• Nenhum resultado encontrado

CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE CRÉDITO CITICRÉDITO PARCELADO COM GARANTIA DE CESSÃO FIDUCIÁRIA DE COTAS DE FUNDOS / CDB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE CRÉDITO CITICRÉDITO PARCELADO COM GARANTIA DE CESSÃO FIDUCIÁRIA DE COTAS DE FUNDOS / CDB"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INSTRUMENTO PARTICULAR DE ADITAMENTO, RATIFICAÇÃO E

CONSOLIDAÇÃO DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE CRÉDITO – CITICRÉDITO PARCELADO COM GARANTIA DE CESSÃO FIDUCIÁRIA DE COTAS

DE FUNDOS / CDB

Pelo presente, BANCO CITIBANK S.A., inscrito no CNPJ sob o nº 33.479.023/0001-80, com sede na Capital do Estado de São Paulo, doravante designado "CITIBANK", representado na forma de seus atos sociais, resolve aditar as CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE CRÉDITO – CITICRÉDITO PARCELADO COM GARANTIA DE CESSÃO FIDUCIÁRIA DE COTAS DE FUNDOS / CDB (“Condições Gerais”), que encontram-se registradas perante o 1º Ofício de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob nº. 3364929, aditadas sob o nº 3371119 e perante o 3º Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro sob o nº 937476, aditadas sob o nº 947.367, desde maio de 2010, para fazer constar as seguintes alterações:

Ficam incluídas as letras “E” e “F” do item 1, bem como fica alterado o item 3.7 da cláusula 3 e incluído o item 3.8 da cláusula 3, na forma a seguir consolidada.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A CONCESSÃO DE CRÉDITO – CITICRÉDITO PARCELADO COM GARANTIA DE CESSÃO FIDUCIÁRIA DE COTAS DE FUNDOS /

CDB

1. DEFINIÇÕES

1.1. Para perfeito entendimento e interpretação destas Condições Gerais, são adotadas as seguintes definições :

A. CITIBANK: é o BANCO CITIBANK S.A., instituição financeira com sede na Av. Paulista, 1.111, 2º andar-parte, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 33.479.023/0001-80, a qual, entre outros produtos, concede crédito a favor de seus clientes, mediante prévia análise creditícia e cadastral.

B. CLIENTE(S)/TITULAR(ES): pessoa(s) física(s) que mantém junto ao CITIBANK conta de depósitos à vista, o(s) qual(is) poderá(ão) solicitar junto ao CITIBANK empréstimos

(2)

C. LINHA DE CRÉDITO: é o valor total disponível aos CLIENTES para liberação pelo CITIBANK, a título de empréstimos, os quais poderão ser solicitados até o limite máximo da referida linha de crédito.

D. EMPRÉSTIMO(S): são valores em dinheiro colocados pelo CITIBANK à disposição dos CLIENTES, mediante disponibilidade de LINHA DE CRÉDITO.

E. SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO: é o momento no qual o CLIENTE, através da Central de Atendimento Telefônico do CITIBANK, solicita o EMPRÉSTIMO.

F. CRÉDITO DO EMPRÉSTIMO: é a data em que o valor do EMPRÉSTIMO solicitado, é efetivamente creditado na conta corrente do CLIENTE, mantida junto ao CITIBANK.

2. DO OBJETO

2.1. O CITIBANK coloca à disposição dos CLIENTES, LINHA DE CRÉDITO para EMPRÉSTIMOS, até o limite total disponível da LINHA DE CRÉDITO, nos termos destas Condições Gerais. A referida linha de crédito será concedida de acordo com os critérios de análise do CITIBANK, no momento da solicitação dos EMPRÉSTIMOS pelos CLIENTES.

2.2. A solicitação dos EMPRÉSTIMOS pelos CLIENTES importa no reconhecimento de uma dívida certa, líquida e exigível, em favor do CITIBANK, no valor correspondente ao montante do crédito solicitado, acrescido dos respectivos encargos.

2.3. Em se tratando de conta conjunta solidária (E/OU), o TITULAR contratante do EMPRÉSTIMO responsabiliza-se em obter expressa e prévia autorização dos demais TITULARES quanto aos termos das presentes Condições Gerais, dando-lhes a conhecer o seu inteiro teor.

2.4. O CITIBANK não estará obrigado a conceder o EMPRÉSTIMO pretendido pelos CLIENTES nas seguintes hipóteses:

a) se contra os CLIENTES constar restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito ou ainda medidas judiciais ou extrajudiciais de cobrança, tais como protesto ou execução de dívida;

b) se os CLIENTES estiverem em atraso com o pagamento de qualquer obrigação sob sua responsabilidade junto ao CITIBANK ou qualquer outra instituição financeira.

3. DA SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO

3.1. A SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO deve ser realizada através da Central de Atendimento Telefônico do CITIBANK ou através de contato com o gerente de relacionamento, ligação esta que poderá ser gravada. Havendo disponibilidade de

(3)

LINHA DE CRÉDITO para contratação, os CLIENTES deverão confirmar as seguintes informações:

a) o valor de EMPRÉSTIMO desejado;

b) o número de parcelas para pagamento do EMPRÉSTIMO;

c) outras informações necessárias à confirmação do EMPRÉSTIMO, solicitadas pelo CITIBANK.

3.2. O CITIBANK, no ato da SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO, informará aos CLIENTES:

a) o valor do EMPRÉSTIMO;

b) a taxa de juros cobrada ao mês e ao ano;

c) os montantes e datas de vencimento das parcelas;

d) os tributos e outros encargos incidentes sobre o EMPRÉSTIMO;

e) Custo Efetivo Total (CET) da operação;

f) outras providências de formalização da presente contratação.

3.3. Confirmadas as informações referidas no item acima, os CLIENTES deverão manifestar, a sua expressa aceitação com as condições do EMPRÉSTIMO, bem como com relação às garantias oferecidas.

3.4. Em garantia à concessão do EMPRÉSTIMO, os CLIENTES oferecerão ao CITIBANK “Cessão Fiduciária de Cotas de Fundos ou de CDB”, conforme condições previstas na cláusula 8, adiante.

3.5. Como condição para a efetiva SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO, os CLIENTES deverão entregar ao CITIBANK, na forma e no prazo acordado no momento da solicitação, a Carta de contratação de Citicrédito Parcelado com garantia de Cessão Fiduciária de Cotas de Fundos/CDB (“Carta de Contratação”), conforme modelo anexo, devidamente preenchida e assinada, inclusive com a informação dos títulos e/ou cotas cedidos fiduciariamente pelo CLIENTE ao CITIBANK.

3.6. CASO OS CLIENTES NÃO ENTREGUEM O DOCUMENTO MENCIONADO NO ITEM ACIMA, FICA O CITIBANK AUTORIZADO A EFETUAR O DÉBITO, SEM QUALQUER AVISO PRÉVIO, EM CONTA CORRENTE MANTIDA PELOS CLIENTES JUNTO CITIBANK, DO VALOR EVENTUALMENTE LIBERADO A TÍTULO DE EMPRÉSTIMO.

(4)

3.7. O valor bruto do EMPRÉSTIMO será creditado na conta corrente dos CLIENTES mantida junto ao CITIBANK. Será debitada na conta corrente, na mesma data em que o valor bruto do EMPRÉSTIMO for creditado, os tributos e outros encargos incidentes sobre o EMPRÉSTIMO, aplicável na data do CRÉDITO DO EMPRÉSTIMO.

3.8. O CLIENTE tem ciência de que, o CRÉDITO DO EMPRÉSTIMO poderá ocorrer em data diferente da data de SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO. Em decorrência, poderá haver uma variação proporcional nos valores dos juros e IOF, calculados “pro rata temporis” aplicadas sobre o valor principal.

4. DA VIGÊNCIA

4.1. Estas Condições Gerais passarão a vigorar, a partir do mês de outubro de 2010, por prazo indeterminado, podendo ser alterado ou resilido pelo CITIBANK, a qualquer tempo, mediante comunicação, com 5 (cinco) dias úteis de antecedência.

4.2. Estas Condições Gerais aplicar-se-ão aos CLIENTES que possuam LINHA DE CRÉDITO disponível para solicitação de EMPRÉSTIMOS, nos presentes termos.

5. DO PAGAMENTO

5.1. O pagamento do EMPRÉSTIMO e de seus encargos deverá ser feito pelos CLIENTES ao CITIBANK, da seguinte forma:

a) mediante débito na conta corrente de depósito dos respectivos CLIENTES mantida junto ao CITIBANK, até o saldo credor nela existente, considerando, inclusive, eventual limite de crédito disponível, devendo, os CLIENTES, proverem a referida conta, dos fundos necessários a esse fim, ou;

b) por iniciativa dos CLIENTES, antes do vencimento do EMPRÉSTIMO, junto à agência do CITIBANK na qual mantenha ou tenha mantido a respectiva conta corrente, sempre que inexistir saldo credor em sua conta ou em caso de encerramento desta. Contrato de Abertura de Crédito

5.2. O atraso no pagamento de qualquer importância devida pelos CLIENTES sujeitá-los-ão ao pagamento de correção monetária, juros de mora de 1% (um por cento) ao mês ou fração de mês, multa não compensatória equivalente a 2% (dois por cento) sobre os valores em atraso.

6. DA LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA DOS EMPRÉSTIMOS

6.1. É assegurado aos CLIENTES a liquidação antecipada do EMPRÉSTIMO, parcial ou total, mediante redução proporcional dos juros, encargos e demais acréscimos incidentes sobre o saldo devedor.

(5)

6.2. Caso os CLIENTES solicitem a amortização ou liquidação antecipada do EMPRÉSTIMO, desde que pactuado com taxas pré-fixadas, o valor presente dos pagamentos previstos para fins de amortização ou de liquidação antecipada será calculado observando-se os seguintes critérios:

a) no caso de EMPRÉSTIMO com prazo a decorrer de até 12 (doze) meses, o valor presente será obtido com a utilização da taxa de juros pactuada;

b) no caso de EMPRÉSTIMO com prazo a decorrer superior a 12 (doze) meses, o valor presente será obtido:

b.1) com a utilização da taxa equivalente à soma do “spread” na data da contratação original com a taxa Selic apurada na data do pedido de amortização ou de liquidação antecipada;

b.2) com a utilização da taxa de juros pactuada no EMPRÉSTIMO, se a solicitação de amortização ou de liquidação antecipada ocorrer no prazo de até 7 (sete) dias da credito DO EMPRÉSTIMO.

6.2.1. No caso de liquidação parcial do EMPRÉSTIMO, serão amortizadas as parcelas subsequentes à data da solicitação da liquidação, em ordem cronológica de vencimento. Neste caso, os CLIENTES ficarão isentos do pagamento do EMPRÉSTIMO, nos vencimentos das parcelas objeto de amortização parcial, retomando os pagamentos em seguida.

6.3. O “spread” mencionado na alínea “b.1” acima corresponderá à diferença entre a taxa de juros pactuada e a taxa Selic apurada na data da contratação.

7. DO VENCIMENTO ANTECIPADO

7.1. O EMPRÉSTIMO concedido aos CLIENTES vencer-se-á antecipadamente, de pleno direito, após o prazo de 10 (dez) dias, contados do envio de aviso prévio aos CLIENTES, podendo, assim, o CITIBANK exigir o pagamento antecipado da totalidade do saldo devedor em aberto, nos casos previstos em lei e, ainda, nos seguintes casos: a) não-cumprimento, pelos CLIENTES, de qualquer obrigação definida nestas Condições Gerais, em especial a obrigação de pagamento de quaisquer das prestações do EMPRÉSTIMO, em seus respectivos vencimentos;

b) protesto de título(s) lavrado(s) contra os CLIENTES;

c) insolvência dos CLIENTES.

(6)

8.1. Para assegurar o fiel cumprimento das obrigações decorrentes destas Condições Gerais, os CLIENTES cederão ao CITIBANK, em caráter fiduciário, nos termos das Leis n° 10.931, de 2/8/2004, e n° 9.514, de 20/11/1997, e demais regulamentações legais pertinentes a espécie, os direitos inerentes aos Títulos relacionados na Carta de Contratação. O valor financeiro dos Títulos deverá corresponder sempre a, no mínimo, 100% (cem por cento) do saldo devedor do EMPRÉSTIMO.

8.1.1 Os CLIENTES declaram, para todos os fins e efeitos de direito, que: são os legítimos e únicos proprietários dos Títulos, que foram legitimamente emitidos em seu favor, e que se encontram livres e desembaraçados de quaisquer ônus ou restrições, de qualquer espécie, podendo, pois, ser cedidos fiduciariamente, nos termos das presentes Condições Gerais.

8.2. Mediante assinatura da Carta de Contratação, os CLIENTES cederão e transferirão fiduciariamente ao CITIBANK, sem reserva alguma, a propriedade fiduciária e a posse dos direitos inerentes aos Títulos, obrigando-se por si e sucessores, a qualquer título, a fazer a presente cessão fiduciária sempre boa, firme e valiosa, a todo e qualquer tempo.

