de especialização em

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL desenvolver-se-á em duas etapas: análise de Pré-projeto de Pesquisa adequado as linhas do Programa, disponível no site do IFAL e avaliação de Currículo Lattes (disponível na página eletrônica http://lattes.cnpq.br/).

7.2. Os prazos de todas as etapas desta seleção são estabelecidos em calendário próprio,

disposto no item 14 deste Edital, com exceção da Avaliação Fenotípica, disposta em Cronograma próprio, divulgado posteriormente, em https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao.

7.3. Será desclassificada/o a/o candidata/o que obtiver nota inferior a 07 (sete) pontos

na avaliação dos Pré-projetos de Pesquisa.

7.4. A Avaliação fenotípica poderá ser realizada apenas com a/os candidatas/os

pertencentes às reservas de vagas descritas (critérios estabelecidos no item 4) aprovados na avaliação do Pré-projeto de Pesquisa. A supracitada avaliação será de responsabilidade de Comissão Local de heteroidentificação designada pelo Reitor, cabendo aos membros da Comissão responsável por este certame apenas acompanhar o processo.

7.4.1. Será excluída/o deste processo seletivo a/o candidata/o reprovada/o na

avaliação fenotípica, nos termos do item 5 deste Edital.

7.5. A banca examinadora do Pré-Projeto de Pesquisa e do Currículo Lattes será

composta por membros do Colegiado do Curso de Especialização e outros docentes com formação acadêmica específica.

8. DA AVALIAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

8.1. O Pré-projeto de Pesquisa tem caráter eliminatório e deverá ser integrado às linhas

de atuação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Organizacional:

(6)

b. Métodos Quantitativos e Gestão Informacional;

c. Gestão dos Serviços de Saúde.

8.2. O Pré-projeto de Pesquisa deverá seguir rigorosamente as instruções que estão no

modelo anexo a este Edital (anexo I).

9. DA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

9.1. A avaliação do Currículo Lattes terá caráter classificatório.

9.1.1. Serão avaliados somente os candidatos que obtiverem no mínimo nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos na etapa anterior;

9.1.2. Caso o quantitativo de aprovados na primeira etapa seja superior ou igual

a 4 (quatro) vezes a quantidade de vagas disponíveis no item 4 deste Edital, serão considerados somente os 100 (cem) primeiras/os candidatas/os, ressalvada a colocação de cada candidata/o para a continuidade do processo seletivo.

9.2. O Currículo Lattes deverá ser enviado no ato da inscrição, juntamente com o

Pré-Projeto de Pesquisa.

9.3. A avaliação do Currículo Lattes será realizada considerando os itens e pontuações

estabelecidas no anexo II do presente Edital.

10. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

10.1. Serão aprovadas/os para preenchimento das vagas as/os candidatas/os que: 10.1.1. Entregarem toda documentação exigida no prazo estipulado;

10.1.2. Obtiverem nota igual ou superior a 7,0 no Pré-Projeto de Pesquisa;

10.1.3. Após análise de Currículo Lattes esteja classificada/o entre as vagas

disponibilizadas, conforme descrito no item 4.1.

12. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Os resultados de cada etapa da seleção serão divulgados na página do Ifal

https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao/editais, observando-se os prazos descritos na seção 14 deste Edital.

13. DOS RECURSOS

Os recursos deverão ser apresentados no formulário Google Forms

<https://forms.gle/RY9Aa8v7MgmPTZiU7>, no primeiro dia útil após a divulgação

(7)

14. DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

CALENDÁRIO EDITAL 2021 - ESPECIALIZAÇÃO EM

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - IFALBB

ITEM ATIVIDADE DATA

DE ATÉ

1

LANÇAMENTO EDITAL

16/04/2021

2

INSCRIÇÕES

24/04/2021

08/05/2021

3

DIVULGAÇÃO DOS INSCRITOS

DEFERIDOS

11/05/2021

4

RECURSOS – INSCRIÇÃO

12/05/2021

5

DIVULGAÇÃO APÓS RECURSOS

CANDIDATOS INSCRITOS

14/05/2021

6

AVALIAÇÃO FENOTÍPICA

Conforme calendário próprio

para as entrevistas

1

7

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

1ª ETAPA (PRÉ-PROJETO)

28/05/2021

8

RECURSOS – 1ª FASE

29/05/2021

9

DIVULGAÇÃO APÓS RECURSOS

RESULTADO 1ª ETAPA

01/06/2021

10

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

2ª ETAPA (CURRÍCULO

LATTES)

14/06/2021

11

RECURSOS – 2ª ETAPA

15/06/2021

12

DIVULGAÇÃO APÓS RECURSOS

RESULTADO 2ª ETAPA

18/06/2021

13

DIVULGAÇÃO FINAL

23/06/2021

14

MATRÍCULA

30/06/2021

09/07/2021

15

AULA INAUGURAL

23/07/2021

16

INÍCIO DAS AULAS

24/07/2021

1 Calendário e demais documentos e procedimentos referentes à avaliação fenotípica serão

disponibilizados posteriormente em https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao.

