• Nenhum resultado encontrado

INVESTMENT RESEARCH. Highlights do Mercado SEXTA-FEIRA 09 DE NOVEMBRO DE 2012 DIEGO SALDANHA CNPI. Analista de investimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INVESTMENT RESEARCH. Highlights do Mercado SEXTA-FEIRA 09 DE NOVEMBRO DE 2012 DIEGO SALDANHA CNPI. Analista de investimentos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Highlights do Mercado

SEXTA-FEIRA

DIEGO SALDANHA CNPI

09 DE NOVEMBRO DE 2012

INVESTMENT

RESEARCH

(2)

Highlights do Mercado

Sexta-feira, 09 de novembro de 2012

• Dados da China mostram economia ganhando força. Investimento em infraestrutura, produção industria, vendas no varejo em alta e inflação em queda. As fábricas produziram à taxa mais alta em 5 meses. Os primeiros sinais de repique vieram ainda em setembro. ‘Está bastante claro que não há risco de hard landing, a economia acelerará no 4o. trimestre e veremos PIB de +9% de crescimento anuais no 1o. semestre de 2013’, afirma Danusz Kowalczyk, economista-sênior do Credit Agricole. • Produção industrial na China acelera com inflação em queda. Inflação é a

menor em 33 meses. Tudo o que o governo quer, margem de manobra. A produção veio a +9,6%, melhor do que a expectativa do mercado, e as vendas no varejo a +14,5%, mais do que os +14,2% de setembro. Mas isso não impediu que...

• Ações na China caem, com pior sequência em 4 meses. Foi o 5o. dia de queda: -0,12%

• PIB chinês será superior ao da zona do euro em 2012. Segundo

previsões da OCDE, o tamanho da economia do país deve triplicar até 2060. Ciclo da vida. Uns sobem, outros caem. PIB da China foi 17% do total mundial em 2011, porcentagem equivalente ao da zona do euro, porém ainda inferior aos 23% dos Estados Unidos, lembrou a OCDE. • Bolsas na Europa escorregam com resultados do Credit Agricole. Mercado

se encaminha para -1,5% na semana na Europa.

• Treasuries páram alta semanal com futuros dos EUA em alta; dólar australiano sobe. Isso depois de uma das maiores procura pelos títulos do governo dos últimos tempos, a verificado no leilão de ontem, que derrubou ainda mais os rendimentos. Futuros dos EUA já não sobem mais. Treasuries já voltaram a subir. Euro mais próximo dos 1,2700. Parece que o dia ainda reserve mais uma ruindade.

(3)

Highlights do Mercado

• Demanda do investidor por títulos do governo é a maior de 2012, com preocupações sobre o Abismo Fiscal. Os rendimentos dos títulos de 30 anos bateram na mínima de dois meses, a 2,75%. Uma verdadeira miséria.

• McDonald's tem primeira queda mensal em vendas em 9 anos. A base é a comparação no critério ‘mesmas lojas’. Analistas já esperavam declínio nas lojas abertas há pelo menos 13 meses, porém menor --de 1,07%--, segundo a Consensus Metrix. Vendas nos restaurantes abertos há pelo menos 13 meses tiveram retração de 2,2% nos Estados Unidos e na Europa, e cederam 2,4% na Ásia/Pacífico, Oriente Médio e África. Prova de que crise é para todos. O mais interessante é ver a queda nos EUA, propriamente. Geralmente, quando a crise aperta, o povo apela para o fast-food. Ou está muuuito ruim mesmo...ou é outra coisa.

• Draghi: recuperação da zona do euro será lenta mas sólida. "O

desemprego está deploravelmente elevado", disse Draghi, graças aos bons alicerces de sua economia, considerou. Esses alicerces são "mais equilibrados" que os dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Japão, declarou durante uma coletiva de imprensa mensal em Frankfurt, sede da instituição monetária."A atividade econômica de uma maneira geral está fraca e deve permanecer assim no curto prazo", completou.

(4)

Highlights do Mercado

• BC vê recuo da inflação, crescimento e disciplina fiscal. No aspecto fiscal, o BC indica permanência da disciplina no setor público, apesar de contar com cumprimento da meta de superávit de 139,8 bilhões de reais com ajustes neste ano, diz o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, que ainda buscou minimizar a flexibilização fiscal dizendo que o cenário de trabalho da autoridade monetária é de

cumprimento da meta cheia de 155,9 bilhões de reais no ano que vem, com continuidade da queda da relação entre a dívida líquida e o Produto Interno Bruto (PIB). "Trabalhamos com cenário de permanência da disciplina fiscal no setor público". "A meta será cumprida com ajuste em 2012 e sem ajuste em 2013", acrescentou. Conta outra. Diretor que busca ‘minimizar’ fato de não conseguir cumprir metas é a cara do Brasil, mesmo. Perceba o detalhe: ele mesmo diz que será com gambiarra

nesse ano, mas no ano que vem, não. Ah, bom! Nada como ter credibilidade.

• Inflação vai a 4,5% no 3º trimestre de 2013, diz BC. Ao longo deste ano, a inflação brasileira desviou um pouco do seu curso por causa do choque de oferta, sobretudo de commodities, com a seca nos Estados Unidos.

