• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO 1. Objetivo:

A implantação do Núcleo tem como objetivo o estudo interpretativo do evangelho, a luz da Doutrina Espírita e a sua aplicação às diversas circunstâncias da vida. A intenção tem como base o resgate do Cristianismo, em sua mais pura essência, conforme proposto pela Doutrina Espírita, tirando “da letra que mata o espírito que vivifica”.

2. Público Alvo:

Trabalhadores e freqüentadores da casa Espírita 3. Metodologia:

A metodologia está baseada na proposta do Livro “Luz Imperecível” de Honório Onofre Abreu, quanto ao roteiro que direciona o Estudo.

O Estudo será realizado de forma discursiva, através da troca de idéias entre os participantes, seguindo ao programa anexo. O Estudo será iniciado com Evangelho de Mateus, tradução de Haroldo Dutra Dias

A periodicidade do estudo será semanal com carga horária de 90 minutos.

Cada unidade do programa corresponde a um dia de estudo. A coordenação do Estudo ficará sob a responsabilidade de um participante, previamente designado, que se responsabilizará pelo preparo e aplicação do estudo, seguindo o roteiro abaixo estabelecido. A coordenação será rodiziada entre os participantes do Núcleo.

Preparo da Estudo: de posse do programa, o responsável escolhido e todos os participantes, estudarão previamente a passagem selecionada no Novo Testamento, evangelho de Mateus, relacionando-a com os outros Evangelhos Sinóticos (Marcos e Lucas), objetivando responder às 04 perguntas abaixo explicitadas. Para tanto deverão efetuar pesquisas na literatura disponível da Doutrina Espírita, Mapas e em Livros históricos idôneos. A análise se fará em dois momentos: “na época da passagem” e “em nossos dias”.

3.1. Perguntas que direcionarão o Estudo:

3.1.1. Quem? Aqui deverão ser identificados os personagens do texto, traços da personalidade, intenção, profissão, facetas da profissão, significado da profissão ou da condição do personagem para época.

3.1.2. Onde? Aqui deverão ser identificados os locais, cidades, povoados, posição geográfica, ambientes, relação destes locais com estados de espírito. Utilizar-se de Mapas da época do Cristianismo.

(2)

3.1.3. Quando? Aqui deverão ser identificados, se possível, o ano, dia da semana, período do dia, estação do ano considerando o contexto histórico e espiritual do texto.

3.1.4. Como? Aqui será verificada a essência da mensagem para época em que foi transmitida e transportada para os nossos dias, refletida em nossos corações. Para tanto serão observados os verbos, seus tempos, modos.

3.2. Aplicação do Estudo:

3.2.1– Todos os participantes deverão com base no texto a ser estudado, conforme programa semestral, realizar a leitura prévia do Evangelho de Mateus, relacionar a passagem nos outros evangelistas sinóticos (Marcos e Lucas) e buscar no Antigo Testamento as alusões, porventura feitas no texto lido.

3.3.2 – Todos os participantes deverão realizar pesquisas prévias, utilizando-se da bibliografia disponível, mapas objetivando coletar dados para o roteiro da pesquisa (Quem, Onde, Quando e Como)

3.3.3 – No dia do estudo, o coordenador, previamente escolhido, ficará responsável pelo controle do tempo e cumprimento da metodologia proposta;

3.3.4 – O Estudo deverá ser iniciado e concluído com uma prece;

3.3.5 - Em seguida deverá ser feita leitura do texto em Mateus contida no Novo Testamento, tradução de Haroldo Dutra Dias;

3.3.6 De forma sequenciada serão discutidas as questões propostas “Quem”, “Onde”, “Quando” e “Como”. Cada participante deverá contribuir com dados previamente pesquisados que serão compartilhados no momento do estudo; 3.3.7 Os participantes deverão ser incentivados a fazer associação das respostas no contexto existencial, observando características dos personagens, local, circunstâncias com vivências do “dia a dia”.

3.3.8 Todos deverão tentar responder as questões que serão complementadas com os dados da pesquisa previamente elaborada pelo responsável pelo estudo. 3.3.9 A mensagem deverá se transportada também para os nossos dias.

3.3.10 Para conclusão, cada participante deverá escolher uma frase do texto e refletir sobre como a mensagem lhe fala ao coração, colocando a interpretação do texto em sua própria vida.

4. Princípios Básicos para o Estudo

 O estudo será semanal com carga horária de 90 minutos

 Será dividido em períodos com duração de 05 meses e intervalos de 01 mês entre os períodos

 O conteúdo programático deverá ser adequado ao semestre. As unidades do Programa deverão ser distribuídas, no dia da semana escolhido para o semestre nos períodos de Fevereiro a Junho (1° semestre) e Agosto a Dezembro (2º semestre). Os meses de julho e janeiro serão utilizados para o planejamento de cada semestre. Os Coordenadores para cada estudo deverão ser previamente designados e indicados, conforme modelo da planilha anexa que deverá ser utilizada para o Plano Semestral.

(3)

 O Estudo terá início com o Evangelho segundo Mateus e terá a sequência do Novo Testamento, com o as passagens exclusivas dos Evangelhos de Marcos e Lucas, o Evangelho completo de João, Atos dos Apóstolos, Epístolas de Paulo, Epístolas Universais e Apocalipse.

 Todos os participantes deverão ser incentivados a fazerem as pesquisas previas independente de estarem conduzindo o estudo;

 Todos os participantes deverão empenhar-se no contínuo estudo da Doutrina Espírita como chave que possibilitará a compreensão e vivência dos ensinos de Jesus

 “Ter em conta que o conteúdo espiritual do Evangelho pode ser identificado a partir de um texto completo, de um versículo, de uma frase, de uma expressão ou mesmo de uma só palavra, observado o seu sentido no texto sob análise” (Luz Imperecível)

 O Estudo deverá ser iniciado e finalizado com uma prece

 O Livro texto adotado será o Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra Dias. A pesquisa será realizada na literatura espírita, sobretudo no Livro “Boa Nova” de Humberto de Campos, nos romances históricos de Emmanuel e em sua séria de estudos dos textos evangélicos. Outros livros de historiadores do Cristianismo poderão ser consultados, desde que comprovadamente idôneos.  A título de sugestão, anexamos uma bibliografia mínima sugerida, ainda

incompleta.

 Na leitura e vivência do evangelho deverão ser observadas características lingüísticas, costumes, cultura do povo hebreu, significado das palavras para época em que foram utilizadas. Para isto observar as notas de rodapé do Novo Testamento adotado.

(4)

ANEXO 1 - PROGRAMA DO ESTUDO

(5)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO Evangelho de Mateus tradução de Haroldo Dutra Dias

Unidades – A serem aplicadas por dia de estudo

Total: 71 dias com periodicidade semanal e carga horária diária de 90 minutos (Fazer a relação das Passagens com Marcos e Lucas)

1. Anúncio do Nascimento ( 1 vv. 18 a 25) 2. Visita dos Magos (2 vv 1 a 12)

3. Fuga para o Egito) e Retorno a Nazaré (2 vv 13 a 23)

4. Ministério do Precursor e O Ensino de João Batista (3 vv 1 a 10) 5. Descrição do Cristo e João Mergulha Jesus no Jordão (3 vv 11 a 17)

6. A tentação no Deserto e O Inicio da Proclamação do Reino pela Galileia (4 vv 1 a 17)

7. Os Primeiros Quatro Discípulos (4 vv 18 a 25) INÍCIO DO SERMÃO DA MONTANHA

8. Bem Aventuranças (5 vv 1 a 12)

9. Missão dos Discípulos e A Lei a Justiça e o Reino (5 vv 13 a 20) 10. Seis contrastes na interpretação da Lei (5 vv 21 a 48)

11. Três Obras de Justiça e A oração do Pai Nosso (6 vv 1 a 18) 12. Três Proibições (6 vv 19 a 34 7 vv 1 a 6)

13. Três Advertências (7 vv 7 a 27)

( FINAL DO SERMÃO DA MONTANHA

14. Cura de um Leproso, Cura do Servo do Centurião , Cura da Sogra de Pedro (8 e Diversas Curas (8 vv 1 e 17)

15. Os Desafios do Discipulado, A Tempestade Acalmada e Os Endaimoniados Gadarenos (8 vv 18 a 34)

16. A Cura de Um Paralitico 9 (vv 1 a 8)

17. Chamado de Mateus, Refeição com Publicanos e Pecadores e Acerca do Jejum (9 vv 9 a 17)

18. Ressureição da Filha de Jairo e Cura da Mulher com Fluxo de Sangue (9 vv 18 a 26)

19. Cura dos dois cegos, Cura de um Endaimoniado mudo e Situação da Multidão (9 vv 27 a 38)

20. Missão dos Doze (10 vv 1 a 16) 21. Perseguições (10 vv 17 a 33)

22. Divisões (10 vv 34 a 39) e A Recepção (10 vv 40 a 41 e 11 v 1)

23. Indagações de João Batista e Testemunho de Jesus a seu respeito (11 vv 2 a 19) 24. Julgamento das Cidades do Lago (11 vv 20 a 24) e Descanso para Alma (11 vv

25 a 30)

25. Espigas arrancadas no sábado e Cura do Homem com as Mãos Atrofiadas (12 vv 1 a 14)

(6)

27. A Árvore e seus Frutos, O Sinal de Jonas e a Verdadeira Família de Jesus (12 vv 33 a 50)

28. Discurso em Parábolas: O Semeador (13 vv 1 a 23)

29. Parábola do Trigo e do Joio e Explicação da Parábola (13 vv 24 a 30 e 34 a 43) 30. Parábola do Grão de Mostarda (13 vv 31 a 32), Parábola do Fermento (13 vv 33) Parábola do Tesouro e da Perola (13 vv 44 a 46) e Parábola da Rede (13 vv 47 a 52)

31. Visita a Nazaré (13 vv 53 a 58) e Herodes (14 vv 1 a 12) 32. Primeira Multiplicação dos Pães (14 vv 13 a 21)

33. Jesus caminha sobre as Águas e Cura em Genesaré (14 vv 22 a 36) 34. Tradição dos Fariseus (15 vv 1 a 20)

35. Cura da Filha de uma Cananeia , Curas junto ao Lago e A Segunda Multiplicação dos Pães (15 vv 21 a 39)

36. Sinal do Céu e O Fermento dos Fariseus e Saduceu (16 vv 1 a 12)

37. A Revelação de Pedro, Anuncio do Calvário e Requisitos para seguir a Jesus (16 vv 13 a 28)

38. A transfiguração e A Vinda de Elias (17 vv 1 a 13)

39. O Endaimoniado Epilético, Segunda Previsão do Calvário e Jesus e Pedro pagam o tributo (17 vv 14 a 25)

40. Pequenos e Grandes no Reino dos Céus, O Escândalo e A Parábola da Ovelha Perdia (18 vv 1 a 14)

41. Erro e Perdão e Parábola do Devedor Implacável (18 vv 15 a 35)

42. Ensino sobre o divórcio, Ensino sobre os Eunucos e As Crianças e o Reino dos Céus (19 vv 1 a 15)

43. O Jovem Rico e As Posses e Reino dos Céus (19 vv 16 a 30) 44. Parábola dos Trabalhadores da Vinha (20 vv 1 a 16)

45. Terceira Previsão do Calvário, Pedido da Mulher de Zebedeu e O Grande Servidor (20 vv 17 a 28)

46. Os Dois Cegos de Jericó (20 vv 29 a 34), A Entrada do Messias em Jerusalém (21 vv 1 a 11)

47. Expulsão dos Vendilhões do Templo e A Figueira Estéril (21 vv 12 a 22) 48. A Autoridade de Jesus e A Parábola dos dois filhos na Vinha (21 vv 23 a 32) 49. Parábola dos Vinhateiros Homicida (21 vv 33 a 46)

50. A Parábola do Grande Banquete (22 vv 1 a 14)

51. O Tributo a César e A Ressurreição dos Mortos (22 vv 15 a 33)

52. O Maior Mandamento, O Messias, filho e senhor de Davi (22 vv 34 a 46) 53. Ensino e Prática (23 vv 1 a 12)

54. Os Sete Ais (23 vv 13 a 32)

55. Lamento por Jerusalém (23 vv 33 a 39) 56. O Sermão Profético (24 vv 1 a 31)

57. Parábola da Figueira e Tempo de Vigilância (24 vv 32 a 44)

58. Parábola do Servo Vigilante (24 vv 45 a 51) e Parábola das Dez Virgens (25 vv 1 a 13)

59. Parábola dos Talentos (25 vv 14 a 30) 60. O Último Julgamento (25 vv 31 a 46)

(7)

62. Judas Negocia e Entrega Jesus, Preparativos para Páscoa e A Última Ceia Pascal (26 vv 14 a 29)

63. A Predição da Negação de Pedro e No Getsêmani (26 vv 30 a 46) 64. A prisão de Jesus (26 vv 47 a 56)

65. Jesus diante do Sinédrio (26 vv 57 a 68)

66. A Três Negações de Pedro (26 vv 69 a 75), Condução de Jesus ao Governador e Morte de Judas (27 vv 1 a 10)

67. Jesus diante de Pilatos (27 vv 11 a 26) 68. Martírio de Crucificação (27 vv 27 a 44) 69. Morte de Jesus (27 vv 45 a 56)

70. O Sepultamento e A Guarda do Túmulo (27 vv 57 a 66)

71. As Mulheres visitam o túmulo, O Suborno dos Soldados e A Aparição de Jesus na Galileia (28 vv 1 a 20)

(8)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO PASSAGENS EXCLUSIVAS DE MARCOS E LUCAS

NOVO TESTAMENTO – TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

(9)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO EVANGELHO DE JOÃO

NOVO TESTAMENTO – TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

(10)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO ATOS DOS APÓSTOLOS

NOVO TESTAMENTO – TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

(11)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO EPÍSTOLAS DE PAULO

NOVO TESTAMENTO – TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

(12)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO EPÍSTOLAS UNIVERSAIS

NOVO TESTAMENTO – TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

(13)

PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO APOCALIPSE

NOVO TESTAMENTO – TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

(14)

ANEXO 2 – MODELO DA PLANILHA PARA O

PLANO SEMESTRAL

(15)

CENTRO ESPÍRITA:

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL

Período do Estudo:

Dia/Horário:

DIA

ASSUNTO

RESPONSÁVEL

(16)
(17)

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA PESQUISA  O Evangelho segundo o Espiritismo

 O Livro dos Espíritos  A Gênese

 Luz Imperecível – Honório Onofre Abreu

 O Evangelho por Emmanuel – Comentários do Evangelho de Mateus  Cristianismo a Mensagem Esquecida – Hermínio Miranda

 Boa Nova – Humberto de Campos

 O Evangelho Segundo o Espiritismo – Orientações para o Estudo  Paulo e Estevão – Emmanuel

 Há dois mil anos – Emmanuel  Vinha de Luz – Emmanuel  Levantar e Seguir - Emmanuel  Fonte Viva – Emmanuel

 Caminho, Verdade e Vida – Emmanuel  Palavras de Vida Eterna – Emmanuel  Ceifa de Luz – Emmanuel

 Pão Nosso – Emmanuel

 Livro da Esperança – Emmanuel  Irmão - Emmanuel

 Religião dos Espíritos – Emmanuel  Segue-me – Emmanuel

 O Consolador – Emmanuel

 O Novo Testamento – Um Enfoque Espírita – Djalma Argollo  Parábolas de Jesus Texto e Contexto – Haroldo Dutra Dias  Apostilas do EADE

 A Caminho da Luz – Emmanuel

 Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda – Joana de Ângelis  Em torno do Mestre (Vinicius)

 Na Seara do Mestre (Vinicius)  Nas Pegadas do Mestre (Vinicius)

 A Vida Quotidiana na Palestina nos Tempos de Jesus – Daniel Rops  A Vida de Jesus – Ernest Renan

 Dicionário Bíblico – Versão Almeida  O Redentor – Edgard Armond

 Parábolas terapêuticas (Alírio C. Filho)

 Analisando as traduções Bíblicas (Severino Celestino)  Novo Dicionário da Bíblia (J.D.Douglas)

 Parábolas terapêuticas (Alírio C. Filho)  Da Manjedoura a Emaús –(Wesley Caldeira)  Quem é quem na Bíblia Sagrada (Paul Gardner)  Sabedoria do Evangelho (Pastorino)

 Mapas da Palestina na Época de Jesus  Bíblia do Peregrino

 Bíblia de Jerusalém

 Primícias do Reino (Amélia Rodrigues)  O Evangelho dos Humildes (Eliseu Rigonatti)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Na cidade de Évora, localizam-se dois conventos: o Convento de Nossa Senhora dos Remédios (1606), e o Convento de São José da Esperança (1681), também conhecido por Convento Novo,

En así que tanto en países del Sur como del Norte Global surgen percepciones de niñas y niños que podemos englobar como sutiles etiquetas de la pobreza, que confirman

A relação entre educação e participação social tendo como um terceiro elemento a Educação Ambiental são aportes que nos auxiliam a compreender a relação sociedade e

This framework comprises the following steps: (1) signal is acquired during the DBS surgery for a group of patients, i.e., the training set; (2) features are extracted from

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados