• Nenhum resultado encontrado

Aplicação do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) no estudo do ACHATINA FULICA BOWDICH,1822 em manaus/am - brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aplicação do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) no estudo do ACHATINA FULICA BOWDICH,1822 em manaus/am - brasil"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido ISBN 978-65-86753-06-6

16 EIXO TEMÁTICO:

(X ) Biogeografia e a Paisagem

( ) Biogeografia e as Mudanças Climáticas ( ) Biogeografia e a Educação Ambiental ( ) Biogeografia e Saúde ( ) Biogeografia Histórica ( ) Biogeografia e Conservação ( ) Biogeografia e Agronegócio ( ) Biogeografia e Agroecologia ( ) Biogeografia e SAFs

Aplicação do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) no estudo do

ACHATINA FULICA BOWDICH,1822 em manaus/am - brasil

Application of the vegetation index by normalized difference (NDVI) in the study of ACHATINA

FULICA BOWDICH, 1822 in Manaus / AM – Brazil

Aplicación del índice de vegetación por diferencia normalizada (NDVI) en el estudio de ACHATINA

FULICA BOWDICH, 1822 en Manaus / AM - Brasil

Michael Guimarães de Souza¹

Mestrando, UFAM, Brasil radgeo_michael@yahoo.com.br

Ana Mara Cruz Lachi²

Mestranda, UFAM, Brasil mara2lachi@gmail.com

Adoréa Rebello da Cunha Albuquerque³

Professora Doutora, UFAM, Brasil adorea27@yahoo.com.br

(2)

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido ISBN 978-65-86753-06-6

17

INTRODUÇÃO

Os moluscos são o segundo maior grupo zoológico conhecido pela ciência, representado com aproximadamente 100 mil especies vivas e 70 mil fósseis. (COLLEY, 2012).

No Brasil o Achatina fulica foi introduzido em 1988 no estado do Paraná e em outubro de 1990 foram vendidos 100 lotes da espécie em atividades comerciais da VI Feira Agropecuária de Curitiba. Este molusco foi comercializado sob o contexto de lucrativa fonte de renda, que prometia a criação e exportação da carne de escargot, muito apreciada na culinária internacional (ALMEIDA, 2013).

Com o a falência comercial e o declínio da procura dessa iguaria exótica o caramujo africano passou a ser considerado uma praga agrícola, por promover grandes prejuízos aos cultivos e às lavouras. Ademais, tornou-se um grave risco à saúde pública, por tornou-ser hospedeiro intermediário dos nematódeos Angiostrongylus cantonensis, que podem levar à morte. Em áreas urbanas seu habitat são os terrenos baldios, situados próximos aos depósitos de lixo, áreas periúmidas e entorno de bacias hidrográficas.

OBJETIVOS

O objetivo desta pesquisa foi mapear a presença do Achatina fulica em ambiente urbano, utilizando imagens do satélite Landsat 8 para observar a variabilidade do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e avaliar a correlação espacial da vegetação na ocorrência da espécie no perímetro urbano do municipio.

METODOLOGIA

O estudo foi realizado na área urbana do município de Manaus delimitada em superfície territorial de 592,194 Km2, localizada entre as seguintes coordenadas geográficas: 02° 56’ 12,5 a 3° 09’ 45,6 da Latitude

Sul e 59° 48’44,4 a 60° 06’54,7 Longitude Oeste de Greenwich.

A vegetação local é classificada como Floresta Ombrófila Densa e as condições geomorfológicas do município se representam por planícies, terras firmes, igapós e baixos platôs.

O índice de vegetação da área urbana de Manaus foi trabalhado utilizando-se as imagens do satélite Landsat 8 Sensor OLI, Órbita/Ponto 231/062 Data 27/07/2016, disponível no catálogo de imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. No processamento digital foi utilizado o programa Qgis versão 2.18 La Palmas. Para obtenção do NDVI utilizou-se as Banda 4 (Red) banda espectral Vermelho (0,63 – 0,70 µm). Banda 5 (Near Infrared) banda espectral Infravermelho próximo (0,75 – 0,90 µm).

Utilizando-se as imagens do satélite Landsat 8, foi possível correlacionar a variabilidade do Índice de Vegetação às unidades de geótopos, georrefenciados por revalidação de dados no campo. Tais procedimentos possibilitaram a elaboração de um mapa dos pontos da ocorrência da espécie sob os fragmentos florestais.

(3)

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido ISBN 978-65-86753-06-6

18

RESULTADOS

Os resultados encontrados durante as análises, indicaram uma assinatura espectral no caso do NDVI para atividade fotossintética. A referência espectral varia entre -1 e 1 os valores menores que zero indicam ausência de vegetação ou solo exposto. Já os valores próximos a (1) são um indicativo forte de atividade fotossintética LOURENÇO, 2005.

Os valores encontrados no Índice de Vegetação (NDVI) para a cidade de Manaus variaram entre 0,009 e 0,493 demostrando um mosaico de paisagem em constante dinâmica e modificação. A sobreposição dos pontos georreferenciados dos locais de coleta da espécie indicaram geótopos com múltiplas variáveis ambientais, onde o molusco se adaptou às alterações ambientais de uma cidade em expansão.

A correlação entre o Índice de Vegetação (NDVI) e o georeferenciamento dos geótopos com presença do molusco, tornou possível obter resultados positivos e determinar a relação do Achatina fulica aos fragmentos florestais urbanos próximos aos ambientes hídricos, áreas em constante modificação pela ação humana. Essas unidades geoambientais promovem índice tolerável de temperatura, umidade do solo e alimento em ambientes alterados, tornando-se adequadas para a manutenção da espécie em períodos de estiagem, além de favorecer a propagação da mesma no período de chuvas na Amazônia. Por outro lado, a disseminação da espécie na área urbana da cidade é ampliada.

As interpretações obtidas por meio do mapa gerado (Figura 01), evidenciaram que as áreas onde a cobertura vegetal foi atingida por interferências antrópicas, correspondem às superfícies onde registrou-se a presença do Achatina fulica. São locais que na maior parte de ocorrência de registros, observam-se ocupações irregulares, excesso de lixo, canais poluídos, saneamento básico inadequado, desmatamentos e bordas de florestas.

Figura 01. Índice de vegetação (NDVI) e presença de Achatina fulica.

(4)

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido

19

Os habitats que oferecem proteção adequada contra luz e dessecação são adequados ao Achatina fulica nas áreas urbanas. Segundo Almeida, (2013 p. 54) “a sobrevivência do molusco ao longo do ano só e possível pelo sombreamento das árvores e uma grossa camada de serrapilheira no solo, o que contribui para manter “umidade”.

O levantamento de campo realizado para esta pesquisa identificou como favorável ao abrigo do molusco no municipio, arbustos situados próximos aos terrenos baldios ou no entorno de rios urbanos. A vegetação exerce papel importante no controle de temperatura e umidade, mantendo forte influência na sobrevivência do molusco em ambientes urbanos, ao fornecer abrigo contra radiação solar e alimento. No caso de Manaus o Achatina fulica só sobreviverá se abrigado por coberturas vegetais.

CONCLUSÃO

O processo de ocupação e modificação das cidades gradativamente modificam as paisagens naturais e impermeabilizam o solo. Porém, o caramujo africano, transformou-se em uma espécie comum de ambientes antrópicos e se adaptou às áreas modificadas na cidade, onde o fator primordial na manutenção da espécie é a vegetação.

A utilização de ferramentas de análise ambiental com foco na cobertura vegetal (NDVI) mostrou-se eficiente nos resultados, gerando um produto (mapa) que servira de base para futuros estudos de controle ou manejo da espécie invasora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, M. N. Abundância, sazonalidade, reprodução e crescimento da concha de uma população de Achatina

fulica [Bowdich, 1822] [Mollusca, Achatinidae] em ambiente urbano. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 16,

n. 1, p. 51-60, jan./jun. 2013.

COLLEY, Simone, Silva. Uma viagem pela história da Malacologia. Estudo. Biologia, Ambiente Divers. 2012 jul./dez., 34(83), 175-190. Disponível em :

https://periodicos.pucpr.br/index.php/estudosdebiologia/article/viewFile/22918/22019 Acesso 21/01/2020. FISCHER, M.L.; SIMIÃO, M.; COLLEY, E. ZENNI, R.D.; SILVA, D.A.T. and LATOSKI, N. O caramujo exótico invasor na

vegetação nativa em Morretes, PR: diagnóstico da população de Achatina fulica Bowdich, 1822 em um fragmento de Floresta Ombrófila Densa aluvial. Biota Neotrop. May/Aug 2006 vol. 6 no. 2, http://www.biotaneotropica.org.br

/v6n2. ISSN 1676-0603.

LOURENÇO, L. S. Aplicação da estatística multivariada no estudo da relação entre atributos do solo e da planta e a

(5)

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido

20

ROUSE, J.W.; HAAS, R.H.; SCHELL, J.A.; DEEERING, D.W. Monitoring vegetation systems in the Great Plains with ERTS

(Earth Resources Technology Satellite). In: PROCEEDINGS OF THE THIRD ERTS SYMPOSIUM, SP-351 Goddard Space

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, quando lemos as mulheres filósofas, passamos a nos conhecermos como pensadoras de uma história da Filosofia, que tem o compromisso ético de romper com esse

As variáveis analisadas após o período de 80 dias foram: porcentagem de miniestacas vivas, porcentagem de miniestacas enraizadas, número de raízes por miniestaca,

Usando as tecnologias digitais no contexto escolar na produção de documentários na disciplina de Direitos Humanos e Cidadania (DHC) implantando uma ideologia de produção de

Em geral as variações verificadas nos diferentes materiais genéticos ocorrem de forma diferenciada, fazendo com que dificilmente se consiga encontrar grupos de árvores

Portanto, este trabalho se propõe a fazer uma análise da viabilidade econômica dos três principais modelos implantados no Reca e dos riscos decorrentes de fatores

Este trabalho de investigação teve como objetivos conhecer a perceção dos consumidores em relação à qualidade nutricional e tecnológica dos alimentos e conhecer os seus hábitos

Ainda nesse contexto, uma das marcas dessas transformações na educação tem sido a substancial influência da utilização das Novas Tecnologias de Informação e