• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAGUASES - MG

MÉDICO PEDIATRA

Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento

Este caderno de questões está assim constituído:

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Verifique se está sentado no local correto, condizente com a sua etiqueta (Nome do candidato e Prova).  Confira devidamente o CADERNO DE QUESTÕES; se houver falha, solicite a troca do caderno de questões

completo ao fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e PROVA. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica transparente, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

 Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.  O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

 Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado e o CADERNO DE QUESTÕES.

 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 O CANDIDATO, AO TERMINAR A PROVA, DEVERÁ RETIRAR-SE IMEDIATAMENTE DO LOCAL DE APLICAÇÃO DE PROVA, NÃO PODENDO PERMANECER NAS DEPENDÊNCIAS DESTE, BEM COMO NÃO PODERÁ UTILIZAR OS SANITÁRIOS.

 O candidato será eliminado sumariamente caso o celular emita qualquer som. Destaque aqui

- - - PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAGUASES – MG – MÉDICO PEDIATRA.

Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 DISCIPLINAS Nº QUESTÕES Língua Portuguesa Legislação Conhecimento Específico 10 10 10 Total de questões 30

(2)

2

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Na frase: “O policial deteu aquele ladrão. ” Encontramos o vício de linguagem chamado:

a) Barbarismo. b) Solecismo. c) Morfologia. d) Semântica.

2) Assinale a alternativa que apresenta advérbio seguido de adjetivo:

a) Times pequenos estão se destacando. b) Mário é um homem muito inteligente.

c) Ele correu loucamente para alcançar o ônibus. d) Pedro saiu realmente cedo hoje.

3) Quanto a colocação pronominal, assinale a alternativa em que há ocorrência de ênclise:

a) Ajudar-te-ei no que for necessário. b) Cumpriremos o acordo se nos agradar. c) Deram-me alguns abraços ontem. d) Talvez te espere no fim das aulas.

4) A palavra lúcido recebe acento gráfico pela mesma razão que o vocábulo:

a) média. b) ondulatório. c) humanitárias. d) esdrúxula.

5) Entre os nomes e características apresentados a seguir, assinale a alternativa em que todos os itens estão associados ao Naturalismo:

a) Personagens patológicas; Adolfo Caminha.

b) Explicação pelas forças da natureza; Gonçalves Dias. c) Impessoalidade e engajamento; Vidas secas.

d) Romance experimental; Alberto de Oliveira.

6) Assinale a alternativa onde a regência do verbo aspirar está INCORRETA:

a) Quando você vai aspirar a piscina?

b) O prefeito ainda aspira à reeleição, mesmo depois dos últimos acontecimentos.

c) Paulo não sabe viver sem aspirar o sucesso acadêmico e profissional.

d) Nenhuma das alternativas.

7) Lionel Messi, um dos maiores nomes do futebol mundial, ainda busca um título com a seleção argentina. O termo em destaque, tem função sintática de:

a) Vocativo. b) Aposto. c) Sujeito.

d) Adjunto adnominal.

8) Assinale a alternativa que apresenta o sinônimo da palavra colóquio:

a) diálogo. b) delicado. c) léxico. d) avaro.

9) Assinale a alternativa em que a flexão do verbo haver está INCORRETA.

a) Haviam muitos pássaros no campo. b) Houve acidentes na rodovia.

c) Havia anos que não vinha no meu aniversário. d) Nenhuma das alternativas.

10) Quanto ao uso da crase, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) Vire à direita.

b) Márcia deu o livro à minha tia.

c) Você foi à festa de Natal da empresa? d) Você deu essa notícia à alguém?

LEGISLAÇÃO

11) De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Cataguases –MG, Art. 64. O funcionário poderá ser transferido:

I- De uma para outra carreira.

II. De um cargo isolado, de provimento efetivo, para outro de carreira.

III. De um cargo de carreira para outro isolado, de provimento efetivo.

IV. De um cargo isolado de provimento efetivo, para outro de mesma natureza.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas II, III e IV. b) Apenas I e III. c) I, II, III e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

12) Conforme a Lei Orgânica do Município de Cataguases- MG do Subsídio dos Agentes Políticos, Art. 16 leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais serão fixados por Lei de iniciativa da Câmara Municipal, em até______________ dias antes das eleições municipais para o mandato subsequente, observado o que dispõe a Constituição Federal.

a) 180 ( cento e oitenta) b) 90 (noventa)

c) 200 (duzentos)

d) Nenhuma das alternativas.

13) Segundo a Lei Orgânica do Município de Cataguases- MG da Execução Orçamentária, art. 99

assinale a alternativa CORRETA.

a) A execução do Orçamento do Município se refletirá na obtenção das suas receitas próprias, transferidas e outras, bem como na utilização das dotações consignadas às despesas para a execução dos programas nele determinados, observado sempre o principio do equilíbrio. b) O Prefeito Municipal fará publicar, até 30(trinta) dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. c) As alterações orçamentárias durante o exercício se representarão: I - Pelos créditos adicionais, suplementares, especiais e extraordinários; II - Pelos remanejamentos, transferências e transposições de recursos de uma categoria de programação para outra. d) Nenhuma das alternativas.

14) Segundo a Constituição Estadual –MG, Art. 87 assinale a alternativa INCORRETA.

a) No caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador do Estado ou no de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício do Governo o Presidente da Assembleia Legislativa e o do Tribunal de Justiça.

(4)

4

b) Vagando os cargos de Governador e Vice-Governador do Estado, far-se-á eleição sessenta dias depois de aberta a última vaga.

c) Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do mandato governamental, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembleia Legislativa, na forma de lei complementar. d) Nenhuma das alternativas.

15) Conforme a Constituição Estadual –MG, Art. 93 leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O Secretário de Estado será escolhido entre brasileiros maiores de _____________de idade, no exercício dos direitos políticos, vedada a nomeação daqueles inelegíveis em razão de atos ilícitos, nos termos da legislação federal.

a) dezoito anos b) vinte e um anos c) vinte e cinco anos

d) Nenhuma das alternativas.

16) Segundo a Constituição Estadual –MG , Art. 118 – São partes legítimas para propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade:

I – o Governador do Estado. II – a Mesa da Assembleia.

III – o Procurador-Geral de Justiça.

IV – o Prefeito ou a Mesa da Câmara Municipal. Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas II, III e IV. b) Apenas I e III. c) I, II, III e IV.

d) Nenhuma das alternativas

17) Conforme a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Da Execução Orçamentária e do Cumprimento das Meta, Art. 8, assinale a alternativa CORRETA.

a) Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. b) Até vinte dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. c) Até quinze dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. d) Nenhuma das alternativas.

18) De acordo com a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 da Destinação de Recursos Públicos para o Setor Privado, Art. 26. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.

b) O disposto no caput aplica-se a toda a administração indireta, inclusive fundações públicas e empresas estatais, exceto, no exercício de suas atribuições precípuas, as instituições financeiras e o Banco Central do Brasil.

c) Compreende-se incluída a concessão de empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, inclusive as respectivas prorrogações e a composição de dívidas, a concessão de subvenções e a participação em constituição ou aumento de capital.

d) Nenhuma das alternativas

19) A respeito da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Das Empresas Controladas pelo Setor Público, Art. 47. A empresa controlada que firmar contrato de gestão em que se estabeleçam objetivos e metas de desempenho, na forma da lei, disporá de autonomia gerencial, orçamentária e financeira, sem prejuízo do disposto no inciso II do § 5o do art. 165 da Constituição. Parágrafo único. A empresa controlada incluirá em seus balanços trimestrais nota explicativa em que informará:

I - fornecimento de bens e serviços ao controlador, com respectivos preços e condições, comparando-os com os praticados no mercado.

II - recursos recebidos do controlador, a qualquer título, especificando valor, fonte e destinação.

III - venda de bens, prestação de serviços ou concessão de empréstimos e financiamentos com preços, taxas, prazos ou condições diferentes dos vigentes no mercado.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas I. b) Apenas II. c) I, II e III.

d) Nenhuma das alternativas.

20) Segundo Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo: Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Chefe do Poder Judiciário.

b) Presidente e demais membros da Mesa Diretora ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Legislativo.

c) Presidente de Tribunal e demais membros de Conselho de Administração ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Judiciário.

d) Nenhuma das alternativas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

21)Sobre a Epidemiologia em saúde da criança, assinale a alternativa CORRETA.

a)Condições socioeconômicas e culturais não influenciam taxa de mortalidade infantil.

b)As doenças que mais matam crianças, são as mais incomuns e de difícil tratamento na rede pública, com a diarreia, pneumonia e desnutrição.

c)Crianças que morrem até o 7° dia de vida geralmente estão infectadas por algum tipo de doença provinda da gestante, têm complicações durante o trabalho de parto ou o pré-natal não foi realizado ou foi feito de maneira errada pela mãe.

(5)

5

d)A cultura de ter muitos filhos para ajudar nas tarefas do lar e a cuidar dos outros filhos está em extinção no interior do Brasil.

22)Sobre a organização da atenção à saúde da criança no SUS, assinale a alternativa incorreta.

a)A atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade é um eixo estratégico da política nacional de atenção integral à saúde da criança.

b)Os registros na Caderneta de Saúde da Criança, das vacinas do Calendário Nacional de Vacinação recebidas pela criança, devem ser sempre observados pelos profissionais da Atenção Básica e mesmo de outros serviços de saúde que venham a ter contato com ela, com objetivo de que esteja sempre com a vacinação atualizada.

c)A organização das ações do Programa Saúde na Escola, por meio das equipes das Unidades Básicas de Saúde e das escolas, está estruturada de forma intersetorial, segundo os seguintes componentes: avaliação das condições de saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, e formação de profissionais de saúde e educação.

d) Nenhuma das alternativas.

23)Para a criança nos primeiros anos de vida se desenvolver dentro da normalidade, esta deve receber os cuidados necessários o mais cedo possível e uma boa nutrição. Sobre aspectos relacionados à alimentação das crianças, marque a alternativa CORRETA.

a)No caso de diarréia, não há problema em oferecer sucos ou chás adoçados para a criança.

b)A criança de 2 a 4 anos tem outros interesses além da comida e poderá ter alterações no apetite. Nessa situação, é importante não forçá-la a comer nem oferecer doces como recompensa. Assim que sentir fome, ela vai procurar se alimentar.

c)Para evitar a desnutrição, é muito importante que a mãe faça o aleitamento nos primeiros 6 meses de vida da criança e utilize suplementos alimentares sempre que ela avaliar seu leite como “fraco”.

d)Para a papa salgada, deve-se cozinhar os alimentos em pouca água, sem tempero, e peneirá-los após serem batidos no liquidificador.

24) O pediatra é o responsável pela suspeita precoce e encaminhamento de diagnóstico de casos de dificuldades escolares nas crianças. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA.

a)Criança nascida de baixo peso ou pré-termo, cuja mãe apresentou intercorrências gestacionais, na qual houve problemas no período neonatal, meningite nos primeiros anos de vida, desnutrição ou deficiência de ferro, ou história de maus tratos, deve ter um acompanhamento de puericultura com maior preocupação em relação ao seu desenvolvimento psicomotor até a idade escolar.

b)Em geral, os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade de se tornam mais evidentes ao ingresso na escola, por serem prejudiciais e menos tolerados neste ambiente.

c)Em crianças que tenham o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, somente aquelas que apresentem predomínio de hiperatividade terão o comprometimento do desempenho escolar na medida em que aumentarem a quantidade e a complexidade do

material didático, com a necessidade de maior memorização e atenção a detalhes.

d)O retardo mental deve fazer parte do diagnóstico diferencial da síndrome da criança hipotônica das com atraso no desenvolvimento de linguagem, nas com reações aos estímulos ambientais alteradas (apatia ou hiperatividade), daquelas com dificuldades no relacionamento interpessoal, e as que têm dificuldades para aprender as regras sociais básicas.

25) A doença de Crohn pediátrica afeta a alimentação e também a absorção dos nutrientes e pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento do paciente. Sobre essa doença, marque a alternativa INCORRETA.

a)Uma higiene impecável é fundamental para evitar a doença de Crohn nas crianças pequenas, pois desse modo elas não têm contato com agentes externos que possam desencadear as reações inflamatórias.

b)Sintomas comuns são crises de dor abdominal, diarreia com sangramento e muco e febre, que são constantes e não passam com o tempo.

c)É importante fazer o diagnóstico diferencial, já que a doença de Crohn pode ser confundida com outras doenças, como síndrome do intestino irritável, alergias alimentares, intolerância à lactose, verminoses, gastroenterite aguda, colite ou inflamações induzidas por remédios.

d)Uma criança com Crohn pode apresentar uma parada de crescimento e até mesmo interrupção do processo de puberdade, além de problemas de densidade óssea comparáveis a uma osteoporose em adultos.

26)A infecção do trato urinário na infância pode acarretar prejuízo da função renal por lesão do parênquima ou disseminação bacteriana, principalmente nos recém-nascidos ou crianças mais novas. Sobre diagnóstico e tratamento dessa infecção, marque a alternativa CORRETA.

a)Nos pacientes com controle miccional, o jato inicial é o modo ideal de coleta de urina, para ambos os sexos, para que se colete o maior número possível de micro-organismos.

b)Quando se encontra piúria, é certeza que o diagnóstico seja infecção do trato urinário.

c)As infecções urinárias por candida deverão ser tratadas com anfotericina ou fluconazol isolado ou associado com flucitosina e deve-se monitorar os níveis séricos das drogas empregadas para prevenir a nefrotoxicidade. d)A antibioticoterapia deve ser iniciada somente após o resultado do antibiograma da urina.

27)A anemia ferropriva é a carência nutricional mais prevalente no mundo e acarreta prejuízos a curto e longo prazo no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento na resposta do sistema imunológico. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a)No último trimestre de gestação, a transferência de ferro acentua-se paralelamente ao ganho ponderal fetal, tanto que os recém-nascidos prematuros apresentam maior necessidade de ferro exógeno em decorrência dos depósitos insuficientes e de sua elevada velocidade de crescimento pôndero-estatural.

b)Crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas e/ou com indicadores socioeconômicos de pobreza são considerados sob risco de desenvolvimento de deficiência de ferro.

(6)

6

c)O medicamento para reposição de ferro pode ser administrado conjuntamente a suplementos polivitamínicos e minerais.

d)Em crianças com manifestações gastrointestinais associadas a preparações com ferro na forma de sais (sulfato, fumarato e gluconato) podem ser utilizados medicamentos que contêm ferro aminoácido quelato ou hidróxido de ferro polimaltosado.

28)A pele infantil é mais delgada e mais vulnerável a agressões externas quando comparada a pele do adulto. Sobre os problemas dermatológicos que são comuns na infância, marque a alternativa CORRETA.

a)A Tinha Corporis é uma micose superficial frequente em crianças, que compromete a epiderme da face, tronco e membros. Caracteriza-se pelo surgimento de lesões pápulo-vesiculosas, de crescimento centrífugo e descamação central acompanhadas de prurido.

b)O impetigo geralmente é uma infecção grave, exigindo o tratamento com antibiótico para diminuir a chance de contaminação de outras pessoas, para acelerar a resolução das lesões e diminuir os riscos de complicações.

c)O bicho geográfico é uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou

Ancylostoma caninum e a contaminação se dá pela

ingestão de alimentos contaminados por ovos desses vermes.

d)Escabiose é uma doença contagiosa causada pelo piolho e transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada.

29)Sobre problemas ortopédicos comuns na infância e adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.

a)A doença de Sever é uma inflamação da epífise de crescimento da tuberosidade posterior do calcâneo consiste na mais frequente causa de dor no calcanhar de crianças e adolescentes.

b)A hérnia discal é uma condição comum em crianças e geralmente associada a eventos traumáticos, sendo considerada para diagnóstico principalmente em histórias de queda de altura.

c)As deformidades e alterações posturais não devem ser analisadas apenas no que diz respeito à estrutura óssea, mas sim, pelo conjunto funcional, que é representado por esse elemento do nosso organismo.

d)As dores do crescimento são fenômenos que acometem crianças na faixa etária entre 4 e 10 anos de idade, caracterizadas por surgimento súbito noturno, geralmente associadas à realização de esforços físicos, e que mostram-se totalmente resolvidas após o sono e o repouso.

30)Sobre condutas em urgências e emergências em pediatria, marque a alternativa correta.

a)A intoxicação, na grande maioria dos casos, provoca instabilidade transitória dos sistemas fisiológicos. Ao manter a criança com suas funções preservadas, a recuperação será total e sem sequela.

b)Se houver ruptura do globo ocular ele deve ser imediatamente tratado e manipulado pelo médico, mesmo que não for o oftalmologista.

c)Em caso de afogamentos, as manobras de ressuscitação só devem ocorrer com a criança fora da água.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Ainda que das carnes mais consumidas nesta altura em Portugal, tanto os caprinos como os galináceos estão re- presentados apenas por um elemento, o que nos pode dar a indicação que

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e