(8)
(9)

15. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PRÉ-PROJETO

Critério Pontuação máxima

1- O tema é pertinente e atual Até 2,0

2- A justificativa é convincente e o

problema está bem delimitado Até 1,0

3- Os objetivos estão claros e são

coerentes com o problema apresentado Até 1,0

4 – A fundamentação teórica é coerente e

adequada com o problema proposto Até 3,0

5 – O método é definido e adequado ao problema, com as fases de pesquisa

claramente relatadas

Até 2,0

6 – O texto é claro, objetivo e usa

linguagem correta. Até 1,0

Maceió – AL, 16 de abril de 2021.

Eunice Palmeira da Silva

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Alexandre Bonfim Barros

(10)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Benedito Bentes

ANEXO I PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Nome do aluno Maceió-AL 2021

(11)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Benedito Bentes

TÍTULO

(Fonte: Times New Roman, tamanho 14, somente o título em negrito / subtítulo sem

negrito) Nome do aluno Linha de pesquisa: Maceió-AL 2021

(12)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2 ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA DA PESQUISA 5. CRONOGRAMA REFERÊNCIAS

(13)

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

(Fonte: Times New Roman, Tamanho 14, Todos os Títulos em negrito)

O Pré-projeto deverá ser redigido em até 3 laudas, excluindo-se os elementos pré e pós textuais. A Introdução é a apresentação do assunto a ser tratado. Trata-se de uma seção na qual se procura sintetizar e aguçar a curiosidade do leitor. Orienta-se, nesta parte do pré-projeto, a finalizá-lo com a formulação do problema.

A Introdução deve conter também o problema de pesquisa, bem como a linha de pesquisa. Autores, entre eles Popper (1975), afirmam que toda discussão científica deve surgir com base em um problema e, para tal, se deve oferecer uma solução provisória e, a partir dessa situação, buscar resposta por meio da pesquisa.

(Fonte: Times New Roman, Tamanho 12, sem negrito, entrelinhas simples)

(NO MÍMINO 500 E NO MÁXIMO 700 PALAVRAS)

2. JUSTIFICATIVA

Nesta parte do texto é preciso oferecer os motivos para a construção do trabalho. Trata-se, então, de responder a questão: por que fazer este trabalho? No entanto, deve-se procurar os antecedentes do problema e a relevância do assunto e argumentar sobre a importância prática e teórica. É plausível também refletir sobre as possíveis contribuições esperadas.

(Fonte: Times New Roman, Tamanho 12, sem negrito)

3. OBJETIVOS

Os objetivos relacionam-se à indicação de tudo o que se pretende realizar com a pesquisa, situando também os resultados que se quer atingir. Trata-se da definição do que será realizado. Aconselha-se a redigir os objetivos do pré-projeto com a utilização de verbos no infinitivo (identificar, analisar, compreender, investigar, etc.). Os objetivos são divididos em Geral e Específicos:

3.1 GERAL (tamanho 12, sub-item sem negrito)

Trata-se de proporcionar uma visão geral e abrangente do tema, ou seja, do que se pretende realizar.

3.2 ESPECÍFICOS (tamanho 12, sub-item sem negrito)

Sua função é descrever, de forma mais detalhada e instrumental, o que será realizado. São as questões mais concretas do estudo e que coadunam com o objetivo

(14)

geral. São os objetivos específicos que orientam o pesquisador na coleta de dados e de informações.

(NO MÍMINO 200 E NO MÁXIMO 400 PALAVRAS)

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Nesta parte, indique a Metodologia a ser utilizada no estudo e o método. No caso do método, trata-se do conjunto de procedimentos que serão utilizados para alcançar os fins de uma investigação. É o caminho percorrido em uma investigação. Mostre como irá responder aos objetivos estabelecidos. Deve-se ajustar aos objetivos específicos. Envolve a definição de como será realizado o trabalho.

A metodologia deve apresentar:

− O tipo de pesquisa − Universo e Amostra

− Instrumentos de coletas de dados − Método de análise

(NO MÍMINO 300 E NO MÁXIMO 500 PALAVRAS)

5. CRONOGRAMA

Descreva aqui os tempos para a realização do estudo. O cronograma é uma disposição gráfica do tempo que será utilizado para a finalização da pesquisa. Neste caso, o gráfico de cronograma tem a função de auxiliar o pesquisador no gerenciamento e controle deste trabalho.

Observe um exemplo de cronograma:

Etapas

2019 2020

1º sem. 2º sem. 1º sem.

1º 2º 3º 4º 5º 6º

(15)

2. Definição da pesquisa / objetivos - - x X - - 3. Elaboração do instrumento de pesquisa/Coleta de dados - - x X - -

4. Análise e discussão dos dados

- - - X - -

5. Elaboração do relatório para de pesquisa - - - X - - 6. Exame de Qualificação - - - - X - 7. Redação final do TCC - - - - X - 8. Defesa - - - X 8. Redação de artigos - - - X

(16)

REFERÊNCIAS

Nas referências são citados os livros, revistas científicas, sites que foram utilizados e consultados na elaboração do estudo e do relatório final.

As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT NBR.

Exemplos de referências utilizadas no Pré-Projeto de Pesquisa

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

HELENE, M. Ciência e Tecnologia: de mãos dadas com o poder. São Paulo: Moderna, 1996.

SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso J.; ZIBAS, Dagmar M. L.; MADEIRA, Felicias R.; FRANCO, Maria Laura P. B. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate

multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 151-168.

(17)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Benedito Bentes

ANEXO II

1. GRUPO I TÍTULOS DECORRENTES

DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL (prazos contados a partir da

publicação deste Edital)

NÚMERO MÁXIMO DE ITENS PONTUADOS PONTUAÇÃO POR ITEM APRESENTADO NÚMERO DE ITENS COMPROVADOS PELO CANDIDATO (campo reservado à comissão) PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA AO CANDIDATO (campo reservado à comissão) 1.1. Exercício profissional: 14 (2,0) dois pontos por ano

completo.

1.2. Exercício em cargo de média ou alta

gerência

10

(3,0) três pontos por ano

completo. 1.3. Participação em programas e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão 8 (1,0) Um ponto por projeto ou programa concluído com duração de, no mínimo, 1 (um) ano completo. 1.4. Participação em programas de estágio ou trainne 6 (1,5) Um ponto e meio por ano

completo.

1.5. Participação /desenvolvimento de projetos relacionados com a Área de Estudo

desse Edital 10 (2,0) Dois pontos por projeto. 1.6. Outras atividades em projetos sociais, sindicais socioambientais, culturais e movimentos sociais. 10 (0,5) Meio ponto por projeto ou programa concluído com duração de, no mínimo, 1 (um) ano completo.

(18)

2. GRUPO II Títulos decorrentes de atividades cientificas NÚMERO MÁXIMO DE ITENS PONTUADOS PONTUAÇÃO POR ITEM APRESENTADO NÚMERO DE ITENS COMPROVADOS PELO CANDIDATO PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA AO CANDIDATO

2.1. Livros com ISBN publicados, relacionados

com a Área de Estudo objeto deste Edital.

4 (3,0) três pontos por livro.

2.2. Capítulo de livro com ISBN publicado, relacionado

com a Área de Estudo objeto deste Edital.

8 (2,0) dois pontos por capítulo. 2.3. Trabalhos publicados em revistas e periódicos indexados de circulação internacional 10 (2,5) dois pontos e meio por trabalho. 2.4. Trabalhos publicados em revistas e periódicos indexados de circulação nacional 8 (1,5) um ponto e meio por trabalho. 2.5. Trabalhos completos publicados, em anais de congressos internacionais 10 (2) dois pontos por trabalho. 2.6. Trabalhos completos publicados, em anais de congressos nacionais 10 (1,5) um ponto e meio por trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Esse exemplo serve para ilustrar que o mercado cambial brasileiro possui características únicas que podem tornar a diferença de preço entre futuros e termos extremamente

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

celebrados/entidades contraentes, conforme transcrevemos nos pontos 1 a 3 do ponto III – Considerações Prévias deste relatório. 4) Importa referir que toda a facturação emitida

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Este trabalho objetiva mostrar a importância do ecoturismo pedagógico realizado no Parque Natural Municipal do Morro do Osso, Porto Alegre (RS), a partir da

Governador Júlio Domingos de Campos, 4975, Marajoara, Várzea Grande – MT, de posse dos documentos de quitação de débitos de IPVA, Multas, Taxas de Licenciamento, Seguro

[r]