• Nenhum resultado encontrado

Mozart Valadares Pires Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Eladio Lecey Diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mozart Valadares Pires Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Eladio Lecey Diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

A

Escola Nacional da Magistratura (ENM) comemora em 2009 a pu-blicação da quinta edição do Guia de Cursos e Campanhas Institu-cionais. O livreto reúne em um só lugar informações completas para os magistrados que desejam buscar aperfeiçoamento profissional em cursos oferecidos por instituições de qualidade, no Brasil e no exterior.

Há 15 opções dentro das mais variadas vertentes da atividade judicante. Neste ano, além da manutenção de sete cursos que foram sucesso em 2008, a ENM traz seis novas opções, com destaque para a inclusão das temáticas Direito Ambiental e Justiça da Infância e da Juventude. Serão oito cursos rea-lizados no Brasil e sete divididos entre Espanha, França e Portugal.

No total, os associados da AMB contarão com 427 vagas distribuídas ao longo de 2009, e as inscrições podem ser feitas de forma simples e prática pelo site da ENM (www.enm.org.br). Entretanto, é preciso atenção: algumas inscrições se encerram em março, e alguns cursos exigem documentações e requisitos específicos.

Com este guia, a Escola Nacional da Magistratura e a Associação dos Ma-gistrados Brasileiros esperam contribuir para o aperfeiçoamento jurídico, cultural e humanístico de juízes e desembargadores. Afinal, a magistratura nacional tem o direito e o dever de dispor de ferramentas para se atualizar e enfrentar novos desafios, em um País onde a sociedade busca e acredita cada vez mais em um Judiciário mais moderno e democrático.

Mozart Valadares Pires Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros Eladio Lecey Diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura

(4)

Além de atuar na formação e na capacitação, a ENM tem como atribuição trabalhar pela conscientização dos magistrados e da sociedade brasileira com relação às importantes ques-tões que envolvem as Escolas de Magistratura, especialmente após o relevante papel que lhes foi atribuído pela Emenda Constitucional nº 45/2004.

Por isso, a ENM implementará campanhas de mobilização, em âmbito nacional, estimu-lando o debate e o encaminhamento de soluções.

Para 2009, três campanhas nacionais terão continuidade:

Autonomia Administrativa e Financeira das Escolas de Magistratura

Com a visão de que o planejamento e o orçamento são importantes instrumentos para a construção da independência do Poder Judiciário — sobretudo quando a tarefa é preparar, selecionar e aperfeiçoar o corpo de magistrados —, a ENM continuará a cam-panha nacional para conscientizaçãode que somente com autonomia para planejar seus objetivos estratégicos, a magistratura ampliará o acesso dos cidadãos a uma Justiça ágil, melhor aparelhada, informatizada e, portanto, mais transparente e capaz de cumprir ple-namente sua função social.

Profissionalização e Projeto Pedagógico para a Gestão das Ecolas Judiciais

Para cumprir a relevante missão de preparar, formar e aperfeiçoar a magistratura brasi-leira, as escolas judiciais necessitam contar com profissionais especializados, além de um projeto pedagógico cientificamente elaborado. A ENM pretende, com a campanha, auxiliar as escolas que desejarem atuar nessa linha.

Educação, Arte e Cultura nas Escolas de Magistratura

O objetivo da campanha é promover eventos que estimulem a formação humanística da magistratura do magistrado, por meio de ações artísticas e culturais que fortaleçam o diálogo entre o pensamento jurídico e as diversas áreas do saber e da arte, reunindo operadores do Direito e integrantes de diversos segmentos da sociedade.

(5)

Acesse o site: www.enm.org.br, verifique os requisitos, escolha o curso de sua preferên-cia e preencha o formulário contendo as seguintes informações:

Nome Endereço Bairro Cidade UF Cep E-mail Telefone Celular Cargo na magistratura Ativo ou inativo Segmento da magistratura

Área de atuação (vara ou tribunal) Tempo de magistratura Associado à AMB Idiomas que domina, com certificação Obras publicadas Já fez algum curso pela ENM? Vinculação com escola de magistratura? Anexar currículo resumido

Qualquer dúvida, encaminhe um e-mail para inscricao@enm.org.br.

Nos termos da lei complementar nº 35/79, todo magistrado pode requerer afastamento temporário para frequentar qualquer um dos cursos, podendo solicitar o auxílio da ENM/ AMB para a obtenção da licença.

O magistrado selecionado para qualquer um dos cursos oferecidos pela ENM que não apresentar prévio e justo motivo referente à eventual desistência, ficará excluido dos pro-cessos seletivos durante o período de 5 anos.

Fique atento! Durante o ano, informaremos novos cursos e parcerias por meio do boletim AMB Informa e sítio da ENM (www.enm.org.br), o portal da formação e aperfeiçoamento do juiz.

Boa sorte!

Veja como é feita a inscrição

(6)

Período do curso

16 a 19 de março de 2009 Local

Auditório da Interlegis (Anexo E, Senado Federal, Brasília/DF)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e Senado Federal/Interlegis

Objetivo

Propiciar aos magistrados formação continuada em Direito do Consumidor, com abordagem de temas atuais em matéria de relações de consumo aplicados à atividade jurisdicional.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB com jurisdição na área do Direito do Consumidor

Inscrições

Até 6 de março de 2009

Total de vagas

70 vagas

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. As despesas de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo do magistrado participante ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

Curso de aperfeiçoamento para magistrados em

Direito do Consumidor (curso com 20 horas)

(7)

Período do curso 11 a 15 de maio de 2009 Local

Sede da AMB (Brasília/DF)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Associação dos Magistrados Brasileiros e Fundação Ge-túlio Vargas

Objetivo

Oferecer aos magistrados formação multidisciplinar nas áreas jurídicas e de gestão, com destaque para o aperfeiçoamento das atividades operacionais e de administração da Justi-ça.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 3 de abril de 2009

Total de vagas

45 vagas

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. A passagem e hospedagem ficarão a cargo do ma-gistrado interessado ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

Programa de Capacitação

(8)

Período do curso 19 a 21 de maio de 2009 Local

Sede da AMB (Brasília/DF)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura e Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo

Objetivo

Propiciar aos magistrados formação continuada em Direito dos Seguros, com abordagem de temas atuais aplicados à atividade jurisdicional.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 4 de maio de 2009

Total de vagas

50 vagas

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. As despesas de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo do magistrado participante ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

Curso de aperfeiçoamento para magistrados:

(9)

Período

01 a 04 de junho de 2009 Local

Fundação Mokiti Okada, Rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana, (São Paulo/SP)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura e Instituto “O Direito por um Planeta Verde”

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 4 de maio de 2009

Total de vagas

70 vagas para magistrados, de preferência com jurisdição na área ambiental.

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. As despesas de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo do magistrado participante ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

13º Congresso Internacional de Direito Ambiental : “Direito dos desastres e o meio ambiente“

4º Congresso de Direito Ambiental dos Países de Lingua Portuguesa e Espanhola: “Direito e mudanças climáticas”

(10)

Período do curso 18 e 19 de junho de 2009 Local

Sede da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa (Rua XV de novembro, 275, Centro, São Paulo/SP)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Associação dos Magistrados Brasileiros e Bovespa

Objetivo

Analisar questões ligadas à estrutura e ao funcionamento do mercado de ações, além da criminalidade econômica e aspectos do Direito Societário no Brasil.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 4 de maio de 2009

Total de vagas

30 vagas

Despesas

Os magistrados selecionados ou respectivas Escolas/Associações/Tribunais arcarão com as passagens aéreas, ficando o curso e a hospedagem por conta da ENM e da Bovespa.

Ciclo de palestras sobre Mercado de Títulos

e Valores Mobiliários e de Bolsa de Valores

(curso com 12 horas)

(11)

Período do curso 6 a 10 de julho de 2009 Local

Sede do IUPERJ (Rua da Matriz, 82, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura e Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES) do IUPERJ

Objetivo

Coordenado por Luiz Werneck Vianna, doutor em Ciências Sociais e professor-pesquisador do programa de Sociologia do IUPERJ, o curso oferece um painel amplo das teorias funda-mentais para a compreensão e aplicação do Direito nos dias de hoje. Apresenta uma série de autores e temas que retratam os mais recentes estudos e pensamentos da Sociologia do Direito.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 5 de junho de 2009

Total de vagas

30 vagas

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. A passagem e hospedagem ficam por conta do ma-gistrado interessado ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

Humanismo em Nove Lições

(curso com 36 horas)

(12)

Período do curso

14 a 17 de setembro de 2009 Local

Auditório da Interlegis (Anexo E, Senado Federal, Brasília/DF)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Instituto “O Direito por um Planeta Verde”, Senado Fe-deral/Interlegis

Objetivo

Propiciar aos magistrados formação continuada em Direito Ambiental, com abordagem de temas atuais aplicados à atividade jurisdicional.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB com jurisdição na área ambiental

Inscrições

Até 31 de agosto de 2009

Total de vagas

70 vagas

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. As despesas de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo do magistrado participante ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

Curso de aperfeiçoamento para magistrados

em Direito Ambiental (curso com 20 horas)

(13)

Período

22 e 23 de outubro de 2009 Local

Sede da AMB (Brasília/DF)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura e AMB

Objetivo

Propiciar aos magistrados conhecimentos com profundidade sobre os programas de aten-dimento às crianças e adolescentes vítimas de violência existentes, bem como abordagens de várias soluções possíveis, inclusive no âmbito do Poder Judiciário. Serão tratados ainda outros temas atuais em matéria de Direito da Infância e da Juventude.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB, com jurisdição na área da Infância e da Juventude

Inscrições

Até 8 de outubro de 2009

Total de vagas

50 vagas

Despesas

O curso será custeado pela ENM/AMB. As despesas de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo do magistrado participante ou dos respectivos Tribunais/Escolas/Associações.

Curso de aperfeiçoamento para magistrados em

Justiça da Infância e da Juventude (curso com 20 horas)

(14)

Período do curso

Outubro de 2009 a julho de 2010 Local

Universidade Clássica de Lisboa (Portugal)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Associação dos Magistrados Brasileiros, Universidade Clássica de Lisboa

Objetivo

Propiciar aos magistrados brasileiros atividades científicas e culturais em universidades euro-péias. Mais informações nos sítios www.fd.ul.pt

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 31 de março de 2009. Os candidatos deverão submeter-se à seleção para análise de currí-culos, além da obrigação de, uma vez selecionados, apresentarem relatório das atividades de-senvolvidas e uma síntese de sua tese. A seleção de titulares e suplentes será feita pela ENM, cabendo à Universidade Clássica de Lisboa deferir a inscrição dos magistrados brasileiros indicados.

Total de vagas

2 vagas para mestrado e 2 vagas para doutorado

Despesas

(15)

Período do curso

Outubro de 2009 a Julho de 2010 Local

Universidade de Coimbra (Portugal)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Associação dos Magistrados Brasileiros e Universidade de Coimbra

Objetivo

Propiciar aos magistrados brasileiros atividades científicas e culturais em universidades européias. Mais informações no sítio www.fd.uc.pt.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB

Inscrições

Até 31 de março de 2009. Os candidatos deverão submeter-se a seleção para análise de cur-rículos, além da obrigação de, uma vez selecionados, apresentarem relatório das atividades desenvolvidas e uma síntese de sua tese. A seleção de titulares e suplentes será feita pela ENM, cabendo à Universidade de Coimbra deferir a inscrição dos magistrados brasileiros indicados.

Total de vagas

2 vagas para Comunicação e 2 vagas para Consumo

Despesas

Passagem aérea de ida e volta por conta da ENM/AMB, para cada selecionado. A universi-dade fica responsável pelas despesas referentes às mensaliuniversi-dades do curso.

Pós-graduação em Direito da Comunicação

e Direito do Consumo em Portugal

(16)

Período

Outubro de 2009 a Junho de 2010 Local

Universidade de Barcelona (Espanha)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Associação dos Magistrados Brasileiros e Universidade de Barcelona

Objetivo

Propiciar aos magistrados brasileiros atividades científicas e culturais na Universidade de Barcelona.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB, com fluência em espanhol e que preencham as exigências curriculares da Universidade de Barcelona, descritas no site da instituição de ensino (http://

www.ub.edu/acad/acces/estrangers/accdoc.htm) Inscrições

Até 31 de março de 2009. A ENM selecionará 01 magistrado titular e 03 magistrados su-plentes, sendo que à Universidade de Barcelona caberá o deferimento da inscrição. O can-didato selecionado deverá cursar 90 créditos de “Máster” oficial, cujo último módulo de investigação constitui a primeira fase do programa de doutorado. Uma vez concluído esse processo, o magistrado selecionado poderá iniciar a fase de elaboração da tese de doutora-do. Observar também demais exigências da Universidade de Barcelona no site.

Total de vagas

1 vaga

(17)

Período do curso

16 a 27 de novembro de 2009

Local

Escola Nacional da Magistratura Francesa (França)

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura, Embaixada da França e Escola Nacional da Magistratura Fran-cesa

Objetivo

Estudar as infrações financeiras (abusos de bens sociais, fraude, tomada ilegal de interesses, corrupção, infrações fiscais, relacionadas à bolsa de valores e bancárias). Fornecer elementos de contabilidade e de análise financeira. Examinar as técnicas de coleta de informação pelos inves-tigadores. Detalhar as técnicas de investigação, instrução e de meios para melhorar a qualidade destes instrumentos.

Observação

Cada participante apresentará previamente à sessão um dossiê ou um caso prático que servirá de instrumento pedagógico ao trabalho do grupo.

Público-alvo

Magistrados associados à AMB, com fluência em francês e em exercício na jurisdição criminal

Inscrições

Até 31 de julho de 2009. Os candidatos deverão submeter-se a seleção para análise de currículos. A seleção de titular e suplentes será feita pela ENM, que encaminhará a indicação por intermé-dio da Embaixada, sendo que o deferimento definitivo da inscrição caberá à Escola Nacional da Magistratura da França.

Total de vagas

1 vaga

Despesas

A AMB e a ENM arcarão com as despesas de passagens aéreas. A Embaixada da França oferece-rá uma ajuda de custo. A ENM Francesa cobrioferece-rá as despesas referentes ao curso.

Curso sobre investigação econômica e

financeira na França

(18)

Período do curso

Realização do curso pendente de confirmação Local

Escola Judicial da Espanha, em Barcelona

Organizadores

Escola Nacional da Magistratura e Escola Judicial da Espanha

Objetivo

Reforçar a formação das equipes pedagógicas das escolas judiciais. Será disponibilizada tecnologia da formação acumulada pela Escola Judicial Espanhola, em seus aspectos aca-dêmicos, organizacionais, institucionais e de gestão.

Público-alvo

Associados à AMB com fluência em espanhol e vinculados às escolas de magistratura

Inscrições

A confirmar

Total de vagas

2 vagas

Despesas

As despesas com passagens aéreas serão pagas pela AMB e ENM (Brasil-Barcelona-Bra-sil). Hospedagem a cargo dos magistrados ou respectivos Tribunais/Associações/Escolas. Os currículos dos magistrados serão examinados pela comissão de relações internacionais

Formação de Formadores

(19)

Acesse o site da ENM na Internet

www.enm.org.br

Informações sobre cursos

»

Campanhas

»

Pesquisas

»

Endereços e contatos das Escolas de

Ma-»

gistratura no Brasil e no Exterior

Lista de docentes das diversas Escolas

»

Banco de Decisões Judiciais

»

Biblioteca Virtual

»

Fórum de Debates

»

Acesse

Manteha-se atualizado.

A reciclagem e o

apren-dizado constantes são

fundamentais para a

qua-lidade e para a

excelên-cia na formação dos

ma-gistrados e dos demais

operadores de Direito.

Visite nosso site e acesse, em

pri-meira mão, todas as novidades da

ENM.

(20)

Referências

Documentos relacionados

Este texto pretende discutir, a partir da premissa básica da necessidade do real uso da cidade pelos seus habitantes e da comunicação como dispositivo de inserção e mobilização

Tabela 1 – Conceitos Termos de indexação: Em inglês Process Plan* Planning Digital Library Urban Planning Specificication Library Information System* Portal* Gateway*

Dispõe sobre Regulamento para a seleção de Magistrados para participação em cursos promovidos pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), órgão social da Associação

Se o firewall de rede protege contra ataques oriundos da rede externa, o firewall pessoal pode proteger contra ataques originados dentro da rede local.. Caracter´ısticas de um

O mais frequentado parque de São Paulo oferece várias atrações, como o Museu de Arte Moderna e o viveiro Manequinho Lopes.. Além disso, há áreas para prática de esportes e

Se não for recebida nenhuma confirmação, a unidade irá enviar novamente a chamada de socorro a um intervalo de cada 4 minutos (mesmo com o canal 70 em utilização) até ser recebida

Nos submenu Modify e Delete one é possível seleccionar o código para modificar ou cancelar mediante as teclas e ... 21 Mantendo premida a tecla

Já no final do mês, houve uma elevação das taxas de juros em função não somente da melhora no cenário externo como também da elevação das expectativas de inflação+. Os