• Nenhum resultado encontrado

Medicina Tradicional Chinesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Medicina Tradicional Chinesa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Medicina Tradicional Chinesa

Módulo I

Lição nº6 – Respostas do Guia de Estudo do Módulo I do Curso de MTCE

(2)

Medicina Tradicional Chinesa

Respostas do Guia de Estudo do Módulo I – Lição 6

Lição nº6 – Respostas ao Guia de Estudo

1. De que forma a Hipo-função do Baço (deficiência de Qi do Baço) afecta o corpo humano?

A debilidade do Qi do Baço pode advir de uma enfermidade prolongada, do esforço excessivo, do stress e de uma dieta inadequada. Na presença de uma hipo-função do Baço, as funções de transformação e transporte deste órgão são alteradas o que causa falta de apetite, distensão abdominal e fezes soltas. Como a transformação e o transporte não são adequados, surge insuficiência na criação de Qi e de sangue e consequentemente a nutrição geral do corpo é deficiente.

A pessoa torna-se débil, letárgica e não tem vontade de falar. Se o Qi do Baço está débil, não ascende pode originar o prolapso de órgãos, entre os quais o estômago, o ânus e o útero.

Relaciona-se, também, com as emoções negativas que afectam a Terra, respectivamente: sobre-pensamento e stress. De referir, ainda, o facto da depressão mental, também, afectar a circulação do Qi e o consumir, criando letargia e adinamia (redução da força muscular).

Outros sinais que revelam a existência de uma deficiência de Qi do Baço são a língua pálida com saburra fina e branca e o pulso débil e suave.

2. Como se define a deficiência de Yang do Baço?

Este síndroma ocorre numa fase posterior ao aparecimento da deficiência de Qi do Baço. Se o Yang falha é porque falta Yang e/ou sobra Yin, o que pode derivar do excesso de alimentos crus, frios, doces ou gordurosos. Se o Yang do Baço falha, também, as suas funções de transformação e transporte falharão, produzindo os mesmos sintomas da deficiência de Qi do Baço: falta de apetite, distensão abdominal e fezes soltas.

A deficiência de Yang causa estancamento de Yin e como o Baço controla as quatro extremidades, estas ficam frias e surgem dores no abdómen, que podem ser aliviadas por calor e fricção. Como há deficiência de Yang do Baço, este não move nem aquece o Qi e o sangue e por isso não promove a sua circulação. A cara apresenta-se pálida e as extremidades ficam frias, a língua pálida e fina com saburra branca, o pulso profundo e débil.

(3)

Medicina Tradicional Chinesa

Respostas do Guia de Estudo do Módulo I – Lição 6

3. Quais são as manifestações clínicas da deficiência no controle de sangue do Baço?

As manifestações clínicas neste tipo de deficiência são: pele pálida, ânimo letárgico, fezes com sangue e apresentando cor púrpura, derrames e hemorragias, fluxo menstrual em excesso, sangramento do útero, língua pálida e pulso débil.

Como o Baço assegura que o sangue se mantém no seu curso, quando este falha surgem hemorragias descontroladas. Também falha a nutrição de todo o corpo e das extremidades em particular. Este síndrome ocorre perante estados de debilidade, originados por doença prolongada, bem como resulta do esforço e/ou stress intenso.

4. Qual a etiologia do Sindroma de Invasão de frio e humidade do Baço?

O contacto com um ambiente húmido, frio ou permanecer muito tempo quieto pode levar a este quadro clínico. E também o consumo de alimentos crus e frios em excesso. Em todos estes casos, o Yang do Baço é obstruído e desequilibra o Jiao médio. Isto afecta a transformação e a transportação dos alimentos, produzindo a sensação de distensão. Recorda-se que a humidade é pesada e viscosa, a qual se transfere à cabeça e às quatro extremidades.

Produz inchaço e distensão do epigastro e abdómen, perda de apetite, saliva pegajosa (fleuma) cabeça e corpo pesados, fezes soltas ou diarreia, língua branca e pegajosa, pulso suave.

5. De que forma a humidade afecta o Baço e o Estômago?

Neste caso, trata-se na realidade da invasão de humidade aliada com o calor. Assim, nesta situação ocorrerão os sintomas que referimos nos itens anteriores, respectivamente: distensão do epigastro, fezes soltas, os quatro membros e a cabeça pesados, perda de apetite, boca pegajosa e amarga, abatimento geral. Acrescendo, ainda, os sintomas produzidos pelo calor: náuseas, vómitos, cara amarela e brilhante, olhos e pele amarela, urina escassa e amarela, língua pegajosa e saburra amarela, pulso suave e rápido.

6. Que consequências resultam dum mau funcionamento do Estômago na digestão dos alimentos?

(4)

Medicina Tradicional Chinesa

Respostas do Guia de Estudo do Módulo I – Lição 6

calor no estômago. O bloqueio no Qi do estômago impede que este descenda normalmente e portanto ascende, produzindo as moléstias mencionadas.

7. De que forma o frio retido no Estômago afecta o corpo humano?

Se há frio, há estancamento do Qi e ocorrendo isto, surge dor. Como a dor vem do frio, é aliviada com calor e como é óbvio piora com frio. Na realidade, o que acontece é uma retenção de fluido devido ao estancamento de frio e por isso surge o refluxo de fluidos ou vómitos após ingestão de alimentos. A língua fica branca e com saburra escorregadia e o pulso lento. Tudo isto pode resultar de uma deficiência de Yang e/ou excesso de alimentos Yin. Como o Yang Qi não circula, este é incapaz de fazer circular o fluido, e assim surge retenção de água, edema. Este líquido é o que se devolve por rebeldia do Qi.

8. Quais as causas da hipo-função do Estômago?

O curso normal do Qi do estômago é descender. Quando por alguma razão o estômago se bloqueia (retenção de factores patogénicos, má alimentação, sobre pensamento e/ou preocupação), o Qi não descende, no sentido do seu fluxo normal e ascende. Umas das manifestações da rebeldia do Qi do estômago são os soluços. Nos apontamentos é mencionada a insuficiência Yin do estômago causada por um excesso de fogo que consome os fluidos e o Yin em geral. Como se perde a humidade do estômago e a sua capacidade de descender, gera-se ardor no epigastro, soluços, etc.

9. Que características apresenta uma hiperactividade de fogo no Estômago?

Sensação de ardor e dor no epigastro, regurgitações ácidas com sensação de vazio e incomodidade, sede de líquidos frios, fome, vómito e mau hálito, gengivas inchadas, ulceradas e sangrentas, prisão de ventre, urina escassa e amarela, preocupação, obsessão, língua vermelha e saburra amarela, pulso rápido.

Esta síndroma ocorre devido ao consumo em excesso de alimentos picantes e gordurosos, que se transformam em fogo. A preocupação em excesso leva á depressão que permite ao fogo do fígado atacar o estômago. O fogo estomacal consome os líquidos gerando sede e ardor. Quando além disso, este ataca o fogo do fígado, o estômago falha na sua habilidade de descender e o seu Qi devolve-se, produzindo os sintomas conhecidos. Como o meridiano do estômago cruza as gengivas, estas também ficam afectadas.

10. Indique algumas manifestações clínicas da estagnação de Qi no fígado

Depressão mental, irritabilidade, distensão abdominal e do hipocôndrio, peitos distendidos e/ou com partes duras, suspiros, falta de apetite, flatulência, fenómeno da “ameixa de pedra” na garganta, dismenorreia (também

(5)

Medicina Tradicional Chinesa

Respostas do Guia de Estudo do Módulo I – Lição 6

conhecida como cólica menstrual, é uma dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual), língua com saburra fina e branca, pulso de corda. Se o síndroma se prolonga por muito tempo, surgem dores pungentes e agudas no hipocôndrio e epigástrio e massas abdominais palpáveis. Quando isto acontece a língua fica púrpura e/ou com pontos também de cor púrpura.

É um síndroma muito comum e surge devido a transtornos emocionais: frustração, cólera ou raiva contida. Este síndroma é devido a uma depressão mental originada por sua vez pela irritabilidade. Esta impede a função normal do fígado de promover o livre fluxo de Qi pelo corpo. Recorde-se que o fogo do fígado pode invadir o estômago e o Baço e nesse caso geram-se condições próprias do fogo nestes meridianos. Se o Qi circula com dificuldade, favorece a aparição de fleuma. A fleuma acumula-se juntamente com o Qi na garganta, formando o círculo de pedra. Como o Qi não circula bem, o sangue, também, não circula correctamente. Esta desarmonia na circulação do Qi e do sangue afecta o Ren Mai e o Chong Mai, (Os Canais de Energia ou Meridianos Extraordinários estão relacionados com as Vísceras Curiosas (útero, medula óssea e espinhal e encéfalo), são em número de oito, e também se classificam como Yang e Yin e são: Du Mai (Yang) e Ren Mai (Yin),Daí Mai (Yang) e Chong Mai (Yin),Yang Qiao Mai (Yang) e Yin Qiao (Yin), Yang Wei (Yang) e Yin Wei (Yin).), causando anomalias na menstruação. Se o Qi e o sangue estancam por muito tempo, surgem massas ou nódulos palpáveis no abdómen, acompanhados de dores. O estancamento de sangue reflecte-se, também, na língua que se apresentará com cor púrpura. O pulso é forte e de corda.

11. Qual a relação das emoções com o Qi do Fígado?

O Qi gera dois tipos de emoções, positivas e negativas. As positivas são a criatividade e a determinação. Isso significa que quando o fígado funciona bem, o individuo é criativo e tem determinação para levar adiante os seus projectos. Por sua vez, quando faltam estas características, significa que há uma disfunção do fígado. Por outro lado, as emoções negativas que o fígado alterado gera são: raiva, frustração e ira. Estas mesmas emoções, por sua vez irão agravar o funcionamento deste órgão.

12. Quando é que o Qi do Fígado se transforma em fogo e quais as consequências dessa transformação?

Isto ocorre quando o Qi do fígado estanca ou é obstruído, transformando-se em fogo (recorde-se que a sua natureza é madeira), que pela sua natureza tende a subir e a afectar as partes altas do corpo. O estancamento pode provir de emoções negativas ou do abuso de álcool, tabaco ou comida gordurosa. Estes factores promovem a acumulação de calor que se transforma posteriormente em fogo. Tudo isto se expressa em dor e

(6)

Medicina Tradicional Chinesa

Respostas do Guia de Estudo do Módulo I – Lição 6

de ventre, hematemesis, (O sangramento é geralmente do aparelho gastrointestinal (IG) superior. Isto significa que o sangramento pode ser do esófago (o tubo que liga a boca e o estômago), do estômago, ou do intestino pequeno superior (duodeno), Hemoptise1,Epistaxe2, língua vermelha com saburra amarela, pulso de corda e

rápido. O tinnitus produz-se quando o fogo do fígado invade também o seu meridiano par, o da vesícula biliar que cruza em torno da orelha.

13. Que relação existe entre o Yang do Fígado e a sintomatologia de dor de cabeça? Quando o Qi do fígado fica obstruído, transforma-se em fogo e levanta-se. Como a natureza do fogo é ascender, os seus efeitos observam-se nas zonas superiores do corpo, em particular na cabeça. Então, a dor de cabeça pode ser originada por um bloqueio do Qi do fígado, produzido por emoções negativas, comida inadequada, tabaco ou álcool.

14. Quais são as causas da agitação do Vento do Fígado?

A agitação geral do Yang do fígado, calor extremo, deficiência de Yin e deficiência de sangue no fígado produzem uma hiperactividade do fígado. Estas causas estão relacionadas com as emoções, hábitos alimentares, e com a invasão de factores patogénicos. Isto por sua vez produz “vento no fígado”, que se manifesta por desmaios, vertigens, tremores, convulsões e adormecimento das extremidades.

15. Indique os sindromas originados com a agitação do Fígado?

Yang do fígado transforma-se em vento

Em pessoas que normalmente têm deficiência de Yin e/ou excesso de Yang, o Yang levanta-se anormalmente, criando uma agitação patológica do vento na cavidade superior. Isto ocorre devido a factores como: ira, sobre esforço, stress, álcool.

Como o Yin se consome e o fígado não se nutre, os tendões vêm-se afectados e pode ocorrer tremores.

1 expectoração sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia na árvore respiratória. 2 epistaxis ou hemorragia nasal, corresponde a qualquer perda de sangue pelo nariz, geralmente pelas narinas.

(7)

Medicina Tradicional Chinesa

Respostas do Guia de Estudo do Módulo I – Lição 6

Extremo calor agitando o vento

Produz-se por um excesso de calor afectando o fígado sobretudo na parte superior do corpo (febre alta, convulsões, rigidez no pescoço, olhos desviados, mandíbula desencaixada, etc.). Um calor excessivo agita o vento do fígado.

Deficiência de sangue produz vento

A deficiência de sangue do fígado produz uma falta de nutrição dos tendões, criando um tipo de vento deficiente no interior.

16. Que características apresenta a retenção de frio no meridiano do fígado?

Esta situação ocorre quando o meridiano do fígado é atacado por um factor patogénico normal, vento, mas aliado ao frio. Isto bloqueia a circulação do sangue e do Qi. Havendo estancamento, há dor. Assim, sente-se dor com distensão na região hipogástrica, sensação de queda dos testículos, escroto contraído, dor que agrava com o frio e é aliviada com calor. Língua branca e resvaladiça, pulso de corda e profundo (todos são sintomas de frio interior).

17. Que consequências advêm da insuficiência de sangue nos tendões?

Quando há deficiência de sangue no fígado, este não pode nutrir bem os tendões. Isto implica que eles fiquem secos, perdem força e surgem espasmos e tremores. Perdem o movimento normal.

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

As curvas de lavagem são relações empíricas en- tre a redução (ou queda) da salinidade do solo, CE, por efeito da lavagem e a quantidade efetiva de água de lavagem, Dw,

Dados da Sociedade Brasileira de Obesidade revelam que a obesidade infantil dobrou nos últimos 10 anos e atinge hoje cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes, o equivalente a

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Presunto suíno cozido, fatiado, embalado a vácuo foi submetido ao processo de alta pressão hidrostática, utilizando-se a pressão de 400 MPa por 15 minutos para verificar

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice