• Nenhum resultado encontrado

SÉRIE ENVELHECIMENTO PARTE 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÉRIE ENVELHECIMENTO PARTE 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Agora que você já sabe o um pouco mais sobre a estrutura da pele, e está ciente de como somos seres complexos, vamos ver como a radiação ultravioleta interage e altera essas características, e como podemos nos prevenir.

Mas você sabe o que é radiação ultravioleta? Vou explicar!

O Sol, este astro que fornece luz e calor, é um elemento fisiológico e psicológico importante na vida do homem. Dá vida e é indispensável ao bom funcionamento do organismo.

A radiação solar é muito complexa e pode decompor-se, isolando as várias radiações que normalmente estão sobrepostas. Assim, se um raio solar atravessar um prisma, obtemos varias cores, de vermelho a violeta, que constituem as radiações visíveis. Para além do vermelho, temos as radiações infravermelho e após a radiação azul temos as radiações ultravioletas. Veja o esquema abaixo:

SÉRIE – ENVELHECIMENTO

PARTE 2

Então:

Radiação infravermelho (IV) – responsável pelo calor Radiação visível – responsável pela luz

Radiação ultravioleta (UV) – apresenta ação química e biológica.

Estas radiações diferenciam-se pelo seu comprimento de onda (unidade física que caracteriza a propagação da radiação), e pode ser expressa em nanômetro (nm).

1nm = 1 : 1000000mm

(2)

A radiação UV possui comprimento de onde de 100 a 400nm e pode ser dividida em três faixas segundo suas características de propagação e efeitos fisiológicos.

Há muito o que se falar a respeito das radiações, porém aqui vamos sintetizar e nos concentrar nos benefícios versos malefícios que promovem na pele.

UVA (320-400nm): atravessam a maior parte dos vidros comuns e dependendo da espessura da pele podem atingir tecidos dérmicos. Na faixa de 320-340nm o UVA exerce ação fisiológica na pele e entre 340-400nm tornam-se responsáveis por alterações muito pequenas nas fibras elásticas.

UVB (290-320nm): são absorvidos pelo vidro comum. Possuem pequena penetração na pele, porém devido à sua alta energia, são os maiores responsáveis pelos danos imediatos da radiação solar e por boa parte dos danos tardios. São também os responsáveis pela transformação de ergosterol epidérmico em vitamina D.

UVC (100-290nm): são absorvidos pelas camadas superiores da atmosfera terrestre, rica em ozônio, e praticamente não chegam à superfície terrestre.

Tipos de Raios Ultravioleta:

Muitos problemas de pele podem ser originados pela exposição solar, até mesmo o câncer de pele. Sabe quando a pele do rosto começa a ter aquele aspecto opaco, sem graça, e começam a aparecer aquelas ruguinhas tão malvadas?? Muito tem a ver com o sol que você toma, propositalmente ou não!

A exposição frequente e prolongada ao UV por vários anos irá induzir alterações celulares na pele, resultando num conjunto de sinais denominado fotoenvelhecimento.

(3)

Os raios UV são também responsáveis pelo desencadeamento de radicais livres, você sabia?

Os radicais livres são como serial killer das nossas células!

Cerca de 80% dos sinais visíveis do envelhecimento são causados por eles devido aos danos celulares provocados.

Fique por dentro!

Toda radiação solar que atravessa a barreira cutânea vai interagir com as estruturas internas afetando toda a aparência da pele. Por isso torna-se cada vez mais indispensável o uso diário de filtos solares, que tem como finalidade proteger a pele contra a radiação solar.

Se a formação de radicais livres for elevada, torna-se insuficiente a regeneração de nossas defesas antioxidantes naturais e ocorrem mudanças moleculares que podem alterar a genética celular. Isto é, interferem no DNA mitocondrial e, por consequência, a capacidade da célula se reproduzir corretamente.

(4)

Para frear a deterioração sofrida pela pele e reforçar a linha de defesa, a Doctor Eco criou a Linha WIPE de tratamento onde cada uma das suas quatro versões de máscara suprirá uma necessidade da pele estimulando a formação dos componentes responsáveis pelas estruturas que proporcionam tonicidade, elasticidade, hidratação e firmeza.

WIPE renew é uma preparação lipossomal que contém como princípio ativo uma substancia derivada das células-tronco da polpa de uma uva vermelha rara, a Gamay Teinturier Fréaux, altamente resistente à radiação UV, que concentra em sua fórmula grande quantidade de antioxidantes varredores de radicais livres que agem absorvendo a radiação ultravioleta, mantendo a capacidade de reparo e de renovação das células-tronco epidérmicas e prevenindo o fotoenvelhecimento facial.

Agora a dica da Doctor Eco

para você se cuidar, e muito bem!

Usando diariamente WIPE renew, você notará

diferença no aspecto da tua pele que se apresentará muito mais firme e rejuvenescida. Peça já para tua esteticista, ou adquira diretamente na loja da Doctor Eco.

Siga nossas próximas publicações da série sobre envelhecimento e fique por dentro de todas as novidades disponíveis para você estar cada dia mais incrível!

(5)

Sabrina de Campos

Farmacêutica CRF-SP 28766 Ref. Bibliográfica

1- Scotti, Luciana, Robles Velasco, Maria Valéria. Envelhecimento Cutâneo à Luz da Cosmetologia. São Paulo: Tecnopress, 2003.

2- Barata, Eduardo A. F. A cosmetologia: princípios básicos. São Paulo: Tecnopress, 2002. 3- Matheus, Luiz Gustavo Martins, Kurebayashi, Alberto Keidi. Fotoproteção. São Paulo: Tecnopress, 2002.

4- Grifftiths CEM, Russman G, Majmudar G, Singer R.S., Hamilton TA, Voorhees JJ, Restoration of collagen formation in photodamaged human skin by tretionin (retinoic acid). N Engl J Med 329 :530-534, 1993

5- Gregory C, Sephel BZ, Davidson JM : Elastin production in humans skin fibroblast cultures and its decline with age. J Invest Dermatol 86:279-285, 1986

6- Lin J, Selim A, Shea C, Grichnik J, Omar M, Montelra-Riviere N et al. UV photoprotection by combination topicals antioxidants vitamin C and E. J Am Acad Dermatol, 2003.

7- Uchida Y, behne M, Quiec D, Elias PM, Holleran WM. Vitamin C stimulates sphingolipid production and markers of barrier formation in submerged human keratinocyte cultures. J Invest Dermatol 2001, 117:1307-13

8- Chan AC. Partners in defense, vitamin E and vitamin C. Can J Physiol Pharmacol 1993;71,725-31

9- Tsuji N, Moriwaki S, Suzuki Y, Takema Y et al. The role of elastases secreted by fibroblasts in wrinkle formation: implications through selective inhibition of elastases activity. Photochem Photobiol 2001; 74:283-90

10- Lupo MP. Antioxidants and vitamins in cosmetics. Clin Dermatol 2001;19:467-73

11- Podda et al. Low molecular weight antioxidants and their role in skin ageing. Clin Exp Dermatol 2001;26:578-82

12- Dreher F, Maibach HI. Protective effect of topical antioxidants in humans. Curr Probl Dermatol 2001;29:157-64

13- Buka R, Gordon M, LebwohlM. How to use retinoids to prevent skin cancer and treat

Referências

Documentos relacionados

mítico fundador do Clube de Cinema de Santos. Imagens escrachadas do que seria o dia-a-dia de Legeard – perambulando pelas ruas de Santos, pesquisando arquivos sobre

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

Metodologia: A pesquisa foi realizada com 17 docentes do sexo feminino do curso de Odontologia que responderam ao Teste de Índice Coronariano – RISKO composto por