• Nenhum resultado encontrado

GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO V 2 o BIMESTRE PROVA A"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: MANHÃ

Data: 8/6/2011

GRUPO

GRUPO V – 2

o

BIMESTRE – PROVA A

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Leia o texto e faça o que se pede a seguir.

Filtro verde para a poluição

Uma floresta numa grande cidade como São Paulo pode ser muito mais que uma boa opção de lazer. Estudo no Parque do Ibirapuera mostra que a vegetação é capaz de reter poluentes do ar e servir como ‘biomonitor’ de baixo custo. Se tem sido difícil respirar ar puro em São Paulo, é possível que essa dificuldade fosse ainda maior se não houvesse o Parque do Ibirapuera, uma área verde de 157 mil metros quadrados na região central da cidade. Um estudo mostra que a capacidade da vegetação de absorver e reter poluentes do ar atmosférico faz do local um grande aliado dos paulistanos. Para comprovar a contribuição positiva da natureza para São Paulo e mostrar que florestas urbanas podem ser usadas para descontaminação atmosférica, a engenheira agrônoma Tiana Carla Lopes Moreira foi a campo pesquisar o assunto, que virou tema de sua dissertação de mestrado. No desenvolvimento de sua pesquisa, foi observada uma grande quantidade de substâncias associadas à poluição na folhagem, como chumbo, zinco, cádmio e cobre. Entre fevereiro e março de 2009, ela coletou amostras de folhas de vários tipos de árvores do parque – como paineiras, jacarandá mimoso e ipê roxo. A partir da análise do material, ela constatou a concentração de elementos associados à poluição, que teriam sido absorvidos pela vegetação. As folhas coletadas tinham o mesmo tempo de exposição aos poluentes. Com ajuda de um equipamento que quantifica os elementos químicos presentes em uma amostra, foi observada uma grande quantidade de substâncias associadas à poluição, como chumbo, zinco, cádmio e cobre. “O zinco, por exemplo, é um micronutriente das plantas, mas em quantidade excessiva pode indicar sinais de poluição no ar”, explica Moreira. Os maiores responsáveis pela poluição na cidade não surpreendem: os veículos. Com uma frota de quase sete milhões de carros, motocicletas e caminhões (segundo dados de julho de 2010 do Detran-SP), a cidade vê não só o trânsito piorar, como também a saúde dos que a habitam.

A análise indicou alta concentração dos elementos associados à poluição em áreas próximas às lombadas eletrônica– o parque também permite acesso de veículos. Esse seria um sinal de que o desgaste de peças do sistema de frenagem contribuiria para a contaminação do ar. As velas de ignição e o desgaste dos pneus também teriam sua

(2)

Prova Grupo V – 6º ano (5ª série) – Manhã – 8/6/2011 parcela de culpa, causando a liberação de bário e cádmio, respectivamente, no ambiente. “A vegetação funciona como um filtro, que ajuda a reduzir a poluição. Não soluciona o problema, mas pode amenizá-lo” A conclusão do estudo é que florestas como a do Ibirapuera poderiam melhorar a qualidade do ar, além de reduzir a temperatura do ambiente e aumentar a umidade. “A vegetação funciona como um filtro, que ajuda a reduzir a poluição. A pouca densidade dessa vegetação não soluciona o problema, mas pode amenizá-lo”, explica. Investir em áreas verdes poderia ser uma medida eficaz não só para São Paulo, mas também para outras cidades que sofrem com a poluição, aponta Moreira – ressaltando ainda o baixo custo da proposta. De modo geral, as espécies analisadas não apresentaram sinais de doenças por causa dessa absorção. Uma hipótese é que as plantas tenham adquirido resistência a esses elementos, que, em pequenas quantidades, funcionariam como micronutrientes. Moreira espera que os resultados da pesquisa despertem a atenção não só de autoridades para a poluição, mas também dos próprios moradores da cidade. “Não basta investir em mais áreas verdes. É preciso ter consciência de que também somos responsáveis por essa poluição”, conclui. Texto adaptado para fins pedagógicos Debora Antunes Ciência Hoje On-line Após ler o texto responda ao que se pede. 1. O texto nos revela que tem sido difícil respirar ar puro em São Paulo e essa dificuldade poderia ser ainda maior se não houvesse o Parque do Ibirapuera, uma área verde de 157 mil metros quadrados na região central da cidade. Qual é a contribuição da vegetação existente no parque para os paulistanos? Explique. (Valor: 0,5) 2. Foi observada uma grande quantidade de substâncias associadas à poluição na folhagem. Que substâncias são essas? (Valor: 0,5) 3. O texto expõe uma medida para amenizar o problema da poluição não só em São Paulo, mas também em outras cidades. Explique que medida é essa. (Valor: 0,5)

(3)

4. O último parágrafo diz: Moreira espera que os resultados da pesquisa despertem a atenção não só de autoridades para a poluição, mas também dos próprios moradores da cidade. “Não basta investir em mais áreas verdes. É preciso ter consciência de que também somos responsáveis por essa poluição”. A participação das pessoas em preservar o lugar que mora é importante? Justifique sua resposta. (Valor: 0,5) 5. Classifique os substantivos uniformes a seguir escrevendo-os nos lugares corretos. (Valor: 1,0)

jacaré pessoa onça jovem balconista dentista criança cobra repórter vítima a) Comum de dois gêneros:

b) Sobrecomum:

c) Epiceno:

A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.” Beijo, Mara.

(4)
(5)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: MANHÃ

Data: 8/6/2011

GRUPO

GRUPO V – 2

o

BIMESTRE – PROVA B

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

1.

Sobre os conhecimentos adquiridos sobre a poluição e contaminação do ar, em organização social e saúde,

explique corretamente:

— Por que uma floresta pode funcionar como filtro verde, contra a poluição do ar?

2.

Sabendo que o reflorestamento de áreas desmatadas e a preservação de áreas verdes não são os únicos responsáveis pela diminuição do aquecimento global e de poluentes químicos presentes no ar, cite:

— Duas outras medidas que contribuem para a diminuição e combate do aquecimento global e poluentes (gases tóxicos e partículas sólidas) do ar atmosférico.

3.

Estudamos em o ar e a saúde, que não são apenas os veículos automotores, os responsáveis, pela poluição e contami-nação do ar.

Existem outros responsáveis ou fontes, que dão origem a poluentes que são substâncias químicas ou resíduos e

gases tóxicos.

(6)
(7)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: MANHÃ

Data: 8/6/2011

GRUPO

GRUPO V – 2

o

BIMESTRE – PROVA C

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

O texto desta prova de grupo nos relembra sobre a importância de termos e de exercermos a nossa consciência para que seja possível a resolução dos problemas ambientais. Estudando a Grécia Antiga, aprendemos que esta postura era esperada de cada um dos cidadãos das polis, apesar de haver certas diferenças entre cada um dos povos que hoje cha-mamos de “gregos antigos”. Sabendo disto, argumente de maneira correta as questões que seguem a seguir: 1. Os gregos da História Antiga não julgavam necessário envolver todos os moradores da cidade na busca por soluções para os problemas enfrentados, mas sim, somente os que eram cidadãos. Sobre o privilégio de se ter participação política e de poder ser cidadão, explique a diferença de ideias entre a forma como os gregos pensavam e como nós pensamos atualmente. (Valor: 1,5) 2. Atenas e Esparta acabaram se tornando as cidades-Estado mais poderosas da História da Grécia, mas quando o assunto era educação, havia diferenças. Explique como era a formação do futuro cidadão ateniense e como era a do futuro cidadão espartano. (Valor: 1,5)

(8)
(9)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: MANHÃ

Data: 8/6/2011

GRUPO

GRUPO V – 2

o

BIMESTRE – PROVA D

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Leia a afirmação e faça o que se pede a seguir. O problema da poluição atmosférica é uma constante nos comentários da mídia e tema de pesquisa da engenheira agrônoma Tiana Carla Lopes Moreira que saiu a campo para pesquisar o assunto, quanto a importância das formações vegetais em ambientes extremamente poluídos. 1. A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e não se apresenta igual em toda sua extensão. O que é, o que é? a) Camada que atinge cerca de 12 a 18 km de altitude, fica acima da superfície terrestre e nela ocorrem todos os fenômenos meteorológicos, tais como: chuvas, ventos, umidade entre outros. É a ______________________________________________________________________________________________________________________. b) Atinge aproximadamente 80 a 320 km de altitude, reflete as ondas radiofônicas e devolve-as para a superfície, garantindo a transmissão de rádio entre áreas muito distantes do planeta. É a ______________________________________________________________________________________________________________________. 2. O CFC permanece na atmosfera e demora mais ou menos 100 anos para ser destruído e é um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio. O que a destruição da camada de ozônio pode causar nos seres humanos. Dê dois exemplos: a) ________________________________________________________________________________________________________________________. b) ________________________________________________________________________________________________________________________. 3. Dê dois exemplos de problemas ambientais ocasionados pelo excesso de poluentes na atmosfera, estudados em sala de aula. a) ________________________________________________________________________________________________________________________. b) ________________________________________________________________________________________________________________________.

(10)
(11)

PROVA

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 6

o

ano (5

a

série)

Período: MANHÃ

Data: 8/6/2011

GRUPO V – 2

o

BIMESTRE – PROVA E

Valor da prova: 4,0 Nota: ______________

GRUPO

Se a engenheira agrônoma coletou 180 amostras de folhas numa 1ª etapa da pesquisa e 40 folhas na 2° etapa, faça o que se pede: 1. Decompanha em fatores primos os números a seguir e dê sua forma fatorada. a)180 b) 40 2. Calcule através da decomposição em fatores primos todos os divisores do número 180. 3. Verifique os divisores do 180, através dos critérios de divisibilidade. Assinale com um x. divisíveis 2 3 4 5 6 7 8 9 180 4. Calcule o MDC de 180 e 40, através do algorítmo de Euclides (“gaiola”) 180 mcd (180, 40) = 40

(12)

Referências

Documentos relacionados

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

 Limitações Objectos definidos com outra representação: • Convertidos em malhas poligonais. ©2010, CG&M/IST e Figuras

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

QUAIS SÃO AS MELHORES DICAS PARA PASSAR EM MEDICINA EM 2022?. Pode parecer que 2022 está longe, mas a verdade é que o tempo passa cada dia mais