• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO TUTOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE ORIENTAÇÕES DO TUTOR"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

FAÇA PARTE DESSE GRUPO

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO TUTOR

(2)

Facinter

EAD

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO TUTOR

Curso Normal Superior

(3)

Este material foi elaborado para auxiliar os tutores no repasse das informações e orientações aos alunos do curso Normal Superior.

O Curso Normal Superior da Facinter está autorizado pelo Parecer CES/CNE nº 304/04, Portaria nº 4210/04 de 17/12/2004, publicada em 20/12/2004. Portanto, o reconhecimento acontecerá com a conclusão da primeira turma do curso.

Não, o curso Normal Superior contempla licenciatura para os anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, 1ª a 4ª séries.

Na página 20, do Guia de Orientação do Curso você tem o quadro abaixo como sugestão de agenda e na página 32 a unidade temática de aprendizagem Tecnologia e Educação (reproduzida abaixo).

Observe: Estamos tratando de aulas, não de horas.

1.O curso Normal Superior da Facinter é Reconhecido pelo MEC?

2.O curso Normal Superior também pode habilitar para educação infantil (pré-escola)?

3.Se o curso Normal Superior tem apenas uma aula por semana, como fica a carga horária do curso?

Sugestão a seguir:

Facinter

(4)

Dia da semana Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Teleaula 4 aulas Atividade supervisionada Equivalente a 4 aulas

Pesquisas e visitas às escolas da comunidade Equivalente a 2 aulas

Estudo individual

Estudo individual e ampliação cultural Atividades

Essas são as atividades presenciais por semana. Além delas, o aluno deverá dedicar mais 12 horas, em média, por semana (de estudo, leitura, pesquisa) para completar a carga horária de 154 horas no final da unidade temática de aprendizagem.

No quadro abaixo, você pode observar a distribuição da carga horária de acordo com as atividades. Lembre que primeira se refere à aula de avaliação final. Unidade Temática de Aprendizagem Tecnologia e Educação Carga Horaria Teleaula Atividades super-visionadas Pesquisa e Prática Profissional Estudo individual

Ciência, Tecnologia e Educação

Tecnológica 80 12+ 1 A 12 6 49 Tecnologia Educacional 80 12+ 1 A 12 6 49 Multimídia Educativa 40 4+1ª 4 3 28 Pesquisa e Prática Pedagógica

-Materiais Didáticos 40 4+1ª 4 3 28 240 36 32 18 154

4.Quando se deve iniciar a pesquisa e visitas às escolas da comunidade?

As pesquisas e visitas às escolas devem começar no inicio do curso, preferencialmente após as primeiras aulas de Pesquisa e Prática Pedagógica (informar a unidade temática atual, conforme cronograma vigente), mas mesmo antes dessas aulas o aluno já pode iniciar as visitas à escola para saber do interesse da instituição de ensino em abrir espaço para o trabalho de Pesquisa e Prática Pedagógica de

(5)

cada unidade temática, que será desenvolvido durante todo o curso. Leia com atenção a orientação do livro Pesquisa e Prática Profissional da sua unidade temática atual para saber que tema vai ser pesquisado.

A atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB da Educação Nacional – Lei 9394/96) determina que é necessário estabelecer a relação da teoria com a prática para a formação do docente. Assim, as Resoluções nº 1 e nº 2 de 2002, do Conselho Nacional de Educação, definem que a Prática Profissional deve ter a duração de 400 horas e deve ser realizada desde o início até o final do curso Normal Superior.

As mesmas Resoluções determinam que o Estágio Supervisionado, também com 400 horas, deve ser realizado mais ao final do curso (a partir da antepenúltima unidade temática de aprendizagem) perfazendo um total de 800 horas entre Pesquisa e Prática Profissional mais o Estágio Supervisionado.

Os veteranos das turmas 1 e 2 não precisam refazer nenhuma disciplina que já tenham cursado, a menos que tenham ficado em dependência, caso contrário, na ocasião em que as disciplinas já cursadas estiverem acontecendo para os calouros (turmas 5.Qual é a carga horária total de estágio do curso Normal Superior?

6. Os veteranos das turmas 1 e 2 querem saber como fica sua vida acadêmica, uma vez que algumas unidades temáticas (como, por exemplo, Aprendizagem–Cognição e Diversidade) apresentam uma disciplina em cada unidade já cursada pelos alunos. Eles devem cursar novamente as referidas disciplinas ou delas serão dispensados?

Facinter

(6)

novas), os veteranos das turmas 1 e 2 estarão cursando outras unidades temáticas com ajustes, que acontecerão simultaneamente.

Portifólio é um conjunto de produções resultantes das atividades supervisionadas sugeridas nos materiais de estudo do aluno, e deve conter no mínimo cinco produções. Em cada unidade temática, será elaborado um portifólio, que poderá ser produzido por até 3 alunos participantes do curso. Chamar a atenção para o fato de que a definição está na página 53 do Guia de Orientação do Curso. Tutores e alunos devem ler o Guia.

Não, o portifólio deve ser entregue ao tutor da telessala nas datas fixadas no cronograma. O tutor então, deverá avaliar todas as atividades que compõem o portifólio, lembrando que a pontuação é de zero a dois, conforme instrução constante do Guia de Orientação do Curso, página 55 (lembrar que o tutor deve ler esse livro). Em seguida, o tutor deverá lançar as notas no sistema, no período estipulado no cronograma, e após o lançamento, deverá devolver o portifólio integralmente aos alunos. Lembrem os tutores, que cada portifólio deve ter 5 atividades das 4 disciplinas. Assim ele poderá atribuir até 4 pontos para cada atividade e o resultado somar para chegar ao total de até 2 pontos; ou poderá considerar até dois pontos para o portifólio como um todo, sem atribuir pontos para cada atividade em específico, e ainda, se houver produção de material didático, o aluno poderá doar o 7. O que é portifólio e como é feito?

8. O portifólio deve ser enviado para a Facinter no final de cada unidade temática?

(7)

material para a escola em que ele fez a pesquisa.

Os trabalhos preferencialmente devem ser digitados seguindo o roteiro do enunciado. Devem ser apresentados conforme o exemplo da página 78 do livro Multimídia Educativa, que contém algumas normas técnicas para a apresentação desses trabalhos solicitados pelo professor da disciplina (para os alunos que não tiveram a disciplina de Pesquisa em Educação: Organização do Trabalho Científico). Caso algum aluno não possa entregar o trabalho digitado poderá apresentá-lo no formato manuscrito desde que legível seguindo o roteiro do enunciado solicitado. A apresentação oral deve ser combinada com o tutor da telessala, atendendo às orientações do professor que a solicitou.

Essa carta será disponibilizada pela coordenação do curso, no site do tutor do C.A., o qual deverá imprimi-la e entregá-imprimi-la para que seu aluno possa apresentar na escola escolhida por ele para iniciar sua atividade de Pesquisa e Prática Profissional.

9. Como pode ser a apresentação dos trabalhos solicitados pelas disciplinas do curso Normal Superior?

10. Quem vai fornecer o documento de apresentação do aluno às escolas, para a realização da disciplina de Pesquisa e Prática Profissional, uma vez que no Livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos não consta nenhum modelo de Carta de Apresentação do aluno do Curso Normal Superior da Facinter?

11. No livro Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos constam 4 anexos que deverão ser emitidos

Facinter

(8)

pela telessala. Esses documentos devem ser reproduzidos pelo C.A. ou a FACINTER encaminhará um arquivo contendo tais anexos?

12. A carta modelo que consta no anexo 1, página 41, do Livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos será disponibilizada no site pela Facinter?

13. No anexo 2, página 43, do Livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, como devem ser preenchidos os dados da carga horária da disciplina?

14. No anexo 2, página 43, do Livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, como devem ser preenchidos os dados da carga horária de atuação na disciplina?

Segundo coordenação, estará disponível no site apenas a carta de apresentação do aluno do curso de graduação do Normal Superior para ser entregue nas escolas.

Não, o aluno deverá utilizar o modelo e reproduzi-lo, pois essa aprendizagem também faz parte do trabalho.

Carga horária da disciplina:

, Essas informações estão na página 32 do livro Guia de Orientação do Curso.

Esse item refere-se ao tempo despendido para a realização dessa atividade, ou seja, tempo de visita e pesquisa na escola + tempo utilizado para a confecção do trabalho escrito = total da carga horária de atuação na disciplina.

(9)

15. No anexo 2, página 43, do Livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, como devem ser preenchidos os dados do período letivo em que será oferecida?

16. A pesquisa a ser realizada em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser a de atuação do próprio cursista do Normal Superior?

17. Quantas visitas o aluno deverá fazer à escola? E qual a carga horária mínima para a realização dessas visitas?

18. No livro Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, no anexo 2, item 4 - Materiais Didáticos, página 44, deve-se analisar os livros de todas as séries existentes na escola ou pode-se eleger apenas uma delas para a realização da pesquisa?

Esse item refere-se ao período que a disciplina Pesquisa e Prática Profissional estará sendo oferecida ao aluno do curso Normal Superior. Necessário consultar o cronograma de aulas para o semestre letivo vigente, considerando a unidade temática de aprendizagem em curso naquele momento. Por exemplo, a turma 1 está no 3o período, a turma 2 está no 2º período e a turma 3 está no 1º.

Sim, pode, desde que os trabalhos a serem realizados sempre sejam voltados para alunos de 1ª a 4ª séries.

Na página 37 do livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, consta que o aluno deverá fazer, no mínimo, três visitas à escola. O mínimo de carga horária para a realização total da pesquisa deverá ser de 3 horas.

O tempo que o aluno tem em uma unidade temática é

Facinter

(10)

de apenas dois meses. Ele deverá escolher uma série e pesquisar o material didático usado por aquela série.

Observe que o tema está indicado no item 1 da página 75, conforme lido e orientado na teleaula: Procedimentos

Planejamento de uma apresentação com multimeios sobre Comunicação para alunos das séries iniciais.

Sim, mas precisa enfocar como ela trabalha a comunicação e integra os diversos meios para ensinar o tema Corpo Humano.

Com certeza é necessário, pois a apresentação tem um objetivo: os alunos do curso Normal Superior vão ser professores, então eles precisam começar a 19. Atividade 1 do livro de Multimídia Educativa da página 75, 76 e 77, diz:- o item 1 indica que o tema da atividade deve ser sobre comunicação, mas na introdução da atividade diz que os alunos devem elaborar uma apresentação com multimeios e não há especificação do tema.

20. A atividade 1 do livro de Multimídia Educativa refere-se ao planejamento de uma apresentação com multimeios, e o aluno pode abordar o assunto sobre o corpo humano (por exemplo) e usar a mídia em sua apresentação?

21. Atividade 1 do livro de Multimídia Educativa da página 75, 76 e 77, diz: item 3 - sugere que atividade seja apresentada aos demais grupos da telessala. Isso realmente se faz necessário, já que alguns alunos não gostariam de realizar tal apresentação?

(11)

praticar a apresentação e a interlocução com os seus colegas. E não basta escrever sobre o uso dos multimeios, é preciso saber utilizá-los de forma integrada.

Leia com atenção essa explicação da página 77: "A partir do trabalho realizado, escrevam um relatório contando como vocês realizaram o planejamento e a elaboração da apresentação,

comentando quais foram as dificuldades

encontradas, as superações e as constatações positivas".

O verbo escrevam está no plural, ou seja, a orientação é para que os alunos que compõem a equipe escrevam em conjunto sobre o processo de planejamento e da elaboração do trabalho.

Não, os trabalhos de Produção de Aprendizagem serão realizados ao final de cada unidade temática de aprendizagem, devendo ser entregues separadamente do portifólio ao tutor da telessala, e deverão ser enviados para a Facinter juntamente com os registros de Atividades Supervisionadas, mencionadas na página 21 do livro Guia de Orientação do Curso. Lembrar ao tutor que deve ler esse livro.

22. No livro Multimídia Educatica, atividade 2 da página 77, diz: - o relatório/redação deverá ser feito individualmente ou em grupo?

23. No livro Multimídia Educatica, atividade 3 da página 77, a atividade para a Produção de Aprendizagem deve ser entregue junto com o portifólio?

Facinter

(12)

24. Em relação à Produção de Aprendizagem é obrigatório realizar todas as sugestões que aparecem no material didático de cada disciplina ou o aluno pode escolher uma das sugestões por exemplo do livro de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos pág.49?

25. Em relação ao item atividades acadêmico-culturais, a Facinter tem alguma palestra e/ou mesa redonda agendada?

26. A que se referem as etapas 1, 2 e 3, questão 2 da disciplina de Tecnologia Educacional? Isso está no site para o aluno acessar?

Lembrar que a Produção de Aprendizagem é um único trabalho em que os alunos vão integrar as atividades solicitadas pelas 4 disciplinas. Deve conter as seguintes partes:

- A Introdução apresentará o que os alunos vão desenvolver;

- O Desenvolvimento terá um item para cada disciplina;

- A Conclusão ou Considerações Finais trará uma reflexão dos alunos articulando os quatro itens em torno do tema da unidade temática de aprendizagem

Para esclarecimentos sobre atividades acadêmico-culturais, ler livro Guia de Orientação do Curso p. 48 e 49. O tutor deverá aguardar o agendamento dos eventos promovidos pela Facinter, durante o curso Normal Superior, pois todos serão informados em tempo hábil para repassar as informações aos seus alunos.

(13)

13/03/2006. Inclusive com um exemplo:

- primeiro: o aluno deve escolher um assunto: TV escola/ TV educativa,etc.;

- segundo: escolhe dentro do site um conteúdo; - terceiro: faz um pequeno planejamento como se fosse dar uma palestra para um grupo sobre o assunto selecionado.

PALESTRA:

- Etapa 1: como iniciará o assunto;

Etapa 2: como se dará a apresentação do assunto -especificar quais tecnologias utilizará;

- Etapa 3: como finalizará a palestra. Essa atividade não deverá ser muito longa.

Não, a Produção de Aprendizagem é um único trabalho que abrange todas as disciplinas da unidade temática atual.

No site do Curso Normal Superior (Único), no link Material de Aula, procurar o material: Critérios para Elaboração da Produção de Aprendizagem.

Ali, o aluno encontrará explicações de como fazer essa Atividade, passo a passo, como deve ser a apresentação, ou seja, deve ser dentro de um único trabalho, cuja Introdução deve ser comum a todas disciplinas, porém no desenvolvimento o aluno deverá abordar as questões solicitadas por cada professor dentro de sua disciplina e as Considerações Finais também devem ser referentes a todas as disciplinas.

27. Quanto ao trabalho de Produção de Aprendizagem, deverá ser apresentado um para cada disciplina da unidade temática?

Facinter

(14)

A produção de aprendizagem deve ter entre seis e oito páginas, a contar desde a Introdução + Desenvolvimento + Considerações Finais.

O aluno deve abordar todas as 7 questões, utilizando até três parágrafos para responder cada questão.

O trabalho de Produção de Aprendizagem, os registros das Atividades Supervisionadas (ver mais informações página 21 do livro Guia de Orientação do Curso), Gabarito das provas, Lista de presença assinada pelo tutor da telessala.

28. Quantas páginas deve ter a produção desse trabalho? Pois se a atividade de produção de aprendizagem do livro Multimídia Educativo deve ter pelo menos 900 palavras só no desenvolvimento, + Pesquisa e Prática, + as disciplinas Tecnologia Educacional e Ciência e Educação Tecnológica, quantas páginas totalizam o trabalho?

29. Como deverá ser feita a atividade de Produção de Aprendizagem - página 43 do livro de Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos, em que se encontram 7 questões. Os alunos devem abordar todas as questões ou escolher apenas algumas? Quantas devem ser desenvolvidas?

30. O que o tutor deverá enviar para Facinter ao final de cada unidade temática?

(15)

Gostaria de agradecer às Professoras Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, Professora Joana Romanowski e Professora Salomé Viegas Machado, pela paciência e colaboração para sanar os esclarecimentos de muitas das questões aqui relacionadas.

Lembrando que a cada unidade temática teremos um novo leque de dúvidas, peço a compreensão e, novamente, a colaboração para o esclarecimento dos tópicos, a fim de que possamos fazer um bom atendimento, padronizando as respostas dentro da Tutoria Central – Facinter.

Objetivando dar um bom suporte pedagógico aos nossos tutores dos C.A.s., para que possam, por sua vez, atender e esclarecer as dúvidas dos nossos alunos, espalhados por todo nosso país.

A Tutoria Central da Facinter está à sua disposição para atendimento de tutores e alunos dos Centros de Associados – Facinter através do 0800 727 0530

Facinter

(16)

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Joana Paulin Romanowski

Rosana Zanoni Mascarenhas Ribeiro Sandra Regina Kmita

Tatiana Zittlau Soncini

Enilda Pacheco

FORMATAÇÃO:

REVISÃO:

(17)

0800 702 0500

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma