• Nenhum resultado encontrado

PORTARIA D.IBB Nº 69/2012, de 22 de junho de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTARIA D.IBB Nº 69/2012, de 22 de junho de 2012"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Instituto de Biociências – Gabinete do Diretor

Distrito de Rubião Júnior, s/n CEP 18618-000 Botucatu - São Paulo - Brasil Tel Fax 14 3815 2838 Tel 14 3811 6160 diretor@ibb.unesp.br

PORTARIA D.IBB Nº 69/2012, de 22 de junho de 2012

Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Física Médica do Instituto de Biociências.

O Diretor do Instituto de Biociências do Campus de Botucatu, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Deliberado pelo Confime em reunião de 04/06/2012 , expede a seguinte

P O R T A R I A

ARTIGO 1º - FIXAR o Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Física Médica do Instituto de Biociências, anexos à Portaria.

ARTIGO 2º - Esta Portaria entrará em vigor a partir do 2º semestre de 2012, revogando a Portaria D.IBB nº 07/2012 de 06 de fevereiro de 2012.

Prof. Dr. Renato Eugênio da Silva Diniz Diretor

(2)

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FÍSICA MÉDICA - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

CAMPUS DE BOTUCATU – UNESP.

(nos termos da Resolução UNESP 93/2003, alterada pela Resolução Unesp 14/2008, que estabelece a estrutura curricular do Curso de Física Médica)

Apresentação ApresentaçãoApresentação Apresentação

O Estágio Curricular visa complementar a formação acadêmica e profissional do aluno do curso de Física Médica do Instituto de Biociências do Campus de Botucatu-UNESP.

O presente Regulamento estabelece as normas gerais para os estágios curriculares do referido curso, bem como define as atribuições da Comissão de Estágios, Supervisores, Orientadores, Co-orientadores e Estagiários.

O aluno do Curso de Física Médica poderá realizar o estágio obrigatório no âmbito do Instituto de Biociências, ou da Faculdade de Medicina de Botucatu, ou ainda, em outras instituições públicas ou privadas, ligadas às áreas de conhecimento da Física Médica, desde que também conveniadas com este Instituto.

Objetivo do Estágio Objetivo do EstágioObjetivo do Estágio Objetivo do Estágio

O Estágio curricular do Curso de Física Médica do Instituto de Biociências do Câmpus de Botucatu-UNESP tem como objetivos:

• Complementar a formação acadêmica do aluno;

• Aprimorar a formação intelectual e profissional do aluno;

• Articular a formação ministrada no curso com a prática profissional respectiva;

• Qualificar o aluno para o desempenho consciente e ético das tarefas específicas de sua profissão;

• Permitir uma maior aproximação do aluno às possibilidades de trabalho na área de sua escolha.

(3)

Tipos de Estágio

São dois os tipos de estágios obrigatórios, pelos quais o aluno poderá optar:

Instrumentação: Visa a atuação em uma ou mais ocupações previstas para o Físico Médico (Radioterapia, Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear), através do desenvolvimento de habilidades técnicas específicas para a ocupação que pretende atuar, podendo incluir a execução de técnicas de rotina, metodologias de ensaios experimentais, fundamentos teóricos e manuseio de equipamentos, interpretação e análise crítica de resultados, metodologias de ensino, uso de metodologias alternativas e outras adequadas ao exercício profissional competente.

Iniciação científica: O estágio de Iniciação Científica está diretamente voltado à preparação do aluno para a execução de atividades de pesquisa, através de habilidades resultantes da prática dos princípios de investigação e metodologias científicas, da análise crítica da literatura científica e da familiarização com os métodos de ensino e de pesquisa.

Locais de Estágio Locais de EstágioLocais de Estágio Locais de Estágio

O aluno poderá desenvolver o estágio em Departamentos do Instituto de Biociências, da Faculdade de Medicina, ou ainda, em qualquer instituição ou empresa relacionada à Física Médica e conveniada a este Instituto.

A escolha de locais de estágio, externos ao IB, deverá recair entre aquelas instituições que executem, promovam ou fomentem atividades relacionadas à atuação profissional do Físico Médico, que concordem em receber estagiários e procurem alcançar os objetivos e o perfil propostos para a formação dos referidos profissionais, consoante as normas legais que estabelecem a estrutura curricular do curso e atuação do profissional no mercado de trabalho.

Sempre que necessário, para o bom desenvolvimento das atividades de estágio, o aluno poderá realizar parte de suas atividades em instituição diferente daquela que

(4)

ofereceu o estágio. Em tal situação, o Orientadorserá responsável pelo acompanhamento das referidas atividades.

Nos casos a que se refere o parágrafo anterior, as atividades realizadas em instituição diferente daquela que ofereceu o estágio deverão ser descritas no Relatório Semestral/Final de atividades, conforme normas estabelecidas neste regulamento.

Formas de Orientaç Formas de OrientaçFormas de Orientaç

Formas de Orientação e Coão e Coão e Coão e Co----Orientação dos EstágiOrientação dos EstágiOrientação dos EstágiOrientação dos Estágiosososos

a) O estágio curricular deverá ter um Orientador com formação de nível superior na área específica de escolha para o referido estágio, cujas funções estão especificadas neste Regulamento.

b) Quando o estágio for realizado no Instituto de Biociências ou na Faculdade de Medicina, o orientador deverá ser um docente destas instituições, com participação efetiva no curso.

c) Quando o Estágio ocorrer fora do Instituto de Biociências, o Orientador pertencerá à Instituição que recebe o estagiário; neste caso, deverá ser indicado, pela Comissão de Estágios e aprovado pelo Conselho do Curso, um Supervisor de Estágio dentre os docentes do Instituto de Biociências. Tal exigência será dispensada, quando o Orientador do Estágio for também um docente com participação efetiva no curso de Física Médica.

d) Caso o desenvolvimento do trabalho assim o exija, poderá ser indicado pelo Orientador, de comum acordo com o estagiário, um Co-Orientador com formação de nível superior na área específica de escolha para o referido estágio.

Duração dos Duração dos Duração dos Duração dos EstágiosEstágiosEstágiosEstágios

a) A integralização dos créditos do estágio deverá dar-se dentro do prazo máximo do curso, sendo facultado, desde que conste no Plano de Atividades, a realização de Estágio

(5)

em períodos correspondentes a férias escolares ou em dias não previstos como letivos pelo calendário escolar anual.

b) Poderão ser registradas 6 (seis) horas por dia de atividades de estágio, num total máximo de 30 (trinta) horas semanais. As atividades de Estágio não poderão ocorrer em domingos e feriados, exceto quando em regime de plantão.

c) Poderá ser realizada uma jornada máxima de 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais, quando o aluno tiver concluído todas as disciplinas teóricas e práticas do curso. Tal jornada também poderá ser aplicada em estágio realizado no período de férias.

d) A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, conforme estabelecido no Artigo 11 da Lei Federal nº 11788 de 26 de setembro de 2008.

Créditos de Estágio Créditos de EstágioCréditos de Estágio Créditos de Estágio

Ao Estágio Curricular Obrigatório serão atribuídos 50 créditos (750 horas) divididos em (todos os itens a seguir são obrigatórios):

▪ Disciplinas optativas, no mínimo 4 créditos e no máximo 12 créditos;

▪ Atividades extracurriculares (curso de curta duração) com comprovação de carga horária e congressos científicos (10 horas cada) não podendo ultrapassar 150 horas;

Os demais créditos para completar a carga horária mínima de estágio devem ser preenchidos com atividades do estágio propriamente dito em qualquer modalidade (Iniciação Científica ou Instrumentação).

Condições para Matrícula no Estágio Condições para Matrícula no EstágioCondições para Matrícula no Estágio Condições para Matrícula no Estágio

a) O aluno poderá iniciar o estágio curricular obrigatório somente a partir do 5º semestre do curso.

(6)

b) Para matricular-se no estágio, o aluno deverá entregar, na Seção Técnica de Graduação, Plano de Atividades (Anexo I), devidamente preenchido, na mesma data fixada no Calendário Escolar para inscrição em disciplinas.

c) A matrícula em um 2º Estágio está condicionada ao término e aprovação no Estágio anterior e aprovação do Plano de Atividades elaborado para o novo estágio, respeitado o prazo máximo de integralização do curso, devendo-se cumprir todos os itens referentes aos créditos de estágio novamente.

d) Em caso de mudança de orientador durante a vigência do Estágio, bem como para mudanças no projeto e plano de atividades, o aluno deverá encaminhar à Comissão de Estágios a justificativa da mudança e a indicação com o respectivo aceite do novo orientador, quando for o caso. A efetivação de qualquer mudança só ocorrerá mediante parecer favorável da Comissão de Estágio e aprovação do Conselho de Curso.

e) Em casos excepcionais, quando o estagiário não conseguir terminar o projeto no período estabelecido no Plano de Atividades, o Orientador e o Estagiário deverão encaminhar, em um prazo de até 30 dias antes da data prevista para o termino do estágio vigente, Ofício à Comissão de Estágio Curricular, com justificativa da solicitação de prorrogação de prazo, acompanhado de um novo Plano de Atividades, para aprovação, sendo permitida a prorrogação desde que a duração total do Estágio não exceda 2 (dois) anos.

Frequência FrequênciaFrequência Frequência

A verificação do total de horas de estágio será de responsabilidade do Orientador, devendo este comunicar à comissão de estágio o descumprimento do cronograma apresentado no plano de atividades para as devidas providências.

Quando o estágio for realizado fora do IB, a verificação da freqüência também será de responsabilidade do Orientador do Estágio, devendo este comunicar ao Supervisor o descumprimento do cronograma apresentado no plano de atividades para as devidas providências.

(7)

Ao final do período de estágio, a folha de freqüência, devidamente preenchida, deverá ser encaminhada pelo Orientador, ou pelo Supervisor do estágio (quando houver) à Seção Técnica de Graduação, para registro.

Relatórios e Avaliação do Estágio Relatórios e Avaliação do EstágioRelatórios e Avaliação do Estágio Relatórios e Avaliação do Estágio

a) O estagiário deverá apresentar Relatório Parcial das Atividades desenvolvidas na Instituição/Departamento/Empresa (Anexo II); e tal relatório deverá ser submetido à ciência do Supervisor (quando houver), com vistas do Orientador e também do próprio estagiário.

b) Caberá ao Orientador definir a periodicidade de entrega do(s) Relatório(s) Parcial(is) de Atividades, porém, em prazo não superior a 6 (seis) meses a contar da data de início do referido estágio.

c) Ao final das atividades de Estágio, o Aluno que realizou seu estágio em locais externos ao IB, deverá apresentar além do seu Trabalho de Conclusão, o termo de realização do estágio (Anexo III) com indicação resumida das atividades desenvolvidas e dos períodos de estágio.

d) Ao final das atividades de Estágio, toda documentação deverá ser encaminhada à Seção Técnica de Graduação para registro, conforme estabelecido nas disposições finais deste regulamento.

Trabalho de Conclusão do Estágio: Trabalho de Conclusão do Estágio:Trabalho de Conclusão do Estágio: Trabalho de Conclusão do Estágio:

O Trabalho de Conclusão, abrangendo todo o período do Estágio, será avaliado através do trabalho escrito (Anexo IV) pelo orientador, no caso do mesmo pertencer a este Instituto, ou pelo supervisor, no caso do orientador não pertencer a este Instituto e por dois avaliadores (excluindo o orientador/supervisor), através de forma presencial com o aluno, onde serão feitas arguições de duração máxima de 15 minutos totais

(8)

orientador ou supervisor (Anexo VI). A Média final será a média aritmética das três avaliações:

Mf= (NExaminador 1+ NExaminador 2 + NOrientador/Supervisor)/3 e será considerado aprovado o aluno que obtiver nota maior ou igual a 5 (cinco).

Os pareceres e a média final (avaliações) sobre o estágio curricular obrigatório deverão ser realizados em formulário padrão (Anexos IV, V e VI). Esta documentação deverá ser encaminhada à Seção Técnica de Graduação pelo Orientador, ou pelo Supervisor do estágio quando for o caso, devidamente preenchida e assinada, até o prazo determinado para entrega de notas de acordo com o calendário escolar do Instituto de Biociências.

O primeiro avaliador será o orientador/supervisor.

O segundo e o terceiro avaliador serão indicados pela comissão de estágio após entrega do trabalho de conclusão de curso ao orientador/supervisor.

O trabalho escrito de conclusão de curso deverá ser entregue pelo aluno ao orientador/supervisor impreterivelmente até dois meses antes do término do período letivo, devendo o mesmo informar o recebimento à Comissão de Estágio, através de formulário próprio (anexo VII), encaminhado à Seção Técnica de Graduação, a fim de que sejam indicados os demais avaliadores.

A avaliação final do estágio será feita com base em um trabalho escrito, podendo ser uma monografia, relatório, ou artigo científico, de acordo com a natureza do trabalho desenvolvido, redigido segundo as normas da UNESP, ABNT ou de periódicos científicos. Sendo monografia ou relatório, máximo de 30 paginas completas, letra 12, espaçamento 1.5 e margem padrão ABNT. A esse trabalho será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez).

(9)

Atribuição dos Envolvidos no Estágio Atribuição dos Envolvidos no EstágioAtribuição dos Envolvidos no Estágio Atribuição dos Envolvidos no Estágio

Comissão de Estágio: Comissão de Estágio:Comissão de Estágio: Comissão de Estágio:

A coordenação dos estágios ficará a cargo de uma comissão de acordo com o estabelecido pela Resolução Unesp Nº 36, de 07 de Agosto de 1996. Cabe a esta Comissão:

• Subsidiar o Conselho de Curso, sugerindo normas que contribuam para a elaboração e revisão do regulamento dos estágios do curso.

• Contactar instituições de direito público ou privado da área de atuação do Físico Médico, para viabilizar número de vagas para Estágio.

• Fiscalizar a existência de convênio entre o Instituto de Biociências e os locais que oferecem vagas para Estágio Curricular Obrigatório.

• Encaminhar aos Orientadores de Estágios Curriculares, normas, critérios de avaliação e freqüência e deveres associados a sua função;

• Sugerir ao Conselho de Curso, Modelos de documentos necessários ao desenvolvimento e avaliação dos Estágios.

• Manter contato entre o IB e as entidades onde serão realizados os estágios, de forma a preservar os objetivos do Estágio Curricular.

• Realizar anualmente, ou sempre que solicitado pelos órgãos competentes, avaliação geral dos estágios.

• Encaminhar ao Conselho de Curso, para aprovação, indicação de Supervisores de estágio para alunos que realizarão os Estágios Curriculares Obrigatórios de IC ou de Instrumentação, em locais externos ao Instituto de Biociências.

• Orientar os alunos nas questões referentes aos procedimentos do estágio;

• Orientar o corpo docente do Curso de Graduação em Física Médica sobre procedimentos relativos aos estágios;

• Cumprir e fazer cumprir, por parte dos alunos, orientadores e supervisores, os dispositivos que regulam o estágio curricular.

(10)

Orientador: Orientador:Orientador: Orientador:

• Elaborar conjuntamente com o Supervisor, quando for o caso, o plano de atividades do estágio curricular obrigatório, de comum acordo com o estagiário.

• Promover as condições adequadas para o melhor desempenho do estagiário. • Articular-se com o co-orientador e Supervisor, quando for o caso, no sentido de propiciar a melhor orientação possível ao estagiário.

• Avaliar e emitir parecer sobre o Trabalho de Conclusão do Estágio.

• Analisar o cumprimento das disciplinas optativas necessárias para a integralização dos créditos referentes ao estágio, bem como sua aplicabilidade.

• Comunicar imediatamente ao Supervisor, quando for o caso, ou à Comissão de Estágios, eventuais alterações no Plano de Atividades, justificando-as.

• Encaminhar as documentações referentes ao término do estágio à Seção Técnica de Graduação para esta efetuar o registro.

Co CoCo

Co----Orientadores:Orientadores:Orientadores:Orientadores:

• Colaborar na elaboração e no desenvolvimento do Plano de Atividades do Estágio Curricular, em conjunto com o Orientador.

• Auxiliar na orientação do aluno, conforme especificado no Plano de Atividades.

Supervisor: Supervisor:Supervisor: Supervisor:

• Supervisionar as atividades desenvolvidas pelo estagiário quando o estágio ocorrer fora do Instituto de Biociências e o orientador não ter participação efetiva no Curso de Física Médica.

• Manifestar-se ciente e de acordo com o plano de atividades do estágio curricular, apresentado pelo estagiário.

• Avaliar e emitir parecer sobre o Trabalho de Conclusão do Estágio.

• Encaminhar as documentações referentes ao término do estágio à Seção Técnica de Graduação para esta efetuar o registro.

(11)

Estagiário: Estagiário:Estagiário: Estagiário:

Verificar se a Empresa ou Instituição que irá oferecer o estágio é conveniada com o

Instituto de Biociências, se não for, solicitar junto a área responsável no Instituto de Biociências, providências para o estabelecimento do convênio.

• Protocolar na Seção Técnica de Graduação, no prazo fixado no Calendário Escolar para inscrição em disciplinas, o Plano de Atividades do Estágio Curricular Obrigatório; • Fornecer à Comissão de Estágio ou ao responsável direto todos os documentos solicitados nas datas estipuladas,

• Comunicar ao Orientador a existência de quaisquer fatores que possam interferir no desenvolvimento do estágio.

• Elaborar relatórios parciais, bem como o Trabalho de Conclusão do Estágio, nos termos do presente Regulamento.

• Cumprir o Regulamento do Estágio, atuando conforme o código de Ética de sua futura profissão.

Disposições Gerais Disposições GeraisDisposições Gerais Disposições Gerais

Exigências para a elaboração do Trabalho de Conclusão de EstágioExigências para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio Exigências para a elaboração do Trabalho de Conclusão de EstágioExigências para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio

O Trabalho escrito tem como objetivo documentar as atividades realizadas no estágio obrigatório do curso e deverá ser apresentado conforme indicado no item Trabalho de Conclusão do Estágio. Deverá conter no máximo 30 páginas, em espaço 1,5, e tipo equivalente a Times New Roman 12 e Capa Padrão, conforme modelo anexo.

Disposições Finais Disposições FinaisDisposições Finais Disposições Finais

• A avaliação final será feita pelo Orientador ou pelo Supervisor (docente do

Instituto de Biociências ou que tem participação efetiva no curso de Física Médica) e pelo 2º e 3º Examinador, em formulário próprio (Anexos IV e V).

(12)

• Caberá ao Orientador, ou ao Supervisor, quando for o caso, encaminhar a documentação de encerramento do Estágio (Relatórios Parciais de Atividades de Estágio

(Anexo II); Termo de Realização de Estágio (quando houver) (Anexo III); Trabalho de

Conclusão do estágio, gravado em compact disc (CD); Pareceres sobre Estágio Curricular Obrigatório (Anexos IV e V); Formulário de Registro de Média Final e Carga Horária de Estágio Curricular Obrigatório (Anexo VI)), à Seção Técnica de Graduação, conforme calendário a ser definido.

• O não cumprimento das normas e prazos estabelecidos neste regulamento implicará no cancelamento do estágio.

• Os casos não previstos no presente Regulamento serão submetidos ao Conselho do Curso de Física Médica.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Combinaram encontrar-se às 21h

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante