• Nenhum resultado encontrado

Estágio. Mestrado Integrado em Medicina Nova Medical School Faculdade Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa. 2017/2018 Relatório Final de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estágio. Mestrado Integrado em Medicina Nova Medical School Faculdade Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa. 2017/2018 Relatório Final de"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

2017/2018

Relatório Final de

Estágio

Mestrado Integrado em Medicina

Nova Medical School | Faculdade

Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Catarina Vieira Luz Alves

(2)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS………...2

2. CORPO DE TRABALHO...2

2.1 Estágio Parcelar de Cirurgia………...2

2.2 Estágio Parcelar de Medicina………3

2.3 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia………...4

2.4 Estágio Parcelar de Saúde Mental...5

2.5 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar...6

2.6 Estágio Parcelar de Pediatria...6

2.7 Unidade Curricular Opcional...7

2.8 Atividades Extracurriculares...7

3. REFLEXÃO CRÍTICA...7

(3)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O sexto e último ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School é composto por seis Estágios Parcelares (Cirurgia, Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria), e, ainda, por uma Unidade Curricular Opcional (Estágio Clínico Opcional).

Como estágio profissionalizante, tem como objetivo principal uma formação médica pré-graduada, permitindo não só a aquisição e consolidação de conhecimentos teóricos, como também a aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo dos cinco anos precedentes do curso. Este ano contribui ainda para a transmissão e assimilação de valores e princípios éticos que devem reger o exercício profissional autónomo de cada um.

A formação pré-graduada permite, então, a integração dos alunos nos diversos serviços hospitalares sob a orientação de um tutor em cada estágio parcelar, sendo possível, assim, a observação e acompanhamento diário do mesmo e a aquisição de conhecimentos e realização de diversos procedimentos, essenciais para o exercício clínico futuro.

Ao longo do ano tentei guiar-me pelos seguintes objetivos:

1. Consolidação dos conhecimentos previamente adquiridos, bem como aquisição de novos e sua aplicação na prática clínica;

2. Aquisição de autonomia e confiança nas atividades clínicas;

3. Promoção de uma abordagem biopsicossocial na avaliação e tratamento dos doentes, bem como conhecimento dos princípios éticos e aplicação dos mesmos na relação médico-doente;

4. Desenvolvimento de uma boa relação interpessoal e capacidade de comunicação, não só na abordagem com os doentes e seus familiares, mas também com os profissionais de cada serviço;

2. CORPO DE TRABALHO

(4)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

O Estágio Parcelar de Cirurgia, sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Forças Armadas – Polo de Lisboa (HFAR), com uma duração de 8 semanas sob orientação do Dr. Bruno Ferreira. Como principais objetivos destacaram-se: ser capaz de identificar e hierarquizar situações clínicas de maior e menor emergência cirúrgica, conhecer e saber aplicar linguagem e terminologia cirúrgicas, conhecer as principais síndromes cirúrgicas e ainda conhecer e executar as principais técnicas de assepsia, pequena cirurgia e anestesia.

Foram desenvolvidas diversas atividades práticas no âmbito da Cirurgia Geral e do Serviço de Urgência. Acrescentam-se ainda outras atividades como as sessões teórico-práticas do Hospital Beatriz Ângelo, o curso TEAM, o Mini Congresso e, ainda, algumas visitas às diversas valências do HFAR (Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva, Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica e Centro de Medicina Aeronáutica). Na Consulta Externa aprofundei conhecimentos diagnósticos e terapêuticos e assisti à abordagem do Dr. Bruno de modo a estabelecer uma relação de confiança e empatia com os doentes; no Bloco Operatório observei diversas técnicas e vários procedimentos, bem como a oportunidade de participar como ajudante em algumas cirurgias e consolidar a prática de desinfeção e realização de suturas. Na Enfermaria foi-me dado um maior grau de autonomia, onde pude observar de perto a relação com a equipa de enfermagem e auxiliares de saúde como também aprofundar a relação médico-doente. Realizei anamneses e exames objetivos e participei na realização de pensos de feridas operatórias.

Por fim, no Mini-Congresso foram apresentados diversos casos clínicos pelos alunos. O tema apresentado por mim e pelos meus colegas intitulava-se “Oclusão Intestinal: Um caso

complicado” que descreve um caso clínico de um homem de 77 anos com diagnóstico de Oclusão

intestinal submetido a uma laparotomia exploradora.

(5)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

O Estágio Parcelar de Medicina, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, teve lugar no Serviço de Medicina 2.3 do Hospital Santo António dos Capuchos - CHLC, com uma duração de 8 semanas sob orientação do Dr. João Roxo. Como objetivos principais destacaram-se a aquisição progressiva de autonomia e responsabilidade inerentes à integração em equipas clínicas e, deste modo, de competências avançadas, quer teóricas quer práticas, nos domínios de diagnóstico e terapêutica, bem como capacidade de comunicação com doentes, colegas e outros profissionais.

Durante este período foram desenvolvidas diversas atividades práticas que incidiram sobre as seguintes áreas: enfermaria, visita clínica e serviço de urgência. Acrescentam-se ainda outras atividades com carácter cientifico-pedagógico, como as sessões clínicas, os seminários e as apresentações de trabalhos de alunos do 6º ano. A atividade assistencial na enfermaria foi a que correspondeu à maior parte das atividades desenvolvidas neste estágio. Participei na realização de anamnese e exploração semiológica, elaboração de diários clínicos com interpretação de exames complementares de diagnóstico, discussão de hipóteses de diagnóstico e definição do plano de atuação terapêutica; elaboração de notas de alta e requisição de análises e exames complementares de diagnóstico; observação de procedimentos técnicos e atendimento a familiares.

No Serviço de Urgência desenvolvi técnicas de anamnese e raciocínio clínico no que respeita a diagnósticos diferenciais. Como parte integrante da minha avaliação saliento uma apresentação teórica de revisão acerca do tema “Anticoagulação Oral”.

2.3 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (22/01/2018-16/02/2018)

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Profª. Doutora Teresa Ventura, decorreu no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HSFX, sob tutoria da Dra. Alexia Toller e Dra. Carla Nunes. Este estágio teve como principais objetivos a compreensão da medicina da mulher e a aquisição e sedimentação de atitudes e competências na área de Ginecologia e Obstetrícia, em particular das características fisiológicas da mulher, situações patológicas

(6)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

ginecológicas e obstétricas, planeamento familiar e aconselhamento pré-concecional.

O estágio estava dividido em duas semanas de Obstetrícia e duas semanas de Ginecologia, sendo que em Obstetrícia tive oportunidade de acompanhar diversas atividades clínicas, nomeadamente, consulta de obstetrícia, consulta de diagnóstico pré-natal, ecografia obstétrica, enfermaria de medicina materno-fetal e enfermaria de puerpério; em Ginecologia foi-me permitida a participação na consulta de planeamento familiar, consulta de patologia do colo, consulta uroginecológica, bloco operatório e enfermaria. Frequentei também o Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia. Nos vários momentos de contacto pude participar em alguns procedimentos, quer durante a permanência na enfermaria, quer no bloco operatório.

Apresentei, como objeto de avaliação, juntamente com os meus colegas, um artigo de revisão com o título “Exames Imagiológicos na gravidez”, numa reunião clínica do serviço que decorria semanalmente.

2.4 Estágio Parcelar de Saúde Mental (19/02/2018-16/03/2018)

O Estágio Parcelar de Saúde Mental, sob regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, teve uma duração de 4 semanas, na Clínica 3 da Unidade de Internamento de Agudos de Adultos no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, com um particular enfoque para a componente prática, complementada com um acompanhamento teórico nos primeiros dois dias de estágio na faculdade.

Este estágio tinha como objetivos o conhecimento de aspetos de saúde pública e de organização dos cuidados de saúde mental, a integração no raciocínio clínico do contexto biopsicossocial, a identificação de sintomas de perturbações psiquiátricas, comportamentos patológicos e situações individuais e sociais de risco e ainda o contacto com atividades de investigação e trabalho de equipa. Tive a oportunidade de contactar com diversas valências da especialidade de Psiquiatria e, em cada uma delas, com diversos profissionais que trabalham na área da Saúde Mental. Estes recursos humanos incluíram psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros, permitindo-me contactar com vários tipos de

(7)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

terapias e estratégias de inserção e apoio social aos doentes com doença psiquiátrica e ter uma experiência de trabalho integrado de equipa e colaboração multidisciplinar.

2.5 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (19/03/2018-20/04/2018)

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF), sob regência da Profª. Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) São João Evangelista de Loios, sob tutoria da Dra. Ana Cavaleiro. Este estágio tinha como principais objetivos a compreensão global da MGF como base para a saúde de uma população, o contacto com um elenco alargado de patologias, a capacidade de avaliação do doente no seu componente biopsicossocial, a adaptação da forma de comunicação de modo a estabelecer uma boa relação médico-doente, bem como a realização de consultas de forma praticamente autónoma.

Foi-me dada a oportunidade de observar e participar ativamente nos vários tipos de consulta onde constatei a multidisciplinariedade na prevenção, promoção e manutenção da saúde. Aqui, contactei com o método clínico centrado no paciente, com compreensão da sua globalidade (fatores biomédicos e psicossociais), desenvolvi competências de relação médico-doente e adquiri conhecimentos médicos. Acompanhei as consultas médicas aos domicílios e também a equipa de enfermagem, o que me permitiu observar doentes dependentes nas atividades de vida diárias, no seu contexto. Reconheci a importância da promoção da saúde e prevenção da doença. No final do estágio realizei o “Diário de Exercício Orientado ‟, que foi objeto de uma avaliação oral.

2.6 Estágio Parcelar de Pediatria (23/04/2018-18/05/2018)

O Estágio Parcelar de Pediatria, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP) do Hospital Dona Estefânia com uma duração de 4 semanas, sob orientação do Dr. Anaxore Casimiro. Os principais objetivos deste estágio prendiam-se com a compreensão da Pediatria como uma medicina integral de um grupo etário específico, aprofundando o contacto com as patologias pediátricas mais frequentes, o método de colheita de história clínica num doente pediátrico, a comunicação com o doente pediátrico e seus

(8)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

familiares e, ainda, a perceção da importância do agregado familiar na saúde da criança e do adolescente. Acrescentam-se ainda atividades de carácter cientifico-pedagógico, como as sessões clínicas de Pediatria e a apresentação dos trabalhos de grupo por parte dos alunos no último dia de estágio. Como parte integrante da minha avaliação, apresentei juntamente com as meus colegas um trabalho sobre o tema “Hipertermia Maligna: a propósito de um caso clínico”.

2.7 Unidade Curricular (UC) Opcional

Obtive equivalência nesta UC (Boletim de Reconhecimentos Académicos em anexo) por ter realizado um Intercâmbio Científico da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) na Universidade Estadual do Pará (Brasil), no Laboratório de Morfofisiologia aplicada à Saúde, durante 4 semanas, tema que abordarei nas Atividades Extracurriculares.

2.8 Atividades Extracurriculares

No final do 5º ano letivo realizei um Intercâmbio Científico da IFMSA na Universidade Estadual do Pará (Brasil), no Laboratório de Morfofisiologia aplicada à Saúde, durante 4 semanas. Pude participar em vários projetos que estavam a decorrer naquele período.

Aqui experienciei um contexto diferente de Portugal, tanto social quanto económico, aprofundei os conhecimentos acerca de procedimentos de Laboratório e realizei pela 1ª vez alguns procedimentos, tais como disseção de ratinhos em várias experiências que estavam a decorrer naquele período. O contacto com estudantes de medicina e de outras áreas de diversos países possibilitou-me conhecer as suas realidades, que, tendo em conta a importância crescente da internacionalização em medicina, considero muito importante no meu percurso académico.

3. Reflexão Crítica

Analisando de forma global o trabalho desenvolvido neste último ano, creio que este contribuiu de forma bastante positiva para a minha formação médica e pessoal, tendo alcançado os objetivos inicialmente propostos. Apresento, de seguida, uma breve reflexão acerca das

(9)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

atividades desenvolvidas em cada estágio parcelar.

Relativamente ao Estágio Parcelar de Cirurgia, gostaria de começar por salientar o rácio tutor:aluno de 1:1, sem isto teria sido impossível obter o mesmo aproveitamento, o facto de participar nas consultas sozinha permitiu explorar melhor os conhecimentos e colocar em prática teoria até então adquirida. A semana inicial de sessões teórico-práticas constituiu um bom ponto de partida introdutório ao estágio, onde foram abordados diversos temas importantes para relembrar e consolidar conhecimentos. O curso TEAM, foi, sem dúvida, um excelente contributo para a nossa formação. Como ponto menos positivo, destaco o pouco contacto com o Serviço de Urgência em relação aos colegas que fizeram estágio noutros locais, pois a dinâmica do Hospital neste contexto é um pouco diferente baseando-se numa escala de prevenção.

No Estágio Parcelar de Medicina, o acompanhamento que tive permitiu-me desenvolver competências de trabalho numa enfermaria que superaram as expetativas iniciais. Este foi, de facto, o primeiro estágio em que tive oportunidade de desenvolver e explorar alguns aspetos da autonomia necessária ao exercício da medicina. Pude contactar com a situação social dos doentes, tema que não é tão explorado durante a faculdade, uma problemática que faz parte da rotina de uma enfermaria de Medicina. Noutra vertente, as visitas clínicas e o tempo passado no Serviço de Urgência constituíram um local de debate bastante enriquecedor e de prática de vários procedimentos.

No que concerne ao Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, creio que este contribuiu globalmente de forma positiva para a minha formação médica, pois permitiu o contacto com um grande número e variedade de patologias e situações clínicas da saúde da mulher. Permitiu perceber a importância desta especialidade tanto na promoção da saúde como na prevenção e tratamento da doença nesta população em particular e das suas relações e estreita colaboração com a medicina geral e familiar na prestação de cuidados de saúde. Por outro lado, a integração, coordenação e cooperação no trabalho de equipa das várias atividades nem sempre foi conseguida devido à própria organização interna do serviço.

(10)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

No Estágio Parcelar de Saúde Mental, tive oportunidade de observar e acompanhar situações mais específicas desta especialidade. Penso ser uma experiência de grande importância para a formação de um estudante de Medicina enquanto futuro médico, pois a doença mental é cada vez mais prevalente, pelo que é necessário um raciocínio clínico orientado e estruturado, assim como da capacidade de interagir com a diversidade de elementos que pautam o quotidiano hospitalar nesta área de intervenção.

No Estágio Parcelar de MGF tive oportunidade de consolidar conhecimentos teóricos e práticos, adquirir mais autonomia, confiança e expandir a minha experiência prática, com vista ao Exercício Clínico autónomo que se aproxima. Considero que foi um período bastante importante para a minha formação, na medida em que pude contactar com uma ampla variedade etária e com patologias frequentes na população, e, assim, aprender a gerir os problemas agudos e crónicos mais comuns na comunidade, bem como a sensibilização para a promoção da saúde.

O Estágio Parcelar de Pediatria permitiu contactar com um grande número e variedade de patologias pediátricas, assim como aperfeiçoar a comunicação com o doente pediátrico e seus familiares, compreendendo melhor a importância do agregado familiar na saúde da criança e do adolescente. Como ponto menos positivo destaco o facto de ter tido pouco contacto com as patologias mais prevalentes na população pediátrica, o que se explica pelo facto das patologias observadas na Unidade Cuidados Intensivos Pediátricos serem menos frequentes.

Não posso deixar de referir as participações em vários Workshops e no Congresso IMED 9.0 (certificados em anexo), bem como a realização do Intercâmbio Científico, que contribuíram para o meu enriquecimento tanto a nível profissional como pessoal.

Concluo este ano com a sensação de dever cumprido e acreditando que todos os objetivos inicialmente propostos foram alcançados. Não queria terminar sem deixar uma palavra de agradecimento a todos aqueles que me acompanharam por se terem demonstrado disponíveis em todas as situações, bem como pelos conhecimentos transmitidos.

(11)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

ANEXOS

ANEXO A - Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Temas e Autores

Cirurgia “Oclusão Intestinal: Um caso complicado” –

Catarina Alves, Inês Benedito, Mafalda Pestana, João Costa

Medicina “Anticoagulação Oral” – Catarina Alves

Ginecologia e Obstetrícia “Exames Imagiológicos na gravidez” – Catarina

Alves, Mafalda Pestana

Pediatria “Hipertermia Maligna – a propósito de um caso

clínico” – Catarina Alves, Delfim Teixeira, Mafalda Pestana, Valter Tavares

(12)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

(13)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

(14)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

(15)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

(16)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

(17)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CATARINA VIEIRA LUZ ALVES

ANEXO G – Certificado de Participação no Workshop Basic Skills in Orthopaedics Immobilization (IMED 9.0)

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à minha família por me apoiar e incentivar a frequentar o ensino superior. Sem eles nada seria possível e não poderia estar onde

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

O enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária deve ter competências de relevo para o seu desempenho profissional, das quais se destacam as capacidades para trabalhar

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

Como apenas os colaboradores da área de gestão de processos dominavam o conteúdo e os demais colaboradores não tinham conhecimento deste tipo de projeto, o

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com