• Nenhum resultado encontrado

0328 PROJETISTA / CADISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "0328 PROJETISTA / CADISTA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS

Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02:

QUESTÃO 01

Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque o item em que aparece desvio da norma padrão quanto à sintaxe de regência: A) Perdoei-lhe a atitude grosseira;

B) Preferia brincar à trabalhar;

C) O filme a que assisti foi maravilhoso; D) Lembramo-nos do endereço;

E) Nunca desobedeça às normas gramaticais.

QUESTÃO 02

Em: “Só lembro que a cegonha que me trouxe decolou de Orly às 17:22...” As palavras grifadas, respectivamente, são classificadas morfologicamente como:

A) Conjunção e pronome relativo; B) Conjunção e advérbio;

C) Pronome interrogativo e pronome adjetivo; D) Pronome interrogativo e pronome relativo; E) Conjunção e pronome adjetivo.

O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07:

Um Apólogo

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? — Deixe-me, senhora.

— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.

— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.

— Mas você é orgulhosa. — Decerto que sou — Mas por quê?

— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?

— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...

— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...

— Também os batedores vão adiante do imperador. — Você é imperador?

— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...

Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:

— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...

A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

(2)

Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe: — Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.

Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:

— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Machado de Assis

QUESTÃO 03

Observe as proposições acerca do texto:

I. Percebe-se a vitória da linha sobre a agulha, que cosida no vestido, vai ao baile no corpo da baronesa;

II. O texto é um apólogo por expressar no final uma moralidade como conclusão;

III. A moral da história nos ensina que não se deve abrir caminho a ninguém que vá gozar dos benefícios do caminho aberto, ou do ponto de vista da agulha, devemos nos considerar maiores que os outros;

IV. Há no texto uma personificação dos valores e comportamentos provenientes do capitalismo em meados do sec. XIX, mas que podem ser considerados atuais.

Marque o item correto: A) I,II e III são verdadeiras; B) Apenas a II é verdadeira; C) Apenas I e IV são verdadeiras; D) Todas são verdadeiras; E) I,II e IV são verdadeiras.

QUESTÃO 04

Em: “Deixe-me, senhora” A forma de tratamento demonstra que há um distanciamento entre as personagens. Marque a opção em que a forma de tratamento não está adequada ao interlocutor:

A) Vossa Magnificência irá assinar os certificados agora? (para Reitor de Universidade);

B) Vossa Excelência enviou a precatória? (para Juiz de Direito);

C) Vossa Eminência fez boa viagem? (para Frade);

D) É preciso que Vossa Reverendíssima ministre a missa no domingo. (para Sacerdote);

E) Informamos à Vossa Senhoria que a reunião irá começar. (para diretor da empresa).

QUESTÃO 05

Analise as frases do texto e marque o item em que, respectivamente, as formas verbais grifadas estão corretamente classificadas quanto ao tempo e modo: I. “— Deixe-me, senhora.”;

II. “quem é que os cose”; III. “...murmurou à pobre agulha”;

IV. “Cansas-te em abrir caminho para ela”.

A) Imperativo afirmativo, presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, presente do indicativo;

B) Presente do indicativo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do subjuntivo;

C) Imperativo afirmativo, presente do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo;

D) Imperativo afirmativo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo;

E) Presente do subjuntivo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo.

QUESTÃO 06

Marque a opção em que não há erro na separação silábica das palavras do texto:

A) Chei-o, a-di-an-te, sub-al-ter-no, obs-cu-ro; B) Adi-an-te, obs-cu-ro, vei-o, si-len-ci-o-sa; C) Con-ti-nu-ou, di-zi-a, su-bal-ter-no, si-len-ci-o-sa; D) Vei-o, con-ti-nuou, di-zi-a, obs-cu-ro;

E) Á-ge-is, obs-cu-ro, vei-o, di-zi-a.

QUESTÃO 07

Assinale a opção que nas orações do texto tem-se um exemplo de predicado verbo-nominal:

A) “Mas você é orgulhosa.”;

B) “Também os batedores vão adiante do imperador.”; C) “Uma e outra iam andando orgulhosas...”;

D) “...a costureira dobrou a costura..”; E) “Esta agora é melhor...”.

(3)

QUESTÃO 08

Leia a charge:

Observando o uso da palavra meio, percebe-se que está de acordo com as regras de concordância nominal. Assinale o item em que há erro na relação entre as palavras:

A) A comissão considerou culpada a secretária e o tesoureiro;

B) As Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, misturam as culturas africana, indiana e francesa trazidas pelos colonizadores;

C) — Muito obrigado! — Disse-me ela mesma; D) O almoço será meio-dia e meia;

E) Envio-lhe inclusas as notas fiscais.

QUESTÃO 09

Quanto à colocação pronominal, marque o item em que a posição do pronome em relação ao verbo está de acordo com a gramática normativa:

A) Te acompanharei aonde fores, onde estarás, estarei contigo;

B) Convidarei-te para meu aniversário;

C) Me sinto como os ratos abandonando o navio;

D) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas para o jantar na inauguração do restaurante;

E) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.

QUESTÃO 10

Em qual alternativa há uma informação equivocada a respeito da Redação Oficial:

A) A linguagem coloquial prepondera nos textos oficiais; B) O requerimento é um documento pelo qual o

interessado solicita ao poder público algo a que se julga com direito ou para se defender de ato que o prejudique; C) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que podem estar hierarquicamente no mesmo nível ou nível diferente. É uma forma de comunicação interna;

D) Local, data por extenso à esquerda da página, endereçamento, uso de vocativo seguido de destinatário, texto paragrafado com exposição de assunto e objetivo, fecho de cortesia e assinatura com nome e cargo do emitente são elementos que compõem a carta;

E) A clareza, a concisão, a coesão e a formalidade são alguns dos elementos indispensáveis à produção de um texto oficial.

ATUALIDADES

QUESTÃO 11

Recentemente, a primeira mulher ascendeu ao cargo de Presidente Petrobrás. Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome da atual Presidente da referida petrolífera:

A) Maria das Graças Foster; B) Rosa Maria Weber; C) Maria Gabrielli; D) Maria da Penha; E) Gleisi Helena Hoffmann.

QUESTÃO 12

A Lei Complementar nº 135/2010, originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas, torna inelegível o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado. A referida lei é conhecida como:

A) Lei Maria da Penha; B) Lei da Ficha Suja; C) Lei da Reserva; D) Lei da Moralidade; E) Lei da Ficha Limpa.

(4)

QUESTÃO 13

Assinale a alternativa que aponta corretamente o significado da sigla COPOM:

A) Conselho de Política Monetária; B) Comitê de Política Monetária; C) Comitê de Política Mundial; D) Conselho de Política Mundial; E) Coordenadoria de Política Monetária.

QUESTÃO 14

Principal responsável pela divulgação de centenas de milhares de documentos sigilosos, Julian Assange é o criador do site: A) WikiLeaks; B) Facebook; C) Google; D) MegaUpload; E) Amazon. QUESTÃO 15

O americano Steve Jobs, falecido em 2011, foi responsável pelo sucesso de uma marca de computadores denominada: A) Dell; B) IBM; C) Microsoft; D) Apple; E) Linux.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 16

Assinale a alternativa correta referente à leitura das curvas de níveis em metros apresentadas na representação do levantamento topográfico planialtimétrico abaixo.

A) Partindo do ponto C ao ponto B tenho um declive; B) Os pontos A e B estão sobre curvas de níveis

consideradas MESTRAS;

C) Os pontos A e B estão sobre curvas de níveis consideradas INTERMEDIÁRIAS;

D) A distância horizontal entre os pontos A e C são de 2 metros;

E) Os pontos C e D estão sobre curvas de níveis consideradas MESTRAS.

QUESTÃO 17

Marque a alternativa correta que possui a linha cronológica ascendente das partes sucessivas do processo de desenvolvimento das atividades técnicas do projeto de edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

A) Programa de Necessidades- Levantamento--Estudo de Viabilidade-Estudo Preliminar-Anteprojeto- Projeto Básico-Projeto para execução;

B) Levantamento-Programa de Necessidades-Estudo de Viabilidade-Estudo Preliminar-Anteprojeto-Projeto Legal-Projeto Básico-Legal-Projeto para execução;

C) Estudo de Viabilidade-Levantamento- -Programa de Necessidades- Estudo Preliminar-Anteprojeto-Projeto Legal-Projeto Básico-Projeto para execução;

D) Levantamento- Estudo de Viabilidade -Programa de Necessidades- -Estudo Preliminar- Projeto Legal- Anteprojeto-Projeto Básico-Projeto para execução; E) Levantamento-Programa de Necessidades-Estudo de

Viabilidade-Estudo Preliminar-Anteprojeto- Projeto Básico -Projeto Legal- -Projeto para execução.

(5)

QUESTÃO 18

De acordo com a definição abaixo descrita sobre a representação da planta de edificação no projeto de arquitetura, marque a alternativa correta que completa a afirmação a seguir.

“Vista _________ do plano secante ___________, localizado a, aproximadamente, _____m do piso em referência”. A) inferior; horizontal; 1.40; B) superior; horizontal; 1.20; C) superior; horizontal ; 1.50; D) superior; vertical; 1.50; E) inferior; horizontal; 1.20. QUESTÃO 19

Referente à representação abaixo dos materiais utilizados no projeto de arquitetura:

I. Mármore/ Granito em vista;

II. Madeira em corte;

III. Madeira em vista;

IV. Concreto em vista;

V. Aço em vista;

VI. Isolamento térmico.

É correto afirmar que:

A) As legendas I, II e III estão corretas; B) As legendas V e VI estão incorretas; C) A legenda IV está correta;

D) A legenda II e III estão corretas; E) A legenda VI está correta.

QUESTÃO 20

Referente às representações abaixo no projeto de arquitetura :

Marcar o item que contem a descrição correta na seguinte sequência das figuras: I – II – III.

A) Norte Magnético; Nível em corte; Nível em planta. B) Norte Magnético; Nível em planta; Nível em corte. C) Norte Verdadeiro; Nível em corte; nível em planta. D) Norte Verdadeiro; Nível em planta; Nível em corte. E) Norte Principal ; Nível em corte; Nível em planta.

QUESTÃO 21

Referente às representações abaixo no projeto de instalações elétricas:

I II III IV

Marcar o item que contem a descrição correta na seguinte sequência das figuras: I – II – III-IV.

A) Tomada baixa de luz na parede; Tomada média de luz na parede; Tomada alta de luz na parede; Tomada embutida no piso;

B) Tomada média de luz na parede; Tomada alta de luz na parede; Tomada baixa de luz na parede; Tomada embutida no piso;

C) Tomada alta de luz na parede; Tomada baixa de luz na parede; Tomada média de luz na parede; Tomada embutida na parede;

D) Tomada média de luz na parede; Tomada alta de luz na parede; Tomada baixa de luz na parede; Tomada embutida na parede;

E) Tomada média de luz na parede; Tomada baixa de luz na parede; Tomada alta de luz na parede; Tomada embutida na parede.

(6)

QUESTÃO 22

Referente aos padrões dos formatos das folhas utilizadas nos diversos projetos de edifícios, assinale a alternativa que relaciona corretamente a designação com as dimensões das folhas nos itens I e II do quadro abaixo:

A) I (A0) ; II (A4); B) I (A1) ; II (A4); C) I (A0) ; II (A3); D) I (A0) ; II (A3); E) I (A1) ; II (A3). QUESTÃO 23

De acordo com a definição de “MARGEM” e “QUADRO” utilizadas nas folhas em que os desenhos técnicos são apresentados, assinale a alternativa que possui a sequência correta de numeração dos itens indicados na figura abaixo:

A) I (Quadro); II (Espaço para desenho); III (Margem); IV(Limite do Papel);

B) I (Margem); II (Espaço para desenho); III (Quadro); IV(Limite do Papel);

C) I (Margem); II (Espaço para desenho); III (Limite do Papel); IV(Quadro);

D) I (Limite do Papel); II (Espaço para desenho); III (Margem); IV(Quadro);

E) I (Quadro); II (Espaço para desenho); III (Limite do Papel); IV(Margem).

QUESTÃO 24

Referente aos padrões de folhas a serem utilizados nos projetos de edificações, de acordo com sua dimensão e leiaute, assinale a alternativa incorreta:

A) Não podemos trabalhar fora dos formatos padrões estabelecidos na série “A” das folhas utilizadas nos projeto de edificações;

B) A posição da legenda deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha a identificação do desenho (número de registro, título, origem, etc); C) A escala métrica de referência deve estar embaixo,

disposta simetricamente em relação à marca de centro, na margem e junto ao quadro, com largura de 5mm no máximo;

D) As folhas de desenho podem ter impressa uma escala métrica de referência sem os números, com comprimento de 100mm no mínimo e em intervalos de 10mm;

E) O sistema de referência por malhas permite a fácil localização de detalhes nos desenhos, edições, modificações, etc.

QUESTÃO 25

Referente à representação de projetos de arquitetura, assinale a alternativa incorreta:

A) Detalhes ou ampliações são representações gráficas de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução;

B) Fachadas são representações gráficas de planos externos da edificação. Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas; C) Elevações são plantas que compreendem o partido

arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina;

D) Orçamentos são avaliações dos custos dos serviços, materiais, mão de obra e taxas relativas à obra;

E) Os cortes são planos secantes verticais que dividem a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.

(7)

QUESTÃO 26

De acordo com os conceitos das etapas existentes no desenvolvimento dos projetos de edifícios, assinale a alternativa correta referente à definição da etapa de ANTEPROJETO:

A) Etapa destinada à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho das necessidades e expectativas dos usuários a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida;

B) Etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários á compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas;

C) Etapa destinada à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes;

D) Etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados;

E) Etapa opcional destinada à concepção e à representação das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, ainda não completas ou definitivas.

QUESTÃO 27

Assinale a alternativa correta referente ao BARRILETE na instalação predial de água fria de edifícios:

A) Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico;

B) Componente destinado ao uso de água ou ao recebimento de dejetos líquidos e sólidos;

C) Tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto;

D) Resultado da união de dois componentes através de um determinado processo, envolvendo ou não materiais complementares;

E) Disposição construtiva na parede ou piso de um edifício, destinada a proteger ou permitir livre movimentação à tubulação que passa no seu interior.

QUESTÃO 28

Referente à instalação predial de água fria em edifícios: I. Ramal é a tubulação derivada da coluna de distribuição

e destinada a alimentar os sub-ramais;

II. Tubulação de limpeza é aquela destinada ao esvaziamento do reservatório, para permitir sua limpeza e manutenção;

III. Tubulação de extravasão é aquela destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento.

Assinale a alternativa correta.

A) Estão corretas, apenas, as afirmativas I e II; B) Estão corretas todas as alternativas; C) Está correta somente a alternativa I; D) Está correta somente a alternativa II;

E) Estão corretas, apenas, as afirmativas II e III.

Escala é a relação da dimensão linear de um objeto ou elemento, representada no desenho para a dimensão real deste objeto ou elemento. Quanto ao emprego das escalas nos desenhos técnicos, responder as questões 14 e 15.

QUESTÃO 29

Uma piscina com tamanho de 10 x 20m representado na escala A) 1 : 200, deve ter 5 x 10 cm; B) 1 : 100, deve ter 10 x 25 cm; C) 1 : 50, deve ter 20 x 50 cm; D) 1 : 25, deve ter 35 x 80 cm; E) 1 : 10, deve ter 100 x 220 cm. QUESTÃO 30

Uma casa com tamanho de 20 x 30m representada na escala A) 1 : 500, deve ter 4 x 8 cm; B) 1 : 125, deve ter 16 x 24 cm; C) 1 : 250, deve ter 80 x 120 cm; D) 1 : 200, deve ter 10 x 20 cm; E) 1 : 100, deve ter 20 x 40 cm. QUESTÃO 31

Em um projeto de arquitetura, se possuo uma rampa com inclinação de 8% e projeção horizontal de 12.5m, é correto afirmar que a referida rampa irá vencer um desnível de: A) 1 m;

B) 1.25 m; C) 50 cm; D) 1.50 m; E) 80 cm.

(8)

QUESTÃO 32

Referente à figura abaixo na legenda de um projeto elétrico de edifícios.

Assinale a alternativa que possui a definição correta. A) Quadro geral de luz e força embutido;

B) Quadro parcial de luz e força aparente; C) Quadro geral de luz e força aparente; D) Quadro parcial de luz e força embutido; E) Caixa de telefones.

QUESTÃO 33

Assinale a alternativa correta referente à definição da figura na indicação de banheiro acessível:

A) Sanitário Comunitário Acessível; B) Sanitário Familiar Acessível;

C) Sanitário Feminino/Masculino Acessível; D) Sanitário Feminino Acessível;

E) Sanitário Público Acessível.

QUESTÃO 34

De acordo com a dimensão de diâmetros nominais no projeto de instalações elétrica de edifícios, ¾ polegadas é igual à: A) 20mm; B) 18mm; C) 16mm; D) 10 mm; E) 19 mm.

As questões 35 à 45 referem-se ao AUTOCAD R14 versão em inglês.

QUESTÃO 35

Referente ao AutoCAD nos comandos do “MENU EDIT”: I. UNDO desfaz comandos;

II. COPY copia objetos para a área de transferência e continua a exibi-los no desenho;

III. PASTE é o comando que insere o conteúdo da área de transferência.

Assinale a alternativa correta.

A) Estão corretas, apenas, as afirmativas II e III; B) Estão corretas, apenas, as afirmativas I e II; C) Todas as alternativas estão corretas; D) Está correta, apenas, a afirmativa III; E) Está correta, apenas, a afirmativa I.

QUESTÃO 36

Sobre o tipo de “ZOOM” do ícone abaixo dentro do ambiente do AUTOCAD:

Assinale a alternativa correta que define o ícone. A) ZOOM WINDOW;

B) ZOOM DYNAMIC; C) ZOOM SCALE; D) ZOOM CENTER; E) ZOOM OUT.

(9)

QUESTÃO 37

Qual o nome do quadro de diálogo abaixo no AUTOCAD:

A) OSNAP SETTINGS B) MODIFY PROPERTIES C) DIMENSION STYLES D) CHANGE SETTINGS E) DIMENSION OSNAP QUESTÃO 38

Referente à barra de ferramentas DRAW abaixo do AUTO CAD:

Assinale a alternativa correta com o nome dos comandos na seguinte sequência I, II e II.

A) MLINE ; ARC; HATCH. B) MLINE ; ARC; REGION. C) POLYLINE ; SPLINE; HATCH.

D) CONSTRUCTION LINE; ARC; POLYGON. E) POLYLINE ; SPLINE; REGION.

QUESTÃO 39

Referente à barra de ferramentas MODIFY abaixo do AUTO CAD:

Assinale a alternativa correta com o nome dos comandos na seguinte sequência I, II e II.

A) SCALE; STRETCH; TRIM; B) SCALE; STRETCH; EXTEND; C) STRETCH; SCALE; TRIM; D) STRETCH; SCALE; EXTEND; E) SCALE; STRETCH; BREAK.

QUESTÃO 40

No desenvolvimento de um projeto arquitetônico, assinale a alternativa correta referente ao valor do OFFSET utilizado na criação do seguinte desenho: dois quadrados com arestas de respectivamente 5m e 2m com mesmo centro. A) 1.0m;

B) 2.0m; C) 3.0m; D) 1.5m; E) 1.25m;

(10)

QUESTÃO 41

Utilizando o comando ARRAY para gerar o desenho técnico abaixo:

Assinale a alternativa correta referente aos valores digitados na seguinte ordem a seguir no acionamento do comando: número de LINHA (ROWS); número de COLUNAS (COLUMNS); distância entre as

LINHAS(ROWS);; distância entre as

COLUNAS(COLUMNS): A) 7; 5; 2; 1.5; B) 3; 4; 2; 1.5; C) 4; 3; 1.5; 2; D) 4; 3; 2; 1.5; E) 3; 4; 1.5; 2. QUESTÃO 42

Assinale a alternativa correta que corresponde à tecla utilizada na habilitação do ORTHO no AUTOCAD.

A) F3; B) F8; C) F9; D) F7; E) F4. QUESTÃO 43

Assinale a alternativa incorreta referente aos comandos citados do AUTOCAD.

A) SCALE altera a escala dos objetos selecionados; B) EXTEND é muito utilizado na construção de desenhos,

através dele poderemos remover partes de um determinado objeto;

C) OFFSET realiza cópias de forma paralela;

D) MIRROR permite o espelhamento de objetos selecionados;

E) BREAK elimina desenhos mais de forma especial, o segmento a ser removido pertence ao próprio objeto, ou seja, quebra ou divide um objeto em duas partes.

QUESTÃO 44

Assinale o comando único utilizado para que duas linhas perpendiculares entre si passassem a formar uma curva entre as mesmas. A) FILLET; B) TRIM; C) COPY; D) CHAMFER; E) EXPLODE. QUESTÃO 45

Assinale a alternativa correta que corresponde à tecla utilizada na habilitação do GRID no AUTOCAD.

A) F3; B) F4; C) F9; D) F7; E) F8. QUESTÃO 46

O Microsoft Word é o editor de texto mais usado e também o mais conhecido. A função “Quebras de Página”:

A) Insere uma quebra de seção e indica nova seção na página seguinte;

B) Insere uma quebra de seção e inicia nova seção na mesma página;

C) Marca o ponto em que uma página termina e outra página começa;

D) Insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próxima página com número par;

E) Insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próxima página com número ímpar.

(11)

QUESTÃO 47

Os ícones formatação abaixo servem no Ms Word, respectivamente, para:

A) Remover um efeito do texto; copiar a formatação de um local para aplica-la a outro; alterar todo o texto secionado para maiúsculas, minúsculas ou outros usos comuns de maiúsculas/minúsculas;

B) Copiar a formatação de um local para aplica-la a outro; remover um efeito do texto; alterar todo o texto secionado para maiúsculas, minúsculas ou outros usos comuns de maiúsculas/minúsculas;

C) Fazer o texto parecer como se tivesse sido marcado como um marca-texto; remover um efeito do texto; alterar todo o texto secionado para sobrescrito ou subscrito;

D) Remover um efeito do texto; Fazer o texto parecer como se tivesse sido marcado como um marca-texto; alterar todo o texto secionado para maiúsculas, minúsculas ou outros usos comuns de maiúsculas/minúsculas;

E) Remover um efeito do texto; Fazer o texto parecer como se tivesse sido marcado como um marca-texto; alterar todo o texto secionado para sobrescrito ou subscrito.

QUESTÃO 48

Os ícones de revisão abaixo servem no Ms Word, respectivamente, para:

A) Verificar a ortografia e a gramática do texto no documento; abrir o painel de tarefas Pesquisar para fazer uma pesquisa em materiais de referência como dicionários, enciclopédias e serviços de tradução; selecionar opções de idioma;

B) Sugerir outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada; abrir o painel de tarefas Pesquisar para fazer uma pesquisa em materiais de referência como dicionários, enciclopédias e serviços de tradução; selecionar opções de idioma;

C) Sugerir outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada; abrir o painel de tarefas Pesquisar para fazer uma pesquisa em materiais de referência como dicionários, enciclopédias e serviços de tradução; traduzir palavras ou parágrafos em um idioma diferente usando dicionários bilíngues ou tradução automática;

D) Verificar a ortografia e a gramática do texto no documento; saber o número de palavras, caracteres, parágrafos e linhas no documento; selecionar opções de idioma;

E) Sugerir outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada; saber o número de palavras, caracteres, parágrafos e linhas no documento; traduzir palavras ou parágrafos em um idioma diferente usando dicionários bilíngues ou tradução automática.

QUESTÃO 49

Sobre funções básicas do Excel é correto afirmar:

A) A função “E” retorna um valor ou fórmula, indicado pelo usuário, para a célula, valor ou fórmula esse que será retornado dependendo de uma proposição lógica; B) A função “se” retorna um valor ou fórmula, indicado pelo

usuário, para célula, valor ou fórmula esse que será retornado dependendo de uma posição lógica;

C) A função “soma” tem a finalidade de retornar o valor da média aritmética dos argumentos;

D) A função “maior” tem a finalidade de retornar o máximo valor de um conjunto de valores;

E) A função “mínimo” tem a finalidade de retornar o menor valor k de um conjunto de valores.

(12)

QUESTÃO 50

Sobre funções que facilitam o trabalho no Excel é INCORRETO afirmar:

A) A função “procv” procura um valor na primeira coluna à esquerda da tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada. resposta, caso encontre o item procurado;

B) A função “cont.se” calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a uma determinada condição;

C) A função “somase” adiciona as células especificadas por um dado conjunto de condições ou critérios;

D) A função “diatrabalho” retorna o número de série da data antes ou depois de um número especificado de dias úteis;

E) A função “proch” pesquisa um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retorna o valor na mesma coluna a partir de uma linha especificada.

Referências

Documentos relacionados

Estudo sensorial de queijo brasileiro caprino semi-duro (queijo de coalho) condimentado com cachaça: aceitação, intenção de compra, escala do ideal e exposição repetida

Para fins de análise as manifestações de esporte desenvolvidas na Região Central forma agrupadas nas seguintes tipologias: manifestações da escola: trata- se das

Importa ainda referir que, a prova desta disciplina contempla a componente escrita e prática, o grau de exigência resulta dos critérios gerais de classificação, balizados

o Dominio Setentriona1, tern como limite norte os metassedi mentos do faixa Apiai, a su l a linhSl EW do "front" de cavalgamentos que os separa dos ortogranu1itos do

As dificuldades enfrentadas por crianças na aquisição da escrita demarcam uma linha tênue entre o normal e o patológico. Como a escrita está em constituição,

As variações encontradas nos relatos sobre as formas de sepultamento entre os diversos grupos indígenas, principalmente do século XVIII, sugerem uma interpretação de que os

Escolher um tema para dissertar é o primeiro passo para produzir um texto dissertativo-argumentativo?. Depois de escolhido o tema, faz-se necessário refletir sobre o assunto

O autor precisa se tornar outro para poder falar de si mesmo, precisa olhar- se com um certo excedente de visão e conhecimento.. O ato de autocontemplação no espelho – nunca vemos