• Nenhum resultado encontrado

Agrupamento de Escolas de Souselo COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA: PROLONGAMENTO DE HORÁRIO. Jardim de Infância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agrupamento de Escolas de Souselo COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA: PROLONGAMENTO DE HORÁRIO. Jardim de Infância"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA: PROLONGAMENTO DE HORÁRIO

Jardim de Infância

(2013/2014)

(2)

2

ÍNDICE

INTRODUÇÃO --- 3 OS INTERVENIENTES --- 5 O GRUPO --- 7 O ESPAÇO --- 10

TEMA ANUAL “O TERRITÓRIO”--- 11

ATIVIDADES EM GERAL --- 12

(3)

3

INTRODUÇÃO

A Componente de Apoio à Família (CAF) é um tempo de permanência da criança no Jardim-de-infância para além do seu “horário escolar”.

As atividades de animação sócio – educativa para além das cinco horas curriculares ou letivas surgem como uma estratégia complementar do sistema educativo, pela necessidade de incluir a Componente de Apoio a Família na Lei-Quadro da Educação Pré –

Escolar.

A Componente de Apoio a Família surge sobretudo para ir ao encontro das necessidades dos Encarregados de Educação. Visto que a realidade socioeconómica em que as nossas famílias se encontram atualmente, em que a mulher/mãe, se encontra a trabalhar fora de casa, surgem determinadas dificuldades relativamente ao apoio a dar aos filhos. Perante esta realidade, e de modo a facilitar a conciliação da vida familiar e profissional, foi criada, pela Câmara Municipal de Cinfães a Componente de Apoio à Família em alguns Jardins de Infância do concelho, sendo esta constituída pelos serviços de Prolongamento de Horário e Refeição.

A organização dos espaços e das atividades em Prolongamento de Horário deverá revestir-se essencialmente de uma componente lúdica, mas sempre com a preocupação de respeitar o crescimento e desenvolvimento global da criança.

Contudo, toda a relação com as crianças tem uma função educativa.

Realça-se a importância para que o espaço do Prolongamento de Horário deverá ser amplo para que seja possível o desenvolvimento de atividades que permita a criança o movimento e a organização de variadíssimas brincadeiras.

Nestes períodos as atividades desenvolvidas deverão ser diferentes, não ser repetidas, cansativas, ou “prolongamento” do tempo letivo. Dado que corresponder a “mais do mesmo” é uma situação a evitar na animação socioeducativa. Trata-se de um tempo com um ritmo mais solto em que as crianças têm possibilidade de brincar espontaneamente, de escolher livremente o que desejam fazer.

As propostas a apresentar embora sendo essencialmente atividades de livre escolha, têm em conta o espaço, os materiais e os recursos disponíveis.

(4)

4 A animação socioeducativa surge como estratégia complementar do sistema e da ação educativa e procura intervir essencialmente no processo de socialização infantil.

Segundo Breda Simões “ a animação só poderá erguer-se de uma relação que pressuponha da parte de animadores e animados, disponibilidade, compreensão, afetividade e comunicabilidade situadas”. Por outro lado, a animação também nos ensina que a criatividade não se mede em relação ao produto, mas sim ao próprio individuo – o seu envolvimento, satisfação e bem-estar.

Estas atividades não se devem confundir com as atividades curriculares, pois não se pretende que se tornem mais do mesmo para quem não tem oportunidade de poder ir brincar para casa com os seus “tesouros” no seu “território” no seu espaço familiar por muito pequeno ou carente que este seja.

(5)

5

OS INTERVENIENTES

Educadora de Infância:

 É responsável pela intervenção pedagógica, planifica a ação educativa tendo em atenção o grupo de crianças e o seu meio familiar e social, à luz das Orientações Curriculares.

 Responde pela articulação entre componente educativa e componente de apoio à família.

 Integra e gere os recursos disponíveis da comunidade de forma a enriquecer as atividades do Jardim-de-infância.

 Organiza de modo atraente o espaço em que as crianças se movimentam, para criar no Jardim-de-infância um ambiente favorável à aprendizagem, atendendo à componente de apoio à família.

Animadora Pedagógica:

A Animadora Pedagógica deverá ser preparada para:

 Planificar a sua ação com a Educadora de Infância de modo a promover um ambiente de calma, segurança e bem-estar, o mais próximo possível do ambiente familiar;

 Favorecer um clima de ludicidade, criando e recriando situações diferentes das do currículo do Jardim-de-infância;  Ter em atenção os desejos dos ritmos individuais de cada criança num tempo específico que deverá ser de ócio e de lazer;  Saber gerir o tempo e organizar o espaço, atendendo ao grupo e sobretudo ao ritmo de cada criança, tendo presente que

algumas regras básicas são indispensáveis;

 Promover com as crianças, cuidados de manutenção dos materiais;

(6)

6  Fomentar o trabalho de participação e cooperação, integrando a presença e os saberes dos irmãos mais velhos, dos pais,

dos avós e outros elementos da comunidade.» In: “Pensar formação três” Ministério da Educação.

(7)

7

O GRUPO

(corresponde a uma ficha de dados para cada criança que frequenta o Prolongamento de Horário)

Registo Individual do aluno para o Prolongamento de Horário

Nome__________________________________________________________________________________________ Data de nascimento______________________Idade____________________Naturalidade______________________

Pai________________________________________________________________________________________ Idade________________ Mãe______________________________________________________________________________________ Idade_________________ Profissão do pai ________________________________________Profissão da mãe____________________________________________ Hab.literárias do pai_________________________Hab.literárias da mãe_____________________________________________________ Morada_________________________________________________________________________________________________________ Telefone do pai_______________________________________________ Telefone da mãe______________________________________ Encarregado de Educação__________________________________________________________________Parentesco________________ Em caso de emergência contactar_____________________________________________________________________________________ _______________________________________Telefone_________________________________________________________________

(8)

8 O seu educando vai frequentar o Prolongamento de Horário? (assinale com um X a sua resposta)

Sim ____ Não ____

Se respondeu SIM à pergunta anterior, indique a hora em que vem buscar o seu educando à escola.

_______________________________________________________________________________________________________________ Quem vem buscar o seu educando à escola?

_______________________________________________________________________________________________________________

Com quem vive

(9)

9

Alimentação

Cuidados a ter: ___________________________________________________________________________________________________ É alérgico a algum alimento? Qual? __________________________________________________________________________________

Saúde

Problemas de saúde________________________________________________________________________________________________ Alergias_________________________________________________________________________________________________________ Cuidados especiais________________________________________________________________________________________________

(10)

10

O ESPAÇO

O espaço deverá ser amplo e não ser uma cópia da sala do Jardim-de-infância.

O espaço livre é fundamental para o desenvolvimento de atividades que permitam à criança o movimento e a organização de brincadeiras livremente.

As áreas “organizadas” deste espaço, terão especialmente uma intenção lúdica, que deverão permitir também à criança desenvolver e cultivar a sua criatividade.

(11)

11

TEMA ANUAL “ O território”

No âmbito do tema anual “O território” serão desenvolvidas atividades que promovam esta temática, valorizando os recursos naturais, a cultura e os monumentos que existem no concelho.

A Escola deve ser um espaço onde se possa lidar com as situações de conflito que surgem no dia-a-dia, onde se promovam valores e princípios, se desenvolvam competências sociais, envolvendo toda a comunidade, para que a mesma possa ser um local onde aqueles que são os adultos de amanhã possam crescer desenvolvendo harmoniosamente competências sociais, afetivas e de cidadania. A prevenção de comportamentos desajustados implica que se trabalhem as atitudes, tendo em conta que “atitudes são o modo de nos encararmos a nós mesmos e aos outros (…) são as formas habituais de pensar, amar, sentir e comportar-se (…) são as formas que temos de reagir perante os valores.

Considera-se que mais importante do que definir normas e regras comportamentais, é trabalhá-las com os alunos investindo na mudança de comportamentos e atitudes de uma forma assertiva e positiva, potenciando a sua autoestima. Ao possibilitar a interação com diferentes valores e perspetivas, a educação pré-escolar constitui um contexto favorável para que a criança vá aprendendo a tomar consciência e si e do outro. Desta forma a educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores.

(12)

12

ATIVIDADES EM GERAL

“JOGOS TRADICIONAIS”

Jogos tradicionais constituem uma atividade extraordinariamente rica, que contribuiu para o desenvolvimento da criança, pelo que devem ser considerados um meio educativo.

O dinamismo lúdico e a carga afetiva que encontramos nos jogos tradicionais contribuem para:  A integração em grupo

 A aquisição de uma certa disponibilidade corporal  O desenvolvimento do sentido rítmico

 O enriquecimento oral da linguagem  A formação da personalidade

No jogo o corpo não é só instrumento de ação que produz e consome energia, como também é instrumento de expressão e comunicação.

“FAZ-DE-CONTA…”

O Faz-de-Conta é a representação máxima da expressão dramática, sendo um marco fundamental no desenvolvimento, pois facilita um progresso equilibrado.

(13)

13 Ao animador compete, desenvolver, promover, aproveitar, provocar, proporcionar situações de faz-de-conta e ainda contar histórias para enriquecer todas as brincadeiras que estejam associadas ao faz-de-conta. Tudo isto vai ajudar a criança a observar e a interpretar vivências da sua relação com o meio envolvente e intervir no sentido de alargar as fronteiras do jogo.

Dentro deste mundo do imaginário é interessante evidenciar a importância do jogo simbólico e do jogo dramático.

O Jogo Dramático é importante visto que é nas dramatizações que as crianças aprendem a julgar a conduta dos outros. Existem vários meios para fazer com que a criança se descubra a si própria e aos outros, como por exemplo manipular fantoches livremente ou até mesmo criar diálogos simples.

O Jogo Simbólico constitui as primeiras formas de expressão dramática infantil.

“SONS E MOVIMENTO”

Juntar música e movimento permitirá à criança explorar os sons, o carácter lúdico das palavras (letras das canções) e a dança. Através desta exploração a criança exprime-se e comunica através do próprio corpo e dos materiais disponíveis.

Os próprios instrumentos musicais permitem à criança reconhecer e imitar sons.

“JOGOS DE MESA”

A utilização de vários jogos permite à criança resolver problemas lógicos e quantitativos. Estes jogos permitem à criança estabelecer semelhanças e diferenças, fazer corresponder quantidades ou algarismos, comparação e nomeação de tamanhos, formas, … Através dos jogos a criança adquire o conceito de espaço, de tempo e de género.

(14)

14 Através da expressão motora as crianças aprendem a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo. As diferentes formas de movimento permitem à criança tomar progressivamente conhecimento das diferentes partes do corpo e também a interiorização do esquema corporal. Estas atividades deverão decorrer no espaço exterior sempre que possível.

(15)

15

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO PROLONGAMENTO DE HORÁRIO

“JOGOS

TRADICIONAIS”

“FAZ-DE-CONTA”/

“DRAMATIZAÇÕES”

“SONS E

MOVIMENTO”

“JOGOS DE

MESA”

“JOGOS DE

MOVIMENTO”

Jogos

tradicionais

(corrida de sacos,

jogo das latas, jogo

da cadeira, jogo dos

5 sentidos, jogo do

gato e do rato, jogos

de roda, o guarda do

museu,…)

● Expressão Dramática

(contar

histórias

às

crianças;

Realizar

dramatizações; Transmitir

conhecimentos antigos da

região de Cinfães, como

por exemplo, lengalengas,

adivinhas,

provérbios,

trava-línguas,

poesias),

valorizando

assim

os

ditados populares. Neste

tipo

de

atividade

a

● Psicomotricidade

Dança

Expressão

Corporal

Cantar canções de

acordo com os

temas

realizados

pelas educadoras.

Acompanhar

as

canções

com

instrumentos

Puzzles;

Dominós;

Tabelas de dupla

entrada;

Picos de encaixe;

Jogos

sobre

as

regras de cidadania;

Jogo do galo;

Jogo dos pares;

Legos…

Expressão

Motora

● Motricidade Global

Realização

de

exercícios físicos.

Criar

coreografias

diferentes.

Introduzir jogos de

movimento utilizando

sempre que possível

o espaço exterior;

(16)

16

participação da família é

fundamental, para que

todos estes “saberes”

nunca se percam e se

passe de geração em

geração;

Criar

personagens

imaginárias, como por

exemplo, o cozinheiro ou

o

cientista,

proporcionando assim a

exploração

de

várias

experiências;

musicais.

Jogos tímbricos

Exercícios

de

atenção auditiva.

Distinção

dos

sons.

Criação de percursos

Nota: Todas as atividades que requerem movimento terão que ser efetuados em espaços amplos, como foi referido anteriormente e sempre que possível usufruir ao máximo do espaço exterior. Assim podemos proporcionar ocasiões de bem-estar à criança.

(17)

17

Animadores Pedagógicos:

Aurora Maria Silva Alves

Bruno Alexandre Fonseca Teixeira Diana Alexandra de Barros Madureira Diana Patrícia Vasconcelos da Silva Maria Emília Teixeira Brites

Susana Patrícia Sousa Pinto Vânia Catarina Alves Pereira

Referências

Documentos relacionados

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação