• Nenhum resultado encontrado

4º Ano. Disciplina: Fatores da Produção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º Ano. Disciplina: Fatores da Produção"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

4º Ano

Disciplina: Economia e Empreendedorismo Carga Horária: 60

Ementa: O perfil do empreendedor. Estudo de mecanismos e de procedimentos para lançamento de uma empresa no mercado. Elaboração do Plano de Negócios. Sistemas de gerenciamento, técnicas de negociação e legislação específica. Marketing e

competitividade. Conceitos de Economia. Evolução da Ciência Econômica. Sistemas Econômicos. Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia. Noções de Teoria Monetária. Noções de Comércio Internacional. Noções de política e desenvolvimento econômico. Mercado de capitais.

Bibliografia Básica:

ROCHA, Marcelo Theoro, org; DORRESTEIJN, Hans,org; GONTIJO, Maria Jose, org. ; DORRESTEIJN, Hans,org; GONTIJO, Maria Jose, org. Empreendedorismo em negocios sustentaveis: plano de negocios como ferramenta do desenvolvimento. Sao Paulo, SP: Peiropolis, 2005.

SEBRAE. Software de Plano de Negócio. Disponível em wwe.sebrae.com.br. Acesso em novembro de 2010.

SOUZA, Nali de Jesus. . Curso de Economia. 2.ed. Sao Paulo, SP: Atlas, 2003. Bibliografia Complementar:

OECD-FINEP. Manual de Oslo. 3ª edição. Brasília: FINEP, 1997. Disponível em http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf. Acesso em novembro de 2010.

Disciplina: Fatores da Produção Carga Horária: 60

Ementa: Aspectos edafoclimáticos como fatores da produção agrícola e pecuária; Preparo e conservação do solo; Crescimento e desenvolvimento dos cultivos; Manejo da produção animal e vegetal. Principais culturas agroindustriais.

Bibliografia Básica:

ALTIERE, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002.

AZAMBUJA, J.M.V. O solo e o clima na produtividade agrícola. São Paulo: Editora Agropecuária,1996.

LARCHER, W. Ecofisiologia vegetal. São Carlos: Rima, 2006. Bibliografia Complementar:

CASTRO, P. R. C.; FERREIRA, S. O.; YAMADA, T. Ecofisiologia da produção

(2)

Disciplina: Gestão da Qualidade e Produtividade Carga Horária: 60

Ementa: Produtividade e qualidade: conceitos, medidas e implicações. Características de qualidade. Controle de qualidade. Inspeção. Controle de atributos e de variáveis. Fatores influentes na produtividade. Produtividade e qualidade em empresas

agroindustriais. Gestão integrada da qualidade e produtividade. Bibliografia Básica:

OLIVEIRA, Otávio J. Gestão de Qualidade (Tópicos Avançados). São Paulo: Thomson Learning, 2003.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

ZYLBERSZTAJN, D.; SCARE, R. F. Gestão da qualidade no agribusiness. São Paulo: Atlas, 2003.

Bibliografia Complementar:

PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.

Disciplina: Higiene nos Processos de Produção Carga Horária: 60

Ementa: Conceitos básicos e procedimentos gerais de limpeza. Princípios básicos de higienização. Requisitos higiênicos nas agroindústrias. Qualidade da água utilizada nas agroindústrias. Agentes químicos e físicos empregados na higienização. Controle sanitário. Resíduos agroindustriais. Boas práticas de manufatura.

Bibliografia Básica:

CONTRERAS, C.A.; BROMBERG, R.; CIPOLLI, K.M.V.A.B.; MIYAGUSKU, Higiene e sanitização nas indústrias de alimentos, São Paulo, Livraria Varela, 2002. SILVA, J.A., Tópicos da Tecnologia de Alimentos, São Paulo: Livraria Varela, 2000. SILVA JR, E. Manual de controle higiênico sanitário em serviços de alimentação. Livraria Varela, 6ªEdição, 2005.

Bibliografia Complementar:

(3)

Disciplina: Legislação Aplicada Carga Horária: 60

Ementa: Introdução ao estudo do direito. Noções de direito: constitucional,

administrativo, previdenciário, financeiro, tributário, comercial. Regulação da questão ambiental. Características do direito ambiental. A relação direito ambiental e as normas ISO 14000. Direito ambiental internacional. Meio ambiente na Constituição Federal e Constituição do Estado do Pará.

Bibliografia Básica:

MACHADO, A.C.C., ZAINAGHI, D.S., CLT Interpretada. Editora Manole, 2009. VEIGA, E. Y., Aplicação do novo código civil nos contratos empresariais. Editora Manole, 2003.

HORVATH, M.V.F., HORVATH JUNIOR, M., Direito Administrativo. Editora Saraiva, 2010.

Bibliografia Complementar:

Normativos do Conselho Federal de Engenharia, Agronomia e Arquitetura. Disponível em http://www.confea.org.br/normativos/. Acesso em novembro de 2010.

Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em novembro de 2010.

Disciplina: Matérias Primas para a Indústria e Agroindústria Carga Horária: 60

Ementa: Caracterização das matérias primas. Classificação das matérias primas. Matérias-primas de origem vegetal e animal destinadas à agroindústria. Boas práticas agropecuárias para produção de produtos. Fontes de produção e mercado de consumo. Planejamento e produção. Colheita, beneficiamento, armazenamento e transporte de matérias primas vegetais. Produção e manejo de animais. Classificação e

armazenamento de matérias primas agropecuárias. Bibliografia Básica:

ANUALPEC. Anuário da Pecuária Brasileira. São Paulo: IFNP, 2006.

CAMARGO, R.; EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. 2ª ed. São Paulo: ATHENEU,1992

ZYLBERSZTAJN, D. e NEVES, M. FAVA (Orgs.) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. Ed. Pioneira. São Paulo, 2000.

Bibliografia Complementar:

MEDEIROS FILHO, Barnabé; GALIANO, Mónica Beatriz; Como as empresas podem participar de programas de segurança alimentar com a mobilização dos funcionários. São Paulo: Instituto Ethos, 2003.

(4)

Disciplina: Organização e Planejamento da Manutenção Carga Horária: 60

Ementa: Conceitos e definições. Organização da manutenção: planejamento, controle e melhoria. Sistemas de gerenciamento da manutenção. Programa de manutenção:

corretiva, preventiva e preditiva. Sistema de informação aplicados à manutenção. Custos na manutenção. Normas de segurança em manutenção.

Bibliografia Básica:

MIRSHAWKA, V. Manutenção Preditiva - Caminho para Zero Defeitos, Makron Books-McGraw-Hill, 1991

TAKAHASHI, Y.; OSADA, T. Manutenção produtiva. São Paulo: Instituto IMAN, 2000.

XENOS, H. G. Gerenciando a manutenção produtiva. Belo Horizonte: EDG, 1998. Bibliografia Complementar:

PINTO, A. K.; NASCIF, J. Manutenção - Função Estratégica, Ed. Qualitymark, 1998.

Disciplina: Psicologia e Sociologia para as Organizações Carga Horária: 60

Ementa: Evolução da Psicologia e Sociologia aplicada à organização. Sistema social. Estruturação das relações entre equipes. Processos de liderança. Aspectos motivacionais no trabalho. O relacionamento humano nas empresas agroindustriais. Motivação no ambiente de trabalho. O papel do engenheiro de produção agroindustrial no surgimento de uma nova cultura organizacional.

Bibliografia Básica:

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 1999. OLIVEIRA, S. L. de. Sociologia das Organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. São Paulo: Pioneira, 2002.

SPECTOR, P. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2002. Bibliografia Complementar:

WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2002.

(5)

Disciplina: Segurança no Trabalho Carga Horária: 60

Ementa: Conceitos fundamentais de ergonomia. Tipos de interface homem-produto. Tempo de trabalho. Conforto ambiental. Normas técnicas para Ergonomia O

desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento organizacional. Layout. As

determinantes da organização do trabalho. Sistemas homem-tarefa. Posto de Trabalho. Sistema de produção. Condições ambientais de trabalho. Atividades físicas, cognitivas e condições organizacionais de trabalho. As normas de produção. O modo operatório. A exigência de tempo. A determinação do conteúdo de tempo. O ritmo de trabalho; e o conteúdo das tarefas.

Bibliografia Básica:

FILHO, João Gomes. Ergonomia do Objeto. São Paulo: Escrituras Editora, 2003. GRANDJEAN, Etienne. Manual de Ergonomia. 4ª Edição. Porto Alegre. Editora Bookman. 1998;

BRASIL, Ministério do Trabalho. Manual de legislação, segurança e medicina do trabalho. São Paulo: Ed. Atlas, 27a edição, 1994.

Bibliografia Complementar:

CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes – uma abordagem holística: segurança integrada à missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999

LIDA, Itiro. Ergonomia. Projeto e Produção. 8ª Edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda. 2002;

Disciplina: Tecnologia do Produto de Origem Animal e Vegetal Carga Horária: 60

Ementa: Conceitos. Alimentos e produtos alimentícios. Introdução a tecnologia dos produtos de origem vegetal e animal. Planejamento e produção. Sistemas de produção e comercialização. Tecnologias para aproveitamento de subprodutos.

Bibliografia Básica:

EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Atheneu, 2005.

FELLOW, P.J. Tecnologia do processamento de alimentos: princípios e prática. 2ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2006. 602p.

ORDONEZ Juan A. (org.) et. al./. -Tecnologia de alimentos,. Publicação: Porto Alegre: Artmed, 2005.

Bibliografia Complementar:

SILVA, J. A. Tópicos da Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Livraria Varela. 2000. 227p.

Referências

Documentos relacionados

A adoção do sistema de educação integral é uma das nossas prioridades para atender as crianças em dois turnos e serão oferecidas quatro refeições, mais um conjunto

Desta forma, supõe-se que a quantidade restante dos RCC gerados deve ter os seguintes destinos: transporte e disposição final dos resíduos executados por empresas não

[r]

estágio de desenvolvimento floral para a coleta das anteras e o horário de coleta dos botões, os grãos de pólen de nove cultivares de nespereira foram submetidos à germinação in

redução na Bacia do Rio Doce foi ainda mais drástica, como constata o relatório técnico apresentado pela Companhia Vale do Rio Doce, em 1969: variando entre 5% a 2,5% da

Os contatores eletromecânicos C1 e C4 apresentam partes de suas curvas de sensibilidade acima da curva característica MVC, o contator eletromecânico C2 apresenta parte da

Prevê-se que estes materiais, para além de continuarem a ter uma aplicação privilegiada em mercados avançados (militar, espacial e aeronáutico), substituam também, de

d) Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura democrática no âmbito da Gestão Escolar, de modo a promover a inclusão social, a cidadania e o respeito à diversidade nas