• Nenhum resultado encontrado

IV PRÊMIO PAUTA DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV PRÊMIO PAUTA DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IV PRÊMIO PAUTA DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

REGULAMENTO 2020

I – DO PRÊMIO:

1.1. O PRÊMIO PAUTA DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO é uma atividade de promoção acadêmica e cultural realizada pela Faculdade Estácio do Pará (ESTÁCIO FAP) através do Curso de Jornalismo da Instituição.

II – DO OBJETIVO:

2.1. O Prêmio Pauta objetiva revelar, estimular e divulgar as obras jornalísticas inéditas produzidas por estudantes universitários da Faculdade Estácio do Pará, criando um espaço de exibição e premiação para conteúdos e produtos jornalísticos, promovendo a prática experimental em jornalismo na região Amazônica, descobrindo novos talentos nas diferentes linguagens jornalísticas e democratizando o acesso à nova produção do jornalismo paraense, através de exibições abertas dos produtos e conteúdos ao grande público.

O Prêmio Pauta, portanto, abre também espaço para a mostra e premiação da produção de jornalistas universitários, valorizando a circulação deste tipo de produção através da promoção do conhecimento multidisciplinar e o estímulo a uma cultura diversa e criativa no âmbito social e acadêmico.

III – DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições do PRÊMIO PAUTA DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 17 de Novembro de 2020 a 18 de Janeiro de 2021, exclusivamente por email. 3.2 Os estudantes poderão fazer a inscrição preenchendo a ficha de inscrição e enviando o produto ou projeto jornalístico para o e-mail do Prêmio Pauta: premiopautadejornalismo@gmail.com

3.3 Após a realização do período de inscrições será informado pelo endereço oficial do Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário (premiopauta.com.br) todas aquelas que foram deferidas ou indeferidas e serão enviados por e-mail os comprovantes de inscrição dos participantes do Prêmio.

3.4. A inscrição implica no conhecimento e na concordância, por parte dos inscritos, de todas as condições e termos deste edital. Não serão aceitas inscrições que não cumpram as exigências deste edital.

3.5. Poderão se inscrever para o Prêmio todo e qualquer aluno devidamente matriculado no Curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará, independentemente do semestre em está estudando. 3.6. Cada participante poderá inscrever, no máximo, dois produtos ou projetos jornalísticos, sendo um produto ou projeto jornalístico assinado, dirigido ou coordenado por ele e outro em co-participação, ou seja, em que não coordena ou dirige, apenas participa do segundo produto inscrito.

(2)

3.7 Os produtos e projetos inscritos no Prêmio Pauta devem ter sido elaborados nas disciplinas do Curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará, ou pela Agência Experimental de Jornalismo, ou em projetos de extensão, ou para a Rádio e TV FAP.

3.8 Podem ser inscritos produtos elaborados durante o ano de 2019 (primeiro e segundo semestre) e 2020 (primeiro e segundo semestre).

3.9 Não serão aceitas as inscrições de produtos/ projetos/ reportagens e outros realizados externamente e veiculados fora do ambiente acadêmico ou das redes sociais digitais da própria Liga da Comunicação (instagram, facebook e youtube). A Comissão Organizadora do prêmio tem total autonomia e autoridade para desclassificar trabalhos produzidos fora de atividades acadêmicas e veiculado em plataformas outras, a saber, por empresas, blogs, Youtube, fanpages e outros. Os trabalhos devem ter sido elaborados no decorrer de uma disciplina ou projetos de extensão ou mesmo Iniciação Científica da Faculdade Estácio do Pará.

3.9. O Formulário de Inscrição pode ser adquirido no site do Prêmio Pauta e em anexo a este edital. 3.10 O Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário admite apenas as inscrições de produtos jornalísticos originais e inéditos, ou seja, aqueles que:

• Não tenham sidos veiculados em meios de comunicação comerciais;

• Não sejam fruto de plágio, ou cópia integral ou parcial de conteúdo de outros produtos jornalísticos, como reportagens, portais, sites, blogs, programas de rádio e televisão e afins; • Não tenham sido premiados.

3.11 O não ineditismo nos produtos inscritos implicará na desclassificação imediata dos participantes do Prêmio e serão apuradas pela Comissão Organizadoras do Festival.

3.12 Admite-se a inscrição individual ou por equipes, sendo que a equipe realizadora não pode ter mais de cinco participantes.

IV – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

4.1. Para efetuar a inscrição o participante deve enviar um email até as 23h59 do dia 18 de janeiro de 2021, com as seguintes definições:

ASSUNTO: Inscrição Prêmio Pauta de Jornalismo – Categoria “X” – Produto “Nome do Produto”

No Corpo do Email, deve constar o seguinte texto:

“Envio em anexo minha inscrição para concorrer ao Prêmio Pauta de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará”.

NOME DO PARTICIPANTE ou MEMBROS DA EQUIPE:

4.2. O anexo do email deve conter, obrigatoriamente:

a) O Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado. Se o participante for menor de idade deve constar um termo de autorização dos pais para participar do Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário, devidamente assinado e preenchido pelo responsável pelo menor;

(3)

b) O produto jornalístico inscrito, que não deve ultrapassar 25MB, ou no caso de vídeos e arquivos mais pesados, inserir o link do arquivo na web.

• Os arquivos de vídeo devem ser gravados em formato avi, .mov ou .mp4. • Os arquivos de texto devem estar em formato pdf.

• Os arquivos de áudio em formato mp3. V – DAS CATEGORIAS E PREMIAÇÃO

5.1. O Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário é divido em categorias e prêmios diferentes. O Prêmio segue a divisão da EXPOCOM (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisas em Ciências da Comunicação).

5.2 Categorias:

O Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário é divido em duas grandes categorias: Reportagem e Criação Jornalística; e 10 subcategorias, que dizem respeito aos produtos jornalísticos elaborados. Os produtos podem ser inscritos de acordo com os critérios abaixo.

CATEGORIA I - REPORTAGENS ESPECIAIS: São reportagens de temática livre, e que abordam o fato em profundidade. Tem uma variedade de fontes e personagens envolvidos no relato. Tem um formato maior que a reportagem convencional e um tratamento estético e narrativo especial, dependendo do meio de comunicação em que se trabalha. O objetivo da reportagem especial é a contextualização dos acontecimentos. O Prêmio de Reportagem Especial é dividido em 5 subcategorias, apresentadas abaixo:

• REPORTAGEM ESPECIAL EM IMPRESSO

Reportagem assinada entre 8 mil e 12 mil caracteres (toques) de natureza jornalística, desenvolvida para o meio impresso, com elemento próprios do meio (título, subtítulo, olho, intertítulo, fotografia, legenda, entre outros.). As fotografias devem ser autorais e com legenda.

• REPORTAGEM ESPECIAL EM JORNALISMO ONLINE

Reportagem assinada, entre 5 mil e 10 mil caracteres (toques), abrangendo elementos como texto, fotografias, links, conteúdo multimídia (vídeo, áudio, infográfico etc.). É obrigatório ter no mínimo dois elementos multimídia (texto e link; texto e áudio, texto e vídeo etc). As fotografias devem ser autorais e com legenda.

(4)

• REPORTAGEM ESPECIAL PARA TELEJORNALISMO

Reportagem entre 5 e 8 minutos para TV, contendo créditos do repórter e das fontes entrevistadas. Devem ser utilizados os recursos de linguagem da TV.

• REPORTAGEM ESPECIAL EM RADIOJORNALISMO

Reportagem entre 3 a 5 minutos para Rádio, contendo identificação das fontes e assinatura do repórter no formato “Reportagem... Fulano de Tal”. Devem ser utilizados os recursos de linguagem do Rádio.

• PLANO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL No formato entre 5 a 10 páginas contendo:

• Capa

• Apresentação; • Briefing; • Análise SWOT;

• Objetivos e Justificativa;

• Equipe e Cronograma de Atividades; • Materiais de Divulgação, sendo:

a) 1 Release Completo com pelo menos uma fotografia autoral;

b) 2 Postagens em Redes Sociais (no formato que for mais adequado ao plano, com artes gráficas ou vídeo, ou fotografia etc.)

• Considerações Finais.

• MINI-DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO

No formato entre 5 a 10 minutos sem intervalos, contendo os créditos da equipe responsável pela elaboração do documentário. Devem ser utilizados os recursos de linguagem do documentário.

(5)

CATEGORIA II - CRIAÇÃO JORNALÍSTICA: A Criação jornalística diz respeito a todos os processos criativos e estéticos que são necessários à elaboração de um produto jornalístico. É dividida em 5 subcategorias, apresentadas abaixo:

• FOTOJORNALISMO

Conjunto entre 3 e 7 Fotos-Flagrantes, com fotografias assinadas e de natureza jornalística (não ensaio fotográfico) sobre temática livre. Com legenda informativa.

• CRIAÇÃO JORNALÍSTICA EM IMPRESSO

Revistas, jornais e outros produtos no formato impresso, que tenham natureza jornalística, com identidade visual própria e inédita. Para esta categoria, não é obrigatório o texto de conteúdo.

• CRIAÇÃO JORNALÍSTICA EM ÁUDIO

Programas informativos, Boletins ou outros formatos, entre 5 e 10 minutos, que tenham natureza jornalística, com plástica radiofônica própria e inédita.

• CRIAÇÃO JORNALÍSTICA EM AUDIOVISUAL

Programas informativos, Boletins ou outros formatos entre 5 e 10 minutos, que tenham natureza jornalística, com plástica televisiva própria e inédita.

• CRIAÇÃO EM JORNALÍSTICA NA INTERNET

Sites informativos, Blogs, aplicativos ou outros formatos, que tenham natureza jornalística, com plástica e características de webdesign próprio e inédito.

5.3 Premiações:

O Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário é divido em prêmios que compõe a menção honrosa em cada produto, com certificação de melhor produto em cada uma das categorias, se houverem concorrentes e se o produto jornalístico atingir a média mínima necessária para premiação.

Os vencedores das categorias gerais serão premiados a partir da pontuação dada pela Comissão Julgadora.

(6)

VI – DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

6.1 A Premiação final do Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário será realizada em uma sessão apenas com os produtos e projetos premiados pela Comissão Julgadora, que comporão a Seleção Oficial do Prêmio, composta por representantes de todas as categorias.

6.2. A Data e o local da Premiação serão divulgados posteriormente, a todos os participantes do Prêmio pelo site oficial do evento.

VII – DA COMISSÃO JULGADORA

7.1 A Comissão Julgadora será composta por no mínimo 03 (três) e no máximo 5 (cinco) membros, e será constituída de pessoas com notório saber na área do jornalismo, além de professores dos Cursos de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará, especializados em cada área.

7.2 O papel da Comissão Julgadora será de realizar a seleção e premiação dos produtos inscritos no Prêmio, tendo como critério de classificação a qualidade técnica, a originalidade e a criatividade das obras apresentadas.

7.3 As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis, não cabendo recursos de qualquer natureza.

VIII – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

8.1 Os critérios de avaliação dos produtos e projetos jornalísticos serão (5): a) Criatividade, atualidade e inovação do produto ou projeto; (2,0 ptos.)

b) Aplicação dos princípios jornalísticos na elaboração do produto ou projeto; (2,0 ptos.) c) Aplicação e apresentação estética do conteúdo; (2,0 ptos.)

d) Estilo jornalístico, Ortografia, Coerência e Coesão textuais; (2,0 ptos.)

e) Ética na elaboração do conteúdo e Relevância do conteúdo apresentado em relação ao interesse público. (2,0 ptos.)

8.2 Cada um desses critérios vai ter um peso igual, de 2,0 ptos. (Dois pontos), totalizando 10,0 ptos. (dez pontos) em cada ficha de avaliação.

8.3 Cada categoria vai ter um vencedor, considerando a maior pontuação de acordo com a avaliação da Comissão Julgadora.

8.4 Trabalhos que não atingirem a média igual ou superior a 5,0 ptos. (cinco pontos) não serão premiados, mesmo que sejam os únicos inscritos em determinada categoria.

IX – DAS RESPONSABILIDADES DO PARTICIPANTE: 9.1. São obrigações do participante do Prêmio Pauta:

(7)

a) Responsabilizar-se pela utilização de obras de titularidade de terceiros, protegida pela legislação referente aos direitos autorais;

b) Garantir que a obra inscrita não se trata de plágio ou apropriação indevida da obra de terceiros; c) Responsabilizar-se pela documentação relativa à liberação da exibição de vídeos e imagens por

órgãos de fiscalização e controle como o ECAD, Juizado da Infância e Adolescência e órgãos afins, se necessário.

X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O ato de inscrição no Prêmio implica na autorização de divulgação, edição, transmissão, retransmissão de imagens e sons de suas obras, em publicações, mídia ou peças publicitárias vinculadas ao Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário, através de qualquer meio, isentando integralmente a Faculdade Estácio do Pará e as Comissões Organizadoras e Julgadoras do Festival, do pagamento de qualquer taxa ou contribuição relativa às obras.

10.2. Os casos omissos a este regulamento serão julgados e resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival, não cabendo recurso de qualquer natureza.

Belém, 29 de outubro de 2020

Profa. Msc. Arcângela Sena

Coordenadora dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Estácio FAP

Coordenadora do Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário

(8)

ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO DO IV PRÊMIO PAUTA DE JORNALISMO

UNIVERSITÁRIO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO INSCRITO

NOME DO PROJETO/ PRODUTO: DIRETOR RESPONSÁVEL:

EQUIPE: ( ) TRABALHO INDIVIDUAL

CATEGORIA – REPORTAGEM

( ) REPORTAGEM ESPECIAL EM JORNALISMO IMPRESSO. ( ) REPORTAGEM ESPECIAL EM RADIOJORNALISMO. ( ) REPORTAGEM ESPECIAL EM TELEJORNALISMO. ( ) REPORTAGEM ESPECIAL EM JORNALISMO ONLINE. ( ) MINI- DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO.

( ) PLANO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

CATEGORIA – CRIAÇÃO JORNALÍSTICA

( ) FOTOJORNALISMO.

( ) CRIAÇÃO JORNALÍSTICA EM IMPRESSO. ( ) CRIAÇÃO JORNALÍSTICA EM ÁUDIO.

( ) CRIAÇÃO JORNALÍSTICA EM AUDIOVISUAL. ( ) CRIAÇÃO JORNALÍSTICA NA INTERNET.

DADOS PESSOAIS (DO RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO)

NOME COMPLETO:

CPF: RG:

CURSO: JORNALISMO MATRÍCULA:

BAIRRO: CIDADE: BELÉM UF: PA

E-MAIL:

TELEFONE (CELULAR): ( )

DECLARAÇÃO

Com a assinatura desta ficha de inscrição declaro que este produto é de minha autoria, não contém plágio em nenhum item de sua composição, foi realizado ao longo do curso de Graduação em Jornalismo da Estácio FAP (em disciplinas, Agência Experimental ou Projetos de Extensão). Declaro também estar ciente e de acordo com todos os termos do regulamento do II Prêmio Pauta de Jornalismo Universitário.

Belém, de de _____

Assinatura do Responsável pela inscrição

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Os parâmetros observados neste estudo foram a presença das alterações ungueais relacionadas no Quadro 2, presentes em qualquer unha das mãos ou dos pés, sendo classificadas

Muito embora este estudo tenha incluído um número relativamente pequeno de casos, a análise multivariada confirmou o impacto prognóstico independente dos fatores idade e

Consideramos, inicialmente, a noção de gênero de texto e sequência didática proposta por Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly (2004), para projetar o reconto oral, a reescrita

Seguindo esse modelo, elabore sua própria argumentação em relação a duas afirmações que dizem coisas diferentes sobre o mesmo problema. Lembre-se de que, nesse tipo de texto,

a) há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados. c) para tarefas rotineiras

de 2 (duas), por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Agora a CLT passa a contar com 3 espécies de compensação de horas; 1) Banco de horas

O INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE, na qualidade de Agente de Integração de Estágio, responsável pelo Processo Seletivo de ESTAGIÁRIOS do TRIBUNAL DE JUSTIÇA