• Nenhum resultado encontrado

NEGLIGÊNCIA PARENTAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PREJUDICADAS EM ADOLESCENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEGLIGÊNCIA PARENTAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PREJUDICADAS EM ADOLESCENTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NEGLIGÊNCIA PARENTAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

PREJUDICADAS EM ADOLESCENTES

Catarina Dias Palácio1; Leonardo Pestillo de Oliveira2

1Acadêmica do Curso de Psicologia, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR. PIC-UniCesumar.

catarina_cdp@hotmail.com

2Orientador, Doutor, Departamento de Pesquisa, UNICESUMAR. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e

Inovação – ICETI. leopestillo@gmail.com

RESUMO

Essa pesquisa vem a ser realizada com o objetivo de visualizar de que modo as falhas paternas e maternas podem vir a exercer influência no desenvolvimento pessoal de seus filhos, observando a partir do adolescente. Será empreendida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com dois adolescentes de idade em torno de doze a dezessete anos que serão escolhidos de maneira aleatória para análise. O estudo de caso ocorrerá no Abrigo Municipal para Adolescentes localizado no município de Maringá que realiza um trabalho de acolhimento para adolescentes de ambos os sexos em situações de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir suas funções de cuidado e proteção. O método de coleta de dados será um questionário aberto e livre, para que seja possível a compreensão do indivíduo a partir das técnicas e teorias da Gestalt-Terapia, sendo que, através desta será realizada a análise dos dados coletados. Estudos já demonstram como é relevante a influência dos pais no desenvolvimento dos filhos; essa pesquisa busca entender especificamente qual a abrangência destas influências na relação intrapessoal e interpessoal do adolescente; visando contribuir de que maneira a negligência interfere em sua conduta e em sua qualidade psíquica.

PALAVRAS-CHAVE: Gestalt; Negligência; Adolescente; Desenvolvimento; Relações.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Barnett (1997, citado por Marcondelli e Albuquerque, 2005), ressalva que nenhum outro fator de risco tem uma associação mais forte com a psicopatologia do desenvolvimento do que uma criança e adolescente maltratados, ou seja, o abuso e a negligência causam efeitos profundamente negativos no curso de vida da criança. Segundo o autor, as sequelas do abuso e da negligência abrangem grande variedade de domínios do desenvolvimento, incluindo as áreas da cognição, linguagem, desempenho acadêmico e desenvolvimento sócio emocional

(2)

sendo que, não se têm estudos específicos sobre a influência em suas relações pessoais.

Visto a influência e dificuldades que o ser humano apresenta na fase da adolescência e vislumbrando a ideia de que as relações pessoais são de fundamental importância para a formação do indivíduo, de que forma as relações parentais negligentes afetam o adolescente em suas relações?

Dentre as sociedades contemporâneas, os rituais da passagem da criança para o adolescente mostram-se de maneiras diversas. Um dos Costumes de algumas regiões da África Oriente Médio, sudeste da Ásia é uma cirurgia para modificar os órgãos genitais femininos. Nas sociedades Norte-Americanas, o ritual é o ingresso no mercado de trabalho e o alistamento militar. (DIANE, 2009)

De acordo com Diane Papalia (2009, p.329):

Utilizando-se definições sociológicas, as pessoas podem autodenominar-se adultos quando se sustentam ou escolheram uma profissão, casaram-se ou formaram um relacionamento significativo, ou iniciaram uma família. Também existem definições psicológicas. Costuma-se considerar que a maturidade cognitiva coincide com a capacidade de pensamento abstrato. A maturidade emocional pode depender de realizações, como descobrir nossa identidade, tornar-se independente dos pais, desenvolver um sistema de valores e formar relacionamentos. Algumas pessoas nunca saem da adolescência, não importando sua idade cronológica.

Considerando estudos psicológicos, Sheila Antony (2015) aponta que os seres humanos, na visão da Gestalt-Terapia, são denominados um ser-de-relação, ser do contato e para o contato. Segundo a autora nascemos da interação, da comunicação, do encontro com outro ser. Desde o útero, estabelecemos uma relação de reciprocidade em que somos afetados e afetamos; somos influenciados e influenciamos o outro. O desenvolvimento humano entrelaça diversas histórias de vida, sendo resultado de múltiplas coexistências, onde todo fenômeno psicológico emerge da co-regulação entre dois ou mais organismos, da troca emocional vivida no campo experiencial entre eu-outro. O caminho do desenvolvimento do self, portanto, é o caminho dos encontros e desencontros relacionais com um outro significativo.

Frankl (1977) reforça a ideia de que o permeio de relações pessoais serve de alicerce para a formação das particularidades de cada indivíduo e mais especificadamente, interfere busca de um sentido para a vida, e que, apesar de ser uma escolha e característica individual, as relações estabelecidas no início da infância, e adolescência, influenciam nessa escolha, na medida em que, quando não formadas de maneira consistente, cria-se uma ausência de sentido, ou um vazio existencial.

Ao abordar o desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente como resultado de constantes interações da unidade pessoa-outro-mundo, Vayer (1986) ressalta que em toda situação há sempre a pessoa, o mundo dos objetos e o mundo

(3)

dos outros. A unidade dialética organismo/ambiente da Gestalt-Terapia observa a ocorrência dos eventos psicológicos na fronteira de contato, o que nos permite apontar três dilemas do contato que são ontológicos ao processo desenvolvimento de todo ser humano: 1º) união versus separação; 2º) dependência versus independência; 3º) individualidade versus alteridade. Esses dilemas são vividos perpetuamente até a vida adulta, constituindo o drama existencial-relacional de cada um na procura da própria auto definição, autoafirmação que só se dá via confirmação, aceitação e reconhecimento por parte do outro.

2.JUSTIFICATIVA

Os objetivos que me moveram a ir em busca deste tema é pela falta de atenção necessária para casos de negligencia ocorridos durante o período da infância e adolescência do indivíduo. O peso do descaso dos pais pode impactar fortemente a vida desses indivíduos e a influência que isso vai causar em suas escolhas a partir de então é, sem dúvida, uma preocupação. Considerando este pensamento, o projeto pode contribuir em respostas de perguntas como “de que modo esses abandonos afetam a vida do indivíduo? ”; e consequentemente podemos dar mais passos para chegar a responder perguntas como “E o que pode ser feito com isso? ”. Com este projeto pode-se, também, repercutir em uma preocupação social para a relevância de conflitos familiares e suas influencias em um grupo social.

1. OBJETIVO

Objetivo geral: Analisar de que modo a negligencia parental afeta o desenvolvimento dos adolescentes e de que maneira isso repercute em sua visão do meio social e de suas relações pessoais.

Objetivos específicos: Demonstrar o grau de relevância que o apoio, aceitação, e afeto representam na vida dos adolescentes; identificar de que modo a negligência parental impacta na vida de adolescentes; definir a significância do cumprimento dos papéis paternos, a partir do relato do adolescente; estabelecer como esta negligencia afeta o contexto social dos indivíduos.

(4)

Através da coleta de dados fundamentados para a realização do trabalho pode-se inferir que a metodologia utilizada será uma pesquisa qualitativa e de objetivo exploratório.

A base deste projeto se destina a um estudo de caso de dois adolescentes entre doze e dezessete anos, que tiveram experiências práticas no problema pesquisado. A escolha para o critério de idade é devido ao fato de ainda estarem em processo de vivencia da fase da adolescência. Se houver mais de um adolescente dentro deste quesito o critério para a escolha será pela ordem alfabética.

O projeto será inserido na Plataforma Brasil, pois a mesma envolve pesquisa com seres humanos, permitindo, assim, que seja acompanhada durante todo o seu processo, e ao término desta, podendo ser acessada por toda a população.

Os dados necessários para a análise serão coletados no Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes localizada no Município de Maringá.

Será realizado um questionário aberto, escolha pensada pelo fato de, por não haver uma rigidez no roteiro permite explorar amplamente os dados obtidos.

Os dados obtidos na pesquisa serão analisados através da teoria da Gestalt-Terapia.

REFERÊNCIAS

BARNETT, D. The effects of early intervention on maltreating parents and their children. In: M. J. Guralnick. The effectiveness of early intervention. (pp. 147-170). Baltimore: Paul Brookes, 1997.

FRANKL, Viktor E. Em Busca de Sentido. 40. ed. Petrópolis: Sinodal, 2016.

FRAZÃO, Lilian Meyes; FUKUMISTSU, Karina Okajima. Gestalt-Terapia: Conceitos Fundamentais. São Paulo: Summus, 2014.

MAIA, Joviane Marcondelli Dias; WILLIAMS, Lucia Cavalcanti de Albuquerque. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 13, n. 2, p. 91-103, dez. 2005.

(5)

PINTO, Ênio Brito. Elementos para uma Compreensão Diagnóstica em

Psicoterapia. São Paulo: Summus, 2015.

REPPOLD, C. T., PACHECO, J., BARDAGI, M., & HUTZ, C. Prevenção de

problemas de comportamento e desenvolvimento de competências psicossociais em crianças e adolescentes: uma análise das práticas educativas e dos estilos

parentais. In: C. S., Hutz. (Org.), Situações de risco e vulnerabilidade na infância

e na adolescência: aspectos teóricos e estratégias de intervenção São Paulo:

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Controle químico da traça do tomateiro Scrobipalpula absoluta (Meyrick, 1917) (Lepidoptera: Gelechiidae) no Submédio São Francisco.. Anais da Sociedade Entomológica do