• Nenhum resultado encontrado

ATOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A

TOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE

Período: 11 a 15 de janeiro de 2021

Ato normativo

Órgão

Ementa

Efeito

PORTARIA CONJUNTA

Nº 1, DE 5 DE JANEIRO

DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Imunossupressão em

Transplante Renal.

Está aprovado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Imunossupressão em Transplante Renal. O Protocolo objeto desta Portaria, que contém o conceito geral da imunossupressão em transplante renal, critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação, é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes e está disponível no sítio https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-Pcdt

É obrigatória a cientificação do paciente, ou de seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso de procedimento ou medicamento preconizados para o tratamento da imunossupressão em transplante renal. Esta Portaria entra em vigor em 11/01/2021, ficando revogada a Portaria nº 712/SAS/MS, de 2014.

PORTARIA CONJUNTA

Nº 2, DE 5 DE JANEIRO

DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Imunossupressão no

Transplante Cardíaco.

Está aprovado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Imunossupressão no Transplante Cardíaco. O Protocolo objeto desta Portaria, que contém o conceito geral da imunossupressão no transplante cardíaco, critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação, é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes e está disponível no sítio https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt

É obrigatória a cientificação do paciente, ou de seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso de procedimento ou medicamento preconizados para a imunossupressão no transplante cardíaco. Esta Portaria entra em vigor em 11/01/2021.

(2)

A

TOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE

PORTARIA Nº 10, DE 6

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS da Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo, com sede

em São Manuel (SP).

Foi deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60%, da Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo, com sede em São Manuel (SP). A Renovação tem validade pelo período de 29 de dezembro de 2020 a 28 de dezembro de 2023.

PORTARIA Nº 11, DE 6

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere, em grau de Reconsideração, a Renovação do CEBAS da Associação de Combate ao Câncer Infanto Juvenil, com

sede em Fortaleza (CE).

Foi deferida, em grau de Reconsideração, a Renovação do CEBAS, pela prestação de serviços ao SUS na promoção da saúde, sem exigência de contraprestação do usuário pelas ações e serviços de saúde realizados, em conformidade com o art. 8-A da Lei nº 12.101/2009, da Associação de Combate ao Câncer Infanto Juvenil, com sede em Fortaleza (CE). A Renovação tem validade pelo período de 31 de outubro de 2017 a 30 de outubro de 2020. Esta Portaria entra em vigor em 11/01/2021, ficando sem efeito a Portaria nº 1.189/SAES/MS, de 9 de outubro de 2019.

PORTARIA Nº 12, DE 7

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Cancela o CEBAS da Associação Hospitalar Beneficente São Cristóvão, com sede em

Faxinal dos Guedes (SC).

Está cancelado o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) concedido à Associação Hospitalar Beneficente São Cristóvão, com sede em Faxinal dos Guedes (SC). Registra-se que os efeitos do cancelamento da certificação devem ser aplicados a contar do fato gerador do descumprimento de requisito obrigatório à certificação, a data de 1º de janeiro de 2018. A instituição fica notificada para, caso queira, apresentar recurso administrativo no prazo de 30 dias a contar da data de 11/01/2021, conforme prevê o art. 26 da Lei nº 12.101/2009.

PORTARIA Nº 1.127,

DE 10 DE DEZEMBRO

DE 2020 (*)

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Inclui o procedimento de Ureterolitotripsia Transureteroscópica na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema

Único de Saúde (SUS).

Foi incluído na Tabela de Procedimentos, Medicamen-tos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS o procedimento: 04.09.01.059-6 - URETEROLITOTRIPSIA TRANSURETEROSCÓPICA, que consiste na fragmen-tação e na remoção de cálculos do ureter por meio de endoscópios inseridos por via uretral, independente do número de cálculos existentes nesta área. Inclui o uso de fragmentadores, ureteroscópios, fios guia, sondas extratoras, bainhas ureterais (quando necessário), além do emprego de sistema de vídeo com imagens em tempo real. Modalidade de atendimento: 02 – Hospitalar e 03 - Hospital Dia. Também foram incluídos: 04.09.01.059-6 - URETEROLITOTRIPSIA TRANSURETEROS-CÓPICA- 07.02.06.001-1 - CATETER DUPLO J e as excludências entre AIH (Proc. Principal) X AIH (Proc. Principal) dos procedimentos a seguir relacionado: 04.09.01.059-6 - URETEROLITOTRIPSIA TRANSURETEROS-CÓPICA, procedimento principal: 04.09.01.039-1 - RETIRADA PERCUTANEA DE CALCULO URETERAL C/ CATETER, com efeitos operacionais no Sistema de Informações na competência seguinte à sua publicação.

(3)

A

TOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE

CONSULTA PÚBLICA Nº

2, DE 11 DE JANEIRO

DE 2021

Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro

Consulta para manifestação da sociedade civil a respeito do recurso administrativo, interposto pela CASA DE CARIDADE DE MURIAÉ - HOSPITAL SÃO PAULO/MG, contra a decisão de cancelamento do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social

em Saúde (CEBAS) da ora recorrente,

Está estabelecido prazo de 15 dias, a contar de 13/01/2021, para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas, por meio do endereço eletrônico www.saude.gov.br/cebas-saude

O Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria.

PORTARIA Nº 11, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria

Executiva

Autoriza o início do prazo para apresentação, define os critérios de classificação, dispõe sobre a metodologia de distribuição de recursos entre os campos de

atuação e estabelece a estimativa de valor máximo de projetos no âmbito do Programa

Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e do Programa Nacional de Apoio

à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) no exercício de

2021.

As instituições interessadas em apresentar projetos no exercício de 2021, no âmbito do PRONON e do PRONAS/PCD, deverão protocolar os projetos na Secretaria-Executiva (SE/MS), no prazo de 45 dias, contados da data de 13/01/2021. Os projetos apresentados no âmbito do PRONON e do PRONAS/PCD serão classificados de acordo com os quesitos e respectivas pontuações descritas pela portaria. No caso de empate, terão prioridade os projetos que possuírem a menor estimativa de recursos financeiros para início e término da execução do projeto. Os projetos apresentados no âmbito do PRONON e do PRONAS/PCD no exercício de 2021 deverão possuir os seguintes valores máximos provisórios: I - PRONON: R$ 7.908.617,30; e II - PRONAS/PCD: R$ 3.847.708,55.

PORTARIA Nº 16, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Inclui atributo na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e

Materiais Especiais do SUS.

Foi incluído o atributo descrição, na Tabela de Procedimentos, Medica-mentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, no procedimento a seguir especificado: 03.01.05.007-4 INTERNAÇÃO DOMICILIAR - Incluir descrição: Conjunto de atividades assistenciais à saúde, prestadas em domicílio, caracterizadas por oferta de cuidado continuado com maior necessidade de frequência de visitas e de abordagem multiprofissional ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada. Esta inclusão entra em vigor na data de 14/01/2021, com efeitos operacionais no Sistema de Informação Hospitalar - SIH/SUS na competência fevereiro/2021.

PORTARIA Nº 18, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Quatis, com sede em Quatis (RJ).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Quatis, CNPJ nº 29.445.632/0001-40, com sede em Quatis (RJ). A Renovação tem validade pelo período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

(4)

A

TOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE

PORTARIA Nº 19, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS do Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, com sede em

Bragança (PA).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), do Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, CNPJ nº 05.320.403/0001-31, com sede em Bragança (PA). A Renovação tem validade pelo período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

PORTARIA Nº 20, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS do Hospital São Francisco de Paula, com sede em São

Francisco de Paula (RS).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), do Hospital São Francisco de Paula, CNPJ nº 96.554.829/0001-05, com sede em São Francisco de Paula (RS). A Renovação tem validade pelo período de 19 de setembro de 2021 a 18 de setembro de 2024.

PORTARIA Nº 21, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, com sede

em Jundiaí (SP).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, CNPJ nº 50.944.198/0001-30, com sede em Jundiaí (SP). A Renovação tem validade pelo período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

PORTARIA Nº 22, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS da Sociedade Filantrópica Hospital José Venâncio, com

sede em Colina (SP).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), da Sociedade Filantrópica Hospital José Venâncio, CNPJ nº 47.266.838/0001-95, com sede em Colina (SP). A Renovação tem validade pelo período de 20 de setembro de 2021 a 19 de setembro de 2024.

PORTARIA Nº 23, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, com sede

em São Paulo (SP).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, CNPJ nº 57.038.952/0001-11, com sede em São Paulo (SP). A Renovação tem validade pelo período de 1º de junho de 2021 a 31 de maio de 2024.

PORTARIA Nº 13, DE 11

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Reconsidera a decisão que Cancela o CEBAS da Santa Casa de Caridade de Jaguarão, com

sede em Jaguarão (RS).

Foi reconsiderada a decisão que Cancela o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) da Santa Casa de Caridade de Jaguarão, com sede em Jaguarão (RS), ficando sem efeito a Portaria nº 562/SAES/MS, de 7 de julho de 2020.

(5)

A

TOS NORMATIVOS MAIS RELEVANTES PARA O SETOR FILANTRÓPICO DA SAÚDE

PORTARIA Nº 24, DE 12

DE JANEIRO DE 2021

Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Defere a Renovação do CEBAS da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, com

sede em Campo Belo (MG).

Está deferida a Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, CNPJ nº 19.128.248/0001-60, com sede em Campo Belo (MG). A Renovação tem validade pelo período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

DECRETO Nº 10.601,

DE 15 DE JANEIRO DE

2021

Atos do Poder Executivo

Reabre, em favor do Ministério da Saúde, crédito extraordinário, no valor de R$ 1.682.804.743,00, aberto pela Medida Provisória nº 1.004, de 24 de setembro de

2020.

Foi reaberto, em favor do Ministério da Saúde, até o limite do saldo apurado em 31 de dezembro de 2020, no valor de R$ 1.682.804.743,00, crédito extraordinário aberto pela Medida Provisória nº 1.004, de 24 de setembro de 2020, para atender à programação Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus.

Brasília (DF), 15 de janeiro de 2021.

Mirocles Campos Véras Neto

Referências

Documentos relacionados

Os sites classificados como Inacessíveis são aqueles que não apresentam nenhum dos padrões definidos pela norma WAI- ARIA. Os sites classificados como Fallback são

--- 2- O direito de preferência visa possibilitar que o Município manifeste o interesse na aquisição de imóveis, para reabilitação e renovação do edificado,

Este estudo sugere que a instituição de tratamento precoce, e com dose elevada de levotiroxina parece ser o tratamento mais adequado para pacientes com hipotireoidismo congênito

 Escolha de duas espécies para estudo: visando a utilização de madeira em telhados onde o ambiente (entre uma laje e as telhas), apresenta maior temperatura em relação

2) Ficam desclassificados os candidatos que não obtiverem aprovação nos índices do teste de suficiência física; e.. 3) Este exame de seleção não tem caráter de concurso

6.1 A avaliação dos títulos tem caráter classificatório e deverá ser realizada pela banca examinadora com base nos comprovantes entregues pelo candidato no ato

Eu, ________________________________________ (nome do(a) paciente), declaro ter sido informado(a) claramente sobre os benefícios, riscos, contra-indicações e principais

O uso de opioides por tempo prolongado não é recomendado para pacientes com dor nociceptiva (osteoartrose, artrite reumatoide e lombalgia, entre outros), pois, além