• Nenhum resultado encontrado

Construção contribui com a criação de empregos formais, mas saldo ainda é insuficiente para o setor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Construção contribui com a criação de empregos formais, mas saldo ainda é insuficiente para o setor"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NEWSLETTER 23/04/2018 / EDIÇÃO 6067 View this email in your browser

Construção contribui com a criação de empregos formais, mas

saldo ainda é insuficiente para o setor

Os mais recentes dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho, mostram que, em março

(2)

de 2018, a construção civil contribuiu positivamente com a criação de empregos formais no Brasil e gerou 7.728 postos. Apesar de ser um alento para o setor, o resultado ainda é bastante tímido diante da perda de mais de 1 milhão de vagas nos últimos quatro anos. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, reforça a importância do fortalecimento do setor para a recuperação econômica do País. "O Brasil só crescerá com sustentabilidade quando a construção civil voltar a ser o maior gerador de empregos", afirma. Atualmente, o setor conta com aproximadamente 2 milhões de empregados com carteira assinada.

A recuperação do emprego formal no setor da construção – o terceiro melhor resultado entre os setores econômicos pesquisados –, ainda com alternância de saldos mensais positivos com negativos, mostra, no acumulado do ano, saldos positivos disseminados por todo o País. A região Norte a única que acumula resultado negativo em todas as bases de comparação (mensal, anual e 12 meses anteriores) em março.

Até o momento, no total de 2018, a construção gerou 21.209 postos de empregos formais, o que representa um crescimento de 1% do estoque de trabalhadores do setor – resultado contrário ao observado no mesmo período de 2017, quando haviam sido eliminadas 21.149 vagas. No acumulado dos últimos doze meses, ainda se registra uma perda de 64.119 postos. Já o Brasil, pelo terceiro mês consecutivo, registrou criação de empregos formais. No ano, já são 204.064 novas vagas.

Share Tweet Forward

Tendências para uma construção sustentável serão

apresentadas ao público do 90º Enic em painel da CMA/CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) levará aos presentes no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) as tendências da construção sustentável para 2018-2020, apresentando cases e promovendo discussões sobre o futuro da sustentabilidade no setor da construção civil. O evento acontecerá em maio, na capital catarinense, e a temática integrará a programação técnica da Comissão de Meio Ambiente (CMA), no primeiro painel de 17 de maio, das 14h às 16h.

(3)

Emissions Buildings”, uma discussão em torno dos chamados Edifícios de Energia Zero (ZEB’s, na sigla em inglês). Grande aliado para a sustentabilidade energética da construção civil, os ZEB’s produzem mais energia do que consomem ao longo de um ano, tendo sido incorporados à estratégia energética de diversos países pelo mundo.

Para mostrar a disseminação e o futuro dos ZEB’s no Brasil, o case apresentado será o Torre Residencial, projeto piloto da Certificação GBC Brasil Zero Energy. Este é um reconhecimento entregue pela organização não governamental (ONG) Green Building Council Brasil às edificações autossustentáveis que comprovarem que o consumo de energia local de sua operação anual é zerado, por uma combinação de alta eficiência energética e da geração de energia por fontes renováveis. Confirmado como palestrante está Rodrigo Basso, gerente de Novos Negócios da Montage Construtora.

O programa de trabalho da CMA no 90º Enic conta com a correalização do Senai Nacional e as inscrições para o evento podem ser feitas pelo site do Enic. http://cbic.org.br/enic/

Share Tweet Forward

Medida Provisória sobre a Reforma Trabalhista perde valor

nesta segunda-feira

Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

A Medida Provisória nº 808/2017, que trouxe modificações à Lei nº 13.457/2017 (Reforma Trabalhista), perde sua validade nesta segunda-feira (23/04), pois não foi votada e aprovada pelos deputados e senadores no prazo de 120 dias contados de sua publicação.

(4)

Desta forma, voltam a valer as regras originais da Lei 13.467/17, sem as alterações trazidas pela MP 808/17. Destaque para:

Possibilidade de se estabelecer jornada 12×36 mediante acordo individual ou negociação coletiva de trabalho.

Tarifação da indenização por dano moral com base no valor do salário do trabalhador e não mais do teto dos benefícios do INSS.

Afastamento obrigatório da gestante somente nas atividades com grau máximo de insalubridade. Em locais de insalubridade média e mínima, o afastamento de grávidas fica condicionado à apresentação de atestados médicos.

Deixam de ser consideradas verbas salariais, ainda que habituais: ajuda de custo, auxílio-alimentação (vedado seu pagamento em dinheiro), diárias para viagem, prêmios e abonos.

Fim das regras para a transição do contrato de trabalho padrão para o intermitente, entre outras.

Em entrevista à Rádio CBN, na última sexta-feira (20/04), o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC), Fernando Guedes, avalia que não há dúvidas, com ou sem Medida Provisória, as regras estão valendo. “Mudou a regra geral, tem que adaptar inclusive por questão de isonomia porque não se pode ter dois empregados dentro da mesma empresa, diante do mesmo empregador, com situações idênticas mas percebendo benefícios diferentes porque um teve contrato firmado antes da entrada em vigência da reforma, e outro depois.”

Na última sexta-feira (20/04), a Casa Civil informou que o governo federal avalia regulamentar pontos da reforma trabalhista por meio de decreto. A íntegra da Lei pode ser consultada através do link.

Para acessar a íntegra da matéria da Rádio CBN - MP que atenuava impacto da reforma trabalhista perde a validade nos próximos dias, clique aqui.

(Com informações do Infotrab nº 06 – Abril 2018 e da CBN)

Share Tweet Forward

CBIC integra missão da Confederação Internacional das

Associações de Construção (CICA) a Washington D.C.

(5)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo presidente José Carlos Martins, o consultor/advogado Fernando Vernalha e a gestora dos projetos de infraestrutura da entidade, Denise Soares, participou nos últimos dias 19, 20 e 21 de abril, em Washington D.C., da missão da Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA), durante as reuniões de primavera do Banco Mundial.

(6)

(Chile) se reuniu com a vice-presidente de Política de Operações e Serviços ao País do Banco Mundial (OPCS), Manuela Ferro; a diretora de Gestão Financeira e Aquisições, Jennifer Thomson, e o diretor de Suprimentos, Enzo De Laurentiis, para tratar dos temas Implementação da nova política de Aquisições do Banco Mundial; "Implementação de requisitos ambientais, sociais, de saúde e segurança no contexto de Contratos financiados por MDBs"; "Interesse de cláusulas para a formação profissional da força de trabalho local por empreiteiros"; "Contratos financiados pelo MDB para fortalecer os setores privados locais"; "Plataforma Source", e "Luta contra a corrupção: uso da norma ISO 37001 / inclusão no contrato de empréstimo da cláusulas declarando que o Mutuário está comprometido em respeitar totalmente as diretrizes de Integridade do Banco Mundial".

Na sequência, a equipe se reuniu no International Finance Corporation (IFC), com o especialista chefe da Indústria, Pierre Pozzo di Borgo, e com John G. Graham, do Grupo Global de Transporte, onde tratou das tendências nos mercados de PPPs do ponto de vista do IFC (com foco na África e na América Latina) e dos instrumentos inovadores de financiamento.

No 20 de abril, o grupo se reuniu com o vice-presidente para temas globais e sua equipe do Banco Mundial, Hartwig Schafer, onde foram abordados os temas Análise e propostas dos organismos multilaterais para novas formas de atender às necessidades de infraestrutura e apresentação das propostas para facilitar a participação de empresas de médio porte no mercado de infraestrutura apresentadas pelo consultor Fernando Vernalha. A CBIC lidera o grupo de trabalho da CICA que trata do tema.

Também participaram da delegação da CICA, Fanny Dastugue, diretora Geral da CICA (França); Carlos Bascou, conselheiro da Câmara Chilena de Construção (Chile), Roger Fiszelson, assessor da CICA (França); Thibaut Happel, da Vinci Construction International Network Sogea Satom (França); Fernando Lago, diretor da Câmara Argentina de Construção e presidente do Grupo de Trabalho CICA PPP (Argentina); Jean-Louis Marchand, presidente da Federação Europeia da Indústria da Construção (FIEC -França); Daniel Tardy, tesoureiro da CICA e ex-presidente da CICA, FIEC, FNTP (-França); Sergio Torretti, presidente da Câmara Chilena de Construção (Chile); Manuel R. Vallarino, ex-presidente da Câmara de Construção do Panamá, ex-presidente da FIIC e ex-presidente da CICA (Panamá), e Cristian VIAL Gueneau de Mussy, gerente de Assuntos Internacionais da Câmara Chilena de Construção (CChC) (Chile).

Os temas tratados durante a missão tem interface com o Projeto de Integração Nacional da entidade, e conta com o apoio do Senai Nacional.

Share Tweet Forward

Workshop sobre desempenho acústico de pisos fornece

subsídios para revisão da Norma de Desempenho

(7)

Foto: Enzo Bertolini

Na última quinta-feira (19), realizou-se, na capital paulista, novo workshop para a identificação de necessidades de revisão da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575:2013). Promovido pela CBIC e pelo Senai Nacional, em correalização com o SindusCon-SP e o Secovi-SP, o workshop foi focado nos requisitos e critérios relativos ao desempenho acústico dos sistemas de pisos.

Os pontos-chaves de necessidades de revisão se referem à clareza sobre os ambientes da aplicação dos critérios com melhoria do texto; avaliação da possibilidade de inclusão de métodos de estimativa em projeto; e ensaios laboratoriais. Destacou-se ainda a necessidade de aperfeiçoamento e sistematização do conhecimento sobre o desempenho dos sistemas de lajes e revestimentos de diferentes tipologias, organizando-se os dados de inúmeros ensaios existentes atualmente. A ProAcustica informou que lançará, em breve, um selo de qualidade para os laboratórios.

Também se discutiu no workshop que as empresas construtoras têm adotado soluções apropriadas para cada segmento de mercado, tendo em vista a incidência das soluções no custo das construções; e que já é possível destacar para os clientes finais o desempenho diferenciado obtido com tais soluções, segundo os níveis mínimo ou intermediário previstos pela Norma.

O próximo workshop, sobre análise dos requisitos e critérios de durabilidade, será organizado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) no dia 10 de maio, com transmissão via web. Relatório completo da série de workshops está sendo preparado e o tema merecerá painel especial no 90° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis (SC).

(8)

Grupo de Trabalho CBIC e Caixa volta a se reunir para discutir

e avaliar composições da revisão do Sinapi

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) – referência na formação dos custos nas licitações públicas –, composto por representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Caixa Econômica Federal, gestora do sistema, se encontrou no último dia 18 de abril, na sede da Caixa, em Brasília, mais uma reunião técnica para discutir pontos de interesse para o mercado da Construção Civil.

O Sinapi vem passando por uma profunda reforma, ampliando as composições unitárias e detalhando cada uma delas para que haja melhor compreensão dos orçamentistas. Essa revisão vem sendo acompanhada pela CBIC, por meio da sua Comissão de Obras Públicas (COP) desde o início (2013). Esse trabalho se apoia em reuniões técnicas mensais entre as equipes da COP/CBIC e da Caixa para a discussão e avaliação das composições revisadas, com o sentido de validar a sua inclusão no Sistema, onde ficarão liberadas para utilização do público. E aos seminários técnicos que integram o projeto de “Melhoria da Competitividade e Ampliação do Mercado da Infraestrutura” da entidade, com a correalização do Senai Nacional, e apoio da Caixa, já realizado em 20 cidades do País a fim de disseminar os resultados já alcançados com a revisão do Sinapi.

Mais informações sobre o tema podem ser solicitadas pelo e-mail da COP/CBIC. cop@cbic.org.br

(9)

Radar Trabalhista CPRT/CBIC: Prorrogado prazo para

conclusão de estudo sobre a Reforma Trabalhista

A edição 38/2018 do Radar Trabalhista CPRT/CBIC, com matérias relativas à semana de 16 a 20 de abril, destaca que o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, concedeu, no último dia 18 de abril, 30 dias de prorrogação de prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão de ministros criada para estudar a aplicação da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) e apresentar conclusões ao Tribunal.

Clique aqui para ler a íntegra desta matéria e das demais que compõem o Radar Trabalhista, disponíveis no site da CPRT/CBIC.

(Com informações do Tribunal Superior do Trabalho)

Share Tweet Forward

25 de abril

II SEMINÁRIO A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA NA PERSPECTIVA DO STJ – A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR Horário: 9h às 13h

Local: Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça Endereço: SFS, quadra 6, lote 1, trecho III, Brasília

25 de abril

Evento: Reunião do Conselho de Administração da CBIC Horário: 13h30 às 17h

(10)

em Brasília-DF

YouTube Email Website Twitter Facebook Flickr SoundCloud

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SBN - Quadra 01 - Bloco I - Edifício Armando Monteiro Neto - 4º Andar - CEP 70.040-913 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list update subscription preferences Inscreva-se aqui para receber nossos informativos

Referências

Documentos relacionados

forma de um imposto, uma contribuição para as despesas do monopólio, mas esta disposição não proíbe aplicar, de modo idêntico, uma imposição a um produto importado e a um

4.2 A EXISTÊNCIA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL A confecção de um planejamento institucional para as universidades públicas federais foi estabelecido pelo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esse recurso é interessante para quando é necessário que o computador tenha um endereço IP fixo, ou seja, que não muda a cada conexão. Em redes muito grandes, é possível que

A criação de um projeto que atue efetivamente na prevenção da Doença Renal Crônica (DRC) e esclareça as suas complicações entre pacientes hipertensos e/ou diabéticos

É sobre este tema da sinodalidade da igreja que nos propomos reflectir neste número da “comunidade cristã”, como forma de preparar as eleições para o conselho pastoral que

Ná Fábrica de Cacia do grupo Portucel Soporcel as principais áreas da gestão da segurança e saúde no trabalho onde se concentram os indicadores proativos são: gestão dos

The specimens had their skulls removed (they were all very damaged with the basicranium broken) and linear measurements (mm) of total length, tail length, ear length, forearm