• Nenhum resultado encontrado

Produção e formação de cabeça em alface americana em sistema solo e hidroponia na Amazônia com doses de boro suplementar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produção e formação de cabeça em alface americana em sistema solo e hidroponia na Amazônia com doses de boro suplementar."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Brasileira 28: S1765-S1772.

RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de doses de boro, aplicadas via foliar, na formação de cabeças e na produção de cultivares de alface americana, conduzidas em solo e em hidroponia. A pesquisa foi realizada em área do Núcleo de capacitação e pesquisas em horticultura, da Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém. Foram avaliadas duas cultivares de alface americana (kaeser e rafaela), conduzidas em solo e em hidroponia do tipo NFT, submetidas a quatro tratamentos de aplicação de boro suplementar aplicado via foliar (1 g/L; 0,5 g/L; 0,1 g/L, sem aplicações). Semanalmente eram feitas duas aplicações foliares. O experimento foi montado em blocos ao acaso, seguindo esquema fatorial, com 4 repetições. Ao final foi efetuada análise conjunta dos experimentos. Foram avaliadas características de formação de cabeças comerciais, massa fresca da parte aérea de plantas, altura de plantas, diâmetro do caule e número de folhas. Nenhum dos tratamentos promoveu a formação de cabeças. A produção de massa fresca da parte aérea foi superior a 200 g/planta, não havendo diferenças significativas entre sistemas de produção ou cultivares. As maiores doses de boro incrementaram a produção no sistema solo, não havendo efeitos na hidroponia. Em sistema hidropônico as plantas apresentaram maior altura. Não houveram diferenças em

relação ao número de folhas formadas. O trabalho permitiu concluir que tanto sistema de cultivo em solo como em hidroponia são viáveis para produção de alfaces nas condições amazônicas. Altas temperaturas e fotoperíodo são mais limitantes para a formação de cabeças de alface, inibindo possíveis efeitos favoráveis da aplicação de boro.

Palavras chave: Lactuca sativa, qualidade,

nutrição.

ABSTRACT

Production and head formation in american lettuce on hydroponics system and soil in the amazon with

additional doses of boron.

The aim of this study was to evaluate the effect of doses of boron, foliar applied, training and production of heads of lettuce cultivars, conducted in soil and hydroponics. The research was conducted in the area of training and research in horticulture, of Universidade Federal Rural da Amazônia in Belém. There was avaliated two cultivars of lettuce (kaeser and rafaela) conducted in soil and hydroponics NFT system, submitted to four treatments of applying additional boron foliar (1 g/L, 0.5 g/L, 0.1 g/L, no applications). Weekly were made two foliar applications. The experiment was arranged in randomized blocks, following a factorial with four

Produção e formação de cabeça em alface americana em sistema solo e hidroponia na Amazônia com doses de boro suplementar.

Josiane Pereira da Silva1; Rafaelle Fazzi Gomes 1; Vivian Dielly da Silva Farias1; Liliane Nunes Castro; Sheila Doria Moreira;Sérgio Antonio Lopes de Gusmão 2.

1

Universidade Federal Rural da Amazônia, acadêmicos do curso de Agronomia; 2Orientador/Professor Dr. ICA/UFRA. E-mails: josi19pereira@hotmail.com; rafinha_fazzi@hotmail.com; viviandielly19@yahoo.com.br; lilian.nunes23@gmail.com; sheila_agro@yahoo.com.br; sergio.gusmao@ufra.edu.br.

(2)

A maioria das plantas tem o solo como o meio natural para o desenvolvimento do sistema radicular, encontrando nele o seu suporte, fonte de água, ar e minerais necessários para a sua alimentação e crescimento. As técnicas de cultivo sem solo substituem este meio natural por outro substrato, natural ou artificial, sólido ou liquido que possa proporcionar à planta aquilo que, de uma forma natural, ela encontra no solo (Canovas Martinez, 1991).

Segundo Castellane & Araujo (1995) o cultivo sem solo proporciona um bom desenvolvimento das plantas, bom estado fitossanitário, além das altas produtividades quando comparado ao sistema tradicional de cultivo no solo. Quando utiliza apenas meio líquido, associado ou não a substratos não orgânicos naturais, pode-se utilizar o termo cultivo ou sistema hidropônico.

O cultivo hidropônico é bastante promissor, devido a uma série de vantagens que apresenta em relação ao cultivo tradicional a campo e mesmo ao cultivo protegido, no solo, assim como o uso de pequenas áreas, obtenção de elevadas produtividades, permite o cultivo durante todo ano, os produtos são de boa qualidade com melhores preços no mercado, exige pequeno uso de defensivos agrícolas, possibilita um uso eficiente e econômico de água e fertilizantes, o sistema é livre da salinidade e contaminação por patógenos, comuns em cultivo protegido em solo, dispensa a rotação de culturas e controle de plantas daninhas e, como o solo não é utilizado, o meio ambiente é preservado. Algumas desvantagens são o custo inicial de implantação é elevado, exige um alto grau de tecnologia e acompanhamento permanente do sistema, dependência de energia elétrica ou de sistema alternativo, fácil disseminação de patógenos pelo sistema pela própria solução nutritiva (Faquin & Furlani, 1999).

A alface (Lactuca sativa) é uma espécie mundialmente conhecida e considerada a mais importante hortaliça folhosa. É consumido na dieta brasileira, principalmente na forma de saladas cruas, sendo considerada uma planta de propriedades tranqüilizantes, com alto conteúdo de vitaminas A, B e C, além de cálcio (Ca), fósforo(P), potássio(K) e outros minerais, encontrados em maiores teores nas cultivares com folhas de bordos lisos e sem formação de cabeça (Fernandes & Martins, 1999).

De acordo com Filgueira (2007) o boro (B) tem sido o micronutriente cujos sintomas de carência tem sido mais freqüentemente assimilados, nas diversas regiões produtoras de hortaliças. Para a couve- flor tornou-se um dos principais fatores limitantes a seu cultivo, em replications. At the end was performed

statistical analysis in group. There were evaluated characteristics of commercial heads, fresh shoots of plants, plant height, stem diameter and leaf number. None of the treatments promoted the formation of heads. The production of fresh weight of shoots was greater than 200 g/ plant There wasn’t significant differences between production systems and cultivars. Higher doses increased the production of boron in the soil, with no effect on hydroponics. In hydroponic

plants had greater height. There were no differences in the number of leaves formed. The study revealed that both cropping system on soil and in hydroponics are viable for production of lettuce under the c o n d i t i o n s o f t h e A m a z o n . H i g h temperature and photoperiod are most limiting for the formation of heads of lettuce, inhibiting possible favorable effects of boron application.

(3)

muitos solos, ocorrendo sintomas típicos e intensos de deficiência. Também outras hortaliças têm sido apontadas como exigentes de tal micronutriente, com freqüência. Sintomas carênciais e B e altas respostas a sua aplicação também foram observados em plantações de batatas, conduzidos em solos de baixada, cultivados intensamente, no vale do Paraíba.

Segundo Malavolta (2006) a deficiência de boro na cultura da alface reduz a formação da cabeça de cultivares com tal característica, o que, aliado a altas temperaturas, reduz as possibilidades de obtenção de cabeças comerciais. Segundo Gupta (1983) Os fatores que podem afetar a disponibilidade de B no solo e os mecanismos de absorção e distribuição deste elemento na planta incluem as características físicas e químicas do solo, interação do B com outros nutrientes, dose e método de aplicação desse elemento, condições climáticas e características genéticas das cultivares

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi desenvolvida em área do Núcleo de Capacitação e Pesquisas da UFRA, em Belém-PA, no período de agosto a dezembro de 2009. Foram utilizados sistemas de cultivo em solo e hidroponia NFT, composto de casa de cultivo protegido e estrutura de hidroponia dotada de reservatório com capacidade para 1000 L de solução, bancadas com perfis de tubos de polietileno com diâmetro de 75 mm, formando células espaçadas em 25 cm entre si. O sistema é automatizado por timer com intervalos de funcionamento de 15 minutos, sendo a solução fornecida com auxílio de bomba centrífuga de 0,5 CV. No período de sete horas da noite às seis horas da manhã, será interrompido o fornecimento de solução para as plantas.

A solução nutritiva utilizada será formulada de acordo com a proposta de Furlani (1998), para uso em cultivo de folhosas. Foram avaliadas duas cultivares de alface com potencial para formar cabeças (kaeser e rafaela) e três níveis de adubação foliar com bórax (0,1 g/L; 0,5 g/L; 1 g/L) + testemunha sem adubação complementar com boro. Sendo feita duas aplicações semanalmente de boro, através de pulverização da solução de bórax nas folhagens. O experimento foi montado em delineamento do tipo blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 3. Cada parcela contendo dezesseis plantas úteis.

As mudas de alface foram produzidas em bandejas de poliestireno com 128 células, contendo substrato de casca de arroz carbonificada. Após a germinação as bandejas foram colocadas em um sistema de fertirrigação subsuperficial, com 50% da concentração da formulação anteriormente descrita. Aos 20 dias após a germinação as mudas foram transplantadas para o solo e para os perfis de hidroponia.

Aos 30 dias após o transplantio as alfaces foram colhidas sendo feita as seguintes análises: peso de parte aérea; peso de cabeça (caso haja formação); número de folhas abertas; relação peso de cabeças/número de folhas abertas; % de plantas com presença de cabeças comerciais. No período de condução experimento foram feitas observações sobre a ocorrência de pragas e doenças.

Os dados coletados foram submetidos à análise de variância, sendo as médias analisadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foi realizada análise conjunta dos experimentos conduzidos nos dois sistemas de cultivo.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os tratamentos utilizados não promoveram formação de cabeças comerciais (acima de 100 g) nas cultivares de alface analisadas. Algumas plantas formaram pequenas cabeças, mas, em poucos dias, a planta estiolava. A alface é uma hortaliça sensível às condições climáticas. Fatores como fotoperíodo, intensidade de luz, concentração de dióxido de carbono (CO

2) e, particularmente, a temperatura influenciam acentuadamente no crescimento e no desenvolvimento da planta (Panduro, 1986; Muller, 1991) A formação de cabeças em alface é possibilitada pelo uso de cultivares com essa característica e pelo ambiente adequado, caracterizado por nutrição equilibrada, temperaturas mais amenas e fotoperíodo mais curto. Segundo Malavolta (2006) a deficiência de boro na cultura da alface reduz a formação da cabeça de cultivares com tal característica, o que, aliado a altas temperaturas, reduz as possibilidades de obtenção de cabeças comerciais. No presente estudo, as cultivares utilizadas são caracterizadas pela formação de cabeças. Entretanto, foi verificado que não ocorreram as condições climáticas ideais para que o comportamento fisiológico das cultivares se mantivesse de acordo com o esperado. Na Amazônia, altas temperaturas e fotoperíodo de mais de 10 horas são condições inibidoras para a formação de cabeças em alface. No aspecto nutricional, não houve interferência uma vez que a hidroponia proporcionou as condições nutricionais ideais para a cultura. A aplicação de boro foliar também não promoveu fechamento de cabeças. Em repolho, existem referências de que tal nutriente melhora a qualidade de cabeças, tornando-as mais compactas, visto que o suprimento adequado de B na cultura do repolho confere qualidade ao produto, resultando em cabeças compactas e em deficiência podem ocorrer repolhos com cabeças frouxas que depreciará o produto, como foi verificado por Alvares et al. (1985). A alface não demonstrou idêntico comportamento, mostrando que a restrição de clima é mais efetiva na inibição da formação de cabeças comerciais. Yuri et al. (2004) obtiveram incrementos na produção de cabeças de alface cultivada no inverno, com a utilização de boro via foliar.

Com relação à altura de plantas (Tabela 01) são apresentados os resultados da análise conjunta dos experimentos em solo e em hidroponia. O cultivo em sistema hidropônico promoveu um aumento na altura de plantas, quando comparado ao solo. Como esse resultado não tem relação direta com a produção de massa fresca (Tabela 02), pode ser afirmado que ocorreram condições no ambiente de cultivo hidropônico que promoveram aumento na altura das plantas. Diferenças no aspecto nutricional são mais prováveis que condições de oferta de radiação, uma vez que os dois experimentos foram conduzidos lado a lado, e em casas de cultivo protegido com características idênticas. O melhor equilíbrio nutricional e disponibilidade de nutrientes promovidos pela solução nutritiva da hidroponia pode ter promovido um crescimento inicial mais destacado das plantas, resultando em maior competição por radiação. Resh (1996), afirma que, dentre as vantagens da hidroponia está a redução no ciclo de produção comercial das espécies. Quanto aos efeitos do elemento boro, somente foram evidenciadas diferenças no cultivo em solo, onde o tratamento com maior dosagem de boro foi superior ao de menor dosagem. Os resultados mais uma vez confirmam o maior equilíbrio nutricional promovido pela hidroponia, cujo conteúdo de boro na solução atende às reais necessidades da espécie. No solo, há condições em que o fósforo presente não seja disponibilizado para a cultura, como no caso de pH próximo da basicidade (Van Raij, 1991). Ainda segundo Van Raij (1991) O boro é muito afetado pelo pH do solo, pela textura do solo e pelo teor de Ca, o efeito do cálcio pode estar relacionado com o efeito de interações na planta.

(5)

Na Tabela 03 são apresentados os resultados referentes à produção de massa fresca de parte aérea das plantas. Somente ocorreu diferença significativa entre solo e hidroponia, no tratamento com a menor dose de boro. A produção de massa fresca de plantas, superior a 200 g, condição obtida em quase todos os tratamentos, foi superior a média da região que é inferior a 100g (Santana et al., 2004; Silva et al., 2008), mostrando que tanto em solo como em hidroponia, as plantas tiveram condições favoráveis de crescimento. Alfaces produzidas em condições de temperatura elevada tem seu ciclo encurtado e produzem menor massa fresca (Terra et al. 2001; Silva et al. 2008). Com relação ao boro, não houve diferenças entre tratamentos no sistema hidropônico. Em solo, as duas maiores doses de boro promoveram incremento de produção em relação à menor concentração. Bergamin et al. (2005) encontraram respostas positivas na produção de repolho, com a aplicação de boro, havendo uma relação linear.

Em relação às cultivares de alface a Tabela 03 mostra que para característica de altura de planta a que a cultivar rafaela apresentou um melhor desenvolvimento em relação a cultivar kaeser, para a característica peso da parte aérea não houve diferenças significativas entre as cultivares, para a característica diâmetro do caule a cultivar kaeser apresentou um maior diâmetro do caule e em relação ao número de folhas não houve diferenças significativas entre as cultivares. Os resultados mostram a grande semelhança de comportamento entre as duas cultivares, sendo as diferenças em altura e diâmetro do caule características inerentes à genética das cultivares.

O trabalho permitiu concluir que a formação de cabeças não foi estimulada pela aplicação de boro, sendo a condição climática mais importante para a manifestação de tal característica. Quanto à produção de plantas, tanto o cultivo em sistema hidropônico como em solo são viáveis de utilização para as cultivares estudadas, nas condições amazônicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVARES MC; OLIVEIRA SA; MATTOS JKA; MESQUITA FILHO MV. 1985. Resposta de repolho a adubação com bórax. Horticultura Brasileira 3:18-21.

BRADY NC. 1983. Natureza e propriedades do solo. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 647 p. CANOVAS-MARTINEZ F. 1991. Cultivo sin suelo. Curso Internacional sobre Agrotecnologia

del cultivo em Invernaderos. Almeria, FIAPA, p. 261-314.

CASTELLANE PD; ARAUJO JAC. 1995. Cultivo sem solo-hidroponia. 2 ed. Jaboticabal, FUNEP, 10 p.

FAQUIN V; FURLANI PR. 1999. Cultivo de hortaliças de folhas em hidroponia em ambiente protegido. Belo Horizonte. Informe Agropecuário 20:200-201.

FERNANDES HS; MARTINS SR. 1999. Cultivo de alface em solo em ambiente protegido. Belo Horizonte. Informe Agropecuário 20: 200-201.

FILGUEIRA, FAR. 2007. Manual de olericultura: cultura e comercialização de hortaliças. São Paulo. Ed. Agronômica Ceres, 86 p.

(6)

FURLANI, PR. 1998. Instruções para o cultivo de hortaliças de folhas pela técnica de hidroponia – NFT. Campinas: IAC, 30p. (IAC. Boletim Técnico, 168).

GOLDBACK HE. 1997. A critical review on current hypotheses concerning the role of boron in higher plants: suggestions for further research and methodological requirements. Journal

Trace Microprobe Techniques 15:51-91.

GUPTA UC; CUTCLIFFE JA. 1973. Boron nutrition of broccoli, Brussels sprouts and cauliflower grown on Prince Edward Island soils. Ottawa .Canadian Journal of Soil Science 53: 275-279. GUPTA, UC. 1983. Boron deficiency and toxicity symptoms for several crops as related to tissue boron levels. New York .Journal Plant Nutrition 6(5):387-395.

MALAVOLTA E. 2006. Manual de nutrição mineral de plantas. São Paulo: Ed. Agronômica Ceres, 303p.

MELLO FAFM; BRASIL SOBRINHO MO; ARZOLLA S; SILVEIRA RI; NETTO AC; KIEHL JC. 1983. Fertilidade do solo. São Paulo: Nobel, 400 p.

MULLER AG. 1991. Comportamento térmico do solo e do ar em alface em diferentes tipos de

cobertura do solo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba. 77p (Tese

mestrado).

PANDURO AMR. 1986. Análise do comportamento da alface (Lactuca sativa L.) sob diferentes

condições de iluminamento. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba.

129p (Tese mestrado).

RAIJ BV. Fertilidade do solo e adubação. 1991. São Paulo: Ceres- Piracicaba: Potafós, 343 p.

RESH HM. 1997. Cultivos hidropônicos: nuevas técnicas de producción. 4.ed. Madrid: Ed. Mundi-Prensa, 509p.

SANTANA LFS; GUSMÃO SAL; SILVESTRE WVD; LOPES PRA; GUSMÃO MTA; SILVA CLP; PEGADO DS; FERREIRA SG. 2004. Avaliação de cultivares de alface em hidroponia, sistema NFT, em Belém – PA. Brasília. Horticultura Brasileira 22 (CR-ROM).

SILVA SP; MELO DM; LIMA RT; TORRES GIOPS; GUSMÃO SAL. 2008. Efeito da adubação foliar com Ca e B na produtividade, em cultivares de alface, produzidas em sistema hidropônico. Brasília. Horticultura Brasileira 48(CR-ROM): Disponível em www.abhorticultura.com.br.

SILVA SP; MELO DM; LIMA RT; TORRES GIOPS; GUSMÃO SAL. 2008. Produção e aparência de cultivares de alface, cultivadas em sistema hidropônico, no município de Altamira-PA. Brasília. Horticultura Brasileira b. (CD-ROM): Disponível em www.abhorticultura.com.br. SHELP BJ; MARENTES E; KITHEKA AM; VIVEKANANDAN P. 1995. Boron mobility in plants. Kobenhavn. Physiologia Plantarum 94: 356-361.

TERRA SB; MARTINS SR; FERNANDES HS; DUARTE GB. 2001. Exportação de macronutrientes em alface cultivada no outono-inverno e na primavera com adubação orgânica em ambiente protegido. Brasília. Horticultura Brasileira 19 (CD-ROM).

(7)

YURI JE; RESENDE GM; MOTA JH; RODRIGUES JUNIOR JC; SOUZA RJ; CARVALHO JG. 2004. Comportamento de alface americana em função do uso de doses e épocas de aplicação de boro em cultivo de inverno. Brasília. Horticultura Brasileira 22(3).

Tabela 1. Altura de planta de alface Americana cultivada em solo e hidroponia NFT, com

aplicações de boro foliar. [Plant height of lettuce grown on American soil and hydroponics NFT with foliar applications of boron]. UFRA, Belém, 2010.

Tratamentos Sistemas de cultivo

Dosagens de boro Hidroponia Solo

1 g/L 36,37 Aa 28,56 Ab

0,5 g/L 33,31 Aa 27,96 ABb

0,1 g/ 36,41 Aa 25,15 Bb

Sem adubação 34,41 Aa 26,29 ABb

C.V 8,18

-* Letra iguais maiúscula na vertical e minúscula na horizontal não diferem entre si ao nível de 5% pelo teste de Tukey. [Same letter uppercase and lowercase upright horizontally do not differ at 5% by Tukey test.]

Tabela 2. Massa fresca de parte aérea de alface Americana cultivada em solo e em hidroponia

NFT, com aplicações de boro foliar. [ Shoot fresh weight of lettuce grown on American soil and in hydroponic NFT with foliar applications of boron ]. UFRA, Belém, 2010.

Tratamentos Sistemas de cultivo

Dosagens de boro Hidroponia Solo

1 g/L 255,31 Aa 297,68 Aa

0,5 g/L 241,26 Aa 261,81 Aba

0,1 g/L 225,68 Aa 148,22 Cb

sem adubação 233,10 Aa 205,95 BCa

* Letras iguais maiúsculas na vertical e minúsculas na horizontal não diferem entre si ao nível de 5% pelo teste de Tukey. [Same letter uppercase and lowercase upright horizontally do not differ at 247 5% by Tukey test.]

(8)

Tabela 3. Características da altura de planta (cm), peso da parte aérea (g), diâmetro do

caule (cm) e número de folhas de cultivares de alface. [Characteristics of plant height (cm), weight of shoot (g), stem diameter (cm) and number of leaves of lettuce.]. UFRA, Belém, 2010.

Cultivares Altura de Peso da parte Diâmetro do N ° de folhas

planta (cm) aérea (g) caule (cm)

Kaeser 29,69B 231,41A 1,01A 22,29 A

Referências

Documentos relacionados

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Los porcentajes del market share durante 2012 se ubicaron en los núme- ros habituales que se vienen dando desde hace años: entre el 2% en Perú y Uruguay y el 13% en Chile

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A Handbook for International Students destina-se assim ao ensino de escrita académica em inglês a estudantes de outras línguas, a estudantes internacionais na designação do autor,