• Nenhum resultado encontrado

GRAMÁTICA - RECUPERAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRAMÁTICA - RECUPERAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1ª série

Ens. Médio

EXERCÍCIOS DE MONITORIA

2º PERÍODO – JULHO

GRAMÁTICA - RECUPERAÇÃO

“O estudo é um trabalho em que somos obrigados a pôr toda a nossa vontade para realiza-lo com o maior rendimento possível.”

Thomas Atkinson

1. (UNEMAT/MT)

“Já começou a catástrofe causada pelo aquecimento global, que se esperava para daqui a trinta anos ou quarenta anos. A ciência não sabe como reverter esses efeitos. A saída para a geração que quase destruiu a espaçonave Terra é adaptar-se a furacões, inundações e incêndios florestais.”

(Veja, de 21/06/2006).

Escreva qual é a função da linguagem predominante no texto e justifique.

2. (UFMT) – Leia os textos para responder às questões de número 3 até 8.

Texto I

Noel querido,

No próximo dia 24 vou oferecer uma ceia para alguns amigos em minha casa, em petit comitê. Eu adoraria poder contar com a sua presença. E, se você quiser trazer um presente para a anfitriã, não vou me importar, pelo contrário, até dou uma sugestão: você já viu a nova linha de monitores de plasma da Gradiente? É um must! Design clean, tecnologia de última geração. Ficaria o máximo ao lado de minhas obras modernistas. Apenas um pedido, querido. Por favor, não entre pela chaminé para não assustar os convidados. Um beijo.

____________________ Seu nome

Texto II

E aí, Papai Noel, Belê?

A parada é a seguinte: eu, ___________________, tô muito a fim, a finzaço mesmo, de ter um Mini System Titanium da Gradiente no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5.000 Watts de potência, tá ligado? Sabe como é: eu queimo uns CDs MP3, convido a mina para ouvir um som da hora, a gente troca umas ideias e aí, meu velho, você tá ligado, né? E então? Quebra essa pra mim, mano. O senhor, que já tá velhinho, não sabe como é difícil hoje em dia agradar a mulherada. (VEJA, dezembro de 2003.)

(2)

a) Em função do registro formal, da invocação, da identificação do requerente, o texto II é exemplo do gênero requerimento.

b) O uso da expressão seu nome no texto I e o espaço para pôr nome no texto II sugerem que os remetentes devam ficar no anonimato, não podem ser identificados.

c) No texto I foi estabelecida uma interação formal, distante, entre a anfitriã e Papai Noel, trazido para o convívio diário, para a realidade presente.

d) No texto II, há relação de proximidade entre Papai Noel e o jovem, quebrada no final do texto pelo uso do tratamento senhor.

e) O texto I apresenta características como vocativo, corpo, fechamento e assinatura, que o identificam como carta.

 

3. Leia a afirmação.

Com base na afirmação acima, trace um perfil para os falantes dos textos I e II, justificando com palavras típicas da fala de cada um deles.

 

4. No texto I, há o registro da palavra “petit” que em francês significa pequeno. Que processo de formação pode ser considerado em uma situação como a do uso da palavra petit? Dê outros exemplos que se enquadram na mesma modalidade.

 

5. Qual é a função da linguagem predominante do texto II? Justifique.

6. No texto II, há o predomínio de que variedade da língua? Justifique com exemplos.

“É possível identificar as características sociais de um falante desconhecido com base em seu modo de falar...”

(3)

7. Mesmo não sendo aceita pela norma culta, palavra “ a finzaço”, no texto II, foi criada com base na união do radical da palavra fim mais um sufixo que denota aumentativo - aço. Essa criação da língua oral quanto ao acréscimo da ideia de um sufixo para a criação de um novo aumentativo só não está presente em: a) gatésima b) barcaça c) chataça d) inteligentaço e) Talentosésima 8. Há função poética em:

a)                       http://www.chargeonline.com.br/     b)                       http://www.chargeonline.com.br/   c) A bênção, Bahia Vinicius de Moraes Olorô, Bahia

Nós viemos pedir sua bênção, saravá! Hepa hê, meu guia

Nós viemos dormir no colinho de lemanjá! Nanã Borokô fazer um Bulandê

Efó, caruru e aluá

Pimenta bastante pra fazer sofrer Bastante mulata para amar Fazer juntó Meu guia, hê Seu guia, hê Bahia! (...) http://www.viniciusdemoraes.com.br/ d) 1924

Vinicius de Moraes inicia o Curso Secundário no Colégio Santo Inácio, na rua São Clemente.

Começa a cantar no coro do colégio, durante a missa de domingo. Liga-se de grande amizade a seus colegas Moacyr Veloso Cardoso de Oliveira e Renato Pompéia da Fonseca Guimarães, este, sobrinho de Raul Pompéia, com os quais escreve o "épico" escolar, em dez cantos, de inspiração camoniana: os acadêmicos. A partir daí participa sempre das festividades escolares de encerramento do ano letivo, seja cantando, seja atuando nas peças infantis

http://www.viniciusdemoraes.com.br/

(4)

Texto para as questões 10 e 11.

As cariocas Arlette, 70, e a filha, Denise, 44, começaram a correr juntas há 24 anos e acumulam 98 maratonas

Por Marcio Carrilho, do Rio de Janeiro

Elas já correram 98 maratonas nos últimos 24 anos. Arlette Amaral, 70, 38 maratonas no currículo, e sua filha, Denise Amaral, 44, 60 maratonas, são figuras conhecidas e queridas nas corridas de rua do Rio de Janeiro.

Quem começou foi a mãe, em 1982, então com 44 anos e nenhuma experiência anterior com atividade física. “Primeiro, eu caminhava os quatro quilômetros do trajeto casa-trabalho, depois, comecei a correr no calçadão da praia do Leblon, bairro onde moro, intercalando uma quadra correndo com duas caminhando, e isso sem tênis especial, pois usava uma sandália de plástico “Melissinha”, conta a mãe. “Pouco tempo depois, ganhei um Bamba Mil Milhas. Naquele mesmo ano, fiz a minha primeira corrida de rua, de 8 km, a tradicional e saudosa Leblon-Leme, e daí em diante não parei mais, foram mais de 15 anos participando de corridas todos os fins de semana, às vezes até duas no mesmo dia, deve ter dado mais de mil”, contabiliza Arlette, que possui uma coleção com mais de 300 troféus e diz que já perdeu a conta das medalhas acumuladas neste quase um quarto de século.

“Até já tive que jogar alguns troféus fora por falta de espaço e também porque dá um trabalhão danado ficar limpando”, completa, sempre com muito bom humor.

Sua filha única, Denise, com 19 anos em 1982, logo resolveu acompanhar os passos da mãe e também se apaixonou pelo esporte. O pai, seu Evandro, não corre, mas é o grande incentiva a mulher e a filha e faz o arquivo dos registros. “Ele só levanta copo, mas toda vez que sai uma notícia com a gente, recorta e guarda”, brinca a mulher.

Denise, nos primeiros oito anos, sempre chegava depois da mãe, não importando a distância. “Nas maratonas, ela completava até uma hora na minha frente e ficava me esperando para me ajudar assim que eu cruzasse a linha de chegada, bem mãezona mesmo”, recorda, sem esquecer também das gozações dos amigos corredores: “Eles gritavam ‘que vergonha, sua mãe já passou faz tempo!’”

Em 1983, as duas encararam a primeira maratona, no Rio de Janeiro, quando Arlette marcou 4h12min (seu melhor tempo é 3h37min, quando tinha 51 anos) e Denise, 5h04min.

http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=1109

9. Assinale a alternativa que indica a função da linguagem predominante no texto. a) Referencial.

b) Emotiva. c) Poética. d) Fática.

e) Primas próximas, "Valsa sem nome" e "Samba em prelúdio" estão entre os momentos mais românticos do CD. "Deixa" conjuga o mesmo clima com a convicção dos versos de Vinicius ("Deixa/ Ninguém vive mais do que uma vez/ Diz que sim pra não dizer talvez"). "Consolação" é outra que segue o mesmo caminho ao unir sentimentalismo e veemência. É como se soasse na melodia a declaração ultra-romântica que o poeta soube ver nela: "Se não houvesse o amor/ Melhor era tudo se acabar". Lema que, de certa forma, resume todo o disco.

(5)

10. Só não há vogal temática em: a) Correr (subtítulo). b) Correram (l. 1). c) Maratonas (l. 2). d) Filha (l. 2) e) Figuras (l. 3).

11. Releia o fragmento do texto I: “Maio e Junho de 2010 foram eleitos os meses de combate ao stress”. Há nele uma palavra, um substantivo, que denota o nome de uma ação. Que substantivo é esse? Explique o processo de formação dessa palavra em nossa língua.

12. Assinale a alternativa cujo prefixo “sub” tem o sentido de posterioridade: a) sublinhar b) subsequente c) subdesenvolvido d) subalterno e) submisso   

13. Leia a manchete abaixo para responder à questão.

 

Explique o erro cometido na manchete (relativo ao termo secretárias) com base em seus conhecimentos sobre acentuação de palavras em língua portuguesa. Leia a charge.

 

             

(6)

14.              

Escreva outras palavras que, assim como a regra a qual se encaixa a palavra “mocréia”, perderam o acento devido ao novo acordo ortográfico.

15.  Com  base  no  que  foi  exposto  na  questão  anterior,  não  devemos  mais  acentuar  também  a  palavra  “heroico”, pois além do “ei”, não acentuamos também os ditongos abertos “oi” nas paroxítonas. Explique  por que então continuamos a acentuar a palavra “herói”? 

16. (EAFA/RS) Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo da palavra “família”:

a) Rússia, Arábia, Indonésia, Islândia b) Rússia, Japão, Nova Zelândia, Arábia c) Islândia, Suécia, Nova Zelândia, Suíça d) Suécia, Suíça, sanduíche, fácil

Referências

Documentos relacionados

A administração de eserina em ratos tratados com veí- culo e 100 ug/kg de T3, por período de 1 dia não produziu dife- renças significativas no tempo de catalepsia dos dois

Em relação a inserção das leituras obrigatórias no processo de formação, percebemos que os licenciandos realmente procuravam em sua maioria as leituras que

O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT, em colaboração com a Petrobras desenvolveu um estudo para avaliar a ocorrência ou não de corrosão preferencial em tubos com

Contudo, se trata de um termo ina‑ dequado para compreender as mudanças ocorreram na URSS e outros países socia‑ listas após da progressiva desestalinização de seus

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Segundo o grupo europeu de interesse em hipersensibili- dade a drogas (European Network for Drug Allergy – ENDA) da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, são quatro

O evento teve como objetivo expor para o público em geral os conceitos do PIR relacionados à dimensão social, abordando todos os impactos sociais atrelados à

Número médio de células de Sertoli e produção espermática diária por testículo e por grama de testículo (Média ± EPM), estimada segundo França (1992), em