• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Campus Universitário - Lagoa Nova - 59072-970 - Natal - RN Fone: (84) 3342-2299 R. 100 ou (84) 9193-6315

E-mail: pibidufrn@gmail.com

Núcleo de Iniciação à Docência ‘Paulo Freire’ PIBID/FISICA/UFRN

E-mail: pibid@fisica.ufrn.br

EDITAL N°. 03/2020 - PIBID/FISICA/UFRN

PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES LICENCIANDOS PARA VOLUNTÁRIOS

E BOLSISTAS

DE

INICIAÇÃO

À

DOCÊNCIA

NA

ÁREA

DE

FÍSICA

CHAMADA IMEDIATA CHAMADA SOB DEMANDA

PARA BOLSISTA: 2 VAGAS PARA BOLSISTA: 6 VAGAS PARA VOLUNTÁRIO: 6 VAGAS PARA VOLUNTÁRIO: 6 VAGAS

INSCRIÇÕES: 18-24 Set; ARGUIÇÕES: 28-29 Set; RESULTADO: 30 Set 2020

CRITÉRIOS E NORMAS

A Coordenação Institucional e a Coordenação da Área de Física do Programa PIBID/UFRN tornam público aos interessados que estarão abertas as inscrições para seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência na área de física para chamada imediata e posterior sob demanda (formação de um cadastro de reserva), tendo em vista atender ao EDITAL N°.2/2020-CAPES, de 6 de janeiro, 2020, selecionador de instituições aptas. A seleção será procedida de acordo com as normas estabelecidas neste documento e com a legislação referente ao Programa PIBID, em especial, o Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010 e as Normas Gerais do PIBID, aprovadas pela Portaria Capes nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Estes critérios e normas atendem, especificamente, aos estudantes do curso presencial de Licenciatura na área acima especificada.

1 - DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

1.1 - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) apresenta os seguintes objetivos, previstos na Portaria nº 259 da CAPES, item 2, 2.1.1:

a) Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; b) Contribuir para a valorização do magistério;

c) Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;

d) Inserir os discentes Licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

(2)

2 e) Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

f) Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

2 - DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

2.1 – O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação atendendo às atribuições legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 8.752, de 09 de maio de 2016 e Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31), ao Decreto 7.219, de 24 de junho de 2010, às normas do Edital Nº 02/2020-CAPES e à legislação em vigor aplicável à matéria.

2.2 – O PIBID/UFRN inclui atividades remotas e presenciais nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, incluindo os Polos de Apoio UAB (cursos a distância) e nas escolas públicas participantes do programa, designadas por Convênios estabelecidos entre a UFRN e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), e entre a UFRN e Secretarias Municipais de Educação (SME).

2.2.1 - Eventualmente, algumas atividades poderão ser realizadas em terceiros locais, sempre supervisionadas e com apoio institucional, desde que visem atender o interesse da formação complementar do bolsista.

3 - DOS CANDIDATOS A BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

3.1 - Poderão concorrer à Bolsa de Iniciação à Docência os estudantes regularmente matriculados no Curso de Licenciatura em Física, área prevista neste documento, sejam da modalidade presencial ou a distância (vinculados ao polo indicado), que tenham concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de Licenciatura ao ingressar no programa e que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Edital Nº 02/2020 -CAPES e pela Portaria nº 259, de 17 de dezembro de 2019, que rege o Programa PIBID.

4 – DO NÚMERO DE VAGAS

4.1 – O PIBID/UFRN oferece, nesta chamada em particular, oportunidade de ingresso imediato e de entrada em cadastro de reserva para posterior ingresso no programa.

(a) Para chamada imediata, são oferecidas duas (02) vagas para bolsista e quatro (06) vagas para voluntário, sem recebimento de bolsa. Os candidatos a voluntários deverão se submeter a este processo seletivo para essas vagas específicas.

(3)

3 (b) Para chamada sob demanda, desejamos formar um cadastro de reserva, para o que estamos oferecendo seis (06) vagas para bolsista e seis (06) vagas para voluntário.

(c) Integrantes desse cadastro de reserva serão convocados sempre que houver necessidade de substituição de participante.

(d) Com essa chamada imediata, preencheremos nossa cota composta de um total de 24 (vinte e quatro) bolsas, sendo 16 (dezesseis) para estudantes do curso

presencial de Licenciatura em Física, sediado no campus central, e 8 (oito) para

estudantes do curso a distância de Licenciatura em física, sediado no Polo de Apoio

Presencial UAB de Nova Cruz da UFRN. Reproduzimos aqui o quadro de vagas deste

edital mostrado no início:

CHAMADA IMEDIATA CHAMADA SOB DEMANDA

PARA BOLSISTA: 2 VAGAS PARA BOLSISTA: 6 VAGAS PARA VOLUNTÁRIO: 6 VAGAS PARA VOLUNTÁRIO: 6 VAGAS

4.1.1 – Os dois (02) discentes Licenciandos selecionados para chamada imediata e para serem contemplados com bolsa, serão alocados em um mesmo e único Núcleo de

Iniciação à Docência na área de física, sendo um (01) deles vinculado ao grupo do

curso presencial e o outro vinculado ao grupo do curso a distância.

4.1.2 – Os seis (06) discentes Licenciandos selecionados para chamada imediata na condição de voluntários, sem recebimento de bolsa, serão alocados em um mesmo e único Núcleo de Iniciação à Docência na área de física, sendo quatro (04) vinculados ao grupo do curso presencial e dois (02) vinculados ao grupo do curso a distância. 4.1.2 - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ainda oferece um total de seis (06) vagas para participantes voluntários, que não concorrem a bolsas, sendo (quatro (04) do curso presencial e dois (02) do curso a distância.

4.1.4 - Sempre que houver exclusão de bolsistas do programa, seja por desistência ou por não cumprimento dos compromissos assumidos, haverá imediata convocação de nome classificado do cadastro de reserva dos candidatos a bolsa; o convocado poderá assumi-la, desde que tenha sido liberada nos casos de remoção de bolsistas.

4.1.5 – Sob nenhuma hipótese será liberada a qualquer tempo bolsa para voluntários. Aqueles voluntários que tiverem a pretensão de terem uma bolsa concedida devem concorrer a vagas específicas para bolsistas.

5 - DOS RECURSOS FINANCEIROS, DA DURAÇÃO E VALOR DAS BOLSAS

5.1 - Os recursos financeiros do PIBID destinam-se, exclusivamente, ao pagamento de bolsas para os discentes Licenciandos da graduação, professores coordenadores de área, professores supervisores das escolas públicas conveniadas e, também, para o custeio das atividades do PIBID.

5.2 – O valor da Bolsa de Iniciação à Docência está fixado em R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, a ser concedida pela CAPES diretamente aos beneficiários, em conta corrente própria, durante a execução do Projeto.

5.3 - A duração da Bolsa de Iniciação à Docência será de até 18 (dezoito) meses, a partir do início das atividades do PIBID/UFRN, determinado pela CAPES, em conformidade com o projeto institucional aprovado, sendo respeitado o prazo de vigência do Projeto junto à CAPES.

(4)

4 5.4 – A qualquer tempo, durante a execução do Subprojeto, será permitida a substituição do bolsista de iniciação à docência, no caso de descumprimento das normas e exigências do Programa PIBID, passando a bolsa aos componentes do cadastro de reserva de bolsistas.

6 – DOS REQUISITOS E DAS RESPONSABILIDADES

6.1 – Os requisitos para assumir a Bolsa de Iniciação à Docência são:

6.1.1 - Estar regularmente matriculado em curso de Licenciatura na área especificada neste documento, no caso, o Curso de Licenciatura em física da UFRN, presencial ou a distância; para este edital, em particular, o curso a distância deve estar vinculado ao polo de apoio UAB de Nova Cruz;

6.1.2 - Ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de Licenciatura ao ingressar no programa;

6.1.3 - Ser aprovado em processo seletivo realizado pela Instituição de Ensino Superior;

6.1.4 - Possuir bom desempenho acadêmico compatível com os objetivos do PIBID; 6.1.5 - Ter disponibilidade de dedicação às atividades do PIBID UFRN, no período de vigência da bolsa, de 20 (vinte) horas semanais, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares.

6.1.6 - Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado pela CAPES, especialmente no tocante à disponibilidade de carga horária. 6.1.7 - Ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, conforme Edital N°. 02/2020 - CAPES. O cadastro na Plataforma Capes pode ser realizado através desse link: https://freire2.capes.gov.br/portal/. É possível acessar o manual do usuário da Plataforma Capes através do seguinte link: https://freire2.capes.gov.br/assets/MANUAL_DO_USUARIO_2019.pdf

6.2 – São compromissos a serem assumidos pelo Bolsista de Iniciação à Docência PIBID/UFRN:

6.2.1 - Comprometer-se, no período de vigência da bolsa, a dedicar 20 (vinte) horas

semanais às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

6.2.2 - Executar o plano de atividades aprovado;

6.2.3 - Manter atitudes de solidariedade, ética e respeito, não só em relação a colegas e professores, mas também a toda a comunidade acadêmica, e atuar sempre de forma responsável; tais atitudes são também exigidas em relação à presença e atuação do bolsista na escola.

6.2.4 - Pautar-se sempre nas suas interações acadêmicas (na universidade) e escolares sob os critérios da responsabilidade individual, impessoalidade, transparência e decoro, além de evitar prevaricações;

6.2.5 - Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho na escola, divulgando-os na instituição onde estuda, em eventos de iniciação à docência promovidos pela instituição e em ambiente virtual do PIBID organizado pela CAPES; 6.2.6 - Informar ao coordenador de área quaisquer alterações cadastrais e eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram inscrição e permanência no PIBID; é

(5)

5 pedida especial atenção à necessidade eventual de atualização de número de telefone ou endereço de correio eletrônico;

6.2.7 - Elaborar e enviar, periodicamente, ao coordenador de área da UFRN, relatórios das atividades de iniciação à docência realizadas junto às Escolas Participantes e no âmbito da Universidade;

6.2.8 – Não receber qualquer outro tipo de auxílio (bolsa) durante o período de participação no projeto PIBID (este item não considera auxílio alimentação, moradia, transporte);

6.2.9 - Firmar Termo de Compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes, obrigando-se a cumprir as metas pactuadas pela UFRN no projeto e a devolver à CAPES eventuais benefícios recebidos indevidamente.

6.2.10 – Comprovar diretamente com a Capes por meio de sistema eletrônico a veracidade das informações bancárias fornecidas à coordenação do programa.

7 – DOS PRAZOS E LOCAL DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS À BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

7.1 - O estudante candidato à Bolsa de Iniciação à Docência deverá solicitar sua inscrição neste processo seletivo através de mensagem ao e-mail pibid@fisica.ufrn.br

(sem acento agudo), incluindo todos os documentos exigidos, digitalizados e anexados à mensagem.

7.2 – Datas para envio da mensagem via e-mail solicitando inscrição do candidato à bolsa: 18 a 24 de Setembro, 2020, com recebimento 24 horas por dia. Inscrições recebidas com datas de envio a partir de 25 de Setembro 2020 não serão consideradas.

7.3 – Toda a completeza e correção da documentação exigida, inclusive a ficha de inscrição preenchida e assinada, é de responsabilidade exclusiva do candidato(a) a bolsista ou voluntário(a), cabendo ao coordenador de área a confirmação do recebimento da mensagem respondendo ao e-mail.

8 – DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

8.1 - Para a inscrição dos estudantes candidatos a bolsa, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

8.1.1 - Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo I);

8.1.2 - Cópia do CPF, Carteira de Identidade (R.G.) (esses dois documentos podem ser substituídos pela Carteira Nacional de Habilitação, desde que válida) e comprovante eleitoral; este último deve ser emitido por meio de acesso ao portal do TRE/RN:

http://www.tre-rn.jus.br/, onde é possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral); não vale o ticket de comprovante de votação, recebido no dia da eleição.

8.1.3 - Cópia do Histórico Escolar da graduação, atualizado (constando resultado da matrícula em disciplinas em 2020-6), no formato padrão adotado pela UFRN (emitido via Sigaa); para estudantes ingressantes em 2020, entregar também cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio.

(6)

6 8.1.4 - Carta de motivação digitada (contendo no mínimo 560 caracteres, no máximo 840 caracteres) e assinada, endereçada ao coordenador do subprojeto, justificando seu interesse em atuar como bolsista de iniciação à docência e futuramente como professor na educação básica pública, e evidenciando outras atividades desenvolvidas ao longo do processo formativo que envolvam a docência;

8.1.5 - Informações, por escrito, com assinatura, sobre a renda familiar per capita, tipo de moradia (própria, alugada, cedida etc.), profissão dos pais e fonte de renda principal.

8.2 - Para pleitear a concessão da bolsa tendo sido aprovado e selecionado no

processo seletivo, é necessário, além dos documentos citados no ítem 8.1, também o seguinte:

8.2.1 - Comprovante de cadastro emitido pela Plataforma Capes de Educação Básica, após preenchimento do Curriculum Vitae, conforme explicitado no item 6.1.7 (Arquivo PDF gerado após finalização de cadastro; link de download na página inicial do CV). A entrega deste comprovante é obrigatória, podendo ser feita preferencialmente no ato da inscrição ou imediatamente após a divulgação do resultado do processo seletivo.

9 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

9.1 - O processo de seleção dos bolsistas de iniciação à docência será conduzido pelo coordenador da área especificada neste documento (no caso, a área de física) e ocorrerá em duas etapas:

9.1.1 – Análise de documentos, sendo excluído do Processo Seletivo o candidato(a) que não entregar a documentação exigida no item 8, supra.

9.1.2 – Arguição individual em forma remota, por videochamada, cujos dados serão fornecidos junto à lista de inscrições aceitas e o cronograma das arguições.

9.2 – Caberá à Comissão de Seleção, composta pelo coordenador do subprojeto na UFRN e pela Coordenação do curso de graduação na UFRN e/ou membros do colegiado do curso, para a área designada nesse documento:

● Receber e dar deferimento à documentação dos candidatos; ● Avaliar a documentação dos candidatos;

● Divulgar a lista de candidatos inscritos e o cronograma das entrevistas; ● Proceder à entrevista individual dos candidatos;

● Divulgar os resultados da seleção.

9.3 – A Comissão de Seleção levará em consideração o desempenho escolar do candidato(a) no curso de graduação (para os ingressantes em 2020, no ensino médio), as justificativas apresentadas na carta de motivação, e a adequação do perfil do candidato(a) aos objetivos do Programa PIBID.

9.4 – Dentre os candidatos com desempenho acadêmico e perfil adequados ao Programa PIBID, serão priorizados aqueles oriundos da Rede Pública de Educação

Básica ou com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Também

deverão ser priorizados os estudantes que, atendendo a exigência do ítem 6.1.2 acima, estejam cursando, no momento da seleção, do 2º ao 6º período no curso contemplado neste documento.

(7)

7 9.5 – A Comissão de Seleção deverá, juntamente com o resultado final da seleção, divulgar o cadastro reserva para bolsistas e para voluntários com a classificação dos candidatos.

9.5.1. – O cadastro de reserva será utilizado para chamada de novos bolsistas de iniciação à docência na eventualidade de desistência ou desligamento de bolsistas vinculados ao Programa, priorizando-se a concessão da bolsa pela ordem de classificação nesse cadastro. Nesse caso, os Licenciandos voluntários permanecem nessa condição.

9.5.2 - O cadastro deixará de ser válido no ato de lançamento de um novo edital de processo seletivo do Programa PIBID/UFRN, na mesma área (física).

10 - DO CRONOGRAMA E LOCAIS RELEVANTES

10.1 - Inscrições: 18 a 24 Set 2020 conforme instruído no ítem 7 (todas com a documentação exigida, necessária e completa).

10.2 - Divulgação da lista de candidatos inscritos e do cronograma das arguições: 25

Set 2020. Essa divulgação será feita em fórum dos respectivos cursos no Sigaa, que

envia a postagem aos interessados via e-mail. O cronograma dará prioridade ao horário noturno e vespertino, nessa ordem.

10.3 – Arguições individuais: 28 e 29 Set 2020, de acordo com cronograma definido pela Comissão de Seleção e divulgado em 25 Set 2020.

10.4 - Divulgação dos resultados: 30 Set 2020 – O resultado será publicado, assim como este edital, no setor do PIBID no portal da PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação: http://www.prograd.ufrn.br/documento.php?id=109478537

11 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 - Não serão aceitas inscrições que: a) Forem encaminhadas fora do prazo.

b) Estiverem sem assinatura de qualquer um dos envolvidos (carta de motivação, ficha de inscrição, declaração de renda per capita etc.)

11.2 – Eventuais esclarecimentos podem ser solicitados via e-mail: pibid@fisica.ufrn.br 11.2 - Casos omissos serão avaliados e deliberados pela Comissão de Seleção.

Natal, 18 de Setembro, 2020

CICLAMIO LEITE BARRETO

Coordenador do Núcleo de Iniciação à Docência ‘Paulo Freire’ Subprojeto de FÍSICA do PIBID/UFRN

JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA

(8)

8 BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS

(9)

9

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Ilmo(a). Sr.

Prof. Dr. CICLAMIO LEITE BARRETO

Coordenador do subprojeto do PIBID/FÍSICA/UFRN, vinculado aos Cursos de Licenciatura em Física presencial e a distância

O(a) abaixo assinado(a) __________________________________________________________ Brasileiro(a), Estado Civil _________________, Licenciando(a) em: _______________________ Data de Nascimento: ____/____/_____, Naturalidade: ______________________ Residente e Domiciliado(a) na Rua/Av. ___________________________________________ N°. _________ Complemento: __________________________________________ Bairro: ________________ CEP: __________, na Cidade: _______________ Estado: ______, Telefone fixo: ____________ Celular: _________________________, Matrícula na UFRN: ____________________________ E-mail funcional e legível: _____________________________@________________________ Portador(a) dos seguintes documentos: CPF: _____________________,

RG: _________________ Org. Exp: ____________ Data de emissão: _____________________ Apresentando documentação inclusa, vem requerer a V. Sa., a inscrição no Processo de Seleção de Bolsista de iniciação à docência para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de FÍSICA.

Ainda pelo presente, e melhor forma de direito, declara:

1) Conhecer os critérios e normas estabelecidos pela Coordenação Institucional do PIBID/UFRN, especificando requisitos mínimos exigidos para o presente processo seletivo; 2) Declara ter entregue a documentação exigida no item 8 supra;

3) Declara, ainda, ter disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar às atividades do PIBID/UFRN.

Nestes termos, pede deferimento.

__________________________, ______ de _______________ de 2020.

____________________________________________ Assinatura do Candidato

Referências

Documentos relacionados

- LEITURA MENSAL: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: inesgotável fonte de misericórdia materna e Milagres de Santo Antônio de Pádua.. - TEORIA E PRÁTICA: - Tipos

06 encontros para Orientação Docente com entrega de 01 Trabalho para Complementação de Carga Horária, incluídas 01 Entrevista Avaliativa sobre o Conteúdo do Trabalho +

hemitartarato de zolpidem – comprimido revestido – Bula para o paciente 9 Desconhecidas: acessos de raiva e comportamento inapropriado, comportamentos complexos de

Para transformar o espaço habitado de forma positiva se inicia um projeto desafiador e extremamente empolgante, com ajuda de pessoas interessadas que buscam

Eles são imprescindíveis à comunicação humana, como afirma Bakhtin (2000, p. 302) "se não existissem os gêneros do discurso e se não os dominássemos, se tivéssemos de

Adicionalmente a UNIFACS realizará abertura de Processo Seletivo, com a utilização do resultado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Vestibular Agendado no Processo Seletivo

Plano de Ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento, autenticado pela Instituição de origem, para solicitar dispensa (essa documentação, assim como o Histórico

A funcionalidade de consulta de NFS-e retorna de uma nota específica para saber se a nota é válida mediante a identificação da nota, identificação do prestador e