• Nenhum resultado encontrado

Sorocaba, Setembro de Informativo gratuito do Residencial Granja Olga Ano VI Nº 74

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sorocaba, Setembro de Informativo gratuito do Residencial Granja Olga Ano VI Nº 74"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Setembro de 2012. Informativo gratuito do Residencial Granja Olga

Ano VI

Nº 74

DESTAQUES

Recapeamento

foi realizado nos

acessos de

prestado-res de serviços

Pág. 03

Mudanças na

supervi-são das portarias

Pág. 08

Academia da terceira

idade será implantada

no Olga III

Pág. 09

Olga realiza troca de

radiocomunicadores

Pág. 09

Documentados os

procedimentos da portaria

(2)

02

Carta ao Morador

Convivendo com as diferenças

Expediente

Diretores: Miguel Luis Costa (I), Marcos Eduardo Cundo (II) e Marco Alexandre Bastos (III)

Reportagens: Joellen Pereira • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda. E-mail redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br

E-mail comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br

Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780 Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 1100 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco:

(15)

2104.0018

Ibiti, Granja Olga, Angelo Vial, Tivoli, Lago da Boa Vista, Mont Blanc, City Castelo, Sunset, Villa dos Inglezes, Vivendas do Lago, Golden Park, Ibiti Royal e Aldeia da Mata

A administração contratou uma em-presa especializada para a dedetiza-ção das bocas de lobo do Olga I. As aplicações são realizadas todos os meses, com monitoramento men-sal, para o controle de roedores, formigas, aranhas, escorpiões, ba-ratas e outros insetos rasteiros. Eli, administrador do residencial, afirma que na primeira aplicação algumas baratas saíram dos bueiros e mor-reram em seguida, entretanto, nas próximas aplicações essa ocorrência será reduzida, pois se trata de ma-nutenção do controle.

Dedetização é

realizada nas bocas

de lobo do Olga I

Muito têm se falado na arte de viver em con-domínio, mas no dia a dia as regras vão sen-do esquecidas e uma transgressão aqui, outra ali, já bastam para deixar vizinhos a “beira de um ataque de nervos”.

Por isso, todos as edições procuramos sa-lientar algumas regrinhas que devem ser respeitadas e que tornam a vida dentro dos condomínios prazerosa e cada dia mais al-mejada por todas as pessoas que moram em grandes cidades.

Em nosso loteamento não poderia ser diferente. Aqui também temos normas que procuram regular nossos direitos e deveres para que a convivência seja pa-cífica e motivo de alegria quando

chega-mos cansados em mais um dia de nossas atividades. Nada nos dá mais prazer do que caminharmos por ruas e pistas lim-pas, ver a vegetação devidamente cuida-da, ouvir pássaros e as crianças brincando. Tudo isso reflete o quanto somos felizes em poder morar num “pequeno pulmão verde”, portanto, cada um de nós tem o dever de fa-zer valer nosso Regulamento Interno para que esse paraíso particular não seja motivo de dor de cabeça e ponto de discórdia entre seus moradores.

A convivência em comunidade nem sem-pre é algo fácil. Exige paciência, respeito, mas quando perseveramos temos um re-sultado prazeroso.

(3)

03

Recapeamento foi realizado nos acessos de prestadores de serviços

O asfalto da cancela de

entrada de prestado-res de serviços das duas portarias foi totalmente refeito, com nova aplica-ção de manta asfáltica e nivelamento do solo. A intervenção foi necessária devido a uma depressão sofrida no solo em decor-rência do excesso de car-ga em caminhões e vaza-mento de óleo diesel dos

mesmos, que corrói e desestrutura a manta asfáltica. Nas cancelas de saída a obra não foi necessária, pois o procedimento de liberação é muito rápido e o pavimento se encontra em perfeito estado.

(4)

04

Escolinha realiza confraternização entre famílias

Comissão de Pais do Futebol no Olga

U

ma confraternização en-tre as famílias dos alu-nos da Escola de Futebol no Olga foi realizada durante as férias escolares. Como sem-pre o evento estava lotado, graças ao apoio dos pais que marcaram presença e contri-buíram para um ambiente de descontração e integração. Além do bate bola entre crian-ças, pais e professores, foram realizadas brincadeiras no par-que, os menores levaram seus brinquedos, alguns pais joga-ram baralho e outros simples-mente se permitiram conhecer através de bate papo descon-traído. Como prato principal, todos saborearam um churras-co caprichado preparado pelos churrasqueiros de plantão.

A Escola do São Paulo patrocina campeo-natos internos e externos, alguns alunos participam de campeonatos em outros

países e, inclusive, foram contratados por ti-mes profissionais. Mas o mais importante é o convívio das crianças com um esporte

co-letivo em que regras devem ser seguidas, despertando o espírito participativo e o amor por um esporte.

(5)

05

Anabella, moradora do Olga I, convida todos os proprie-tários a fazer uma caminhada nesta primavera. Segundo ela, os associados têm um grande privilégio em poder des-frutar de uma área de lazer tão bonita e cuidada como a nossa. Ao caminhar pela pista dentro da mata é possível ouvir o canto dos passarinhos, o vento passeando entre as árvores e muitos outros sons da natureza.

A moradora caminha de segunda a sexta no local, sempre a partir das 7h45. Além de exercitar o corpo e a mente na pista de caminhada, o espaço também pode ser aprovei-tado com a leitura de um livro nas margens do lago e até mesmo uma pescaria esportiva. Conheça, pratique e usu-frua do que o Olga oferece.

Moradora convida

a fazer caminhada

INÍCIO DA PRIMAVERA

MARCA O DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é celebrado dia 21 de setembro, data em que se inicia a primavera. A celebração é realizada para que façamos uma reflexão sobre a importância da natu-reza em nosso clima e nossa vida. O meio ambiente faz do nosso residencial um lugar melhor para se viver. Cuide e respeite a natureza.

FIQUE SABENDO!

Supressão e poda de árvores só podem ser realizadas com autorização da Secretaria de Obras (SEOBE) e da Adminis-tração do Granja Olga.

Lei Municipal 223/2009

Art. 1º - A supressão de vegetação de porte arbóreo exis-tente nos logradouros públicos no território do Município fica subordinada a autorização por escrito do setor com-petente, da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana.

(6)

06

H

á poucos dias, todos os proprietários receberam um comuni-cado que oficializa as normas e procedimentos para entrada e saída pelas portarias do

residencial. Os procedimentos já são aplicados há algum tem-po, entretanto, diante de co-mentários de desconhecimento do padrão, o informe foi envia-do. “Com tudo documentado, fica mais fácil tanto para mora-dores, quanto para funcioná-rios”, afirmou o administrador do Olga II, José Carlos.

Desta forma, fica documentado que motociclistas devem tirar o ca-pacete para identificação visual do porteiro e passageiros de pres-tadores de serviços devem entrar pela triagem. “Não é para recri-minar ninguém, é apenas um procedimento como qualquer outro”, afirma o administrador do Olga III, Dimas.

Este registro foi necessário devido o entra e sai frenético nas can-celas de moradores do Olga, quase em escala industrial. A movi-mentação é intensa durante todo o dia e a noite e, entre um carro e outro, os funcionários da portaria têm poucos momentos de tran-qüilidade. Não é permitido errar.

Na entrada, ao aproximar seu cartão da leitora a foto do proprie-tário aparece para o funcionário, que faz uma rápida comparação com o motorista. Com a identificação positiva, o processo é

sim-ples e acaba com a abertura da cancela, entretanto, quando a compara-ção não confere o trâmite é outro.

O porteiro aborda o motorista e caso ele não seja o proprietário do cartão, terá a entrada bloqueada e o cartão recolhido. Ocorrências dessa natureza são muito comuns. Moradores que pedem para, por exemplo, o namorado da filha buscar algo no comércio das imediações e entregar o cartão de proprietário para ele. O visitante acaba sendo bloqueado e o morador tem que retirar o cartão na portaria. “Alguns moradores se incomodam com isso, mas é um procedimento necessário para zelar pela sua segurança”, afirma Sérgio de Proença.

TROCA DE CARTÕES NEM ENTRE MARIDO E MULHER

Mas e os recorrentes casos de troca de cartões entre marido e mulher? Essa situação também não é recomendada, principalmente para o próprio associado. A administração já registrou diversos casos de proprietários que pediram a lista de acessos em determinada data para comprovar que es-tavam dentro do residencial, porém se confrontaram com o acesso feito através do cartão de outro familiar.

Para evitar erros, escrever o primeiro nome do proprietário do cartão evita a troca dos mesmos.

EM MÉDIA, SÃO REGISTRADOS

DIARIAMENTE O ACESSO DE 2000

PESSOAS PARA A REALIZAÇÃO DE

SERVIÇOS DENTRO DO OLGA.

Procedimentos da portaria são

(7)

07

Um chip escondido no interior da capa branca controla toda a tec-nologia do cartão de proximidade. Através da antena de rádio-frequ-ência, basta aproximá-lo do leitor para que o código seja identifica-do pelo sistema e as informações transmitidas para o computador do monitoramento.

As informações cadastradas no chip não são possíveis de ser co-piadas, fazendo do cartão um me-canismo extremamente seguro e de longa durabilidade, sendo frágil apenas a exposição solar direta.

COMO FUNCIONA

O CARTÃO DE

PROXIMIDADE?

Ingredientes

•2 xícaras (chá) de canjiquinha •500 kg de costelinha suína •200 gr de bacon picados

•1 lingüiça calabresa defumada picada

•2 colheres (sopa) de azeite

•1 unidadede cebola picada•2 dentes de alho picados

•2 unidades de tomate picados•4 folhas de couve manteiga picadas

•quanto baste de sal•quanto baste de salsinha

Modo de preparo

Limpe, lave bem e escorra a canjiquinha. Colo-que numa panela, cubra com água fria (até atingir 7 cm acima da superfície da canjiquinha), leve ao fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até ficar macia. Tire do fogo e reserve.

Aqueça o azeite e frite, mexendo sem-pre, as costelinhas, a lingüiça e o ba-con até ficarem bem dourados. Tire do fogo. Escorra a gordura e reserve. Leve

a panela com as carnes novamente ao fogo, junte a cebola, o alho, e os tomates, e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos. Acrescente a canjiquinha com um pouco da água do cozimento e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até as costelinhas ficarem bem macias, regando aos poucos com a água do cozimento. Verifique o tempero e acrescente sal a gosto. Junte o cheiro-verde e a couve picada e tire do fogo.

Sopa de

Canjiquinha

(8)

08

Supervisão das portarias

passa por reestruturação

A supervisão dos processos de segurança passou por uma rees-truturação nas duas portarias. A partir deste mês, todos os processos da portaria Sul ficam sob supervisão geral dos ad-ministradores Eli e José Carlos, enquanto que na Norte, a res-ponsabilidade fica para Dimas. Com esta divisão, pretende-se manter um foco na liderança e detectar mais facilmente me-lhorias a ser realizadas.

Os rádios comunicadores utili-zados pelos administradores e equipe de segurança do Olga foram todos substituídos por novos aparelhos. Os aparelhos novos funcionam no sistema Very High Frequency (VHF), que entrega um sinal mais claro, com mais nitidez na transmis-são e maior campo de alcance, graças à central repetidora que recebe um sinal emitido e en-caminha imediatamente para os comunicadores.

Olga realiza

troca dos rádios

comunicadores

Anúncios de Linha

FOTOGRAFIA DE FESTAS INFANTIS (15) 9124.0970

SIMONE AULAS DE INGLÊS

• Reforço escolar normal e High School (Uirapuru, Objetivo, etc). • Preparação para vestibular, High School internacional,

pós, mestrado, doutorado, FCE, CAE, TOEFL, SLEP, etc. Negócios, Viagens, Pilotos e comissários de bordo, programas de au pair e outros.

Venha fazer uma aula demonstrativa sem compromisso.

(9)

09

O Olga I adquiriu um sopra-dor de folhas para acelerar o processo de limpeza da pista de caminhada e áreas comuns do residencial. Para se ter uma ideia, o tempo necessário para varrer toda a pista de caminha-da era de quatro horas, traba-lho feito agora em apenas 40 minutos, liberando o funcioná-rio para outras atividades.

Olga I adquire

soprador

Uma academia da terceira idade será implantada na área de lazer do Olga III. O espaço deverá abrigar oito aparelhos para a realização de exercícios físicos para pessoas da melhor ida-de e não são recomendados para crianças. Os equipamentos são similares aos implantados em praças e parque públicos e deverá agregar mais uma opção de sociabilidade, saúde e lazer aos associados.

Academia da terceira idade

será implantada no Olga III

Conforme aprovado em Assem-bleia, o Olga II fez a recuperação de trechos deteriorados de ruas do re-sidencial. O processo não se restrin-giu a tapa-buracos, mas na recupe-ração de alguns setores, com nova aplicação de material e a construção de canaletões para melhorar o esco-amento de água.

Olga II fez a

recuperação de

trechos de asfalto

deteriorados

(10)

10

As quadras de tênis, assim como toda a estrutura de lazer, estão disponíveis para utilização até as 22 horas. Em certos horários, entretanto, as quadras ficam reservadas para a rea-lização de aulas. Fora destes horários, a utirea-lização é livre.

Horários de utilização

das quadras de tênis

Olga I

Olga II

Olga III

8h às 12h

12h às 18h

18h às 22h

8h às 12h

12h às 18h

18h às 22h

8h às 12h

12h às 18h

18h às 22h

(11)

CLASSIFICADOS

(12)

Referências

Documentos relacionados

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Este artigo procura demonstrar como os Sistemas de Apoio ao Grupo (GSS – Group Support System) podem auxiliar a geração de ideias no Front End da Inovação, por meio

CAPÍTULO 3- Anatomia foliar como subsídio taxonômico para espécies de Cayaponia Silva Manso (Cucurbitaceae), ocorrentes no estado de Goiás, Brasil 85.. RESUMO85 ABSTRACT86

Com o fortalecimento de um relacionamento da criança com o cavalo, que se baseia no conhecimento e compreensão das particularidades do parceiro cavalo, percebe-se,

utilizadas popularmente, há o fato de que a fitoterapia representa parte importante da cultura dos povos, sendo parte de saberes utilizados e difundidos pelas populações ao longo

A auditoria constitui uma espécie de radiografia, do ponto de vista económico, da entidade consumidora e tem por objectivos:  determinar as formas de energia utilizadas;  verificar