• Nenhum resultado encontrado

Carla Brenna Albuqerque Oliveira¹. Dr. Jorge Luiz Piccinin². Drª. Dirse Clara Kern³. Danusa Da Rocha 4. Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carla Brenna Albuqerque Oliveira¹. Dr. Jorge Luiz Piccinin². Drª. Dirse Clara Kern³. Danusa Da Rocha 4. Resumo"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA FERTILIDADE DE SOLOS NA AMAZÔNIA: GEOREFERENCIAMENTO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA O AVANÇO EXPERIMENTAL DE LAMINA DE MADEIRA TRITURADA E DE TERRA

PRETA NOVA.

Carla Brenna Albuqerque Oliveira¹. Dr. Jorge Luiz Piccinin². Drª. Dirse Clara Kern³. Danusa Da Rocha4 Resumo

Os experimentos estão voltados a formas de Replicagem de Terra. Preta Nova (TPN) e aplicabilidade da utilização de Lamina de Madeira Triturada em áreas de reflorestamento sob sistemas produção florestal. O experimento é fundamentado em um tipo de solo denominado Terra Preta Arqueológica (TPA) ou de Índio (TPI), exemplos de solos de alta fertilidade na Amazônica. Com objetivo de interagir e propor novos conceitos ao Grupo de Matéria Orgânica e Terra Preta do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/CCTE), a presente proposta visa à obtenção e difusão de informações abrangendo a eficiência da aplicação de resíduos de madeira nos atributos biológicos, químicos e morfoestrutural do solo em áreas degradadas e sob sistemas florestais com fins econômicos. Deve ser ressaltado que as atividades proposta nesse plano de trabalho já se encontram implementadas em nível de campo, com amostragens em processo de análise em laboratórios no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e outras enviadas para instituições com laboratórios especializados em análise de madeira. Este trabalho tem como objetivo o georefenciamento das áreas de estudos e identificação sócio-econômica da indústria madeireira no município de Tailândia, PA.

Palavras- Chave: Georeferenciamento, Áreas alteradas, Desenvolvimento Sustentável, Amazônia.

1. Aluna de graduação do curso de Geografia na Universidade Federal do Pará-Brasil, Bolsista do CNPQ, Iniciação científica PIBIC, pela instituição Museu Paraense Emílio Goeldi-Brasil.

carlageo_05@yahoo.com.br

2. Orientador, pesquisador Dr. da Instituição Museu Paraense Emílio Goeldi-Brasil. Jlpiccini@museu-goeldi.com.br

3. Co-Orientadora, pesquisadora Dr. Instituição Museu Paraense Emílio Goeldi. 4. Aluna de graduação do curso de Geografia na Universidade Federal do Pará-Brasil.

(2)

ABSTRAT

The experiments are come back the forms of Replicagem de Terra. New black person (TPN) and applicability of the use of Plate wooden Triturated in areas of reforestation under systems forest production. The experiment is based on a called type of ground Terra Preta Arqueológica (TPA) or of Índio (TPI), ground examples of high fertility in the Amazonian one. With objective to interact and to consider new concepts to the Group of Organic Substance and Black Land of Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/CCTE), present the proposal aims at to the attainment and diffusion of information enclosing the efficiency of the wooden in the biological, chemical attributes and morfoestrutural application of residues of the ground in degraded areas and under forest systems with economic ends. It must be salient that the activities proposal in this plan of work already meet implemented in field level, with samplings in process of analysis in laboratories in Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), and other envoy for institutions with laboratories specialized in wooden analysis. This work has as objective the georefenciamento of the areas of studies and partner-economic identification of the lumber industry in the city of Thailand, Pará. Words Key: Modified Space, Georeferenciament, Sustainable Development, and Amazônia.

(3)

I – INTRODUÇÃO

Com a exploração da vegetação para a retirada de espécies florestais na Amazônia nos últimos 30 anos, assim como outros diferentes tipos de uso da terra, está havendo a necessidade na recuperação desses ecossistemas. Uma das propostas está em trabalhar tanto na readequação ecológica como no fortalecimento da cadeia produtiva nesses ambientes, atendendo aos verdadeiros princípios de sustentabilidade. Dentro deste contexto, a implementação de sistemas de produção florestal via diversificação de espécies nativas de mata primária e secundária da região, visando o incremento produtivo madeireiro, torna-se uma das principais opções. Assim, na realidade atual, há necessidade de tecnologias associando utilização e recuperação de áreas alteradas com o fortalecimento do sistema produtivo e econômico no estado do Pará; e mesmo como forma de uma das medidas a se evitar que novas fronteiras agrícolas e/ou áreas desmatadas sejam abertas.

No entanto, unidades pedológicas que sustentavam uma floresta diversificada, agora necessitam passar por um processo de readequação, visando atender parâmetros sociais, econômicos e ecológicos. Estudos sob os diferentes aspectos de sistemas florestais mostraram que é possível estabelecer modelos alternativos e promissores que promovem o desenvolvimento sustentável nos trópicos úmidos (Hiraoka, 2001). Embora esses sistemas não restaurem aspectos importantes das comunidades florestais, como estrutura e biodiversidade, podem se bem planejados, aproximar-se ecologicamente dessas comunidades, recuperando funções estruturais e funcionais do meio (Piccinin et al., 2007).

Considerando a compartimentação natural do Estado do Pará, têm se a necessidade de maiores estudos quanto à readequação de áreas alteradas tanto em termos produtivos como ecológicos. Este estudo pode e deve ser aplicado a empresas voltadas a atividade madeireira no estado do Pará, que produzem mais da metade do volume de madeiras em toras do Brasil. Um exemplo da problemática apresentada é o município de Tailândia-PA, considerado um dos maiores pólos madeireiros do País, onde em função da retirada de mais de 35% da sua cobertura vegetal original, está voltado a implementação de planos de manejo florestal visando atender a demanda comercial de madeira (Kern et al., 2006).

Dentro dessa mesma linha, vem ganhando proporções a recente prática da aplicação de resíduos de madeira como cobertura orgânica do solo sob sistemas florestais, como medida tanto de contorno de problemas sócio-ambientais como de recuperação de áreas alteradas.

O objetivo do presente trabalho está em referenciar geograficamente as áreas experimentais sob diferentes sistemas florestais com fins econômicos assim com as de replicagem Terra Preta Nova

(4)

(TPN). Deve ser ressaltado que as atividades propostas nesse plano de trabalho foram implementadas em nível de campo evidenciando, a necessidade pelas atuais demandas globais, do georeferenciamento das áreas de estudo, que consiste em uma análise das imagens e correlacioná-las com a sua posição real, isto é, poder adquirir a sua posição geográfica real. As vantagens do georeferenciamento são muitas: além da obtenção da posição geográfica (coordenadas geográficas tanto em graus quanto em unidades métricas), pode-se calcular área, perímetro de parcelas do terreno de interesse, distância entre pontos de interesse.

II- Delimitação do Problema

O trabalho será conduzido no Município de Tailândia, inserido na microrregião de Tomé-Açu, pertencente à mesorregião do Nordeste Paraense, entre as coordenadas geográficas de 02º36’ e 03º24’ de latitude sul e de 48º 58’ e 48º 33’ de longitude a WGr. O campo experimental, de propriedade da Empresa Tailâminas-Pla, foi cedido ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) por

M

Maappaa eellaabboorraaddoo 11 ppoorr:: CC.. AAllbbuuqquueerrqquuee.. LLaabboorraattóórriioo ddee AAnnáálliisseess eessppaacciiaaiiss ((LLAAEENNAA)) NNúúcclleeoo ddee AAllttooss EEssttuuddooss A

(5)

um período previsto de 25 anos, visando o desenvolvimento de pesquisa de âmbito social, econômico e ambiental através da utilização de resíduos da indústria madeireira, Projeto Terra Preta Nova (TPN).

Esta pesquisa apresenta como problemática a necessidade da inserção cartográfica e o uso de geotecnologias para análises espaciais e territoriais e a necessidade de produção de um mapa temático evidenciando as áreas prioritárias para a expansão da base florestal. Diante da contínua expansão e utilização do solo no município de Tailândia, é possível fazer uma análise do uso do espaço vivido e concebido na região, podemos concluir ainda de acordo com o mapa 2 a mancha de ocupação se dá em torno das margens da PA 150, principal estrada que integra o município ao restante do território paraense, configurando como o principal eixo de escoamento da produção e ocupação do solo.

M

Maappaa 22 eellaabboorraaddoo ppoorr:: CC.. AAllbbuuqquueerrqquuee.. LLaabboorraattóórriioo ddee AAnnáálliisseess eessppaacciiaaiiss ((LLAAEENNAA)) NNúúcclleeoo ddee AAllttooss EEssttuuddooss A

(6)

Tendo em vista o avanço da ocupação do solo e da retirada da cobertura vegetal no Município de Tailândia a área de estudo foi previamente selecionada de acordo com suas condições de utilização espacial, configurando uma área de ampla exploração madeireira em que os experimentos desenvolvidos com introdução de lamina de madeira no solo e a utilização dos recursos de Terra Preta Nova (TPN) apresentam-se como alternativas viáveis e possíveis para o reaproveitamento de áreas alteradas condicionando premissas de análises do aproveitamento do solo, para resultados esperados no que concerne ao avanço de áreas prioritárias para o desenvolvimento da atividade madeireira na área de estudo proporcionando a interação interdisciplinar e a utilização publica dos dados e mapeamento produzidos na fazenda Talimaninas-Pa, localizada as margens da PA 150 no KM 28. Apontando qual a importância de produção cartográfica para análises de georeferenciamento das áreas de estudo; a relevância dos locais prioritários para expansão da base florestal e o papel da Indústria madeireira no processo de produção do espaço no município de Tailândia, evidenciando problemática inerente aos aspectos sociais, ambientais e econômicos na região.

III. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL

A partir das problemáticas estabelecidas esta pesquisa apresenta como caráter de objetivo geral o Georefenciamento das áreas de estudos, e identificação e atuação da indústria madeireira no município de Tailândia, PA, mas especificamente na propriedade privada Tailaminas-PLA, no município. O objetivo maior dos sistemas de manejo é maximizar as interações positivas e minimizar as negativas, tanto entre os componentes (espécies) como em relação ao meio físico, apontando diretrizes de planejamento e implantação de tecnologias (Piccinin, 2005). Assim, a aplicação de resíduos da indústria madeireira em áreas degradadas sob sistemas florestais precisa ser assimilada, justificando-se, portanto, o desenvolvimento de produtos visando o monitoramento desse sistema de manejo, cooperando para a melhoria e sustentabilidade da fertilidade dos solos na região Amazônica.

(7)

OBJETIVOS ESPECIFICOS

É de extrema importância fazer análises da produção cartográfica para análises de georeferenciamento da área de estudo, enaltecendo a relevância dos locais prioritários para expansão da base florestal e o papel da Indústria madeireira no processo de produção do espaço no município de Tailândia, convergindo para a produção e análise cartográfica de um mapa temático da exploração dos recursos madeireiros na Fazenda Tailaminas-Pla no município de Tailândia-PA. Identificação e o mapeamento de áreas desflorestadas, aquisição de imagens de satélites pelo recurso de SIGS, e ainda imagens digitais da região explorada, é de extrema importância na caracterização desse processo. O georeferenciamento das áreas de estudo e mapa temático, são a premissa de desenvolvimento dessa pesquisa evidenciano e ressaltando locais prioritários para expansão da base florestal, a quantificação áreas alteradas na região.

VI- REFERENCIAL TEÓRICO.

Em função das condições antrópicas e bioclimáticas impostas, modificações morfoestruturais podem ocorrer no perfil de solo submetido a sistemas florestais, principalmente pelo maior aporte de resíduos orgânicos na forma de lâmina de madeira, tanto nas camadas superficiais como em subsuperfície. Com a aplicação da análise morfoestrutural, notadamente com o Perfil Cultural (Guimarães et al., 1997), denominado de Perfil de Manejo (Piccinin, 2005), pode se efetuar certo diagnóstico e prognóstico desses efeitos, acrescidas de análises físicas e químicas, principalmente quando se tem como referência uma área sob vegetação primitiva anexa, sob análogas condições ambientais.

O conceito de impacto ambiental segundo a elaboração da The encyclopaedic dictionary of physical geography apud. Christofoletti (1994, p. 427) conceituando como sendo “mudança sensível, positiva ou negativa nas condições de saúde e bem estar das pessoas e na estabilidade do ecossistema, do qual depende a sobrevivência humana.”

Nesta pesquisa a abordagem terá como foco de análise as alterações físicas inerentes a pedologia e aos impactos socioeconômicos na área de estudo. No trabalho elaborado desenvolve-se uma pesquisa baseada em termos experimentais para maximização dos efeitos positivos e minimização dos efeitos negativos nas áreas exploradas e de solos alterados.

O conceito de “áreas alteradas” ALMEIDA (2004), no qual o estudo está o cerne desta pesquisa significa terras antropizadas, ou seja, que estão sujeitas as transformações morfoestruturais e sociais pela ação humana. A intervenção pode ser realizada através de atividades como: agropecuária e madeireira e tem como foco de análise principal a propriedade rural, como neste caso a fazenda

(8)

Tailaminas-Pla, no município de Tailândia-PA. A região Amazônica esteve submetida a intensos processos de ocupação irregular e desordenada, as políticas de crescimento econômico e desenvolvimentismo tendo a Amaônia como grande foco de obtenção de terras e práticas do governo federal, ocasionaram seguidas ondas de imigração, proporcionando um novo padrão demográfico para a região, culminando com a introdução de um grande número de produtores oriundos de outras regiões do país, que eram atraídos pelas facilidades na política de acesso a terra, marcada pela presença de sulistas ligados a expansão da fronteira aberta, resultando em eminentes índices de desmatamento.

Em função desta prática e das novas atividades introduzidas no espaço amazônico promovendo favoreceu a ocorrência de complexas alterações e modificações na paisagem e organização territorial da Amazônia. A política desenvolvimentista aplicada pelo estado na região proporcionou ao mercado o surgimento de pólos de fronteira (agropecuária, mineral, industrial, extrativista). A partir do desenvolvimento dessas práticas, o caos ambiental foi originário de toda natureza favorecendo a eminência de dos movimentos de resistência ao desmatamento florestal (ALMEIDA; 2004). A criação de unidades de conservação na categoria de reserva extrativista resulta hoje em um modelo eficiente de ordenamento territorial, ampliando a possibilidade para o surgimento de novas categorias, como é o caso das reservas de desenvolvimento sustentável. (BRASIL, 2000)

Premissa na construção de uma nova conjuntura política inerente ao global, iniciada com as conferencias mundiais de meio ambiente ainda na década de 1970, que busca direcionar novas matrizes que definem a política de gestão e ordenamento territorial, pautada na sustentabilidade ecológica, chamada pela autora Berta Becker (1999) de, “vetor técnico ecológico”.

VII- METODOLOGIA

Esta pesquisa está inserida nos Projetos de Pesquisas: “Aproveitamento Econômico dos Resíduos de Madeira como Alternativa para Minimizar os Problemas Sócio-Ambientais no Estado do Pará”, com convênio SECTAM/FUNTEC/MPEG/FADESP,Nº 064/2004 e “Sistemas de Manejo do Solo como Base para o Desenvolvimento Sustentável da Fertilidade de Solos na Amazônia” convênio FUNTEC/PA. Apontando experimentos que estão voltados a formas de Replicagem de Terra. Preta Nova (TPN) e aplicabilidade da utilização de Lamina de Madeira Triturada em áreas de reflorestamento sob sistemas de produção florestal. Esta pesquisa já está em base de atuação em campo com aquisição de dados para o mapeamento das áreas prioritárias para o desenvolvimento do

(9)

experimento, com imagens digitais da área inerentes ao projeto de pesquisa desenvolvido. A metodologia desenvolvida no que concerne ao georeferenciamento está premissa na aquisição de dados para levantamentos cartográficos inerentes ao uso do espaço no local podendo ser aplicada das seguintes maneiras:

1. Utilizando-se pontos de controle de campo obtidos através de GPS, ou lidos em cartas topográficas ou de qualquer outra forma - esses pontos têm que ser notáveis para a sua perfeita identificação;

1.2 Pelo método imagem versus imagem – neste caso, uma das imagens já deve estar previamente georeferenciada, e o georeferenciamento é feito referenciando-se pontos idênticos de uma imagem e de outra, claramente identificáveis.

PRÉ-CAMPO:

Levantamento de produtos cartográficos e de sensoriamento remoto disponíveis para a área de estudo, imagens fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE-SJC-SP). Levantamentos cartográficos prévios; Aquisição de imagens de satélites; Análise cartográfica para georeferenciamento prévio.

CAMPO:

Utilização de instrumentos como, bússola, GPS, noções cartográficas e mapeamento da área para realização de trabalho em campo, viabilizando resultados para análises sócio-econômicas e ambientais relacionados à região. Método imagem versus imagem – neste caso, uma das imagens já deve estar previamente georeferenciada, e o georeferenciamento é feito referenciando-se pontos idênticos de uma imagem e de outra, claramente identificáveis.

• Análise de Laboratório:Utilização de Software comercial: ArcGIS 9.3 e 9.2 Software não comercial: SIG-EPI (COPPE/UFRJ); SPRINGS (INPE) e ou Google Earth (Rede Mundial de Internet).

(10)

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Dentre as propostas apresentadas para minimizar os impactos sócio-ambientais concernentes a atuação da indústria madeireira no município de Tailândia-PA, evidenciamos a introdução de geotecnologias no processo de análises para bases prioritárias na expansão da base florestal no município de Tailândia baseados no georeferenciamento das áreas de estudos para o alcance de maiores resultados inerentes aos desenvolvimentos experimentos desenvolvidos na Fazenda Tailaminas- PLA.

Utilizações de imagens abordando a dinâmica espacial das áreas de entorno do experimento de introdução de lamina de madeira e utilização de Terra Preta Nova (TPN) como princípios de novos estudos na região na tentativa de maximizar resultados positivos referentes à utilização de áreas alteradas com solo degradado.

Ressaltando a eminente necessidade de Elaboração de mapa Temático, para análises cartográficas da área de estudo e classificação para a utilização do solo na região.

Assim como à inserção da população local no processo produtivo, e a viabilidade comercial das espécies vinculadas ao projeto como: Paricá, Pupunha e Ype, que são amplamente utilizadas pela indústria madeireira para fins de utilização comercial.

Durante as etapas de campo que se sucederam, caracterizou-se a área de abrangência do projeto no contexto do município de Tailândia, delimitando a dinâmica espacial entre os diferentes sistemas de manejo e tratamentos prioritários (solo e espécies florestais), em acordo com Tabela 01.

Com obtenção da imagem do sensor TM/Landsat 5 junto ao INPE (Nov./2008), em condições de processamento, foi possível a elaboração do mapa temático, referenciando tanto as áreas sob sistemas de produção florestal como de replicagem TPN. As informações obtidas permitiram uma efetiva localização e quantificação dos diferentes tratamentos avaliados, fornecendo subsídios para a localização das áreas consideradas em pleno processo de evolução econômica e ambiental, como os tratamentos utilizando lamina de madeira triturada e espécies florestais como paricá, pupunha e samaúma.

Ressalta-se ainda que esse trabalho venha a atender necessidades eminentes no georeferenciamento das áreas de projetos que são desenvolvidos pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, na tentativa de enaltecer a real importância da prática e utilização de geotecnologias para o avanço e progresso da ciência. Os dados adquiridos e os mapas produzidos serão para utilização pública desde que atendendo os direitos autorais, publicar e popularizar as informações de SIG’S e GIS evidenciando a importância segue os padrões de realização deste

(11)

trabalho. Na Amazônica, os sistemas de produção além de atenderem condições sócio-econômicas favoráveis, devem ser ambientalmente apropriados em razão tanto da lógica conservacionista como em função da pressão ecológica as quais os estados da região vêm passando. A atual pressão ecológica sobre os sistemas naturais não tem precedente em nossa história. As mudanças climáticas representam um novo vetor de pressão nos ecossistema Amazônico, anteriormente exposto a outros vetores provenientes de excesso de extração de recursos naturais e mudanças no uso e ocupação do solo (Brandão, 2000). O estado do Pará apresenta uma área de 1.247.689,515 km² distribuídos em 143 municípios, onde se localiza ao nordeste paraense na microrregião de Tomé Açu o Município de Tailândia. Caracterizado por uma intensa atividade madeireira em destaque no cenário nacional.

Uma das propostas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva no estado do Pará, associada à conservação dos recursos naturais, está no desenvolvimento de produtos técnicos científicos voltados ao aproveitamento dos 207.085,5 quilômetros quadrados de área desmatada, o maior índice de desmatamento da região Amazônica, segundo estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte da produção madeireira (48%) ocorre na zona leste do Estado, onde estão situados os pólos madeireiros de Paragominas e Tailândia. Entretanto, é iminente uma queda drástica na produção madeireira nessas zonas devido ao desmatamento. Na maioria dessas regiões já ocorreram perdas de mais de 35% da sua cobertura vegetal original, processo acelerado pela exploração madeireira (Kern et al., 2006). A identificação e o mapeamento de áreas desflorestadas, aquisição de imagens de satélites pelo recurso de SIGS, e ainda imagens digitais da região explorada, e de extrema importância na caracterização desse processo.

(12)

Aquisição de Imagens Digitais em desenvolvimento do Trabalho de campo. IMAGEM 01

Experimento com Lâmina de madeira. Albuquerque. Carla (2008) IMAGEM 02

(13)

Pontos adquiridos em Campo: Sede 727705 9672994 TPN-3a 727179 9672881 Paricá com 721958 9672741 Paricá sem 721956 9672742 Paricá de 3 anos 734159 9672919 Pupunha com 734193 9671604 Área de mata 734237 9671452 Samaúma 734274 9672906 Samaúma Ypê 735099 9673459

Tabela 01: Referencial geográfico das diferentes áreas e sistemas experimentais.

Os pontos em destaque na tabela a cima, evidenciam as áreas prioritárias para a expansão da base do sistema florestal, os resultados maximizados estão localizados na base georeferenciada pelo sistema geodésico.

Verifica-se pela classificação digital, o elevado percentual de áreas com solos considerados “alterados” em todo o município de Tailândia. Constatou-se ainda, que essas áreas estão localizadas principalmente no entorno de áreas agrícolas ou de pastagens, indicando que num passado recente as áreas hoje consideradas “alteradas” faziam parte de outras classes de uso. Destaca-se ainda a grande dispersão dessas áreas. Apresentamos como resultado nesta pesquisa, a elaboração de um mapa temático da área trabalhada com o georeferenciamento das áreas de experimento na Fazenda Tailaminas-Tailândia/ PA, fornecendo condições para elaboração de diretrizes tecnológicas atualizadas embasadas no georeferenciamento. No mapa a abaixo os pontos prioritários para expansão da base florestal, são os seguintes pontos: 3, 6 e 9, por apresentarem os melhores resultados no que concerne aos aspectos de aproveitamento do solo inerentes aos experimento de TPN, e acréscimo de Lâmina de Madeira no solo.

(14)
(15)

Aproveitamento das áreas submetidas aos experimentos: IMAGEM 02

Samaúma com Ypê Albuquerque. Carla (2008).

IMAGEM 03

(16)

Utilização Comercial e Inserção Sócio-produtiva IMAGEM 04

Produção de Folha de Compensado. Albuquerque. Carla (2008).

• Interação dos resultados

Os resultados obtidos serão avaliados pela análise de variância seguindo o delineamento de blocos casualizados. A significância para a análise de variância será feita pelo teste “F” a 5% e as comparações entre as médias pelo teste de “Tukey”, também a 5%, e submetidas a análises regressão, empregando o programa SPSS for Windows 10.0.

(17)

IX- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, E; SABOGAL, C; BRIENZA, Jr; Recuperação de áreas alteradas na Amazônia

brasileira. (2004). Editora CIFOR.

BARROS, N.F. & COMERFORD, N.B. Sustentabilidade da produção de florestas plantadas na

região tropical. In: ALVAREZ, V. H.; SCHAEFER, C. E.; BARROS, N.F.; MELLO, J.W. &

COSTA, L.M. eds. Tópicos em ciências de solo. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, folha de Viçosa, v. 2, p.487-592. 2002.

Becker, Bertha K.; Miranda, Mariana [Orgs.].Geografia politica do desenvolvimento sustentavel. Rio de Janeiro. UFRJ, 1997. 494 p.

BECKER, Bertha K.. Geopolítica da Amazônia. Estud. av. [online]. 2005, vol.19, n.53, pp. 71-86. ISSN 0103-4014. doi: 10.1590/S0103-40142005000100005.

BECKCER, Bertha. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamound, 2006.

BRANDÃO, O. Influence de trois systèmes de mise em valeur sur l’evolution du profil cultural

d’um latossolo roxo l’Etat. Le Travail du Sol dans les Systèmes Mécanisés Tropicaux. Montpellier, France, Cirad-Sar. p: 41-49. 1997.

CONCEIÇÃO, P.C. Indicadores de qualidade do solo visando a avaliação de sistemas de manejo

do solo. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 125p. 2002.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos.

Brasília : Embrapa Produção de Informação; Rio de Janeiro : Embrapa Solos, 412p, 1999.

GUIMARÃES, M.F; TAVARES FILHO, J; RALISCH,R.; MEDINA, C.C; PICCININ,J.L. & KERN, D.C.; RUIVO, M.L.; FRAZÃO, J. ; OLIVEIRA, M.L. & PICCININ, J.L. New Dark

Earth experiment in the Tailândia City – Pará -BRArazl: the dream of Wim Sombroek. 18th World Congress of Soil Science. WCSS, Philadelphia, Pennsylvania, USA, July 9 – 15. 2006.

LEMOS, R.C., SANTOS, R.D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3.ed. Campinas : SBCS/CNPS, 1996.

HELENA, S.S. Análise Integrada do modelo de proteção ambiental e gestão das unidades de

conservação, UFC Fortaleza-CE.

PEREIRA, C. Q. Modelagem numérica do terreno a partir de dados de estação total e GPS em

(18)

PICCININ, J.L. Modificações no Perfil do Solo Sob Plantio Direto Contínuo e Com Intervenção

Mecânica Sob Sucessão e Rotação de Culturas. Campinas, UNICAMP, 112 p. 2005 (tese de

Doutorado).

PICCININ, J.L; KERN, D.; RUIVO, M.L.; SILVA, U. S.; BRONI, C.; OLIVEIRA, M. L. & MUNIZ, I.C. Avaliação das Modificações do Solo Sob Sistemas Florestais Cultivados com

Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) Com e Sem a Aplicação de Resíduos de Serraria. V Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, Curitiba. 2006. (CDRn).

PICCININ, J.L; Kern, D.C.; Ruivo, M. L. P.; Frazão, F.J.L. & Oliveira, M.L. Comportamento de

Solos Alterados na Região Amazônica SOB Sistemas Florestais Com Aplicação de Resíduos da Indústria Madeireira. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Gramado, S. Bras.

Ci. Solo, 2007. (CR RONI).

RUIVO, M. L. P; SALAZAR, E. R. C; MONTEIRO, K. F. P; CORDEIRO, I.M. C.C; PICCININ, J. L & OLIVEIRA, M. L. S. avaliação do crescimento de paricá (Schizolobium parahyba var

amazonicum (Huber Ex Ducke) Barneby em diferentes sistemas agroflorestais no nordeste

paraense In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS 6, 2006. Campos de

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Desta maneira, foi possível perceber que existe uma diferença significativa (P< 0,05) entre o comportamento da cola A relativamente à cola A com 5% e com 10% m/m de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

A orientação da prática de Ensino Supervisionada é realizada por um docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, adiante denominado orientador