• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DA P.A.A. Ângela Pinto nº3 12ºD3. RESUMO: A elaboração do projeto P.A.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DA P.A.A. Ângela Pinto nº3 12ºD3. RESUMO: A elaboração do projeto P.A.A."

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DA P.A.A.

Ângela Pinto nº3 12ºD3

(2)

2

Sinope;

Argumento Técnico;

Estudos Visuais;

Storyboard;

Produção;

Pós-Produção;

Conclusão;

Bibliografia.

A

NEXOS

:

S

INOPSES

;

A

RGUMENTO

T

ÉCNICO

;

E

STUDOS

V

ISUAIS

;

S

TORYBOARD

.

(3)

3

Introdução:

Para facilitar a leitura do processo de produção, todos os seus elementos foram colocados ordenadamente nos anexos deste relatório, começando pelas sinopses finais,argumento técnico, estudos visuais e storyboard.

Pré- Produção:

Pesquisa e conceito; Conceito:

- Ao nível da escolha de um conceito para a P.A.A. tivemos de fazer diversas pesquisas. No entanto, eu já tinha uma ideia fixa que iria ser algo relacionado com invasões francesas. Por isso ter escolhido os seguintes tópicos que foram:

- 2º invasão francesa; - O Cerco do Porto;

- Desastre da Ponte das Barcas;

Depois de algumas conclusões com o professor, cheguei a conclusão, ao escolher “A história da Ponte das Barcas”.

O que encaminhou para esta conclusão foi que engloba a minha ideia das invasões francesas, com um tema que na minha opinião aplausível que é a história dessa ponte. Hoje em dia as pessoas não conhecem a história da Ponte das Barcas mas só se lembram do desastre que a envolveu.

(4)

4

vestuário, algumas curiosidades e mesmo o estudo das moedas. Nesta pesquisa sem duvida me fez idealizar métodos de representação da ponte e mesmo animação.

Img.1 Uniforme Francês

(5)

5 Img.2 Uniforme Inglês

(6)

6 Img.4 Pintura do Desastre da Ponte

Img.5 coração de João

(7)

7

(8)

8

(9)

9 Img.9 Ribeira

(10)

10 Img.11 Pintura da Ribeira

(11)

11

Sinope;

Neste principio de ano, foi nos relembrado do tema da PAA, derivado a cidade do Porto com conceito pedagógico. Foi nos introduzidos vários exemplos de apresentações para nos integrar no conceito pedagógico.

Depois da introdução tivemos de começar a estruturar as sinopses do tema pretendido cujo as minhas foram:

- Evasões francesas; - Ponte das Barcas;

Mas no entanto só podíamos escolher uma dos nossos temas propostos, no entanto o professor me aconselhando a escolher a historia da “Ponte das Barcas”.

“Recuando no tempo para a altura dos nossos antepassados que evidenciando tal catástrofe na Ponte das Barcas, mas também conhecendo a sua História”

(12)

12

Img.12 Argumento da P.A.A parte 1

(13)

13

Img.13 Argumento da P.A.A parte 2

(14)

14

Img.14 Argumento da P.A.A parte 3

(15)
(16)

16

Img.16 Argumento da P.A.A parte 5

(17)

17

Img.17 Argumento da P.A.A parte 6

(18)

18

com a utilização do realismo, e por isso uma enorme preocupação na captação de cavalos. Mas o problema que estava em conta era se conseguia fazer o trabalho a tempo, que depois tive a fazer contas ao nível do tempo e cheguei a conclusão que conseguia fazer dois bonecos animados no tempo de fazer um realismo, cujo levou me á mudança do estilo para um mais simples.

Img.18 Elementos Visuais – Realização de Planos

(19)

19 Img.19 Elementos Visuais – Estudo dos Cavalos

Img.20 Elementos Visuais – Estudo dos Cavalos 2

(20)

20 Img.21 Elementos Visuais – Estudo da roupa do povo

(21)

21

Storyboard;

Ao nível do Storyboard, percebi alguns erros ao nível do

argumento, tais como a mudança de planos, cenas adicionadas e omiti outras. Com método de não fazer esta curta metragem pesada ao nível visual, mas também para adicionar mais movimento a obra.

(22)

22

Ao nível da produção, comecei por realizar os planos que requerem mais atenção, sendo esses os planos da ponte das barcas aproximado, quando as portagens são apresentadas e de seguida a personagem que corresponde a essa descrição.

Na realização dos planos são semelhares por utilizar sempre a personagem do guarda e o mesmo ambiente que é a Ponte das Barcas na margem do Porto, as personagens sendo uma mulher do povo, um cavaleiro, um agricultor numa carroça de bois, uma sege, o senhor da noite que se resume a um bêbado e por fim o guarda. Na elaboração dos planos da ponte, iniciei por animar o fundo do plano, ter animado as plantas utilizado o puppet tool com o código de loop out, para dar a sensação de vento e de

movimento. Desseguida animando o guarda, mesmo que a personagem não saia do seu posto, optei por animar as

decorações do seu chapéu e também os olhos. Na animação das decorações utilizei simplesmente, o código wiggle que como o nome indica faz um movimento aleatório. Por outro lado os olhos sendo preciso a utilização de uma máscara para realizar um movimento quase de guilhotina sendo executada por a layer do olho fechado que sube e desce fazendo o olho abrir e fechar, tendo consciência do outros métodos de animação do olho optei por esta pela simples razão, os objetos de animação em si já é simples por isso sendo assim preciso seguir a linguagem com movimentos simples, é preciso o olho aberto numa layer separada do olho fechado, depois fazendo uma layer mask a volta do olho aberto e desseguida fazer Alpha mate da layer do olho fechado para a layer mask.

Apesar de isso todo tive optei por dividir as tarefas do guarda que são cumprimentar as outras personagens que passam e ele a vigiar.

Na animação de ele a cumprimentar ele move os braços com a utilizaram da rotação em sequencia nos key frames e pois voltado a seu estado básico que e o movimento de vigia.

(23)

23

Como anteriormente foi referido eu simplifiquei o movimento das personagens, concluindo também simplifiquei o walk cycle das personagens, desde do walk cycle de seres humanos a cavalos e bois. O Walk cycle realizando se com a utilização da rotação mas também poderia ser elaborada com Puppet Tool. O movimento dos braços, de roupa como a mulher do povo a sua saia, rodas como a sege e objetos da personagem como os sacos da carroça. Todas as personagens que passam na ponte cumprimentam o guarda menos o senhor da noite.

Na elaboração dos planos com grandes paisagens, utilizei o tool Camera e os objetos transformados em layers 3D e de seguida organizar la em nível na sua profundidade.

Uma das diversas ideias que tive foi a utilização de planos quase estáticos como podemos ver nos planos da Ribeira, que só se observa o movimento da água mas também no massacre dos Francês aos portuenses o fogo e animado com o mesmo método da água, com uma simples técnica da opacidade. A utilização da opacidade foi uma peça essencial na minha animação.

(24)

24

preparadas desde o After Effects, ao nível da edição da Voz off e de efeitos sonoros, ao nível da potencia do áudio.

Sendo os sons inseridos e coordenados com a animação a partir do After Effects. Na edição tive muitas mudanças de planos e alguns cortes. Esses corte coexistiram por serem informações ou mesmo planos desnecessários com o exemplo do plano da Siege, a Siege na minha opinião era um plano a mais, por a razão mais obvia que é os nobres ou gente de altos cargos não circulavam assim tão frequente.

Ao nível da Música, obtive os efeitos e as músicas do Free Sounds, sendo a do background principal de Foolboy – Forest song e Toiletroll – Proessed Water cujo é uma música animada ou mesmo inocente e aplicando se bem na animação.

Img.26 Realização do plano da Ribeira em Premiere

(25)

25

Conclusão

Seguindo artes não ensina só a perfeiçoar desenhar, mas sim tira uma venda dos olhos e nos abre um olhar aberto, um olhar critico mas também aprende se a viver e a valorizar o nosso redor.

No meu ponto de vista a P.A.A. foi um obstáculo que nos obrigou a trabalhar, mas também danos uma prespetiva sobre o que nos poderemos enfrentar no futuro. Mas também quando evolui ao nível critico, mas também artístico.

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_das_Barcas http://www.jn.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1185176&dossier =200%20anos%20das%20invas%F5es%20francesas http://passadocurioso.blogspot.pt/2009/01/ponte-das-barcas.html

https://www.freesound.org/

Img.27 Realização do plano da Ribeira em After Effects

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários