• Nenhum resultado encontrado

Versão Online ISBN Cadernos PDE VOLUME I I. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versão Online ISBN Cadernos PDE VOLUME I I. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS

DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE

2009

Produção Didático-Pedagógica

VO

(2)

TODA CRIANÇA NASCE COM LOMBRIGAS. SERÁ VERDADE? ASCARIDIOSE

Ascaris lumbricoides, (Linneu, 1758) também conhecido como lombrigas ou bichas, causa uma doença denominada ascaridiose. São vermes longos, brancos, cilíndricos com as extremidades afiladas, sendo que as fêmeas medem de 30 a 40 cm, maiores que os machos com 15 a 30 cm. (Figura 1).

Figura 1. Vermes adultos Ascaris lumbricoides Fonte: KOVALICZN, R. A. (Acervo pessoal)

Habitam o intestino delgado humano e cada fêmea ovipõe cerca de 200.000 ovos por dia, com aproximadamente 50 µm. Ao serem eliminados juntamente com as fezes, em duas a três semanas tornam-se embrionados e infectantes. Podem permanecer no solo por vários meses, até 1 ano ou mais. Quando ingeridos, no intestino delgado de crianças ou adultos, cada ovo libera do seu interior uma larva microscópica (embrião) com apenas 300 µm, que após atravessar a mucosa intestinal percorre o sistema circulatório e respiratório, retorna ao sistema digestório onde evolui para verme adulto. No intestino delgado os vermes adultos formados retiram nutrientes do seu hospedeiro e após 2 meses da ingestão dos ovos as fêmeas dos vermes já eliminam ovos nas fezes.

O hábito de defecar no chão, comum principalmente entre crianças de periferia das cidades, devido a falta ou precárias condições de saneamento básico,

(3)

conduz a intensa e permanente contaminação do peridomicílio por ovos de lombrigas. A dispersão desses ovos pelas chuvas, ventos, poeira e insetos, contamina água e alimentos como frutas e verduras consumidas cruas que, ao serem ingeridas sem a devida higiene, poderá causar o parasitismo nas pessoas que as consumirem. (Figura 2).

Figura 2. Ciclo de vida do Ascaris lumbricoides Fonte: www.diaadiaeducação.pr.gov.br

A maior incidência da ascaridiose em crianças é devido ao fato de brincarem no chão, pelos seus precários hábitos de higiene, razão pela qual a parasitose é maior em crianças e adolescentes em idade pré-escolar e escolar, do que nos adultos. (REY, 2002).

Segundo a professora Rosilda Kovaliczn, da Disciplina de Parasitologia Humana da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR, é cientificamente provado que as crianças não nascem com lombrigas. É provável que esta crença tenha origem de uma parasitose em cães, a “toxocaríase” causada pela “lombriga de cachorro”, o Toxocara canis, cujos vermes adultos eliminados pelos cães

PARA REFLETIR...

Após a leitura do texto sobre ascaridiose, você acredita que toda criança nasce com lombrigas?

(4)

parasitados, são semelhantes as lombrigas do ser humano. No caso do Toxocara canis, quando cadelas no período gestacional estão parasitadas, larvas do parasito passam pela placenta e atingem o intestino dos filhotes, onde se desenvolvem até vermes adultos. Assim, logo que nascem os filhotes de cães contaminados precisam ser “desverminados”, fato que não ocorre na espécie humana, já que a mãe não passa o parasito para o bebê durante a gestação. Mas não esqueça: crianças ou mesmo adultos poderão adquirir o parasito Ascaris lumbricoides (a lombriga do ser humano) ao longo da vida devido aos hábitos e costumes (mãos, chupetas, bico de mamadeira) solo, alimentos e água contaminados com ovos de lombrigas levados à boca! (informação verbal)1.

MAS, O QUE AS LOMBRIGAS PODEM CAUSAR?

Nas infecções pequenas, com 3 a 4 vermes adultos quase não se observa nenhuma reação, já nas infecções médias (30 a 40 vermes) ou maciças (100 ou mais vermes) pode haver um quadro de subnutrição principalmente em crianças, porque esses vermes consomem grande quantidade de proteínas, carboidratos e lipídios, e ainda desconforto abdominal como cólicas, má digestão, náuseas, perda de apetite, emagrecimento, sensação de coceira no nariz, irritabilidade, sono intranqüilo e ranger de dentes a noite. As pessoas mais sensíveis podem desenvolver reações alérgicas como urticárias, edemas e crises de asma brônquica. Os vermes adultos desenvolvem ação irritativa sobre a parede intestinal e podem enovelar-se causando obstrução intestinal (nó nas tripas) ou deslocamento para as narinas, quadros extremamente graves que podem levar o paciente a morte. (KOVALICZN, 1999, 2005; NEVES, 2009).

Como evitar a contaminação:

• Uso de instalações sanitárias adequadas;

1 Informação concedida a autora, em 10 de junho de 2010.

PESQUISA NA COMUNIDADE

Você já ouviu alguém comentar que eliminou lombrigas pela boca ou pelo nariz? Investigue junto a sua comunidade. Caso sim, relate o caso aos demais colegas de classe.

(5)

• lavar bem as mãos antes de ingerir ou manusear alimentos e depois de defecar (figura 3);

• lavar bem as frutas e verduras antes de consumi-las;

• proteger os alimentos contra poeira, insetos e outros animais que possam veicular ovos desses parasitos;

Figura 3. Algumas medidas para evitar Ascaris lumbricóides Fonte: PASSOS, M.M

ATIVIDADE

Responda no seu caderno:

1) Você acha difícil evitar a contaminação pelo Ascaris lumbricoides (lombriga)? Sim ou não. Explique sua resposta.

2) Quais medidas preventivas citadas anteriormente fazem parte do seu

(6)

Observe a figura 4 e responda:

Figura 4. Vermes adultos de Ascaris lumbricoides Fonte: www.diaadiaeducação.pr.gov.br

Qual o significado do termo nematodo? Quanto a morfologia dos vermes nematodos quais as diferenças que você percebe entre o macho e a fêmea?

Complemente seus conhecimentos e acesse o site:

www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_apren dizagem/BIOLOGIA/ascaridiase.swf

Zé Meleca e o ciclo do Ascaris lumbricoides: na animação esse site mostra os maus hábitos de higiene que podem levar ao parasitismo.

TRICUROSE

Tricurose. O que é?

É uma parasitose intestinal que tem o modo de transmissão idêntico ao do Ascaris lumbricoides, as crianças são as mais suscetíveis ao parasitismo e também as maiores disseminadoras de ovos do parasito devido aos seus precários hábitos de higiene e a falta de saneamento básico.

(7)

Trichuris trichiura (Lineu,1771), vermes causadores da tricurose, quando adultos medem entre 3 a 4 cm. Habitam o intestino grosso e cada fêmea elimina em média 3.000 a 7.000 ovos por dia, junto com as fezes, os quais após 10 a 15 dias tornam-se infectantes, isto é, contém uma larva (embrião) dentro do ovo. Esses ovos ao serem ingeridos, eclodem e liberam a larva que, ao evoluir para verme adulto fixa-se na mucosa do intestino grosso. Decorridos 3 meses são eliminados ovos pelo hospedeiro. (REY, 2002).

Alguns parasitados podem apresentar nervosismo, insônia, perda de apetite, diarréia, dor abdominal e perda de peso como sintomas mais comuns.

O QUE FAZER PARA EVITAR A TRICUROSE?

• Instalações sanitárias adequadas (Figura 5);

• lavar bem as mãos antes de ingerir ou manusear alimentos e depois de defecar;

• lavar bem as frutas e verduras antes de consumi-las;

• proteger os alimentos contra poeira, insetos e outros animais que possam veicular ovos desses parasitos;

Figura 5. Algumas medidas para evitar Tricurose Fonte: www.vidabrasil.org.br/oktiva.net/1355/nota/26491 www.deduk.cl/?prod=232

(8)

VAMOS CONHECER OUTRAS VERMINOSES? ANCILOSTOMOSE

Figura 6. O personagem Jeca Tatu, com os pés descalços.

Fonte: www.pupt.org/arquivos/professores/biologia/Nematodeos.pdf

RESPONDA:

Por que o doutor disse ao Jeca para nunca mais andar descalço?

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A VERDADEIRA HISTORIA DO JECA TATU:

O personagem de Monteiro Lobato, o Jeca, tinha uma doença a ancilostomose ou ancilostomíase que pode ser causada por dois tipos de parasitos: o Necator americanus (Stiles, 1902) e o Ancylostoma duodenale (Dubini, 1843), denominados ancilostomídeos. São vermes pequenos, cilíndricos, de cor branca, medindo cerca de 1 cm de comprimento, com cápsula bucal para fixação na parede do intestino delgado (figura 7), onde “abocanham” a mucosa e podem causar

Monteiro Lobato já descreveu um “caboclo” desanimado, sem vontade de trabalhar, as crianças viviam chorando com dor de barriga. Jeca era tão feio e fraco que nem parecia gente, não tomava banho, não escovava os dentes, tudo por preguiça; era o que os outros achavam. (Figura 6). Até que um dia, um “doutor” passou pela casa do Jeca e ao ver tanta miséria, resolveu entrar. Examinou o Jeca e disse: “Você está doente, todos que te chamam de preguiçoso se tivessem a sua doença, seriam piores, você está opilado, sofre de uma doença que está arrasando o Brasil e ninguém trata de curar, chamada ancilostomíase.” O doutor medicou o Jeca e disse: “beba isso todo dia, durante uma semana e compre um par de botinas, nunca mais ande descalço”. SILVA, A. S.; BERTOLIN, R. Português Dinâmico:

Comunicação e Expressão. São Paulo: IBEP,

(9)

anemia devido a contínua perda de sangue que ocorre pela lesão desses parasitos. (REY, 2002).

Figura 7. Cápsula bucal do Ancylostoma duodenale e corte do intestino delgado humano onde os vermes adultos habitam.

Fonte: www.planetabio.com/invertebrados2.html

Como ocorre a contaminação?

O indivíduo parasitado elimina junto com as fezes ovos dos vermes, e dentro de cada ovo um irá se formar uma larva (embrião). No ambiente externo os ovos eclodem e a larvas contaminam o solo. Essas larvas penetram pela pele do ser humano, principalmente pelos pés descalços.(Figura 8).

Figura 8. Ciclo de vida do Ancylostoma duodenale e Necator americanus

(10)

Quais os sintomas da ancilostomose na criança?

Quando a parasitose é por muitos parasitos pode ocorrer a diminuição do apetite, a criança pode passar a comer terra pela deficiência de ferro (carência nutricional) causada pelo constante perda sanguínea. Poderá haver em consequencia, dificuldades de aprendizagem escolar devido a anemia.

Como evitar a ANCILOSTOMOSE?

• Andar sempre calçado;

• não eliminar as fezes diretamente no solo;

• usar sempre o vaso sanitário ou privada higienica ao defecar; • lavar muito bem frutas e verduras antes de consumi-las.

ENTEROBIOSE

É uma verminose causada pelo Enterobius vermicularis (Lineu, 1758), vermes pequenos, brancos, conhecidos como verme “fio de linha” ou oxiúrus, com aproximadamente 1 cm. Machos e fêmeas vivem no intestino grosso, na região do ceco. As fêmeas migram para a região anal do parasitado, principalmente a noite devido ao calor do leito e repouso do corpo. Após ressecarem, as fêmeas se rompem e liveram 15.000 ovos aproximadamente, cada uma na região perianal. Após 4 a 6 horas, no interior dos ovos (50 µm) já existe uma larva ou embrião. Assim, ao ser ingerido o ovo eclode e a larva liberada transforma-se em verme adulto, migra para o ceco, no intestino grosso, onde após serem fecundadas, as femeas reiniciam o ciclo, o qual se completa entre 1 ou 2 meses. (KOVALICZN, 1999, 2005; REY, 2002).

Como principal sintoma da parasitose, um intenso prurido (coceira) na região anal se manifesta principalmente a noite, levando o paciente a coçar a região com as mãos, e depois sem perceber, muitas vezes acaba levando a mão à boca, ingerindo um número elevado de ovos de oxiúrus que se acumulam sob as unhas e ponta dos dedos, possibilitando a autoinfecção, fator responsável pelas reinfecções maciças. (KOVALICZN, 1999, 2005).

(11)

A transmissão do parasitismo de uma pessoa a outra, ocorre geralmente ao sacudir a roupa íntima e de cama contaminadas e por pessoas que freqüentam as mesmas instalações sanitárias.

As crianças em idade escolar são as mais parasitadas. O parasitismo passa de uma pessoa a outra pela transferência de ovos. Como normalmente os ovos são abundantes na região perianal dos indivíduos parasitados, principalmente a noite e nas primeiras horas da manhã, espalham-se nas roupas íntimas e lençóis que ao serem sacudidos dispersam-se no ambiente, misturando-se com a poeira onde podem viver cerca de três dias, e nesse período, serem engolidos pelas próprias crianças ou pelas mães ou pessoas que arrumam as camas e fazem a limpeza do quarto.

COMO POSSO EVITAR A OXIUROSE (ENTEROBIOSE)?

• Tomando banho diariamente, pela manhã (ao sair da cama);

• lavando as mãos após ir ao banheiro, antes de comer e preparar alimentos;

• mantendo as unhas curtas, limpas e escovadas (Figura 9);

• trocando diariamente as roupas íntimas, lençóis e toalhas das pessoas parasitadas e colocando na água quente para destruir os ovos;

• evitando varrer o quarto da pessoa parasitada, dando preferência ao uso de aspirador de pó ou passando pano úmido com desinfetante no local.

Figura 9. Algumas medidas para evitar a Enterobiose ou Oxiurose.

(12)

TENÍASE

É doença provocada pelo verme adulto da Taenia solium (Lineu, 1758) e da Taenia saginata (Goeze,1782). A Taenia solium habitualmente na fase larvária parasita o porco e a Taenia saginata, o gado.

Como são esses vermes?

São vermes platelmintes, grandes, em forma de fita, sendo que a Taenia solium mede entre 1,5 a 4m e a Taenia saginata 4 a 12 metros, apresentam cor branca leitosa.

O verme adulto é dividido em escólex, colo ou pescoço e corpo ou estróbilo. É através do escólex que ocorre a fixação do parasito à mucosa intestinal, na Taenia solium tem quatro ventosas e uma dupla coroa de acúleos entre as ventosas, na Taenia saginata encontramos somente as ventosas.

O colo vem em seguida ao escólex, sua atividade é reprodutiva dando origens aos proglotes jovens, que evoluem para proglotes maduros. Os proglotes maduros possuem os órgãos genitais masculinos e femininos aptos à reprodução. Depois de fecundados, os proglotes maduros transformam-se em proglotes grávidos tem o útero ramificado, com aproximadamente 30.000 a 60.000 ovos no interior. (NEVES, 2009).

As proglotes grávidas cheias de ovos, raramente rompem-se no intestino delgado. O que geralmente ocorre é que pedaços do parasito, as proglotes grávidas são eliminadas e no meio externo rompem-se contaminando o solo com milhares de ovos microscópicos, podendo ainda ser transportados pelo vento ou água da chuva e desse modo, contaminar plantações como hortaliças, frutas e pastagens; se estes ovos forem ingeridos pelo porco ou pelo gado, vão dar origens a larvas na musculatura do porco ou do boi, estas são conhecidas como pipoquinhas ou canjiquinhas e se consumirmos esta carne crua, mal cozida ou mal assada, estas larvas, que na verdade são cisticercos, em nosso intestino vão transformar-se em verme adulto. (KOVALICZN, 1999, 2005). (Figuras 10 e 11).

(13)

Figura 10. Taenia solium adulta (2 a 4 m), escólex (3 mm) e proglote grávida (1 cm). Fonte: KOVALICZN, R.A. In:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/22-2.pdf?PHPSESSID=2009050808025945

Quando ao invés da larva, ingerirmos os ovos juntamente com alimentos ou água contaminada com ovos da Taenia solium poderá se desenvolver em nosso organismo uma doença conhecida como cisticercose humana, causada pelo Cysticercus celulosae, que é a larva da Taenia solium, a qual poderá localizar-se principalmente no cérebro e nos olhos, ocasionando vários distúrbios, tais como dor de cabeça, dificuldade locomotora, epilepsia, entre outros sintomas. (NEVES, 2009).

Figura 11. Ciclo de vida da Taenia solium Fonte: www.diaadiaeducação.pr.gov.br

(14)

Dupla humilhação

Carlos Drumond de Andrade

Humilhação dessas lombrigas/ humilhação De confessá-las (...) / o que é pior:

Mínimo verme / quinze centímetros Modestos

(...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! (...) / Formidável tênia Porcina: / a solitária de Três metros.

(Fonte: ANDRADE, Carlos Drumond de. Alguma poesia. In: GEWANDSZNAJDER, Fernando. A vida

na Terra. São Paulo: Ática, 2006. p.114).

AGORA RESPONDA:

a) Quais são os dois vermes a que o texto se refere? b) Qual o nome científico desses vermes?

c) Cite uma diferença no aspecto desses dois vermes. d) O que é um verme platelminte?

e) Quem foi Carlos Drumond de Andrade?

PENSE UM POUCO MAIS SOBRE AS VERMINOSES REFLETINDO SOBRE O POEMA A SEGUIR...

(15)

Como evitar a teníase?

• não criar porcos soltos, mantê-los em chiqueiro

• não permitir que os porcos ou o gado tenham acesso as fezes humanas

• somente ingerir carne de porco ou de gado bem cozida, bem assada, ou previamente congelada por 48 horas.

Como evitar a cisticercose?

• lavar muito bem frutas e verduras consumidas cruas;

• a água de beber deve ser sempre tratada, filtrada ou fervida. • usar sempre a privada higiênica ao defecar;

• nunca usar fezes humanas para adubar o quintal;

• nunca use água de poço ou riacho contaminada com esgoto para molhar as verduras.

HYMINOLEPSIOSE

Causada pelo Hymenolepis nana (Siebold, 1852), também é um verme platelminte conhecido como tenia anã. Mede de 3 a 4 cm e possui de 100 a 200 proglotes, habita o intestino delgado humano e os ovos são eliminados nas fezes. (Figura 12). Possui uma forma larvar, cisticercóide, encontrada nas vilosidades intestinais ou na cavidade de algum inseto ou larva de inseto, como pulgas e carunchos de cereais. Quando acidentalmente esses insetos são ingeridos pelo homem, por exemplos em farinhas contaminadas e consumidas cruas (farinha de mandioca, farinha de milho), as larvas ao chegarem no intestino humano, fixam-se na mucosa e 20 dias após, já são vermes adultos. (KOVALICZN, 1999; IGLESIAS, 1997).

(16)

Figura 12. Aspecto do Hymenolepis nana e suas formas evolutivas Fonte: http://www2.ucg.br/cbb/professores/19/Enfermagem/Hymenolepis.pdf

Geralmente o parasitismo pelo Hymenolepis nana não causa graves lesões, entretanto em crianças com hiperinfecção poderá ocorrer congestão da mucosa intestinal, pequenas ulcerações, perdas de peso, inquietação e até epilepsia. (NEVES, 2009).

O mecanismo de transmissão mais freqüente é a ingestão de ovos presentes nas mãos ou alimentos contaminados. Portanto, as medidas profiláticas incluem o uso de privadas higienicas ou vaso sanitário, a higiene das mãos e o combate dos insetos vetores.

GIARDOSE

É uma parasitose intestinal causada pelo protozoário Giardia lamblia (Stiles, 1915) que se apresenta sob a forma de cistos ou trofozoítos, ambos com aproximadamente 12 µm. (Figura 13). É uma das protozoozes intestinais mais comum entre escolares. Os cistos são as formas infectantes que eliminados com as fezes, podem contaminar a água e os alimentos. Segundo Rey (2002), os cistos podem conservar sua vitalidade durante dois meses ou mais nas águas de superfície. Os trofozoítos se originam dos cistos, após sua ingestão, instalando-se no duodeno. Nas evacuações líquidas (diarréicas), os trofozoítos aparecem em grande número; porém em fezes normais, predominam os cistos. Centenas de milhões ou bilhões de cistos podem ser eliminados diariamente por um indivíduo infectado.

(17)

Figura 13. Cisto de Giardia lamblia (1); Trofozoíto (2) Fonte: www.diaadiaeducação.pr.gov.br

A transmissão da giardose ocorre através da ingestão de cistos principalmente através da água poluída com dejetos humanos, sem tratamentos ou deficientemente tratada. Alimentos como verduras cruas e frutas mal lavadas, contaminadas por matéria fecal, além da ingestão de cistos veiculados por moscas e baratas, levam a pessoa à parasitose. A infecção também pode ocorrer de pessoa a pessoa, por meio das mãos contaminadas e em locais de aglomeração humana, como creches e escolas. (REY, 2002).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA GIARDOSE?

A diarréia é a manifestação mais constante, podendo ser aguda ou crônica, as fezes pastosas ou líquidas são malcheirosas, geralmente claras ou acinzentadas, podendo ter ainda mal estar, cólicas abdominais, fraqueza, perda de peso, diminuição do apetite.

Como evitar a giardose?

A maior fonte de infecção da giardose é a água contaminada, pois os cistos resistem até 2 meses na água. Como é considerada uma zoonose, as fezes de cães infectados também são outra fonte de infecção, já que podem contaminar alimentos, mãos e água. Segundo Rey (2002), a educação sanitária além de insistir no uso de privadas higiênicas e vaso sanitário deve dar ênfase ao fato de que lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para evitar a transmissão da doença. É necessário lavar bem as mãos com água e sabão sempre:

(18)

• depois de defecar;

• antes de preparar alimentos;

• após tocar em objetos que possam ter sido contaminados com fezes, águas poluídas e mãos sujas;

• depois de cuidar da higiene de doentes portadores de cistos.

Além das medidas citadas, manter as unhas curtas e limpas; evitar alimentos que possam estar contaminados e que não foram lavados (higienizados) adequadamente. (Figura 14).

Figura 14. Algumas medidas importantes para evitar a giardose Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná (SESA – PR)

PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Segundo Krasilchik (2005), é unânime a consciência entre os educadores de que o ensino exclusivamente informativo, centrado no professor, está fadado ao fracasso, gerando um clima de apatia e desinteresse, o que impede a interação necessária ao verdadeiro aprendizado. Dessa forma é de fundamental importância o uso de metodologias alternativas que motivem a aprendizagem e as atividades lúdicas, despertam o interesse dos alunos, podendo ser aplicado em todos os níveis de ensino. O professor consegue interagir com seus alunos de modo divertido, trazendo emoção a sala de aula e consequentemente conseguirá melhores resultados de aprendizagem.

(19)

O material didático descrito a seguir orienta a construção de um jogo “trilha” sobre enteroparasitoses, com informações relacionadas com higiene e saneamento básico, modo de transmissão, medidas profiláticas, ciclo evolutivo e sintomas dessas doenças.

JOGO TRILHA: COMBATENDO AS

ENTEROPARASITOSES

1) Material necessário:

a) tabuleiro: consiste na elaboração de uma trilha dividida em 62 estações (casas) em cores variadas. Dessas 62 estações, 41 são amarelas, 14 vermelhas e 7 azuis (Figura 15).

Figura 15. Modelo do tabuleiro do jogo trilha “Combatendo as enteroparasitoses” Fonte: BATISTA, V. R. (2010)

(20)

b) dado

c) pinos (peões) em 4 cores variadas

d) 7 cartas azuis confeccionadas em papel cartão

e) 14 cartas vermelhas confeccionadas em papel cartão

Devido ao grande número de alunos na maioria das classes da escola básica, recomenda-se separá-los em equipes de 4 jogadores e um monitor para cada equipe. Logo, para um tabuleiro (trilha) teremos um total de 10 alunos; sendo 5 alunos em cada equipe (um monitor). Neste exemplo será necessario a construção de um tabuleiro para cada 10 alunos, além de um dado por tabuleiro.

1 TABULEIRO= Equipe A: 4 alunos +1 monitor X Equipe B: 4 alunos+1 monitor.

E assim formam-se as equipes, de acordo com o número de alunos da turma. 2) Regras do jogo:

Na trilha, as estações amarelas são paradas livres; as vermelhas correspondem aos maus hábitos de higiene; as azuis correspondem aos bons hábitos de higiene. O jogo inicia-se com um jogador da equipe A e um da equipe B. Um jogador de cada equipe arremessará o dado, quem tirar o número maior iniciará o jogo. Cada um dos participantes será representado por um pino de cor diferente, com o seu nome, ou alguma marca que o identifique, podendo ser suas iniciais.

Os jogadores avançarão no percurso da trilha de acordo com os números tirados no dado, sendo que dois ou mais jogadores podem permanecer na mesma estação, simultaneamente. Ao cair em uma estação vermelha, deve retirar a carta correspondente ao número de sua estação com a pergunta (Figura 16); caso não saiba responder, deverá permanecer na mesma estação. Se acertar a resposta avançará duas casas.

(21)

Figura 16. Uma das cartas vermelhas que compõe o jogo

Ao cair em uma estação azul, que corresponde a bons hábitos de higiene, o jogador deverá apanhar a carta da cor e número da estação em que está, e tomar a atitude descrita na carta. Nas cartas azuis existem recompensas para o jogador, como por exemplo “avance 2 casas”. (Figura 17). As cartas não podem ser vistas antes do início do jogo.

Figura 17. Uma das cartas azuis que compõe o jogo

O jogo seguirá na ordem:

1º jogador da equipe A X 1º jogador da equipe B; 2º jogador da equipe A X 2º jogador da equipe B; 3º jogador da equipe A X 3º jogador da equipe B; 4º jogador da equipe A X 4º jogador da equipe B;

Salvo se um dos jogadores não acertar a resposta, passará a vez para a outra equipe, obedecendo a ordem citada anteriormente.

(22)

Os participantes progridem com seus pinos à medida que acertarem as respostas ou forem recompensados pelas suas ações corretas, através das cartas azuis, podendo avançar 1, 2 ou mais casas, conforme indicado.

Vencerá o jogo quando todos os participantes de uma mesma equipe chegarem ao final da trilha, antes que todos os jogadores da outra.

SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA CARTAS VERMELHAS (JOGO TRILHA “COMBATENDO AS ENTEROPARASITOSES”) 1) Qual a diferença entre teníase e cisticercose?

2) Qual a diferença entre Taenia solium e Taenia saginata?

3) Como são conhecidas popularmente as tênias?

4) Como ocorre a contaminação pelo Ascaris lumbricoides?

5) Por que o autor Monteiro Lobato afirmou: “O Jeca não é assim, ele está assim”.

6) Qual o motivo que o “Doutor” recomendou ao Jeca que andasse sempre calçado?

7) Qual o nome da parasitose que provoca intensa coceira na região anal? E qual é o parasito causador desse sintoma?

8) Qual era o nome da doença do Jeca Tatu? Porque essa doença causa anemia? 9) Quais são os vermes causadores da ancilostomose?

10) Que medidas devem ser adotadas para evitar a ancilostomose?

11) No caso da oxiurose ou enterobiose, quais os cuidados necessários quanto aos parasitados a ao ambiente?

12) Explique o ciclo do Ascaris lumbricoides.

13) Que medidas você deve tomar para evitar a contaminação pelo Ascaris lumbricoides?

14) Quais são os sintomas que uma pessoa parasitada por lombrigas pode ter?

15) Como é conhecido popularmente o Ascaris lumbricoides?

16) Alguma vez você já viu lombrigas? É possível observá-las a olho nu? Qual o tamanho aproximado delas?

(23)

17) Quantos ovos uma fêmea de Ascaris lumbricoides pode eliminar por dia? Quanto tempo esses ovos podem permanecer viáveis (durar) no solo?

18) Qual o principal sintoma da giardose?

19) Cite uma verminose com transmissão identica ao Ascaris lumbricoides:

20) Qual parasito é conhecido como tênia anã.

21) Na solitária onde encontramos os ovos? Como esses ovos são liberados no meio externo?

22) O que fazer para evitar a teníase? 23) O que fazer para evitar a cisticercose?

SUGESTÕES DE QUESTÕES PARA CARTAS AZUIS (JOGO TRILHA “COMBATENDO AS ENTEROPARASITOSES”)

1)Você protegeu bem os alimentos contra poeiras e insetos que podem transmitir ovos, cistos e larvas de parasitos. Avance uma casa.

2) Sua mãe cozinhou bem a carne de porco antes do consumo. Avance duas casas.

3)Você lavou as mãos após sair do banheiro. Avance três casas.

4)Suas unhas estão curtas e limpas. Avance três casas.

5)Você está sempre com os pés calçados. Avance duas casas.

6)Parabéns! Você lavou bem as frutas e verduras antes do consumo. Avance três casas.

7)Você lavou as mãos antes de pegar nos alimentos. Avance duas casas.

8)Lavou as mãos antes de preparar alimentos. Avance três casas.

9)Você usa as instalações sanitárias. Avance duas casas.

(24)

Interdisciplinaridade na aplicação do material didático jogo trilha “Combatendo as enteroparasitoses”:

a) Com a professora de Matemática os alunos poderão trabalhar com sólidos geométricos espaciais confeccionando o dado e os pinos (peões) do jogo.

b) Com a professora de Artes construirão os tabuleiros, ilustrando-o com desenhos dos parasitos intestinais. Com a leitura do texto do descrito nesta unidade didática poderão criar peças de teatro e paródias sobre o tema.

c) Com a professora de História, pesquisar sobre ilustres brasileiros como: Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Pirajá da Silva, Monteiro Lobato, Carlos Drumond de Andrade.

(25)

REFERÊNCIAS

ANDRADE, C. D. de. Alguma poesia. In: GEWANDSZNAJDER, Fernando. A vida na Terra. São Paulo: Ática, 2006.

AZEVEDO, D. G. et al. Um jeito de aprender. São Paulo: FTD, 2000.

IGLÉSIAS, J. D. F. Aspectos médicos das parasitoses humanas. Rio de Janeiro: Ed. Médica, 1997.

KOVALICZN, R. A. O professor de Ciências e de Biologia frente às parasitoses comuns

em escolares. 1999, 167f. Dissertação (Mestrado em Educação: formação de recursos

humanos para a Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 1999. ______. A formação do professor de ciências biológicas e as parasitoses. Araucárias, Palmas, PR, UNICS, v. 4, n.1, p. 7-22, jan./jun. 2005.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004. NEVES, D. P. Parasitologia dinâmica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

PASSOS, M. M. De olho no futuro. Ciências. São Paulo: Quinteto Editorial,1996.

PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO. Invertebrados II. Disponível

em:<http//www.planetabio.com/invertebrados2.html>. Acesso em: 27 jun.2010.

REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. SILVA, A. S.; BERTOLIN, R. Português Dinâmico: Comunicação e Expressão. São Paulo: IBEP, 1997.

THIERES. Ancylostoma duodenale. Disponível em: <http://www.pupt.org/arquivos/professores/biologia/Nematodeos>. Acesso em: 20 jun.2010.

Referências

Documentos relacionados

Também era possível verificar que os dias no decorrer do ano se modificavam quanto a iluminação solar, observavam mudanças de temperatura épocas mais fria, de calor,

Esse trabalho de intervenção pedagógica intenciona responder a esses e outros questionamentos que problematizam ou assinalam as dificuldades de compreensão e análise do

celebram  a  presente  CONVENÇÃO  COLETIVA  DE  TRABALHO,  estipulando  as  condições  de  trabalho

Implemente em raptor um programa que permita ler as temperaturas mínimas e máximas diárias de um mês de uma cidade(exemplo: Porto), calcule e imprima a média mensal das mesmas,

Ficam reservados os direitos de introdução de novos modelos ou de modificações, em especial nos dados técnicos, dimensões e cores sem aviso prévio.. Conjuntos de Fornos com

Nesse compasso, sendo nítida a relação entre a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais e o Estado Democrático de Direito, resta inconteste que a

BAGAIMANA SAYA MENGKONFIGUrASI DAP-1522 XTrEME N ® DUO WIrELESS BrIDGE / ACCESS POINT tanpa CD, ATAU MELIHAT NAMA SSID JArINGAN NIrKABEL SErTA KUNCI ENKrIPSI WIrELESSNYA. -

aposentados, reformados e demais pensionistas. Face a estes desenvolvimentos, a U.Porto projetou o impacto da reposição do subsídio de férias de 2013 aos seus trabalhadores