• Nenhum resultado encontrado

UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E HABILIDADES SOCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E HABILIDADES SOCIAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ES

UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS

E HABILIDADES SOCIAIS

Rachel Shimba Carneiro* Maria Gabriela de Castro Oliveira** RESUMO

Levando-se em consideração que os modos de criação são reconhecidos como uma importante influência no desenvolvimento humano, é possível supor que as relações entre pais e filhos têm sido um dos principais objetos de investigação nas áreas de psicologia do desenvolvimento, social e clínica. O presente estudo teve como objetivo identificar se o repertório de habilidades sociais de 40 pessoas com idades entre 20 e 50 anos está de alguma forma relacionado com os estilos parentais percebidos por eles. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o Questionário de estilos parentais (BURI, 1991) e o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette com o objetivo de investigar os estilos parentais e as habilidades sociais dos participantes. Os resultados do estudo verificaram que os participantes que perceberam seus pais como autoritários apresentaram um maior comprometimento nas habilidades sociais. Enquanto que os que perceberam seus pais como autoritativos parecem ter um maior repertório de habilidades sociais. Tais constatações mostram a importância dos pais terem conhecimento dos efeitos dos estilos parentais sobre o desenvolvimento de seus filhos.

Palavras-chave: Estilos parentais. Habilidades sociais. Relações pai-filho. Aptidão. 1 INTRODUÇÃO

Desde a década de 1930, cientistas têm se preocupado com questões como "qual a melhor forma de educar os filhos?" e "quais são as consequências que podem ser provocadas no desenvolvimento das crianças educadas por diferentes modelos de pais?" (DARLING; STEINBERG, 1993 apud WEBER et al., 2004, p. 323). Levando-se em consideração que os modos de criação são reconhecidos como uma importante influência no desenvolvimento da criança (LORDELO; FONSECA; ARAÚJO, 2000) e na promoção da saúde mental, é possível supor que as relações entre pais e filhos têm sido um dos principais objetos de investigação nas áreas de psicologia do desenvolvimento (CHEN; LIU; LI, 2000 apud BENETTI; BALBINOTTI, 2003).

Ao longo dos últimos anos, inúmeros estudos têm procurado compreender o impacto que os pais exercem no desenvolvimento sociocognitivo dos filhos (PAIVA; RONZANI, 2009). Para abordar este tema, diferentes aspectos das relações parentais são foco de investigações, como por exemplo, as dimensões do estilo parental e a importância das crenças parentais nas práticas educativas (BENETTI; BALBINOTTI, 2003). Para Seidl-de-Moura et al. (2004), as crenças, como parte da psicologia dos cuidadores, afetarão as práticas de cuidado para com os filhos, e práticas e crenças transformarão e serão transformadas pelo ambiente físico e social. Os autores sugerem que é nessa dinâmica complexa que se situa o desenvolvimento infantil.

*Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pesquisadora e docente no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM); rachelshimba@unisuamdoc.com.br

(2)

T

E Em uma revisão de Teixeira, Oliveira e Wottrich (2006), foi encontrado que duas dimensões principais de práticas educativas parentais têm sido usualmente descritas na literatura. Uma relacionada com atitudes coercitivas por parte dos pais (como punições e proibições), denominada exigência, e outra associada a comportamentos mais afetivos (como dar carinho, mostrar-se orgulhoso ou desapontado), denominada responsividade. Teixeira, Oliveira e Wottrich (2006) esclarecem que a exigência engloba atitudes de controle do comportamento dos filhos, por meio do estabelecimento de regras e de limites, ao passo que a responsividade está associada a comportamentos de apoio emocional, comunicação bidirecional entre pais e filhos. Um fator interessante encontrado na revisão de Teixeira, Oliveira e Wottrich (2006) é que a combinação dessas duas grandes dimensões tem sido utilizada para caracterizar os estilos parentais.

Paiva e Ronzani (2009) citam estudos mostrando a diferença entre estilos parentais e práticas educativas. Para os autores, os estilos parentais referem-se a um padrão global de características da interação dos pais com os filhos em diversas situações, um conjunto de atitudes que propicia um clima emocional em que as práticas se expressam. A partir da revisão de Teixeira, Oliveira e Wottrich (2006), os estilos parentais podem ser entendidos como o clima emocional, ou contexto, dentro do qual as práticas parentais específicas são implementadas.

De acordo com Weber et al. (2006), o estudo da relação entre pais e filhos tem sido desenvolvido por vários pesquisadores por meio dos estilos parentais. Os estilos parentais tiveram seus primeiros estudos com Baumrind, em 1971, que integrou tanto os aspectos comportamentais quanto os afetivos envolvidos na criação dos filhos (PAIVA; RONZANI, 2009). A seguir, é apresentada uma descrição sucinta dos três tipos de estilos parentais:

Os pais autoritativos são definidos como sendo os que tendem a direcionar as atividades de seus filhos de maneira racional e orientada, incentivando o diálogo, e exercem seus interesses e os interesses da criança. Pais autoritativos também incentivam a argumentação dos filhos em caso de divergência de opinião sem, no entanto, abrir mão da sua condição de adulto frente aos impasses impostos pelos desejos inadequados da criança, ainda que reconheça seus interesses e modo de ser. O estilo autoritário modela, controla e avalia o comportamento da criança de acordo com regras de conduta estabelecidas e normalmente absolutas; estima obediência como uma virtude e são a favor de medidas punitivas para lidar com aspectos da criança que entram em conflito com o que eles pensam ser certo. Já os pais permissivos tentam se comportar de maneira não punitiva e receptiva diante dos desejos e ações da criança. Neste sentido, foi observado que o permissivo é caracterizado pela falta de controle em relação à criança, bem como pela expectativa, por parte dos pais, de que a criança apresente uma conduta madura (BAUMRIND, 1966, p. 889).

Na década de 80, o modelo descrito por Baumrind foi reformulado por Maccoby e Martin (1983). Os autores desmembraram o estilo parental permissivo em dois: estilo indulgente e negligente. Segundo Maccoby e Martin (1983), pais indulgentes são responsivos e não exigentes, enquanto pais negligentes são não exigentes e não responsivos, tendem a orientar-se pela esquiva das inconveniências, o que os faz responder a pedidos imediatos das crianças apenas de forma a findá-los.

A partir de uma revisão de estudos, Cecconello, De Antoni e Koller (2003) verificaram que o estilo autoritativo está relacionado com competência social, assertividade, comportamento independente de crianças, responsabilidade social, autoconfiança e menores níveis de problemas de comportamento, ansiedade e depressão. Talvez, essa relação se deva ao fato de que no estilo parental autoritativo:

(3)

ES

[...] a comunicação entre pais e filhos é clara e aberta, baseada no respeito mútuo. São pais que têm altas expectativas em relação ao comportamento dos filhos em termos de responsabilidade e maturidade. Além disso, são afetuosos na interação com eles, responsivos às suas necessidades e, frequentemente, solicitam sua opinião quando conveniente, encorajando a tomada de decisões e proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades (CECCONELLO; DE ANTONI; KOLLER, 2003, p. 48).

Por outro lado, Cecconello, De Antoni e Koller (2003) citam estudos mostrando que os estilos autoritário, indulgente e negligente parecem estar relacionados com uma maior incidência de resultados negativos no desenvolvimento, como problemas de comportamento, abuso de substâncias, fracasso escolar e baixa autoestima. Em uma revisão de Weber et al. (2004), verificou-se que os filhos de pais autoritários foram descritos como tendo tendência para um deverificou-sempenho escolar moderado, sem problemas de comportamento; porém possuem pouca habilidade social e alto índice de depressão. Tais argumentos se assemelham às observações feitas por Baumrind (1966). Para este autor, os filhos de pais autoritários são menos competentes tanto no plano escolar quanto no plano das relações com os outros. É importante chamar atenção para o fato de que pais e mães autoritários possuem muita exigência e pouco afeto (PAIVA; RONZANI, 2009).

Por outro lado, Mondin (2008) cita alguns estudos mostrando que pais com pobre disciplina e fraco monitoramento dos filhos, como as do estilo negligente e também indulgente, podem fazer com que seus filhos não desenvolvam habilidades de socialização básicas necessárias, apresentando baixa autoestima e comportamentos antissociais. Segundo alguns autores citados por Weber et al. (2004), filhos criados sob o estilo parental negligente apresentam, entre os quatro estilos, os piores índices de ajustamento, com menor competência social e cognitiva e mais problemas de comportamento. Além disso, possuem baixo rendimento escolar, sintomas depressivos e maior índice de estresse. Bolsoni-Silva (2000) destaca algumas pesquisas que indicam que as crianças com pouca interação com os pais apresentam menor desenvolvimento cognitivo e maiores problemas comportamentais. De fato, muitos estudos têm descoberto relações entre estilos parentais e diferentes características dos filhos (WEBER et al., 2004). Gomide et al. (2005), por exemplo, verificaram que a literatura especializada no relacionamento entre pais e filhos associa o estilo parental ao desenvolvimento de habilidades sociais das crianças e adolescentes.

A partir das considerações feitas, é possível levantar alguns questionamentos sobre os temas estilos parentais e habilidades sociais: Será que estilos parentais autoritativos estão positivamente correlacionados com o desenvolvimento de habilidades sociais dos filhos? Será que estilos parentais autoritários ou permissivos são fatores de risco para o desenvolvimento das habilidades sociais dos filhos?

A importância dos pais para a aquisição de habilidades sociais tem sido demonstrada por alguns estudos (PACHECO; TEIXEIRA; GOMES, 1999). De acordo com Del Prette e Del Prette (1999), em um ambiente familiar onde se faça uso dessas habilidades, provavelmente se desenvolvem crianças com adequado repertório de habilidades sociais, que são imprescindíveis para uma boa sociabilidade. Por outro lado, Del Prette e Del Prette (2001) salientam que pais que educam seus filhos agindo de forma agressiva, negligente, autoritária ou que fornecem modelos inapropriados produzem déficits na aprendizagem de comportamentos sociais adequados.

Em uma revisão de estudos feita por Bandeira e Quaglia (2005), foi verificado que as habilidades sociais são unidades comportamentais que fazem parte do desempenho do indivíduo

(4)

T

E diante das demandas das situações interpessoais e que são necessárias à competência social. Para Del Prette e Del Prette (2001), o termo habilidades sociais refere-se à existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as demandas das situações interpessoais. As principais classes das habilidades sociais são: habilidades sociais de comunicação; habilidades sociais de civilidade; habilidades sociais assertivas, de direito e cidadania; habilidades sociais empáticas; habilidades sociais de trabalho e habilidades sociais de expressão de sentimento positivo (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001).

De acordo com Falcone (2001), as interações sociais bem sucedidas incluem a manifestação da habilidade empática e da habilidade assertiva. A empatia é entendida como a capacidade de compreender e de expressar compreensão acurada sobre a perspectiva e sentimentos de outra pessoa, além de experimentar compaixão e interesse pelo bem-estar desta (BARRETT-LENNARD, 1993; FALCONE, 1999). Do ponto de vista de Falcone (1999), agir de forma empática implica em estar disponível para ver as coisas de acordo com o ponto de referência da outra pessoa e demonstrar um interesse genuíno pelo bem-estar desta.

Já a assertividade é definida como a “capacidade de defender os próprios direitos e de expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa” (LANGE; JAKUBOWSKI, 1976, p. 7), possibilitando bem-estar emocional e aumentando a probabilidade da manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis e duradouros (VILA; GONGORA; SILVEIRA, 2003). Para Caballo (2003), essas habilidades são aprendidas ao longo do desenvolvimento e são fundamentais para que o indivíduo estabeleça relações adequadas ao ambiente.

Por outro lado, os déficits e comprometimentos de habilidades sociais podem caracterizar relações sociais restritas e conflitivas que interferem, de maneira negativa, sobre a qualidade de vida e a saúde psicológica do indivíduo (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 1999, 2001; PINHEIRO

et al., 2006). É importante apontar que com relação às variáveis que determinam a ocorrência

de um desempenho inadequado socialmente, Vila (2005) afirma que podem ser levantadas várias hipóteses. Uma delas considera que as pessoas apresentam déficits em habilidades sociais porque os contextos familiar e social não propiciaram condições para a aprendizagem e aprimoramento de tais comportamentos. Outra hipótese é que, ainda que algumas pessoas possuam as habilidades sociais no repertório comportamental, não as apresentam por vários fatores, como: grande nível de ansiedade, falhas no repertório discriminativo, não discriminando a ocasião apropriada para responder às demandas do contexto social (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2002). Deste modo, ao se tentar entender as variáveis mantenedoras dos comportamentos considerados inadequados socialmente, infere-se, primeiramente, que a pessoa não passou por um processo de aprendizagem para o responder apropriado ou apresenta uma história de aprendizagem bastante frágil (VILA, 2005).

De uma maneira geral, é possível perceber que a habilidade dos pais em interagir adequadamente na educação de seus filhos é um aspecto fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental destes. Entretanto, são necessárias mais pesquisas com o objetivo de verificar a relação entre o desenvolvimento das habilidades sociais e o papel dos pais para este processo. As considerações feitas até o presente momento motivaram a realização desta pesquisa, que consiste em uma reflexão sobre o repertório de habilidades sociais de 40 pessoas e os estilos parentais percebidos por estes participantes.

(5)

ES 2 METODOLOGIA

Foram selecionadas 40 pessoas com idades entre 20 e 50 anos para participarem da presente pesquisa. Participaram deste estudo 24 adultos do sexo feminino e 16 do sexo masculino, oriundos de três instituições de ensino superior, sendo duas públicas e uma privada. Do ponto de vista da escolaridade, 28 dos participantes cursam a faculdade de psicologia, quatro cursam faculdade de ciências contábeis, uma cursa fonoaudiologia e uma pessoa cursa a faculdade de engenharia; os outros já tinham o curso superior completo em jornalismo, psicologia e quatro em engenharia.

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi entregue para cada uma das 40 pessoas que fizeram parte do estudo. O TCLE teve como objetivo fornecer esclarecimentos sobre a pesquisa, sobre o processo de avaliação e o sigilo dos participantes.

O Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) de Del Prette e Del Prette (2001) foi utilizado para avaliar as habilidades sociais dos participantes, é composto de um Caderno de Aplicação e uma Folha de Resposta. O Caderno de Aplicação tem uma folha de rosto com as instruções e, em sua parte interna, 38 itens, cada um deles descrevendo uma situação de interação social e uma possível reação a ela. Nas instruções, solicita-se que o respondente faça uma estimativa da frequência com que reage da forma descrita em cada item, considerando o total de vezes em que se encontrou naquela situação. Segue-se uma escala (do tipo Likert) com 5 pontos, que variam da seguinte forma: 0 (Nunca ou raramente), 1 (Com pouca frequência), 2 (Com regular frequência), 3 (Muito frequentemente) e 4 (Sempre ou quase sempre). A Folha de Resposta contém um quadro para a anotação das respostas. Usualmente, o IHS é autoaplicado, ou seja, o próprio respondente anota a avaliação na Folha de Respostas. Essa aplicação pode também ser realizada pelo avaliador, caso em que o respondente apresenta oralmente sua avaliação a cada item. Os estudos com o IHS indicaram uma estrutura composta de cinco fatores:

a) enfrentamento e autoafirmação;

b) autoafirmação na expressão de sentimentos positivos; c) conversação e desenvoltura social;

d) autoexposição a desconhecidos e situações novas; e e) autocontrole da agressividade.

Parte dos itens do IHS é redigida de modo que uma frequência mais elevada indica déficit na habilidade requerida naquela situação (nesses itens a pontuação é invertida para a obtenção do escore). O escore total permite uma primeira avaliação dos recursos e déficits das habilidades sociais do respondente e os escores fatoriais apresentam as áreas específicas, nas quais estas habilidades ou déficits se apresentam. Conforme consta no Manual de aplicação, apuração e interpretação do IHS, propriedades psicométricas do IHS-Del-Prette apresentam índices de validade, fidedignidade e consistência interna satisfatórios.

O Questionário de Estilos Parentais (BURI, 1991) busca avaliar os conceitos de Baumrind referentes aos estilos parentais permissivo, autoritário e autoritativo. É composto por 30 situações hipotéticas referentes às estratégias educacionais utilizadas pelos pais durante a infância de seus filhos. O instrumento é formado por três subescalas, cada uma com dez itens, as quais se referem aos estilos parentais autoritário, autoritativo e permissivo. Os filhos respondem em uma escala likert de cinco pontos, sendo dois pontos referentes à discordância ("discordo totalmente" e

(6)

T

E "discordo"), um ponto neutro ("não concordo nem discordo") e dois referentes à concordância ("concordo totalmente" e "concordo"). Buri (1991), em seu estudo para formulação do PAQ, realizou teste de confiabilidade, de consistência interna e análise de correlações entre as três subescalas que compunham o instrumento.

A partir da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, os participantes foram recrutados em três Universidade situadas no Estado do Rio de Janeiro. Após a aceitação e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os instrumentos foram aplicados individualmente. Em cada aplicação, os participantes foram informados sobre os objetivos desse levantamento de dados, sobre o sigilo e confidencialidade das suas respostas e sobre o caráter voluntário da participação.

Para a análise do Questionário de Estilos Parentais (BURI, 1991), foram calculados os escores totais para cada um dos fatores:

a) estilo parental autoritativo; b) estilo parental permissivo; e c) estilo parental autoritário.

Com base nesses dados, foi verificado o fator com maior escore de cada participante. No Inventário de Habilidades Sociais (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001), o participante foi classificado segundo a tabela de escore total, que o categoriza como tendo:

a) repertório bastante elaborado de habilidades sociais; b) repertório de habilidades sociais acima da média; c) repertório médio;

d) repertório de habilidades sociais abaixo da média; e e) indicação para treinamento em habilidades sociais. 3 RESULTADOS

Por meio do PAQ (BURI, 1991), verificou-se que dos 40 participantes, 26 perceberam seus pais como autoritativos, enquanto que 13 perceberam seus pais como autoritários e uma pessoa os percebeu como permissivos. A partir dos dados obtidos no IHS (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001), foi constatado que dos 26 participantes com estilo parental autoritativo, 10 apresentaram repertório bastante elaborado de habilidades sociais, sete apresentaram repertório de habilidades sociais acima da média, duas pessoas apresentaram repertório médio, três pessoas apresentaram repertório de habilidades sociais abaixo da média e quatro pessoas apresentaram indicação para treinamento em habilidades sociais. Dos 13 participantes que perceberam seus pais como autoritários, dois apresentaram repertório de habilidades sociais bastante elaborado, duas pessoas apresentaram repertório de habilidades sociais acima da média, uma pessoa apresentou repertório médio, duas apresentaram repertório de habilidades sociais abaixo da média e seis pessoas obtiveram pontuação que caracteriza uma indicação para treinamento em habilidades sociais. Por fim, o participante que percebeu seus pais como permissivos apresentou repertório de habilidades sociais abaixo da média. Para ilustrar, as figuras 1 e 2 mostram a percentagem de pessoas com estilo parental autoritário e autoritativo e dentre estas quantas apresentaram repertório bastante elaborado de habilidades sociais, repertório de habilidades sociais acima da média, repertório médio, repertório de habilidades sociais abaixo da média e indicação para treinamento em habilidades sociais.

(7)

ES Figura 1: Distribuição Quantitativa do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) no Estilo

Parental Autoritário do Questionário de Estilos Parentais (PAQ).

Figura 2: Distribuição Quantitativa do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) no Estilo Parental Autoritativo do Questionário de Estilos Parentais (PAQ).

A partir dos dados apresentados nas figuras 1 e 2, pode-se observar que a maioria dos participantes que percebeu seus pais com estilo parental autoritário (61%) apresentou um repertório de habilidades sociais abaixo da média ou com indicação para treinamento de habilidades sociais. Por outro lado, a maioria dos participantes que percebeu seus pais com estilo parental autoritativo (65%) demonstrou um repertório de habilidades sociais acima da média ou bastante elaborado. Ao comparar os três estilos parentais, é possível verificar que os participantes que perceberam seus pais como permissivos ou autoritários apresentaram um maior comprometimento nas habilidades sociais. Enquanto que os que perceberam seus pais

(8)

T

E como autoritativos parecem ter um maior repertório de habilidades sociais. 4 DISCUSSÃO

Os dados coletados neste estudo estão em consonância com os discutidos pela literatura (para uma revisão mais detalhada, ver BAUMRIND, 1966; CECCONELLO; DE ANTONI; KOLLER, 2003; SALVO; SILVARES; TONI, 2005; MONTANDON, 2005; WEBER et al., 2004), os quais indicam que o estilo parental autoritativo e o desenvolvimento das habilidades sociais estão de alguma forma interligados. Como propõem Teixeira, Oliveira e Wottrich (2006), o estilo parental autoritativo é bastante adequado para um desenvolvimento saudável dos filhos.

Outra constatação desta pesquisa ao cenário das discussões apresentadas anteriormente está no fato de haver uma correlação entre o estilo parental autoritário e o desenvolvimento inadequado das habilidades sociais. Segundo Del Prette e Del Prette (2001), pais que educam seus filhos agindo de forma agressiva, negligente, autoritária ou que fornecem modelos inapropriados produzem déficits na aprendizagem de comportamentos sociais adequados. É importante pontuar que a literatura tem apontado que quando a falta de habilidades sociais é crítica, as relações sociais podem se tornar restritas e conflitivas, interferindo de maneira negativa no grupo em que o indivíduo está inserido, e, sobretudo, em sua saúde psicológica (PINHEIRO et al., 2006).

Muitas outras questões relacionadas à influência do estilo parental no desenvolvimento dos jovens necessitam serem investigadas, como as possíveis variações que possam existir entre diferentes grupos culturais (COSTA; TEIXEIRA; GOMES, 2000; KELLER; LAMM, 2005). Dentro deste contexto, pode-se destacar a relevância de futuras investigações que incluam estudos transculturais. Em uma revisão de Montandon (2005), foi verificado que alguns pesquisadores mostraram que o estilo autoritativo de Baumrind não tem os efeitos positivos que seriam de se esperar em crianças oriundas de uma cultura asiática e que as crianças asiáticas que mais tinham êxito na escola eram aquelas às quais os pais aplicavam um estilo autoritário. Diante de tais considerações, Seidl-de-Moura et al. (2004) propõem que variações sociais e culturais importantes devem ser consideradas pelos que se dedicam a estudar o desenvolvimento infantil. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo procurou contribuir na discussão sobre os temas estilos parentais e habilidades sociais, indicando que os estilos parentais percebidos pelas pessoas são importantes para o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Em uma revisão de Pinheiro et al. (2006), foi verificado que diversos estudos têm ressaltado a importância do estilo de criação para o desenvolvimento social das crianças. É importante destacar a importância de pesquisas relativas a amostras referentes a adultos, já que se depara, na literatura vigente, com múltiplos estudos concernentes a amostras de adolescentes (BOECKEL; SARRIERA, 2005).

A partir do levantamento de dados realizado neste estudo, é possível pensar em possibilidades de ações preventivas com os pais como, por exemplo, uma intervenção que forneça tanto conhecimentos dos estilos parentais quanto o desenvolvimento de habilidades sociais. Isto, talvez, signifique um processo de munir os pais com conhecimentos específicos e habilidades que

(9)

ES lhes permitam promover o desenvolvimento e a competência social de suas crianças. Conforme

propõem Weber et al. (2004), a sociedade como um todo seria beneficiada, já que mais pessoas teriam possibilidades de crescer e se desenvolver em um ambiente familiar saudável.

Deve-se ressaltar que este estudo foi realizado com um número de participantes reduzido e que, portanto, as conclusões aqui apresentadas devem ser consideradas de forma cuidadosa, evitando as generalizações precipitadas que precisarão ser apoiadas por dados de estudos realizados com uma amostra representativa.

A STUDY OF THE RELATIONSHIP BETWEEN PARENTING STYLES AND

SOCIAL SKILLS

ABSTRACT

Taking into consideration that the farming methods are recognized as an important influence in human development, it is possible to assume that the relations between parents and children have been the main objects of research in the areas of developmental psychology, social and clinical. The present study aimed to identify the social skills of 40 people aged 20 to 50 years is somehow related to parenting styles perceived by them. For this research, we used the Parenting Styles Questionnaire (BURI, 1991) and the Social Skills Inventory Del Prette and Del Prette aiming to investigate the parenting styles and social skills of the participants. The results of the study found that participants who perceived their parents as authoritative showed greater impairment in social skills. While those who perceived their parents as authoritative seem to have a larger repertoire of social skills. These findings show the importance of parents were aware of the effects of parenting styles on the development of their children.

Keywords: Parenting styles. Social skills. Father-child relations. Aptitude. REFERÊNCIAS

BANDEIRA, M.; QUAGLIA, M. A. C. Habilidades sociais de estudantes universitários:

identificação de situações sociais significativas. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 45-55, 2005.

BARRETT-LENNARD, G. T. The phases and focus of empathy. British Journal of Medical Psychology, Letchworth Herts, v. 66, n. 1, p. 3-13. 1993.

BAUMRIND, D. Effects of authoritative parental control on child behavior. Child Development, Chicago, v. 37, n. 4, p. 887-907, 1966.

BENETTI, S. P. C.; BALBINOTTI, M. A. A. Elaboração e estudo de propriedades psicométricas do Inventário de Práticas Parentais. Psico-USF, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 1-16, dez. 2003.

(10)

T

E BOECKEL, M. G.; SARRIERA, J. C. Análise fatorial do Questionário de Estilos Parentais (PAQ) em uma amostra de adultos jovens universitários. Psico-USF, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 1-9, jun. 2005.

BOLSONI-SILVA, A. T. Problemas de comportamento e comportamentos socialmente adequados: sua relação com as atividades educativas de pais. 2000. 178 f. Dissertação (Mestrado em ) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2000.

BURI, J. R. Parental Authority Questionnaire. Journal of Personality Assessment, Hillsdale, v. 57, n. 1, p. 110-119, 1991.

CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2003.

CECCONELLO, A. M.; DE ANTONI, C.; KOLLER, S. H. Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, p. 45-54, 2003. Número especial.

COSTA, F. T.; TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Responsividade e Exigência: Duas Escalas para Avaliar Estilos Parentais. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 1-10, 2000. DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Inventário de habilidades sociais: manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2002.

FALCONE, E. A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 23–32, 1999. FALCONE, E. M. O. Uma proposta de um sistema de classificação das habilidades sociais. In: GUILHARDI, H. J. et al. (Org.). Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade. Santo André: SET, 2001. p. 195-209.

GOMIDE, P. I. C. et al. Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2005.

(11)

ES KELLER, H.; LAMM, B. Parenting as the expression of sociohistorical time: the case of German

individualization. International Journal of Behavioral Development, London, v. 29, p. 238-246, 2005.

LANGE, A.; JAKUBOWSKI, P. Responsible assertive behavior. Illionis: Ed. Research Press, 1976. LORDELO, E. R.; FONSECA, A. L.; ARAÚJO, M. L. V. B. Responsividade do ambiente de

desenvolvimento: crenças e práticas como sistema cultural de criação de filhos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2000.

MACCOBY, E.; MARTIN, J. Socialization in the context of the family: Parent-child interaction. In: HETHERINGTON, E. M.; MUSSEN, P. H. Handbook of child psychology: socialization, personality, and social development. 4. ed. New York: Wiley, 1983. v. 4. p. 1-101.

MONDIN, E. M. C. Práticas educativas parentais e seus efeitos na criação dos filhos. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 26, n. 54, p. 233-244, jul./set. 2008.

MONTANDON, C. As práticas educativas parentais e a experiência das crianças. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 485-507, maio/ago. 2005.

PACHECO, J. T. B.; TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Estilos parentais e desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 117-126, maio/ ago. 1999.

PAIVA, F. S. de; RONZANI, T. M. Estilos parentais e consumo de drogas entre adolescentes: revisão sistemática. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 177-183, jan./mar. 2009. PINHEIRO, M. I. S. et al. Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 407-414, 2006.

SALVO, C. G.; SILVARES, E. F. M.; TONI, P. M. Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 2, p. 1-12, 2005.

SEIDL-DE-MOURA, M. L. et al. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos dos Brasil. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 3, p. 421-429, 2004.

(12)

T

E TEIXEIRA, M. A. P.; OLIVEIRA, A. M.; WOTTRICH, S. H. Escalas de Práticas Parentais (EPP): avaliando dimensões de práticas parentais em relação a adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 3, p. 433-441, 2006.

VILA, E. M. Treinamento de habilidades sociais em grupo com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem: uma análise sobre procedimentos e efeitos da intervenção. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

VILA, E. M.; GONGORA, M. A. N.; SILVEIRA, J. M. Ensinando repertório alternativo para clientes que apresentam padrões comportamentais passivo e hostil. In: ALMEIDA, C. G. (Org.). Intervenções em grupos: Estratégias psicológicas para a melhoria da qualidade de vida. Campinas: Papirus, 2003. p. 59-81.

WEBER, L. N. D. et al. Identificação de estilos parentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 323-331, 2004.

WEBER, L. N. D. et al. Continuidade dos estilos parentais através das gerações: transmissão intergeracional de estilos parentais. Paidéia, Ribeirão Preto, SP, v. 16, n. 35, p. 407-414, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Entre os vários trabalhos desenvolvidos elegemos três: um deles correspondente a uma intervenção na ala norte do antigo Bairro das Águas Livres (atualmente Jardim das Amoreiras),

 88% Cross Selling  79% Serviços Dedicados  20% Gestão e Terceirização Acumulado 2010 + 5M11 R$ 3,644 bilhões  78% Cross Selling  43% Serviços Dedicados

01 bloco de papel criative neon 01 pincel chato nº 18 01 cx (oil pastel – 16 cores) 20 folhas de papel oficio duplo 01 caneta para retroprojetor 01 folha de cartolina

A probabilidade do pacote de teste ser encaminhado para a porta preferencial é igual à probabilidade de não haver pacote no outro enlace mais a. PUC-Rio - Certificação Digital

74° - A CONVENÇÃO REGIONAL poderá ser dissolvida mediante decisão prévia da JUNTA GERAL DELIBERATIVA, e ratificada em 02 (duas) ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS

Existem outras estrelas massivas com variações, porem menores que em Eta Carinae e P-Cygni AG Carinae AG Carinae © HST Por exemplo: AG Carinae na Galáxia e S Doradus na

The annual detection rate of new cases of leprosy by age group (0-14 years, 15- 44 years, 45-64 years and over 65 years) was calculated by dividing the number of new cases of each

Na fotossíntese, seis moléculas do gás carbônico (da atmosfera) e seis moléculas de água (retiradas principal- mente do solo, por isso é importante regar as suas plantinhas)