Esse é outro. É como dizer ‘nesse ano, não deu, mas no ano que vem, vai dar’. Sim. Sabemos como está funcionando: vai indo, indo. Depois vê como fica, à la Brasil.

• FAO: preços dos alimentos em 2012 registraram queda de 8%. Para o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, um conjunto de ações conseguiu conter a tensão para evitar a alta dos preços e ajudou a prevenir o pânico e a evitar que a pior seca em décadas se convertesse em uma crise de preços de alimentos, como já ocorreu no passado.

Estranho...pois é justamente a justificativa para a corrida da inflação no Brasil: o tal choque das commodities agrícolas.

• IGP-M tem deflação de 0,19% na 1ª prévia de novembro. A taxa ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam de um recuo de 0,46% a uma alta de 0,07%. Ficou, porém, acima da mediana das

expectativas em -0,12%. É usado para reajuste no preço do aluguel. Até a primeira prévia de novembro, o índice acumula aumentos de 6,91% no ano, e de 6,79% em 12 meses. Mesmo com deflação...tá aaaaaaaaalto!!!

(5)

Highlights do Mercado

• Atividade do comércio cresce 2,3% em outubro puxada por material de construção. Recuperação do setor de material de construção garantiu uma reação mais forte do comércio em outubro. Dados da Serasa Experian indicam um avanço de 2,3% na atividade das lojas no mês passado em relação a setembro. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve crescimento de 13,3%. Setor de material de construção registrou crescimento de mais de 9% nas duas comparações e reverteu o baixo desempenho de setembro. Naquele mês, o segmento foi o principal responsável pelo indicador geral do comércio ao registrar recuo de 9%. As vendas de material de construção no varejo acumulam alta de 8% de janeiro a setembro, segundo a Abramat. As lojas, que representam metade das encomendas para as indústria, tem ajudado a segurar o desempenho da cadeia produtiva, que sofre com a retração das áreas de infraestrutura neste ano. Estigma de puxadinho.

• Afetada por estoques elevados, indústria tem queda generalizada no país. Estoques elevados e pela antecipação da fabricação de veículos diante da expectativa não confirmada do fim do IPI reduzido em agosto, a produção da indústria caiu de modo generalizado em setembro. O recuo segue a tendência de forte retração de 1% da produção de agosto para setembro na média nacional, após três meses seguidos de

expansão, período no qual o setor acumulou alta de 2,2%. Segundo o IBGE, os Estados mais afetados são polos produtores de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens duráveis (veículos e

eletrodomésticos). "A queda da indústria foi muito disseminada, quase generalizada. Ela mostra uma acomodação da indústria, depois de três meses de crescimento", diz Fernando Figueiredo, técnico do IBGE. Esse dado saiu ontem ainda. Vale re-registro.

• Produção de petróleo no Brasil cai 8,4% em setembro, diz ANP. Volume é 8,4% inferior ao de setembro do ano passado, e 4% abaixo do volume produzido em agosto. Aqui no Brasil, a ‘Arábia do futuro’, como diziam em 2007, cai. Nos EUA...sobe. Nem são mais importadores líquidos. Aí se vê quem é sério e quem não é.

MORNING CALL AO VIVO

Todos os dias das 9:50h às 10:20h

Via WebTV do Guiainvest

(6)

Disclaimer

As informações financeiras utilizadas neste relatório foram obtidas

diretamente das empresas analisadas e as estimativas e cálculos feitos pelo analista Diego Saldanha CNPI. Todas as informações foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e de boa fé, mas não foram

independentemente conferidas e nenhuma garantia expressa ou implícita, é feita sobre sua exatidão, ou se a informação é completa.

Este documento foi preparado pelo analista Diego Saldanha CNPI e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. Este documento não é uma oferta de venda ou uma solicitação para aquisição de ações ou qualquer ativo financeiro. Nenhuma parte deste documento pode ser (i) copiada, fotocopiada, ou duplicada de nenhuma forma, e por quaisquer meios, ou (ii) redistribuída sem prévio consentimento do autor.

Instrução CVM 388/03. O analista declara que:

1) As recomendações indicadas nesse relatório refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

2) Não mantém vínculo com pessoas que atuem no âmbito da(s) companhia(s) analisada(s) nesse relatório.

3) Não possui valores mobiliários, que ultrapassem 5% de seu patrimônio pessoal, da(s) companhia(s) analisada(s) nesse relatório.

4) Não recebe remuneração por serviços prestados ou apresenta relações comerciais com a(s) companhia(s) analisada(s) nesse relatório, ou com pessoas físicas ou jurídicas, fundos ou universalidade de direitos que atuem representando o mesmo interesse da(s) companhia(s).

5) Sua remuneração não está atrelada à precificação de quaisquer valores mobiliários emitidos pela(s) companhia(s) analisada(s) nesse relatório.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Unidade I – O estágio supervisionado no processo de formação do assistente social 1.1 A disciplina de estágio supervisionado em serviço social; sua importância para a