• Nenhum resultado encontrado

3 o. TD de Biologia. A) Klinefelter. B) Edwards. C) Turner. D) Down. E) Patau.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 o. TD de Biologia. A) Klinefelter. B) Edwards. C) Turner. D) Down. E) Patau."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 4006.7777

3

Prof.: Rogério Mendes Etapa: 3a

Aluno(a): No Turma:

FUNDADOR:PROF.EDILSON BRASIL SOÁREZ

Médio

D:\2013\PORTUGUES\AVALIAÇÕES\3AP

01. A detecção de incompatibilidades Rh, que possam levar à doença hemolítica do recém-nascido, é feita

por meio do teste de Coombs direto. Uma mãe Rh– de um feto Rh+, pode se tornar imunizada contra as

hemácias fetais que entram na circulação materna, por ocasião do parto. Essa imunização será corretamente realizada através da:

A) utilização do soro materno com anticorpo fetal.

B) incubação do soro materno com hemácias Rh+.

C) adição de hemácias Rh- e lavagem do anticorpo não ligado.

D) adição de hemácias Rh+ e lavagem do anticorpo não ligado.

E) utilização de hemácias fetais lavadas e cobertas com anticorpo materno.

02. O funcionamento normal do sistema genético mantém-se pela constância do material hereditário nos cromossomos. As alterações cromossômicas mais comuns no homem são representadas por aneuploidias (monossomias e trissomias). Entre as aneuploidias, a trissomia dos cromossomos do par 21 é característica da síndrome de: A) Klinefelter. B) Edwards. C) Turner. D) Down. E) Patau.

03. A Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA – é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. No Brasil, uma das principais espécies de flebotomíneos envolvidas na transmissão da LTA é:

A) Lutzomyia donovani. B) Lutzomyia intermedia. C) Lutzomyia longipalpis. D) Phlebotomus perniciosus. E) Phlebotomus longiductus.

04. O conhecimento do ciclo biológico do parasito é necessário não só para a compreensão da biologia e patogenicidade de cada espécie, como também para o estudo e a seleção dos métodos de prevenção e controle das doenças parasitárias. Toda vez que um único hospedeiro for necessário para que o seu ciclo biológico seja completado, este parasito é classificado como:

A) eurixeno. B) polixevico. C) monoxeno. D) heteroxeno. E) estenoxeno.

05. Dentre os sistemas de classificação que surgiram a partir do Renascimento destacou-se o de Lineu que serviu de base para o que utilizamos até hoje. As categorias sistemáticas, ou taxas, colocadas em ordem de grau hierárquicos, são:

A) Reino, divisão, classe, família, ordem, gênero, espécie. B) Reino, divisão, classe, ordem, família, gênero, espécie. C) Reino, divisão, classe, família, gênero, ordem, espécie. D) Reino, ordem, divisão, classe, família, gênero e espécie.

(2)

06. A manifestação ou expressão de um gene é sempre o resultado de sua interação com o ambiente e com os outros genes que compõem o genótipo. O fenômeno da Genética que consiste no fato de “um par de genes influenciar a manifestação de vários caracteres” é chamado:

A) Pleiotropia. B) Polimeria. C) Epistasia. D) Poligenia.

07. A classificação dos fungos não tem consenso entre os biólogos, porém de acordo com Alexopoulos et al, 1996, os Myxomycetes são fungos protistas que apresentam características que os diferenciam dos fungos verdadeiros por não apresentarem parede celular constituída de quitina. Assinale a alternativa que apresenta uma característica marcante dos Myxomycetes.

A) Hifas septadas. B) Hifas cenocíticas. C) Dicariofase longa. D) Fase plasmodial.

08. Na aula prática do curso de biologia da USP foi observado pelos alunos um protozoário que apresentava dentre as características discutidas em sala de aula, um macro e um micronúcleo evidente. Assinale a alternativa que contenha a provável organela utilizada por este protozoário para sua locomoção.

A) Cílio. B) Flagelo. C) Pseudópode. D) Vacúolo.

09. Os vírus são seres diminutos e visíveis apenas ao microscópio eletrônico. A reprodução de um vírus geralmente envolve dois aspectos, que são:

A) Duplicação do material genético e síntese das proteínas. B) Síntese das proteínas e lise celular.

C) Afinidade química com a célula hospedeira e síntese das proteínas. D) Duplicação do material genético e lise celular.

10. É correto dizer que as macroalgas marinhas constituem imenso potencial para cultivo e que as suas principais aplicações são:

A) Celulose e fármacos.

B) Celulose, fármacos e esmaltes. C) Fármacos e cosméticos.

D) Indústria de alimentos, fármacos e cosméticos. E) Indústria de alimentos, fármacos e celulose.

11. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo.

A maioria das espécies de peixes marinhos se reproduzem por óvulos que, após fertilizados e incubados, dão origem a larvas que:

A) São planctônicas e se alimentam exclusivamente do fitoplâncton.

B) São bentônicas e se alimentam tanto do fitoplâncton quanto do zooplâncton. C) São bentônicas e se alimentam exclusivamente do zooplâncton.

D) Têm característica planctônica e se alimentam do zooplâncton. E) São bentônicas e se alimentam do fitoplâncton.

(3)

12. Assinale a alternativa correta:

A) Cada filamento de cromatina é composto de milhares de moléculas de DNA enroladas em glicídios, formando um conjunto chamado histona.

B) A ponta de um cromossomo é chamada de telômero e está relacionado ao tempo de vida de uma célula. C) Os cromossomos são visíveis ao microscópio eletrônico somente quando a célula não está em processo de divisão celular.

D) Nas células procarióticas, o material genético é chamado de cromatina e encontra-se separado do citoplasma por uma membrana nuclear.

E) Em mamíferos, as fêmeas apresentam o cromossomo “Y” condensado em uma massa chamada de “corpúsculo de Barr”, visível a olho nu.

13. Analise as afirmações abaixo:

I. Cada espécie de ser vivo tem sua coleção única de cromossomos, chamada de cariótipo, que pode ser identificada pelo número, forma e tamanho característicos.

II. Na espécie humana há 48 pares de cromossomos, sendo 46 pares de autossomos e dois pares de cromossomos sexuais.

III. Se “n” é o número de tipos diferentes de cromossomos de uma célula, pode-se dizer que as células somáticas são diplóides (“2n”) e as células reprodutoras são haplóides (“n”).

IV. O centrômero sempre se localiza no centro do cromossomo e serve para unir dois pares de cromossomos sexuais durante a meiose.

Estão corretas apenas: A) I.

B) II. C) III e IV. D) I e III. E) I, II e IV.

14. Sobre os vírus, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta:

A) A membrana celular dos vírus tem propriedades idênticas à dos protistas, mas a ausência de membrana nuclear não permite a inclusão dos vírus no grupo dos protistas.

B) Poliomielite, dengue, sarampo, cólera e filariose são exemplos de doenças causadas por vírus.

C) Vírus não possuem nenhum acido nucleico, apropriando-se inteiramente do material genético do hospedeiro.

D) Na ausência de uma célula viva hospedeira, os vírus passam a apresentar características dos seres vivos. E) Em alguns vírus mais complexos, é possível encontrar glicídios e lipídios.

15. Analise as afirmações a seguir:

I. Todos os representantes do Reino Monera são parasitas celulares obrigatórios.

II. Todos os representantes do Reino Monera são desprovidos de membrana plasmática. III. Todos os representantes do Reino Monera são autótrofos.

IV. Todos os representantes do Reino Monera reproduzem-se sexuadamente. Estão incorretas:

A) I e III, apenas. B) III e IV, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I, III e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

16. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre protistas e fungos:

A) O Reino Protista é composto por seres unicelulares e eucariontes.

(4)

C) No Reino Protista, as espécies procariontes caracterizam-se por ter o corpo formado por um conjunto de micélio chamado de hifas.

D) A micorrizas são associações entre fungos e algas de grande importância na agricultura. E) Todos os representantes do Reino Fungi são autótrofos obrigatórios.

17. Tomando como modelo de observação o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegyptii, analise as afirmações abaixo:

I. Trata-se de um organismo eucarionte.

II. Em termos de classificação e nomenclatura biológica, o gênero é Aedes e a espécie é aegyptii. III. Trata-se de um ser vivo heterótrofo.

IV. Trata-se de um ser vivo multicelular. V. Sua reprodução é sexuada.

VI. Pertence ao Reino Arthropoda. Estão corretas as afirmações: A) somente I, II e V.

B) somente II, III, IV e VI. C) somente I, III, IV e VI. D) somente I, III, IV e V. E) somente I, II, III, IV e VI.

18. Sobre infecções sexualmente transmissíveis, assinale a alternativa correta:

A) Algumas infecções sexualmente transmissíveis da gestante podem afetar o bebê antes mesmo do nascimento deste.

B) A gravidez fortalece o sistema imunológico da mulher, o que diminui consideravelmente o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis.

C) A grande maioria das infecções sexualmente transmissíveis da gestante pode ser transmitida ao bebê durante a amamentação.

D) A fidelidade ao parceiro sexual é o método mais confiável para evitar a contração de infecções sexualmente transmissíveis por mulheres.

E) O papilomavírus humano (HPV), que pode gerar câncer de colo de útero, ocorre exclusivamente em mulheres.

19. Com base nas normas internacionais de nomenclatura botânica, assinale a opção correta.

A) O Código Internacional de Nomenclatura Botânica, responsável pelas regras de atribuição de nomes às espécies vegetais, determina que os nomes científicos devem ser escritos em língua inglesa.

B) Cada espécie vegetal tem um nome vulgar que lhe é exclusivo e universal.

C) De acordo com o sistema binomial, o nome de uma espécie é dado por gênero e epíteto específico. D) O sistema de nomenclatura botânica depende do sistema de nomenclatura zoológica.

20. Em 2001 e 2002, esporos de antrax foram introduzidos em envelopes e enviados a várias figuras públicas nos Estados Unidos da América. Como resultado dramático, cinco pessoas morreram. O caso permanece sem solução. Considerando o emprego de micro-organismos como armas biológicas, assinale a opção correta.

A) O carbúnculo é frequentemente empregado como arma biológica na forma de pomada.

B) Na Antiguidade e na Idade Média, exércitos atiravam dentro das muralhas inimigas cadáveres de vítimas de doenças como varíola ou peste bubônica, de modo a disseminar tais doenças na população.

C) Atualmente, existem pesquisas cujo objetivo é desenvolver vírus geneticamente modificados, como o da peste bubônica, que poderiam ser usados como arma biológica.

D) A ricina é uma toxina proteica altamente tóxica isolada do bacilo Clostridium botulinum.

21. No que se refere às características da transmissão da informação genética, assinale a opção correta. A) Durante a replicação do DNA, observa-se a formação de quatro novas fitas de ácidos nucleicos, que comporão as duas moléculas filhas.

(5)

B) A DNA polimerase é a enzima responsável por desfazer a hélice, permitindo o pareamento de novos nucleotídeos.

C) O mRNA é a molécula intermediária que garante que a informação contida no DNA seja traduzida em moléculas efetoras, as proteínas.

D) A síntese de proteínas é um processo muito simples, que envolve a leitura direta dos códons contidos no DNA e a consequente incorporação de aminoácidos.

22. Com relação à estrutura dos ácidos nucleicos, assinale a opção correta.

A) O pareamento entre as bases guanina e citosina se dá por meio de ligações covalentes entre moléculas de hidrogênio.

B) Na molécula de RNA, observa-se a presença das bases nitrogenadas timina, adenina, uracila e citosina. C) No RNA mensageiro, as duas fitas de ácidos nucleicos se orientam paralelamente no mesmo sentido 3’ Æ 5’, de modo a formar uma hélice.

D) A desoxirribose é o açúcar presente na composição da molécula de DNA.

23. Considerando aspectos referentes às endonucleases de restrição, assinale a opção correta.

A) Endonucleases, enzimas compostas por nucleotídeos, são capazes de catalisar a hidrólise de ácidos nucleicos.

B) Endonucleases são moléculas de natureza lipídica capazes de impedir a replicação do DNA, por adicionarem um códon de terminação.

C) Endonucleases de restrição são enzimas capazes de reconhecer pequenas sequências de DNA e catalisar a hidrólise da ligação entre nucleotídeos.

D) Endonucleases de restrição são carboidratos que se ligam à molécula de mRNA de modo a permitir sua interação com os ribossomos.

24. Acerca de aspectos relacionados à reação em cadeia da polimerase (PCR), assinale a opção correta.

A) O sistema de reação pode ser aquecido a temperatura superior a 37oC sem que as polimerases se

desnaturem.

B) A reação em cadeia da polimerase é empregada na purificação de oligonucleotideos.

C) Partindo-se de um único par de fitas de DNA, ao final de 10 ciclos de PCR, a região selecionada torna-se 30 vezes maior.

D) A técnica de PCR não pode ser empregada no desenvolvimento de métodos passíveis de registro como propriedade intelectual.

Referências

Documentos relacionados

Para conhecer o seu comprimento de passo, caminhe 10 metros contando o número de passos e, em seguida, faça o seguinte cálculo: comprimento do passo = 10 metros / número de

O diâmetro do caule também foi afetado significativamente com o uso de solução nutritiva salina nas cultivares Chapéu de Bispo (Cambuci) e Cayenne Lon Slim

1.3.2 No caso de oferta de equipamento importado, a proposta comercial deverá ser apresentada, obrigatoriamente, com preços para importação direta em moeda estrangeira, do

This study provides a checklist of marine demersal ichthyofauna of the southern coasts of Brazil captured by the fishery fleet pair trawling based in the state of São Paulo

A coleção de peixes marinhos do Laboratório de Ictiologia (Departamento de Zoologia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está composta por espécimes

Dentro de uma linha de pesquisa visando a obtenção de potássio a partir de fontes alternativas, testes de lixiviação alcalina foram realizados com amostras de solo

6) Há um grande número de empresas de pesquisa de mercado familiarizadas com a economia da Nova Zelândia, que podem fornecer a brasileiros detalhes sobre o consumo local de

Coordenou o curso de especialização lato sensu em Direito Empresarial da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - GVlaw, no qual atualmente ministra o curso