8.3. Em decorrência da transferência da titularidade dos direitos sobre os Títulos para o CITIBANK, operada nos termos do artigo 18 da Lei n° 9.514, de 20/11/1997, o CITIBANK passará, a partir da data de assinatura da Carta de Contratação, a ser o único e exclusivo titular e, consequentemente, proprietário desses direitos até o cumprimento integral das obrigações assumidas pelos CLIENTES, podendo resgatar, alienar, endossar, ceder e transferir os Títulos, bem como debitar, em qualquer conta bancária mantida pelos CLIENTES junto ao CITIBANK, os valores necessários ao pagamento das obrigações assumidas pelos CLIENTES, conforme disposto nestas Condições Gerais, e, ainda, receber e dar quitação nos casos de descumprimento de qualquer das obrigações assumidas pelos CLIENTES.

8.4. Os CLIENTES se obrigam a complementar e/ou substituir os Títulos, cujos direitos forem cedidos ao CITIBANK, sempre que aqueles tiverem o seu valor e/ou eficácia diminuídos, ficando entendido que os Títulos a serem complementados e/ou substituídos poderão ser aceitos pelo CITIBANK, desde que atendidos os seus critérios usuais de crédito.

8.5. Os valores recebidos pelo CITIBANK, decorrentes do resgate, alienação, cessão ou transferência dos Títulos, depois de deduzidas as despesas de cobrança e demais legalmente permitidas, serão creditados ao CITIBANK.

8.5.1. Após a liquidação da totalidade dos EMPRÉSTIMOS, eventual saldo remanescente será colocado pelo CITIBANK à disposição dos CLIENTES para crédito em conta por estes indicada ao CITIBANK.

(7)

8.6. O CITIBANK poderá, a seu exclusivo critério, aplicar e reaplicar os valores recebidos a título de garantia, da forma que entender conveniente, convencionar taxas, prazos e demais condições. Os valores, créditos, direitos e respectivos títulos decorrentes das aplicações passarão a garantir as obrigações assumidas pelos CLIENTES e integrarão estas Condições Gerais para todos os fins e efeitos de direito, subordinando-se a todas as suas cláusulas e condições.

8.7. Se as importâncias recebidas pelo CITIBANK não bastarem para o pagamento integral das obrigações dos CLIENTES, seus encargos remuneratórios e moratórios, impostos e taxas e demais acréscimos legais e contratuais, os CLIENTES continuarão obrigados a pagar ao CITIBANK o saldo remanescente, nas condições convencionadas nestas Condições Gerais.

8.8. As partes estabelecem que, na data de assinatura da Carta de Contratação, a cessão fiduciária em questão será : (i) a considerada perfeita e acabada ; (ii) celebrada em caráter irrevogável e irretratável; (iii) autônoma e desvinculada do(s) instrumento(s) e/ou negócios que deu(ram) origem aos Títulos.

8.9. A garantia prevista nestas Condições Gerais permanecerá em vigor até o total cumprimento das obrigações assumidas pelos CLIENTES perante o CITIBANK. Eventual prorrogação de prazo do EMPRÉSTIMO acarretará a automática prorrogação de prazo de concessão da garantia.

8.10. Fica ajustado que o CITIBANK poderá exigir a qualquer tempo, a seu critério, e sem necessidade de justificativas, garantias adicionais, reforço ou substituição da garantia, obrigando-se os CLIENTES a atendê-lo no prazo para tanto assinado.

8.11. O CITIBANK poderá proceder a compensação, na forma do artigo 368 do Código Civil, mediante lançamentos contábeis, independentemente de avisos, entre qualquer débito dos CLIENTES, com qualquer crédito vencido ou vincendo que o mesmo tenha ou venha a ter para com o próprio CITIBANK ou com quaisquer das instituições coligadas ou afiliadas, representados por títulos, ativos em geral, direitos ou valores mobiliários de qualquer espécie ou natureza, aplicações financeiras, saldos em conta corrente de livre movimentação, conta vinculada ou qualquer outra conta.

8.11.1. A compensação parcial não exonerará os CLIENTES das suas obrigações, continuando estes responsáveis pelo saldo devedor remanescente do EMPRÉSTIMO e respectivos acréscimos, até total liquidação.

(8)

8.11.2. As compensações mencionadas acima poderão ocorrer em qualquer ordem, a critério do CITIBANK, e não prejudicam outras formas de cobrança aqui previstas e as permitidas ou não defesas em lei.

8.12. Aplica-se a esta cessão fiduciária, além das disposições contratuais e legais consignadas acima, o disposto nos artigos 1.421, 1.425 e 1.426 do Código Civil.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Correrão por conta dos CLIENTES todos os impostos, taxas, contribuições e encargos de qualquer natureza incidentes ou que venham a incidir sobre os EMPRÉSTIMOS solicitados.

9.2. Toda e qualquer despesa incorrida pelo CITIBANK para a correta formalização da presente negociação, assim como as demais em que tiver de incorrer para a segurança e regularidade do EMPRÉSTIMO e suas garantias, será previamente informada aos CLIENTES e por estes suportada.

9.3. A tolerância de qualquer das partes em relação ao descumprimento pela outra, de qualquer obrigação decorrente destas Condições Gerais, não significará renúncia, perdão, novação ou alteração do que foi aqui pactuado.

9.4. Em atendimento à Resolução 3.658 do Banco Central, a solicitação de EMPRÉSTIMO implica na autorização dos CLIENTES ao CITIBANK para consultar, a qualquer tempo, as informações consolidadas sobre o montante de operações de crédito registradas em seus nomes no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), bem como no fornecimento de informações ao SCR relativas às obrigações aqui contratadas. Quaisquer divergências de dados dos CLIENTES no SCR deverão ser por estes alterados junto à instituição credora e/ou Banco Central do Brasil. 9.5. Os CLIENTES reconhecem e concordam que toda e qualquer obrigação oriunda destas Condições Gerais, assumida pelo CITIBANK, na qualidade de empresa pertencente ao conglomerado econômico Citigroup, é de responsabilidade e será cumprida exclusivamente pelo CITIBANK em território nacional e em moeda corrente do país, sujeitando-se às normas legais e regulamentares vigentes no Brasil.

9.6 Aplicar-se-á subsidiariamente a estas Condições Gerais, as condições contidas no contrato de abertura de conta corrente, firmado junto ao CITIBANK, naquilo em que este for omisso.

9.7. As presentes Condições Gerais revogam e substituem expressamente qualquer outro acordo celebrado anteriormente entre as partes, com o mesmo objeto, quer seja de maneira tácita ou expressa, mediante contrato escrito ou verbal, cartas, fac-símile ou

(9)

demais instrumentos, compromissos, ou negociações relativas ao objeto destas Condições Gerais.

9.8. É PARTE INTEGRANTE DESTAS CONDIÇÕES GERAIS A CARTA DE CONTRATAÇÃO, QUE CONTERÁ AS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS E INDIVIDUAIS DA CONTRATAÇÃO DO EMPRÉSTIMO E SUA GARANTIA, A QUAL, APÓS FIRMADA PELOS RESPECTIVOS CLIENTES, SERÁ OBJETO DE REGISTRO EM TÍTULOS E DOCUMENTOS.

10. DO FORO

10.1. Fica eleito o foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo como competente para dirimir as eventuais controvérsias daqui decorrentes, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir, inclusive, dúvidas decorrentes destas Condições Gerais e de sua execução.

11. DO REGISTRO

11.1 Estas Condições Gerais encontram-se registradas no 1º Registro de Títulos e Documentos de São Paulo, sob o nº 3364929 e aditadas sob o nº 3371119, 3378331 e 3391303, desde outubro de 2010 e no 3º Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro, sob o nº 937.476 e aditadas sob o nº 947.367, 958.207 e 972.750, desde outubro de 2010.

BANCO CITIBANK S.A.

CitiPhone Banking

Solicitações, dúvidas, sugestões, reclamações e cancelamentos.

SP e RJ (capitais) 4004.2484. Outras Localidades 0800.701.2484.

Todos os dias, 24 horas

SAC Citi - Serviço de Apoio ao Cliente Reclamações, Cancelamentos e Informações 0800 979 2484 (deficientes auditivos - 0800 724 2484)

Todos os dias, 24h

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria

0800 970 2484 (deficientes auditivos - 0800 722 2484). Em dias úteis das 9h às 18h

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Os executantes antes de efetuar a limpeza de peças em tensão, o manuseamento das divisórias metálicas (sem tensão) e a utilização do aspirador/separador em

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir