• Nenhum resultado encontrado

O PIBID e o Dia Nacional da Matemática na Escola Municipal Hebert José de Souza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PIBID e o Dia Nacional da Matemática na Escola Municipal Hebert José de Souza"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

O PIBID e o Dia Nacional da Matemática na Escola Municipal Hebert

José de Souza

Magda Cardoso de Oliveira Martins 1

Jhone Caldeira 2 Elisabeth Cristina de Faria 3

Jordanna Ribeiro Oliveira 4

Camila Cardoso de Sousa Ferro5 Jéssica Fernanda Gomes 6 Igor Gabriel Chaves dos Santos 7

---

1 Escola Municipal Hebert José de Souza / magmatica2000@gmail.com 2 Instituto de Matemática e Estatística-UFG / jhone@ufg.br

3 Instituto de Matemática e Estatística-UFG / beth@ufg.br

4 Instituto de Matemática e Estatística-UFG / jorribeiro99@gmail.com 5 Instituto de Matemática e Estatística-UFG / odontoferro@gmail.com 6 Instituto de Matemática e Estatística-UFG / jessica.f14@hotmail.com 7 Instituto de Matemática e Estatística-UFG / igorgbcs@gmail.com

---

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa mostrar uma prática coletiva em atividades em comemoração ao Dia Nacional da Matemática na Escola Municipal Hebert José de Souza,sendo parte das ações desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID Matemática Goiânia.

A escola situa-se na Avenida Genésio de Lima Brito, Setor Balneário Meia ponte desta capital. Atende alunos das mais variadas classes sociais do quarto ao nono anos no turno matutino e da Educação Infantil ao sexto ano do Ensino Fundamental no turno vespertino.

Mediante motivação de se fazer marcante o Dia Nacional da Matemática na escola parceira, iniciou-se o movimento de discussões para definir e planejar as atividades a serem realizadas, sendo pautadas questões próprias do perfil dos estudantes dessa escola.

(2)

2

JUSTIFICATIVA

O dia 06 de maio, há poucos anos, tem sido destacado em muitos colégios, escolas, faculdades e universidades no Brasil (e mesmo em outros países) por ser a data comemorativa do Dia Nacional da Matemática. Nesse contexto, o Subprojeto, tradicionalmente tem buscado participar de forma ativa das manifestações comemorativas nas escolas parceiras. No texto da Lei nº 12.835, de 26 julho 2013, no segundo artigo, vemos que cabe ao Poder Executivo promover atividades alusivas à importância da Matemática, no entanto, não podemos dizer que temos observado tal movimento. Para os educadores, a data deve ser espaço que incentive a promoção de atividades educativas e culturais, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões. Diante de pontos que norteiam a importância de tal dia houve o empenho geral na elaboração e execução de atividades para o Dia Nacional da Matemática.

DESENVOLVIMENTO

A proposta das atividades partiram das percepções da professora supervisora e da atuação dos pibidianos no quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, e foram norteadas sob dois aspectos principais: i) a divulgação da data comemorativa e da importância de sua celebração no ambiente escolar e a conscientização de que a Matemática não é uma ciência arraigada exclusivamente nos pilares do “fazer contas” e na obtenção de respostas a exercícios propostos; ii) algumas dificuldades conceituais e procedimentais apresentadas por alunos de alguns anos escolares que seriam envolvidos nas atividades.

Os momentos de organização das atividades tornaram-se ricos espaços de trabalho em equipe, permitindo que os pibidianos assumissem uma postura de protagonismo e colocassem em prática sua criatividade.

(3)

3

Em nossas discussões, pontuamos que motivação é uma palavra-chave no processo de aprendizagem. O aluno precisa de estímulo para aprender e assim, deveríamos buscar atividades que gerassem envolvimento e o desejo de participação por parte dos alunos. Concordamos que “sem significado, a Educação não tem propósito, e a ausência de propósito e de fontes motivacionais é o fim da Educação” (POSTMAN apud KAUARK; MUNIZ, 2011, p. 66).

A Matemática pode ser bem mais prazerosa com a aplicação de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, problemas aplicados no cotidiano, problemas com desafios, abordagens histórias, calculadoras, entre outros. Sobretudo para os alunos com maiores dificuldades no aprendizado matemático, o lúdico propicia uma situação favorável à aprendizagem.

As atividades no Dia Nacional da Matemática

Aqui trazemos a descrição das atividades que foram desenvolvidas naquela data especial, evidenciando como se deu o desenrolar de cada uma e apontando quais conceitos anteriormente elencados foram envolvidos.

1. Os cartazes

A utilização de cartazes permitiu provocar a curiosidade das pessoas, além de divulgar a Matemática para além de suas contas e fórmulas. I

Figura 02: Cartazes

2. Histórias sobre o Dia Nacional da Matemática e Malba Tahan

O primeiro momento coletivo com os alunos para realizar as atividades propostas foi realizado no auditório da escola. Houve uma apresentação a respeito da história de como foi institucionalizado o Dia Nacional da Matemática e foi feita uma breve apresentação sobre a vida e a obra de Julio César de Mello e Souza, o Malba

(4)

4

Tahan. Em seguida, abordamos alguns fatos a respeito do livro “O homem que calculava” e, de modo especial, propusemos o famoso “Problema dos 35 camelos”.

3. O bingo das quatro operações

O jogo foi organizado de modo que as numerações contidas nas bolas foram substituídas por operações matemáticas básicas. Sorteava-se uma operação, os alunos efetuavam os cálculos e, se tivesse o resultado da operação em sua cartela, marcava o número.

Os alunos demonstraram bastante interesse pelo jogo e também pelos cálculos. Foi um momento rico, onde a participação e a busca em tirar dúvidas se mostrou mais presente do que vínhamos observando nas aulas “tradicionais” dentro da sala de aula.

Figura 04: O bingo das quatro operações

4. O Tangram

O Tangram é um quebra-cabeça chinês, nessa atividade fizemos uma modificação de um dos triângulos grandes, substituindo-o por um trapézio e um triângulo, de modo que a combinação desses resulte na área do triângulo grande. Optamos por construir as peças (formas geométricas) utilizando papel cartão. As atividades envolvendo o Tangram foram realizadas no espaço físico da sala de aula.

A participação e desenvolvimento dos alunos superaram as expectativas, pois se mostraram bastante envolvidos em realizar a montagem proposta.

Figura 05: Atividades com o Tangram

(5)

5

O Dia Nacional da Matemática já havia sido abordado na escola em anos anteriores, com algumas ações, porém, segundo relatos de membros daquela comunidade escolar, no presente ano, percebeu-se maior envolvimento por parte dos alunos. Vimos um fascínio dos alunos quando conheceram a história de Malba Tahan e os tipos de problemas por ele propostos no livro “O homem que calculava”.

Na realização da atividade do bingo das quatro operações observamos especial entusiasmo. Em relação às atividades com o Tangram, novamente nos sentimos motivados em ver a motivação e o entusiasmo dos alunos ao manipularem as peças.

Tais atividades foram de grande valia para o processo ensino-aprendizagem, pois foi um novo despertar para os alunos, que perceberam como pode ser válido se dedicar em realizar tais atividades.

BIBLIOGRAFIA

PIBID-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Disponível em: <http://pibid.prograd.ufg.br>. Acesso em: abr/2019.

KAUARK, F.; MUNIZ, I. Motivação no ensino e na aprendizagem: competências e

criatividade na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2. ed., 2011.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Boletim, Número 13, Junho de 2012. http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim13.pdf. Acesso em: mai/2019.

Referências

Documentos relacionados

Tabela 4 – Tipos, números, total de alterações e índice mutagênicos (IMG %) obtidos para os grupos controle negativo (Co-) e positivo (Co+) e os grupos tratados com as

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Quer seja para energia em regime contínuo, de emergência (standby), de ponta ou cogeração, também chamada de aplicações de Calor e Energia Combinados (CHP), nossas soluções

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o