• Nenhum resultado encontrado

DELIBERAÇÃO Nº 060, DE 11 DE MAIO DE 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DELIBERAÇÃO Nº 060, DE 11 DE MAIO DE 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

1 DELIBERAÇÃO Nº060, DE 11 DE MAIO DE 2011

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 297ª Reunião Ordinária, realizada em 11 de maio de 2011, e considerando o que consta do processo nº 23083.012661/2009-57,

R E S O L V E: Criar as disciplinas abaixo relacionadas, pertencentes aos Departamentos de História e Economia, do Instituto Multidisciplinar, com as respectivas codificações, cargas horárias, denominações e ementas, e incluí-las no elenco de disciplinas optativas da matriz curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas:

IM 651 (4T-0P) - Demografia Econômica

EMENTA: Conceitos e medidas básicas da demografia. Fontes de dados demográficos e econômicos. Evolução da população brasileira e sua composição. Distribuição da população brasileira no espaço. Políticas de população no Brasil. Crescimento populacional no pensamento econômico. Efeitos do crescimento econômico sobre o crescimento populacional e vice-versa.

IM 652 (4T-0P) – Economia Agroindustrial

EMENTA: A agricultura brasileira de 1950 a 1980. A agroindústria como nova forma de organização no setor agrícola. O período pós anos 90. As políticas agrícolas brasileiras de 1980 aos dias atuais. A inovação tecnológica no setor produtivo. Financeirização da Agricultura. Perspectivas para a agroindústria para os próximos anos.

IM 653 (4T-0P) – Economia Política III

EMENTA: A Lei de Say e a defesa do automatismo das relações de mercado. A questão do automatismo e do equilíbrio de mercado na Escola Clássica (Smith, Ricardo, Malthus e Mill). Karls Marx e a natureza das crises econômicas numa economia capitalista. A “contradição em

(2)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

2 processo” e o ciclo de expansão-retração-expansão do Capital. O princípio da Demanda Efetiva, pleno emprego e crises em Keynes.

IM 654 (4T-0P) – Experiências Comparadas de Desenvolvimento Econômico EMENTA: Experiências de desenvolvimento. Países asiáticos. Países latino-americanos. Restrição Externa. Instituições.

IM 655 (4T-0P) – Finanças Internacionais

EMENTA: A instabilidade financeira internacional. Finaceirização e a guinada liberal dos anos 80. Os crashes financeiros da década de 1990 e os mecanismos de propagação. Crescimento dos ativos financeiros. Mercado de derivativos – futuro, opções, swaps. O Acordo de Basiléia e as regras prudenciais.

IM 656 (4T-0P) – Formação de Salários e Mercado de Trabalho

EMENTA: Mercado de trabalho, teoria clássica dos salários, teoria dos dois limites, curva de Philips, abordagem keynesiana da determinação do emprego, teoria da fila, Empregador de Última Instância.

IM 657 (4T-0P) – Fundamentos de Macroeconomia Pós-Keynesiana

EMENTA: Economia monetária de produção. Equilíbrio e desequilíbrio. Sistemas “abertos” e „fechados”. A formulação geral do Princípio da Demanda Efetiva. Taxa-própria de juros, escolha de ativos e acumulação de riqueza. Endogeneidade vs exogeneidade na oferta de moeda e o comportamento dos bancos. As relações moeda-inflação, moeda-juros e moeda produto real. Investimento, eficiência marginal do capital, finance-funding e expectativas de longo termo. Política econômica e aplicações para o caso brasileiro.

(3)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

3 IM 658 (4T-0P) – Modelos Macroeconômicos

Estruturalistas e Kaleckianos EMENTA: Distribuição de renda, determinação do produto e a questão dos distintos “fechamentos”. Economias profit-led e wage-led. Modelos de economia dual. Modelos de dois hiatos e restrição externa. Termos de troca e crescimento desigual.

IM 626 (4T-0P) – Padrões de Desenvolvimento Econômico EMENTA: Experiências nacionais de desenvolvimento, padrões monetários internacionais – o Padrão Libra-Ouro (1819-1914), Regime Monetário de Bretton Woods (1947-1973) e Padrão Monetário Dólar-Flexível (a partir de 1979). Liquidez internacional e a divisão internacional do trabalho, expansão dos mercados e de seu financiamento. Geopolítica das rivalidades e a natureza dos conflitos entre as potências do núcleo central do sistema.

IM 659 (4T-0P) – Pensamento Econômico e Social Brasileiro

EMENTA: Adendos à Revolução Burguesa em Caio Prado Jr. A dialética da dependência em Rui Mauro Marini. A revolução Burguesa no pensamento de Florestan Fernandes. A dualidade brasileira e a contribuição de Ignácio Rangel. Sérgio Buarque de Holanda e a formação social brasileira. Gilberto Freyre: classes sociais e a questão da miscigenação. O subdesenvolvimento brasileiro e criatividade em Celso Furtado.

IM 627 (4T-0P) – Taxas de juros e operações de mercado EMENTA: Comparação entre taxas de juros: taxa-Over como parâmetro de análise, taxas efetivas versus taxas nominais, taxas efetivas versus taxas de desconto, cálculo da inflação a partir de indexadores, taxas aparentes versus taxas reais, taxas brutas versus taxas líquidas, taxas pré e pós-fixadas, operações em mercados futuros, cálculo do spread em operações financeiras, repactuação de taxas de juros. Métodos utilizados na avaliação de projetos. Análise comparativa entre os diferentes métodos de avaliação. Precificação de títulos de renda fixa. Títulos pré-fixados: BBC, LTN e CDB. Títulos prós-fixados: CDB e NTN‟s.

(4)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

4 IM 660 (4T-0P) – Teoria da Firma

EMENTA: A firma como uma estrutura de incentivos: a abordagem neoclássica do nexo de contratos. Racionalidade limitada e custos de transação: a firma na Nova Economia Institucional. A firma como um repositório de capacitações: o enfoque penrosiano e neo-schumpeteriano. Objetivos, crescimento e financiamento da firma. Diversificação, integração e conglomeração. Progresso técnico e concorrência.

IM 661 (4T-0P) – Teoria do Valor

EMENTA: O conceito de valor em teoria econômica. Teoria do Valor no período anterior aos clássicos: William Petty, Richard Cantillon e James Steaurt. Concepção de valor para a fisiocracia. A Teoria do Valor Trabalho em Smith e Ricardo. A Teoria do Valor Trabalho em Marx. O século XIX e os precursores da noção de valor-utilidade: o marginalismo e a noção de valor-utilidade. O debate contemporâneo sobre valor.

IM 662 (4T-0P) – Teoria e Método da Economia Política EMENTA: Pensamento pré-científico: grego, romano e mercantilista. Do Jusnaturalismo à Economia Política. Introdução aos problemas gerais e filosóficos do estudo científico da sociedade. Os clássicos e a ruptura epistemológica efetuada por Marx. Análise, debate e apreciação crítica dos métodos histórico-dialético e neo-positivista. O Capital como crítica da Economia Política. Materialismo histórico e Materialismo dialético. Racionalismo e Iluminismo. A ciência Econômica Positiva.

IM 628 (4T-0P) – Teoria Financeira

EMENTA: Análise fundamentalista: principais indicadores. Análise técnica: principais instrumentos gráficos. Teoria clássica: mercados eficientes, modelo CAPM. Introdução ao estudo de opções: opções de compra e opções de venda; estratégias mais comuns (trava de alta e de baixa, box fechado, spread butterfly, etc); modelo Black-Scholes. Duration e a estrutura a termo das taxas de juros. Swaps: aplicações no mercado de divisas.

(5)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

5 IM 663 (4T-0P) – Tópicos Avançados em Economia Política EMENTA: “Lei de Mercados” de Jean Bastite Say (1767-1832) e as contribuições de David Ricardo (1722-1823) e John Stuart Mill (1806-1873). Karl Marx e a natureza das crises econômicas numa economia capitalista e a tendência decrescente da taxa de lucro. Demanda efetiva e os processos automáticos de ajustamentos das economias em direção ao pleno emprego. Debate sobre o equilíbrio de pleno emprego.

IM 629 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Economia Brasileira

EMENTA: Nível de Atividade. Produção Industrial. Emprego. Moeda e Sistema Financeiro. Setor Externo. Setor Público. Cenários Macroeconômicos.

IM 630 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Economia Monetária

EMENTA: A natureza e a origem das moedas. Outras interpretações teóricas. Funcionamento do mercado monetário. Discussões sobre as políticas monetárias. Regras de políticas monetárias. Regimes de metas inflacionárias.

IM 650 (4T-0P) – Tópicos Especiais em História do Pensamento Econômico

EMENTA: John Locke, David Hume e o Iluminismo escocês. A Ciência Econômica e o papel de A Riqueza das Nações. O utilitarismo de Bentham e seu contexto. Ricardo e a economia ricardiana. John Stuart Mill e o método da economia política. Carl Menger, o Methodenstreit e a Escola Histórica Alemã, o marginalismo da primeira e da segunda gerações.

IM 631 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Macroeconomia – Economia Solidária

EMENTA: O mundo do trabalho e as políticas públicas para a Economia. História do cooperativismo e os clássicos da

(6)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

6 autogestão. Tecnologia Social e desenvolvimento endógeno na América Latina. Elaboração e análise de projetos em Economia Solidária e Tecnologia Social.

IM 664 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Microeconomia – Economia dos Recursos Humanos EMENTA: Introdução à economia dos recursos humanos. Fixação dos padrões de contratação e seleção. Demanda de mão-de-obra e produtividade. Os sistemas de pagamento e os incentivos. A teoria dos diferenciais compensatórios. A teoria do capital humano e da sinalização. A teoria econômica da rotatividade. Os esquemas de incentivo e motivação. A teoria das equipes (teams).

IM 665 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Teoria Econômica I – Liberalismo

EMENTA: As raízes epistemológicas do pensamento liberal. O renascimento do Pensamento Liberal. Os pilares do Liberalismo. Ação Humana e Economia. Auge e crise do pensamento liberal.

IM 666 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Teoria Econômica II – Teorias Imperialistas

EMENTA: O domínio militar, a subordinação econômica, o controle político e o predomínio cultural. Relação entre imperialismo e democracia a partir da hipótese de M. I. Finley. As transformações do capitalismo contemporâneo e a constituição de um modelo político de gestão imperialista sob as condições de democracia de mercado.

IM 667 (4T-0P) – Tópicos Especiais em Economia Política EMENTA: Materialismo histórico e a luta de classes. As teorias marxistas do dinheiro do crédito e do processo inflacionário, do crescimento e dos ciclos econômicos, das crises e da renda da terra. A análise marxista do processo de

(7)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

7 produção, concorrência, monopólio e diferenciais de renda, do Estado e das políticas monetária e fiscal. Marx e o socialismo. As teorias marxistas do comércio internacional e do imperialismo.

RICARDO MOTTA MIRANDA Presidente

Referências

Documentos relacionados

JUROS: Juros simples e compostos, equivalência, terminologia, conceitos, taxas nominais e taxas efetivas. VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO: Pagamento Único, pagamento uniforme,

Com base na extensão monetária do modelo neokaleckiano exposta por Hein (2007), levantamos a possibilidade da vigência de três regimes, a depender das reações das variáveis de

a) sempre igual a zero, porque o preço de um título de renda fixa não depende do comportamento do mercado de ações. b) sempre igual a zero, caso não tenha risco de crédito.

O  objeto  desta  pesquisa  é  a  Escola  Isolada  de  Xaxim,  uma  instituição escolar rural, criada no ano de 1952, no Povoado  de  Xaxim,  área  rural 

As taxas de juros de mercado selecionadas, portanto, foram: taxas SELIC; taxas médias de juros das operações de crédito para pessoas físicas com recursos livres (como taxa de

Com base no exposto, pode-se observar a contribuição que técnicas de big data, visualização e design de interação podem propiciar à área da Saúde, embora a pesquisa

Esta abordagem trata a orientação empreendedora com um constructo unidimensional, onde as três dimensões (proatividade, inovação e assunção de riscos) devem estar

• Uma situação de tentativa de suicídio deve ser sempre imediatamente comunicada ao serviço de saúde mental do hospital e preenchida a ficha de notificação da violência para