• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG

EDITAL Nº 07/2020

XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XV ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

(Inscrição e Submissão de Trabalhos)

Estabelece normas à participação e submissão de trabalhos ao XXII Encontro de Iniciação Científica e ao XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), modalidade virtual.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PRPPG) e de sua Coordenadoria de Pesquisa e Coordenadoria de Pós-Graduação, torna público o presente Edital de abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação e submissão de trabalhos ao XXII Encontro de Iniciação Científica e XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

1 DO TEMÁRIO

O XXII Encontro de Iniciação Científica e o XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA trazem como tema central “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”, o qual fora escolhido para a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2020, com o objetivo de dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas pelas instituições nacionais de pesquisa, sendo adotado também pela SECITECE para a Feira do Conhecimento Digital 2020, que acontecerá de 09 a 11 de dezembro de 2020.

2 DOS OBJETIVOS

Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos de graduação bolsistas ou não de Iniciação Científica, alunos de Ensino Médio bolsistas PIBIC-EM e alunos de Pós-graduação (stricto e lato sensu), bem como proporcionar a integração entre a comunidade acadêmica da UVA.

(2)

ATIVIDADE PERÍODO

Publicação do Edital no sítio eletrônico da UVA em www.uvanet.br 10/11/2020 Inscrições como PARTICIPANTES, ORIENTADORES e AVALIADORES. 10 a 20/11/2020

Submissão dos resumos na Plataforma SADOC 10 a 20/11/2020

Validação dos resumos pelos ORIENTADORES 10 a 22/11/2020 Avaliação dos trabalhos pelo COMITÊ CIENTÍFICO 11/11 a 04/12/2020

Divulgação do RESULTADO DA AVALIAÇÃO dos resumos 07 /12/2020 Envio do BANNER pelos participantes com resumos aprovados 07 a 11/12/2020 Realização do XXII Encontro de Iniciação Científica e do XV Encontro

de Pesquisa e Pós-Graduação, MODALIDADE VIRTUAL 14 e 15/12/2020 Divulgação dos TRABALHOS PREMIADOS com menção honrosa 29/01/2021

4 PÚBLICO DE INTERESSE

Poderão inscrever-se no XXII Encontro de Iniciação Científica e no XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA:

a) Discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) da UVA.

b) Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq; PIBITI/CNPq; BICT/FUNCAP; BPI/FUNCAP; PIC/PBPU/UVA; PROVIC/UVA; PIBIC-EM/CNPq; PIBIC-AF/CNPq) da Universidade Estadual Vale do Acaraú, inclusive aqueles que foram beneficiados com bolsa nos últimos 12 meses, sendo neste caso, obrigatória a apresentação de trabalho.

c) Discentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UVA, bolsistas e não bolsistas, deverão se inscrever e apresentar, pelo menos, 1 (um) resumo expandido como autor principal.

d) Docentes e servidores técnico-administrativos pesquisadores da UVA poderão apresentar resumos expandidos no XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG

5.1 Ao inscrever-se, o interessado deverá identificar a categoria de participação, dentre as indicadas abaixo:

a) Orientador: professor ou pesquisador com projeto de pesquisa em desenvolvimento (cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq).

b) Avaliador (Comitê Científico): professores orientadores de pesquisa de iniciação científica da UVA e/ou de alunos de pós-graduação stricto sensu da UVA, professores vinculados à câmara técnica de pesquisa e/ou à câmara técnica de pós-graduação, professores doutores da UVA, devendo os orientadores de Iniciação Científica da UVA inscrever-se,

obrigatoriamente, como avaliadores.

c) Participante: bolsistas de Iniciação Científica, alunos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) da UVA, com ou sem apresentação de trabalho.

d) Orientador e Avaliador: todos os professores-orientadores de Iniciação Científica da UVA deverão ter suas inscrições validadas na condição de orientador e avaliador, concomitantemente.

5.2 As inscrições para Participantes e Avaliadores deverão ser feitas unicamente por meio da Plataforma SADOC, no endereço http://sistemas.uvanet.br/sadoc/.

5.3 Mensagem de confirmação e validação será enviada após a realização do cadastro, via e-mail, contendo os dados de acesso à área do inscrito, com o login e a senha.

6 DA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS

6.1 Os resumos devem ser redigidos em português, possuir no máximo 05 (cinco) autores e seguir a formatação indicada nos ANEXOS I e II (resumo simples e resumo expandido) e deste Edital.

6.2 Após a elaboração dos resumos, eles deverão ser salvos em formato PDF para submissão ao XXII Encontro de Iniciação Científica ou ao XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, na Plataforma SADOC, no endereço http://sistemas.uvanet.br/sadoc/.

6.3 No ato da submissão dos resumos, devem-se encaminhar dois arquivos: um trabalho com identificação dos autores e o outro sem identificação;

6.4 Serão aceitos trabalhos para apresentação no formato de BANNER eletrônico aqueles que resultem de pesquisas concluídas e/ou em andamento e que sejam aprovados pelo Comitê Científico de Avaliação.

6.5 Nos casos dos bolsistas inseridos em projetos de pesquisas aprovados e implementados a partir de junho de 2020, deverão apresentar seus projetos de pesquisa nos quais estão envolvidos e/ou resultados parciais.

6.6 Cada participante poderá submeter até 02 (dois) resumos como primeiro autor, sendo aceito, o máximo, de 10 (dez) resumos por orientador.

(4)

7.1 Os resumos inscritos serão submetidos ao parecer do Comitê Científico de Avaliação. 7.2 Nos casos de resumos dos discentes oriundos de pesquisas acadêmicas (TCC, IC, Mestrado) necessitarão da validação pelo professor orientador.

7.3 O cumprimento das instruções contidas no presente Edital é essencial para o aceite do resumo e inclusão deste nos Anais, cuja responsabilidade da forma e conteúdo do resumo seja dos autores, bem como sua submissão por meio da Plataforma SADOC (http://sistemas.uvanet.br/sadoc).

7.4 Os resumos serão avaliados nos seguintes aspectos: mérito e originalidade, qualidade técnica e científica, redação científica e relevância para a área de conhecimento e para o desenvolvimento loco-regional.

7.5 Os resumos submetidos e avaliados receberão os pareceres de aprovados ou reprovados para apresentação.

7.6 Não haverá devolução dos resumos aos autores para correção.

8 DA ELABORAÇÃO, EXPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DO BANNER ELETRÔNICO

8.1 Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados, exclusivamente, na forma de BANNER eletrônico e serão expostos em ambiente virtual do sistema acadêmico para visualização/comentários dos participantes e análise do avaliador nos dias estabelecidos neste edital.

8.2 O BANNER deverá seguir o modelo disponibilizado na plataforma SADOC, contendo: a) os brasões da UVA, do Governo do Estado do Ceará, logotipo da temática dos Encontros; b) título da pesquisa; c) nome do autor ou autores; d) nome do orientador (se for o caso); e) introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e conclusão (se for o caso); f) serão permitidas a inclusão de imagens, tabelas e/ou gráficos; g) O arquivo do Banner eletrônico deve ser salvo na extensão .PNG ou .JPG, medindo 20,46 cm de altura por 14,11 cm de largura ou na proporção de 580 pixels de altura por 400 pixels de largura, não ultrapassando 5 Mb; h) o link para upload do arquivo banner eletrônico será liberado no módulo participante no período especificado no cronograma de atividades, item 3 deste edital. 8.3 Na análise da apresentação do Banner eletrônico pelo avaliador serão observados os seguintes critérios: a) interação assíncrona do(s) autor(es) com os participantes do evento, respondendo as possíveis questões; b) mérito e originalidade; c) qualidade da redação; d) qualidade da organização e composição gráfica (harmonia de texto e imagens, quadros esquemáticos, tabelas e gráficos); e) relevância para a área do conhecimento e de desenvolvimento loco-regional.

8.4 Todos os professores, técnico-administrativos e alunos com matrícula ativa no sistema acadêmico da UVA poderão acessar os banners que estarão disponíveis em área específica. 9 DA PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG

9.1 Os trabalhos apresentados pelos bolsistas de IC e discentes da pós-graduação stricto sensu da UVA poderão, caso desejem, concorrer à premiação com menção honrosa. 9.2 Serão premiados os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugar de cada área do conhecimento, com base na avaliação atribuída ao resumo e exposição do banner eletrônico.

10 DA PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS EM ANAIS

Os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do XXII Encontro de Iniciação Científica ou do XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA, em versão eletrônica, no endereço www.uvanet.br.

11 DA CERTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES

11.1 Os trabalhos apresentados no XXII Encontro de Iniciação Científica e no XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA receberão certificados digitais, gerados na Plataforma SADOC pelo próprio relator, utilizando login e senha, depois da realização do encontro. 11.2 Os certificados dos Avaliadores que integraram o Comitê Científico serão gerados na Plataforma SADOC pelo próprio avaliador, utilizando login e senha, depois da realização do encontro.

11.3 Os inscritos na categoria de participante poderão receber certificado se comprovado interação com os autores na Plataforma Sadoc no período da apresentação dos trabalhos. 12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 A submissão de resumos para os eventos implica conhecimento e aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

12.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA, por meio das suas Coordenadorias de Pesquisa e de Pós-Graduação, ouvidas as respectivas câmaras técnicas.

Campus Betânia, Sobral-CE, 09 de novembro de 2020.

Prof.ª Dr.ª Maria Adelane Monteiro da Silva Coordenadora de Pesquisa/PRPPG

Prof.ª Dr.ª Maria Amélia Carneiro Bezerra Coordenadora de Pós-Graduação/PRPPG Prof.ª Dr.ª Maristela Inês Osawa Vasconcelos

(6)

EDITAL Nº 07/2020 - PRPPG

XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XV ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO I – INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO SIMPLES

TÍTULO DO RESUMO

1Primeiro autor com nome completo sublinhado por extenso; 2coautor 1

com nome completo por extenso; 3coautor 2 com nome completo por extenso; 4coautor 3 com nome completo por extenso e 5coautor 4 com

nome completo por extenso.

1

Bolsista de IC/PIBIC-CNPq (e-mail do 1º autor); ,2Aluno do curso de Pedagogia; 3Aluno do Curso de Pedagogia; 4Orientador/Professor do

Curso de Pedagogia (e-mail do orientador). RESUMO

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG

O resumo deve descrever um trabalho original e inédito. Cada resumo deverá ocupar apenas uma página em português. Deverá conter no máximo 450 palavras ou 3.000 (três mil) caracteres, incluindo os espaços (não incluir na contagem título, palavras-chave e agência de fomento da bolsa). O texto deverá ser contínuo, não subdividido em itens, sem parágrafos, sem referências bibliográficas e sem figuras ou tabelas. Deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão, finalizando com a

conclusão. O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297

mm), com margens superior, esquerda, inferior e direita com 2,0 cm (utilizar este modelo de resumo com cabeçalho do evento). A formatação do texto do resumo é fonte Arial, tamanho 11 pt, alinhamento justificado e espaçamento simples. O título deverá ser destacado em negrito e escrito em letras maiúsculas (exceto nome científico de espécies que deve ser escrito em itálico com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas), com tamanho da fonte 12 pt, espaço simples e alinhamento centralizado. Grafar os nomes dos autores com letras iniciais maiúsculas, por extenso, separados por vírgula, com tamanho da fonte 12 pt, espaço simples, alinhamento centralizado e numerados de forma sequencial com fonte sobrescrita. Abaixo dos nomes, colocar o respectivo nome da instituição às quais pertencem, o nome da cidade, a sigla do estado, com tamanho da fonte 10 pt, espaço simples e alinhamento centralizado. O nome do autor/apresentador deve ser sublinhado. Abaixo do texto do resumo, devem constar as palavras-chave do trabalho, separadas por ponto e vírgula (máximo de três e diferentes das palavras contidas no título) e abaixo das palavras-chave, deverá ser adicionada agência de fomento da bolsa de IC ou da pesquisa, quando houver (Órgão Financiador).

Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3

Agradecimentos: Citar a agência de fomento correspondente à sua bolsa ou órgão de financiamento pelo auxílio financeiro à pesquisa (nº do projeto), se for o caso.

EDITAL Nº 07/2020 - PRPPG

XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XV ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO II – INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

A extensão máxima do texto será de 2.200 palavras e mínima de 1.200, admitindo até um máximo de duas tabelas e/ou figuras. A estrutura destes trabalhos será da seguinte forma (Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Considerações finais e/ou Conclusões e Referências), com um resumo estruturado de até 150 palavras, com descritores/palavras-chave e, no máximo, quinze referências bibliográficas. Cada autor poderá apresentar, no máximo, 02 trabalhos, podendo este compor até quatro como coautor.

TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO

(8)

(linha sem texto, tamanho 12)

O título deve ser conciso e direto, fazendo alusão à temática e ao sujeito ou população do caso, e conter, no máximo, quinze palavras.

Autor(es): Nome Completo do Discente1; Nome Completo do Professor Orientador2 [centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]

[linha sem texto, tamanho 12] 1

Curso, sigla do Centro, sigla da Universidade; E-mail: estudante@provedor, 2

Docente/pesquisador, sigla do Centro, sigla da Universidade. E‐mail: docente@provedor. [centralizados, fonte times, tamanho 10]

[2 linhas sem texto, tamanho 12]

Resumo: O resumo deve ser conciso, autoexplicativo e conter, no máximo, 150 palavras em fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, alinhamento do texto justificado, espaçamento do corpo do texto 1,0 (simples) em parágrafo único. A estrutura do resumo de um trabalho deve conter: introdução, objetivo; metodologia, principais resultados; discussão, considerações finais e/ou conclusão. Utilizar sempre o tempo verbal no passado, por relatar um trabalho já concluído. A conclusão, por exceção, deve ser redigida no presente. No resumo, não incluir abreviações, siglas e referências bibliográficas.

Palavras-chave: Incluir, no mínimo, três palavras-chave e, no máximo, cinco.

INTRODUÇÃO E OBJETIVO(S)

Tem como objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas pertinentes para o entendimento do trabalho. Também delimita o marco teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica atual), fornecendo um breve relato de informações importantes para o problema estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. O objetivo da investigação deve ser explicitado (essa é a parte mais importante da introdução). Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a razão de conduzir o estudo. A hipótese deve ser claramente exposta e, quando couber, deverão ser identificadas as questões norteadoras. Na introdução deste resumo expandido, antes de digitar o texto, assegure-se que a página está configurada para papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato. As margens devem ser de 3,0 cm na borda superior e esquerda e 2,0 cm na borda inferior e direita. Títulos e subtítulos deverão ser digitados em letras maiúsculas, em negrito, com fonte tamanho 12 pt e em Times New Roman, espaçamento simples. Antes do subtítulo, deve ser inserido um espaço simples. Para o corpo do texto, use Times New Roman, fonte tamanho 12 pt, espaçamento simples entre as linhas e texto justificado (com exceção das referências).

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG

terceira pessoa para descrever o que foi feito, incluindo a hipótese testada, variáveis medidas, quantas réplicas foram feitas, controles, tratamentos, etc.; deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e descrever testes estatísticos e as comparações feitas; se for pertinente, mencionar a aprovação do estudo pelo comitê de ética apropriado e número do processo.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS - GRÁFICOS (Opcional)

Nesta seção, os resultados e a discussão do trabalho serão apresentados em conformidade com a correta interpretação dos dados, articulada com a base teórica. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos), caso estejam presentes, devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e, nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E/OU CONCLUSÃO

As considerações finais e/ou conclusão devem ser elaboradas com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Enfatizar as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados. Sumarizar as implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que duas) de trabalhos futuros. Explicar como os resultados e conclusões de seu estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.

AGRADECIMENTOS

Esta seção deve apresentar os agradecimentos aos principais órgãos de fomento (bolsa e auxílio financeiro), instituições e pessoas que contribuíram para a realização do trabalho.

REFERÊNCIAS (Até um máximo de 15)

Devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

A escolha dos estudos de casos de Honduras (2009) e Paraguai (2012) se deu pelo interesse de analisar comparativamente a ação da organização na área temática objeto de

19:30 Formatura dos Residentes R3/Palestra Renato de Toledo/ Boas Vindas aos R´s e Fellow´s/Comemoração dos 50 anos do Curso de Especialização em Oftalmologia

Mais estudos são necessários para maior compreensão e correlação dos variados fatores que podem interferir na indicação de chupetas para a prevenção da SMSI, o que inclui

Os resultados evidenciaram que a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, desenvolvida durante as práticas de leituras

Porém, visto que o efeito da interação x1x3 é positivo, quando se trabalha com o fator tipo de blenda em seu maior nível, 50% de OFA, verifica-se que a mudança do menor para

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através de sua Pró-Reitoria de Extensão, torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as

The Inventory Control and Distribution problem addressed in this work aims at determining optimal in- ventory policies and schedule of deliveries for the clinical items in the

O Programa Universidade, Educação e Desenvolvimento Social, de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), objetiva ampliar